Pára-quedistas
Quando a candidatura Ser Sporting se apresentou para disputar as eleições, não faltou quem os apelidasse de "pára-quedistas" e de "aventureiros", entre outras coisas. Tudo isto porque essencialmente, não eram conhecidos do "grande público" nem eram "gestores de topo".
A exigência para com esta candidatura atingiu níveis que nunca tinha visto nas eleições Sportinguistas. Foi um verdadeiro esmiuçar das pessoas que compunham a candidatura, do seu CV, da sua participação ou não na vida do Clube, das suas ideias e das suas propostas. O que é acertado e era o que se deveria fazer, sem excepção!
Como tal, esperava eu que tal fosse aplicado também a todas as restantes candidaturas. Claro que não.
Bastou aparecer JEB, munido de uma folha, desculpem um projecto, com uma lista por ele escolhida - hmmm não foi ele pois não? - com uma cultura de exigência e assente na competência - desculpem-me novamente, queria dizer que privilegiava os amigos... este Esporão é bom mas um pouco forte...
E que fizeram os mesmos que tanto analisaram, debateram, exigiram - inclusivamente fotos com o candidato e o treinador escolhido por essa candidatura - da candidatura Ser Sporting, em relação à de JEB? NADA! ABSOLUTAMENTE NADA!!
"Ah pá este gajo foi campeão!!", "Enfrentou a Juve Leo", "É o 3º na hierarquia do Santander!!". Como se pode ver, a dualidade de critérios não existe apenas dos árbitros para connosco. E agora?
Agora, uns mostram-se desiludidos; outros, enganados; poucos são os que se mostram esperançados em que se inverta este rumo. Depois há ainda aqueles que, pura e simplesmente, deixaram de aparecer.
No meio disto tudo, onde anda a oposição? Compreendo que se deixe trabalhar a Direcção legitimamente eleita, que haja até um sentimento de "Votaram neles, aguentem com eles" mas falamos do Sporting Clube de Portugal, que é muito superior a qualquer um de nós! É a nossa Paixão e como tal, não deverá haver lugar a rancores e sentimentos similares.
Espero sinceramente que se comece a preparar uma Direcção sombra, que se tente inteirar tanto quanto possível dos dossiers críticos do Clube, de modo a que possa constituir uma alternativa ainda mais credível que anteriormente. Porque acredito, aliás receio, que caso JEB se apresentasse a novas eleições ganharia novamente. O que seria inacreditável.
Inacreditável porque em 8 meses de mandato, a todos os níveis vergonhoso, JEB tem ferido grave e sistematicamente, o Sporting de Clube de Portugal.
- Elogia repetidas vezes os rivais, menorizando o Sporting Clube de Portugal e a sua maneira de estar no desporto Português;
- Despreza um sócio porque o seu número de associado é elevado, apesar de andar empenhado na angariação de novos sócios;
- Não toma qualquer atitude em situações que assim o exigiam, como aquando das pedradas em Alcochete e da peitada de Duarte Gomes em Ricardo Peres enquanto, nosso técnico de GK de então, em pleno aquecimento dos GKs;
- Despede o seu amigo Paulo Bento, fazendo uma figura ridícula e patética, minando logo de seguida o caminho do sucessor que nem direito a apresentação tem;
- Gasta 6.5M€ num jogador que estava encostado no Atlético de Madrid e que não justificava tal investimento;
- Vai de férias para o Brasil na semana mais exigente do calendário leonino, proferindo "JEBardices" mal chega a Portugal e dando a ideia que fugiu para não ter que enfrentar PdC, após a publicação de escutas onde ele e o Paulinho são insultados e gozados;
- Vem de férias e exige profissionalismo aos jogadores, afirmando de seguida que com Paulo Bento é que era, porque "seriam 2 a dar o corpo às balas", fragilizando ainda mais o actual treinador e mostrando sofrer de amnésia;
- Prepara-se para vender Izmailov por uma verba inferior à qualidade do russo, um dos nossos melhores jogadores, depois de ter recusado uma oferta similar quando o mercado ainda estava aberto.
Ainda assim inacreditavelmente, repito, arriscar-se-ia a ganhar novas eleições.
Não acredito em JEB, nem acredito que consiga inverter a sua postura e discurso. É sem qualquer dúvida, um dos piores presidentes da História do Sporting Clube de Portugal, e como tal, espero que se demita o mais rápido possível. No mínimo, e usando uma frase que já faz parte da sua imagem de marca, "Tá calado pá, tá calado!".
SCP SEMPRE!!!
PS: Comentava há uns dias com o LdA que na altura, tirando o Pedro Santana Lopes - pior presidente da História do SCP - e José Roquette, não conhecia mais ninguém. Não fazia ideia quem eram Soares Franco, José Eduardo Bettencourt ou Miguel Ribeiro Telles. Com promessas de gestão rigorosa, transparente, fim da dependência da bola que entra ou não e títulos (3 em 5 anos), ninguém os apelidou de coisa nenhuma a não ser visionários. Deu no que deu mas os outros é que continuam a ser perigosos aventureiros/pára-quedistas.
Completamete de acordo com tudo o que acima mencionou.O problema é que todos nós comentamos aqui que no "reino do leão" tudo vai mal(e vai) e no entanto quando se chega a votos ganham estes "senhores",porque são mais crediveis aos olhos de uma imprensa que tem interesse que as coisas não mudem.É preciso que se crie um movimento á volta de alguém credivel dentro do sporting que mude urgentemente o estado das coisas para melhor,da minha parte ajudarei votando sempre contra JEB. SL
ResponderEliminarMuito bem, Jvl.
ResponderEliminarJá tinha dito noutro sítio também, mesmo que haja uma 3ª, 4ª e 5ª via (as tais candidaturas credíveis, como alguns gostam de chamar) serão os mesmos a vencer. Não tenho dúvidas.
Aflige-me saber, que somos nós os primeiros a dar os tiros no próprio pé.
Houve um hipótese de ouro nas últimas eleições, caras novas, diferente política, etc. Não entendo o receio que as pessoas têm na mudança.
E é bem verdade, que houve uma imprensa que tudo fez para que os actuais corpos vencessem. Desconheço a razao de tal comportamento.
JADS,
ResponderEliminarPenso ser a primeira vez que aqui comentas portanto sê bem-vindo.
Estas eleições foram um bom exemplo entre o contraste blogosfera vs realidade. Como dizia ao Gouveia num post anterior, será necessário que a oposição apresente um rosto minimamente conhecido pois caso contrário, será imediatamente apelidado de "aventureiro" ou "pára-quedista". Infelizmente terá que ser assim.
The LC,
ResponderEliminarAs últimas eleições constituíram uma excelente oportunidade para cortarmos com a linha vigente. Com uma candidatura feita em cima do joelho, dizendo meia dúzia de lugares-comuns e outro tanto de idiotices, mal adivinhávamos nós as "JEBardices" que viriam, contaram com 90% dos votos. Custou-me ver um apoio tão esmagador, a uma candidatura que se apresentou nas condições em que esta o fez.
Agora...aguentar 4 anos disto? Nem pensar! Ou JEB muda ou mudemos nós de presidente. Porque este caminha a passos largos para ser o pior de sempre!
Parabéns, é mesmo isso, também o escrevi noutro fórum.
ResponderEliminarOs factos estavam todos lá, infelizmente as piores expectativas confirmaram-se.
É verdade que a "culpa" é dos sócios, mas que hipótese tiveram "os paraquedistas" quando a imprensa apoiou de forma descarada um lado e poucos sócios terão acesso ao mundo da blogosfera?
JVL, não perdoo que não tenhas falado da 7ª via!
ResponderEliminarhttp://anortedealvalade.blogspot.com/2009/06/and-now-for-something-completely.html
LMGM,
ResponderEliminarErro imperdoável!!! Saem 7 chibatadas para mim, já!
JVL,
ResponderEliminarNão me estou a referir ao SER SPORTING concretamente, mas os "pára-quedistas" no nosso Sporting é como a história da bruxas "que las hay, hay".
O nosso amigo 8 levantou num anterior post um pouco a ponta do véu acerca da feira de vaidades instaladas e no interesse em que as coisas não andassem bem, para que alguns permanecessem colados ao poder. Pois é, existe esse lado e também existem os "pára-quedistas" na versão abutre que esperam que tudo corra mal para aparecerem tipo salvadores da pátria. Desses também tenho muito medo, confesso-te.
Saudações Leoninas!
Juvenal,
ResponderEliminarMuito rapidamente porque não tenho tempo para mais, neste momento:
- pretendi demonstrar que só existe(iu) exigência para com os outros e nunca para com a linha actual
Actualmente estou tão farto que nem dos verdadeiros pára-quedistas começo a ter medo...
JVL:
ResponderEliminarJá aqui falamos sobre esta questão e tenho que manter o que disse, por coerência e por ser a única via que me parece possível.
Ao contrário do que se diz não existe oposição constituída no Sporting. O movimento Ser Sporting desfez-se após as eleições e todos os que se perfilaram antes delas nem chegaram às urnas.
E quem quererá assumir hoje qualquer alternativa à actual gestão de JEB quando uma sondagem recente indica que esta tem ainda uma maioria confortável de apoio? Por isso o apelo tem que ser direccionado para os que depois deste "circo" que têm sido os últimos meses ainda se dispõe a apoiar. Qualquer mudança tem que passar por eles porque são a maioria e sem esta não haverá qualquer mudança.
Fora do tema:
ResponderEliminarOs que andaram de forma velada ou descarada a fazer comparações entre o slb e o Sporting por causa do jogo com o Everton vão agora dizer o quê? Que somos piores que o slb mas melhores que o Manchester? Talvez, porque lata não lhes falta...
LdA
ResponderEliminarFalas da sondagem do nosso amigo ROC?
Jvl
Estás como eu. Medo de paraquedistas porquê, quando temos o que temos...
Juvenal
Esses abutres também sempre existiram. SAbes bem melhor que eu que não é de agora. Por isso, admiro cada vez mais a postura de PPC. Do início até hoje tem sabido estar com elevação.
JVL:
ResponderEliminarSó mais uma achega:
O actual presidente do Barcelona era um perfeito desconhecido quando se candidatou e ganhou as eleições. E esteve quase a ser destituído quase de imediato com a reacção dos que foram depostos, evitando-a por uma unha negra. Também se dizia então que ia ser o caos e o fim. Hoje o Barcelona vive o melhor período da sua história.
Abrantes Mendes dizia há dias que os Sportinguistas se comportam como parolos, indo atrás da conversa de alguns só porque lhes parecem bem instalados na vida.
LdA,
ResponderEliminarDaí apelar a que se constitua a tal Direcção Sombra. E não precisa ser apenas 1 movimento, lista, o que queiram chamar-lhe. Gostava de ver alternativas bem estruturadas, não têm necessariamente que assentar na candidatura Ser Sporting.
E sim, terá que partir essencialmente de quem apoiou JEB a mudança. Quanto mais não seja que questionem e meditem no que tem acontecido desde as eleições, que ponderem se continua a merecer a confiança depositada e se nas próximas eleições, merecerão novamente apoio.
Em relação ao exemplo do Laporta, apenas digo que se JEB quisesse referir ao modelo de algum Clube, que elogiasse o do Barcelona.
The LC,
Estou de saco cheio, como se diz no Brasil.
JVL:
ResponderEliminarAinda hoje custa a entender como é que uma candidatura que deu sobejas mostras de coesão, sportinguismo, organização e ambição foi de tal forma derrotada. Eu não tive qualquer dúvida de que estariam, no mínimo, muito mais motivados para elevar o SCP a outro nível. Do outro lado, vimos uma candidatura que surgiu à última da hora, com um candidato que voltou atrás com a palavra dada, qd em directo para a TV e em pleno Congresso Leonino de Santarém, negou qlq possibilidade de vir a ser o sucessor de Soares Franco (eu vivi ‘in loco’ esse momento). Depois de vários nomes lançados às feras pelo poder vigente, a testar e a estudar a reacção dos sócios do SCP (alguns dos quais completamente risíveis), teve que se acudir a JEB. Este teve que contrariar a vontade que tão peremptoriamente transmitira poucas semanas antes e ‘chegar-se à frente’. Foi manifestamente empurrado dos bastidores para o Palco e, agora que lá está, dificilmente terá possibilidade de retirar-se de livre e espontânea vontade. Tem que seguir com o acto até ao final. Resta saber como e quando se procederá o desfecho do reinado Jebiano no SCP. Mas a questão, mais premente, no meu entender é esta: porque é que se lançou JEB? Pq ele era, sem ponta de dúvida, o trunfo mais forte (?) que restava aos adamastores (eles sim) do status quo dominante no SCP desde há década e meia. O crescimento (em alguns meios que agora sabemos serem restritos, mas que à altura foram suficientes para atemorizar os ‘senhores do reino’), o destemor e genica da Lista ‘Ser Sporting’ assim os obrigou: o recurso à figura com a imagem mais forte e ‘clean’ junto dos associados. Puro acto de populismo de que outros viriam, durante a campanha, ser acusados…
O 'Ser Sporting' tb teve falhas. Na minha opinião perderem por terem demasiadas ideias fortes, melhor dito, demonstraram demasiada ambição, levando à desconfiança de alguns... Eu percebi que mts daquelas ideias pretendiam dar uma visão do que se pretendia para o futuro do Sporting, apontando um caminho que seria sempre de longo percurso e inexequível em apenas um mandato. Mas, outros, quiseram interpretar como promessas vãs, impossíveis de realizar apenas uma ‘legislatura’. O q se pretendia era uma mudança de paradigma e muitas daquelas ideias faziam (e continuam a fazer) todo o sentido. De tal forma que JEB, aproveitou-se de algumas delas… Aliás, as poucas medidas elogiosas que tem tido, na verdade, ouvimo-las defendidas por PPC e tiveram origem na Lista vencida.
No pós resultados tentou-se justificar o porque do desnivelamento dos resultados e quais as falhas da lista A. E a justificação que surgiu mais amiúde foi a da falta de ‘personalidade’ ou ‘credibilidade’ do líder que encabeçava a Lista A. Pois eu, discordo completamente. Daquilo que me apercebi, através das entrevistas que deu e da mensagem que tentou passar, Paulo Pereira Cristóvão, pareceu-me sempre muito mais assertivo e convicto das ideias que defendia.
(Cont.)
O factor decisivo para a que se verificassem os resultados das Eleições de Junho passado teve a ver, isso sim, com a cobertura mediática realizada. Completamente díspar no tempo de antena proporcionado, e pior, suja, uma vez que no pouco tempo proporcionado ainda denegria o ‘Bófia’ e os ‘putos’ que ninguém conhecia… Pois, está mais que visto que a malta aprecia mais os 'ladrões'...
ResponderEliminarA campanha (contra-informação) dos pasquins desportivos visavam, claramente, a manutenção do actual poder no SCP. Até concebo que algumas opiniões (muito poucas) podessem ter sido mais ingénuas e acreditar que JEB seria o homem 'perfeito' (tal o carácter dos elogios) para transmitir nova dinâmica ao SCP, apesar dos sinais que já então se faziam sentir, mas, a gde maioria, apenas pretendia continuar a deter os previlégios e a influência que detinham dentro do SCP e a manutenção da paz podre e incompetência que grassa(va) por Alvalade... E conseguiram. A lição que fica é que os media, com enfoque na imprensa escrita despotiva, e os programas de radio e tv de futebol, são os principais veiculos para influenciar o voto... Qd um sócio sportinguista observa todos os paineleiros a puxar para um determinado lado, p. e., é dificil que, sem recurso ao contraditório, possa ir contra a opinião emitida pelos supostos formadores de opinião... Mesmo se estas estiverem objectivamente inquinadas.
JVL, apesar de tudo, tenhamos esperança. Eles andem ai (http://www.sersporting.org/idealsporting/). Aquela malta ainda vai dar luta, tem demasiado amor ao SCP para desistir, só não sei é se ainda algum dia irão atingir os seus objectivos e se o farão em tempo útil... Isto é, a tempo de resgatar o nosso Sporting!
SL!
Tive o prazer de ver hoje o Sporting ganhar 3-1 ao Rio Ave em futsal.
ResponderEliminarPorque raio não joga o Sporting com o seu equipamento principal?
ResponderEliminarEstou incrédulo a ver o Sporting.....numa época com tantas exibições muito más, penso que esta é a pior...
ResponderEliminarPara além de não termos presidente, director desportivo, não temos treinador...ter o carvalhal ou não ter ninguém é a mesma coisa...
que tristeza..................
Eleições antecipadas já!!!
ResponderEliminarJá toda a gente percebeu que enquanto esta cabeça de cotonete por lá andar, vai ser o descalabro...já TODA a gente percebeu isso, todos aqueles que pagam as suas cotas, que sofrem pelo seu clube e que nada ganham em ter padrinhos e compadres na sad e presidência do clube.
Então porque se continua sem fazer nada?!
Será que a oposição, tal como a claque juveleo, está a ser paga para se manter afastada e calada enquanto eles acabam o serviço?!
Muito estranho, noutros tempos, a seguir á humilhação caseira contra os cabeçudos, o cabeça de cotonete saia de alvalade sob escolta policial, agora vai de férias para o Brasil com o nosso dinheiro e ainda se ri na nossa cara enquanto nós, otários, ainda continuamos a pagar as nossas cotas.
VERGONHA!!!
R E V O L U Ç Ã O