segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crónica de um despedimento por anunciar

Foram várias as análises que li a convergirem na importância decisiva do jogo de mais logo para permanência de Paulo Sérgio. Parecem-me irrealistas, tendo em conta o que é neste momento a gestão do departamento de futebol do Sporting e até as próprias declarações dos seus responsáveis. E convenhamos que quem conseguiu entrever em Paulo Sérgio competências para ser treinador do Sporting,  que afirma não ter "razões nenhumas para não manter a confiança no treinador" não nos tranquiliza na hora de buscar uma solução mais competente.  Que treinador seria capaz de desencantar Costinha e Bettencourt? E depois estamos no meio da quadra natalícia, seria uma maçada ter que procurar um novo treinador. O Sporting pode esperar, os coscorões e as rabanadas não!

Na entrega dos Prémios Stromp - quantas voltas dará por este dias no túmulo Francisco Stromp - o presidente declarou-se impotente para resolver os problemas que afectam o Sporting. E, na mesma lógica vigente de "ou nós ou o caos"  declara que é "difícil trabalhar no Sporting" como se fossemos vitimas de uma doença incurável ou de uma conspiração cósmica. Dá a entender que não há soluções milagrosas, no que sou obrigado a concordar: não há nenhum milagre em trabalhar bem, embora dê muito trabalho fazê-lo. Mas, contrariamente ao que diz o presidente, nunca foi tão fácil trabalhar no Sporting como o provam a avaliação curricular de Costinha e Paulo Sérgio.

No futebol é preciso músculo para correr e cérebro para pensar. Infelizmente para nós só temos a primeira das premissas. É isso que se depreende quando Paulo Sérgio se queixa da falta de atitude da equipa, ignorando as suas próprias insuficiências. Afirma viver o seu momento mais negro por causa da eliminação na Taça, embora nunca tenha conseguido mais do que um percurso cinzento escuro. É também musculada a mensagem que se envia ao plantel, como se conclui na encenação ontem montada em Alcochete, ao abrir a porta à Juve Leo.

Antes considerado um clube de elites, de forma algo mistificada, que nunca concordei, o Sporting entrega o diagnóstico dos seus problemas aos Ultra. Com os papéis completamente trocados a nível interno - todos somos precisos, mas cada um no seu lugar - não admira pois que o Sporting tenha reservado para si no campeonato um papel que não é o seu, longe do protagonismo que merece e todos lhe devemos. O músculo está lá mas no lugar do cérebro há um profundo vazio. Por isso continuaremos a ver Paulo Sérgio no lugar de treinador do Sporting. A noticia do seu despedimento será nos próximos tempos uma crónica por fazer.

20 comentários:

  1. "Paulo Sergio despedido" seria uma optima prenda de Natal. Não peço mais nada.

    ResponderEliminar
  2. Estamos completamente perdidos nas ruas da amargura. A principal claque vai até ao estágio para confraternizar com o técnico. Técnico esse, lampião de gema, que aparece na conferência de imprensa cabisbaixo com um discurso derrotista à espera de um milagre proporcionado por um jovem de 33 anos (ainda o melhor jogador da equipa) que o faça ir para o Natal feliz e contente a 13 pontos da liderança e fora da Taça.
    Neste momento todos os benfiquistas e portistas desejam hoje a vitória do Sporting para que continue tudo na mesma. Por outro lado, os Sportinguistas mais esclarecidos sonham com uma derrota que traga finalmente a ansiada mudança. Esta é a nossa surreal situação actual, meus caros, Saudações Leoninas…

    ResponderEliminar
  3. Independentemente do resultado de hoje, já se viu que Paulo Sérgio não serve. O resultado do jogo de hoje não muda rigorosamente nada.

    Acho que só falta mesmo perder três vezes consecutivas, duas das quais em Setúbal, para alguns perceberem (at last?) o nível de exigencia e ambição a que esta direcção chegou. É que mesmo perdendo hoje (quem coloca o dedo mindinho no cepo pela conquista dos três pontos?), a continuidade de PS é mais que provável. As filhós estão garantidas. Veremos como será no entrudo e/ou se tb garante as amedoas lá para 2011...

    O meu medo, no caso de PS sair mais cedo que o provável, é nem sequer conseguir imaginar quem se seguirá...

    ResponderEliminar
  4. Virgilio, o Rogério Gonçalves ficou livre ontem...

    P.S.- I have a dream!...

    ResponderEliminar
  5. LMGM:

    Mas se não nos apressarmos ainda ficamos sem o Ulisses Morais ainda vai para o lugar dele...

    ResponderEliminar
  6. LdA, acho que o Aprigio vai estar atento ao jogo de hoje e só toma uma decisão lá para quarta-feira.

    ResponderEliminar
  7. LdA e LMGM,
    Talvez o futuro passe por uma comissão técnica que inclua não só o Rogério Gonçalves, Luís Campos, mas, sobretudo, o mítico Prof. Neca. :)

    ResponderEliminar
  8. Virgílio,

    "Independentemente do resultado de hoje, já se viu que Paulo Sérgio não serve. O resultado do jogo de hoje não muda rigorosamente nada."

    Pois é. Nem que ganhemos por 5, placar tão na moda, Paulo Sérgio passará a ter margem de manobra. Não serve, rua.

    Todos,

    Eu acho que ainda iremos escolher o Nelo Vingada. É que não aceitou renovar com a equipa sul-coreana...

    ResponderEliminar
  9. JVL.

    Eu acredito em tudo mas acima de tudo parece-me que, aconteça o que acontecer, Paulo Sérgio vai continuar.

    Que jeito que dá um treinador que abre a porta da Academia quando se lhe pede e a quem se lhe pede...

    ResponderEliminar
  10. Eu preciso mudar de ares...acham que o JEB e o Costinha apostam em mim para treinadora?
    Entre mim e o Paulo Sérgio...venha o diabo e escolha mas sempre era uma mudança.
    Ok...hoje estou um bocadinha azeda e sem saber o que pensar do jogo que vai começar daqui a pouco...

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    Também eu. Paulo Sérgio não sai, até dizia que seria preciso uma hecatombe mas o Paulo Bento ficou depois de Munique, quanto mais não seja para não aceitarem a sua própria incompetência. 600 mil € por este dormente...

    ResponderEliminar
  12. Dina,

    Não poderia escolher-te para treinadora, por um único motivo: contigo, o Postiga até castigado jogava! ;) :D

    ResponderEliminar
  13. JVL...podes crer...o meu menino jogava até com a perna engessada se fosse preciso!! :):)

    ResponderEliminar
  14. Jorge Costa deixou a Académica o_O


    "Surpresa em Coimbra. Jorge Costa apresentou a demissão do comando técnico da equipa, depois de uma conversa com o presidente José Eduardo Simões.

    Jorge Costa, que já não tinha orientado a sessão de treino desta manhã, alegadamente devido a problemas pessoais, deixa a equipa depois de duas pesadas derrotas (1-5 em casa frente ao Marítimo e 0-5 em Braga na passada sexta-feira).

    Segundo foi possível apurar, a decisão de apresentar a demissão surgiu após uma conversa com o presidente José Eduardo Simões, faltando apenas acertar os termos da rescisão de contrato. "

    ResponderEliminar
  15. Admito que sou supersticiosa e que não gosto nada quando o relato na RR é feito pelo Carlos Dias...dá azar. (figas!)
    GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO!!
    Quem diria!! Yannick!!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Estar aqui sozinha está a dar sorte!!
    GOOOOOOOOOOOOOOLO de Yannick!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)