terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"É possível que este seja o melhor esquema para a nossa equipa"

A frase que titula o post é do treinador do Sporting e resume de forma paradigmática o que tem sido a campanha até ao momento: 6 meses de pré-época, "sempre na brecha, sempre à procura" de algo melhor que, no entanto, não chega. Paulo Sérgio no final do jogo declarava-se igualmente "mais alegre e mais feliz", acrescentando que  "vai ser uma quadra mais alegre" estando "esperançado que esta pausa sirva para retemperar energias e limpar o disco rígido". Isto porque ganhou ao Setúbal ontem e após 14 jornadas está a 13 pontos do líder. Com mais dúvidas que certezas, com tantos bloqueios e "freezes" talvez o disco rigido do treinador seja o que mais carece de ser formatado, por que o da Liga, onde estão guardadas as classificações, não sofrerá alterações, e é com os pontos conseguidos até agora que regressaremos em 2011. Não sei quantos Sportinguistas comungarão da alegria do treinador nesta quadra natalícia. A vitória de ontem não deixa de ser uma vitória, mas é como oferecer um par de meias a quem não tem sapatos para calçar.

No mais a vitória de ontem diz-me que o actual Sporting depende tanto de si próprio como dos adversários. O Vitória de Setúbal pensou ontem que poderia jogar mais aberto e de olhos nos olhos com o Sporting, talvez pela facilidade com que nos havia eliminado há uma semana. Bastaria que tivesse jogado de bloco mais baixo para nos causar os mesmos problemas que sofremos com Olhanense, Nacional e Beira Mar e outros. Veremos então, depois de formatar o disco e limpar o chip qual será o diagnóstico do técnico  Paulo Sérgio. Que, saliente-se, é mais capaz de analogias informáticas básicas do que uma explicação suportada por conceitos técnico-tácticos.  Enquanto isso e depois disso o que farão o presidente e director desportivo?

21 comentários:

  1. Descobriu a polvora. Eu também acho que este esquema pode ser o melhor, mas onde tenho grandes duvidas é em relação a usar o Abel e o João Pereira ao mesmo tempo. Contra uma equipa que se feche melhor não conseguiremos fazer o que fizemos ontem.

    ResponderEliminar
  2. Bem o PS não deve ter reparado que a pré-época já acabou há muito tempo...mas sinceramente, se me perguntarem qual é o 11 titular do Sporting, tambem tenho algumas dificuldades em identifica-los.

    Apesar de achar que ontem fizemos um bom jogo, tivemos uma boa vitória....não entro na conversa do "bastaria ao setubal ter jogado em bloco"...porque tambem "bastaria" um pouco mais e tinhamos ganho a olhanensendes e companhia.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Dezperado:

    O que eu disse foi

    "Bastaria que tivesse jogado de bloco mais baixo para nos causar os mesmos problemas que sofremos com Olhanense, Nacional e Beira Mar e outros"

    não disse que não teríamos ganho por muitos ou por poucos ou se teríamos até empatado.

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente com o ultimo paragrafo. Escrevi isso tb. Como é possivel alguem defrontar o Sporting com aquela leviandade?

    ResponderEliminar
  5. LdA

    Totalmente de acordo meu caro

    É difícil engolir como fomos eliminados por este Setúbal.

    Mas pegando nas tuas considerações eu acrescento o seguinte.

    Acho que qualquer treinador inteligente que saiba fechar o corredor direito do Sporting, nós deixamos de jogar. Tenho reparado isso em vários jogos.

    Basta não deixar jogar o João Pereira que a equipa bloqueia. Deixa de haver soluções, o que considero muito pouco para uma equipa que aspira ser campeã.

    ResponderEliminar
  6. Pegando um pouco no que diz o Dezperado. As equipas que forem mais inteligentes, podem ganhar, perder ou empatar. As que pensarem que podem jogar cara a cara, acabarão todas por perder e bem.

    ResponderEliminar
  7. Enquanto acharem que bastava fazer mais um pouquinho para o Sporting ter ganho aos Olhanenses desta vida...terá PS o cargo assegurado.

    Enquanto não perceberem que os problemas são bem mais graves, e neste caso não falo de Costinha ou JEB, as pessoas tem de perceber que o problema do Sporting é o treinador e não a atitude dos jogadores. Se jogarmos bem e tivermos atitude vamos ganhar muitos jogos, se jogarmos bem e não tiver atitude a percentagem de vitórias vai ser grande mas será preciso andar em cima dos atletas sempre, agora se não jogamos bem o que adianta andar em cima da atitude dos atletas se não há capacidades??

    E não se admite 6 ou 7 meses após o inicio da época não ter identificado ainda a melhor táctica, e tenho a ideia que esta é a melhor táctica até a próxima derrota, depois volta a mudar tudo

    ResponderEliminar
  8. Leão de Alvalade,

    registo o que disse PS:

    "É possível que este seja o melhor esquema para a nossa equipa. Já ganhámos nos mais diversos sistemas, mas acredito que este seja o que melhor se adequa às características dos nossos jogadores"

    O esquema: eis o que está em causa para PS. É o futebol levado à nulidade na teoria e na prática.

    PS parece um treinador de bancada. Para ele, o que difere, é o facto da equipa jogar em 4-3-3, em 4-4-2 clássico, em 4-4-2 losango ou em 4-2-3-1. O facto de já ter ganho e perdido em todos os "esquemas" nada lhe diz acerca dos princípios de jogo que utiliza porque esses são inalteráveis. É este o grau de inteligência que temos de treinador. É também este o grau de inteligência de alguns adeptos que reduzem o trabalho de um treinador à escolha de um entre os "esquemas" acima referidos e acham - como sempre acharam - que o futebol é um desporto em que se somam as individualidades e ganha a equipa com as melhores.

    Adoro estas profecias do dia seguinte.

    ResponderEliminar
  9. Temos o treinador mais tecnológico da 1ª Divisão, não hajam dúvidas.

    Para quando a substituição da motherboard? Não me ficava por limpar o disco apenas.

    ResponderEliminar
  10. O mesmo se pode dizer do porto e do hulk.
    O problema do sporting são os jogadores e a atitude destes, não seria necessário andar em cima deles, se estes tivessem mais responsabilidade, e não viessem com aquela de "temos de levantar a cabeça"
    Alguns jogadores tem tanta capacidades como quaisquer outros, apesar de outros não terem, como qualquer outro clube.
    Para ganhar um jogo que ficou empatado, bastava marcar mais um golo.
    Depois os parabens á claque melhor do pais a juve.

    ResponderEliminar
  11. Relva:
    o teu comentário parece sintetizar na perfeição a forma de estar, pensar e agir na SAD do Sporting.

    ResponderEliminar
  12. JVL, inclui também uma gráfica e o ecrã HD, temos de ter um futebol agradavel à vista não basta um bom processamento.

    O Sporting cumpriu ontem a sua obrigação, nem mais, nem menos, fê-lo de modo competente. Ainda bem.

    Espero que o Presidente e o Director Desportivo, não façam nada de especial (umas dispensas e uns reingressos apenas). Esta é a pior altura para ir comprar nos mercados onde ainda podemos fazer algumas brincadeiras (Brasil e Argentina), normalmente os jogadores vêm cansados e só são mais valias no ano seguinte.

    A distância qualitativa (mais importante do que a dos pontos) a que estamos dos nossos adversários não se resolve com euros, mas sim com trabalho. Os que estão são suficientes para mostrarem mais e desse modo merecerem ser apaparicados com presentes de Natal.

    ResponderEliminar
  13. Estas frases do PS mais não são do que a confirmação das suas limitações. Ele tem uma enorme dificuldade em pensar o jogo da equipa numa perspectiva dinâmica. Como se diria acerca de alguns defesas, é "duro de rins", entra com um esquema táctico pré-definido e se a equipa adversária o percebe e o manieta ele já não consegue pegar no jogo e desata a alterar a equipa, muitas vezes sem nexo nem razão aparente. Ele ainda não percebeu que trocar um jogador de posição, ou mesmo substituí-lo por outro, não o obriga necessariamente a mudar todo o jogo da equipa. Com isso ele arrasa a possibilidade de criar automatismos neste conjunto de jogadores e os poucos "entendimentos" que a equipa possa construir são quebrados por estas constantes convulsões. Para agravar a situação, não há treino de bolas paradas, nem de situações em superioridade, ou inferioridade numérica.

    De quem é a culpa? É fácil, dos jogadores, diz-se que lhes falta "inspiração" e "coração" e tantas outras coisas invisíveis e imensuráveis e que mais não são do que os rasgos que eles possam ter no jogo, exigindo que sejam regra aquilo que deviam ser excepções num jogo de equipa. Com seis meses de trabalho, convenhamos que é muito pouco.

    JVL e LMGM,
    Já agora também não convinha ter um significativo aumento da memória? :)

    ResponderEliminar
  14. PLF, não consigo medir o grau de inteligência de um adepto pelos seus conhecimentos sobre, futebol, basquete, andebol, etc.. Um adepto não tem obrigação nenhuma de ter particulares conhecimentos (e depois de revelar inteligência na sua utilização) sobre o desporto que gosta de acompanhar.

    Já as suas escolhas clubisticas podem revelar algo sobre esse tema e aqui ainda há aqueles que não gostam de desporto, só gostam de ganhar. O grupo que me acompanha à bola tem gente das mais variadas áreas e graus académicos, o mais irracional é investigador e gosta quando se manda um bico na bola lá para a frente, ele não é burro, ele jogou foi rugby mais anos do que eu.

    Não me vale de nada dizer que aquela é a forma mais rápida de perder a posse de bola (e se não tenho bola não controlo o jogo), ou que segundo o Mourinho um passe de mais de 20 metros tem 33,3% de probabilidade de chegar bem ao seu destino (mesmo um predestinado só consegue médias de 45% de sucesso em passes longos).

    Não exigo à bancada, que me saiba interpretar uma táctica, ou uma acção do jogo, têm essas pessoas mais que fazer, e principalmente locais melhores e mais rentaveis onde utilizar a sua inteligência.

    Já tenho muito mais dificuldade de aceitar que um avançado tente uma jogada individual quando tem um colega desmarcado pronto a facturar, ou um treinador que ache "possivel" ser aquela a melhor disposição da equipa. Nesta altura do campeonato, o treinador tem de saber o que é melhor, pode é não o poder utilizar, mas ele não acha nada, tem certezas, ou então transmite insegurança à sua equipa.

    ResponderEliminar
  15. LMGM,

    sou da opinião de que há pouca acção didáctica dos agentes desportivos no conhecimento do jogo. Foi, aliás, um dos pontos que em tempos sugeri que o Sporting poderia contribuir: tornar os seus próprios adeptos mais capazes, mais aptos a reconhecer que em desporto a vitória nunca é garantida, serem mais capazes de atribuir valor e mérito ao adversário e reagirem mais racional do que emocionalmente. Mas não é isso do que se trata aqui.

    Não exijo que o adepto de bancada saiba qual o melhor modelo para o plantel do Sporting. Essa questão tem uma dose de subjectividade assinalável - embora eu defenda que existe um único modelo adequado para o Sporting - e a sua interpretação é dinâmica.

    Já a inteligência exige, a quem pretende opinar, que em futebol se escolhe muito mais do que um "esquema". Se o trabalho de um treinador fosse chegar ao balneário e dizer "ehpá malta, hoje é 4-2-3-1" estar-se-ia a gastar dinheiro a mais em adjuntos.

    A inteligência exige compreender que, em futebol, o esquema fica na bancada e que a partir do momento em que a bola está a rolar já não há 4-3-3 ou 4-4-2 ou 4-2-3-1 para ninguém, que o mesmo "esquema" pode ser ultra-defensivo ou ultra-ofensivo, dependendo dos intérpretes mas sobretudo das indicações do treinador.

    Reduzir a questão ao "esquema" e não aos princípios de jogo, como o fez o Paulo Sérgio e como fazem tantos adeptos, é uma demonstração de uma total inabilidade para perceber o jogo.

    Independentemente da utilização da cabeça ou dos graus académicos para outros propósitos, parar e pensar é sempre sinal de inteligência. Não parar para pensar e afirmar o que não está correcto, porque manifestamente redutor, é o contrário.

    ResponderEliminar
  16. PLF, de acordo. Mas o normal adepto quando usufrui de um espectáculo desportivo não quer pensar, quer outros sentimentos mais básicos, quer algo emocional como bem descreve.

    Confesso que faço o mesmo, não consigo ser racional durante os 90 min. de um jogo (mesmo quando estou a ver um Vitória-Rio Ave), tal como não consigo ver um filme a utilizar os conhecimentos que adquiri de realização, ou um concerto a identificar erros técnicos.

    Quero durante a maioria do tempo ser "enganado", curtir emoções, deixar-me transportar para outras sensações. No final se isso não aconteceu logo vou preocupar-me em tentar perceber o que raio aconteceu (racionalmente) para eu não estar satisfeito.

    Um bom exemplo foi o Barça-Inter do ano passado, tudo ali foi competência em dois estilos completamente distintos, é um jogo que pode ser visto e revisto técnicamente. Mas eu sou adepto, a minha função no desporto é outra, eu não quero ver aquilo nunca mais.

    ResponderEliminar
  17. LMGM,

    ninguém impede ninguém de gostar do jogo sem olhar para os seus aspectos técnicos.

    Mas quando se opina sobre um determinado modelo ou esquema de jogo, como o fez o Paulo Sérgio, está-se precisamente a entrar no campo técnico.

    É como chegar ao fim do concerto e dizer "prefiro as guitarras Fender" em vez de dizer "gostei do concerto".

    Sem querer repisar o exemplo da melhor equipa de todos os tempos, o Barcelona durante um jogo está em 3-4-3, em 3-4-1-2, em 3-3-4, em 4-3-3, em 4-2-3-1, em 4-4-2 losango e em 4-1-3-2... em 90 minutos. E é precisamente a dinâmica que é incutida - os tais princípios de jogo - que faz o colectivo muito forte em todos os momentos, com todas as disposições.

    Actualmente criticar o Paulo Sérgio é como bater no ceguinho. Nem sempre foi assim. Houve alguns, entre os quais o PB que anda por aqui, que logo criticaram os princípios de jogo do Sporting, mesmo quando os resultados poderiam ser enganadores.

    E é isso de que se trata também. Os resultados podem ser enganadores relativamente à qualidade de um colectivo, assim como o discurso. Durante muitos anos o discurso foi um até que chegámos a esta temporada. Resolveu-se mudar o discurso e o Sporting está mais pobre e na mesma. Portanto qualquer discurso tem de conter um grau de inteligência. Quando se afasta da realidade, ainda que a coberto da irracionalidade do futebol, está-se muito mais próximo do descalabro do que se pensa. Como aliás se está a verificar.

    ResponderEliminar
  18. LMGM,

    peço imensa desculpa ao Pedro Varela que até tem um blog meritório, mas isto é um exemplo acabado do que queria apontar:

    http://bancadadeleao.blogspot.com/2010/12/4-2-3-1.html

    ResponderEliminar
  19. PLF, mas eu não posso comparar o Paulo Sérgio ao Pedro Varela. Um é profissional o outro não (digo eu que não sei qual é a actividade do Pedro Varela).

    A pele que eu quero vestir na blogosfera é a de adepto anónimo (dai ter um nick e não o meu nome), quero pensar e reagir como mais um que não tem conhecimento especial sobre a modalidade, apenas uma experiência de vida que ajuda a tentar perceber algumas situações ou a dizer uma completa barbaridade, baseado unicamente num "instinto" e na minha paixão clubistica.

    É isso um adepto, somos irresponsaveis, mas somos peças fundamentais neste fenómeno. Tenho dito muitas asneiras, mas como com elas descobri várias pessoas que sabem mais disto do que eu e por consequência tenho aprendido muito sobre o jogo.

    Continuo a arriscar pouco porque erro com facilidade perante um técnico, mas não quero deixar de dizer asneiras cheio de convicção, considero uma óptima forma de aprender.

    ResponderEliminar
  20. LMGM,

    também não sou profissional, mas basta usar a cabeça para perceber que o "esquema" é apenas uma pequena - diria mesmo irrelevante - parte do todo que é uma equipa de futebol.

    E isto não é irrelevante na hora de avaliar o que diz o Paulo Sérgio, quer só agora descubra que este é o "melhor" esquema, ou de adeptos que acham que o futebol basicamente se resume ao "esquema" e às individualidades.

    É que depois vemos as "individualidades" a jogar melhor noutros lados e não percebemos porquê...

    ResponderEliminar
  21. Só hoje vi esta referência, só para subscrever esta parte do LMGM (e não sou profissional do futebol ;) ):

    "É isso um adepto, somos irresponsaveis, mas somos peças fundamentais neste fenómeno. Tenho dito muitas asneiras, mas como com elas descobri várias pessoas que sabem mais disto do que eu e por consequência tenho aprendido muito sobre o jogo."

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)