segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Injecção de ânimo ou perda de tempo?

O Sporting regressou ontem ao 3º lugar, após a obtenção da 3ª vitória consecutiva fora. Ninguém ignora a importância da vitória como refrigério de uma época, a 2ª consecutiva aliás, carregada de desilusões e em que cedo ficamos arredados do título tão ambicionado. Que significado pode ter então o retorno ao pódio e uma melhor série de resultados? Isto é, era disto que o Sporting necessitava para inverter o rumo de uma época negativa?

Antes assim fosse, mas não me parece que os problemas da equipa do Sporting se fiquem por questões anímicas, mesmo considerando a sua importância crucial. O problema é estrutural e o jogo de ontem, perante uma das equipas mais limitadas da Liga, deixou-o à evidência, em particular na 2ª parte em que não conseguimos explorar as facilidades resultantes do adiantamento do adversário. Problemas esses que se arrastam desde o inicio de época e que não se alteram com o 4x4x2 ou com o 4x3x3. A construção do nosso jogo ofensivo é completamente absurda e inconsequente, vivendo da inspiração individual – ontem foi Postiga, antes foi Valdés – no que devia ser o resultado de movimentação colectiva, produto do treino semanal. Essa é uma pergunta recorrente na minha cabeça: o que se treina semana após semana em Alcochete?

Como dizia ontem na caixa de comentários ao Virgílio, este Sporting de Paulo Sérgio consegue provocar-me uma sensação inédita. Se não consigo ficar triste com as vitórias do Sporting a verdade é que delas não extraio qualquer entusiasmo, especialmente quando vejo as nossas camisolas associadas aos piores maus tratos que se fazem ao futebol. Vitórias como as de ontem são infelizmente para nós o mesmo que uma aspirina para um doente canceroso: uma perda de tempo.

Isso leva-me a uma pergunta inevitável: seria preferível ver o Sporting perder? Por exemplo ter sido batido copiosamente ontem no Algarve ou no passado clássico? Obviamente que não. Por duas razões: sou incapaz de, em qualquer circunstância, desejar a humilhação do nosso nome e historial. E, porque, objectivamente isso não resolveria nenhum dos nossos problemas. A tripla de sonho JEB, Costinha e PS, certamente apoiados em mais um comunicado oportuno, apressar-se-iam a enjeitar responsabilidades, fazendo-as cair sobre os ombros de terceiros. As usual…

Muitos interrogar-se-ão porque digo o que digo após uma vitória de 1-3. Faço-o porque creio que é muito mais fácil e cómodo fazer estas constatações ao sabor das derrotas mas creio-as mais necessárias fazê-las especialmente quando se ganha.

13 comentários:

  1. "Muitos interrogar-se-ão porque digo o que digo após uma vitória de 1-3."

    Depois de ler o post, não deixa espaço para muitas interrogações.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Perda de tempo definitivamente!!

    Já nem um golo consigo comemorar, nem um simples
    "toma!!"...este futebol deixa qualquer um desmotivado.

    ResponderEliminar
  3. LdA:

    O que mais impressiona é a total incapacidade do SCP para sair em contra-ataque. Ontem, durante toda a segunda parte e em circunstâncias óptimas para esse tipo de acção, a equipa mostrou-se incapaz de concretizar um desses lances... nem um que fosse, para exemplo!

    Mistura-se a inabilidade com a falta de ambição em querer marcar mais golos e temos o a “anestesia geral” montada. Repito (fora de brincadeiras): ontem, dei comigo a cabecear de sono em pleno café… Nem sei como é que o resto do pessoal presente não se apercebeu e desatou às gargalhadas quando me apressava, meio embaraçado, em observar à minha volta reacções para tão estranho comportamento da minha parte! Percebi que estavam tds nas mesmas condições: anestesiados a olhar para a tv ou, pior, completamente alheados do ‘jogo’. Sintomático.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Que treinador este..

    E o que será que este presidente e este director desportivo vêm neste futebol?

    Já nem dá p escrever, já falta as ideias e a motivação.

    ResponderEliminar
  5. Mas que raio de sportinguistas são vocês porra? Por a hipótese de perder? Aonde chegamos, meu deus. Eu também detesto JEB, Costinha e Paulo Sérgio, toda aquela corja que se instalou no nosso clube, e também fui enganado por JEB, mas daí a desejar perder um jogo, seja contra quem for, NUNCA. Eu quero sempre ganhar, sempre, mesmo que joguemos mal e sei que estamos a jogar muito mal. Eu sou do tempo das noites europeias no nosso antigo estádio e com as bancadas a abarrotarem, eu sou desse tempo pá, e é com muita mágoa e com nostalgia que recordo esses tempos. Mas daí a querer perder para despedir o nosso treinador!... Eu quero é ganhar sempre. Amigos Sportinguistas só temos é que nos unir e no sítio certo dar-mos todos um grande pontapé nesta direcção, mas esse pontapé tem de ser dado no sítio certo, esse pontapé tem der ser dado entre nós, entre família, não pode ser é andarmos na comunicação social a dizermos mal uns dos outros, não podemos é dar tiros nos pés e dar a entender aos nossos adversários que estamos fragilizados, porque os jogadores também sabem ler e esses são os primeiros a sentirem que nós não estamos com eles. Primeiro que tudo tem que estar o amor da nossa vida: O SPORTING. O Sporting deve estar acima de qualquer interesse pessoal, seja ele qual for. Estes merdas hão-de saír de lá, basta nós querermos, mas como já disse atrás no sítio certo. Eu nunca baixarei os braços, nunca, porque foi com este espírito que o meu pai me incutiu "o que é ser Sportinguista" e ser Sportinguista é nunca desistirmos, seja em que circunstancias forem. Por isso é que nós somos diferentes dos galinhácios e dos tripeiros, nem que o meu amor fosse para a 3ª divisão, serei Sportinguista e defenderei o meu Sporting até ao fim dos meus dias, até morrer. Saudações Leoninas a todos os que amam o Sporting. Sporting, Sporting, Sporting.

    ResponderEliminar
  6. Eu tb sou incapaz de desejar uma derrota do meu clube esteja lá quem tiver porque acima de tudo eu sou doente pelo SPORTING..e além disso tenho um orgulho no meu clube porque para além de ser verde e branco sou PORTUGUÊS de alma e coração e o meu clube para além de ser o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é um clube de portugueses..temos é que nos bater pelo regresso do futebol português aos fds de tarde porque a SPORT TV só nos dá fut inglês e espanhol e como odeio esse futebol não me vou calar enquanto não ver o meu fut de tarde aos fds..SOU português e exigo a quem de direito que o meu futebol regresse aos fds de tarde..espamha e inglaterra nada me diz..

    ResponderEliminar
  7. Para os dois senhores que comentaram antes de mim (facto que desde já se agradece), deixo uma singela pergunta: e que tal relerem o post?

    Uma ultima sugestão: convém que desta vez o façam com o modo ‘literacia’ ligado!...


    Obrigado e SL!

    ResponderEliminar
  8. CF7, Renato, Virgílio, todos, onde me incluo,
    Dois resultados negativos a cada 5 jogos deixar-nos-ão no mesmo sítio do ano passado mas, à falta de um Braga, Guimarães ou Nacional regulares podemos com os mesmos pontos desse ano passado ficar em 3º. Este 3º, como o post diz, não é suficiente para que haja mudança, e por isso é que ninguém deseja as derrotas do Sporting. O Leão de Alvalade di-lo claramente. Portanto, resultados maus não são suficientes, porque para muitos um 3º lugar não é mau. O mau futebol, esse dura já há anos, e também não é suficiente. O que seria suficiente?
    O que devia, mais do que podia, ser suficiente:
    - Os dirigentes do Sporting envergonhados da sua estratégia e dos resultados que ela apresenta abandonarem o Sporting.
    - O Paulo Sérgio percebedor da sua incapacidade de nos dar bom futebol e/ou resultados, abandonar pelo seu pé o Sporting. E abandonando-o sermos abençoados pela sorte que os incompetentes que o escolheram se enganassem acertando involuntariamente naquele que lhe sucedesse e, que fosse esse um tão bom que pudesse anular as suas próprias incapacidades (directivas).
    - Existirem figuras de referência do Sporting como ex-jogadores, ex-dirigentes, ex-treinadores, sportinguistas referenciados cuja facilidade de apelo aos adeptos fosse inquestionável, e muitos havendo que reúnem os requisitos, pudessem ser uma espécie de consciência viva do verdadeiro Sporting, neste período. Mas muitos, e não apenas alguns, de quando em quando.

    Isto, neste período, devia ser suficiente. Mesmo o último dos elementos.

    O problema passa muito por isso: os adeptos não são grupos. Entre nós, muitos mas ao mesmo tempo singulares e, o Clube, não existe neste momento nada. Não existe um Senado que faça ecoar o que sentimos e pensamos, porque o Conselho Leonino é infelizmente um órgão vazio de utilidade muito composto por elementos algo envelhecidos que ao invés de pegarem na sua experiência, natural autoridade e acumulado de conhecimento para ser parte da solução preferem ir aos almoços, às recepções, soprar os bolos de aniversário de não sei quem que fez 30 anos de associado e aplaudir as intervenções do seu presidente, seja ele quem for, desde que um que continue a organizar tão necessárias e importantes actividades festivas. Não existe nenhum movimento sportinguisticamente politizado, activo e organizado em que nele nos pudéssemos incorporar porque infelizmente esses só aparecem na hora das eleições, o que - e de forma algo injusta mas pouco surpreendente - contribui para que tenham sempre muita dificuldade em afirmar-se. Não existe também nenhum grupo organizado de adeptos que fale por nós, porque as claques não devem servir para isso. Nem podem. O consumo de drogas faz os seus sujeitos possuírem muitas células fora de funcionamento (porque falecidas) e a intolerância ao consumo de álcool repercute-se negativamente na sua capacidade de mentalizar, também.

    ResponderEliminar
  9. Isto, creio, faz-nos ter apenas um caminho: fazermos um esforço grande para não nos demitirmos do Sporting. Este Sporting quer caminhar para o abismo, ninguém dúvida disso, mas ele só irá lá parar quando verdadeiramente nos escusarmos de preocupar. Fazermos esse esforço e esperar. Esperar que alguém apareça e force - pela sua presença, aparecimento, detonador e contagiante que seria - alguma situação ou, esperarmos mais 2 anos e algum pouco pela oportunidade de punirmos nas urnas estes incapazes que simplesmente não se vão embora. E mesmo aqui, haverão sempre os eternos problemas de sportinguistas que valem 20 votos, e outros que valem apenas o justo 1. O ideal seria mesmo aparecer alguém valioso, alguém que liderasse um movimento. E um movimento (de ideias, não de caminhadas ou marchas) que estivesse presente na hora das derrotas, vitórias, eleições, entre-eleições e sempre. E que esse alguém tivesse para além das ideias certas, um rosto que fosse por nós conhecido e familiar. Existe este alguém? Eu acho que sim. Ex-atletas sobretudo, sem que as animadoras possibilidades se esgotassem neste âmbito. Esta seria somente a forma mais rápida e imediata de nos vermos libertos do sofrimento. Seria preciso que alguém aparecesse, só, relativo. Alguém com as ideias e espírito certos mesmo produzindo um efeito não-imediato, alguém que não se importasse de acolher os rótulos negativos de oportunista, até a possível chacota, e possivelmente derrotas pesadas em 1ªs eleições, porque tudo isso faz parte da vida e não deve inferir na nossa capacidade de decidir, fazer, agir, tentar. Como diz o Virgílio, "o azeite vem sempre ao de cima", e caros, o azeite move-se de forma veloz mas, paciente. Vejam vós mesmos. Coloquem primeiro o vinagre e vejam a pressa com que ele se afunda pelo meio das folhas de alface e tomate. Já o azeite não, qual serpente diabólica conduz-se atento e rápido mas em ziguezague, qual Nilo. E sabem porquê? Para que possa perceber o caminho e para que não lhe seja difícil "vir ao de cimo", na hora de vir ao de cimo ...
    Doutro modo, apareças ao de cimo, alguém. Não sintas medo das consequências. Aparece para que te vejamos. Sê azeite. E quando apareceres, diz-me, para ao teu lado ajudar-te. Até lá, é fazer o esforço de que falei lá em cima. Não demissão, porque só a demissão enterrará o Sporting. Cada um que procure a sua motivação mas, por favor, e em nome da coisa mais sagrada que cada um possa possuir: não abandonem o Sporting nem se deixem vencer pela apatia ou cansaço.

    O Sporting é grande e bonito demais para que maltratado e indefensável veja os seus afastarem-se.

    ResponderEliminar
  10. O Sporting são vocês. Não aquele que ontem foi a Portimão, o que amanhã irá a Setúbal, o Paulo Sérgio, o Costinha, o Ribeiro Telles, o Bettencourt, o Ricciardi, o Santana Lopes, Paulo Abreu, Maurício do Vale, Norton de Matos, Dias Ferreira ou outros. O Sporting são vocês. Os demais apenas vestem uma das suas camisolas, levam para casa alguns dos seus cheques e usam-se de algumas das suas cadeiras e gabinetes para sentar e nelas e neles estar confortáveis. Nada mais.
    Leões deixarem-se adormecer por tão pacata gente? Virá ainda o dia ... mas esse dia não é hoje, nem a era é esta. Antes de descansarmos precisamos de fazer algo, algo esse que os nossos antepassados fizeram antes de nós, e muitos muitos anos para trás de nós: derrotar, aniquilar, esmagar, pisar e violar todos os adversários, galinhas e dragões de papel que nos apareçam pelo caminho. Fazer o que fizeram José de Alvalade, Stromp, Salazar Carreira, Peyroteo, Szabo, Vasques, Correia e outros. Dominar durante 10, 20, 30, 40 ou 50 anos, só que desta vez de forma ainda mais categórica, violenta, mas igualmente bonita e cortês, ao melhor estilo e em respeito pelos pergaminhos e herança que todos esses idos Leões nos deixaram.
    É por isso que eles são imortais e podem hoje viver a sua imortalidade.
    Já nós, teremos ainda que conquistar a nossa Só depois virá o descanso.

    ResponderEliminar
  11. Perda de ânimo e injecção de tempo desperdiçado mas em dose cavalar.

    http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/12/professor-neca-em-alvalade-ou-teoria-da.html

    ResponderEliminar
  12. Leão de Sta Engrácia sabes que há dias - seriamente - ocorreu-me isso. Não o Professor Neca claro mas, ocorreu-me que se calhar o Bettencourt faz de propósito. Insultado que é todos os dias, enxovalhado que é todos os dias, tendo família, esposa, filhos e tudo isso ... se calhar ele não toma as opções naturais (contratar um grande treinador aliviando-se assim a si próprio), preferindo fazer aquilo que ninguém está à espera, como modo de castigar os sportinguistas que tanto mal dizem dele.

    ResponderEliminar
  13. Não podia estar mais de acordo com o Leão de Alvalade e o MM. De facto, dou comigo a não festejar os golos do Sporting tão efusivamente como noutros tempos, sobretudo nas primeiras partes. nunca se sabe o que vai acontecer na segunda e, é penoso ver a maioria destas. Temos um treinador medricas que joga sempre no fio da navalha, fazendo 2 subestituições aos 80 e, uma depois dos 90. Enfim, vamos esperando por dias melhores.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)