Este é o clube que queremos
Dos sócios, por que sufragam sucessivas direcções em quem confiam cegamente, abstendo-se de acompanhar os respectivos exercícios com sentido critico, escolhendo a via mais fácil que é: “aqui tens o meu voto, faz favor de não aborreceres com relatórios de contas, AG´s e outras maçadas”. No fundo os sócios têm baseado as suas escolhas na confiança que lhes merece o curriculum vitae dos seus dirigentes, que, por norma nos últimos anos, são nomes distintos e distinguidos nas suas categorias profissionais.
Acontece que aqui há desde logo um equívoco. O clube que os elege tem regras de gestão muito diferentes das empresas onde se distinguiram. É que o Sporting Clube de Portugal é uma associação que tem uma grande empresa (Sporting SAD) e não o contrário. Nas empresas de onde são oriundos fazem uma gestão de proximidade e quando subdelegam competências e ou responsabilidades, delegam-nas em pessoas da sua confiança e com aptidões profissionais sujeitas a rigorosa análise, e em competição com diversos candidatos. No Sporting esse rigor tem ficado à porta de entrada, com as competências a serem delegadas em pessoas que ninguém conhece ou reconhece pela habilitação para o cargo. E como não são eleitas, sobrevivem entre os pingos da chuva, o mesmo é dizer entre as mudanças provocadas pelos resultados eleitorais sem que o seu trabalho seja avaliado. E ao que parece nem a preferência clubista tem servido de critério de admissão. É também verdade que nos últimos anos não tem havido alternativa eleitoral, ou quando ela existiu os sócios preferiram a continuidade.
Dos adeptos, porque acham que merecem um clube melhor, mais competitivo no futebol, a ganhar nas modalidades, tendo atletas olímpicos medalhados, mas encontram sempre uma desculpa para não fazerem a mudança por dentro. Porque não percebem que para sermos melhores também é preciso sermos maiores, isto é aglutinarmo-nos, criar massa crítica.
Mas quem tem um peso decisivo por acção e também por omissão são os dirigentes. Mais do que os sócios e adeptos é acção deles que conta. E é por isso que o estado actual do clube é um manifesto da incompetência da sua gestão e acima de tudo da deslealdade para com os que neles depositaram confiança. E essa inépcia pode ser comprovada em números, sem ter que saber de contabilidade ou analisar fastidiosos relatórios. Basta olhar para as bancadas de Alvalade, para a falta de troféus nas modalidades, para a falta de uma equipa competitiva na modalidade mais representativa. Se há algum sucesso digno de realce nas sucessivas direcções dos últimos anos ele é terem-nos feito falar de passivos, deficit´s e balanços em vez de títulos e de vitórias.
Este é afinal o clube que temos querido e é também o que temos merecido. Quando quisermos realmente algo melhor e maior saberemos como o fazer. Mas quando mais tarde nos decidirmos, mais difícil será de conseguir.
PS: Já depois de editar este artigo, fui apanhado de surpresa pela noticia de que JEB havia tocado a antecipação do jogo da Taça da Liga a troco de 30% da capacidade do estádio de Alvalade. Não pode ser verdade, claro.
Entreguem o clube a gente fanática do Sporting a gente jovem..Eu já sou cota e estou farto de ver o clube ser humilhado e goleado..Por isso está na altura da gente jovem tomar conta do clube e correr com a velhada que por lá anda com gente que não sente o clube como o Mil homens e outros iguais..acabem com o coselho leonino gente velha que manda no clube gente da monarquia.Se queremos um clube com garra é só com gente jovem..Eu votei no JEB mas já estou arrependido..Preferia o PPC pois queria ver o fosso do estádio sem aquele buraco.Queria ver um pavilhão junto do estádio. Queria ver o Sporting quando joga fora com as camisolas as riscas e calções pretos.Queria ver bons jogadores na equipa em vez da sucata que tém vindo.Queria ver o estádio só com cadeiras verdes e brancas. Queria ver o antigo emblema que sempre me habituei a ver desde que nasci .Está na hora de vermos gente nova a dirigir o nosso clube em vez dessa monarquia que nos tém espoliado ao longo dos anos..Falo assim porque estou revoltado porque vivo o Sporting porque respiro Sporting..
ResponderEliminarRenato: sem palavras! Mesmo bonito o sportinguismo do teu comentário.
ResponderEliminarUm grande abraço de leão para ti!
Sporting SEMPRE!!!!
JONHY GREEN
Leão: é mesmo isto...
ResponderEliminar«Se há algum sucesso digno de realce nas sucessivas direcções dos últimos anos ele é terem-nos feito falar de passivos, deficit´s e balanços em vez de títulos e de vitórias.»
É a verdadeira táctica do balanço e balancete... foram-se os jogadores, vieram os project managers e afins. Em vez de Sportinguismo, respira-se a folha de cálculo e em vez de espectáculo em campo, temos o reinado do power point...
Saudações Leoninas a todos
O Pedro Mil-Homens está a fazer um óptimo trabalho com a Academia, não percebo o pq de estar ser visado aqui com tantas criticas,acho mesmo que já é criticar por criticar...
ResponderEliminarCandidatem-se.
Eu acho que há gente jovem com capacidade para se candidatar-se e também acho que o Pedro Mil homens só foi criticado aqui por ser lampião..Acredito que esteja a fazer um bom trabalho na academia mas também acredito que haja gente com capacidade que sinta o clube como nós e que também faça um bom trabalho na academia..uma delas ela fomentar o sportinguismo lá na academia pois faz muita falta..Sinto saudades em que éramos a maior potência desportiva do país movimentávamos 15.000 atletas com fervor sportinguista a correr nas veias..Hoje somos metade e com uma grande maioria desses jovens a irem para os treinos nas nossas instalações com a camisola vermelha por baixo vestida..EU TENHO PROVAS..DE QUEM È A CULPA?? Será o pedro mil homens??? Não admito que jovens frequentem as nossas instalações com a camisola do slb por baixo do nosso equipamento
ResponderEliminarLdA
ResponderEliminarBom post e totalmente de acordo com o seu conteúdo.
O último parágrafo é revelador daquilo que estamos a viver, é também um excelente alerta para o futuro.
abraço
Aos sócios critico o fraco associativismo, não quem elegem mas as poucas alternativas que criam no seu seio para posteriormente serem sujeitos a assembleia eleitoral, não o acto da eleição de quem assumiu essa responsabilidade.
ResponderEliminarÀs direcções critico as falhas sucessivas naquela que é a sua especialidade, a gestão empresarial. Não culpo Soares Franco, por exemplo, por perder um campeonato, mas sim por deixar arrastar-se um processo imobiliário. Critico os permanentes erros de avaliação sobre evolução económica, o pouco empreendedorismo, o fraco marketing e comunicação.
Aos adeptos... aos adeptos não critico nada. Mas devia...
O que se entende por excelente trabalho na Academia?
ResponderEliminarQuais são os objectivos, que processos são aplicados e que resultados são atingidos?
É possível responder a isto?
Em 1º lugar convido o anónimo a mostrar onde o trabalho de Pedro Mil Homens na Academia é criticado. O que critiquei, não aqui,mas no post anterior foi quem permitiu que o Sporting fosse representado ao mais alto nível por um elemento cooptado da Academia para a SAD que não é Sportinguista. Sobre o trabalho dele não me pronuncio uma vez que não o conheço.
ResponderEliminarEm 2º lugar abro a minha boca de espanto ao que vem descrito no Publico, em que o slb alega um acordo com JEB para lhes conceder 30% da lotação do estádio para o jogo da próxima 3ª feira.
A quem tiver a oportunidade, lanço novamente o repto para que visitam o Mundo Sporting. Assim talvez se recupere a noção do que é o Sporting Clube de Portugal...
ResponderEliminarENCHER ALVALADE DE ADEPTOS DO SPORTING
ResponderEliminaré a única resposta possível dos verdadeiros Sportinguistas.
Hugo já visitei o Mundo Sporting como bom sportinguista que sou e também aconselho a quem ainda não o visitou. Para além do espaço estar bem trabalhado é com orgulho ver aqueles troféus todos.Acho que uma das medidas que o JEB deveria de fazer era fazer passar por lá todos mas todos que fazem parte dos 10.000 atletas que o Sporting tém actualmente e dar uma dose de sportinguismo no final..Para ver se a pouca vergonha acaba naquele clube.Não gosto de falar nas gaivotas mas pelo que oiço os meus colegas lampiões eles trabalham bem nesse aspecto e facturam muito lá com a gaivota vitória e as suas fotos.Outro erro mais um que o nosso clube cometeu foi não ter posto a loja verde no final do MUNDO SPORTING além dos tantos erros que sabemos..È estes pormenores que falha no nosso clube
ResponderEliminarO Sporting que eu ambiciono e sonho é aquele vivido na minha infância com o Sr. João dos Anjos Rocha. Eramos "apenas" o clube mais eclético e ganhador da Europa a par do Barcelona, tinhamos "apenas" cerca de 15 mil atletas, fomos "apenas" pioneiros na criação das claques com o aparecimento da Juve Leo, e ambicionávamos "apenas" ganhar em tudo o que fosse modalidade em que estivéssemos representados.
ResponderEliminarHoje APENAS somos geridos por profissionais pouco ambiciosos e pouco apaixonados pelo Clube e ainda presididos por um Sportinguista como nós mas que se tem revelado um fiasco na arte de liderar, como o atestam vários factos ao longo deste curto mandato, em que a cereja no topo do bolo são estas faustosas férias no Brasil. Haja decoro!
Pior...pelos vistos não eram 10% eram 30%. Esta figura sabe que Clube preside certo? Ou a bebedeira da noite das eleições ainda não lhe passou?
ResponderEliminarSerá que eu li bem? 30% da lotação do Estádio para aqueles que na época passada foram apedrejar e vandalizar a Academia???
ResponderEliminarAcho que não devemos ver as coisas pela via da culpa... De quem é a culpa de termos uma dívida pública elevadissíma? De todos os Portugueses ou só dos políticos?
ResponderEliminarA culpa não é de quem votou em JEB ou de quem já tinha votado em Soares Franco. As pessoas votaram com a melhor das intensões, portanto aos sócios apenas podemos apontar o dedo de com o voto, vonforme dito no post, delegarem completamente a gestão do clube e absterem-se de participar nos momentos chave em que devem intervir.
O Sporting, não me canso de dizer, precisa de uma reforma estatutária que depois se reflicta a nivel organizacional, porque neste momento, a nomenclatura leonina organiza-se de forma muito multifacetada e isso corta a coesão.
Com Sportinguistas a liderar o Sporting, não havia murros, nem mercenários, nem delapidações do patrimonio e da alma do Sporting.
Os erros de gestão a todos os niveis, são mais que muitos e não é apenas de agora. Neste momento, o Clube é uma manta de retalhos, a começar no proprio balneário. Moutinho, não tem espirito de capitão nem garra suficiente e força para evitar murros e outras coisas, para além de não conseguir fazer respeitar-se nem unir o grupo. Mas também não foi ele que disse que era lampeão?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLT,
ResponderEliminarConfirma aqui.
De JEB, já nada me espanta...
ResponderEliminarAmigo Juvenal: sinceramente não acredito que JEB seja um sportinguista como nós. Estou certo q um sportinguista como tu, jamais iria de férias num altura destas. Precisamente qd o clube mais precisasse de ti.
Sem falsas modéstias dou-te este exemplo:
Eu, na empresa em que trabalho vai já para nove anos, prescindi de férias variadíssimas vezes, nomeadamente pq qd chegou a altura das gozar, a empresa precisava de mim. No meu sector de actividade os picos de trabalho são imprevisíveis, e não ficava bem com a minha consciência sair calmamente de férias numa dessas situações, deixando colegas à rasca e a terem que se, desculpa-me o francês, ‘desenmerdar’ sozinhos…. Deixá-los para safarem a onça a eles e à empresa. Por uma questão de solidariedade, de companheirismo, de profissionalismo, de sentido de responsabilidade.
E apenas se pedia isso ao presidente profissional do SCP: sentido de responsabilidade, solidariedade, profissionalismo...
Já nem falo em sentido de missão, amor, paixão, devoção...
Depois de tantas atitudes erradas em tão pouco tempo, estou convicto de que JEB não é, infelizmente, o nosso homem.
Esta dos 30% aos lamps, depois do q tão recentemente esses ranhosos nos fizeram, é só mais uma pinga. Mais uma para uns, a ultima para outros. Confesso que para mim já não faz gde diferença, uma vez q o meu copo já transbordou anteriormente…
SL!
"A quem tiver a oportunidade, lanço novamente o repto para que visitam o Mundo Sporting. Assim talvez se recupere a noção do que é o Sporting Clube de Portugal..."
ResponderEliminarHugo: E q falta está a fazer!
Olha, e q tal tu (q eu sei q já visitaste várias vezes) publicares um post sobre o assunto? Qd e se tiveres disponibilidade para tal, claro!!! hehehe...
Eu e mts outros 'leões' que ainda ñ tivemos a portunidade de visitar o Mundo Sprting' bem q agradecíamos. Fica feito o desafio... :)
Nem que fosse para desanuviar e perceber que afinal ainda se fazem coisas bem feitas no SCP. Caraças, fazia cá um bem ao ego...
Abraço!
Boa noite a todos.
ResponderEliminarEm primeiro lugar parabéns pelo blog e obrigado por partilharem os vossos pontos de vista.
Como gosto particularmente de ler os vossos comentários, assertivos e elevados, gostava de ouvir a vossa opinião em relação a três perguntas:
1) Quem são as referências actuais do departamento de futebol do Sporting?
2) Na vossa opinião que mensagem/imagem devem essas referências transmitir aos seus colegas, subordinados e demais? Qual o sucesso que pensam estar a atingir neste momento?
3) Fará sentido e haverá espaço no departamento de futebol do Sporting para as chamadas "velhas glórias" do clube, ex-jogadores que viveram, ganharam, amaram e amam este clube? Poderão co-existir estas figuras com os profissionais que gerem o departamento?
Muito obrigado,
Pedro Carvalho
Há uma grande conclusão a tirar do post: de facto faltou-nos ao longo de muitos anos capacidade critica, faltou-nos ser exigentes, faltou-nos responsabilizar que elegemos, faltou-nos pedir responsabilidades, faltou-nos tudo o que deve ser o "cimento" do associativismo.
ResponderEliminarComemos, calamos, confiamos até ao limite da insanidade!
Somos todos culpados...
Sermos diferentes não significa sermos cegos, sermos totós (desculpem o termo). Sermos correctos, ordeiros e gente de bem não significa sermos otários e comermos tudo, só porque é "o senhor Presidente" ou o "Senhor Presidente do Conselho Fiscal"! E infelizmente os conceitos de correcção e de submissão têm-se misturado no Sporting de forma perigosa. Criminosa, mesmo!
Descubras as diferenças entre Jorge Gonçalves e JEB
ResponderEliminarAmbos prometeram mundos e fundos... um teve 1 ano e tal, o outro já está na direcção há 10 anos e tem sido cúmplice na morte lenta do Sporting Clube de Portugal! Agora como presidente é o que todos vemos...
De palavras bonitas já estamos todos fartos!
http://estesportingfornever.blogspot.com/
Continuo com o mesmo espirito de ontem quando postei no Sector b32.
ResponderEliminarAlgo precisa de ser mudado sim, mas não comparto a grande parte estas criticas.
Pedro Mil Homens!?era o responsavel pela Academia e acho que se há coisa que nos orgulhamos hoje em dia é da academia. Ainda há pouco recebemos um certificado a atestar a qualidade da infraestrutura.
Dizem que é benfiquista. Sabem se não há sportinguistas na estrutura do Benfica?Pelo que ouvi, há lá um e que por sinal está a fazer um excelente trabalho.
Defendo JEB na presidência do clube. Não por concordar com a sua gestão até agora,pq acho que tem estado mal. Mas pelo simples facto de que uma eleiçao com 90% dos votos merece mais crédito do que se lhe anda a dar.Eu espero que JEB encontre o rumo para o Sporting. Estou na expectativa de ver quem escolhe para director desportivo e treinador para a próxima epoca.
Acho que a crise do SPorting é desportiva e não institucional.
Os discursos que aqui tenho visto são sentidos e apaixonados e por isso merecem todo o meu crédito.
Mas acho que no fundo andamos a desvalorizar o que esta gestão de banqueiros conseguiu no clube.
Numa década de gestão, consguimos 2 campeonatos, 3 ou 4 taças, e umas supertaças. Sem ser a nossa melhor década, nao foi decerto a nossa pior.
J:
ResponderEliminarInfelizmente não partilho da tua visão, mas crê-me que desejo que ela esteja correcta. No fundo estou mais perto da visão partilhada no S32 do JPS quando ele diz:
"Nos últimos 10 anos, o Sporting perdeu base social de apoio (de forma assustadora), endividou-se para lá do sustentável, alienou património e perdeu influência na sociedade civil.
É por isso que os últimos anos são curtos em termos de sucesso desportivo. É por isso que a análise só pelo lado do futebol é curta e redutora.
O futebol do Sporting é hoje uma consequência, quando devia ser A Causa.
Urge mudar de estratégia enquanto organização, sob pena de poder vir a não haver futuro. Pelo menos à dimensão que os Sportinguistas pretendem."
O SCP tem tido um problema continuado de liderança, consubstanciada em gestão sem estratégia para nenhum sector vital para o clube, da área económico-financeira à desportiva. Quando o Presidente do clube diz em AG que não revela os números reais do passivo por uma questão de segurança que mais faltará dizer? E o pior é que passado uns meses não mais nos quisemos lembrar disso. Mas varrer o lixo para baixo do tapete não é resolver os problemas como sabemos.
Mas dando de barato (e rezando para que seja apenas uma crise desportiva) tens confiança que irão ser tomadas medidas concretas que permitam a reestruturação do nosso Dep. de Futebol?
Caro Pedro Carvalho,
ResponderEliminarAtendendo às suas questões, procurarei dar resposta assim que me for possível.
SL
Eu acho que o endividamento é um problema comum entre todos os clubes.Sporting, Benfica e Porto. Há tempos saiu uma noticia revelando clubes como o Manchester United que chegaram a um ponto em que a actual dívida é insustentavel.
ResponderEliminarO que muda, e falando apenas em clubes nacionais, é a forma como se lida com esse Problema.
Nas AG´s do Sporting fala-se do Passivo como um problema real do clube e tendo em conta esse problema tentou-se sucessivamente medidas que impedissem um maior aumento(a falta de investimento no clube) e ao mesmo tempo redução desse mesmo passivo(Alvaláxia, terrenos, Acções SAD, etc).
Nas AG´s dos outros clube chama-se piratas á oposicao ou aplaude-se corruptos. E estão todos felizes, querem lá saber do Passivo.
Ainda assim, o Porto através de uma politica de vendas impar na Europa consegue resolver os seus problema.O Benfica antecipa receitas e endivida-se mais e mais, á espera de num futuro proximo rentabilizar isso com vendas milonarias e titulos.
Podemos discutir se a nossa estrategia foi acertada ou nao. Epá, mas havia estratégia e foi pensada e discutida entre os sócios. Acho que nao podemos censurar a administracao por ter feito isso, nao!?
Pedro Carvalho,
ResponderEliminar1) Quem são as referências actuais do departamento de futebol do Sporting?
A resposta do Hugo será mais indicada neste aspecto por conhecerá melhor se há ou não referências no departamento de futebol. A minha noção é que há e sempre houve podem é ser mais ou menos conhecidas e de maior ou menor agrado dos adeptos.
2) Na vossa opinião que mensagem/imagem devem essas referências transmitir aos seus colegas, subordinados e demais? Qual o sucesso que pensam estar a atingir neste momento?
A mensagem/imagem para mim deveria ser de defesa permanente e incondicional do Sporting, algo que acho impossivel de existir hoje, a facilidade de atacar é tanta que todos procuram somente defender-se a si próprios.
3) Fará sentido e haverá espaço no departamento de futebol do Sporting para as chamadas "velhas glórias" do clube, ex-jogadores que viveram, ganharam, amaram e amam este clube? Poderão co-existir estas figuras com os profissionais que gerem o departamento.
Claro que sim, sempre existiu, mas quem for desempenhar qualquer papel no departamento de futebol tem de levar uma couraça e ser surdo ou vai como foram todos os anteriores ser destruidos.