segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pare, escute e olhe!

 
Os tempos difíceis que se vivem no Sporting deveriam convidar à reflexão, quanto mais não fosse para que os erros cometidos, e que nos arrastaram para este momento terrível, não voltassem a ser repetidos. Mas os adeptos, que agem instintivamente e com o coração (muito maltratado, diga-se) perto da boca, preferem atirar em todas as direcções, sendo comum, nestas alturas, colocar em causa a categoria dos jogadores e/ou o seu profissionalismo. Como também por vezes sou tentado a reagir de igual forma, mas não conheci ainda nenhum jogador que perdesse de propósito, questiono-me. Não são eles afinal tão vítimas como nós da falta de rigor e de planeamento que grassa em Alvalade? O divórcio litigioso que ameaça romper a ligação entre equipa e adeptos merece reflexão.

Censurar os adeptos é também mais fácil que os tentar compreender. Não foi isto que lhes prometeram, mas isto é infelizmente o Sporting de hoje. Mas deixar que o desespero que a situação suscita tolde o raciocínio não é seguramente o melhor caminho para nos tornarmos mais fortes. Por isso deixo hoje 2 chamadas de atenção feitas em dois espaços da minha preferência, o 442 e a Bancada Nova.

"Saberá José Eduardo Bettencourt que o Sporting alinhou ontem com uma média etária de aproximadamente 26 anos?

Para gáudio e tranquilidade de uma ampla corrente de opinião, o leão recebeu a Académica com apenas dois produtos da academia no onze inicial. Um deles (R Patrício) ofereceu o primeiro golo ao adversário num frango inaceitável a este nível; o outro (J Moutinho, hoje com 23 anos e quase 250 jogos na equipa principal) repôs a igualdade ao romper na zona do ponta-de-lança.

Da linha titular, no entanto, constavam os 11 milhões de euros (Pongolle + J Pereira + P Mendes) que transformaram o clube no mais gastador da Europa este Inverno, além dos 3,75 milhões da superstar de Verão (Matigol),(...)e ainda os 4 milhões com que o AC Milan enganou uns papalvos em Lisboa (Grimi) ou, por exemplo, os 2 milhões que custou uma perna de Vukcevic(...)

Onze milhões de euros depois, praticamente sem vestígios da academia no onze titular, com uma média de idades de 25,8 anos, com todos os jogadores entre os 23 e os 32 anos, excepto Rui Patrício, com Polga em vez de Carriço, Pedro Mendes em vez de Adrien e Pongolle em vez de Saleiro, o Sporting voltou a perder."

"O que pretendem os jornais ou JEB (ou Salema Garção… ninguém sabe quem manda no clube por estes dias) com esta responsabilização directa dos jogadores pela performance desportiva do clube? Aligeirar a responsabilidade da culpa dirigente, que é TOTAL, no que aconteceu esta temporada. Senão vejamos:

1. PB4EVER – esta é a primeira declaração da actual “estrutura dirigente”. Uma declaração que o próprio PB, 4 meses depois, veio dizer que era emocionalmente (por oposição a racionalmente) motivada e, no fim de contas, errada. Um ciclo que deveria ter acabado antes do princípio da época foi alongado por este presidente. Culpa dos jogadores?

2. Estruturação da época – 4 jogos de preparação, contratação de jogadores para o lugar de futuros dispensados antes das dispensas efectivamente terem sido concretizadas, rábula da tentativa gorada de venda de MV24 e dispensa de Rochemback. Culpa dos jogadores?

3. Esgotamento da capacidade técnica da equipa, incapacidade de proporcionar um único jogo aprazível para a massa adepta qualquer fosse o adversário, mínimos históricos no arranque da época. Culpa dos jogadores?

4. Conferência de imprensa de saída de PB, choro convulsivo do presidente, vaticínio de que os sportinguistas terão muitas saudades e não merecem alguém como PB, guerrilhas internas, ameaças de expulsão de associados, ameaças físicas a um associado, assumpção da inexistência de um plano alternativo àquele que havia sido (erradamente) delineado no princípio da época. Culpa dos jogadores?

5. Saída em bloco da estrutura dirigente do futebol – MRT-Barbosa – que era também o suporte ideológico de JEB e cuja cumplicidade foi determinante no avanço da sua candidatura e na sua vitória eleitoral, com a assumpção de um projecto terminado e falhado. Culpa dos jogadores?

6. Desaparecimento público da estrutura dirigente, tentativa gorada de contratar um treinador (que hoje é adversário), contrato por 6 meses com o actual treinador, apresentação pública da contratação de CC feita com uma vergonha que questionava à partida a sua legitimidade para conduzir os destinos do clube. Culpa dos jogadores?

7. Dispensa de dois jogadores (Caicedo e Angulo) contratados no início da temporada e apresentados como mais-valias para o clube. Culpa dos jogadores?

8. Gastos na ordem dos €11M – tornando o Sporting no clube que mais gastou neste mercado de inverno – quando os objectivos passíveis de se atingir, de forma realista, se deveriam reduzir a duas taças, uma das quais de pouca importância. Culpa dos jogadores?

9. Confrontos físicos entre o jogador mais bem pago do clube e o Director de Futebol, posterior demissão deste – tudo em ausência do presidente – após uma vitória sobre o clube com que se partilhava o 4º lugar. Culpa dos jogadores?

10. Derrota histórica com um presidente de férias no Brasil e uma estrutura dirigente reduzida a Pedro Mil Homens e(?) Salema Garção, em dias posteriores à divulgação de escutas que denigrem o actual presidente nas palavras de Pinto da Costa. Culpa dos jogadores?

11. Proposta de revolução de balneário sem que exista uma cúpula dirigente visível ou sequer imaginável, sem que se saiba que será o próximo treinador, em dia de jogo. Culpa dos jogadores?

E estou a ser simpático ao não falar das inúmeras outras ocasiões (como a da invasão da Academia à pedrada e a recente rábula da troca de bilhetes pela antecipação do jogo da Taça da Liga) em que o comportamento da estrutura dirigente tem sido pouco menos que vergonhoso…

E QUEREM TROCAR OS JOGADORES? Troquem mas é de dirigentes.

Havia condições para os jogadores terem um bom desempenho desportivo? A resposta é NÃO."

22 comentários:

  1. Realmente não me parece que responsabilizar só os jogadores seja o melhor caminho.
    Embora não tenha desenvolvido o assunto também eu, a propósito da capa do Record de sábado, dizia isso mesmo.
    Há uma verdadeira crise de liderança no clube, há crise de liderança no balneário e há uma crise instalada entre os adeptos que não sabem se assobiam ou aplaudem e por vezes se baralham e trocam as "mãos", aplaudem quando deviam estar quietos (para não dizer assobiar) e assobiam quando deviam aplaudir.
    Oxalá o pior já tenha passado...mas sinceramente não acredito!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto, mas...
    Os jogadores também não são inocentes. Vide o caso Djaló...

    Sporting afinal foi apanhado numa escuta telefonica entre JEB e Dias Ferreira!

    Escuta na integra em:

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. LdA:

    Três post de que partilho a visão. O teu acabei de ler os outros dois, do Kova e do PLF, já tinha lido e... reflectido.

    Os jogadores não sentem as costas quentes. Não as têm respaldadas nem pelos dirigentes nem pela massa associativa leonina.

    Assim, convenhamos que é dificil...

    Um pequeno exemplo: ganho mil e pcs euros por mês. Mas msm q ganhasse umas boas dezenas de milhar, estou certo que renderia mt mais se sentisse confiança e apoio no meu trabalho, ao invés de andar sempre rodeado de desconfianças e a ser alvo permanente de desconsiderações (principalmente se na sua maioria são injustas). Pior ainda se não tendo sequer começado a minha jornada e iniciado as respectivas tarefas, já o chefe ou companheiros estão-me a recriminar... Assim não há condições...

    SL!

    ResponderEliminar
  4. Off-topic:

    INFELIZMENTE está a par de tudo?????????

    http://www.tvi24.iol.pt/desporto/bettencourt-jose-eduardo-bettencourt-sporting-benfica-derby-aeroporto/1137617-4062.html

    Pois claro: tem razão, férias são férias... Andaram a maçar o homem para quê?...

    Virgílio.

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    Nem sequer o deixaram descansar. Como é que ele pode limpar a cabeça sendo assim?!

    ResponderEliminar
  6. Caros Amigos,

    O blogue Sporting Eterno fez um mês. Queríamos agradecer a todos os que nos visitaram, sem excepção, a quem devemos sem dúvida todo o sucesso que possamos ter tido até agora.

    Esperamos ter sido, até ao momento, um espaço de debate, com respeito por todos os envolvidos e igualmente um local com qualidade e interesse, onde os temas sejam colocados com pertinência.

    Não podíamos deixar de ter uma palavra de profundo agradecimento para todos os blogues que nos deixaram publicitar o nosso blogue, sem nenhum tipo de azedume ou receio de qualquer concorrência. Esse nunca foi o nosso objectivo. Gostaríamos somente fazer parte deste núcleo que mantém o vigor Sportinguista bem vivo. No fundo temos todos algo em comum. O amor pelo Sporting.

    Para os que não gostam do Sporting Eterno, gostaríamos que nos dessem sugestões, para que, possamos melhorar, para que, mais soluções apareçam, e mais discussão exista.

    Um abraço para todos sem excepção. Porque a crítica nos faz crescer.
    Mais uma vez um obrigado verdadeiro!

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. ... E INFELIZMENTE nós sabemos que ainda é o presidente do Sporting!
    Chegado de férias tem mais umas frases delirantes, até quando aguentamos isto?

    http://estesportingfornever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Passei por blogue Sportinguista e não consegui ficar indiferente a estas palavras plenas de dor e desilusão, de alguém que escreve sobre o Sporting de forma apaixonada, não vendo reconhecida a sua dedicação. Falo de uma Leoa...Verde!

    Como acho que devemos ser uns para os outros , venho aqui pedir que visitem o Blogue da nossa Leoa, manifestando-lhe a solideriedade que existe no nosso reino, mostrando-lhe que não está correcta e que não queremos que deixe de escrever. Postem um comentário e digam-lhe para não desistir.

    Aqui fica o texto!

    "Ser mulher e gostar dum desporto onde os homens são reis...não é fácil.
    Raramente nos dão crédito quando emitimos opinião. Poucos homens se dão ao trabalho de nos dar resposta. Quase todos nos "olham/tratam" com condescendência como quem diz..." o que é que tu percebes disto?"
    Realmente ser mulher e ter uma paixão tão grande pelo futebol como qualquer homem...não é fácil.
    Basta ver o número de blogues de mulheres em que o tema seja o futebol ou um clube. Muito poucos quando comparados com os blogues assinados por homens.
    Dos blogues assinados por mulheres quantos merecem a atenção dos homens?
    Muito poucos...
    Normalmente não escrevo sobre aspectos técnicos ou tácticos, é verdade, mas que os únicos comentários que mereça o que escrevo seja de bloguistas homens a fazerem propaganda do que escreveram nos seus blogues...tira-me do sério.
    Sinto-me reduzida a uma insignificância tão grande que só me apetece acabar já com o blogue e deixar de visitar e comentar qualquer espaço que fale de futebol.
    Ser mulher e ter um blogue onde o tema é o futebol do clube que adoramos, num mundo machista e ainda tão fechado como é o do futebol, desporto onde os homens são reis... é estar a remar contra a maré. Mas eu até pratiquei remo nos meus tempos de juventude e por isso mesmo já estou habituada.
    Só não me habituo a ser tratada como um simples veículo de propaganda de outros blogues...isso é que não e por isso mesmo, já tinha ameaçado e a partir deste post vai ser uma realidade...comentário que não faça referência ao que escrevi...vai direitinho ao caixote do lixo, vulgo reciclagem."

    http://leoa-verde.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Este Sporting Fornever com uma nova secção: HUMOR

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Ehehehehe!!
    Ó Sporting Eterno...não era para tanto, não era propriamente dor e desilusão mas mais frustração por ser apenas um veículo de propaganda em 99% dos casos. Mas eu sou uma pessoa positiva e pode dar-me uma fúria e desancar no pessoal mas passa-me depressa.Se não fosse assim com os desgosto que o Sporting nos tem dado...já estava com uma depressão para o resto da vida.:):):)

    ResponderEliminar
  11. JVL...OLEGÁRIO?? Esse OLEGÁRIO??? Tens a certeza?? Não te enganaste??

    ResponderEliminar
  12. JVL:
    Olegário?! Não estou a ver...

    Olarápio, queres tu dizer?

    ResponderEliminar
  13. LDA:

    Exactamente! Olarápio Boiquerença... Parece q vai ao mundial... Porra, Pá! Ele há coisas levadas do diabo: não sabia q os concertos do titi quim barreiros na Suiça fazia destes milagres...

    ResponderEliminar
  14. Virgilio:
    Os concertos do apito em que ele se celebrizou é que pagam estes milagres. Não é por acaso que vai ao Mundial, seguramente. Por categoria não é de certeza. Olha o falecido Vitor Correia dizia que nada o espantava desde que viu um porco a andar de bicicleta. Eu desde que vi o papa a receber a carolina menos razões tenho para me espantar.

    (No fim-de-semana passado há 2 lances que o henriques deixou passar, mas como jogamos mal nem força nos resta para reclamar.)

    ResponderEliminar
  15. O SCP precisa de uma limpeza na SAD e no balneário.

    ResponderEliminar
  16. Caros,

    Esta época já não temos a Taça Lucílio. Amanhã temos as meias-finas da Taça Olarápio...

    Para a próxima como será q se vai denominar: Taça do Gel 'sócio slb' Proença? Taça Capitão 'pode ser esse' Ferreira?...

    É sp a aviar... (de ave) hehe...

    ResponderEliminar
  17. LdA,

    Neste momento, olegário e olarápio já são a mesma coisa.

    Só temos que estar tranquilos no entanto. Afinal de contas, o nosso grande "líder" disse que confiava nos árbitros, depois da nomeação do Duarte Gomes para o Dragão e após o episódio em Alvalade. Foi o que se viu.

    ResponderEliminar
  18. "Eu desde que vi o papa a receber a carolina menos razões tenho para me espantar."

    E a companhia da Carolina? C'um catano... nc se viu nem tornará a ver dois 'papas' juntos... com uma alternadeira no meio... Disto, nem nos tempos dos Borghia! ahahaah...

    ResponderEliminar
  19. So faltava vir a PSP desmentir o SCP:
    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=ed7c6257-53a9-46db-bd50-8be8108fdadb&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=2

    ResponderEliminar
  20. LdA,

    Afinal sempre queriam ter cedido 30% dos bilhetes. A memória na Direcção anda curta...espero que não se esqueçam do jogo do Iorda.

    ResponderEliminar
  21. Acabo de ver a repetição do SuperBowl, passo pelo fim dos “Marretas da 2ª Feira”, e vejo, com muita tristeza, uma chamada de Dias Ferreira para a morte de António Coutinho.

    O Coutinho que foi dirigente do basquete, do ciclismo, do andebol, penso que também do futebol, do nosso Clube é uma figura incontornável na história dos últimos 50 anos do Sporting. Ele “vivia” dentro de Alvalade. Sabia tudo o que de bom e de mau se passou no Sporting nos últimos anos. Muitos sacrifícios fez pelo Clube. Soube sempre defender o Sporting, lutando com os nossos inimigos, quando necessário com as suas próprias armas. Evitou que muitos atletas fossem roubados pelos abutres nossos vizinhos. Tinha muitos amigos e as suas amizades ajudaram a resolver muitos casos bicudos. Todos nós atletas, treinadores, outros dirigentes, sabíamos que surgisse algum problema o Coutinho resolvia. Infelizmente há cada vez menos “Coutinhos” no nosso Clube.

    Deixa tristes muitos com quem conviveu, e deixa o Sporting muito mais pobre.

    Que descanse em paz.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)