sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Não caíu do céu

A vitória de ontem foi mais do que merecida e era há muito necessária a um clube onde tudo correu mal desde o inicio. Dizia ontem, no lançamento do jogo, que “é difícil de recordar um jogo que tenha sido ganho de forma categórica do princípio ao fim, independentemente da valia do adversário.”. Pois desde ontem que isso é possível.

Esta vitória justa premiou uma competência que tem andado arredada dos nossos jogos. Não caíu do céu, antes deu muito trabalho a obter. E como é trabalhoso ser competente. E é também um sério aviso a todos aqueles que preconizam o “reviralho” do nosso plantel. Ontem foi apenas uma amostra do que ele é capaz e da qualidade dos seus valores individuais. Imaginem o que seria possível conseguir uma vez estabilizada emocionalmente, e com níveis de confiança “normais”. Foi sem dúvida a vitória da qualidade sobre a dúvida e um prémio para a convicção dos nossos amigos PLF e Kovacevic.

Se alguém mereceu a vitória de ontem foi Carvalhal e o grupo de trabalho que lidera. Apresentado num vão de escada, elogiado na vitória e descartado nos primeiros contratempos, CC tem o perfil humano á altura da grandeza do Sporting. Quem duvida disso que reveja as suas palavras ontem depois do jogo. Se tem a necessária competência técnica para o cargo? Não tenho distanciamento suficiente para responder. O que sei é que CC chegou por acaso ao Sporting – a rábula Villas Boas – mas seria uma pena que saísse de igual modo. Lembro-me da ligeireza com que se despediam os treinadores nos anos 80, nomes consagrados antes ou depois de aqui chegarem. Se não queremos voltar a esses tempos, é bom que não tomemos decisões idênticas. Os adeptos reagem por instinto e paixão. A quem cabe dirigir convém ver além das nuvens dos desgostos e das derrotas.

25 comentários:

  1. 1ªs palavras de Costinha: Sporting vai mudar, a partir de agora 1ª palavra ganhar, sou sportinguistas doente.vamos ganhar ao Porto

    ResponderEliminar
  2. Ganhámos!!!

    Jogámos bem!

    Os 17 mil e poucos que lá estivemos, estão de parabéns!

    Estamos SEMPRE CONTIGO!!!

    Pessoalmente, nem senti os quase 500 km que fiz...

    E agora no Vicente Calderón???

    Não será possível organizar um comboio " verde e branco " no dia 11 de Março, para todos marcármos presença no apoio ao GRANDE SPORTING???

    SPORTING SEMPRE e para SEMPRE!!!

    SÓCIO 61317

    ResponderEliminar
  3. Ser Sportinguista não é fundamental, mas ajuda muito...

    ResponderEliminar
  4. Não gostei muito do casaco que o Costinha tinha ontem vestido. Parecia um casaco de flanela com um contraste pouco agradável entre quadrados (grandes demais) pretos e cinzentos.

    E o colete não lhe fica particularmente bem debaixo do fato, sei que é o look dele mas a verdade é que não lhe assenta bem.

    Começa mal....

    ResponderEliminar
  5. Fogo!
    Até a roupa que um gajo escolhe serve para dizer mal...

    ResponderEliminar
  6. Bravo Leão do Norte (e agora vizinho...),

    Subscrevo na íntegra as tuas palavras. Também eu espero que saibamos estar à altura da instituição e que não façamos Carvalhal sair pela porta por onde entrou.

    ResponderEliminar
  7. Merecido o destaque a Carvalhal, tantas vezes ridicularizado pelo que sem verificado e por ter tomado o comando de uma nau que não era a sua.

    Pode parecer uma desculpa esfarrapada mas não é: Um ciclo com jogos de 3 em 3 dias, complica o trabalho de um treinador que pega num grupo partido e tenta incutir outro tipo de estratégia.

    Não penso que seja treinador para o Sporting e como qualquer adepto de bancada, questionarei sempre determinadas opções, mas o certo é que ontem vimos um Sporting que não víamos há algum tempo. Como o PLF diz no seu espaço, não foi algo de "fantástico", simplesmente mais próximo do que achamos que deve ser o Sporting.

    O volume do resultado, em parte resulta da estrelinha...

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade estou consigo ...
    Fiquei bastante feliz com a vitória de ontem (como é evidente) mas não consigo sobrepô-la ao verdadeiro momento de alegria que o dia de ontem trouxe: ver o Costinha confirmado como Director Desportivo.
    Isto sim é importante para o Clube, assim ele lá esteja muitos e bons anos. Não estou sinceramente a ver o Costinha não ganhar, não é concebível. Ele é ganhador por natureza e esse espirito alargar-se-à ao grupo, aos técnicos e a todos com quem ele privar diariamente.
    É um descanso e um motivo de orgulho ver um sportinguista vencedor, sério, íntegro e despido de qualquer milímetro de vaidade ser agora uma das lideranças do nosso futebol.
    Desde ontem, o "Sá Pinto" fica completamente esquecido. E digo isto sendo o Sá Pinto para mim uma pura referência sportinguista.

    E a largura do Costinha oferece descanso até sobre a questão Carlos Carvalhal / futuro Treinador, porque irá de certeza influenciar positivamente o Bettencourt na decisão final. Seja ela qual for.
    Acredito que o JE Bettencourt falou verdade quando disse há 1 mês e meio que a questão sobre o futuro do comando técnico da equipa nunca seria abordada sem primeiro vir o director Desportivo, porque uma depende da outra. Arrisco dizer que falava verdade, até porque não me custa imaginar que o Presidente do Sporting é desde há 4 ou 5 meses um poço de dúvidas, e terá certezas sobre muito pouca coisa.
    O Costinha ajuda-lo-á a dissipar muitas dúvidas estou certo.

    "Se tem a necessária competência técnica para o cargo? Não tenho distanciamento suficiente para responder. O que sei é que CC chegou por acaso ao Sporting – a rábula Villas Boas – mas seria uma pena que saísse de igual modo."

    Não tem o distanciamento, mas.
    Eu troco o "distanciamento" por "capacidade para avaliar" e faço minhas as suas palavras. O máximo que posso dizer é o que sinto pelo Carlos Carvalhal e, sobre a matéria o percurso e conduta dele desde que chegou ao Sporting obrigam-me a gostar do homem e a respeitá-lo imensamente. Já as valias técnicas do que faz, não faço a mais pálida ideia ... e confesso que desde que leio o PLF sinto-me tentado a deixar-me influenciar por quaisquer apreciações técnicas que ele faça, sobre jogadores ou treinadores.
    Mas essas palavras são importantes pela parte final LA: é dever e obrigação do Sporting não deixar o Carvalhal sair por nenhuma porta pequena. Os serviços que nesta pobre fase do Clube tem prestado são valiosíssimos, a todos os níveis, sobretudo: no exemplo que dá sobre a forma como o Sporting CP e os seus adeptos deve e devem ser tratados e sentidos. E nisto o Carvalhal dá 10 a 0 a muitos sportinguistas de berço que por lá andam.

    ResponderEliminar
  9. Hugo Malcato, e esse ridículo com que é tratado por muitos só o engrandece, porque até agora ainda não o fez perder a compostura.
    Isso tem um nome: humildade. Atributo raro e precioso, seja no que for.

    ResponderEliminar
  10. Costinha agrada-me para o cargo de Director do Futebol por vários motivos: é público o seu Sportinguismo, é reconhecida a sua capacidade de liderança e é um indivíduo que conhece o futebol português, espanhol, francês, italiano e russo. Tem um passado de vencedor enquanto jogador e é uma pessoa respeitada no futebol, que é ponderada e racional, pelo que pode liderar um balneário de um Clube desta grandeza.

    Lembro-me de uma entrevista em que Costinha disse que quando saiu de França tinha proposta do Sporting mas que aceitou o que o Porto lhe oferecia pois era a sua prioridade. As razões para tal prendiam-se com o facto de, em sua opinião, o Sporting não ter uma organização vencedora que lhe permitisse lutar por títulos de forma continuada, ao contrário do Porto. E, segundo ele, como pretendia ganhar sempre, escolheu ir para a equipa que melhores possibilidades lhe dava para que isso acontecesse. É legítimo que alguns vejam isto como uma espécie de "falso Sportinguismo" mas também é legítimo que outros, como eu, o interpretem como uma escolha feita com racionalidade e com um objectivo em mente: ganhar mais. E a racionalidade é importante para ser Director Geral do Sporting (o seu antecessor que o diga...).

    Quanto à sua mentalidade, é aquela que eu gostaria de ver no plantel do Sporting: mentalidade competitiva, reconhecimento da importância de um colectivo e de um balneário forte, coeso e blindado. A questão será perceber se Costinha o consegue implementar num balneário tão fraco a nível de mentalidade competitiva de alta competição ou se acaba por ser engolido pela envolvente... É aqui que reside actualmente a actual incógnita (que existiria para quase todos os nomes possíveis e não apenas para Costinha...)

    Finalmente, e eu não o consigo dissociar, Costinha trabalhou com André Villas Boas no Porto. Não sei se esta sua chegada poderá indicar mais alguma coisa. Em todo o caso, mesmo esta minha vertente especulatória me agrada.



    Quanto ao jogo de ontem, foi uma grande vitória, inteiramente merecida, naquela que foi para mim a melhor exibição da época. A qualidade na posse de bola foi semelhante os jogos em casa contra Fiorentina e Nacional mas sem bola fomos muitos superiores aos outros jogos, sem falhas de concentração e com uma mentalidade muito agressiva para a recuperar rapidamente! Parabéns a todo o grupo de trabalho e, particularmente, a Carlos Carvalhal que foi um competente estratega da vitória de ontem.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  11. Caríssimos:

    Estou em completa sintonia relativamente a CC. E não o digo somente agora - que seria bem mais fácil após um gde resultado e uma boa exibição -, já o venho afirmando há mais tempo. Mesmo quando as coisas correm mal, nota-se, na equipa de Carlos Carvalhal, q tenta jogar um futebol que faça sentido e não o chutão para a frente, típico de PB.

    A sorte tb não lhe tem sorrido e mesmo ontem apenas chegou na 2.ª parte. Na primeira, já Moutinho tinha estoirado contra o travessão...
    Relativamente ao seu comportamento e postura humana, apenas uma palavra: irrepreensível. JEB bem q podia aprender alguma coisa a observá-lo.

    Parabéns pois, Carlos Carvalhal! Tb já merecia uma vitória assim.

    Costinha é um nome que dá esperança. Boa escolha do presidente. Com esta decisão, recupera do saldo amplamente negativo... Espero que sim, que Costinha seja uma boa e importante influencia em JEB, q bem precisa de ser melhor aconselhado.


    SL!

    ResponderEliminar
  12. Começo pelo Carvalhal: tem defendido o SCP de um modo que muitos dos "notáveis" o deveriam fazer.
    Não é treinador para o SCP? Possivelmente mas como diz o MHumberto,
    "é dever e obrigação do Sporting não deixar o Carvalhal sair por nenhuma porta pequena. Os serviços que nesta pobre fase do Clube tem prestado são valiosíssimos, a todos os níveis, sobretudo: no exemplo que dá sobre a forma como o Sporting CP e os seus adeptos deve e devem ser tratados e sentidos."

    E basta lerem as palavras de Carvalhal que estão n'O Jogo.

    Frederico,

    O ACF está apenas a ser irónico, julgo. Tendo em conta o que ontem se criticou mal se soube que era o Costinha, só faltou mesmo criticar o que ele veste.

    ResponderEliminar
  13. Tal como o paulo bento, o que admiram num treinador não é a competência técnica, mas o carácter da pessoa.
    Assim realmente é difícil ser campeão.
    Se o carvalhal realmente fosse bom não tinha 11 despedimentos no currículo, e a maioria dizia que ele era bom.
    Como não é bom, dizem que também não sabem se é mau.
    Mas para mim, já dissipei as dúvidas, quando se leva 5 no dragão e se diz que está orgulhoso, é idêntico a um treinador de uma equipa da 2ª B, que vai ao dragão e leva 5.
    E o que dizer de um treinador que joga com dois trincos em 4-5-1? Onde está o futebol bonito, de ataque?
    Um treinador que pede um ambiente calmo, só pode por a nú as suas fragilidades mentais.
    Alguma vez um mourinho diria estas coisas?
    Mas esse não é bom, só tem capacidades técnicas, não tem capacidades humanas...

    ResponderEliminar
  14. Leão de Alvalade,

    obrigado pelo link. Não creio que a vitória de ontem seja um prémio para a nossa convicção, foi apenas um jogo que finalmente correu melhor contra uma equipa super-acessível.

    Nesta sequência de 7 jogos sem ganhar, o Sporting jogou com 3 equipas inferiores (Olhanense, Paços de Ferreira, dois campos muito difíceis e Académica, uma equipa bem orientada) e e 3 superiores ao Everton (SCBraga, FCPorto e Benfica, dois dos quais fora e o outro com 10 a partir dos 5min).

    E foi também por isso que critiquei a falta de arrojo do CC na estratégia que idealizou para o jogo de Liverpool: com jogadores com a capacidade técnica que o Sporting tem, quando se joga contra equipas que deixam espaço, o Sporting torna-se difícil de bater. E por isso o nosso score é tão favorável com ingleses e holandeses.

    É bom ver o sorriso de volta à cara dos sportinguistas. E ontem, em Alvalade, foi particularmente bom ver como a linha defensiva tentou aproximar-se ao máximo dos médios e que procurava jogar num bloco defensivo em zona intermédia. Tudo isto é trabalho do CC que - continua a dever dizer-se - teve muito pouco tempo para implementar as suas ideias. E, volto ainda a repetir, há muitas opções com as quais não concordo e acho que o Sporting poderia tirar ainda muito mais rendimento utilizando outros jogadores.

    Mas este futebol é muito mais consentâneo com o que queremos ver praticado. Mesmo que a equipa possa perder-se às vezes.

    Hoje acusaram-me de estar desanimado e desiludido com a vitória do Sporting... futebol joga-se com os pés (sobretudo com a cabeça...), mas os adeptos escusavam de procurar compreendê-lo com os pés também...

    ResponderEliminar
  15. YaZalde,

    Apesar de achar que todos partilham comigo desta convicção, fica a minha ressalva à tua frase: o que admiram num treinador não é a competência técnica, mas TAMBÉM o carácter da pessoa. Quanto ao ambiente calmo que ele pediu, se não estou em erro, tinha em vista os jogadores e não ele.

    PLF,

    O Everton não é uma equipa tão fraca assim para ser catalogada de super-acessível.

    ResponderEliminar
  16. ontem foi bonito de ver o nosso a dar uma alegria a todos os sportinguistas.embora este presidente tenha cometido muitos erros acho que devemos dar a oportunidade de mostrar que merece a confianca dos sportinguistas.sempre fui admirador de costinha enquanto jogador e profissional sempre soube ele que era sportinguista coisa que nunca escondeu e mesmo no porto sempre assumiu o seu sportinguismo so nao foi nosso jogador porque quando luis duque falou com ele ja foi tarde.gostei da escolha de costinha para director de futebol mas ele sozinho nao vai resolver tudo e necessario que haja uma estrutura forte

    ResponderEliminar
  17. É com esta garra que o Sporting será cada vez maior, desejo tudo de bom para o Costinha com que tenha os mesmos sucesso a dirigente como teve enquanto jogador.

    ResponderEliminar
  18. OFICIAL - IZMAILOV FICA

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Já há algum tempo que nao lia um comentário num blog do sporting que fosse tão pertinente, coerente e assertivo... Revejo-me e concordo plenamente com o que aqui foi escrito pelo MSS.

    Excelente análise!!

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  20. Yazalde:
    A tua observação não me parece justa, pelo relativamente ao post onde ele está inserido.

    "CC tem o perfil humano á altura da grandeza do Sporting(...) Se tem a necessária competência técnica para o cargo? Não tenho distanciamento suficiente para responder."

    Justamente para não incorrer nesse erro que escrevi o que escrevi.

    Os despedimentos nas equipas que foram valem o que valem e até Mourinho foi corrido do Chelsea onde não falhou por falta de meios seguramente. CC tem no CV algo que dificilmente veremos igualado, que é a sua passagem pelo Leixões.

    Estou longe de concordar com todas as opções de Carvalhal e disso tenho dado eco aqui. Agora também tento perceber as circunstâncias em que são tomadas e, por exemplo, a postura de Liverpool acabou por ser crucial para o desfecho da eliminatória. Se gostei de ver o SCP jogar assim? Não, mas duvido que, tendo em conta a fragilidade psicológica da equipa fosse possível jogar de forma mais ousada. É que no Porto e na Taça da Liga os golos cedo fizeram ruir toda e qualquer estratégia que tenha sido montada.

    ResponderEliminar
  21. MMS,
    Melhor descrição para os atributos do Costinha é difícil ... está aí tudo: um vencedor.
    Recordo quando em 1997 fizemos o nosso primeiríssimo jogo de sempre na - na altura - renovada e nova Liga dos Campeões, da expressão dele quando saiu de campo substituído nesse jogo: completo desolo, por ter sido - ele e o Mónaco - completamente vulgarizados pelo Sporting nessa noite.
    Estava ainda 2-0 o resultado, o Pedro Barbosa e o Leandro ainda não tinham metido a cereja no topo do bolo (o cruzamento do Pedro Barbosa para esse golo do Leandro é algo que vá lá saber-se porquê habitará a minha memória para sempre, a elegância do gesto, uma coisa soberba, aconselho vivamente quem não viu a procurar por imagens desse golo, elas existem). Mas dizia ... na chegada a Lisboa e já em Alvalade (sendo que o Costinha era um perfeito desconhecido porque havia saído da Divisão de Honra directamente para o Mónaco) quando a falar para as câmeras deixou logo claro que era um jogo especial porque o Sporting era o seu Clube. O Sporting nessa noite vestiu-se de gala, ofereceu-se a si próprio uma noite europeia memorável e o Costinha quando saiu do campo parecia que lhe tinha morrido o Pai (perdão pela estúpida metáfora).
    E isso diz muito, sobre a forma como ele encara a competição e o futebol.

    JVL,
    " O treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, admitiu que o triunfo frente ao Everton é moralizador e congratulou-se com o facto dos «leões» estarem entre as 16 melhores equipas da Liga Europa.
    «Esta foi uma vitória moralizadora e estamos entre as 16 melhores equipas desta competição. Vamos defrontar o Atlético de Madrid e isso é prestigiante para nós. Não é por determinados resultados que o Sporting deixa de ser uma grande Clube, um dos maiores da Europa, ou pode perder a auto-estima. O Sporting é um Clube grande e é um Clube diferente» afirmou o técnico leonino. "

    Isto não são lugares comuns. Isto são noções que muitos de nós ouvíamos diariamente sobre o Sporting e que entranham-se. E hoje, e nos últimos 10 ou 15 anos, muito poucas vezes ouvimos o Sporting falar de si próprio. Nos últimos 4 meses, quem o tem feito é alguém que certamente não nasceu sportinguista ... dá que pensar.

    Já agora e desculpem o off-topic. Outra imortal memória - de entre tantas que o Sporting me oferece - nessa quarta-feira de 1997:
    O primeiro golo de sempre do Sporting na "Liga dos Campeões": assinatura do imortal capitão Oceano.
    Foi uma noite linda essa. E nesse ano o Mónaco que tinha o Barthez na baliza, o Thierry Henry, o Trezeguet e o Ikpeba como trio a jogar na frente e, o Jean Tigana como treinador no banco, caminhou até aos 4ºs de final dessa edição da prova. Não era o Mónaco de 2004 por exemplo, era outro bem superior ...

    ResponderEliminar
  22. PLF:
    Não concordo de forma nenhuma que o Everton seja super-acessível como também não a vejo como menos capaz que o Braga.

    Mas ontem foi-o porque houve mérito do Sporting e muito demérito deles. Começaram por menosprezar-nos, muito por causa do momento que atravessamos. Moyes observou-nos pessoalmente em Paços, um dos piores jogos da época. Certamente que nos vou frente ao slb, fcp, etc, ou pelo menos tinha relatórios detalhados. A postura de ontem era inequívoca: não acreditavam que quem mal consegue rematar em 90m à baliza do Paços ou Olhanense muito menos seria contra eles, acabados de obter triunfos moralizadores.

    (Há um pormenor que pode revelar a displicência com que a viagem a Lisboa foi abordada e que a imprensa portuguesa ignorou. Yobo e Yakubo não poderam viajar com equipa por problemas com a documentação, tendo chegado, se não estou em erro, na madrugada do jogo, num avião fretado por adeptos. Ai se fosse o Sporting.)

    Acontece que o Everton tanto tentou arrefecer o jogo que acabou por congelar sem conseguir depois reagir. Tivemos pelo menos o mérito de não desperdiçar a oportunidade.

    ResponderEliminar
  23. MHumberto:

    Muito bom e merecido o destaque. Saliento a postura de CC que não precisou de ganhar contra ninguém, quando o podia ter feito. Ganhou pelo Sporting e o Sporting.
    E como eu me lembro de muitas das tiradas de PB, em que muitas das vezes dividia os Sportinguistas em 2 trincheiras.

    Para complementar a observação que fiz ao Yazalde, também não me parece que para se ser bom treinador seja necessário ser mau-feitio. É que Mourinho não é apenas os seus famosos mind games, é também rasgar a camisola de um profissional exemplar e depois esconder-se atrás de um estrutura mafiosa, sem ter carácter para assumir o acto. E não creio que Mourinho pedi-se algo diferente para um jogo da sua equipa que CC pediu.

    ResponderEliminar
  24. "Soberba. Fantástica. Arrasadora. Arrebatadora. Empolgante. Emocionante [...]! É com estes adjectivos que deve classificar-se a exibição de ontem do Sporting frente ao Everton, [...] magia pura que, de tão inesperada, inebria mais". José Manuel Delgado, "a Bola", edição de hoje. Não é giro como invariavelmente estes blogues ecoam o Delgado, o Manha, o Guerra, o Prata, o Lobo ou o Santos, esses grandes amigos do SCP? ATENÇÃO, dei muitos saltos de alegria, ontem, no meu lugar na B30, urrei de felicidade com a magia do Matias, esquecido já da agonia física, da raiva, de ver apenas 10 mil Sportinguistas num jogo como o de ontem (menos ainda, de início, mesmo os fiéis são atrasados...) e de 50' minutos de mediocridade, de linhas recuadas, de jogo lento ou parado; mas quando leio Sportinguistas a escrever com a honestidade intelectual de um José Manuel Delgado, só posso realmente dar razão ao Freud. O Complexo de Édipo é uma coisa muito séria.

    ResponderEliminar
  25. Fogo!
    Até a roupa que um gajo escolhe serve para dizer mal...




    Meu caro, este é um assunto da mais elevada das importâncias, e de forma alguma deve ser escamoteado.

    Penso que se o Sporting queria alguém que ficasse bem de colete então mais valia contratar o Pep Guardiola que já deu consideráveis provas de ser um verdadeiro mestre na arte do colete de caxemira.

    Agora, aquele colete que o Costinha usou hoje na conferência... meus amigos, aquilo não é nada. Aquilo não é o meu Sporting. Assim não vamos a lado nenhum...

    Como diria o Prof. Manuel Machado, eu não abdiquo dos meus principios, e um fatinho é um fatinho, e asseguro-vos a todos com a mais inflexivel das determinações férreas de que o meu apoio não irá ser dado a quem apoiar um homem de tal forma desprovido de elegância sartorial como é o caso do Sr Costinha.

    E por aqui me fico...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)