Carvalhal avisou e cumpriu: é ele que faz a equipa e fá-la-á de acordo com as suas convicções. Relativamente ao jogo de quinta-feira a estreia de Izmailov e o regresso de Abel consubstanciavam as alterações. Matias voltou a zonas mais centrais, mais próximo de Liedson, Veloso permaneceu na esquerda, Adrien o elemento mais recuado – a precisar de calibrar a precisão de passe – e Moutinho a fazer a ligação entre sectores e, por isso, com mais liberdade de circulação.
Se o desenho se mantinha, a presença de Izmailov dava a qualidade e a profundidade prometidas no jogo europeu. Era também notória maior mobilidade e maior rapidez de execução, permitindo uma gestão mais objectiva da posse de bola. Continuando a apresentar a defesa mais subida, a distância entre sectores diminuiu, facilitando os processos colectivos. Sinais evidentes que o trabalho começa a ser assimilado e mais perto de produzir resultados.
Aos 5 minutos já o Sporting havia inaugurado o marcador por intermédio do “solitário” Liedson, servido por uma bola que saiu com olhos dos pés de Matias. E em jogada em tudo semelhante Liedson quase bisou. Oportunidade que se repetiu a passe de Veloso, após lançamento longo de Polga, a provar que Carvalhal saberá manter o que se fazia bem antes da sua chegada. Quanto menos previsível for a equipa mais difícil será de contrariar.
Entretanto Patrício já se havia oposto de forma magnífica a um remate isolado de Keita, e havia visto a bola a entrar na sua baliza, com o golo a ser bem anulado, por fora de jogo. Foi com a vantagem mínima que se foi para os balneários, depois de ter visto a melhor 1ª parte dos últimos meses.
Pereirinha regressou no lugar de Izmailov, com naturalidade, tendo em conta os antecedentes do russo. Não houve intervalo na boa postura da equipa e em mais um passe visionário, desta vez de Moutinho, Pereirinha, podia ter dado tranquilidade aos minutos que faltavam disputar. Na resposta Patrício segura mais uma vez o empate numa defesa soberba, digna de poster. O Setúbal, mais distendido, dizia com isto ao Sporting que não haveria descanso antes do apito final. O jogo aumentou de ritmo, inflacionando o número de intervenções defensivas. Com o jogo mais partido, o Sporting perdeu o seu controlo e a elevada percentagem de posse de bola do 1º tempo.
Já a jogar com mais um jogador, após expulsão de André Pinto, Matias falhou incrivelmente em frente à baliza, após passe com gratidão de Liedson. Postiga substitui-o de imediato. Com o tempo a correr e com a diferença mínima foi bom perceber que a equipa não soçobrou, mesmo perdendo a eficácia. Contou para isso também com a preciosa ajuda de todos os Santos, o Nuno e o Helmano, cujas intervenções sem rigor permitiram o 2º golo de Liedson.
Neste regresso às vitórias, a 4ª pasme-se!, destaque individual para Moutinho, Patrício e Liedson. O MVP vai inteirinho para o keeper, que fez juz ao titulo. Ao manter inviolada a sua baliza em momentos cruciais, segurou a possibilidade de gerir melhoro jogo em função dos nossos interesses. Voltando às vitórias, voltando aos golos, espera-se que o Sporting tenha
voltado ao campeonato. Ao qual faz muita falta.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarjogo com pouca qualidade do Sporting. Os meus destaques são outros.
Em 1º lugar, para a aposta definitiva em AS6 que continua a mostrar muita qualidade. Assim que deixar de falhar 3/4 passes fáceis por jogo, será unânime.
Em 2º lugar, notando-se a falta de ritmo do MI7, a entrada do BP25 veio revolucionar o futebol do Sporting, oferecendo mais posse de bola e muito perigo, pela capacidade de alargar e aprofundar o jogo colectivo. BP25 mostrou que, fazendo os movimentos mais simples, que o jogo ganha ritmo e que o Sporting pode chegar com facilidade à baliza adversária. Com jogadores fortes nas transições e no passe em progressão (AS6, JM28, MF14 e MV24), o BP25 oferece uma profundidade à equipa que lhe permitiria jogar rápido e chegar rapidamente à baliza adversária.
Em 3º lugar, o desterro do MV24 para a esquerda definitivamente tira-o do jogo. MV24 é um trinco fenomenal, um razoável defesa-esquerdo e um médio-esquerdo banal/sofrível. Sofreu o Sporting pela falta de profundidade no seu flanco, que nem sequer poderia ser compensada com um lateral ofensivo, uma vez que lá estava o MC12.
Em 4º lugar, tenho de dizer-me surpreendido com a atitude do CC e dos responsáveis do Sporting. Raramente vejo os meus "desejos" serem defendidos e CC - ao dizer que 1º quer observar os jovens da casa - está a fazer exactamente o que defendia: dar prioridade aos jovens formandos do Sporting para compor o plantel. A esta atitude tiro o meu chapéu.
PLF:
ResponderEliminartendo em conta as características especiais do derby, não o tive em conta quando proferi a ideia de esta tinha sido a melhor 1º parte dos últimos tempos.
Não concordo relativamente a Adrien, que sei capaz de ver fazer muito mais. Falhou passes fáceis e não fez nenhum dificil. Já o vi fazer um jogo bom este ano, no particular em Guimarães, não tendo percebido porque saiu da equipa.
Pereirinha entrou muito bem, mas destaco a prestação de Moutinho porque esteve presente em todo o jogo.
Concordo relativamente a Veloso, pese o seu esforço e superar as suas limitações para a função.
Também fico surpreendido com a atitude, embora lgo tenha ouvido comentar na rádio, que "já havia muita gente da formação". Por falar de formação será verdade que alguns dos jogadores do Massamá tiveram propostas de clubes de 1ª divisão, que foram recusadas pelo clube?
O lugar de Caicedo na bancada quererá dizer que está prestes a ser resolvido outro dos disparates do inicio de época.
LdA,
ResponderEliminarpoderá ser-lhe difícil então apreciar o AS6 como jogador. Ele apenas faz parecer fácil aquilo que está ao alcance de poucos. É a simplicidade dos seus processos, da forma como controla a bola para fora do alcance do adversário e da forma como a coloca rapidamente a circular que fazem do AS6 um jogador sensacional.
Ver, como se vê no Público que "recuperou umas bolas" é uma heresia futebolística digna de quem percebe pouco de futebol. Recuperou imensas bolas e deu-as quase todas jogáveis. A sua movimentação, na transição ofensiva, é soberba. Precisa de melhorar a colocação do corpo e no campo em algumas transições ofensivas e de melhorar a concentração. Não lhe falta qualidade de passe, sobra-lhe confiança nalgumas situações.
Estou contudo em crer que a sua percentagem de passe não será muito inferior a de outros jogadores do Sporting.
Estou expectante para ver quais jogadores serão chamados. Ao que consta, o Rosado andava a aplicar-se pouco nos treinos, pelo que acredito que - tendo em conta as carências do clube - é provável que os chamados sejam o André Martins e o Wilson Eduardo (que muitas vezes jogou na esquerda com o Lima). Mas o Rosado, pela adaptação do MV24, é também uma forte hipótese. Haja coragem porque qualidade não falta a estes jogadores.
O que disse o CC à rádio?
Meua amigos, dos jogadores do Real saliento dois. André Martins por ser um poço de energia num corpo tão franzino e Diogo Rosado, que é um caso de raro de intuição para o jogo. Queira ele e temos ali um craque!
ResponderEliminarQuanto ao jogo de hoje, que o presenciei ao vivo, mais uma vez estivemos a um nível mediano, mas nada como ganhar para que esta péssimo ciclo seja invertido
[detesto fazer isto, mas desta vez é necessário... é nas transições defensivas que o AS6 precisa de melhorar. Aliás, acho que teria muito a ganhar se jogasse com o MV24 nas suas costas.]
ResponderEliminarE digo mais, apesar do André Santos ter mais ritmo competitivo - e de ser um jogador que sempre adorei - quem diz que é melhor que o AS6 não percebe um chicote de futebol. Eu não consigo compreender como a UDLeira arrisca jogar com um 8 como o André Santos a trinco, quando ele é tão lento nas transições defensivas. Oferece muita qualidade na distribuição de jogo, mas jamais poderia servir de pivot defensivo.
Sendo um jogador de grande inteligência no jogo (embora muito aquém de jogadores como o MV24 e o JM28, ou do Hugo Viana, que são sensacionais neste aspecto) não tem nem a velocidade de execução, nem a velocidade pura (aspecto que também é uma lacuna do AS6), para responder às exigências de um clube como o Sporting. O que não significa que não seria uma boa opção para compor o plantel...
Fizemos 4 jogos, mas sinceramente não vejo isto cor de rosa como muitos.
ResponderEliminarTirando o slb tivemos jogos muito acessiveis e nisso estamos a ser bafejados pelos caprichos da época. Acho que seria terrivel (o CC nem teria tempo para grandes mudanças)se tivessemos tido outros jogos.
Ganhamos ao pescadores em campo...neutro...eles estão na terceira. Deviamos ter vergonha de contar este jogo.
Tivemos azar com os vermelhos e aí sim...foi o unico jogo (mais primeira parte) em que mostramos algo.
Contra os holandeses foi...miserável, paupérrimo. Milagre o golo nos descontos que deu um EMPATE com o 9 classificado do campeonato holandês, que me pareceu fraquinho fraquinho.
Hoje contra o sétubal, ums vitória que vale por isso. Exibição q n vou comentar.Ainda bem que apareceram alguns jogadores - L31 - para disfarçar o mau momento, contra um setubal com imensas limitações.
Resta-nos ver alguma coisa positiva no nosso clube, mas é incrivel como alguns festejaram a exibição - e termos parado os lamps - contra o slb e os resultados obtidos ate agora.
Lá ganhámos...
ResponderEliminarHá uma série que passa no AXN que se chama "FlashForward". A história desta série gira à roda de um "desmaio" que aconteceu à escala mundial e que durou 2 minutos e alguns segundos. O Sporting de hoje fez-me lembrar essa série. Não podemos falar de um "desmaio", mas sim de um estado de sonolência tal que deve afectar todos os sportinguistas. E não dura 2 minutos e pouco, dura cerca de 90... Com um jogo tão lento, tão mal jogado, só deve servir mesmo para passar pelas brasas...
E vá lá que hoje houve Liedson para resolver, senão, muito provavelmente, estaria aqui a lamentar mais um empate consentido.
SL
PLF:
ResponderEliminarSou um admirador das qualidades de Adrien, por quem me tenho batido muitas vezes com Sportinguistas e outros que não vêm nele nada de especial. Talvez o defeito seja meu, mas por norma sou até mais exigente com os que gosto e é por imaginar que ele é capaz de fazer muito melhor do que fez hoje que disse o que disse. Também sou de opinião que com Veloso atrás dele ambos lucrariam.
Não ouvi as declarações de CC depois do jogo.
Quanto aos restantes comentários julgo que não se justifica tanto pessimismo(abraço caro Juvenal, não está incluído), sobretudo tendo em conta o passado recente. É bom lembrar que o Sporting não ganhava desde a 5ª jornada e antes do jogo de hoje tinha um score de 12/10 em golos. Esperar que de repente, com um passe de mágica, tudo se resolveria parece-me pouco razoável.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarhoje dizia, ao intervalo, que um tridente MV24-AS6-JM28 seria fortíssimo no meio-campo, mas que agora seria difícil de colocar em campo, na medida em que isso implicaria a saída do MF14. Disse que se o Sporting tivesse mantido o Leandro Romagnoli, em vez de gastar €3,6M no MF14 (no que foi um excelente negócio!), que possivelmente poderia ter utilizado essa quantia para investir num extremo-esquerdo.
E depois lembrei-me que de extremos-esquerdos o plantel está servido com YD20 e SV10 e que, na realidade, o que fazia falta, era um lateral...
O Sporting - hoje - foi totalmente coxo no centro do seu jogo e ficou perneta com a entrada do BP25, tal o número de bolas que iam para a direita. MV24 é um grande jogador, mas a posição específica de extremo-esquerdo exige uma rapidez na movimentação vertical para a qual não tem capacidades.
AS6 pode fazer bastante melhor. Mas o que mostrou hoje foi bom. É de jogadores com a sua personalidade, que não se escondem do jogo (alguém deu pela presença do MC12 e do A78 em campo?), que o Sporting precisa para construir o futuro.
Só Liedson, naquele plantel, tem a crença e a vontade de lutar pela bola que dá o 2º golo. Tudo o resto é um marasmo total. Ontem era para golear! Falhanços de Pereirinha, Matías e Postiga são imperdoáveis.
ResponderEliminarGrande exibição de Rui Patrício.
http://cantinhodomorais.blogspot.com/
procuramos as imagens da agressão do Cardoso ao jogador da Briosa.
ResponderEliminardeixem o link na caixa de comentários
http://oantilampiao.blogspot.com/2009/12/jornada-apos-jornada.html
Faltou um golito para que o hat-trick à 31 que tinha prognosticado se materializasse...
ResponderEliminarDe qlq forma o bis já chega para um sonoro 'shut the fuck up' aos jornaleiros 'rascos'...
Bela discussão em torno do Adrien. A minha opinião é q continua a falhar imensos passes, alguns incríveis para um miudo com a qualidade dele. Num comentário anterior questionava-me se tal de deveria à falta de concentração. A verdade é q começa a repetir a 'dose' demasiadas vezes e, quer se queira, quer não, isso reflecte-se na(s) sua(s) exibição(ões).
Qt MVeloso é notória a sua inaptidão a médio esquerdo. Desde a estreia no derby que tal é flagrante. Não possui características para exercer essa função e perde influencia no jogo do SCP, com prejuizo próprio e da equipa. De qlq forma tem-se mantido naquela posição por, julgo, falta de opções actuais no plantel do SCP.
Julgo que com o regresso de Vuk da lesão, CC manterá Izma na equipa, colocará Veloso no centro com Moutinho e mantém Matias a '10'. O sacrificado será Adrien, pq não acredito q CC retire outro médio para manter Adrien.
Pessoalmente, até apostava mais em Bruno Pereirinha (à direita, derivando Izma ou Vuk para a esq) que em Adrien, pois o 25 é o unico extremo q o SCP tem no plantel. Qd entra em campo isso nota-se: é o unico q ganha, com alguma frequência, a linha de fundo e centra com perigo. Adrien ficava à coca para substituir Moutinho ou Veloso qd um deles estivesse impedido.
O MEU MELHOR ONZE ACTUALMENTE (em 4-2-3-1):
RP (Stoy);
Abel (ñ há outro), Carriço, Polga, Caneira (ñ há outro, talvez AMarques);
Moutinho, Veloso;
Izma(Pereirinha), Matias, Vuk(Izma);
Liedson
A contratar em Janeiro, optava por um lateral esquerdo 'comme il faut' (como diria o nosso desaparecido colega JVL...)
Caicedo, Grimi, PSilva... OUT! Entrava o puto Cédric (vou confiar no PLF), Rosado para a esquerda ou Wilson para a frente (vou confiar na opinião geral). Poupava-se dinheiro e apostava-se na prata da casa. Falta uma contratação: Carlão? Um médio para a esquerda ou um central, dependendo da oportunidade e dos valores do 'negócio'.
Abraços!
Virgílio:
ResponderEliminarJulgo que a dupla Veloso/Moutinho acaba por ser uma inevitabilidade, embora se pudesse por Moutinho no lugar de Matias e Adrien no lugar de Moutinho. Parece-me melhor a 1ª opção.
Vuk e Isma acabam por ter uma vantagem sobre Pereirinha, uma vez que qualquer deles faz melhor qualquer dos lados, parecendo-me que Pereirinha na esquerda se apaga. Vuk do lado direito e a jogar bem tem a vantagem de dar profundidade ao nosso ataque, coisa que nitidamente estamos a precisar.
Eu pessoalmente não sou grande adepto do Pereirinha. É certo que tem velocidade e procura muitas vezes a linha, mas acho que quando a encontra é raro tomar a melhor opção. Ainda no outro dia falava isto com o meu irmão, não me consigo lembrar de mais de um golo do SCP num centro do Pereirinha.
ResponderEliminarQuanto ao Adrien é um jogador que aprecio, é enérgico, voluntarioso, excelente recuperador de bolas só lhe falta melhorar a qualidade de passe, porque de resto é bastante bom.
Apesar de preferir a dupla MV/JM acho que Adrien tem capacidade mais que suficiente para estar no plantel.
Em relação ao jogo de ontem, fica de positivo a vitória e do meu ponto de vista as exibições do RP e do Matias (principalmente na 1ª parte) e os golos do liedson (que apesar de ter bisado não acho que tenha feito um jogo por aí além)
Bruno, ('bro' do desparecido!)
ResponderEliminar;)
Já reparaste que o Pereirinha tem tido pcs minutos de jogo? Assim, convenhamos q é dificil ser-se mais decisivo...
Mas tenho a certeza que, se te esforçares um "bocadinho" mais (repararam como já falo à JEB? hehe...), vais-te recordar de mais que um centro do nosso 25 que tenha resultado em golo...
Qt ao Adrien, acho q ng coloca em causa o valor do miúdo. Claro q tem valor para o plantel do SCP! Acho é q ainda ñ está no msm nível de Veloso e Moutinho, que como diz o LdA serão os 'naturais' titulares. Ainda tem é que, e estou msm convencido disso, evoluir no capítulo do passe. Se calhar terá tb que evitar fazer alguns passes de elevado risco, pois ao falhá-los permite contra-ataques perigosíssimos aos adversários... E para fazer assistencias aos adversários já lá temos que chegue... Não é, ó Pedrocas Silva? lol...
Abraço e cumprimentos ao 'avec'...
"Vuk e Isma acabam por ter uma vantagem sobre Pereirinha, uma vez que qualquer deles faz melhor qualquer dos lados, parecendo-me que Pereirinha na esquerda se apaga"
ResponderEliminarTb me parece, LdA! Pereirinha a actuar bem, só me lembro de o ver no lado direito... Claro que isso impedia, p.e., trocas mais assíduas de posição entre os médios q jogam pelas alas... Outra situação: tb ñ me importava nd que o experimentassem a lateral uns qts jogos seguidos, só para ver como é q se portava...
Izma joga em ambos os flancos tal como Vuk. Aliás, Vuk jogou, julgo q pela primeira vez no SCP, do lado direito contra o beifica e gostei de o ver. Esteve bem melhor (com mais iniciativa) que nos jogos anteriores. Entrementes... lesionou-se... dass.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarcomo tenho aqui referido, não acho que o SV10 dê profundidade ofensiva (o seu posicionamento é deficiente e os tempos de desmarcação também), menos ainda na direita em que é absolutamente incapaz de fintar para fora (em direcção à linha), na medida em que o seu pé direito é muito fraco.
Continuo a achar que, actualmente, a melhor opção para o Sporting seria o YD20 - quando recuperar - à esquerda e o BP25 à direita. Dependendo dos jogos jogaria o AS6 ou o MF14. Com o MF14 haveria maior proximidade com L31, com AS6 haveria maior rotação de posições e dinâmica a meio-campo. Face às insuficiências do L31 em jogar de costas para a baliza, parece-me em abstracto que o MF14 é mais importante actualmente. E fica um belíssimo meio-campo, por sinal.
Agora, com dois jogadores velozes como o YD20 e o BP25 nas alas, seria necessário ter dois laterais que pensassem mais o jogo e que fossem capazes de lhes colocar a bola no espaço à sua frente. Por isso a dupla Cédric-BP25 parece-me óptima, penso que a dupla BP25-MI7 também seria boa em muitas circunstâncias, só na esquerda não parece haver uma solução fácil. Porque o YD20 e o SV10 dão pouca capacidade defensiva e pouca capacidade de pensar o jogo a partir daquele flanco. O que me faz voltar à minha solução de sempre: Desmarets.