quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Doloroso

O Sporting ontem perdeu por falta de brio, de categoria e também por um evidente esgotamento físico e psicológico. Quem viu o Sporting ontem não viu uma equipa, não viu uma ideia de jogo, não viu atitude competitiva. Em suma, perdeu por falta de comparência, por ter ficado ausente, em parte incerta, a correcta percepção e correspondente atitude perante a importância da partida no contexto de um annus horribilis. Não se trata de ter perdido, trata-se de não ter disputado o jogo.

Se é inadmissível para quem veste a camisola do Sporting apresentar-se num qualquer jogo “como quem vai ao shopping”, fazê-lo num jogo como o de ontem e em casa de um rival, não tem qualificação possível e merece um pedido de desculpas. Não só por palavras, mas sobretudo em actos. Mas que credibilidade tem este grupo de trabalho quando é reincidente neste tipo de comportamento, em momentos cruciais como o de ontem?

Carvalhal não sai incólume da hecatombe. Foi a sua estratégia para o jogo e para os compromissos futuros que foi chumbada também, embora seja difícil fazer vingar qualquer plano enquanto a postura dos jogadores for a de ontem. Mas apostar num alinhamento em tudo semelhante ao que já tinha deixado uma imagem anémica na passada sexta-feira em Braga, bem como jogar sempre com os mesmos em jogos mais fáceis não ajudou muito. A herança pesada não justifica tudo,  exigia e possibilitava até por isso maior ousadia. E sem ela Carvalhal dificilmente fugirá ao destino que lhe traçaram.

Liedson. Marcou um golo e por isso está tudo bem. Mas não comigo. Não porque não seja esforçado, mas porque no jogo e nas palavras não esteve nada bem. No jogo foi uma ilha, nunca combinando com Saleiro e perdendo bolas atrás de bolas por más decisões, geralmente por se querer virar para a baliza e esbarrar consecutivamente nos defesas. Por isso pareceu que jogamos num 4x13x1+outro. E pelas palavras desnecessárias, aludindo ao caso recente com Sá Pinto, como se o seu contributo para o pior resultado em muitas décadas no Porto, não fosse por si só grave.

Havia alguma curiosidade pela posição a assumir por Bettencourt após a divulgação das escutas em que ele e Paulinho eram visados de forma desrespeitosa. A opção de não comparência foi a pior das que tinha disponíveis. A menos que haja justificação de carácter imperativo, a sua ausência aparenta uma deserção sem perdão. E coincidência das coincidências, é no mínimo estranho que um presidente, a tempo inteiro ou não, nunca esteja quando a sua presença se impõe. Seja porque andam à bolachada no balneário, seja porque se sofre uma derrota humilhante. E como ficam os milhares que acorreram a apoiar a equipa, bem como os que não o puderam fazer, sem uma palavra de conforto que atenue a angústia e o temor pelo que virá a seguir? Entre declarações histriónicas anteriores e o silêncio absoluto de agora, apetece perguntar: para que serve um líder afinal?

43 comentários:

  1. UM LÍDER? Palavra que define alguem que o Sporting não tem há já alguns bons anos.

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão de Alvalade, concordo com as suas palavras, sendo o presidente remunerado, não há desculpa possivel para o facto de não estar presente no estadio do dragao, se se ia sentar ao lado do pintinho da costa, ou ao lado da Carolina Salgado não me interessa tinha era de estar lá.
    No que diz respeito a esta calamidade não sei se o presidente já tomou conhecimento do que se passou no dragão mas pelo seu silencio acho que não, alguem deveria informar o sr. presidente que fomos goleados e no minimo ele vinha por comunicado ou como bem entende-se falar aos socios do SCP a informar que medidas estavam a ser tomadas para que para a semana não sejamos de novo exovalhados desta vez no covil do Leão.
    Quanto ao Liedson, pergunto uma coisa apenas quantos anvançados tivemos nós em alvalade desde que o Liedson chegou? Lembro-me do Pinilla, do Deivid, do Alecsandro, Bueno, Silva, Niculae e Purovic, muitos destes jogadores uma nulidade, aceito isso mas tambem acho estranho que jogadores destes como Pinilla e Deivid principalmente, sempre que jogavam sem Liedson marcavam golos. O unico jogador que rendeu ao lado de Liedson foi Derlei, será pelo estatuto que tinha pelas passagems e vitorias ao serviço do Porto? Quantas assistencias tem Liedson ao longo de todos estes anos de Sporting? Neste momento não sei se Liedson é p problema ou a solução.
    Quanto ao Carvalhal entendo e tenho pena deste treinador que deve estar mais que arrependido de ter segurado o que lhe parecia a oportunidade que lhe parecia ser de uma vida mas que se está a tornar o seu maior pesadelo, quantos jogadores não terá ele tido vontade de esmurrar ontem? Será que ele se sente seguro ao colocar algum destes meninos mimados no banco? quando sentiu o plantel contra si por ter convocado o Grande Stoikovick para um jogo da liga europa? e ninguem das direcçao do SCP veio colocar os meninos no seu devido lugar, desvalorizando cada vez mais um activo do SCP que por acaso é de longe o melhor guarda-redes que o SCP tem, que podemos esperar dele?
    O futuro do SCP tem de ser clarificado, neste momento nao temos a minima hipotese com esta gente de ganhar nada, por isso que se esclareça o que se quer do SCP.
    1º dár um voto de confiança ou não ao treinador de modo a que haja respeito por parte dos jogadores ao mesmo.
    2º crarificar o que se passa de uma vez por todos no SCP, correr com tem de correr e blindar o clube ao exterior, correndo com directores, treinadores, jogadores seja quem for, por um SPORTING com futuro.
    3º a quando do despedimento de PB o presidente falou de inimigos dentro do SCP e até hoje ninguem saiu nem se viu nada será que ainda nao teve tempo para uma limpeza?
    O que quero é um SCP forte a lutar para ganhar e não uma equipa de coitadinhos.

    ResponderEliminar
  3. Hoje apetece-me falar do Liedson, porque acho que não tem a eficácia que se apregoa. (que fique claro que não foi por ele que ontem perdemos)

    Só reportando-me ao jogo de ontem (que gravei)
    - PASSOU 90 MINUTOS A DOMINAR MAL A BOLA
    - RARAMENTE COMBINOU COM O SALEIRO E
    - NUNCA FEZ ASSISTÊNCIA A NENHUM COMPANHEIRO.

    Aliás,
    - o rácio de nº de jogos/golos, não é nada de especial.
    - desde que está no Sporting, temos tido as piores médias de golos
    - como foi bem dito no vosso texto, é dificil encontrar uma dupla eficaz

    Não pondo em causa a sua qualidade nem o seu empenho dentro de campo, é minha opinião (apenas minha) que não é o matador que o Sporting precisa, é apenas um bom avançado.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  4. P.O.:

    O meu amigo levanta alguns pontos muito interessantes no seu post. Porque será que apenas Derlei foi indiscutivel no ataque do Sporting? Derlei jogava e valia por ele. E se se virem bem as coisas o entrosamento dele no ataque foi muito mais com outros companheiros de equipa do que com Liedson. Dá que pensar...

    Outra e agarrando em algumas das palavras do Edu Mart, não me lembro um jogo de mata-mata no qual Liedson tenha sido o elemento diferenciador... diferença tivemos o ano passado em Derlei...

    Há relamente muito a pensar neste Sporting e uma delas é o banco para João Moutinho! O homem precisa de acalmar e descansar a cabeça que anda muita complicada.

    Por último Pongolle. Deixem-no pousar. Ainda não teve minutos suficientes para mostrar nada. E sobre os 6,5 milhões...não confiava muito nessa verba. A mesma inclui vencimentos e prémios. Engana um pouco.

    SL a todos

    ResponderEliminar
  5. Pobre Liedson... Não lhe chega ser o gajo que mais corre dentro de campo e que mais marca no SCP desde há anos... Mas eu percebo... Virou moda de enfardar. Desde que levou dois morteiros de uma das 'vacas sagradas' mais anciãs dos adeptos sportinguistas que acabou com a aprovação (unanime) que tinha. No fundo, no fundo continuam a culpá-lo a ele a atitude completamente imbecil do seu director... Pronto, tornou-se igual a todos os outros e agora tb divide opiniões. Visto dentro deste prisma até pode ser justo. Visto dentro do prisma do esforço e do empenho que noto em campo, definitivamente... não! Pq não é igual aos outros!

    É impressão minha ou, mesmo errando e tendo más opções, aquele lingrinhas continua a esfarrapar-se todo enquanto outros apenas se passeiam?


    Cinco golos sofridos no Dragão com uma passividade incrível (GR incluído)... E vêm bater em quem? No Liedson. Sabem o q vos digo? Se o lingrinhas do Liedson fosse defesa pelo menos via-se alguém a mexer-se naquela defesa de bosta... E fico-me por aqui.


    LdA:

    Deu para perceber q não partilho da tua opinião relativamente ao Liedson. Já no ultimo paragrafo não podia estar mais de acordo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Falta saber se isto já está td à espera que acabe a época, aliás, o que foi JEB fazer ao Brasil? Negociar jogadores? Diz-me q já temos treinador p a próxima época, q vai ser feita uma limpeza em alvalade e academia c jogadores incluidos...será... e é este o caminho...eu sinceramente já n sei no q acreditar...tal é a desacerto...mas mais grave será mesmo n conseguirmos o acesso à liga europa...

    SL

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Palavras desnecessárias porquê? Se Sá Pinto teve direito à sua versão, porque é que Liedson não poderia responder, ainda por cima do modo que o fez, à questão que lhe foi colocada? Em desacordo total neste ponto.

    Todos,

    Concordo com o Virgílio. Agora é o Liedson que afinal não é tão bom, marca pouco, a média de golos não é nada de especial, etc etc. Retirem já o banner do "Liedson resolve" porque afinal, andou-nos a enganar este tempo todo.
    Ingratidão é logo o que me vem à cabeça depois de ler tudo o que se escreveu acerca do Liedson depois do episódio com o Sá Pinto. Desde os ridículos "Sá Pinto é o SCP" até ao "Rescindir com o Liedson", agora tenta-se provar que afinal não é grande espingarda. Nem os benfiquistas e portistas chegaram a tanto.
    Liedson já deu muito mais ao SCP que o Sá Pinto. No entanto, este último parece uma divindade. Em termos futebolísticos, antes 50% de Liedson que 100% de Sá Pinto.

    ResponderEliminar
  8. Mário,

    Vou ser curto e grosso:

    O JEB borregou-se...

    O Pintelho gritou: BARDO! E o JEB respondeu: méééé...

    ResponderEliminar
  9. O presidente bazou no jogo mais importante da época. o que é isto pah?

    ResponderEliminar
  10. Virgilio e JVL:
    Fiz uma apreciação ao jogo de ontem do Liedson e não à sua carreira no Sporting. Não se trata de concordar ou não com o Edu Mart com os 3 pontos que ele destaca do jogo de ontem e que de alguma forma são semelhantes ao que já tinha sucedido em Braga. O que ele diz corresponde ao que eu vi em quanto estive no estádio e pode ser observado visionando o jogo. O que não é o mesmo que dizer que perdemos por causa dele. Quando se perde da forma e pelos números de ontem seria ridículo culpar alguém em particular.

    A conversa Sá Pinto/Liedson não me interessa reavivar. Acho é que é de um tremendo mau gosto, ou falta de sentido de oportunidade, já que falamos de um avançado, que seja precisamente depois de um jogo em que tudo correu mal que ele tenha escolhido para voltar ao caso. E é bom que se note que o Liedson não desmentiu a versão do Sá Pinto. Se assim fosse, estaria a defender-se, o que até seria mais aceitável, embora o local e o momento fossem totalmente desadequados.

    Para mim todos os jogadores do actual plantel são iguais entre si. Não vejo ali nenhum jogador que para já mereça ser considerado acima dos demais. Quanto à gratidão há alguns que a merecem mais que outros, mas nenhum, nem o Liedson, estão dispensados dela relativamente ao Sporting e aos seus adeptos. Mas isto é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar
  11. Era uma vez um rei muito vaidoso e que gostava de andar muito bem vestido.
    Um dia vieram ter com ele dois trapaceiros que lhe falaram assim:
    - Majestade, sabemos que o senhor gosta de andar sempre muito bem vestido - bem vestido como ninguém; e bem o merece! Descobrimos um tecido muito belo e de tal qualidade que os tolos não são capazes de o ver. Com uma roupa assim Vossa Majestade poderá distinguir as pessoas inteligentes das tolas, parvas e estúpidas que não servirão para a vossa corte.
    - Oh! Mas é uma descoberta espantosa! - respondeu o rei. Tragam já esse tecido e façam-me a roupa; quero ver as qualidades das pessoas que tenho ao meu serviço.
    Os dois homens tiraram as medidas e, daí a umas semanas, apresentaram-se ao rei dizendo:
    - Aqui está a roupa de Vossa Majestade.
    O rei não via nada, mas como não queria passar por tolo, respondeu:
    - Oh! Como é bela!
    Então os dois aldrabões fizeram de conta qua estavam a vestir a roupa com todos os gestos necessários e exclamações elogiosas:
    - O senhor fica tão elegante! Todos o invejarão!
    Como ninguém da corte queria passar por tolo, todos diziam que a roupa era uma verdadeira maravilha. O rei até parecia um deus!
    A notícia correu toda a cidade: o rei tinha uma roupa que só os inteligentes eram capazes de ver.
    Um dia o rei resolveu sair para se mostrar ao povo. Toda a gente admirava a vestimenta, porque ninguém queria passar por estúpido, até que, a certa altura, uma criança, em toda a sua inocência, gritou:
    - Olha, olha! O rei vai nu!
    Foi um espanto! Gargalhada geral. Só então o rei compreendeu que fora enganado. Envergonhado e arrependido da sua vaidade, correu a esconder-se no palácio.

    ResponderEliminar
  12. LdA:

    "Quando se perde da forma e pelos números de ontem seria ridículo culpar alguém em particular."

    Se assim é, fico sem perceber o pq de no post teres individualizado. Se a culpa foi de todos, porquê focalizar a acção de apenas um dos participantes da desgraça?

    Qt ao famigerado caso que protagonizou com Sá Pinto, convém esclarecer que não foi ele q escolheu voltar ao caso. Apenas respondeu a uma pergunda de um jornalista. Concordo que negar-se a responder, seria a opção mais inteligente, e evitava interppretações abusivas. Resolveu responder, educadamente, ao q lhe perguntaram, afirmando, aliás, frases sem gde impacto. Dizer q não segue os conselhos de Sá Pinto não me parece ser grave... Acho até uma afirmação inócua. Cada um é livre de seguir os conselhos que bem lhe apetecer.

    Claro q o Liedson ñ está acima do SCP. Nem JEB, que é o presidente, está acima do SCP e daí eu sentir-me legitimado em criticá-lo. Se o faço é pq julgo que não tem defendido o clube da forma q eu gostaria q o fizesse. Seguindo o mesmo critério, se ñ ataco Liedson, é por não o achar meritório desses ataques. Não esteve bem no jogo de terça-feira como não estiveram especialmente inspirados TODOS os seus restantes companheiros. Aliás, na minha opinião, houve quem estivesse bem pior.

    Outra nota: Para mim os jogadores deverão ser iguais entre si. O que noto claramente é diferenças no empenho, garra e qualidade que apresentam em campo. E isso ainda deveria fazer alguma diferença... Qt á gratidão do Ledson com o SCP, nc lhe ouvi nada que me fizesse pensar que ele age assim, Antes pelo contrário. Ou agora,não gostar de ver um colega assobiado por alguns é sinónimo de ingratidão perante o clube?

    ResponderEliminar
  13. Caro LdA

    Apenas para dar a minha achega sobre a novela sá pinto/liedson.
    Caro amigo, ele (liedson) não escolheu momento nenhum. O jogo mal acabou o jornalista da tvi fez a pergunta (& com ênfase) sobre o caso com o sá pinto; em que o liedson (notava-se que cansado e nem gostou da pergunta) mas mesmo assim tentou responder. Dizendo que dispensava os conselhos do sá e que ele dê a outros e que nao estava nem aí. Foi mais ou menos isto.

    Se fosse eu, dizia que queria que o sá pinto fosse mamar na quinta pata do cavalo.

    Ele esteve até muito bem.

    Desculpa o desabafo, caro amigo, mas acho que ainda estou a quente.

    ResponderEliminar
  14. Lda,
    Não seja injusto e não fomente polémicas com um dos jogadores que nunca vira a cara à luta. Ainda à um mês atrás deu uma vitória colocando a sua integridade fisica em causa ao não se importar de jogar antes do termo do periodo de recuperação. Nunca o vi desistir de um lance.Tivessem alguns metade da agressividade dele. Desculpe, mas o seu post quanto a este ponto cheira mesmo a "apoiante de Sá Pinto" que ainda não digeriu o que se passou.
    A resposta do homem ao jornalista, como já foi dito aqui, é completamente inócua.

    Leão da Boavista

    ResponderEliminar
  15. Leão da Boavista:
    "o seu post quanto a este ponto cheira mesmo a "apoiante de Sá Pinto"

    Se a sua especialidade se baseia no olfacto parece-me que anda com o nariz entupido.

    ResponderEliminar
  16. Muita coisa pode estar nal neste Sporting (e está. a começar pelo cabeça de giz do "nosso" presidente)... agora "bater" no Liedson... por amor de Deus (seja este qual fôr)... O único jogador que, mesmo sem jogar bem, dá o "litro" dentro de campo (e já agora, alguém se lembra dos feitos futebolísticos de Sá Pinto? É que tenho feito um esforço enorme e não me consigo lembrar de nada de relevante)

    ResponderEliminar
  17. Caro Virgílio:

    Individualizei a questão do Liedson porque acho que foi infeliz ao ter respondido à questão do jornalista naquelas circunstâncias. Por isso disse "como se o seu contributo para o pior resultado em muitas décadas no Porto, não fosse por si só grave." É a minha opinião e não quero com ela "catequizar" ninguém.

    Não vejo o que possa adiantar voltar a discutir aqui o caso Sá Pinto/Liedson. Acho que já se falou o suficiente - embora nem sempre baseado em factos, mais em convicções... - e acho que a análise que aqui fiz sobre isso foi justa e imparcial.

    Não sei como anda o meu crédito junto de ti, pelo que procurei um comentário feito há meses ao LMGM dando-lhe conta do que pensava sobre o Liedson e facto de não o ver como simbolo do Sporting, ainda o Sá Pinto nem era director do Sporting. Isto para te demonstrar que não sou de modas. Mas também não pode ser moda desancar em quem não gosta das exibições do Levezinho. :-)

    E sobre elas deixa-me que te diga que há pelo menos uma coisa que não percebo. Liedson queixava-se de jogar sozinho no ataque quando CC quis jogar em 4x3x3. Agora que se voltou ao 4x4x2 ele ignora o colega do lado. Será que para ele quem joga nesse posição serve apenas para lhe facilitar a vida nas marcações e passar-lhe a bola não tendo ele também obrigação de o fazer também?

    Quanto à sua aplicação em campo é irrepreensível mas nem sempre inteligente ou em prol do colectivo. Grimi, por exemplo, foi dos que mais correu no dragão, foi dos que nunca virou a cara, apesar de ter estado em 4 golos. Mas foi dele o passe para o Liedson no nosso 2 golo. E no golo do Varela toda a gente se rir da forma como foi comido, mas ninguém se questionar quem perdeu a bola, ficando a defesa em contra-pé, obrigando o argentino a aparecer onde deviam estar Tonel ou Carriço ou até João Pereira. Ou no golo do Falcão, em que este aparece dentro da área sem ninguém a marcar.

    ResponderEliminar
  18. LdA,

    O Virgílio já respondeu por mim e o The LC complementou. O Liedson não escolheu voltar ao caso, foi o jornalista que lhe colocou a questão. Poderia ter dito que não comentava mas fê-lo usando de diplomacia e sem querer atiçar a fogueira.

    E quanto ao jogo do Dragão, Liedson foi dos mais inconformados e dos que mais batalhou, chegando a marcar. Se todos tivessem o querer e o espírito de luta do Liedson, se calhar não estaríamos perante a pior época desportiva os últimos 10, 15 anos.

    Off-topic: Para quando a dispensa do Grimi? É que se com o Romagnoli tínhamos possibilidade de fazer dinheiro ou mesmo de o manter no plantel, com este não há hipóteses. É que nós não costumamos enfiar o barrete a ninguém.

    ResponderEliminar
  19. Excelente retrato daquilo que se passou e passa e continuará a passar se entretanto alguém não der um murro não nos jogadores mas na mesa onde se decide ou nada decide em Alvalade.

    O Presidente, lá do Brasil, mostra-se incrédulo! Diz que os Sportinguistas não mereciam tal. É verdade, não mereciamos, especialmente os que lá estiveram, como eu, o Bruno e o LDA, que saiu antes do jogo terminar, vergado pelo peso da derrota de quem sente a ferida de ver o nosso emblema ridicularizado.

    Não mereciamos, de facto!

    ResponderEliminar
  20. La andam a falar do correr. Mas que raio é que correr tem a ver com futebol? É atletismo? Nem no atletismo ganha quem corre mais km quanto mais no futebol.

    Se não repararam, o Sporting tinha muito perto do fim do jogo, naquela estatistica fantastica que as televisoes dão, mais km corridos que o Porto. Mas fomos completamente dominados.

    Como o LdA muito bem diz, Grimi fartou-se e farta-se de correr todos os jogos. É agressivo, até demais. Encosta nos adversários, esforça-se. Mas é uma nulidade. Esforça-se estupidamente. E o Liedson é outra nulidade.

    Sinceramente não vale a pena falar disto. Se uns ja dizem mal dele há 2/3 anos, outros começaram há 1 ano, outros começam hoje a acordar. Não me parece que algum dia todos acordem, mas quando é que um conjunto assim tão grande de pessoas, como é o conjunto de pessoas que apoiam o Sporting, está de acordo perante um assunto? Incrivelmente raro.

    O que eu peço, pessoalmente, é que ele vá embora. Basta, chega. É para mim um suplício ver Liedson a jogar e a ser como que a referência de todo o futebol do Sporting. Como podemos ser alguma coisa assim? É só olhar para a qualidade das referências dos nossos adversários, que são mil vezes mais jogadores que o Liedson alguma vez pensou ser.

    Quando Liedson for embora, está dado o primeiro passo para um novo Sporting. Vai ser quase como um começar de novo. Anseio por esse dia. Muito.

    ResponderEliminar
  21. Caro Virgílio(!!!?) Olha o gajo...

    LdA, não passamos já a fase das formalidades?

    O teu crédito junto de mim, está muito bem , como aliás, sempre esteve, pelo que acredito na veracidade das tuas afirmações e sentimentos. Não tens que te apoquentar minimamente com isso. Está com tanta 'saúde', que me permite discordar livremente de ti, sem que com isso fique minimamente afectado. Era o que faltava, ficar beliscado por termos opiniões diferentes… Seria mau sinal, certamente! ;)

    E para provar que o que digo, e tb pq sou teimoso, com tempo, ainda cá volto para rebater o comentário que me dirigiste... LOL.

    Agora, amigo, desculpa-me mas estou mesmo sem disponibilidade. Vá, porta-te bem e não desanques mais no lingrinhas, pá! hehehe

    Até logo.

    ResponderEliminar
  22. Caro Virgílio sim senhor, porque é verdade como bem sabes. E é importante salientar isso especialmente quando se discorda.

    ResponderEliminar
  23. NunoC,

    A acordar? Não me parece que sejamos nós a ter os olhos fechados.

    ResponderEliminar
  24. Vergonha


    Porque há um grupo de excursionistas que teima em ser o bastião da nossa Vergonha.

    Porque há um Presidente renumerado e a trabalhar a tempo inteiro que vai de férias para o Brasil na fase em que mais precisava de estar a liderar o Clube.

    Porque há atletas que desrespeitam fortemente superiores hierárquicos, pagando apenas uma multa por isso.

    Porque há quem coloque, em poucos minutos, na comunicação social tudo o que se passa num balneário.

    Porque há uma estrutura amadora num grupo que deveria ser profissional.

    Porque há um Director para o futebol sem quaisquer competências para o cargo que exerce.

    Porque há uma mentalidade profundamente errada, tanto no balneário como nos corredores de Alvalade.

    Porque o Clube se faz representar institucionalmente no estádio de um rival por um funcionário seu que é adepto de um outro clube português.

    Porque há Sócios que teimam em colocar a cabeça na areia, fingindo não ver o que se passa.

    Porque há cada vez menos esperança de ver que algo possa mudar para melhor.

    ResponderEliminar
  25. Lda
    Apesar do nariz entupido estou com boa memória.
    Em 12.11.2009 Vª Excª afirmava: “Não posso porém deixar de dizer que o nome de Sá Pinto me agrada. E dizer que me agrada profundamente. Dentro do universo disponível parece-me uma boa escolha. É um homem que sabe o que é um balneário, está identificado com o clube e reúne grande prestígio entre a generalidade dos sócios e adeptos. Soube adquirir competências após pendurar as botas, preparou-se nitidamente para este momento.”
    Ao contrário do que possa parecer Vª Excª também se engana e não é pouco.
    Vª Excª está habituado a, todos os dias, criticar. Habitue-se às diferenças de opinião e à critica. E desculpe lá, mas o seu post, no que diz respeito ao Liedson, efectivamente não cheira, tresanda a má digestão do caso Sá Pinto.
    Sempre a considerá-lo pelas suas ideias próprias e esclarecidas.

    Leão da Boavista

    ResponderEliminar
  26. Leão da Boavista:
    Não estás com boa memória estás é com memória selectiva, que só te permite ler o que lhe interessa. Por que se assim não fosse terias lido também:

    21/Jan: Parece-me inevitável a assumpção que Sá Pinto não era a pessoa certa no lugar certo.

    22/Jan: Já quase todos tomaram partido. Eu continuo do mesmo lado: do lado do Sporting. Aos que optaram por Liedson lembro-lhes que ninguém está acima do clube, e da hierarquia estabelecida, por melhor que seja o seu histórico de serviços prestados. Aos que preferem Sá Pinto façam-lhe a justiça ao carisma e abnegação que lhe reconhecem, colocando os interesses do clube acima dos de um grupo ou pessoas.

    24/01: Não me coíbo de criticar quem seja e as minhas opiniões são aqui expressas sujeitando-me à critica. Nesse sentido tenho criticado JEB quando acho que merece mas no caso da nomeação de Sá Pinto defendi-a aqui, mesmo tendo em conta as opiniões contrárias dos que acabaram por ter razão antes do tempo, vendo o que agora sucedeu como inevitável. No fundo e lamentavelmente Sá Pinto acabou por lhes dar razão. Julgo que nem eles estarão satisfeitos com este desfecho, muito menos o próprio. Por isso ele é o maior derrotado em toda esta história, decorridos menos de 3 meses após a sua nomeação.

    26/01: O que é porém muito mais grave em tudo isto é o facto de, o que deveria e poderia ter sido resolvido entre paredes, estar rapidamente na comunicação social. É que, ao contrario do que querem fazer crer, episódios destes, acontecem em todas organizações. Mas a sua exposição pública impede soluções que poderiam defender melhor os interesses de todos os envolvidos, evitando esta fractura exposta no esqueleto leonino. E é enquanto alguns preferem discutir os serviços prestados por ambos que eu afirmo que, mais do que Sá Pinto ou Liedson, esses são os grandes inimigos do Sporting.

    Se alguém se dá mal com as opiniões alheias não sou eu seguramente. Outra coisa não seria de esperar de quem tem um blogue. Tu é que desde que alguém falou "em ideias próprias e esclarecidas" ficaste entalado até poderes desancar. Que te alivie e faças bom proveito.

    ResponderEliminar
  27. Leão da Boavista:
    Já ando há dias para lhe dizer que a I Tertúlia Leonina teve 3 oradores convidados e muita participação. De todos eles eu era apenas mais um com ideias próprias e esclarecidas.

    ResponderEliminar
  28. JVL,

    Nós? Estás a falar por quem? Pelo mundo inteiro? Pela totalidade de adeptos Sportinguistas? É que se for da totalidade, exclui-me sff. Se o "nós" for um grupo de pessoas escolhido por ti, tudo bem.

    Quanto aos meus olhos, estão bem abertos. Cego é quem continua a achar que Liedson é grnade jogador. Já o disse e vou cumprir. Uma análise extensiva de golos, golos por minuto, comparações com outras épocas, comparações com outros jogadores, para mostrar que Liedson não tem um aproveitamento assim tão bom. A não ser que aches que é um bom jogador para o colectivo porque tens os olhos bem abertos.

    Ah, mas esqueci-me. Farta-se de correr não é? Rui Silva a avançado e Obikwelu a extremo são então as minhas contratações.

    ResponderEliminar
  29. De onde é que aterrou este NunoC?
    Parece que saiu de uma capoeira de galinhas encarnadas que há ali pró lados de Carnide...
    Pergunta indiscreta:
    Onde é que o senhor aprendeu a ver futebol?
    A julgar pela análise "estatística" não me diga que foi no Champioship Manager

    ResponderEliminar
  30. Balakov10:
    E que tal esperar pelo que o NunoC se comprometeu a apresentar e então depois contestar, de preferência com argumentos e não com insultos? Anda tudo muito exaltado, mas não creio que o insulto possa ajudar a resolver diferenças de opinião.

    ResponderEliminar
  31. Balakov,

    Para já é muito estranho alguem cujo ídolo era tão grande jogador, estar a defender o Liedson.

    Depois, não percebo a da capoeira. Talvez reler o meu comentário ajude a perceber õ que eu queria dizer.

    Por fim, a estatística é uma ideia porque muita gente, hoje em dia e num processo gradual como já refeire, está cada vez mais de
    pé atás com Liedson. Mas ainda se agarram a um suposto facto: a quantidade de golos que Liedson faz, justifica o facto de ser um mau jogador para o colectivo (pelo menos com bola já muita gente percebeu que Liedson decide quase sempre mal).

    Está justificado?

    PS: Eu tirava esse nick. Para o usares, é preciso teres cérebro e classe, como o seu real dono.

    ResponderEliminar
  32. Delculpem qualquer coisinha mas futebol é tudo menos estatística. Futebol é arte, paixão, entrega, técnica, espírito de luta, inspiração, transpiração, categoria ... etc
    Se fosse estatística por onde andariam, por exemplo, Ronaldinho, Rooney, Messi, Káká e até Cristiano Ronaldo.
    Ele há cada maluco...

    ResponderEliminar
  33. Tomaria a equipa do Sporting ser formada por 11 Liedson (cada um na sua posição obviamente)

    Quanto ao "amigo" NunoC, a questão da classe e do cérebro é completamente desprovida de base, uma vez que a mesma implicaria o conhecimento da pessoa (ou pessoas) em causa, coisa que, felizmente (até por uma questão de alguém se poder magoar com relativa facilidade)não acontece.
    Não se chateie com isto... vá lá fazer mais uma jogatana de "Championship" no PC da empresa.

    ResponderEliminar
  34. Oh Balakov,

    O cérebro e classe era em jogo não? Mas eu já percebi que para ti cérebro e classe não existem num jogo de futebol.

    "Tomaria a equipa do Sporting ser formada por 11 Liedson (cada um na sua posição obviamente)" - Isto é hilariante! Eu também adorava, podia ser mais um passo para toda a gente perceber o que vale realmente Liedson.

    O que raio tem haver o que eu estava a dizer com o CM? E têm estas pessoas direito de antena, blogs, comentam noutros blogs, transmitem mediocridade, etc etc etc etc enfim...

    Fica lá com o teu Liedson. Casa-te com ele. Faz petições para jogar no Sporting até aos 80 anos, sempre a titular. Compra a t-shirt dele. Imita o penteado e os gestos. Faz o que quiseres com o teu fetiche. Agora deixa-me, sff, é critica-lo e tentar apresentar as razões da critica. Se n as queres ler ou reflectir sobre elas, n o faças!

    Abraços!!

    ResponderEliminar
  35. Qualquer opinião, por anedótica que possa parecer, para ser válida ou geradora de discussão elevada tem de ser minimamente fundamentada. Coisa que não transparece nos seus comentários e faz com que, obviamente, seja alvo de afincada contestação.
    Seria boa ideia virar essa sua azia anti-Liedson para alguém que realmente tem evidentes responsabilidades no actual momento do Sporting Clube de Portugal: o seu actual presidente.
    De qualquer modo dos fracos não reza a história e, por isso mesmo, o seu mal-amado "levezinho" já faz parte da história do Clube e do próprio futebol português. E agora diga-me, do alto da sua estatística sabedoria, quais os jogadores do actual plantel (para além do Liedson) que têm realmente categoria para representar o SCP?
    Quanto a casamento e fetiches, prefiro gajas em lingerie vermelha.

    E por aqui encerro este diálogo/tempo perdido.

    ResponderEliminar
  36. Lá está ele com a estatística. Mas és doidinho ou que? Sabes interpretar texto?

    Só para esclarecimento, Liedson é criticado por mim e mais pessoas por passar 90 minutos preocupado com o seu jogo unicamente. É bom que se diga que não foi o "inventor" deste pensamento. O seu único objectivo é o golo, descurando tudo o resto que um avançado deve fazer. Perde um número elevadíssimo de bolas por jogo porque é fraquíssimo a decidir, constantemente optando por jogadas individuais que esbarram nos defesas adversários. Isto porque a sua "técnica" é também bastante fraquinha. Não o vejo quase nunca a segurar a bola, a combinar com colegas, a dar apoios verticas, a jogar bem em espaços reduzidos. Isto torna-o numa nulidade tremenda, aliás, é mais que uma nulidade, é nocivo ao ataque organizado do Sporting, que como equipa que pretende ser grande e actuar como tal, precisa de ter bons processos neste momento do jogo.

    Este descurar completo do jogo colectivo e a primazia que dá a tentar estar sempre atento e sempre no local de finalização aliada à boa agilidade e boa capacidade reactiva, faz com que tenha algumas oportunidades de marcar por jogo. Como qualquer jogador que o faça tem. Infelizmente, o seu aproveitamento também não é assim tão famoso. Não é de longe, o melhor finalizador da liga. Não marca, de longe, tantos golos por época que justifiquem o esquecimento do jogo colectivo que tem de estar na cabeça de todos os jogadores.

    Para o banco, para situações de aperto em que é preciso ter mais presença no ataque, fazer golos, tudo bem. Não estou a dizer que o homem devia jogar na distrital. Contaria com Liedson. Estilo um Farias. Marca golos que se farta sem ser titular. Esse não é um génio? Ou por jogar menos, em deterimento de jogadores bem mais completos como eram Lisandro ou como é Falcão, já não se analisa o jogador e a sua capacidade?

    Como ja muita gente disse, eu não sou do Liedson Clube do Luso-Brasileiro, sou do Sporting Clube de Portugal. Logo não vejo nada nem ngm intocável, para além da instituição em si.

    Óbvio é que este é apenas um dos problemas do Sporting. Outros há e quiçá tão ou mais importatnes. Mas que é um problema que me aflige há muito tempo e gostaria de ver resolvido, ai isso é.

    Espero que, de vez, acabem as boquinhas e deixem de se mandar ao ar sempre que alguem tenha uma opiniao anti-Liedson. Se não é um fetiche, parece.

    Abraço

    ResponderEliminar
  37. :-)

    apenas não respondeu:
    "E agora diga-me, do alto da sua estatística sabedoria, quais os jogadores do actual plantel (para além do Liedson) que têm realmente categoria para representar o SCP?"

    É que no meio de tanto azelha até o Messi se fartava de falhar passes e passaria o jogo a tentar "resolver" sozimho

    ResponderEliminar
  38. Comparar Messi e Liedson é risível. E é raro o golo que Liedson faz que seja por iniciativa individual. Depende sempre dos colegas.

    Quanto aos jogadores, há jogadores de classe e qualidade no Sporting, esses sim mascarados e estagnados pelo terrível ano que estamos a ter. Não é fácil desenvolverem ou mostrarem as suas qualidades, se elas não valorizadas. Com Carvalhal e o fim do jogo directo que PB tinha implementado, sabe-se lá porque, têm conseguido a espaços mostrar qualidade.

    Principalmente falo de Veloso, falo de Carriço, falo de Moutinho, falo de Izma, falo de Matias. Mas não são os únicos que têm qualidade, talvez sejam, para mim, os que realmente têm mais categoria.

    ResponderEliminar
  39. LdA,

    Tenho que me intrometer no ping-pong, mas cá vai:


    Eu prefiro que me tratem sp por Virgílio, quer qd concordam, quer qd não concordam comigo. Mas, se te sentes mais confortável a usar o 'caro' sp que não concordares comigo, olha, estás à vontade. :)


    Caríssimo, (hehehe), qd referi q actualmente corre a ‘moda’ de bater no Liedson, não me referia à tua opinião, já que, após tantas leituras de textos teu e conversas ctg, conheço-te o suficiente para não cair no erro de te menosprezar até ao ponto de te achar um mero seguidor da ‘moda’ vigente. O q eu quis dizer foi que (e acho que isto é inegável) mt sportinguista desatou, de repente, a ser mt mais implacável e impaciente com os defeitos do Liedson, q sp existiram e q eu, apesar de suspeito pq nc lhe escondi a minha admiração, tb lhe reconhecia e continuo a reconhecer. Como, julgo, tu bem saberes. O Liedson não é perfeito (algum jogador é?), está mt longe de o ser, mas q nos sucessivos planteis das ultimas épocas de SCP tem sido do melhor que temos, não me restam qsq dúvidas… Coincidência? Não me parece.

    Na verdade, o meu primeiro comentário sobre esta ‘moda’, apenas surge na sequência, não só do penúltimo paragrafo deste post, nem dos comentários q até então li em reacção ao post, mas, essencialmente, pelo clima de contestação que se instalou em torno do levezinho após tão triste episódio.

    Tb acho que não se ganha nada em estar a reavivar esse vergonhoso acontecimento, pelo que julgo, mt sinceramente, q até por esse próprio facto, teria sido melhor ignorar uma declaração do Levezinho que não tem rigorosamente nada de controvérsia. Tu não achaste assim e, claro, estás no direito de o manifestar. Por fim, julgo que caíste (ai sim) num equivoco qd afirmaste que ele escolheu voltar ao assunto. Comprovadamente, não foi isso que aconteceu.

    Outra coisa, podes comparar o esforço do Liedson e do Grimi, mas por favor não o faças relativamente à qualidade de ambos… e ao que cada um deles aporta de positivo ao SCP!

    Abraço

    ResponderEliminar
  40. A propósito de "Liedson", ...está "lá tudo" na coluna de opinião de hoje do Daniel Oliveira (Record 05/02/2010, última página)

    ResponderEliminar
  41. Caro NunoC
    quando diz:
    "Principalmente falo de Veloso, falo de Carriço, falo de Moutinho..."
    solto uma gargalhada que até o meu vizimho do lado deve ter ouvido...

    ResponderEliminar
  42. NunoC,

    Se tivesses os olhos realmente abertos, terias chegado à conclusão que o "nós" que empreguei se referia a mim e ao Virgílio, por termos sido os editores deste blog a defenderem o Liedson.
    Nunca falo por todos, nem me considero o supra-sumo do conhecimento. Aliás, não costumo desprezar a opinião dos outros apenas porque não concordo com ela. Algo que deverias passar a fazer.

    Quanto ao acabar de boquinhas, que faças o mesmo. A do Rui Silva e Obikwelu, além de despropositada é parva. Se eu gostasse de jogadores porque correm muito, seria um fã do Djaló.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)