Ecos de Liverpool
É muito fácil criticar Carvalhal, é até cada vez mais popular. Mas, com o histórico de resultados com que se chegou ao jogo de ontem, compreendo que ele privilegiasse a consistência do meio-campo. Essa consistência acabou por falhar não porque o princípio estivesse errado, mas porque o colectivo deixou de o aplicar. Este não é ainda o futebol que desejo, mas creio que seja o possível. E, convenhamos, não foi por jogar como ontem que estamos como estamos.
Aceito a discussão se, nesta fase da sua carreira, Patrício seja o guarda-redes indicado para ser titular. Se todas as camisolas verde-e-brancas pesam muito, a do guarda-redes mais ainda. Mas apontar-lhe uma falha no lance do 2º golo é no mínimo um acto de má vontade. No Público chega-se a escrever esta pérola: “mais uma demonstração de como se pode marcar golos ao Sporting. Canto de Baines, Cahill salta com Patrício em falta e a bola embate em Distin, que faz o 2-0.” Ou seja para marcar golos ao Sporting “basta” fazer falta…
Dia mau para explicar porquê que o futebol do Sporting perde dimensão colectiva com as decisões do Liedson e com isso muitas jogadas de ataque. Perdas de bola no contacto ia em 7 quando deixei de contar. Passes de tabela nem um, apesar de solicitado por Yanick, Matias e Saleiro, mais do que uma vez. Sem ver isto, que quem gravou o jogo poderá confirmar, fica sempre a ideia que o problema é dos outros e nunca dele, porque no final o homem cava sozinho o golo. Como já tinha feito com o slb. E se ele continuasse a fazer o mesmo, jogando também com a equipa, não ganharíamos todos? E na selecção queixar-se-á de jogar sozinho? Jogará mais com o resto da equipa?
Não posso deixar de manifestar o meu apreço por Carvalhal, pela forma quase estóica como tem remado contra a(s) corrente(s). Enquanto o presidente (não merece a maiúscula…) acha que não deve explicações aos sócios que o elegeram ("Estou mais preocupado com aquilo que as pessoas que trabalham no Sporting dizem" a propósito das criticas de Dias Ferreira a mais um serie de declarações infelizes), Carvalhal apela a um “estádio tranquilo”, com “ambiente positivo”. É o mínimo que podemos proporcionar. O resultado de ontem permite-nos pensar no apuramento. Mas nada indica que ele seja fácil de conseguir.
Mais uma derrota, mas esta com máscara de carnaval, o que permite sonhar. Oxalá que tudo corra bem ao SCP no próximo jogo. Quanto a Carvalhal, não me convence como técnico para o grande SCP.
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminartambém não me tenho cansado de elogiar a atitude positiva de CC, contrastante com o que à volta dele se vive. Mas ele queixa-se disso (vide declarações de ontem) e é natural que a qualidade das suas decisões - e da sua equipa técnica - se ressinta. No futebol não se pode estar a medo, não se pode ter medo da própria sombra.
Já reparou que, desde que o Sporting escancarou as portas do "mercado", que não há um dia em que não saia notícia sobre entradas e saídas (MI7, JM28, MV24, HP23, AP4, PM2, MC12, todos eles "entram e saem" regularmente do plantel)? Não disse que seria necessário ter estômago para isso? Há estabilidade no clube desde que se "mudou de paradigma"?
Estou profundamente desanimado com isto tudo. O que nasce torto... e a próxima temporada já está torta. Quem a vai preparar? Quem a vai projectar? Por quem serão geridas as promoções, dispensas, colocações? Qual o modelo? O que fazer do protocolo com o Real Massamá?
Como dizia há dias, JEB de facto esforça-se para que tenhamos saudades de MRT-Barbosa-PB e está a dar corpo à ideia de "ou eles ou o caos". Desde que saíram, tem sido o caos.
PLF:
ResponderEliminarCompreendo CC neste sentido: ele sabe que vai sair, pelo que lhe restam 2 alternativas: sair de imediato, mando JEB às urtigas, correndo o risco de acabar com a própria carreira, ou aguentar acreditando no seu trabalho, já não pela via da classificação mas mais pelas exibições. Este mês dramático terminará e aí haverá outro tempo para preparar jogos. Afinal ele tem pouco a perder, o pior já perdeu a partir do momento em que aceitou a empreitada.
Há dias eu dizia que ou muito me enganava ou a próxima época já estava a começar a ser perdida. E os sinais estão todos aí.
Já tínhamos falado aqui sobre o protocolo com o Massamá. Como não acompanho de perto, recorro ao BancadaNova para me informar. E o que vi no último post só serviu para confirmar os meus piores receios...
Não vou tirar todo o mérito que o Liedson tem.
ResponderEliminarAgora temos de ver a sua utilidade em função do tipo de jogo que temos.
O Liedson é um rato de area precisa de ser servido, precisa que a equipa esteja mais subida para aproveitar erros dos adversários e deste modo ele consegue ser bom e por vezes muito bom.
Agora receber de costas para a baliza tabelar com colegas ou permitir um jogo apoiado, nem pensar o Postiga é de longe bem melhor.
Cabe aos treinadores potencializarem as caracteristicas individuais em prol do colectivo.
Já agora desde que recebeu 2 milhões (400 mil contos) como prémio de assinatura para jogar mais dois anos está na maior. Com dois milhões no bolso numa estrutura de falta de exigência é o que se vê.
Caricato o refilar com Abel depois de um excelente remate do mesmo. Algo não está bem no Sporting.
Sempre gostei de ver Veloso marcar penalties. Esta oportunidade só era possivel nos desempates das Taças.
Cada vez que me lembro dos vários penalties que foram falhados, até o Polga era o marcador oficial. Mais importante que a equipa para o anterior ténico era a sua liderança de sargento
Saudações Leoninas
CARTA ABERTA A BETTENCOURT
ResponderEliminar[...]Mas isto sou eu a escrever o que me vai na alma senhor presidente, continuo a ir aos estádios ver o meu clube a ser humilhado e a sentir a humilhação jornada atrás de jornada.
http://estesportingfornever.blogspot.com/
Excelente post, LdA. Eloquente como sempre e tocando na ferida. Acho que Carvalhal e o menos culpado de todos e, apesar de ser um treinador mediano, ganha aos pontos em materia de concepcao futebolistica para o Sporting.
ResponderEliminarQuanto ao negocio Izmailov, estou dividido. Se fossem 8 milhoes, dizia para vender ja. Assim...
SL e abraco
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDepois de um comentário longo que foi perdido por causa do browser, um mais sintético:
ResponderEliminar- O que o Público escreve é uma estupidez e uma demonstração de má-vontade;
- O meu receio em relação à próxima época prende-se com quem a irá preparar e as provas dadas da sua idiotice. Sim porque se há coisa que está provada, é que JEB é um idiota;
- Ficaria menos preocupado se soubesse que a próxima época já está a ser preparada pelo novo técnico e ainda mais, se soubesse quem era;
- Declarações de JEB: li ontem que o problema era ter ido passar férias com a mulher após 25 anos e que se tivesse ido com outra, já não se falava nisso. Além da estupidez e idiotice com que nos brinda sistematicamente, demonstra que quando finalmente realizou o seu sonho de criança, não abdicou de tirar férias. Teria mais lógica que o fizesse agora não?
- O próximo técnico que dispense o Grimi. Já agora que diga que quem deu o aval para a sua contratação, deveria ressarcir o Clube.
Este Sporting Fornever:
ResponderEliminarTambém eu tive que publicitar o meu blogue quando o criei e não ponho nenhum problema em que os outros o façam. Deixar o link para o blogue faz parte das regras do jogo e não repugna nada que o façam aqui, pois cabe a cada leitor decidir qual dos blogues que quer ler. Mas já me parece uma falta de respeito, cada vez mais frequente, ignorar os temas em debate, deixando apenas "publicidade". Se este comportamento não for revisto, terei eu que rever o meu.
SL
Francisco:
ResponderEliminarNão se trata de retirar o mérito ao Liedson. Isso seria uma estupidez. Mas é muito mais fácil contabilizar estes lances do que a quantidade de jogo que se perde. É que os golos, as expulsões e os penalty´s que a sua acção provoca ficam para a contabilidade, e muito justamente. Mas as vezes que a construção das jogadas se perdem acaba muitas vezes por ser tributado ao colectivo. E eu não "peço" a Liedson que deixe de fazer o que faz bem, mas que corrija o que não é tão bem conseguido e que acaba por ser pernicioso para o jogo colectivo. Sendo um dos nossos melhores valores ganharíamos todos com isso. Ele incluído.
Petinga:
ResponderEliminarObrigado. Vindo desse lado é mesmo um elogio! :)
Sobre o CC era para ter escrito "quando daqui a meses se souber toda(s) a(s) verdade(s) sobre o que foi a sua passagem por Alvalade perceber-se-á que estava condenado ao insucesso." Ficará para melhor oportunidade, uma vez que queria focar-me sobre o sucedido ontem.
Sobre o Izmailov, não está em causa o valor do jogador, antes sim a oportunidade do negócio. Obviamente que para assegurar o 4º lugar o Izmailov não deveria ser assim tão necessário. No entanto...
Mas a verdadeira questão é a fragilidade do Sporting perante o mercado. E aí ele é mesmo implacável ante as nossas fragilidades. A época está a ser o que se sabe, a direcção é um homem só que não prima pela assertividade ou pelo equilibrio emocional. Daí que não seja estranho ouvir os responsáveis do Lokomotiv dizer que não dão mais, porque sabem quanto custou o jogador. Deixam implícito que este não se valorizou, o que não é fácil de desmentir, colocando-se em simultâneo numa posição de força perante quem vende.
Eu só me pergunto: se era pelo mesmo valor porque não se vendeu há 15 dias, quando podíamos substitui-lo, mesmo que apenas por algum dos jogadores que rodam no Massamá?
SL
"Depois de um comentário longo que foi perdido por causa do browser, um mais sintético:" JVL, a quantidade de vezes que já me aconteceu isso...
ResponderEliminarEste é um post rico de debate, é a imagem de que os problemas no Sporting são transversais e este facto torna demasiado fácil apontar o dedo e verificar erros.
Ontem quando perguntavas quantos Sporting's há a resposta que me andava pela cabeça era, "Tantos quantos os jogadores do plantel, os elementos da equipa técnica, e da eventual direcção."
Temos um presidente sozinho, um treinador sozinho e intimidado, um plantel sozinho, intimidado e deprimido.
Quando se adivinhava a saida de PB ou já depois da sua saida não me recordo, disse na brincadeira que o melhor era contratar Jaime Pacheco, agora digo-o a sério, Jaime Pacheco durante uns meses ia ser um regalo... ainda chegavamos a terceiro lugar e à meia final da Taça Europa.
Tudo continua a confluir numa desresponsabilização geral, isto perante permanentes assumir de responsabilidades perfeitamente ocos.
Os dramas actuais com Liedson e Patricio são mais uma demonstração disso mesmo, quer um quer outro são jogadores que aprecio bastante e que têm qualidades inquestionaveis, mas tal como o comum dos mortais erram, pior como qualquer goleador ou guarda-redes de nomeada pode confirmar todos passam por periodos de menor forma.
Aquilo que não entendo é porque é que Patricio não passou dois ou três jogos no banco após o jogo com o fcp, não com o objectivo de o queimar mas de o responsabilizar e demonstrar que ele não está sozinho no mundo e que os lugares se conquistam não são oferecidos.
Quando o problema mais grave do Sporting é a finalização (temos um número de golos marcados ridiculo), porque não abdicar da qualidade de Liedson que neste momento é mais um problema do que uma solução. De novo não para o queimar mas para o utilizar como elemento do grupo que como outro qualquer sobe ou desce a titular conforme o momento de forma ou a rentabilidade da equipa.
No final teve de ser Liedson a pedir para sair da equipa para se todos procuravam uma solução.
LMGM,
ResponderEliminarO Ricardo não será certamente um ídolo para nós e andou sempre com muitos altos e baixos em termos exibicionais mas o certo é que ele arrancou para uma campanha melhor depois de o Peseiro o colocar a descansar e deixar o Nelson a tomar conta da baliza.
O Liedson também teve uns tempos de fora por castigo e quando regressou veio com mais discernimento e mais jogador de equipa.
O Tonel também perdeu a titularidade para o Carriço e quando voltou acrescentou algo que o Polga não dava há muito tempo na defesa.
No fundo, o que referes é uma opção técnica que não deixa de ser usual noutros clubes e já o foi no Sporting. Simplesmente, no estado a que isto chegou, se calhar não estávamos preparados para tal.
Eu sempre disse que enquanto pratiquei desporto federado, aprendi muito quanto à minha equipa e quanto ao desporto. Os jogadores devem ter essa noção em vez de se sentirem como sendo "mais um".
Moutinho apesar de ser dos mais esforçados e "empenhados", há muito que devia dar o seu lugar a outros e passar algum tempo no banco. Talvez para se lembrar de outros tempos...
Que tal fazerem um post a pedirem um apoio á equipa na quinta feira. Está na hora de nos juntarmos todos e respondermos ao apelo feito pelo CC a um estádio tranquilo e a um ambiente positivo.È que vai ser preciso apoiar pois acredito que um apoio fabuloso possamos passar o everton.E que tal unir as claques.
ResponderEliminarRenato:
ResponderEliminar"Carvalhal apela a um “estádio tranquilo”, com “ambiente positivo”. É o mínimo que podemos proporcionar."
Hugo Malcato, exactamente, parece que o Sporting está cheio de "imprescindíveis".
ResponderEliminarainda a propósito do que disse o JEB que não há cultura vencedora, só se for no futebol senior. Porque no atletismo e no Hóquei em Patins que não querem reconhecer há atitude vencedora e os últimos anos deram muitos títulos jovens ao Sporting que há 20 anos não molhava a sopa. Isto não se diz. Só se olha para o umbigo do Futebol senior
ResponderEliminarPedro, JEB não estava a falar do Sporting estava a falar da empresa de catering da tribuna presidencial, não se vê ali nem rissois de veado, ou folhados de queijo da serra o alimento dos vencedores. Não têm tiques percebes.
ResponderEliminarConcordo a 200% com o que o LMGM disse relativamente ao Patricio. Que também admiro. Acho que lhe fazia bem ter passado pelo banco numa fase menos boa até para aliviar a brutal pressão que paira sobre ele. Era bom poupar o jogador numa altura tão critica, além de lhe passar também uma mensagem que tem de crescer mais. Para os que não se lembram disso, porque foi há muitos anos, Luis Figo foi colocado no banco por Bobby Robson numa fase assim, entrando Capucho para a equipa no seu lugar. Numa fase em que alias Figo era bastante assobiado e para muitos (e ouvi-o bastantes vezes na bancada) era uma fraude e devia era ser despachado! Às vezes parece que nada muda no Sporting, só o tempo passa!
ResponderEliminarLdA, até que enfim que encontro alguém com a mesma opinião que eu, gente que só vem publicitar o seu blogue e nem se dá ao trabalho de fazer um mini comentário ao que se escreveu...tiram-me do sério. Quanto ao que tu dizes de colocar o link nem isso é preciso já que basta carregar no nick para ir ter ao sítio que eles publicitam. Comigo um link no final...tem o efeito contrário...não visito esses blogues.
ResponderEliminarAgora uma coisa que também não tem nada a ver com o post mas que não resisto a "dizer"...cada vez que vejo o Varela marcar um golo pelo Porto dá-me uma raiva...já chamei tudo a quem disse que ele não era jogador que interessasse ao Sporting...deve ser por marcar golos.
epá desculpem lá... mas não vos percebo... o cc muda de esquema táctico como quem muda de camisa(com os resultados que se tem visto!!), insiste no P.Mendes quando até um cego vê que o pobre coitado ainda não tem os indíces fisicos necessários, deu o aval técnico para a compra do Pongolle, sabendo que nas unicas épocas que ele rendeu alguma coisa foi como segundo avançado, e depois espeta com ele nas alas!!!
ResponderEliminarSe fosse o PB a ir jogar a everton em 4-5-1 com duplo pivot defensivo,
era o "fim do mundo em cuecas", e ao CC passamos-lhe a mão na cabeça porque "coitadinho não sabe mais" mas até é esforçado...
Isto tem de ser igual para todos!!!
SL
Gods,
ResponderEliminar1- Ninguem te disse (nem a ti nem a ninguem) que o Carvalhal avalizou a compra do Pongolle. Alias, acho que ficou claro para todos que o Carvalhal queria mesmo era o Joao Pereira. Nao passa pela cabeca de ninguem dar 6,5 milhoes por um gajo sem creditos firmados.
2- O Pedro Mendes foi so um dos melhores se nao o melhor em campo contra o Everton. Os comentadores da BBC, que passaram o jogo todo a dizer que o Sporting era uma merda e nao jogava nada, disseram o mesmo.
3- o Carlos Carvalhal apanhou-se numa das situacoes mais complicadas que podes apresentar a um treinador de futebol, sem (infelizmente para ele e para nos) ter as ferramentas necessarias para a resolver como deve ser. E portanto faz o melhor que pode. A culpa e tanto dele como da merda que tem que aturar em seu redor (i.e. JEBalhadas de meia-noite) e da falta de lideranca gritante deste clube.
4- O Paulo Bento teve 4 ANOS no Sporting e preciso de recuar ate 2006 para me lembrar de ver o Sporting jogar com a bola no chao em posse como o faz agora. Chega como argumento para a tolerancia ter chegado ao nivel zero????
SL
desculpa lá petinga... mas os comentadores da BBC não devem ter visto omesmo jogo que eu!!! em relação ao pongolle, voltamos a bater no mesmo... Eu sou o primeiro a concordar que o JEB tem deixado muito a desejar, mas essa estória de tudo o que acontace mal ser sempre culpa do JEB e aos outros se passar a mão por cima tem muito que se lhe diga...em relação ao CC, é nas adversidades que se provam as competênçias e ele a unica coisa que conseguiu provar é que não é treinador para o S.C.P.!!!
ResponderEliminarGods:
ResponderEliminarO teu critério de avaliação dever-te-ia dizer o mesmo em relação a JEB: sótem conseguido provar que não é presidente para o Sporting.
É que, ao contrário do treinador, não está cá há 3 meses, não tem a equipa que escolheu, e era "nas adversidades que se provam as competências"...
Mas prefiro não ir por aí, embora eu ache que o trabalho do treinador depende em grande parte de uma retaguarda, que no Sporting não existe ou não se vê.
É bom que percebas, e isso está bem claro no que escrevi, que a comparação entre as palavras do treinador e do presidente nada têm a ver com o jogo em si, pelo que não percebo onde queres chegar onde queres chegar.
Uma coisa me parece evidente: JEB em vez de se preocupar em unir à sua volta só parece querer estilhaçar. É uma pena que tenha que ser alguém com 3 meses de Sporting a vir apelar a um estádio tranquilo e a um bom ambiente para um jogo tão importante, enquanto se vê o presidente meio perdido nas seus labirintos.
Gods,
ResponderEliminarSe deve ser igual para todos, não é de estranhar que o CC esteja ainda na fase de "vamos dar tempo". É que o PB teve apenas!!! 4 anos dessa fase.