Quem esperava ver afastados os problemas, os velhos e os novos, e ver relançada a época após o derby de sábado ainda vai ter que esperar. É a ilação a retirar do jogo de ontem. E ainda bem que ele aconteceu, uma vez que o empate e a exibição menos conseguida não se opuseram à obtenção do mínimo que se podia exigir: o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa. E não deixa de me parecer intrigante (fiquemos por aqui) que os que se contentavam anteriormente com o alcance dos “objectivos” já queiram também ópera. Não deixa de ser bom sinal, apesar de tudo, porque me parece que o bom futebol deve ser o anseio natural de todos os Sportinguistas.
Muito se falará hoje das falhas de Carvalhal.
Em dia de aniversário* não faltará ao mister motivos de introspecção. Se é verdade que a) este Heerenveen é melhor do que o “holandês” da primeira volta,b) que conseguimos evitar um jogo dramático em Berlim, com obtenção de um bom golo, c) conseguindo fugir à tentação suicida do pontapé para a frente, ou os centros da linha de meio-campo, é também verdade que CC meteu o pé na argola. E se acho que falhou na forma como abordou o jogo, como aqui apontei ontem, CC não foi o único. Vejamos:
Falhamos nós os adeptos, excepto, claro está, os pouco mais de 12 mil que estiveram presentes. Fomos os primeiros a dizer que o jogo de ontem era pouco importante, que era favas contadas não comparecendo.
Falha mais uma vez quem tem a obrigação de proporcionar as condições mínimas para a realização de um bom jogo. Não adianta assobiar, o relvado prejudica-nos, e Jesus, mesmo que por maus fígados, já o havia profetizado: é muito difícil assumir o jogo naquelas condições e fisicamente esgotante.
Falharam os jogadores, que, mais uma vez, não se dispuseram para o jogo como o fizeram no derby, ou no jogo do dragão ou nas eliminatórias contra a Fiorentina. Para lá de considerações tácticas, parece-me uma evidência que este plantel tem dificuldade em motivar-se para jogos com equipas teoricamente ao seu alcance.
Mas, tal como o brandy, há falhas que já vêm de longe. Os efeitos de uma pré-época desastrosamente programada far-se-ão sentir por muito tempo ainda. Jogadores como Adrien - muito castigado pela opinião - têm menos minutos de jogo que alguns jogadores adversários à saída da pré-época. 180 minutos de jogo na Liga Sagres e outros tantos na Liga Europa é muito pouco. Não me parece que se justifiquem as criticas à condição física do plantel, até porque fomos até ao fim do jogo à procura do resultado, mas é difícil exigir ritmos elevados sem a devida tarimba.
Veio na altura certa o Heerenveen. Erros como os de ontem, de todos nós, como aqui tento provar, custar-nos-ão muito mais no jogo de Setúbal e nos que se seguirão.
*Ao contrario de anos anteriores, o site do clube, não faz qualquer referência ao facto...
Concordo na integra com o caro Leão de Alvalade,
ResponderEliminarApós estas duas semanas de trabalho do CC já se lia e ouvia pessoal a pedir goleadas, vitórias categóricas, etc ... já neste jogo com o Hereenveen.
Não há nada melhor que uma exibição "normal" para voltarmos a ter os pés bem assentes na terra.
SL,
Leão, se não queres que "os outros" peçam ópera, por uma questão de coerência também não podes dizer que "a culpa" é dos adeptos, que a relva é má e que os jogadores não prestam. Ou seja, se estás a comparar os argumentos que eram debatidos anteriormente, não caias na mesma tentação.
ResponderEliminarA minha opinião todavia é simples: antes como agora, a culpa não morre no treinador. É verdade que a relva é má, é verdade que os sportinguistas não andam empolgados, é verdade que há jogadores que são uma merda.
Quanto à programação da pré-época, gostava de saber como a planearias de modo diferente, tendo em conta que em Julho tínhamos compromissos com a Champions. Qual era a solução?
Miguel:
ResponderEliminarAo contrário, o que digo é que "o bom futebol deve ser o anseio natural de todos os Sportinguistas.". É o que dizia antes é o que digo agora.
Quanto à pré-época não me parece que 4 jogos fossem os suficientes para permitir ritmo à equipa. E desde lá que as coisas não engrenar. E não sendo especialista em treino, também ainda não vi ninguém desmentir isto, bem antes pelo contrário.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarpor muito que queiramos oferecer espaço ao CC para errar, não podemos ser complacentes com erros que são notórios. Diria que os adeptos do Sporting estão preparados para ver a equipa jogar mal, por estarem habituados a culpar a qualidade dos jogadores, do relvado e dos adeptos, mas não têm de ver a equipa a jogar mal com o MV24 a fazer de médio-ala!
Enquanto não houver o mínimo de bom senso, como podemos esperar melhorias? Ponham 1º os jogadores a jogar onde sabem, inventem depois!
Honestamente, tenho saudades do futebolzinho de meia-tigela português do 4-3-3 com pouca profundidade, pouco jogo pelo centro, mas sem invenções.
PLF, o Veloso será o nosso Beckham :)
ResponderEliminarHá uns tempos escrevi neste blog qq coisa como "será que é mesmo verdade que enquanto houver Liedson é impossível alterar o esquema táctico?" A ideia original não é minha, é algo que tem sido transmitido desde elementos de dentro... sinceramente acho que o Liedson tem de se aguentar. O losango está esgotado. Agora, as rotinas que já vêm desde o tempo do Fenando Santos vão demorar a ser alteradas.
No benfica, Jesus conseguiu revolucionar em pouco tempo porque do meio campo para a frente é quase só jogadores que chegaram este ano ou com 1 ano e pouco de casa.
A mim, o que me pareceu mais que tudo ontem, é que a condição fisica da equipa é muito muito má. E isso não se resolve com um passe de mágica de um dia para o outro...
ResponderEliminarQuanto ao relvado, vaoms ter de conviver com ele o resto da época, porque já não vão haver paragens na competição, nesta época, que permitam resolver o problema em tempo util. Exige-se que mal acabe a temporada esta questão seja pensada a sério e resolvida de uma vez por todas. Com competencia...
Coisas boas: o regresso de Izmailov, que em 45 minutos, conseguiu fazer mais pela equipa que todos os outros em 90. E ainda sem ritmo de competição. A esse respeito, realcem-se os comentários imbecis dos senhores da SIC que conseguem dizer tanto disparate em tão pouco tempo que até cansa. O Nuno Luz só queria era bater no Patricio, em bolas em que o GR era tudo menos culpado, mas pronto, o apelido fala por si em relação ao cretino em causa...
PLF:
ResponderEliminarSei que o post pode ser interpretado como condescendente, mas, como disse ontem, e hoje mantenho: "Ora tempo é coisa que não existe em futebol. É preciso começar a ganhar ontem." CC não terá o tempo que foi dado ao seu antecessor, sabemos todos muito bem.
Há dias dizia que precisamos de alguém que faça a ala esquerda e depois de ontem, mantenho também. Veloso não tem as caracteristicas necessárias para o efeito e Izmailov acaba por ser sacrificado desse lado. Djaló não me oferece qualquer tipo de garantias.
Mas julgo ser justo assinalar, que apesar da fraca exibição, a equipa não soçobrou perante a tentação do centro da linha do meio-campo, resindindo aí, na minha opinião, a razão de não termo ficado com a espinhosa missão de decidir tudo em Berlim. O 1º lugar do grupo pode ser importante para evitar os que chegam da CL.
LdA,
ResponderEliminarSV10 e YD20 são 2 jogadores que me oferecem garantias para jogar nessa ala.
E mais, o YD20 é absolutamente essencial para oferecer profundidade à equipa. Precisa, contudo, de um lateral atrás de si que seja experiente, que saiba gerir os tempos de jogo e que lhe saiba meter a bola jogável. E por isso insisto tanto em Desmarets.
PLF:
ResponderEliminarTambém aguardo com expectativa o restabelecimentos de Djaló. Concordo que a velocidade dele seria uma mais valia, desde que consiga outro controlo de bola e precisão de passe.
Já Vuk dificilmente fará melhor do que tem feito na ala esquerda, até porque, ao que diz, não gosta de jogar nessa posição.
LdA,
ResponderEliminarTenho a certeza que passando para a esquerda, que o YD20 não perderá bolas no contacto (normalmente com o adversário) e que saberá gerir com maior critério o passe. Não é contudo a sua melhor característica. Mas tem mais-valias que são muito difíceis de encontrar no mercado, quanto mais por um preço acessível à nossa bolsa.
Quanto ao SV10, acho que seria preciso ter uma boa conversa com ele. Na minha opinião, e partilhei-a há muitos meses noutros espaços, o Sporting deveria pôr-se de acordo com o SV10 de forma a valorizá-lo e a rentabilizar a sua contratação. Isto é, chegar a um entendimento em que se diria: "Simon, queremos pôr-te a jogar no campeonato que quiseres, para tu melhorares as tuas condições de vida e nós as nossas". E, como tal, prepará-lo para mais do que a dedicação abnegada aos interesses da equipa, prepará-lo para o seu próprio interesse egoísta de melhorar a sua própria vida. E depois dizer-lhe que o melhor lugar para ele, na dinâmica da equipa seria o de EE. Se não gostar temos o YD20 para fazer a função.
SV10 a EE ofereceria uma solução mais capaz de se juntar ao L31 quando a bola estivesse no outro flanco. E careceria apenas de um lateral esquerdo capaz de gerir bem os momentos ofensivos e defensivos. Por isso... Desmarets!
Se o problema é ele jogar a médio-esquerdo no Vitória digo já que o Álvaro Pereira também jogava a médio no Cluj...
Quem paga por um espectáculo tem o direito de exigir..
ResponderEliminare pelas bandas de alvalade espectáculo tem sido coisa rara!!
não se pode pedir mais aos adeptos...
LdA,
ResponderEliminar"Também aguardo com expectativa o restabelecimentos de Djaló. Concordo que a velocidade dele seria uma mais valia, desde que consiga outro controlo de bola e precisão de passe."
Não somos dois. Outro controlo de bola e precisão no passe só se ele se transformar noutro jogador, desculpa, em jogador. Se as nossas esperanças de melhoria residem no Djaló, estamos lixados...
"Quanto à programação da pré-época, gostava de saber como a planearias de modo diferente, tendo em conta que em Julho tínhamos compromissos com a Champions. Qual era a solução?"
ResponderEliminarCaro Miguel,
Não tenho aqui presentes as estatísticas, mas existem equipas que começaram a sua competição na mesma altura que nós realizaram, por exemplo, muitos mais jogos de preparação.
Antes de tudo PARABÈNS CARVALHAL pelos 44 anos. Depois uma critica ao relvado de alvalade que já todos reclamam e eu ontem bem vi pela televisão que aquilo é uma mierda pois no sabado não deu para ver lá de cima da bancada B.Também sou de oipinião que de quinze a vinte dias mudavam o relvado..Temos o jogo com o leiria a 12-12-2009 e depois só vamos ter outro jogo a 10-01-2010 com o leixões em casa pois o jogo com o braga para a taça da vergonha podia ser no restelo.Por isso dá muito bem para trocar aquela merda de relvado..Quanto ao liedson achava bem despachá-lho depois do mundial pois quando um jogador começa a ter muitos anos de casa começa a ficar burro a pensar..Porque um bom jogador é bom em qualquer sistema e o liedson trabalha muito para a equipa. Só tém que continuar a fazer até ao fim da época..Depois venha o carlão que o PB não quiz..
ResponderEliminarTotalmente de acordo com os seus dizeres Leão de Alvalade.
ResponderEliminarDirei ainda, que o início de época foi mal programado.
Acrescentarei ainda que a constituição do plantel foi mal idealizada. Parte do mesmo não tem qualidade. Jogadores como Caicedo, Pedro Silva, Grimi têm que abalar do SCP.
Como foi possível a escolha de tais jogadores?
Direi ainda, que foi mal pensada a continuidade de Polga no plantel. Por muitas razões. Tiveram oportunidade para o vender e não quiseram. Hoje, é um jogador que já não tem a qualidade que teria há uns três anos atrás. Portanto deveria seguir a sua carreira noutras paragens. A vida continua.
Redizendo, foram feitas más opções na escolha de novos jogadores para esta época.
E agora?
Ah, não existe capacidade financeira argumentarão muitas vozes.
E eu responderei, que conversa fiada…, tomem como exemplo o Sporting de Braga. Tem um orçamento pequeno em termos comparativos com o Sporting Clube de Portugal, mas em contrapartida, possui um lote de jogadores essencialmente competitivos e até alguns de razoável qualidade.
É verdade, o Sporting de Braga é um exemplo de boa gestão. Teve critérios de boa escolha dentro das suas parcas limitações…, e teve também imaginação e competência.
Este clube de Braga, deveria servir de exemplo ao Sr. Dr. Bettencourt.
Voltando a falar do nosso SCP, o actual Presidente deveria corrigir tudo o que foi mal feito no início desta época, porque senão não haverá treinadores que resistam.
Sinceramente, espero que o faça.
Repito, qualidade precisa-se.
Exemplos de equipas que participaram na 3 Pré-Eliminatória da Champions:
ResponderEliminarAnderlecht fez 9 amigáveis na Pré-Época
Sparta de Praga fez 7 amigáveis na Pré-Época
Celtic fez 4 amigáveis antes da Pré-Eliminatória mas depois disso já fez mais 4 amigáveis.
Etc.
JG:
ResponderEliminarTens toda a razão. Estive para tirar o som da tv...simplesmente ridiculos estes comentadores de meia tijela...mas o pior de tudo foi quando deram a entender que a equipa se estava a ressentir do enorme esforço por ter jogado no sábado contra a equipa maravilha, rolo compressor, e mais não sei quantas 'bacoradas' que chamam à equipa da Luz...o que queriam??? Que no sábado nos pusessemos a jeito para levarmos uma cabazada que muitos já teriam profetizado??? Saiu-lhes o tiro pela culatra.
Não haverá nenhum clube do Médio Oriente interessado em levar 3 grandes jogadores e pagar alguma coisa de jeito ao nosso Sporting?
ResponderEliminarPenso que há um duo (de 3) que independentemente do valor que um tem, o outro teve e o terceiro não tem, nunca teve, nem terá,neste momento minam o ambiente na equipa: Liedson, Polga e Pedro Silva.
Polga: nunca esquecerei o amuo pós (ou antes?) final da UEFA.
Liedson: sempre pronto a impor os seus caprichos. Vamos ver quando regressará das férias do Natal...
P Silva: sem categoria para jogar no Sporting, estará no plantel apenas para acompanhar o duo?
Isto é o que eu sinto a algumas centenas de quilometros de distância de Alcochete.
Concordo com o post e com muitas intervenções aqui escritas.
ResponderEliminarAo menos há um consenso em relacao ao Grimi e ao P. Silva (e ainda polga) e espero que CC tambem veja isso. É urgente reforçar essas posições.
Em relação ao jogo, jogamos muito fraquinho, mas como já disseram, resistiu-se à classica jogada PB do pontapé do polga para o liedson, pode ser que continue a melhorar.
Já em ralação ao Djálo, não acho de forma alguma que venha aí algum tipo de solução, espero estar enganado. Na verdade nunca simpatizei co ele, acho que é muito fraco para o que DEVERIA ser o Sporting. Apesar de tudo as lterais são sem dúvida a prioridade.
No entanto, e com tudo isto tivemos....mais um empate.
Já perdi a conta à quantidade de empates que temos, tanto faz contra quem jogamos, é impressionante que o resultado acaba por ser sempre o mesmo.
Abraço a todos
Manuel:
ResponderEliminarAquele abraço!
LDA:
ResponderEliminarMuito obrigado pelo abraço mas não sei se não me estarás a confundir com outro Manuel.... ;) Pelo sim pelo não, altero o meu nome.
De qualquer das formas obrigado!
Manuel:
ResponderEliminarUm abraço dado entre sportinguistas não é retirado. :)
Boa tarde a tds.
ResponderEliminarAntes de mais, quero desejar muitas felicidades e os parabéns a CC.
Bom, CC orientou três jogos. O saldo dos resultados cifra-se numa vitória (por goleada) e dois empates. O saldo de exibições, é de dois jogos bem conseguidos e um muito fraco, o de ontem. CC errou e vai errar mais vezes. Sinceramente, face a estes dados não vejo necessidade de gde alarme.
Relativamente ao post do LdA, há dois aspectos com os quais concordo na integra: o nosso falhanço: o dos sócios e adeptos. Doze mil nas bancadas é mt pouco. Está ao nível duma assistência da Taça da Liga e não da Liga Europa. Certo que foi após um jogo grande, certo que foi a meio da semana, certo q a politica dos preços adoptados para este jogo não foi a melhor. Mas de qlq maneira fomos mt poucos os que nos deslocamos para apoiar. Diria que a primeira decepção foi a dos jogadores e técnicos do Sporting qd se depararam com as bancadas desertas.
Segundo aspecto. A relva. Como disse o Renato, no sábado, e vista da bancada B, nem me parecia muita má. Ou piorou mt no intervalo de tempo entre os jogos, o q até me parece provável, ou então fui mesmo alvo de ilusão de óptica… Qd o Jesus se lhe referiu no final do derby, fê-lo nitidamente como desculpa pelo resultado, mas é certo que um relvado tão irregular e pesado é desgastante e prejudica quem tem de assumir o jogo. Em futebol é muitíssimo mais complicado construir que destruir…
Culpas próprias: O SCP até entrou a pressionar muito os holandeses. Fruto disso foi a oportunidade inicial cavada pelo Liedson, mas a construir cedo se notou uma lentidão exasperante e uma falta de inspiração nos elementos mais criativos. Outros dois aspectos: concordo, mais ma vez com o LdA qd afirma que o MV não está talhado para jogar a médio esquerdo. Perde ele, q se vê mais afastado do jogo e perde essencialmente a equipa. Para mim MV jogava na posição que o Adrien, que é um puto com valor, tem ocupado. Adrien é mt voluntariososo mas ainda está verdinho e continua a provocar perdas de algumas bolas fáceis (por má entrega) ao longo do jogo e não só no fim, qd a condição física já não é a melhor. Outro aspecto é q o Liedson está mt afastado dos colegas. Não digo q a culpa seja do sistema, mas a verdade é que actualmente o SCP ainda ñ apresenta uma dinâmica capaz de fazer uma ligação coerente entre meio-campo e ponta de lança. Hélder Postiga consegui-o durante a segunda parte contra o Costa pq dispôs de tempo, espaço, talvez outra inspiração e um relvado em melhores condições. Por fim, o caso “laterais”. Esse sim é o gde caso do SCP actualmente. Se dependesse de mim, dos quatro do plantel, iam já três borda fora em Janeiro. Apenas ficava com o André Marques sobre o qual ainda não formei uma opinião definitiva…
SL!
Meus caros
ResponderEliminarFaço parte dos 12.000 de ontem e também estive nos anteriores jogos da Taça Europa e em todos os da Liga e da Champions que se jogaram em Alvalade, incluindo a apresentação aos sócios. E tenho Gamebox desde o segundo ano da sua existência. E sou fiel ao clube porque este fica enquanto jogadores e treinadores passam. Todavia, ontem, fiquei com duas certezas: em primeiro lugar, os nossos jogadores precisam mesmo de psicólogo e não venham dizer que isso é mariquice; se, no desportivo de carnide, aqueles do passarinho no emblema, têm três ( e isto sacado a fonte muito limpa), enquanto os tripeiros têm dois, sendo um deles um dos maiores cromos cá do país nesse ramo, não percebo por que é que não temos também alguém que levante o moral àqueles jovenzinhos que podem ganhar balúrdios mas são de um fragilidade emocional que arrepia. Em segundo lugar, e digo isto sabendo que hoje aniversaria o mister mas o que arde é que cura, aquela equipa estava muito mal posicionada!! O que é que fazia o Matias do lado esquerdo? E o Veloso, que tão bem se andava a redimir da asneirada da época passada, fazia o quê à direita? E para quê dois trincos com uma equipa da tanga? E o Pereirinha não entrou por alma de quem? Eu "moro" na fila sete do A26, ontem, os flamengos fizeram-me ir um pouco mais para cima mas pouco faltou, na primeira parte, para ir às orelhas do Pedro Silva!E isto sem contar que as bolas não chegavam, mas não chegavam mesmo, ao Liedson e olhem que ele anda por todo o lado mas, com dois calmeirões a emparedá-lo, quando não eram mais, muito já fez ele com várias tentativas e mais a assistência para o golo
Se o CC quer mudar alguma coisa, que vá devagar porque é assim que se vai ao longe, não pode ser de afogadilho. Aliás, as coisas mudaram quando ele chamou o Moutinho ao banco (estou mesmo em frente, topa-se bem)e o miúdo veio de lá com as instruções necessárias, era vê-los a reposicionarem-se no famigerado losango e, aí sim, sentiu-se que as coisas se poderiam recompor, como de facto se recompuseram.
Para acabar, os resistentes 12.000 gostaram da atitude e muitos também gostámos de ver, no fim, toda a equipa a rodar, no meio do campo, para agradecer à malta que aguentou aquilo e, entre os agradecidos, estavam o Carvalhal e o Sá. Isso sim, foi novidade.
Esperemos que isto vá melhorando. Saudações leoninas
Maria Leoa
Maria Leoa:
ResponderEliminarGrande atitude, bela prosa. Fico à espera de repetição, em slow-motion ou nâo.
Saudações Leoninas.