quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O budget ou 10 notas sobre uma apresentação

   1. Se poucos se aperceberam que havia uma reestruturação em curso no Sporting ontem ela foi simultaneamente anunciada e dada como concluída  com o retorno de Couceiro.

   2. Se o sigilo com que decorreram as negociações são o primeiro sinal dessa reorganização pode-se dizer que a mudança foi para melhor. A blindagem do centro de decisões só pode ser considerada uma boa noticia. "Só" faltará agora dar uma maioria expressiva às boas decisões, isto tendo em conta que ninguém é infalível.

   3. Parece uma boa decisão a entrada de um elemento com funções de coordenação de todo o futebol na SAD com funções abrangentes, da formação ao futebol profissional. Esse lugar estava em aberto, tendo em conta que Mil Homens tinha a pasta da formação, Nobre Guedes as finanças e o presidente um clube inteiro para gerir.

   4. Era necessário o reenquadramento de Costinha, depois de este ter deixado bem claro que a direcção desportiva era demasiada areia para a sua camioneta. Em menos de um ano, e após uma revolução falhada, sobram mais os erros que os acertos, dos quais o clube terá que arranjar forma de se recompor. Um director desportivo pode falhar uma ou duas aquisições, não pode é falhar na escolha do treinador. Fazer tudo isso em simultâneo e, acrescidamente, aumentar os custos seria razão para, em qualquer sociedade, a rescisão com justa causa.

   5. Mais importantes que os nomes dados aos cargos e que os nomes de quem os desempenha é a forma como eles são desempenhados. São as acções que dão ou retiram relevo às funções e não as designações, por mais pomposas que sejam.

   6. Concluída a reorganização do organograma falta "apenas" o mais difícil: criar uma estratégia coerente, preencher as funções com ideias. E para isso não é preciso nenhum milagre, como por vezes se quer fazer crer os Sportinguistas.

   7. Neste âmbito, a importância da formação é crucial ou, como diz o presidente, "é uma área crítica para nós". Que, apesar de ser reconhecido por todos, têm sido uma aposta com mais ziguezagues que coerência. Na actual conjuntura a formação por ser o que comprovadamente fazemos melhor, por promover a sustentabilidade do clube,  a reconciliação com a grandeza do seu passado e até com os seus adeptos é o caminho mais seguro.

   8. Couceiro diz que não vem revolucionar o Sporting. Não sei se não é necessário, mas tem duras batalhas para ganhar. A mais importante de todas é perceber que, não se podendo ganhar de um momento para outro, é no entanto imprescindível que o futebol do Sporting volte rapidamente a ser atractivo para os adeptos e potencie o valor dos seus activos. O "regresso" de Izmailov seria um pequeno passo e um bom sinal.

   9. Não tendo Couceiro um caminho fácil é necessário que  fale com verdade e com clareza. Um discurso entre "a formação é crucial", o "a minha preocupação não são as contratações. Evidentemente, se me dissessem que tínhamos um budget.."e o "milagres não se fazem" não o é. E se houvesse budget?

  10. O passado de Couceiro não pode ser mudado. Mas faz pouco sentido relacioná-lo com o FCPorto, por seis meses de trabalho, esquecendo tudo o resto. E tendo em conta também o passado recente julgo ter sido útil ter deixado claro não ter ambições relativamente à cadeira do treinador. Para o actual e para os vindouros.

16 comentários:

  1. LdA:

    Do que li sobre as declarações de Couceiro, parececeram-me ponderadas (nitidamente a evitar entrar em conflitos) e cheias de 'boa vontade'.

    Agora resta esperar pelas 'boas acções' para efectivar a melhoria que se pretende... É que palavras, leva-as o bento... ooops, o vento.

    Já as palavras de JEB confirmaram a lentidão de processos... Ano e meio para completar a sua 'organização transversal' (acho que foi esse o termo utilizado...)? Por fim, será este o clique que faltava? Oxalá.

    ResponderEliminar
  2. eu também gostei imenso o que ouvi.

    só nos resta aguardar. que Couceiro tenha toda a sorte do mundo

    boas festas

    The LC

    ResponderEliminar
  3. Concordo na íntegra com a sua apreciação. O momento não é para euforias, nem muito menos para antagonismos primários. Existem repercussões a médio prazo (a proposta de Costinha esgotou-se e tanto ele como o treinador têm o destino marcado), mas sem a urgência do chicote que, na maioria dos casos pouco ou nada modifica.

    Essencialmente Couceiro tem que limpar as asneiras de Costinha (reassumindo a juventude como lema e recuperando Izma) e traçar um perfil de exigência para quem venha a entrar no clube.

    Leão da Beira
    http://leaodabeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,
    Deixa-me perguntar-te uma coisa: não achas que esta boa-nova (acreditemos e esperancemos) contraria aquela noção de que o presidente do Sporting é alguém que na maioria do tempo apenas dorme, passando ao lado dos assuntos, que se deixa controlar pelos acontecimentos, incapaz de antever, agir, reagir, e que se deixa até tourear pelos adversários?

    A vinda do Couceiro poderá ser causadora de atrito, ou não. Veremos. Atrito = problemática Costinha. Mas mesmo que não seja causadora de atrito (esperemos o contrário) e os 2 coabitem bem, esta decisão é, para o Clube, per se, uma pedrada no charco. Vejamos em ano e meio se houve alguma decisão que se assemelhasse a esta:

    - Saída do Paulo Bento, claramente não.
    Foi provocada pelo próprio, o presidente limitou-se a ir a reboque dos acontecimentos.
    - Vinda do Sá Pinto, sim. Foi, porque foi inesperada, agitadora das hostes, no bom sentido, por tratar-se de alguém que transporta o fervor que queremos ver no Clube.
    - Vindo do Carvalhal, não. Porque antes do Carvalhal falou-se em Villas Boas e portanto deu ideia de mais uma vez ter andado às apalpadelas.
    - Saída do Sá Pinto, também não. Provocada pelo próprio e no máximo pelo Liedson, não passou pelo presidente.
    - Vinda do Costinha, também não. Esta infeliz escolha (no meu caso reconhecida como tal tarde e a más horas, confesso) tinha já sido aventada, considerada. Era um nome de que já se falava como hipótese. E bom, o Sporting precisava de um DD, logo, não foi inesperada.
    - Saída do Carvalhal. Pouco surpreendente, mal feita, pouco elevada e honrosa para aquilo que o Carlos Carvalhal merecia e cujo acerto estaria sempre dependente de quem seria aquele que lhe seguiria.
    - Paulo Sérgio, outro infeliz erro. Mais uma vez Villas Boas foi o quase-treinador durante 3 meses, e mais uma vez o Paulo Sérgio soou a experiência, uma infeliz experiência.
    - Moutinho, aqui nem se pode falar de reboque. No máximo foi premeditada (pelo presidente do Sporting, com o intuito de à força realizar a transferência), no mínimo deixou-se enganar, esqueceu-se lá da cláusula que excluiria os rivais internos.

    Portanto ... a única acção do presidente do Sporting que revelou alguma dose de risco e ambição foi a do Sá Pinto. Nenhuma mais.
    Se calhar o presidente do Sporting entende o Clube e sua gestão dessa forma: altera-se pouco a um nível raso mas, não tem qualquer problema em mexer nos níveis médios de decisão. Isto é bom, às vezes. Ele se calhar na sua emoção / bondade entende as coisas deste modo. A lealdade para com o Paulo Bento e agora para com o Paulo Sérgio são características da sua pessoa e, características que podem ora penalizar o Clube mas podem também beneficia-lo, caso não se tratasse de um Paulo Sérgio mas sim de um Jozic por exemplo, Jozic esse que também deixou o clube num 4º lugar mas que era um treinador por todos querido e reconhecido.

    ResponderEliminar
  5. A lealdade para com o Paulo Sérgio penaliza-nos.
    A lealdade para com alguém bom mas que apresentasse num contexto muitos maus resultados, não nos penalizaria. Mas ora, isto é redutor claro. Porque o que lhe exigimos é que tenha a capacidade de discernir quando é que a mudança é boa e quando é que a mudança é má. Isto é o mínimo que lhe podemos exigir, portanto, não podemos dizer que a manutenção de uma lealdade é também ela, per se, uma característica boa. Não o é, e para mais no Sporting onde a mudança tem sempre de fazer parte do seu dia-a-dia. Um Clube pouco activo e alérgico à mudança definha, e os quase 5 anos de Paulo Bento - para os mais desatentos - deveriam ser a prova disso mesmo, quando nem dessa prova deveríamos ter precisado. Eu gostava de perceber o que é que levou o presidente do Sporting a decidir isto. Ele não é um sujeito facilmente decifrável, porque entra em contradição muitas vezes. Em 2001 não tem quaisquer problemas em despachar 5 jogadores de uma assentada e mais uns quantos milhões para trazer o Jardel, em 2001 não tem qualquer receio de ir ao Bessa resgatar o Ricardo e o Rui Bento, ainda em 2001 não tem problemas em ir à Roménia buscar alguém com o perfil do Boloni (um formador, um professor) mas, 9 anos depois o seu registo é completamente diferente, vivendo agarrado e fazendo-se depender de um treinador do Paços de Ferreira, de um Director Desportivo conotado com o Porto e cuja imagem é suficiente para nos causar desconforto, despachando a troco de muito pouco 2 dos mais valiosos jogadores do plantel formados pela Academia que ele - Bettencourt - foi parte determinante na sua edificação. Por um lado é ultra-sportinguista e sabe tudo sobre o Sporting mas, por outro convive lado-a-lado com o Pinto da Costa e vai almoçar com o iletrado do Vieira. Talvez ele ande às apalpadelas em tudo. Talvez não. Talvez seja uma pessoa desorientada, ou não. Talvez para ele o método certo - agora - é este, o de arranjar um nome forte e responsabilizá-lo pelos resultados do futebol do Clube. Trouxe o Costinha, não deu certo, tenta-se o Couceiro. E aplaude-se a genica claro, ela satisfaz-nos. Mas era bom que ele acertasse o passo em tudo o mais porque de resto até tem qualidades óptimas: com o Ecletismo à cabeça de tudo o resto, evidentemente. Por outro lado, talvez tudo isto seja um exercício demasiadamente fezado apenas provocado pela alegria que nos causou a pedrada no charco que significou a vinda do Couceiro.

    Leão de Alvalade, entender o Sporting não é nada fácil.

    ResponderEliminar
  6. Nós precisamos de gostar dos nossos.
    Sentimos essa necessidade. E talvez por isso seja tão fácil sermos enganados. Não significa que sejamos estúpidos, significa só isso mesmo: gostamos do Sporting e como o LMGM dizia ante-ontem, racionalizar demasiado uma paixão retira-lhe encanto. Encontrar um balanço adequado - nós, enquanto corpo de sócios e adeptos - entre a indispensável (e crítica) exigência que devemos (sempre) exercer e a capacidade de não deixarmos que o Clube às tantas nos pareça um inimigo é uma missão fundamental. Não é só o presidente do Sporting que nos deve, nós também devemos (e muito) ao Sporting, e por isso não nos fica mal apurarmos de vez em quando o nosso sentido de preservação.
    Talvez, não sei. Eu confesso que que na maioria do tempo é consoante o humor. Ora me apetece dizer mal, ora me apetece dizer bem. Porque essa necessidade existe, gabar o Sporting, e acreditar e saber (e sei) que o Sporting é o melhor Clube que existe no mundo, porque faz coisas que mais nenhum faz. Em Portugal, estamos num universo completamente distante dos outros. Dizer que somos a maior potência desportiva nacional é uma forma correcta de ver a coisa mas somos muito mais que isso, muito mais, porque Portugal deve muito ao Sporting. Lá no início do século os Reis e as Rainhas, ou os primeiros presidentes e governos Republicanos pouco se importavam com o tema desportivo e foi o Sporting quem por todo o país promoveu a prática, os campos, as pistas, as piscinas e todas as modalidades que hoje nos são ordinárias. Hoje, um século adiante, com todas essas escolinhas e praticantes que temos - no Futebol e em tudo - pode e devia a Sociedade Portuguesa (gentes, governantes, imprensa) agradecer ao Sporting tudo aquilo que nunca nos esquivámos de fazer, quando o fazemos ao mesmo tempo que ganhamos títulos que mais nenhum ganha.
    O Sporting é uma coisa muito grande, e boa. Leão de Alvalade, somos abençoados, e presidente do Sporting ou época desportiva alguma nos retirará essa condição.
    Muito grande mesmo, e melhor.
    Mas gostava de entender, isso gostava. Sinto alguma necessidade de mudar a forma como sinto o presidente do Sporting. E gostava que ele fizesse um esforço por isso. Deu-nos um bom presente de Natal, melhor do que qualquer Jardel, Boloni ou Hugo Viana, e talvez tenha este sido sido um primeiro passo para qualquer coisa positiva que aí venha.

    Sabe Deus como precisamos dele.

    ResponderEliminar
  7. MM:

    Como diz o Virgílio demorar ano e meio a fazer uma reestruturação, com os custos que ela teve, não é propriamente a demonstração de diligência. Começar pela parte inferior da pirâmide (Costinha ) para depois preencher o topo não é propriamente uma demonstração de sageza. O primeiro parágrafo deve pois ser lido com pelo menos sentido de humor. No retstante post tentei ver as coisas pelo "bright side", concentrando-me mais no que aí pode vir do que olhar para o passado. Porque também cansa, não é?

    Não conhecendo pessoalmente JEB só me posso pronunciar sobre as suas acções. Informações que me chegam dizem que JEB encontrou o clube desorganizado, com uma pressão de tesouraria enorme, a condicionar o dia a dia que esmagaram as suas melhores intenções. Tudo isto serviria como atenuante para as suas actuações menos conseguida não fosse estivesse ele ligado à gestão anterior como vice-presidente, o que nos leva a interrogar o que será de facto pertencer aos órgãos sociais do clube.

    Tenho-o como uma pessoa honesta e bem intencionada, o que contudo é curto para quem teria que ser também líder. Dizem-me também que tem feito um excelente trabalho na reorganização interna do clube, que é uma face pouco visível para os adeptos, mesmo sendo de grande importância.

    Acontece que o Sporting é um clube e a sua principal actividade é desportiva, centrada no futebol, não se esgotando aí porém. JEB tem variado entre a negligência e os erros sucessivos e é isso que, ao fim e ao cabo conta. Afinal é o futebol que pauta a ligação de grande parte dos Sportinguistas ao clube.

    ResponderEliminar
  8. As palavras de Couceiro mostram muita boa vontade, vamos ver é de que forma passa da teoria para a prática.

    Em relação à reestruturação no Sporting ter demorado um ano meio, se tivesse sido bem feita, não acharia tempo a mais. Acho que foi tempo a mais para os resultados (fracos) que se tem obtido.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Um *#%* de um Bom Natal para todos e que o *#%* do ano de 2011 vos traga muito melhor disposição! Isso e a saúde e o sucesso e o blábláblá do costume... resumindo: be happy!

    ResponderEliminar
  10. Pessoal,

    Bom Natal....sim, também incluo aqui o MM com os seus comentários-testamento...looooool

    ResponderEliminar
  11. Miguel, Mike, Virgílio, Leão de Alvalade, JVL, PLF, LMGM, 10A, Pedro, Dezperado, 8, Hugo Malcato, Tite, Dina, AGonçalves, TheCure, a senhora com ligações a África que publica contos infantis e cujo nick não recordo e de vez em quando por aqui comenta, e todos quanto - muito ou pouco - por aqui de igual forma expressam opinião: um santo Natal, uma santa passagem de Ano, uma reunião familiar abençoada, muita alegria, morno calor, tranquilo desembrulhar de prendas, muita música, no coração, a partir de Salzburgo e da Baviera, como é óbvio, porque Natal sem os Von Trapp não é seguramente Natal mas ... acima de tudo: muita saúde. Saúde é que é o fundamental, sempre, porque sem saúde não se pode nunca gozar a companhia. A companhia primeiro e acima de qualquer coisa e, o proveito, também. Nesta medida, faço votos para que os fumadores aproveitem os embaladores e sempre frescos rejuvenescedores ventos do Norte provocados pela passagem furiosa mas controlada de Nicolau e do seu conjunto de renas para ... deixar de fumar. Outrossim, desejo que os alcoólicos - caso por aqui os existam - deixem de beber, ou passem a beber moderadamente. E desejo que façamos todos um esforço muito grande para nos livrarmos de todo um conjunto de maus hábitos que sempre nos comprometem. Cuidado com o colesterol, muita atenção à pressão arterial, e nada de abusar do sal. Muita natureza, verde, neve e trigo.
    É tudo o que vos desejo, e sim, fazendo minhas as palavras do Mike incluo nestes desejos a Ana.

    Que 2011 signifique, neste contexto, e também, a (por exemplo) reunificação da Ana com o Leão de Alvalade, ou do PLF com o JVL, ou do Virgílio com José Eduardo Bettencourt. O Sporting precisa disso e nós todos precisamos disso, porque só se nos mantivermos juntos teremos capacidade de manter uma fileira tão coesa e determinada que nem Átila, Napoleão ou Carlos Magno poderão desviar-nos daquele que é o nosso âmbito presente: o palco de Belfast em Maio ou Junho próximos.
    É possível. E eu acredito.
    Repetiremos este ano a extraordinária e cativante Epopeia de 2005.
    É o meu desejo para 2011.

    ResponderEliminar
  12. Ana:

    Em 2011, basta o SCP voltar a ser o SCP, e a boa disposição estará garantida!

    Os meus votos, para ti, não são de silêncio, e sim um barulhento voto de Boas Festas! :p

    As Bjocas têm cor? Então toma lá duas: uma verde e outra branca (hummm, não sei pq mas soa-me mt melhor na segunda cor...)



    Todos:

    O nosso postal de Boas Festas já está publicado!;). É favor deslocarem-se mais aqui pra cima, ó faxavôr...

    ResponderEliminar
  13. MM:

    Eia cum catano... Nopta-se assim tanto a minha azia com JEB?... LOL

    Gde Abraço e BOAS FESTAS para ti também! Com muita saúde, claro!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. MM

    Julgo que o nick da senhora a que te referes é "Africa em Poesia"

    Belo comentário, parabéns.

    Grande abraço & um santo e feliz natal

    ResponderEliminar
  15. palavras leva-as o vento!!
    um bom falante sempre o foi...assim como um incompetente!
    Q Deus nos ajude!!
    boas festas para toda a maltinha que ama, que sofre e que vive o Grande Sporting!!

    ResponderEliminar
  16. Saudações leoninas!

    Bom Natal para si

    e os seus!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)