terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Mas quem é que vocês se julgam?


(foto retirada do Record)


Depois das declarações idiotas de Maniche hoje de manhã, agora foi a vez de Costinha antes da partida para Sófia, visando Sousa Cintra.

"Na resposta, Costinha, momentos antes da partida para a Bulgária, prometeu aos jornalistas mostrar, atempadamente, "um papel sobre os tempos de Sousa Cintra" e ainda atirou: "Meta-se na sua vida"."

Podem ler a notícia na íntegra aqui: Costinha: «Um dia mostro papel sobre os tempos de Sousa Cintra»

É este o respeito que um Director Desportivo - Sportinguista ferrenho - tem por um ex-Presidente do SCP? Por sinal, o último com carisma e paixão genuína pelo Clube? E que ameaça é esta? Ainda bem que íamos deixar de discutir tudo na praça pública.

Costinha, tens sido um verdadeiro flop e mal posso esperar para te ver fora de Alvalade.

43 comentários:

  1. Já sabiamos que se tinha perdido a exigência, o rigor e a competência, agora pelos vistos também se perdeu a vergonha de uma forma descarada.

    ResponderEliminar
  2. Uma ameaça estúpida e sem sentido contra alguém que deixou a presidência do Sporting há 15 anos atrás...

    Dois pseudo-sportinquistas que só o descobriram ser desde que chegaram ao clube.

    Tristes de merda.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  3. JVL,
    Costinha tem-se revelado um péssimo director desportivo: ladra muito para dentro, mia pouco para fora, revela saber tanto do mercado como eu de física quântica e de todas as suas escolhas a única que se tem revelou acertada foi a de Valdez.
    Agora esta falta de respeito por um ex-presidente e actual conselheiro leonino é intolerável. As palavras de Sousa Cintra não foram desrespeitosas, foram simplesmente críticas (http://www.rr.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=76&did=133010), se ele não sabe viver com isso num mundo tão mediatizado como o futebol profissional é melhor dedicar-se (rapidamente) a qualquer outra actividade. Sempre quero ver se o actual presidente vai continuar a enfiar a cabeça na areia como em tantas outras questões.

    ResponderEliminar
  4. Tens razão sobre o respeito mas só faltava agora dizer que o Sousa Cintra foi bom presidente! Porra, o homem despediu o Bobby Robson e só ganhou uma taça apesar de ter uma das melhores equipas de sempre!

    ResponderEliminar
  5. FCS,

    A vergonha perdeu-se há muito basta ver as consequências retiradas do desastre germânico.

    José & 10A,

    É vergonhoso para nós termos um Director Desportivo que chegou há pouquíssimo tempo, dirigir-se a um ex-Presidente desta forma. Quanto a uma reprimenda, chamada de atenção, o que lhe queiram chamar, por parte de JEB a Costinha, duvido que tal venha a acontecer. O oposto no entanto, já aconteceu.

    Costinha, que nunca aparece a dar a cara nos maus resultados, é bastante falador quando é para criticar os outros. Um pouco de auto-crítica fazia-lhe bem.
    É que todo e qualquer Sportinguista tem o direito de expressar a sua opinião. E acredito que para muitos de nós, o SCP representa uma parte muito mais significativa na nossa vida que para Costinha.

    Repito: estou desejando vê-lo fora de Alvalade.

    ResponderEliminar
  6. Enterra SPORTING !!!

    Para mim era o único que faltava riscar da lista depois de JEB e PS.

    Se o FCP é descaradamente favorecido como no início da temporada: nem abre o bico.

    Se os sócios querem saber o que se passa para tão maus resultados: não abre o bico.

    Se quer fazer revisionismo leonino: só diz merda.

    Eu se fosse o Sousa Cintra respondia-te já meu granda chouriço: mostra lá esses papéis mas aproveita e mostra os da gestão Roquette pois esses é que os Sportinguistas andam mortinhos por ver há anos.

    ResponderEliminar
  7. JVL,
    Já somos 2, também eu quero-o fora de Alvalade. Estas declarações - juntando-as às do Maniche - representam aquilo que há uns dias falava sobre autoritarismo. Este tipo de lideranças não engatam ninguém, não impressionam ninguém e não motivam ninguém. O Sousa Cintra enquanto sportinguista (só) tem todo o direito a opinar sobre o Sporting. "Meter-se na vida dele" é fazer isso que fez, porque o Sporting é uma parte gigante das nossas vidas.
    Este espírito do Costinha é miserável. E uma pessoa curta como ele, vaidosa como ele, ressabiada como ele não é provável que reúna grandes atributos. Já o sabemos, a preparação desta época disse-nos isso mesmo mas, como dizia alguém há dias ... parece que não é suficiente: todos os dias gozam ainda mais um bocadinho connosco.

    Parece impossível mas é mesmo real.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Depois do gordo, vem agora o fatiotas…

    Concordo plenamente com as palavras de Sousa Cintra. Alias, até vou mais longe e para alem de Bostinha, culpo também o cabeça de cotonete e o homem sem sobrancelhas. Assim sendo considero-me também visado na resposta dada por esta besta.
    E penso que é isso que irei começar a fazer…largar este Sporting da mão e meter-me na minha vidinha que pelos vistos este Sporting não é para todos mas apenas para alguns.

    E já agora em relação aos papéis, o que gostava mesmo de ver eram os documentos que mostram como é possível passarmos de um passivo de 30 milhões do tempo do Cintra para uns “que sejam 400 milhões” dos dias de hoje. Isso é que era.

    Este Sporting é uma vergonha!!!

    ResponderEliminar
  9. O Sousa Cintra fez a sua analise e o Costinha retribui-lhe a analise.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Esta atitude de Costinha é inqualificável.

    Ou JEB toma medidas sérias em relação à gestão
    da estrutura do futebol, ou tudo isto vai acabar muito mal .

    ResponderEliminar
  11. Alguem me explica o criterio para a escolha deste Costinha ser director desportivo?
    Acho que ninguem consegue porque foi o mesmo que este Director desportivo utilizou para a contratação do treinador, ou de Nuno Valente para treinador adjunto, e do Pongolle, e do Zappater, e do Maniche e do Tales, e do Hildebrand, e do toglissieri e por ai fora, o mal não está nos jogadores, nem no treinador, nem no director desportivo está no presidente que é simplesmente o pior presidente da historia do SCP e pelo camainho que isto leva pode bem ser o ultimo mesmo pois o fim não deve estar muito longe.
    Sé o presidente se demitir tudo fica resolvido se quem ficar no lugar tiver coragem de limpar o SCP.

    ResponderEliminar
  12. Isto é pior do que dar duas bofetadas num jogador, é destratar e ofender publicamente um Ex-Presidente do Sporting Clube de Portugal (e julgo que Conselheiro Leonino). Ainda que a pessoa em questão merecesse uma resposta desta calibre - e ninguém do Sporting a merece, desde logo porque é cobarde, toca-e-foge - está aqui em causa uma situação de desrespito institucional por parte de um funcionário do clube a um Ex-Presidente. Fico, por isso, a aguardar nas próximas horas o natural pedido de demissão do funcionário Francisco Costa.

    ResponderEliminar
  13. João G Torres,

    Antes de mais, e porque julgo ser a primeira vez que aqui comentas, sê bem-vindo.
    Quanto ao Sousa Cintra, foi um bom Presidente sim. Principalmente se compararmos com os 2 últimos. Cometeu um erro enorme que foi despedir o Sir Bobby Robson mas que culpa tem ele de só termos ganho uma Taça? É que se te lembras bem, nessa altura o roubo era tremendo e ainda mais descarado.

    MM,

    Este poço já leva uma profundidade superior àquele onde os chilenos se encontravam. Não sei é se haverá operação de resgate possível...

    Dezperado,

    Achas correcto o novel DD responder da maneira que respondeu a um ex-Presidente!?!? Nem a um adepto o deveria fazer, quanto mais a alguém que ocupou o cargo que o SC ocupou.
    Se o Costinha te dissesse isso, metias-te na tua vida?
    Ainda me consegues surpreender em algumas das posições que tomas, para defender este estado de coisas. Tudo é normal para ti. Se ele tem dito que o Sousa Cintra é um falso Sportinguista, também era a análise dele e tem todo o direito.
    Haverá alguma atitude tomada por estes corpos sociais, dirigentes, etc. que te indigne? Não creio.

    ResponderEliminar
  14. Fico parvo com estas declarações e parvo fico com alguns comentários que leio aqui.

    Costinha esteve muito mal. No lugar que ocupa deve ter postura, ponderação e equilíbrio para reagir a comentários e críticas ao seu trabalho. Sejam essas críticas de uem for, seja um excelente ou de um mau ex-presidente do Clube, ex-jogador, ex-funcionário, jornalista, etc.
    Costinha além de desmpenhar uma função para o Clube, pela qual é pago, também representa a imagem e os princípios do Sporting!!
    Cala-se qdo outros dizem que o Sporting é altamente beneficiado e ataca um ex-presidente publicamente e sem educação nenhuma qdo e criticado pelos desempenhos da equipa.
    Podia até dizer qualquer coisa, mas com educação, com respeito e com elevação. Foi mesquinho, básico e revelou muita pouca elevação.
    É assim que se mostra a cultura, a superioridade e a inteligência de uma pessoa. E Costinha demonstrou ser básico!!
    Isto tudo sem falar das competências ou das incompetências no desempenho do seu cargo!!!...

    Esta é a minha opinião que é transversal às responsabilidades ou não de Costinha nos desaires da equipa, é transversal à pessoa que o criticou, tenha ela ou não moral de competência para com o Sporting para criticar o Costinha.
    Costinha esteve muito mal, a meu ver, não demonstrou categoria nem inteligência, nem dignificou o Sporting. Isto é o maior erro e não se pode admitir nos altos derigentes do Sporting.

    Por isso, certos comentários que leio aqui deixam-me pasmados. Não se pode defender nunca uma atitude destas!!

    ResponderEliminar
  15. Não tem ponta por onde se lhe pegue...

    Ao contrário da opinião da grande maioria dos blogs que leio, acho que Costinha está a fazer um bom trabalho. Para este caso isso não interessa para nada.

    Costinha não tem de mandar postas de pescada armado em galifão, tem de com o seu trabalho demonstrar que é capaz de construir algo melhor do que no tempo de Cintra. O recurso à chantagem é baixo e reles, não vi ninguém a segurar a mão dele para não mostrar o que quer que seja.

    Tem um papel? Então embrulha e leva para casa já que era teu dever como Sportinguista, caso se trate de algum assunto grave que tenha lesado o Sporting de ter feito a sua denuncia atempada. Se não o fizeste és um mero cumplice conivente com qualquer que seja o assunto que está no papel.

    P.S.- Se calhar o papel é uma cópia do cheque de 150 mil contos com que Sousa Cintra resgatou o Sporting da bancarrota a dizer que não tem cobertura... Deixa lá, isso já eu sei, não tinha esse mas tinham outros e o Sporting não fechou portas nesses tempos.

    P.S.2- Se calhar é o papel com os juros que Sousa Cintra cobrou pelo dinheiro que colocou/emprestou no Sporting... Deixa lá, é por isso que concordo com um Presidente remunerado, pelo menos sei à partida quanto lhe vou pagar, enquanto que aos mecenas é quanto eles quiserem cobrar no final.

    P.S.3 - Mete-te no teu trabalho que tens muito por onde te coçar!

    ResponderEliminar
  16. jvl

    A nossa discordia começa logo quando falas do Sousa Cintra. Despediu o Robson (a unica vez que este treinador foi despedido na vida), mandou-o para o fcp para ser campeão...tudo normal, ate porque dizes que apenas ganhou uma taça porque havia muita roubalheira na altura??? Será que antigamente eramos menos exigentes do que somos hoje?

    Era um gajo com mistica, um gajo "porreiro", agora dizer que foi um bom presidente quando apendas ganhou uma taça??? tambem acho estranho.

    Em relação à resposta do Costinha, não achei correcta, não leste no meu comentário a dizer que era correcta, podia ter sido evitada, assim como o Cintra tambem podia ter evitado critica-lo em publico quando há pouco tempo atras, deu-lhes confiança.

    São de evitar estas novelas, mas se amanha o Jorge Gonçalves vier dizer que ele é que percebia de gestão, será que os nossos dirigentes tem de comer e calar?

    SL

    ResponderEliminar
  17. Costinha não deve responder desta maneira a opiniões de quem quer que seja.

    Está a baixar o nível e assim só mostra que não tem nível para o SCP.

    ResponderEliminar
  18. First things first! Antes de qualquer consideração sobre as palavras de Costinha há que as analisar sobre o ponto de vista institucional. Tratam-se de declarações proferidas por um empregado do clube - mesmo sendo Costinha sócio do Sporting, foi no exercício da função de director de desportivo que se pronunciou - contra um sócio que é também um conselheiro leonino e ex-presidente do Sporting. Nessa conformidade, a falta de respeito e a má educação reveladas por Costinha por um associado não poderiam nem deveria passar sem a consequente participação disciplinar. Isto independentemente do facto de Sousa Cintra ser quem é no Sporting, mas não podendo esquecer o seu estatuto, só pode ser tido como agravante ao sucedido. Depois disto todas as outras considerações são secundárias ou então o rasguem-se os estatutos.

    Mas mesmo outras considerações podem ser levadas em linha de conta. Desde logo as que se podem fazer sobre as afirmações de Sousa Cintra. O ex-presidente imputa responsabilidades ao director desportivo: "Costinha tem grandes responsabilidades no actual momento do Sporting." O que, todos sabemos, é uma realidade indesmentível. Quem escolheu o treinador? Quem é que é responsável pela formação do plantel? Costinha é pois responsável pela deplorável situação a que conduziu o Sporting e não pode furtar-se a dar as devidas explicações aos sócios como Sousa Cintra e muito menos espernear com as criticas que são muito mais que justificadas. Costinha só parece preparado para lidar com o lado bom do cargo, como são as entrevistas de cadeirão no centro do relvado, quando, da sua acção, ainda pouco ou nada se adivinhava.

    O que diz o ex-presidente é bem verdade: é mais do que evidente o afastamento dos adeptos, tanto em Alvalade, como nos jogos fora de casa. E é inegável que
    no seu tempo, havia alegria, e sobretudo uma esperança que hoje se esfumou. Sem pretender historiar o que foram os mandatos de Sousa Cintra, não acho que ele tenha alguma coisa a temer dos papelinhos de Costinha. E reduzir 10 anos de mandato à chicotada de Bobby Robson é pura desonestidade intelectual, esquecendo o que era o frangalho em que Jorge Gonçalves deixou o clube.

    Estranho que possa haver um único Sportinguista que possa fechar os olhos a isto ou muito menos regozijar-se com o sucedido. A falta de respeito de Costinha com o sócio Sousa Cintra, é a falta de respeito com todos os associados, que, como se viu também com Maniche, faz escola neste Sporting. Para Costinha e Maniche o adepto ideal era o adepto lobotomizado.

    ResponderEliminar
  19. Os Sportinguistas (todos, 90 + 10, verdadeiros e falsos se quiserem...) foram traídos no dia em que o senhor Francisco Costa entrou em Alvalade.

    O "afastamento" dos adeptos/sócios ao clube é tão só o reflexo da não identificação com quem lidera. Não me revejo nem em tótós nem em tipos que agarram nos orgãos genitais pra festejar vitórias do porto em guimarães.

    Da minha parte custa-me aceitar esta espera dolorosa pelo final dum manda-to sem voltar a por os pés em alvalade nem gastar 1 euro que seja em tudo o que se relacione com o clube. Basta. Mais vale doar para caridade que alimentar esta corja.

    Não tarda muito a chegar o dia em que estarão na bancada de Alvalade apenas JEB e Francisco Costa, com Dias Ferreira como convidado de honra a ver a super equipa orientada por Paulo Sérgio...


    SL

    ResponderEliminar
  20. "Não tarda muito a chegar o dia em que estarão na bancada de Alvalade apenas JEB e Francisco Costa, com Dias Ferreira como convidado de honra a ver a super equipa orientada por Paulo Sérgio..."

    E o Oliveira e Costa a fazer a estatística das bolas à trave...

    ResponderEliminar
  21. "E o Oliveira e Costa a fazer a estatística das bolas à trave..."

    E já são 17...loooooooooool

    ResponderEliminar
  22. É só criticar... só criticar... só criticar

    ResponderEliminar
  23. Nada disto me admira, e isto tudo afasta-nos mais do Sporting. E quem acha que não está redondamente enganado.

    Costinha podia defender-se de varias formas e estava no seu direito, não podia era baixar o nível, e quem acha que ele não baixou o nível está novamente redondamente enganado.

    Não gostei do mandato de Soares Franco nem de JEB mas o mínimo que espero é respeito pelos 2, como merece respeito todos os presidentes.

    Isto tudo faz-nos pensar como deve ser a liderança dentro do clube, deve ser mais um autoritarismo que outra coisa. Só tenho uma coisa a dizer: - Estão a fazer a sua própria cama. Vão afastando os sócios e adeptos, agora já partiram para os ditos "notáveis", quando perceberem estarão sozinhos e a queda será bem maior.

    SL

    André Gonçalves

    ResponderEliminar
  24. Dezperado,

    Não mistures as coisas e não me venhas falar em exigência. Na altura do Sousa Cintra essa existia, nada nos servia a não ser o 1º lugar. Cometeu vários erros, sendo o mais grave o que já falámos, mas na altura, e com a equipa que tínhamos em 93/94, não fomos campeões porque não nos deixaram, a juntar ao famigerado jogo em Alvalade com os velhos rivais.
    Não há Presidentes perfeitos, até João Rocha é criticado, mas Sousa Cintra quase parece quando comparado com JEB e FSF.

    Ricardo,

    E nesta situação deveria fazer-se o quê? Elogiar? Bater palmas? Dizer "Assim é que é Costinha, quem é que esse gajo pensa que é?"?

    André,

    Eles esquecem-se é que sem os sócios e adeptos, não são niinguém.

    ResponderEliminar
  25. jvl, enfiaste a carapuça foi?


    para uma leitura de posts sensatos:
    fontesegurascp.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Costinha esteve mal, muito mal mesmo... Devia ter-se calado e ponto final.

    Por sua vez, Sousa Cintra, e qualquer outro ex-presidente, têm também o dever de moderar o seu tom - sobretudo quando não têm moral para falar.

    Sabemos perfeitamente de que se trata esta situação: Estão a tentar culpar APENAS uma (no máx. duas pessoas) do que se tem passado em vez de tentar apontar os devidos responsáveis...

    Mas como diziam os outros: Isto é muito difícil e não se consegue mais a não ser que se arranjem investidores.

    ResponderEliminar
  27. É como diz o ditado: em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    Acho que devemos alhear-nos de quezílias menores "batendo" em Costinhas e Paulos Sérgios, e concentrar-mo-nos no que é essencial: recolha de assinaturas para convocação de uma assembleia geral extra-ordinária com o fim de pressionar a demissão da actual direcção.
    Só com novos dirigentes (e principalmente presidente) poderemos alterar o estado actual das coisas. Depois há-que fazer aquilo que um dia Queiroz disse:"Limpar a porcaria toda que existe dentro da federação(neste caso do clube)"

    ResponderEliminar
  28. Ricardo,

    Comentas um post dizendo que é só criticar. Perguntei-te se nesta situação se deveria elogiar. Não tendo argumentos, como é fácil de constatar, retorques com uma frase feita.

    Se a leitura que gostas é outra, que fazes aqui?

    ResponderEliminar
  29. Sem ler qlq comentário(por falta de tempo disponível) e com risco de repetir a mensagem, apenas queria manifestar que esta foi, sem qlq dúvida, a pior atitude dentro daquelas menos acertadas que o Xico da Costa já teve enquanto DD do SCP. Que não aceitava criticas já se tinha percebido, mas chegar ao ponto de ameçar e chantagear covardemente um antigo presidente do SCP, ainda para mais alguém fora do 'grupelho' que tomou conta do SCP (só podia!), carismático e ainda amado por mt sportinguista, é tão baixo que nem sequer merece qualificação... Apenas merecia um valente pontapé no cóxis impulsionado por bota com biqueira de aço!... Assim, a seco e sem mais conversas ou justificações... Atitude NOJENTA e COVARDE! A partir de hj, para mim, este páraquedista passa a ser o Bostinha. ´

    SL!

    ResponderEliminar
  30. jvl

    "Na altura do Sousa Cintra essa existia, nada nos servia a não ser o 1º lugar."

    Quantos 1ºs lugares ganhaste nos 6 anos que ele lá esteve???

    "Cometeu vários erros, sendo o mais grave o que já falámos, mas na altura, e com a equipa que tínhamos em 93/94, não fomos campeões porque não nos deixaram, a juntar ao famigerado jogo em Alvalade com os velhos rivais."

    Este é o mesmo argumento que podia usar para dizer que o PB não foi campeão por termos sofrido um golo com a mão, no jogo em casa.

    Como disse anteriormente, esta novela poderia ter sido muito bem evitada. O Costinha deveria continuar a fazer o seu trabalho que é para isso que lhe pagam, desde que os ex-presidentes tambem se mantivessem calados.

    Se o Sousa Cintra tivesse sido campeão quando foi presidente, se tivesse conquistado titulos, teria toda a moral para falar, agora não foi, por isso, se estiver calado, tambem ajuda mais o Sporting do que andar a opiniar, porque quando la esteve tambem não fez melhor.

    Acho engraçado é que as opiniões parece que se tornam mais validas apartir do momento que atacam alguem da direcção.

    Ja aconteceu com o E. Barroso que era um "paineleiro" que só dizia merda (ate aqui tb concordo), e que defendia a direcção. Apartir do momento que começou atacar a direcção (pq nao foi convidado para a tribuna), passou a ser um excelente Sportinguista.
    O Baltasar foi um heroi porque investiu na SAD e desta forma demonstrou ser um grande Sportinguista....só tenho pena de ainda não ter lido por aqui o fecho desse negocio, para percebermos melhor o seu "Sportinguismo".

    Só falta o Jorge Gonçalves vir criticar a direcção para passar a ter sido um excelente presidente!

    Um diz X o outro responde com Y e quem é que se lixa nestas novelas??? O grande Sporting!!!

    SL

    ResponderEliminar
  31. Dezperado, há uma regra simples que evita muita asneira.

    Presidente fala para Presidente, Director para Director, Treinador para Treinador, etc., etc., etc..

    Neste sentido já desde há muito tempo que vem muita asneira a ser acumulada, Paulo Bento é um excelente exemplo porque respondia a tudo e a todos, bem diga-se de passagem, mas o seu bom desempenho não iliba a necessidade de melhorar muito a comunicação do clube.

    Conseguia até ser mais compreensivo, se estas declarações fossem feitas após o jogo europeu de amanhã, assim nem isso, num momento de grande fragilidade da equipa Costinha (e Maniche...) vem aumentar o ruido sem qualquer necessidade, bastava-lhe ter dito:

    "A responsabilidade sobre o futebol do Sporting, para o bem e para o mal, será sempre minha por inerência de funções. Espero no final do meu trabalho merecer os parabéns dos Sportinguistas. Neste momento estamos concentrados no próximo jogo."

    ResponderEliminar
  32. Às vezes dá-me ideia que usas o nome que usas como adjectivante da forma como defendes esta direcção.
    Ainda não há muito tempo, a propósito do "dress code" imposto em Alvalade, justificaste a medida como normalíssima, inatacável do ponto de vista institucional, etc...
    Agora, tens o teu director para o futebol a portar-se como um rúfia, a fazer ameaças completamente descabidas e já achas que a atitude dele é meramente reactiva e, como tal, desculpável... ou, pelo menos, tendo atenuantes.
    Não estando em causa o sportinguista que lançou as críticas, parece-te normal que o Senhor Costinha, em pleno uso das funções que exerce neste momento no Sporting, tenha estes tiques de autoritarismo e se julgue no alto dum pedestal que no neu seu deslumbre deveria ser imune a opiniões contrárias?
    Houvesse alguém que tivesse mão firme e soubesse o que lá anda a fazer e o Senhor Costinha a esta hora já estaria a arrumar a sua secretária.

    ResponderEliminar
  33. Ó Dez...

    Pq estou sem tempo e sem paciência só te digo isto: Qd SC entrou no SCP nem pingo de água canalizada corria no Estádio de Alvalade... O Plantel estava reduzido a uma dúzia de jogadores com salários em atraso e o clube com dividas umas atrás das outras. Era a herança que o 'bigodes' deixava...

    Quem herdou o clube depois de SC encontrou uma situação muito melhor. Digamos que foi o ultimo exemplo de um presidente que deixou uma herança mais 'levezinha' (que aquela que encontrou) ao seu sucessor.

    E nem sequer vou comparar o ambiente, o entusiasmo, a esperança que se vivia naqueles tempos com o ambiente, o entusiasmo e a esperança que (não) se vive actualmente. Nitidamente não passaste pelas duas situações para poder comparar... Pq se tivesses passado, nem te atrevias a escrever o que tens escrito.

    SC cometeu erros? Sim, é verdade, e quem não os comete? Cometeu-os por demasiado fervor, por ser um gajo impulsivo que não reflectia a frio qd o tinha q fazer. Os maiores erros que cometeu foi permitir a venda de Figo por meia dúzia de tostões e o despedimento de Robson para ir buscar o Cancro Queiróz... Em seis anos... Em dezasseis meses a mula da cooperativa que lá está já fez incomparavelmente pior. E, Vê Lá tu, ainda tem apoiantes... SC Foi uma espécie de presidente-adepto, carismático, com o coração na boca, mas que amava e agia às claras e, note-se, com enorme consideração pelos sócios do SCP. A SC cada vez que se falava no SCP até os olhos lhe brilhavam. è pouco? Pode ser, mesmo assim, muitíssimo mais do que nos oferecem agora. "Brilhar os olhos" qd se fala no SCP, coisa que nunca mais vi em nenhum dos Srs Doutores que lhe sucederam... Nem um.

    Já agora algumas contratações de SC: Marinho Peres, Robson, Balakov, Iorda9, Paulo Sousa (tentou o João Pinto que falhou por uma unha negra), Valkx, Marco Aurélio, etc, etc, etc… Dos melhores treinadores e jogadores de sempre no SCP…O que é q isto demonstra para além de conhecimento e acção afirmativa no mercado? AMBIÇÃO…

    Por fim... Qd nem os antigos presidentes têm legitimidade para criticar (um mero funcionário do clube...), estando o clube como está, isto é, de mal a pior, nem sei bem o que dizer... Está visto que eu, um reles sócio que nc exerceu cargos dentro do clube, tinha que estar quietinho, deixar-me de 'teclanços' desde à não sei quanto tempo e esperar, pacientemente, o tempo que for necessário para dar a minha opinião... Ou seja, esperar que os titulos caiam aos trambolhões para depois, sim, me poder pronunciar... :s

    SL

    ResponderEliminar
  34. Virgílio como é bom ter memória!!!

    É pena que na altura não houvesse blogosfera para podermos aferir o que cada um dizia sobre Robson, Queiroz e Cintra. Seria muito mais fácil...Mas, percebendo o que cada um vai dizendo hoje, não é difícil de adivinhar...

    Deixo o que diz o The Cure mais no post mais à frente:

    "Quero apenas relembrar que perder com um Casino qualquer era uma vergonha.

    Hoje perder com o Setúbal é normal."

    ResponderEliminar
  35. Dezperado,

    Porque já te responderam, digo-te apenas para leres os comentários do Visigordo, do LMGM e do Virgílio.

    Porque não foi campeão, não tem direito a opinar?! FODA-SE!!! Se é isto que pensas a respeito de um ex-Presidente, então o que pensarás em relação a um mero adepto?


    "Acho engraçado é que as opiniões parece que se tornam mais validas apartir do momento que atacam alguem da direcção."

    Da minha parte, de certeza que nunca me viste fazer isso.


    "Ja aconteceu com o E. Barroso que era um "paineleiro" que só dizia merda (ate aqui tb concordo), e que defendia a direcção. Apartir do momento que começou atacar a direcção (pq nao foi convidado para a tribuna), passou a ser um excelente Sportinguista."

    Não. A minha opinião acerca do Eduardo Barroso é a mesma, com a agravante que apenas abriu os olhos, a partir do momento em que deixou de poder usufruir de um privilégiuo que tinha. Como o expressei aqui.


    "O Baltasar foi um heroi porque investiu na SAD e desta forma demonstrou ser um grande Sportinguista....só tenho pena de ainda não ter lido por aqui o fecho desse negocio, para percebermos melhor o seu "Sportinguismo"."

    Não. Porque quem anda no mercado, arrisca-se a perder dinheiro ou a ganhar. Como disse também aqui, se bem que não no último post relativo a este assunto.

    ResponderEliminar
  36. LMGM

    "Presidente fala para Presidente, Director para Director, Treinador para Treinador, etc., etc., etc.."

    Concordo inteiramente.

    Visigordo

    Se bem te recordas primeiro até questionei como é que a rabula do "dress code" era noticia de jornal, uma coisa banal em muitos sitios.

    Virgilo

    Vivi esses tempos. Vi os dois primeiros titulos do Sporting ainda de chupeta na boca e depois ultrapassei esse deserto, assim como tu. A unica diferença é que tu ja tinhas visto, sentido, o que era ser campeão.
    Dou-te toda a razão quando falas das qualidades do SC, viviamos essa esperança imensa que falas, mas para quem nunca tinha sentido verdadeiramente o que era ser campeão nacional, depois dessa esperança toda, vinha a enorme desilusão, e sinceramente "esfregar as maõs" e dizer que "era para o ano", não me retirava o desprazer de mais uma vez andar a ser gozado pelos porcos dos lampiões e mais uma vez adiar o sonho que ha tantos anos perseguia.
    Por isso é dificil não agradecer ao Roquette o primeiro titulo que eu festejei a serio.

    E sinceramente, se ainda tiveres paciencia para responder, em que é que ajuda o Sporting, neste
    momento vir falar Sousa Cintra, amanha Santana Lopes, depois Dias da Cunha, depois X, Y e Z.
    Ja sei que me vais dizer que todos tem o direito de expressar a sua opinião e dou-te razão, mas não sei qual o resultado positivo que se retira daí.

    Lda

    "É pena que na altura não houvesse blogosfera para podermos aferir o que cada um dizia sobre Robson, Queiroz e Cintra. Seria muito mais fácil...Mas, percebendo o que cada um vai dizendo hoje, não é difícil de adivinhar..."

    Ou de outra forma, se calhar tenho pena que hoje em dia haja blogosfera e não exista a porta 10A onde se faziam as verdadeiras contestações ao treinador, director, presidente.

    jvl

    o que disse em relação E. Barroso, Pedro Baltasar não era dirigido a ti, é a minha opinião sobre pessoas que passam a excelentes Sportinguistas apenas porque passaram a criticar a direcção.

    SL

    ResponderEliminar
  37. ""Presidente fala para Presidente, Director para Director, Treinador para Treinador, etc., etc., etc.."

    Concordo inteiramente."

    Então explica-me lá pq é que raio o Costinha teve o desplante de se dirigir ao Sousa Cintra? O JEB só sabe asneirar contra os mais fracos? Qd aparece alguém do seu tamanho encolhe-se e vai-se colocar atrás do Xicão Costinha? É isso?

    Dez: no parágrafo que me dirigiste, deixa-me dizer-te que não percebeste. Como hj, não percebes que o q se contesta não é a falta de titulos, e sim a falta de ambição, o discurso / acção miserabilista, a subjugação a um rival, o desrespeito pela história do SCP, pelos seus valores e tradições e acima de tuda a falta de referências leoninas dentro do clube, começando desde logo no topo e acabando na porcaria de futebol que vimos assistindo há épocas consecutivas, completamente descaracterizado, e que não tem qlq comparação com o que nos era dado a assistir nos tempos do Zé Sousa Cintra! Com equipas recheadas de excelentes interpretes e treinadores à altura do SCP e a produzir um futebol atractivo e audaz!

    Como não percebeste que aqui não se elogiou o Pedro Baltazar, apenas se manifestou preocupação pelo crescente desinteresse dos investidores, principalmente daqueles que se dizem sportinguistas e tem disponibilidade financeira para apostar na SAD do SCP. Mas não o fazem, pq?

    Como não percebeste que por aqui ng elogiou o Eduardo Barroso, e quer o JVL quer o resta da malta percebeu perfeitamente que ele age por despeito (logo por motivos pouco altruistas), e q mudou de opinião pq, segunda as suas próprias palavras, foi saneado do 'grupelho' q costumava frequentar. Enfim, acho que a mensagem por aqui transmitida sobre esse assunto foi tão clara que nem vale a pena insisitr nessa matéria. Basta reler o que foi dito por variadissímos editores do 'ANorte' quer em post, quer nos respectivos comentários.


    Como vês, estou com paciência para te responder. Só espero que desta vez, me tenho feito compreender...

    SL

    ResponderEliminar
  38. Dezperado,

    "E sinceramente, se ainda tiveres paciencia para responder, em que é que ajuda o Sporting, neste
    momento vir falar Sousa Cintra, amanha Santana Lopes, depois Dias da Cunha, depois X, Y e Z."

    Eu acho que quando tens tanta gente a falar, sejam ex-Presidentes, sejam ex-jogadores, etc., significa apenas uma coisa: algo vai mal no reino do Leão.

    ResponderEliminar
  39. Virgilio

    Eu percebi isso tudo, o que me faz confusão é a forma como se faz essa contestação.

    JVL

    "Eu acho que quando tens tanta gente a falar, sejam ex-Presidentes, sejam ex-jogadores, etc., significa apenas uma coisa: algo vai mal no reino do Leão."

    Até aí já chegamos e estamos de acordo, algo vai muito mal no reino do leão...mas o que tem mudado com essas criticas????

    SL

    ResponderEliminar
  40. Dezperado,

    Fingir que está tudo bem ou mantermo-nos calados para não perturbar "os mininos", não ajuda nada certamente. É necessário que percebam que este rumo, esta falta de ambição, estas atitudes, não agradam ao universo Leonino.

    ResponderEliminar
  41. jvl

    Concordo com o que dizes, só acho é que se deve criticar o importante, o essencial e não criticar por tudo e por nada, e na minha opinião, os criticos para serem sérios, tambem deveriam aplaudir quando à coisas sãobem feitas. Já sei que me me vais dizer que nada foi bem feito pelo JEB, mas daí parte a nossa divergencia de opiniões.

    SL

    ResponderEliminar
  42. Dezperado,

    Enganas-te. O jogo do Iordanov foi um dos momentos positivos do seu mandato. O que acontece é que os aspectos positivos são trucidados pelos negativos.

    ResponderEliminar
  43. Dezperado, pegando nessa mesma lógica de não criticar para não melindrar, ou seja, o que é que resolve toda esta conversa, eu pergunto-te: em que é que palavras do Costinha ajudaram o Sporting ou deram qualquer contributo para o seu trabalho?
    Muito bem, ele, armado em papão, vem de lá agora com o tal papel, e? É esse papel que nos vai reforçar a equipa? É esse papel que nos vai melhorar as finanças? É esse papel que nos vai devolver a crença nas vitórias e vai voltar a encher as bancadas de Alvalade?
    Um papel desses é que nos dava jeito. Agora vir de lá com aquele arzinho galifão ameaçar que mostra papéis que, no máximo, o que podem fazer é embaraçar-nos ainda mais, não vejo, sinceramente, em que é que isso nos possa ajudar.
    Ele que meta mas é os papéis no cu e ponha-se a andar dali para fora.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)