Os tempos difíceis que se vivem no Sporting deveriam convidar à reflexão, quanto mais não fosse para que os erros cometidos, e que nos arrastaram para este momento terrível, não voltassem a ser repetidos. Mas os adeptos, que agem instintivamente e com o coração (muito maltratado, diga-se) perto da boca, preferem atirar em todas as direcções, sendo comum, nestas alturas, colocar em causa a categoria dos jogadores e/ou o seu profissionalismo. Como também por vezes sou tentado a reagir de igual forma, mas não conheci ainda nenhum jogador que perdesse de propósito, questiono-me. Não são eles afinal tão vítimas como nós da falta de rigor e de planeamento que grassa em Alvalade? O divórcio litigioso que ameaça romper a ligação entre equipa e adeptos merece reflexão.
Censurar os adeptos é também mais fácil que os tentar compreender. Não foi isto que lhes prometeram, mas isto é infelizmente o Sporting de hoje. Mas deixar que o desespero que a situação suscita tolde o raciocínio não é seguramente o melhor caminho para nos tornarmos mais fortes. Por isso deixo hoje 2 chamadas de atenção feitas em dois espaços da minha preferência, o
442 e a
Bancada Nova.
"Saberá José Eduardo Bettencourt que o Sporting alinhou ontem com uma média etária de aproximadamente 26 anos?
Para gáudio e tranquilidade de uma ampla corrente de opinião, o leão recebeu a Académica com apenas dois produtos da academia no onze inicial. Um deles (R Patrício) ofereceu o primeiro golo ao adversário num frango inaceitável a este nível; o outro (J Moutinho, hoje com 23 anos e quase 250 jogos na equipa principal) repôs a igualdade ao romper na zona do ponta-de-lança.
Da linha titular, no entanto, constavam os 11 milhões de euros (Pongolle + J Pereira + P Mendes) que transformaram o clube no mais gastador da Europa este Inverno, além dos 3,75 milhões da superstar de Verão (Matigol),(...)e ainda os 4 milhões com que o AC Milan enganou uns papalvos em Lisboa (Grimi) ou, por exemplo, os 2 milhões que custou uma perna de Vukcevic(...)
Onze milhões de euros depois, praticamente sem vestígios da academia no onze titular, com uma média de idades de 25,8 anos, com todos os jogadores entre os 23 e os 32 anos, excepto Rui Patrício, com Polga em vez de Carriço, Pedro Mendes em vez de Adrien e Pongolle em vez de Saleiro, o Sporting voltou a perder."
"O que pretendem os jornais ou JEB (ou Salema Garção… ninguém sabe quem manda no clube por estes dias) com esta responsabilização directa dos jogadores pela performance desportiva do clube? Aligeirar a responsabilidade da culpa dirigente, que é TOTAL, no que aconteceu esta temporada. Senão vejamos:
1. PB4EVER – esta é a primeira declaração da actual “estrutura dirigente”. Uma declaração que o próprio PB, 4 meses depois, veio dizer que era emocionalmente (por oposição a racionalmente) motivada e, no fim de contas, errada. Um ciclo que deveria ter acabado antes do princípio da época foi alongado por este presidente. Culpa dos jogadores?
2. Estruturação da época – 4 jogos de preparação, contratação de jogadores para o lugar de futuros dispensados antes das dispensas efectivamente terem sido concretizadas, rábula da tentativa gorada de venda de MV24 e dispensa de Rochemback. Culpa dos jogadores?
3. Esgotamento da capacidade técnica da equipa, incapacidade de proporcionar um único jogo aprazível para a massa adepta qualquer fosse o adversário, mínimos históricos no arranque da época. Culpa dos jogadores?
4. Conferência de imprensa de saída de PB, choro convulsivo do presidente, vaticínio de que os sportinguistas terão muitas saudades e não merecem alguém como PB, guerrilhas internas, ameaças de expulsão de associados, ameaças físicas a um associado, assumpção da inexistência de um plano alternativo àquele que havia sido (erradamente) delineado no princípio da época. Culpa dos jogadores?
5. Saída em bloco da estrutura dirigente do futebol – MRT-Barbosa – que era também o suporte ideológico de JEB e cuja cumplicidade foi determinante no avanço da sua candidatura e na sua vitória eleitoral, com a assumpção de um projecto terminado e falhado. Culpa dos jogadores?
6. Desaparecimento público da estrutura dirigente, tentativa gorada de contratar um treinador (que hoje é adversário), contrato por 6 meses com o actual treinador, apresentação pública da contratação de CC feita com uma vergonha que questionava à partida a sua legitimidade para conduzir os destinos do clube. Culpa dos jogadores?
7. Dispensa de dois jogadores (Caicedo e Angulo) contratados no início da temporada e apresentados como mais-valias para o clube. Culpa dos jogadores?
8. Gastos na ordem dos €11M – tornando o Sporting no clube que mais gastou neste mercado de inverno – quando os objectivos passíveis de se atingir, de forma realista, se deveriam reduzir a duas taças, uma das quais de pouca importância. Culpa dos jogadores?
9. Confrontos físicos entre o jogador mais bem pago do clube e o Director de Futebol, posterior demissão deste – tudo em ausência do presidente – após uma vitória sobre o clube com que se partilhava o 4º lugar. Culpa dos jogadores?
10. Derrota histórica com um presidente de férias no Brasil e uma estrutura dirigente reduzida a Pedro Mil Homens e(?) Salema Garção, em dias posteriores à divulgação de escutas que denigrem o actual presidente nas palavras de Pinto da Costa. Culpa dos jogadores?
11. Proposta de revolução de balneário sem que exista uma cúpula dirigente visível ou sequer imaginável, sem que se saiba que será o próximo treinador, em dia de jogo. Culpa dos jogadores?
E estou a ser simpático ao não falar das inúmeras outras ocasiões (como a da invasão da Academia à pedrada e a recente rábula da troca de bilhetes pela antecipação do jogo da Taça da Liga) em que o comportamento da estrutura dirigente tem sido pouco menos que vergonhoso…
E QUEREM TROCAR OS JOGADORES? Troquem mas é de dirigentes.
Havia condições para os jogadores terem um bom desempenho desportivo? A resposta é NÃO."
Realmente não me parece que responsabilizar só os jogadores seja o melhor caminho.
ResponderEliminarEmbora não tenha desenvolvido o assunto também eu, a propósito da capa do Record de sábado, dizia isso mesmo.
Há uma verdadeira crise de liderança no clube, há crise de liderança no balneário e há uma crise instalada entre os adeptos que não sabem se assobiam ou aplaudem e por vezes se baralham e trocam as "mãos", aplaudem quando deviam estar quietos (para não dizer assobiar) e assobiam quando deviam aplaudir.
Oxalá o pior já tenha passado...mas sinceramente não acredito!
Concordo em absoluto, mas...
ResponderEliminarOs jogadores também não são inocentes. Vide o caso Djaló...
Sporting afinal foi apanhado numa escuta telefonica entre JEB e Dias Ferreira!
Escuta na integra em:
http://sportingeterno.blogspot.com/
LdA:
ResponderEliminarTrês post de que partilho a visão. O teu acabei de ler os outros dois, do Kova e do PLF, já tinha lido e... reflectido.
Os jogadores não sentem as costas quentes. Não as têm respaldadas nem pelos dirigentes nem pela massa associativa leonina.
Assim, convenhamos que é dificil...
Um pequeno exemplo: ganho mil e pcs euros por mês. Mas msm q ganhasse umas boas dezenas de milhar, estou certo que renderia mt mais se sentisse confiança e apoio no meu trabalho, ao invés de andar sempre rodeado de desconfianças e a ser alvo permanente de desconsiderações (principalmente se na sua maioria são injustas). Pior ainda se não tendo sequer começado a minha jornada e iniciado as respectivas tarefas, já o chefe ou companheiros estão-me a recriminar... Assim não há condições...
SL!
Off-topic:
ResponderEliminarINFELIZMENTE está a par de tudo?????????
http://www.tvi24.iol.pt/desporto/bettencourt-jose-eduardo-bettencourt-sporting-benfica-derby-aeroporto/1137617-4062.html
Pois claro: tem razão, férias são férias... Andaram a maçar o homem para quê?...
Virgílio.
Virgílio,
ResponderEliminarNem sequer o deixaram descansar. Como é que ele pode limpar a cabeça sendo assim?!
... E INFELIZMENTE nós sabemos que ainda é o presidente do Sporting!
ResponderEliminarChegado de férias tem mais umas frases delirantes, até quando aguentamos isto?
http://estesportingfornever.blogspot.com
Este Sporting Fornever com uma nova secção: HUMOR
ResponderEliminarhttp://estesportingfornever.blogspot.com/
Olegário no derby.
ResponderEliminarEhehehehe!!
ResponderEliminarÓ Sporting Eterno...não era para tanto, não era propriamente dor e desilusão mas mais frustração por ser apenas um veículo de propaganda em 99% dos casos. Mas eu sou uma pessoa positiva e pode dar-me uma fúria e desancar no pessoal mas passa-me depressa.Se não fosse assim com os desgosto que o Sporting nos tem dado...já estava com uma depressão para o resto da vida.:):):)
JVL...OLEGÁRIO?? Esse OLEGÁRIO??? Tens a certeza?? Não te enganaste??
ResponderEliminarJVL:
ResponderEliminarOlegário?! Não estou a ver...
Olarápio, queres tu dizer?
LDA:
ResponderEliminarExactamente! Olarápio Boiquerença... Parece q vai ao mundial... Porra, Pá! Ele há coisas levadas do diabo: não sabia q os concertos do titi quim barreiros na Suiça fazia destes milagres...
Virgilio:
ResponderEliminarOs concertos do apito em que ele se celebrizou é que pagam estes milagres. Não é por acaso que vai ao Mundial, seguramente. Por categoria não é de certeza. Olha o falecido Vitor Correia dizia que nada o espantava desde que viu um porco a andar de bicicleta. Eu desde que vi o papa a receber a carolina menos razões tenho para me espantar.
(No fim-de-semana passado há 2 lances que o henriques deixou passar, mas como jogamos mal nem força nos resta para reclamar.)
O SCP precisa de uma limpeza na SAD e no balneário.
ResponderEliminarCaros,
ResponderEliminarEsta época já não temos a Taça Lucílio. Amanhã temos as meias-finas da Taça Olarápio...
Para a próxima como será q se vai denominar: Taça do Gel 'sócio slb' Proença? Taça Capitão 'pode ser esse' Ferreira?...
É sp a aviar... (de ave) hehe...
LdA,
ResponderEliminarNeste momento, olegário e olarápio já são a mesma coisa.
Só temos que estar tranquilos no entanto. Afinal de contas, o nosso grande "líder" disse que confiava nos árbitros, depois da nomeação do Duarte Gomes para o Dragão e após o episódio em Alvalade. Foi o que se viu.
"Eu desde que vi o papa a receber a carolina menos razões tenho para me espantar."
ResponderEliminarE a companhia da Carolina? C'um catano... nc se viu nem tornará a ver dois 'papas' juntos... com uma alternadeira no meio... Disto, nem nos tempos dos Borghia! ahahaah...
So faltava vir a PSP desmentir o SCP:
ResponderEliminarhttp://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=ed7c6257-53a9-46db-bd50-8be8108fdadb&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=2
LdA,
ResponderEliminarAfinal sempre queriam ter cedido 30% dos bilhetes. A memória na Direcção anda curta...espero que não se esqueçam do jogo do Iorda.
Acabo de ver a repetição do SuperBowl, passo pelo fim dos “Marretas da 2ª Feira”, e vejo, com muita tristeza, uma chamada de Dias Ferreira para a morte de António Coutinho.
ResponderEliminarO Coutinho que foi dirigente do basquete, do ciclismo, do andebol, penso que também do futebol, do nosso Clube é uma figura incontornável na história dos últimos 50 anos do Sporting. Ele “vivia” dentro de Alvalade. Sabia tudo o que de bom e de mau se passou no Sporting nos últimos anos. Muitos sacrifícios fez pelo Clube. Soube sempre defender o Sporting, lutando com os nossos inimigos, quando necessário com as suas próprias armas. Evitou que muitos atletas fossem roubados pelos abutres nossos vizinhos. Tinha muitos amigos e as suas amizades ajudaram a resolver muitos casos bicudos. Todos nós atletas, treinadores, outros dirigentes, sabíamos que surgisse algum problema o Coutinho resolvia. Infelizmente há cada vez menos “Coutinhos” no nosso Clube.
Deixa tristes muitos com quem conviveu, e deixa o Sporting muito mais pobre.
Que descanse em paz.