quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Fazer diferente, fazer melhor e fazer primeiro

Foto Academia de Talentos
O Sporting tornou-se em pouco tempo num clube de desculpas e lamentos. Dirigentes e directores  assumem que não têm as mesmas armas que os principais rivais, esquecendo-se de explicar as razões porque é agora assim mas não o era no passado. O discurso alastra como uma epidemia aos adeptos e até a alguns jogadores, levando muitos a conformarem-se como se conforma quem recebe a noticia de uma doença incurável. Mas, o invés de mudar de rota, o clube parece sempre mais predisposto a imitar os rivais do que descobrir um caminho alternativo que lhe permita inverter o sucessivo resvalar.

É nesse contexto que interpreto os mais recentes rumores que dão conta interesse do Sporting em Edinho e da confirmação feita anteontem pelo próprio de que o Sporting terá sondado Hugo Almeida. Nem um nem outro ou ambos  resolveriam os problemas que afectam o nosso futebol, que, como muitas vezes tenho defendido aqui, começa muito acima dos jogadores. O Sporting tem um passado recente de más decisões para reparar e um futuro a preparar, pelo que o reforço imediato do plantel não deveria ser considerado uma prioridade, mais ainda face às possibilidades do que resta para a época em curso. Contratar pinheiros ou aproveitar o que sobra aos outros no Natal está longe de ser a mudança de paradigma que o futebol do Sporting necessita. Antes de olhar para fora o Sporting deveria olhar para dentro, tentando não repetir os erros que vem acumulando e que, feitas as contas, nos tornam cada vez mais pobres e cada vez menos competitivos.

Fazer diferente, fazer melhor e fazer primeiro que a concorrência seria com certeza a melhor forma de anular as vantagens dos rivais. A aposta na formação tanto tem servido de bandeira quando as coisas correm bem e como de desculpa quando correm mal, mas tarda em ser assumida não com a resignação de que nada mais ou melhor pode ser feito, mas como uma medida estratégica, capaz de voltar a por o Sporting nos eixos. Hoje o nosso clube é tão conhecido por produzir bons jogadores, por descobrir e burilar talentos como por os desperdiçar. Para vermos do que somos capazes de fazer e simultaneamente desperdiçar temos que ver os que outrora foram nossos brilhar com outras camisolas vestidas.

No meu entender o que se tem anunciado como uma aposta na formação tem sido o triunfo e afirmação dos jovens de Alcochete sobre jogadores com outro estatuto, contratados para serem titulares. A verdadeira aposta na formação nunca foi feita a sério no Sporting e nunca será feita sem que se dê continuidade à qualidade do trabalho desenvolvido em Alcochete no momento em que os jogadores se tornam seniores. Ao contrário do FCPorto, que nem faz da formação a sua maior aposta, o Sporting não acompanha de perto o crescimento dos seus jogadores, nem do ponto de vista técnico nem sequer do ponto de vista afectivo. Os que não conseguem o acesso à equipa principal, a grande maioria, além de deixados à sua sorte, não lhes vêm abertas grandes possibilidades de "estagiar" em equipas com projectos ambiciosos, estáveis ou pelo menos bem dirigidas do ponto de vista técnico.

Será que os Sportinguistas não se interrogam porque são os nossos jogadores dos melhores até aos júniores e depois são relegados para suplentes, ao contrário dos seus congéneres portistas, p.ex.? Nesta fase crucial do seu crescimento, e perante a inactividade, é aqui que perdemos o contacto com muitos dos jogadores que ouvimos depois falar. Mesmo não se tratando de grandes talentos, são bons jogadores que nos poderiam ser úteis em campo e na tesouraria, por serem tão bons ou melhores do que os que nos custam muito a pagar.

Para fechar esta reflexão sobre a importância de uma verdadeira aposta na formação, concluiria com 4 ideias-chave, que considero fundamentais para o sucesso desta estratégia:

1- Competência. Bons treinadores fazem boas equipas com planteis fracos e os outros conseguem fazer de planteis milionários equipas vulgares e enfadonhas.
O dirigente do Sporting não pode olhar para a principal actividade do clube com um adepto vulgar. Tem de perceber no mínimo que o futebol, não sendo, do ponto de vista do conhecimento, tão exigente como decifrar o genoma humano, tem profissionais mais e menos capazes e só os melhores conseguem os melhores resultados. Da direcção técnica a todos os intervenientes, o Sporting tem de se rodear de profissionais capazes. Mais ainda se a formação for uma área estratégica.

2- Liderança. Tem faltado na liderança do Sporting convicção no caminho a seguir. Ora se faz ora se desfaz. Falta falar verdade aos sócios, demonstrando que não há caminhos fáceis e que, não havendo sucesso imediato, pelo menos não se compromete o futuro.

3- Uma vez que até os clubes que melhor formam jogadores vivem na contingência dos melhores e dos piores anos, é necessário um gabinete de prospecção com conhecimento abrangente do mercado, para que o Sporting não esteja sujeito aos interesses dos empresários ou dos conhecimentos do director desportivo.

4- Faltam os indispensáveis: os adeptos. Ao invés de exigirmos ou sonharmos com jogadores que não podemos pagar, podemos começar a olhar para os da casa com a mesma paciência e igual exigência com que olhamos para os outros. Falhar a contratar não deve ser olhado como uma fatalidade mas os adeptos têm que perceber que, o nível do  mercado a que o Sporting pode aceder é em si mesmo potenciador de erros, uma vez que não podemos comprar onde compra o Real Madrid, o Chelsea ou ManCity, por exemplo.

23 comentários:

  1. Subscrevo na íntegra estas palavras. O Sporting tem que retornar às suas raízes, aos seus princípios. Não existindo realmente os mesmos recursos dos adversários (embora tenha sido gasto muito dinheiro nos últimos tempos), o Sporting tem que almejar sempre a excelência!

    ResponderEliminar
  2. Belo post! Análise certeira do triste momento.
    Saudações

    ResponderEliminar
  3. Caro Leão de Alvalade,

    Mais um excelente post da sua autoria.

    Tente que JEB e a cambada de inúteis que lá temos, o leiam...
    Envie p.f. por e-mail,ainda por fax e não chegando, por carta registada com aviso de recepção.

    Duvido que eles percebam o que está escrito, mas sempre era uma tentativa...

    Marcelo Silva
    Porta 10A

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não percebo este post.

    "são os nossos jogadores dos melhores até aos júniores e depois são relegados para suplentes, ao contrário dos seus congéneres portistas, p.ex.?"

    Rui Patrício, Carriço, Moutinho, Veloso, André Santos, Yanick, só para falar de alguns...
    Relegados para o banco?
    Não foram/são titulares?

    E no Porto? quantos ex-juniores são titulares ou se sentam, ao menos, no banco?

    ResponderEliminar
  6. JC,
    O Leão de Alvalade nesse parágrafo não se referiu a esses. Referiu-se àqueles de quem ouvimos falar sempre muito mas que depois ... eclipsam-se. E são tantos os exemplos. São os melhores até aos júniores e o processo simplesmente pára aí. O ano passado sagrámo-nos tri-campeões de júniores e onde andam eles? Os de há 3 anos, os de há 2, e os do ano passado?, para lá de 3 ou 4 que estão no Cercle.

    É um problema, e como o post diz, mesmo que não sejam o suficientemente bons para pertencer a uma qualquer elite de 23 da equipa do Sporting, são de certeza bons o suficiente para que nos dessem outro tipo de retorno. A primeira vez que li sobre isto foi - sem surpresa - na Bancada do PLF: o Sporting não precisa de vender (só) jogadores por 15 milhões de euros para cima. Existe todo um mercado que compreende o espaço que vai das frequentes e anormais saídas a custo 0 (como o Varela e centenas de outros que nem conhecemos) e essas mega-transferências. Vender jogadores que não sendo muito bons são no entanto jogadores que valem 3, 4, ou 5 milhões de euros.
    O Sporting tem de certeza muitos destes. E o que lhes faz? Nada.

    É disso que esse parágrafo fala.

    ResponderEliminar
  7. Partindo do pressuposto que tecnicamente existe quem diga que não conta com eles, sendo esse, obviamente, um mal muito maior do que a não facturação.
    São 2 males:
    O maior, não aproveitamento desportivo de todos esses jogadores. E de novo, não falamos dos Moutinhos e Velosos mas sim de todos os outros que mesmo que não sejam tão bons quanto estes 2 são no entanto muito melhores que o Grimi, o Zapater, o Pongolle ou o Purovic. Melhores e mais baratos.
    O mal menor, uma vez tecnicamente dispensados o seu não aproveitamento pelo clube para que de um modo integrado (nos quadros do Sporting) todos esses jogadores possam jogar (fora do Sporting) e conhecerem notoriedade suficiente para viabilizar uma transferência.

    ResponderEliminar
  8. JC,

    é a transição noutros clubes (que não no Sporting) que é muito mal assegurada e isso raramente acontece com o FCPorto. Há imensos exemplos disso mesmo e, entre tanta incompetência do Sporting, pode significar o fim da carreira de um jogador.

    Há três exemplos recentes e flagrantes disso mesmo, com jogadores do Sporting: Renato Santos é titular no Moreirense, Marco Matias idem aspas no Freamunde, o Diogo Amado passou de dispensado do Real Sport Clube a opção regular do 4º classificado da Liga Zon Sagres.

    Outro exemplo foi a forma como o Carriço não era opção no Olhanense e 1 ano depois era titular no Sporting.

    Os sportinguistas habituaram-se a olhar para os que sobram das fornadas que vão saindo regularmente, para aqueles que não têm sucesso imediato, como a percentagem de jogadores que não tem nível. Raramente se interrogam quais foram as condições competitivas que lhes ofereceram para progredir.

    A formação não acaba nos sub-19, acaba aos 28 ou 30 anos, com 12 anos de sénior atrás. Pode continuar dentro ou fora do clube. Mas é sobretudo preciso acabar como algumas frases feitas, que não colam minimamente com a realidade quando analisada com o menor grau de cuidado. Fazer os jogadores rodar é positivo se eles estiverem a aprender. Se estiverem com o Ulisses Morais ou com o Manuel Machado, por muito que joguem estarão a desaprender.

    Penso ser disso o que o Leão de Alvalade refere.

    ResponderEliminar
  9. PLF e MM:

    Obrigado pela explicação.

    Um exemplo de que me costumo servir nas minhas conversas é o do Patacas. Não é um génio da bola mas foi durante muito tempo um dos jogadores mais regulares na sua posição.

    O Sporting sempre achou que podia ter melhor, pagou por isso, mas nunca o conseguiu até pagar 3,5m por JPereira, tendo tido Quim Berto, Luis Filipe, Mário Sérgio e não sei quantos mais, enquanto o Patacas teria feito mais ou menos o mesmo.

    ResponderEliminar
  10. Voltei ao activo. Espero que tenham tido um bom Natal, todos.

    Quanto a este tema, tenho pouco a acrescentar. Acho que temos aproveitado bastantes jovens da academia, mas penso que poderiamos melhorar nessa area, se por exemplo, voltassem a ter uma equipa B, como há uns anos atrás. Já não me lembro porque é que acabaram com ela, mas acho que, mesmo se os custos fossem altos, compensava tê-la.

    ResponderEliminar
  11. Nuno Santos
    Patatas
    Miguel Garcia
    O extraordinario e insano desaproveitamento do Quiroga (nao qualifica sei, mas era nosso, e jovem, e um jogador cheio de futebol, como em Portugal rara)
    Nuno Valente
    Paito
    Custodio
    Adrien
    Carlos Martins
    Ricardo Fernandes
    Pereirinha
    Varela
    Lourenco, que no simples aproveitamento do seu 1' ano de Fernando Santos percebeu-se que metia / mete a um canto o Pongolle, o Purovic e tantos outros que (pagando nas transferencias e pagando nos salarios 6 e 7 vezes superiores) tentamos.
    Saleiro, quem mete um golo como o que ele meteu o ano passado ao Guimaraes so pode ser um jogador cheio de classe.
    E claro o Djalo, nao sendo eu um fa dele nunca me passaria pela cabeca perder tempo a desejar a sua saida quando temos Zapater, Grimi e mais 7 ou 8 que ganham 3 e 4 vezes o que ele ganha e nao acrescentam nada.

    Estes sao jogadores que tiveram aparicoes nos planteis do Sporting, sendo que so posso menciona-los a eles porque nao conheco as equipas de formacao do Sporting.
    E estao aqui jogadores para todas as posicoes da equipa do Sporting.
    E todos eles sao jogadores que o clube mandou embora para que pudesse comprar e pagar mil vezes mais ordenados a outros que vieram de fora e que sao piores jogadores do que todos eles.

    Dar a desculpa da falta de dinheiro quando desportivamente temos uma politica que permite disparates deste tipo so pode ser piada ...

    ResponderEliminar
  12. Alguem se lembra do Carlos Fernandes?
    Aquele defesa-esquerdo que andou salvo erro pelo Farense? Jogador belissimo, acima da media.

    Santa Maria? Que tanta gente dizia ser do melhor que havia e quando nas camadas jovens do Sporting por norma nao ha fumo sem fogo nessa materia, o que lhe aconteceu?

    Aquele que foi para Italia com o Materezzi, o chileno, alguem se lembra? Era chileno acho, ou venezuelano, ou se era Portugues tinha um nome sul-americano. Qualquer coisa ... nao sei, nao lembro.

    Caneira, que o Sporting manda embora e aparece anos depois em Valencia.

    Nuno Valente, campeao europeu. Nao o aproveitamos enquanto jogador e agora usamo-lo como um dos inuteis da equipa tecnica do Paulo Sergio.

    Aqueles do Leiria: Poejo e outros 2 que nao lembro o nome, qua andaram anos e anos pela Liga Portuguesa a ser jogadores acima da media quando o Sporting foi tendo planteis com muitos jogadores abaixo dela.

    Paulo Torres, que foi mandado embora para dar espaco ao Vujacic.

    E tantos outros.
    Esse Santa Maria faz-me lembrar o Carlos Martins e o Adrien. O Carlos Martins com 14 ou 15 ou 16 anos tinha uma clausula de 3,6 milhoes de contos e ja tinha fama muito antes de o vermos pela 1' vez numa equipa pricipal do Sporting. Chegando la, em 4 anos vimo-lo dar-nos 6 meses de rendimento, com o Peseiro. Foi tudo o que deu ao Sporting, por culpa do Sporting e do atrasado mental do Paulo Bento.
    E o Adrien a mesma coisa, a sua fama era conhecida mesmo antes de lhe conhecermos sequer o rosto, e surpreendamo-nos: nao tem espaco na equipa ou plantel do Sporting. Ele nao tem, mas o Zapater ja tem.

    O Sporting consegue ser anedotico.

    ResponderEliminar
  13. Qualquer coisa parecida com Veronas.
    Vari ... Viveros :)

    Viveros :), com emoticon e tudo, para imitar os restantes cibernautas.
    Abracos.

    ResponderEliminar
  14. De Wilde
    Gil Baiano
    Marcos
    Hugo
    Grimi
    Zapater
    Farnerud
    Horvath
    Robaina
    Pongolle
    Krpan
    Melhor 11 do Sporting nos ultimos 9 anos, gratuito.

    Vitor Golas
    Patacas
    Santa Maria
    Marco Almeida
    Paito
    Custodio
    Carlos Martins
    Vasco Faisca
    Poejo
    Gisvi
    Lourenco
    Pior 11 do Sporting nos ultimos 9 anos, e um que custou ao clube entre entre 18 a 28 milhoes de euros. 18 a 28 milhoes ... imaginem o que fariam com esse dinheiro, o que fariam com um-dezoito-avos desse dinheiro. O Sporting queimou-o tudo. Malditos de Alcochete, arruinam-nos.

    Segundo melhor 11 dos ultimos 20 anos:
    Cantatore na baliza.
    Fernando Santos
    Paulo Sergio
    Materazzi
    Raul Aguas
    Jesualdo Ferreira
    Vitor Romao
    Toni, do Estrela
    Quique Flores
    Chalana
    Mario Wilson

    ResponderEliminar
  15. Simoes de Almeida na baliza
    Paulo Abreu
    Costinha
    Jose Eduardo Bettencourt
    Ribeiro Telles
    Salema Garcao
    Soares Franco
    Vegeta
    Bulma
    Ten Shin Han
    Corvo Genial
    C-17
    David Hasselhoff
    Kit
    Coronel Trautman

    Melhor elenco directivo com super-per-super que o Krilin um dia disse ao Rambo II que passara pelo Sporting.

    ResponderEliminar
  16. MM,

    tu respira homem looool
    Há aí uma frase com a qual não concordo:

    "Caneira, que o Sporting manda embora e aparece anos depois em Valencia."

    O SCP não o mandou embora, ele rompeu juntamente com o Alhandra e o outro que não me lembro do nome e bazaram para outras paragens. Anos depois admitiu o seu erro.

    ResponderEliminar
  17. Foi o Paulo Costa, se não estou enganado, que juntamente com o Caneira e outro (o Alhandra?) romperam com o SCP.
    Coisas de empresários.
    Esse Paulo Costa, que era avançado, ainda apareceu mais tarde a jogar no FCP mas sem grande sucesso.

    Tudo bem, o SCP não tem aproveitado alguns jogadores de valor médio que poderiam ter alguma utilidade, pelo menos tanta como têm tido algumas contratações caras que o SCP tem feito.
    Mas ainda assim aproveita muitos mais jogadores da formação do que o FCP, sendo que neste artigo se criticava o SCP por contraposição ao FCP.

    ResponderEliminar
  18. JC:

    O que eu digo é que o FCPorto não tem a sua estratégia assente na formação mas ainda assim cuida melhor dos seus activos nessa fase do que o Sporting para quem a formação é crucial.

    Pergunte a um jogador do Sporting emprestado quantas vezes o clube tem o cuidado de lhe ligar a saber como corre a época. Isto já sem falar dos relatórios de avaliação, dos clubes que escolhe, etc, etc.

    O FCP todos os meses contacta directamente com os seus jogadores emprestados.

    ResponderEliminar
  19. "O FCP todos os meses contacta directamente com os seus jogadores emprestados."

    Como é que sabes Leão de Alvalade?

    ResponderEliminar
  20. Mike:

    Importa menos "como sei" do que "o que sei".

    De qualquer forma isso é público. Vários jogadores nessa situação já o referiram em entrevistas.

    ResponderEliminar
  21. E porque é que os nossos não são contactados mensalmente?

    ResponderEliminar
  22. Pergunto isto porque me lembro duma entrevista do Paulo Sergio onde ele dizia que os jogadores emprestados eram acompanhados regularmente, especialmente os que estão fora do país.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)