Superar o insuportável
Não tenho grande feitio para carpir mágoas e muito menos para deixar de afirmar hoje, como sempre, o orgulho que tenho em fazer parte do património do Sporting, não serei nenhuma peça estrutural de grande importância, sou apenas mais um dos milhares de grãos de areia que se identifica com um lema, um símbolo e uma bandeira.
Chegados ao insuportável era importante não repetir fórmulas cansadas nem projectos perdidos, depois de aplicar o ponto um da cartilha dos maus resultados desportivos (trocar de treinador), o Sporting principia o caminho da aplicação do ponto dois dessa mesma cartilha (comprar jogadores novos), espero sinceramente que não entrem por um caminho onde se pense que vamos resolver os nossos problemas todos atirando-lhes uns milhões de euros para cima. Antes procurem pura e simplesmente equilibrar um plantel carenciado.
Para superar o insuportável o Sporting não precisa de ir comprar o novo Jardel nem de ressuscitar Peyroteo, precisa antes de mais de saber o que quer e daquilo que necessita para o alcançar. Escrevi numa caixa de comentários que o sucesso no futebol depende muito mais das vendas do que das compras, neste sentido estou muito mais preocupado com quem e como vou vender em Junho de modo a ser viável a reestruturação que o plantel profissional necessita do que nas prendas que vou ter no sapatinho em Janeiro.
Não necessito de dirigentes para me dizerem que não há dinheiro, já o sei e essa mensagem já está perfeitamente clara na mente de todos os Sportinguistas, se quiserem até posso informar os nossos dirigentes que o Sporting vai continuar a não ter dinheiro como aliás todo e qualquer sector de actividade actualmente por este mundo fora, mas para que não fiquem já aflitos também aproveito para dizer que tem jogadores com qualidade suficiente para lhes resolver qualquer dificuldade desportiva ou financeira que se vos apresente.
Para superar o insuportável preciso primeiro de o enfrentar, preciso de o olhar nos olhos e ridiculariza-lo, dizer “É isto o insuportável? Pffff, não consegues fazer melhor?”, o que me atormentou no sábado não foi perder um jogo em casa contra uma equipa mediana, foi sentir que a equipa acredita que perder contra uma equipa mediana é um descalabro e não um mero percalço na construção de algo maior.
Para superar o insuportável preciso que quem tem acesso a todos os dados venha a terreiro e fale com verdade. Não vale a pena construir sonhos de papel que depois desmoronam em cinzas. Precisamos de um discurso claro que não nos esconda dificuldades mas que nos permita enfrentar os problemas com confiança e lutar para conquistar sempre mais e melhor.
Depois das entrevistas dos que caíram em combate, espero agora que quem ficou para carregar a bandeira diga claramente o que pretende, como pretende lá chegar, o que tem para o obter e o que lhe falta, saber concretamente o que quer o Sporting dos Sportinguistas e como vamos crescer, quais as dificuldades que temos de enfrentar e o objectivo final em que devemos acreditar e trabalhar.
Insuportável não é perder com a União de Leiria, ou estar em sétimo lugar, insuportável é não (re)conhecer o Sporting.
Excelente.
ResponderEliminarSou mais um desses grãos de areia que não tinha como habito comentar, só apenas ler o que passa pela cabeça dos meus camaradas sportinguistas...
ResponderEliminarMas perante tal Post, tenha que manifestar a minha plena solidariadade para com o senhor que escreveu estas palavras.
Mais a pensar assim e ...
E eu sou outro dos grãos. Nós somos assim, mantemos a ilusão. Mas perante a realidade que estamos a viver temos de nos deixar de poesia. Neste momento, depois de tanta desilusão necessitamos de homens do leme percebam do negócio futebol. É isso mesmo que nos falta. Se não percebermos isso vamos ter de assumir que somos há anos pseudocandidatos a campeões. Há nos que temos equipas semelhantes aquelas que disputam os lugares da chamada Liga Europa.
ResponderEliminarCaro Anónimo,
ResponderEliminarpara não me citar em defesa dos jogadores do Sporting, deixo-lhe o link de um blog que já se divertiu a descontextualizar o que dizia, fazendo um péssimo serviço à (sua) opinião.
É, contudo, uma pessoa esclarecida. Sabe reconhecer o valor onde existe. Veja aqui:
http://entredez.blogspot.com/2009/08/defeso-pre-epoca-novidades-trafulhices.html
Bom post...
ResponderEliminar"Insuportável não é perder com a União de Leiria, ou estar em sétimo lugar, insuportável é não (re)conhecer o Sporting."
ResponderEliminarLMGM:
Touché! É isso mesmo o que mais custa, sentir o SCP completamente à deriva e meio desamparado...
Parabéns, o post está soberbo.
Há que acreditar que melhores dias chegarão. E para isso o SCP depende de todos os nós, sportinguistas. Não é a porra de uma derrota caseira ou sétimo lugar que nos fará desistir. Gde abraço!
SL!
LMGM, muito bom post!
ResponderEliminarLMGM:
ResponderEliminarMuito bem! Muito bom post ao qual fica dificil dizer mais do isto.
LMGM,
ResponderEliminarComo costumo ser original, digo: muito bom post!
Parabéns pela forma simples de tentar explicar ás pessoas que não existe futuro na fuga para a frente que alguns neste Pais tentam fazer.
ResponderEliminarPrecisamos acima de tudo, da verdade, para enfrentarmos os desafios que decorrem das crises.
A equipa para crescer necessita não ter medo de perder para poder ganhar no futuro, e a mensagem dos dirigentes tem que ir neste sentido, e a mensagem dos adeptos também tem que ir neste sentido, por mais que nos custe perder alguns jogos.
Mais do que a qualidade dos jogadores como atletas necessitamos da qualidade dos jogadores como homens, só assim se constroi um grupo vencedor.
O que muitas vezes vemos durante os jogos são jogadores com "cara feia" a um mau passe, a um remate à baliza que acham que devia ser um passe, ou seja, não vemos um grupo, vemos neste momento cada atleta a fugir ás responsabilidades de se assumirem verdadeiros homens para unirem a equipa. Acabo, dizendo o seguinte, mesmo assim são os mais novos, os da "cantera" que tentam dar a volta aos problemas porque outros vejo, demasiado preocupados porque o sistema não é o mais adequado... quando se recrimina e não se ajuda o colectivo, nem eu queria ser jogador do sporting... verdadeiros homens na equipa precisam-se, o problema é falta de espirito e menos vergonha de perder, para ganhar o futuro.
jpaulo / a norte de alvalade e bem do interior...
JPaulo:
ResponderEliminarÉs cá dos nossos. Sê bem vindo.
SL!
Peço desculpa por vos tirar mais algum tempo mas acho que devo dar mais este contributo para que percebamos a distância que existe entre um grupo de jogadores e um grupo que não tem medo da glória:
ResponderEliminar" o melhor contributo do veloso é quando joga na lateral esquerda, vejam as vezes que ele joga nessa posição?
só quando o treinador começa a ver a vida a andar para trás... por um lado dá a oportunidade de jogar onde o jogador gosta e definitivamenta não passa de um jogador banal, por outro onde ele verdadeiramente rende ninguém tem coragem de fazer a sua aposta definitiva...lembram-se do beto no tempo do boloni, foi lateral direito, fomos campeões,foi á selecção nacional como lateral e quando voltou a jogar como central... puf, desapareceu, mas foi assim que boloni foi campeão porque acreditou e não teve medo do estatuto do jogador em causa."
jpaulo / a norte de alvalade e bem do interior...
jpaulo,
ResponderEliminarSê bem-vindo. Quanto à questão do MV e do Beto, discordo totalmente. Nem Beto era um bom lateral direito nem MV é um jogador banal.
Vi, vejo e leio muita gente criticar o MV por tudo e por nada. Este Sábado no estádio, foi assobiado ao mínimo erro. Liedson e Vuk por mais merda que façam, e como a fizeram neste jogo, têm um free-pass.
por último só quero acrescentar este texto que li algures por ai:
ResponderEliminar"Liedson leva mais de 500 minutos sem marcar, não é? Isso dá o quê, 6 jogos? E Postiga foi o melhor marcador da equipa na pré-época, não foi? E quem é que Paulo Bento tirou para fazer entrar Caicedo, o rapaz que ainda não marcou um golo esta temporada e que não ganhou um lance durante o jogo, ou o melhor marcador da equipa na pré-temporada? É por haver estes tipo de indiscutíveis que há "azias" permanentes no balneário. É de todo irresponsável e errado censurar Miguel Veloso, Djaló ou Vukcevic por ficarem chateados por não jogar."
O que é que acontece neste momento? continua a haver indiscutiveis, e continua a azia normal que os seres humanos deitam cá para fora quando são injustiçados, vejam o caso do tonel, só joga quando o polga se lesiona e ele que estava a ajudar a galvanizar a equipa... o polga joga assustado mas mantém o estatuto... os lideres tem a obrigação de ver e intervir sem medo de PERDER...
jpaulo / a norte de alvalade e bem do interior...
jvl
ResponderEliminarobrigado pela tua atenção
Eu não disse que o beto era um bom lateral direito, o que eu quis dizer é que naquele momento era o melhor do grupo para jogar naquela posição e o treinador percebeu isso, e como lider escolheu o que achou melhor para o grupo... com o veloso é o mesmo até haver alguém que consiga fazer melhor que ele, para isso é preciso decidir... e decisões são o que faltam para os lados de alvalade...talvez a norte de alvalade.
saudações leoninas
e mais uma vez obrigado
jpaulo / a norte de alvalade e bem do interior...
JPaulo,
ResponderEliminarnão estou certo que tenha razão quando diz que a equipa precisa do MV24 a defesa-esquerdo - porque o AM55 é bom jogador - nem tão pouco que era evidente colocá-lo nessa posição quando, para o treinador anterior, AS6 não passava de uma sombra de uma opção.
Felizmente o actual treinador reconhece a qualidade do AS6 e permite-o jogar. E é bem verdade que a colocação do MV24 à esquerda dá alguma tranquilidade à equipa. Mas esse problema, que já estava identificado há muito tempo, passa apenas e só pela única contratação que o Sporting deve fazer este período de transferências. É de um lateral-esquerdo que o Sporting precisa. Digo-o há muito.
Contratar o lateral esquerdo necessário permitirá ao Sporting fazer aquilo que é necessário: colocar o MV24 a 6. E há mais do que uma razão para isso. É impreterível criar a sensação na opinião pública que ele é a melhor solução para aquela posição (e é!) na selecção nacional.
Se MV24 funcionar a 6, se JM28 funcionar a 8, se L31 funcionar a 9 num 4-3-3, todos têm a ganhar até pela presença de Portugal no Mundial. É também isto que CC tem que lhes vender. Que esse modelo de jogo é ideal para todos.
Arriscaria mesmo que numa equipa estabilizada, capaz de produzir o futebol que está ao seu alcance, a titularidade do AM55 lhe permitiria ambicionar com o Mundial. Mas é evidente que não se deve apostar em mais jovens quando os equilíbrios psicológicos estão tão débeis.
Se AM55 e YD20 estivessem aptos, um Sporting a jogar um futebol correcto (sem precisar de ser espectacular) com o seguinte 11:
RP1; MC12, DC3, AP4, AM55; MV24, JM28, MF14, YD20, L31/HP23, MI7
arriscava-se a colocar 6 a 7 jogadores ao Mundial.
E à sua consequente valorização desportiva e financeira.
Também é preciso pensar nisto quando se "for ao mercado".
LMGM
ResponderEliminarComo estou de acordo contigo. Excelente post.
JPaulo
Centrando a actual fase deprimente do Sporting na sua equipa de futebol, numa análise superficial, estaria de acordo consigo quando sugere que há algumas vacas sagradas que mesmo em cadeira de rodas jogam sempre (na condição de visitante, porque em Alvalade não conseguem porque a cadeira cai nos buracos da relva).
Só que, para mim, a realidade não é tão fácil assim. Vamos comparar a equipa e os seus jogadores a um comboio com 23 carruagens. O comboio para avançar convenientemente tem de ter as suas carruagens todas ligadas entre si. Também assim deveria ser na equipa de futebol, mas infelizmente não é. As carruagens (jogadores) estão ligadas em grupos de 2, 3, 4 ou mais. Se o treinador quiser sentar no banco a carruagem 4, vai perceber que vai ter de deixar de contar com as carruagens 5 e 31 que fazem parte do seu grupinho.
De facto há algumas vacas sagradas com um estatuto especial, quer junto do treinador quer junto dos adeptos, que faz com que muitas vezes não joguem os jogadores em melhor condição, originando os resultados que se vêem.
Juntando-me aos votos dos outros editores: bem-vindo. È sempre bom para o blogue aparecerem novas pessoas a comentar, concordando ou não, mas expondo com correcção as suas maneiras de ver, e viver, o Sporting.
Excelente post. Digo mais, O actual Presidente do SCP deveria lê-lo.
ResponderEliminarInsuportável não é perder com a União de Leiria, ou estar em sétimo lugar, insuportável é não (re)conhecer o Sporting.
ResponderEliminarEsta frase é bem ilustrativa do estado de espírito da maior parte dos sportinguistas...
Este post está excelente. Pena que os responsáveis leoninos ignorem o que se escreve na blogosfera...
jpaulo,
ResponderEliminarDe nada. É sempre um prazer discutir o SCP.
É verdade, não disseste que o Beto era um bom lateral direito, fui eu que incorrectamente, assim o interpretei.
Compreendo a necessidade de colocar o MV a lateral esquerdo, afinal de contas, é a melhor solução para esse lugar. Assim como para trinco. E isto só demonstra uma coisa: quem planeou esta época, todos, fê-la erradamente.
Como é possível não irmos buscar laterais?! Isto é algo que me deixa perplexo.
Outro ponto que focas, e que comentei com amigos meus, é a questão do Liedson e do Postiga. Ainda agora, no jogo com o Leiria, Liedson tenta marcar um golo completamente em desequilíbrio, falhando-o, quando tinha Postiga em melhor posição. Reacção dos adeptos? "Aaaaaaahhhh". Se fosse o Postiga, os assobios que teriam sido!
8,
É um facto que há vacas sagradas, não só para o treinador, como para os adeptos. É das coisas que mais detesto, talvez porque senti na pele o que isso era.
Caros:
ResponderEliminarNão sei se há vacas sagradas para CC (q é quem faz a equipa e não os adeptos) ou não, até pq não assisto aos treinos durante a semana. Agora o q sei, é q uma dessas tais de 'vacas sagradas', é tão sagrada, tão sagrada que a própria (da vaca) de disponibilizou para o banco de suplentes e foi altamente criticado por isso... Afinal em que é que ficamos, o 31 joga ou não joga?...
JVL:
Pelo andar da carruagem e mesmo com a massa saída sabe Deus de onde, parece q ainda ñ é desta q vêm laterais... isto a dar crédito ao q se lê e ouve por aí.
SL!
Antes de mais obrigado pelos elogios, penso que todos preferíamos que fossem dirigidos para as prestações da nossa equipa.
ResponderEliminarAos novatos nos comentários um agradecimento especial porque por vezes ficamos com a noção que estamos a falar para um espelho ou melhor para uma pequena e militante tertúlia e é bom ver a audiência a manifestar-se.
Virgílio, estou curioso em ver Saleiro a jogar a 9 puro, dentro das limitações que ele tem é essa a posição em que pode render mais, nunca teve companheiros com a qualidade que tem no Sporting e pode explodir.
ResponderEliminarVirgílio,
ResponderEliminarA questão em relação ao Liedson está em torno da interpretação feita das suas palavras. Uma é de que ele ele pôs a equipa em 1º lugar, dizendo que não está a render e portanto o melhor é colocar outro, a outra é que ele quis com isto condicionar a escolha do esquema táctico no qual a equipa devia jogar.
Sabes o que era melhor? Era ele ter estado calado. Mil vezes o "vamos trabalhar para dar a volta à situação", por muito cliché e vazio que seja.
Amigos LMGM e JVL:
ResponderEliminarDesculpem só vos responder agora, mas isto de trocar ideias na cx de coments do 'ANorte' é mt bonito e funciona lindamente qd há disponibilidade de tds em estar on-line. Não foi hoje o meu caso a partir de certa altura do dia.
Vamos por partes: Saleiro. LMGM tb gostava de o ver uns joguitos para ver o q saia dali. Mas papita-me q a explosão não seria lá mt expectacular. Oxalá me engane se, realmente, o 'proveta' vier a ter tal oportunidade.
Liedson. JVL, e a tua iterpretação qual foi? A minha vai mais de encontro à primeira hipótese, suspeito que a tua é mais pela segunda. A verdade é que não vale a pena perder mt tempo com isso, pq ao defender uma ou outra posição apenas estariamos, ambos, a expecular sobre as verdadeiras intenções do leve... Ele lá saberá.
De qlq forma, continuo a dizer que houve demasiado 'chinfrim' à volta das declarações dele e q existiram, e ainda existem, situações muitíssimo mais graves a causar-nos preocupação.
Abraço a ambos os dois! ;)