terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Um Peyroteo de regresso a Alvalade

Não deixa de ser surpreendente o ingresso - ao fim e ao cabo um regresso - de José Couceiro a Alvalade, assumindo a direcção geral da SAD do Sporting. A primeira questão a suscitar análise é o que significa este ingresso na estrutura da SAD onde Costinha era, até agora, um director plenipotenciário ou, se quisermos, o equivalente a um CEO para o futebol. Faz sentido a coexistência de um director desportivo e um director geral? Como se articularão entre si nas áreas de acção em que, inevitavelmente, se cruzarão é a primeira dúvida a desfazer.

Couceiro chega a Alvalade, onde trabalhou com José Roquete, depois de diversas experiências como treinador, sem registar feitos que o notabilizassem. Tem consigo um nome ímpar na história do Sporting, provavelmente será Sportinguista - o que satisfará os que pedem sportinguistas para o Sporting... - mas será como profissional que deverá ser avaliado.Antes de tecer criticas ou loas à nomeação  procurarei perceber qual o conteúdo funcional do cargo em que agora é empossado, e quais são as suas ideias e as suas práticas. São elas que farão toda a diferença. A má e a boa.

29 comentários:

  1. LdA

    totalmente surpreso com a notícia

    em relação ao teu texto, julgo que querias dizer "director geral e um director desportivo" ?

    abraço

    The LC

    ResponderEliminar
  2. ps - José Couceiro é um Sportinguista assumido

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    ano novo, vida nova?

    Como quando o Costinha veio, quero acreditar que uma cabeça nova terá novas e refrescantes ideias para o Sporting. Que saiba aprender com os erros do passado, retribuir o mérito e recolocar o Sporting no trilho da sua Cultura própria.

    Espero também que o Costinha perceba a mensagem e se ponha a milhas. Já deixou a sua marca para muitos anos, lesando financeira e desportivamente o clube como poucos antes conseguiram em tão curto espaço de tempo.

    E que se aproveite para o Sporting recuperar quem faz falta: Izmailov e Caneira são do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Palpita-me que esta "contratação" é para aliviar o trabalho do presidente (no que diz respeito ao futebol) e não do director desportivo. Parece-me uma aposta em alguem que conhece bem o futebol português e que deve saber mexer-se cá dentro. Não sei o seu conhecimento do "mundo lá fora".

    ResponderEliminar
  5. Mike Portugal,

    a questão é que o Presidente tem mais do que fazer (tem de gerir o clube, reestruturá-lo, ser responsável por todas as modalidades e assumir ainda funções de representação) e o José Couceiro não. Vai ficar apenas a comandar o Costinha e o Pedro Mil Homens.

    Por isso a tese de que as respectivas esferas de competência não colidem e que o Couceiro virá apenas substituir o JEB na liderança, não cola. José Couceiro foi contratado, como havia sido o Costinha, para liderar o futebol.

    A parte da "formação" no título - que ainda por cima coincide como o de Director para o Futebol, que é o título do Costinha - é para inglês ver. Toda a gente sabe que quem continuará a liderar a formação, através da Academia, é o Pedro Mil Homens, coadjuvado pela equipa do Aurélio Pereira.

    Se José Couceiro virá com boas ou más ideias é o que todos queremos saber. Mas serão as suas ideias por oposição às do Costinha.

    ResponderEliminar
  6. The cure:

    Obrigado, já corrigi.

    PLF:
    Também espero que volte desde logo o bom senso e a descrição e de seguida a eficiência.

    ResponderEliminar
  7. Meus caros é minha opinião,

    é tudo uma questão de tempo... P.S. sai na próxima jornada ( Braga em casa )e J.C. entra...

    Oxalá esteja errado, não que goste do P.S. , não gosto mas o J.C. !!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Em 25/02/2010: "a partir da presente data, Francisco da Costa «Costinha» passará a exercer as funções de Director de Futebol Profissional."

    Em 21/12/2010: "a partir do dia 1 de Janeiro de 2011 (...) O Senhor José Peyroteo Couceiro assumirá a responsabilidade da gestão de toda a estrutura do futebol da Sociedade, assegurando a coordenação do Futebol Profissional e do Futebol de Formação, reportando ao Conselho de Administração."

    Algumas notas:
    Esta remodelação vem criar um cargo mais abrangente que se destina a aliviar JEB das "maçadas" do futebol para as quais já se viu que não tem jeito nenhum;
    Ao colocar todo o departamento de futebol - incluindo a formação - sob a alçada deste novo director talvez estejamos a caminhar por uma nova estrada;
    Ao arranjar um chefe ao Costinha presumo que este se veja efectivamente relegado ao banco e afastado de funções realmente directivas.

    PLF e LdA: Se os problemas com Izmailov e Caneira forem ultrapassados é um sinal claro que o Costinha foi posto em sentido e que o bom senso e a eficiência voltaram ao clube.

    ResponderEliminar
  9. comprovadamente a competência em pessoa!

    ResponderEliminar
  10. Espero que traga o bom senso, a serenidade, a qualidade e a ambição ao futebol.

    É uma notícia supreendente mas a mim, de alguma forma, encheu-me de uma qualquer esperança numa mudança de rumo.

    Pior do que estamos e do que temos sido dentro e fóra do campo é impossível. Espero que seja o primeiro passo de uma renovação pela qualidade e pela expericiência.

    E para terminar espero também e anseio que o cretino do treinador desapareça depressa dos quadros do Clube. Ele e o incompetente que o escolheu!

    ResponderEliminar
  11. José Couceiro é e sempre foi sportinguista. Na minha opinião esta é a melhor notícia dos últimos tempos para as bandas de Alvalade. Couceiro, independentemente, dos resultados menos brilhantes como treinador, demonstrou boa capacidade de gestão como presidente do sindicato de jogadores que, se não me engano, foi de onde saiu para a sua 1ª (curta) experiência como dirigente do Sporting e onde esteve mais tempo depois de ter deixado de ser jogador profissional. Tem carisma e sabe falar às massas que são predicados que os últimos (ir)responsáveis claramente não têm. Vamos aguardar, mas soa bem começar o novo ano com esta novidade. Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  12. Mais um tiro nos pés de JEB? Pergunto me se JEB ainda terá dedos dos pés!? Esta decisão mais não serve do que para aumentar a entropia, que já não é pequena! Pelos vistos há coisas que não "estão a correr segundo o plano" e o modelo presidencialista está a ir pelo cano e isto apenas mais uma junta para estampar o buraco que se criou. Tenho muitas dúvidas que o Couceiro vá trazer valor visto que nunca acrescentou por onde andou! Aliás, não tenho nenhuma dúvida! E o facto de aceitar esta posição não abona muito a favor da sua inteligência. E não me falem de amor ao clube! Uma andorinha não faz a primavera! Não me parece que o perfil "alpinista social" ao qual não se reconhecem grandes obras (a não ser a merda que fez no fcp) seja o que precisamos.. E o não me falem do Peyroteo!Jamais eu trabalharia pra essa gente!Até me dá vómitos de pensar!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  13. O Sporting vive uma situação tão sofrida naquela que é a sua perspectiva a 1, 2 ou 3 anos no Futebol que estamos naquela fase onde a novidade - por ser novidade - é sempre bem recebida.
    Queria lembrar algo ... o incompetente, estreito, prepotente e curto Costinha afirmou o seu sportinguismo em 1997 quando o Sporting recebeu e bateu o Mónaco por 3-0 para a jornada inaugural da Liga dos Campeões desse ano. O Costinha depois disso teve todo um percurso profissional onde se destaca uma ligação de 3 anos intensa com o FC Porto onde ganhou tudo o que havia para ganhar e, se essa ligação teve o condão de "mexer-lhe" com o íntimo não sabemos. Sabemos que desde que está no Sporting tem feito tudo para enfraquecê-lo mas julgo que ninguém dirá que o faz por ter-se tornado portista. No máximo faz por interesse, no mínimo faz porque é um profundo incompetente. Seja o máximo ou o mínimo, dificilmente o Costinha será portista. Serve isto para dizer que o sportinguismo do José Couceiro não é medida de nada, da mesma forma que o sportinguismo do Costinha não é medida de nada e o sportinguismo do Bettencourt de nada é medida.

    Mas como é novidade, recebemo-lo de braços abertos. Isto diz muito da nossa condição actual.

    Tal como para o presidente do Sporting mudar por mudar não serve, porque Bettencourts há muitos e todos de diferente nome e em concreto para o Costinha / Couceiro confesso que apesar de sentir-me tentado a ficar contente por esse cenário em que um substitui o outro, isso só acontece porque quero ver o Costinha bem longe. Não significa que o Couceiro seja melhor.

    O Couceiro já esteve no Sporting. Trouxe o Carlos Manuel, o Ivo Damas, o Renato, o Leão, o paraguaio que não lembro o nome e no tempo que lá esteve muito do que fez não foi mais do que passear a sua vaidade, à semelhança do Costinha. Posso estar a ser injusto mas é esta a apreciação que faço dele, a de ser um sujeito muito vaidoso, igualmente. Nas suas passagens pela Federação, Porto, Alverca e mais uns quantos sítios para além de nunca ter apresentado quaisquer resultados minimamente satisfatórios, a sua passagem pelos sub-21 Nacionais deixou a imagem de ser uma pessoa francamente inábil na hora de avaliar.

    Espero estar enganado mas não deixa de fazer-me imensa confusão como é que de entre tantos sportinguistas capazes que existem continuamos a recrutar habituais nomes que saltitam de lugar em lugar mas nunca deixam obra feito nesses lugares por onde passam.

    ResponderEliminar
  14. César Ramirez, o paraguaio.
    Num dos Sporting´s mais fracos de que há memória.

    ResponderEliminar
  15. Fui totalmente colhido de surpresa, pensei inclusivamente que Paulo Sérgio e/ou Costinha tinham sido despedidos.

    Não consigo vislumbrar uma coexistência pacífica entre Couceiro e Costinha, porque não acredito que não haja conflito de competências.

    Aguardo pelo que nos possa trazer mas até ao momento, vislumbro apenas o aumentar da estrutura.

    ResponderEliminar
  16. Curioso ou não, as nossas ultimas contratações, sejam jogadores ou dirigentes, estiveram ao serviço do fc porto nos ultimos anos !! Costinha, Maniche, N. Valente, J. Couceiro, N.A. Coelho... Postiga. É gente a mais vinda lá de cima.

    Acredito mesmo que o Couceiro vem apenas para substituir o Pserge... mais tarde ou mais cedo.

    ResponderEliminar
  17. Sonhei com o Couceiro esta noite.
    Há coisas muito estranhas e esta foi uma delas. Falo sério, sonhei com o Couceiro. E um sonho que foi uma coisa sem pés nem cabeça que contado ninguém acreditaria. Nesta altura já não recordo bem o fio do sonho mas tenho a perfeita noção que era uma história completamente mirabolante.
    Enfim.

    Só uma coisa ... estive a pensar melhor e não acho que exista hipótese do Couceiro ser pior do que o Costinha. Não, será melhor. Porque o Couceiro sempre sabe pensar, lembro-me dele em alguns programas de televisão em que tentava sempre dar uma tónica de Professor Queiróes, com ideias estruturais sobre isto e aquilo e acoloutro, um discurso voltado para o futuro, as problemáticas do futebol português, jogadores jovens, novo-dirigismo. É, ele é desta espécie. Talvez ele seja uma mistura de ... ah é verdade, lembram-se das palavras do Carlitos no início desta época em que dizia que o Paulo Sérgio era uma mistura de Mourinho com Jorge Jesus? Engraçado, porque revelou-se isso mesmo, tal e qual.

    Paulo Reixa, não creio que isso seja possível. O Jose Couceiro vai para o Sporting para mandar, orientar, tomar decisões. Não vai treinar, é impossível esse cenário. E vai fazer um bom trabalho, tenhamos esperança que sim. Acreditemos que a casa será arrumada e o Sporting endireitar-se-á. E esperemos que sem o Costinha, o mais rápido possível.

    Força José Couceiro.
    Força Ptolomeu.

    ResponderEliminar
  18. Não percebo o porquê de toda a gente achar que o Couceiro TEM QUE substituir o Costinha, afinal nós já tivemos a dupla Luis Duque - Manolo Vidal, que foi campeã.

    Couceiro tem muita experiência, coisa que sempre acusaram (e com razão) o Costinha de não ter. Desta forma JEB assume completamente que não quer ter nada a ver com o futebol (e com razão também), delegando no Couceiro.

    Vamos esperar para ver o que dali sai.

    ResponderEliminar
  19. Mike Portugal:
    O teu comentário confirma o esvaziamento funcional do cargo de Costinha. Manolo Vidal era chefe de departamento de futebol e respondia a Luis Duque que por sua vez respondia ao presidente. Logo...

    ResponderEliminar
  20. Mike Portugal:

    "Vamos esperar para ver o que dali sai"

    ...Mais um ordenado (barato?) ao fim do mês para pagar, e mais uma(s) indemnização(ões) daqui por uns tempos.

    Era bom que eu estivesse enganado e que esta medida fosse o primeiro passo para a retoma do futebol Sportinguista.

    ResponderEliminar
  21. O clube devia era estar mais preocupado em meter alguém na FPF em Fevereiro do que mais um DD..

    ResponderEliminar
  22. Leão de Alvalade,

    ...logo, o Costinha responde ao Couceiro que por sua vez responde ao presidente. Não percebi o teu comentário.

    ResponderEliminar
  23. Mike Portugal

    Respondo-te com uma dúvida que deixei há pouco no Sangue:

    Mil Homens é administrador da SAD.

    Couceiro reportará para a Administração da SAD, logo para Mil Homens.

    Mil Homens como responsável da Academia e da formação reportará para o novel Director Geral, logo para Couceiro.

    Quem manda em quem?

    ResponderEliminar
  24. 8,

    Isso foi a duvida que o Rui Oliveira e Costa levantou ontem no trio d'ataque. Não faço puto de ideia de como isso se resolve, mas imagino que o Mil Homens reporte apenas ao conselho de administração e não ao Couceiro, embora devam fazer reuniões regulares sobre a formação.

    ResponderEliminar
  25. Quando falei de Costinha para a estrutura do Sporting, falei também de mais duas alterações, um treinador e um elemento novo de direcção.

    Naquilo que acho que Costinha pode ser útil (e está a ser) não implica qualquer trabalho directivo mas sim o acompanhamento da equipa, blindagem de balneário, detecção de "humores", carências e virtudes do grupo, escudo do grupo (treinador incluído). É e deve ser o músculo da estrutura do futebol.

    Faltava o cérebro, chega agora pela forma de Couceiro. É uma boa solução. Tem conhecimento suficiente e ideias correctas para singrar num clube com as características do Sporting. Conhece bem os nossos rivais, trabalhou directamente com Vieira e Pinto da Costa.

    Tem handicaps (como toda a gente) a principal para mim, o seu trabalho no Alverca que foi bastante lesivo para o Sporting. Desviou grande parte da estrutura de formação (técnica e jogadores) e esse histórico tem memória dentro de Alvalade.

    O eventual sucesso virá do modo como esta equipa (JEB, Couceiro e Costinha) conseguirá potenciar as suas virtudes e ultrapassar os seus defeitos.

    O afastamento do Presidente do dia a dia do futebol é muito salutar, penso que vamos ouvir muitas vezes agora "Falem com o Couceiro."

    Há outro facto que registo, uma entrada tem de implicar sangue, eu nunca entendi, p.ex., o porquê de com um treinador ter de sair toda uma equipa técnica, Luis Martins, Pedro Caixinha, Leonel Fontes eram homens da casa que após integrarem equipas técnicas da equipa principal foram dispensados, só sobreviveu José Lima.

    Costinha é uma peça do puzzle e nas equipas qualquer peça é importante independentemente de quem reporta a quem.

    Pedro Mil Homens director da Academia, reporta ao Presidente, que reporta ao Conselho de Administração que integra JEB e Mil Homens.

    Quero lá saber quem é que reporta a quem, se todos souberem as suas funções, se trabalharem no seu estrito cumprimento dos seus deveres a restante orgânica de funcionamento é mera burocracia.

    Dispenso mais conflitos de egos, quero ver uma equipa a trabalhar, solidária, eficaz e se for necessário todos com o penacho de "chefes".

    Quem manda em último caso é o Presidente (e quem se lixa em primeiro é o treinador...) e se quiserem o seu penacho, como todos são sócios é só irem a eleições e serem capazes de ganhar.

    ResponderEliminar
  26. LMGM,

    "Naquilo que acho que Costinha pode ser útil (e está a ser) não implica qualquer trabalho directivo mas sim o acompanhamento da equipa, blindagem de balneário, detecção de "humores", carências e virtudes do grupo, escudo do grupo (treinador incluído). É e deve ser o músculo da estrutura do futebol."

    E tem sido o músculo? Tem blindado o grupo? Não me lembro de ter dado a cara uma única vez após um mau resultado.

    "Dispenso mais conflitos de egos, quero ver uma equipa a trabalhar, solidária, eficaz e se for necessário todos com o penacho de "chefes"."

    Também os dispenso. São já demasiados anos.

    ResponderEliminar
  27. LMGM:

    A necessidade de um novo elemento na SAD, com capacidade de coordenação geral é mais do necessário, tendo em conta que Nobre Guedes tem a pasta financeira, Mil Homens a formação e JEB um clube inteiro para cuidar.

    Não concordo que Costinha esteja a ser útil, vejo precisamente o contrário, o Sporting é que lhe tem sido útil, o grupo de trabalho e o treinador é que lhe têm servido de escudo. Não creio que o seu ego aguente a despromoção que é mais que óbvia. Veremos se ele se considera uma peça do puzzle, o puzzle, a mesa onde assenta o puzzle.

    Não creio que Couceiro possa a vir a ser treinador, mesmo que em missão temporaria, com alguns pressagiaram já.

    ResponderEliminar
  28. Só espero que Couceiro, agora com mais uns anitos de experiência em cima, faça muito melhor que aquilo que fez da ultima passagem pelos corredores e gabinetes de Alvalade.

    Nisto tudo, vislumbro uma boa nova: o afastamento do quotidiano do futebol por parte de JEB. É que fazer pior que o homem que preside o clube é impossível…

    Afinal são duas coisas boas (nada mau, hein?): o Costinha vai ter que, finalmente, abaixar as orelhas.

    Quanto ao resto se verá. Vamos ter esperança que esta nova engrenagem funcione incomparavelmente melhor.

    SL

    ResponderEliminar
  29. LdA, o erro aqui, a existir, está na entrada a solo de Costinha que agora gera as evidentes dúvidas e interrogações sobre cargos e funções que confesso é uma conversa para a qual não tenho paciência. Não vejo que as competências de ambos choquem, já os egos tenho dúvidas mas espero para ver.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)