quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Rumores, entradas e saídas, um plano e um fundo.

Rumores, entradas e saídas
O interesse em Funes Mori (associado ao SLB)  e Wagner Love (juntamente com o Villareal), por valores a rondar os 8,5 milhões de euros não passará de um rumor tão habitual nesta época como as árvores de Natal. Daqui a 1 mês já ninguém se lembrará nem de um nem de outras. O que certamente prevalecerá será falta de disponibilidade financeira. Neste quadro são mais verosímeis os rumores de vender do que de comprar. Receitas precisam-se.  Do actual plantel Polga, Liedson, Grimi, Hildbrand e dos quadros do clube João Gonçalves, Pereirinha, são os nomes mais apontados à porta de saída. O interesse de clubes brasileiros em Polga e Liedson dificilmente pode ser considerado como uma boa oportunidade de negócio. Os clubes brasileiros abrem a boca na hora de vender mas seca-lhes a tinta nas canetas quando têm que assinar os cheques. Não tendo nem um nem outro substitutos à altura no plantel e não sendo o Sporting uma instituição de caridade, não vejo que interesse possa existir no negócio. Grimi e Hildbrand estão longe de ter qualquer relevância para se notar a sua saída. João Gonçalves e Pereirinha seriam um erro serem dispensados neste momento das suas carreiras.

Um plano
O primeiro plano para o novo director-geral deveria ser precisamente a elaboração de um plano que ditasse um rumo que o futebol do Sporting reconhecidamente não tem. Por isso Couceiro deveria desde já marcar uma posição clara, impedindo que o Sporting aliene os valores que tem, necessariamente a baixo preço por estarem em sub-rendimento, gaste dinheiro que não tem, numa época genericamente perdida e ainda por cima com um treinador que não faz parte de uma solução de futuro para o Sporting, mesmo que olhando apenas o curto prazo. A lição do sucedido precisamente há um ano não pode ser desperdiçada. Antes de olhar para fora o Sporting tem que olhar para dentro, concentrar-se em valorizar o que tem, livrar-se dos pesos mortos e do supérfluo. A actual equipa técnica enquadra-se perfeitamente na designação, é grande e é cara como nos diz o aproveitamento pontual abaixo dos 60%.

O fundo
Fiquei ontem finalmente a perceber a razão pela qual o Sporting só dispensará Paulo Sérgio perante uma catástrofe: não tem dinheiro para lhe pagar a indemnização. Oliveira e Costa, que ainda há pouco tempo dizia que a chicotada psicológica não valia a pena, reconheceu-o ontem nas sua tribuna semanal, no que entendi como uma mensagem clara vinda de "cima". Não sendo uma boa noticia é pelo menos bom constatar que já se deu um passo em frente ao reconhecer-se o erro. É a premissa para corrigir e melhorar. A indemnização à equipa técnica era uma boa forma de aplicar o dinheiro do tão falado fundo de jogadores. Que misteriosamente começou a ser falado em 20 milhões mas que as últimas noticias encolheram já para metade. Mas isso são outros quinhentos. O treinador está longe de ser o único responsável pelo estado do nosso futebol, mas o Sporting pode reorganizar-se e reforçar-se mas nunca fará o reset necessário - para usar a linguagem de PS - sem um comando técnico capaz, que o actual está longe de o ser. O fundo permitiria desde logo resgatar o Sporting do fundo e seria por isso bem empregue.

39 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    tenho uma solução para o corpo técnico: em vez de se despedir o treinador, por ser caro demais, despedem-se os adjuntos e colocam-se nos seus lugares pessoas de confiança: José Lima, Rui Dias, Luís Martins, Filipe Moreira (não, não é o Filipe Ramos!!), o Sporting precisa de competência no banco e nos treinos.

    ResponderEliminar
  2. PLF:
    Ou porque não ao contrário? Será que os outros 3 juntos ganham mais do que o "chefe" juntos? E se é afinal o cérebro que funciona mal porquê amputar os braços e as pernas?

    ResponderEliminar
  3. PLF,

    Acho que o Lima faz parte da equipa tecnica.

    Leão de Alvalade,

    Contratar Wagner Love seria tão idiota como dispensar o João Gonçalves e o Pereirinha.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    porque sinceramente não me parece que seja o PS o cérebro, tais são as voltas que se dão naquela cabecinha e tão contraditórias são as suas declarações.

    O cérebro é Alberto Cabral, o homem das tecnologias e do iPad, que sabe fazer ppts mas percebe bola de futebol.

    Ninguém discute que o PS é capaz de motivar os jogadores. Se o obrigarem a jogar de outra forma, pode ser que até possa ser útil.

    Quanto a salários, quero sinceramente acreditar que os 2 adjuntos que trouxe não ganham, em conjunto, o mesmo que o principal. De qualquer forma, parece-me racional dividir o custo pela metade (se a soma do salário de ambos equivaler ao do principal), e - se tiver três maus e passar a ter apenas um - acho que há um ganho substancial. O Nuno Valente pode continuar lá a fazer de figura decorativa para aplacar os desejos do Jorge Mendes...

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Foi aflorado o valor da indemnização?

    Com dois anos de contrato, desde logo colocado em causa assim que se souberam as respectivas condições, (não, não se contestou ‘apenas’ a sua contratação), já se sabia que o PS só sairia se fosse despedido. Ele jamais prescindiria de ano e meio de trabalho precisamente quando se encontra no topo da sua carreira (passada e futura)... De modo, que qd advogo o despedimento, sei que o SCP teria que o indemnizar num determinado montante... Resta saber é se ao erro da sua contratação, piorado pelo valor que teve de se pagar ao Vitória de Guimarães e do período de duração previsto no contrato, se lhe soma o (elevado?) valor da indemnização estabelecido. Obviamente, não consigo confirmar, mas que parece existir mais este equívoco, lá isso parece…

    SL

    ResponderEliminar
  6. PLF,

    Percebo e concordo com o seu ponto de vista. Contudo essa solução apenas faz sentido, a meu ver, no prossuposto de não ter de gastar dinheiro com indemizações. Isto porque este técnico, mesmo sendo um bom motivador, não serve em nada para o Sporting.

    Mas qto ao Nuno Valente, nessa perspectiva, para mim saía também! O Sporting não tem que fazer vontades a nenhum empresário. O que é suposto é haver uma boa relação com os empresários fazendo negócios em que ambos saiam beneficiados e nunca estar dependente de favores para conseguir bons negócios. N.Valente é um peso morto que parece não acrescentar nenhuma mais valia ao futebol do Sporting.

    Espero que Couceiro saiba resgatar os activos que o Sporting tem de baixa e emprestados. Pereirinha não parece ser uma forte opção no Guimaraens, Izmailov é um activo importante em termos desportivos e financeiros, Cedric está parado numa fase importantíssima da sua carreira, Caneira é um valor de determinação, experiência e Sportinguismo para o grupo, João Gonçalves é um valor para segurar e apostar (alguém sabe o desfecho de Bruma??), além de outros emprestados e de pesos mortos do plantel.

    ResponderEliminar
  7. Virgilio:

    Apesar de não termos dinheiro para o que realmente é preciso - como por exemplo contratarmos um técnico em condições - temos sempre dinheiro para esbanjar em inutilidades. No entanto, isto se eu percebi bem a questão, julgo que a indemnização não será nem mais nem menos do que a lei prevê, o que, somadas todas as parcelas (1 treinador, 3 adjuntos, supondo que o técnico de gr continua, como sucedeu após a saída de CC) x1,5 de vencimentos é seguramente muito papel.

    ResponderEliminar
  8. Não acho que o PS ainda não tenha saido pelo valor da indminização. Se tiver de ser despedido, irá sê-lo certamente, até ja devia ter sido.

    Hoje saiu um artigo interessante sobre as contas dos 3 clubes...leiam e tirem as vossas conclusões.

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1472098

    SL

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    isto não é nada animador:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=639878

    ResponderEliminar
  10. LdA:

    "...julgo que a indemnização não será nem mais nem menos do que a lei prevê..."

    Será mesmo? Talvez. Mas parece-me que o mundo do futebol é um mundo à parte do resto do mercado laboral... Se calhar o papel (qual papel? :) ) é superior àquele que apontas...

    Abraço!

    NOTA - O Sousa Cintra é que não perdoou a oportunidade:

    http://www.sportingapoio.com/sousa-cintra-boa-escolha-de-bettencourt/

    ResponderEliminar
  11. PLF:

    Vamos aguardar que o desejo manifestado pelo Carlos Janela no ultimo parágrafo seja real...

    ResponderEliminar
  12. PLF:

    Já tinha lido e também não achei. Resta-me esperar que Couceiro seja um homem inteligente e tenha assim aprendido com os erros. O facto de o Sporting não ser uma realidade que lhe seja totalmente desconhecida pode ser tão valioso como os conhecimentos que tenha do mercado.

    Na "Bola" existe uma noticia que dá razões para esperar algo de melhor:

    "José Couceiro terá como tarefa primordial a coordenação entre o futebol de formação e o profissional. Aliás, tendo em conta as dificuldades financeiras do clube de Alvalade, segundo dados recolhidos pelo nosso jornal, o novo dirigente entende que a formação terá de continuar a ser a grande fonte do futebol profissional. "

    Espero que a aposta na formação não seja vista apenas porque não há dinheiro para gastar mas pela convicção de ser o que melhor serve os interesses do clube.

    ResponderEliminar
  13. PLF,

    Mentiroso é o que é esse Janela, mentiroso ressabiado, completamente falsa essa questão o Carlos Manuel não veio pelo Couceiro, os jogadores sim, é verdade mas o Couceiro só trouxe o que o treinador(escolhido pelos outros) pediu, a partir disto é uma vendetta do Janela por ter saido do clube com a entrada de Couceiro.

    O Couceiro ajuda a trazer e a escolher o seguinte ao carlos manuel, que foi o Jozic.

    De resto é mentira!!

    ResponderEliminar
  14. Dezperado:

    Do link disponibilizado (que te agradeço) confirma-se a péssima saúde financeira do SCP...

    ResponderEliminar
  15. Dezperado, a noticia diz que a situação do Sporting é pior do que a do seu rival historico porque gera menos receita.

    Eu penso de forma um pouco diferente. Acho que o nosso rival atingiu um pico de receitas e pouco mais tem para evoluir, enquanto que o Sporting tem muita margem para explorar.

    O maior exemplo é a diminuição de vendas de gamebox, há sensivelmente 10.000 potenciais compradores mortinhos para regressar a casa. Das coisas que mais de decepciona nas últimas duas direcções é o fatalismo com que são encaradas as receitas.

    Os factos estão lá, o primeiro ano do estádio teve vendas de bilhetes fixas de 37.000, esse devia ser considerado como um valor médio de bilheteira, com um intervalo de 5.000 para cima e para baixo. Há muito para dinamizar (e para crescer) aqui.

    PLF, será possivel o Sporting ter uma equipa técnica desse género? Eu gostava, não deviam ser só jogadores a sair da Academia ele devia ser também o nosso centro preferencial de recrutamento de técnicos (e dirigentes...).

    Falou o primeiro "amigo" de Couceiro. Next.

    LdA, quando ouvi a hipotese do fundo (solução que eu detesto) já foi com 10 milhões, e pensei cá para mim, bem deve chegar para um treinador. Como a época é de sonhos e desejos comecei logo a delirar http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=237975 mais o Manel a adjunto e isto era Attack, attack, attack! O Patricio e o Carriço depois resolvem lá atrás!

    ResponderEliminar
  16. "Contratar Wagner Love seria tão idiota como dispensar o João Gonçalves e o Pereirinha."

    Mike Portugal

    W. Love é um bom jogador mas as festas funk e os bailes na Rocinha é com ele.

    Um verdadeiro discíplo de Adriano.

    ResponderEliminar
  17. LMGM, ao intervalo:

    Couceiro - 1 (Mirko Josic)

    "Amigo" do Couceiro - 1 (Carlos Manuel)


    Espero que se concretize a 'reviravolta' até ao fim do jogo... Couceiro tem vantagem (joga em casa) :)

    ResponderEliminar
  18. LMGM,

    não por acaso, a equipa técnica do FCPorto é totalmente constituída por técnicos da casa. Dá que pensar, não dá?

    LdA,

    continuo a receber mixed signals do passado do Couceiro que não devem ser desconsiderados.

    Aliás, o excerto que cita também não me anima por aí além. Penso ser demonstrável que a formação não deveria nunca constituir um recurso em época de vacas magras, mas antes uma aposta estratégica do Sporting independentemente da saúde financeira do clube. O que digo também é que em época de vacas magras ainda é mais irracional ir buscar fora o que se consegue dentro.

    Agora, como venho dizendo há muito, orientar as escolhas para dentro por falta de alternativa tem pouco de meritório.

    É que, mal por mal, já quase não há internacionais A no plantel que tenham mercado, como tinham o João Moutinho e o Miguel Veloso. E portanto quaisquer outras soluções simplesmente deixaram de ser uma alternativa.

    Vejamos o que tem para nos dizer.

    Algonçalves,

    nisto do futebol tenho muitas dificuldades em perceber o que é verdade e o que é mentira. Por exemplo, uma pessoa pode ser ressabiada e mentirosa e num caso concreto estar a falar a verdade.

    O que lhe posso dizer é que não é a função do Director de Futebol (ou raio que lhe chamem) de fazer as vontades ao treinador. E duvido que o Ivo Damas fosse um desejo do Carlos Manuel, que se fartou de pedir o Abílio e não teve.

    E esta hein?

    Também tenho dúvidas que tenha sido o Couceiro a "encontrar" o Jozic. Nessa altura havia muitas pessoas ligadas ao futebol do Sporting, Norton de Matos era uma delas e MRT outra.

    ResponderEliminar
  19. só de me lembrar o Carlos Manuel a comer chupa chupps no nosso banco...

    ResponderEliminar
  20. PLF, falo disso num comentário no post anterior.

    Saudades do Jozic...

    ResponderEliminar
  21. The Cure:

    Não será o Paulo Sérgio o Carlos Manuel dos nossos tempos? Na altura ele era o treinador da moda porque tinha feito uma boa época no Salgueiros. Olhando para o passado de PS continuo sem perceber o que teria de mais recomendável que o Carlão tinha na altura...

    ResponderEliminar
  22. PLF

    confirmo essa do Abílio também. Lembro-me como se fosse hoje. Carlos Manuel parecia que queria trazer o Salgueiros inteiro. (faltou pouco)

    ResponderEliminar
  23. Virgilio, então podes acrescentar nessa lista o Cantatore e o francisco Vital para o lado do amigo do couceiro, esses chegaram ainda lá não estava o Couceiro e o janela ja lá gravitava.

    PLF,

    O Ivo Damas foi o Couceiro, tal como o Ramirez.
    Troxe também o Delfim e o Custódia, este aconselhado pelo Aurélio Pereira e ainda para os juniores do Sporting.

    E é verdade do Abilio, ele pediu e nunca o teve. O Leão e o Renato são pedidos exclusivos do Carlos Manuel, o resto dos jogadores são alguns bons e outros erros.

    Em relação ao Norton os 2 já não co-existem no clube, quando entra o Couceiro o Norton já lá não estava, por isso impossível de ser o Norton a escolher o Josik, o MRT entra com Luis Duque na altura que o Roquete pede a demissão e se recandidata em conseqüência do mau inicio de Materazzi.



    E eu não disse que foi o responsável pela vinda de Josik, e sim ajudou no processo.

    O DD deve ter o poder de vetar os jogadores que o treinador pede quando estes não servem ao clube, essa é a falha dele.

    ResponderEliminar
  24. LdA

    realmente existem muitas semelhanças

    ResponderEliminar
  25. PLF,
    Não é preciso adivinhar quem fala verdade. Eu já tinha dito num comentário de ontem isso mesmo que o Janela diz: foi o José Couceiro quem levou o Carlos Manuel para Alvalade. O Carlos Manuel, o trio de jogadores do Salgueiros e o Ramirez. O José Couceiro entra no Sporting depois do Carlos Manuel mas foi uma questão meramente de forma: foi o próprio Couceiro numa das primeiras entrevistas dadas a um jornal desportivo quem disse que o Carlos Manuel havia sido o seu treinador.
    - "Se o Carlos Manuel tiver mais resultados, é para continuar?"
    - "O Sporting não pode ter 2 e 3 treinadores por ano. O Carlos Manuel é o treinador do Sporting e é parte do projecto."
    Abraços.

    ResponderEliminar
  26. Sobre o que o Carlos Janela diz mais, assim seja. O José Couceiro que não se acanhe e tome conta de todos os dossiers. Que isso esvazie o Costinha de autoridade e influência e que isso o conduza à porta de saída. Sem o Costinha, creio ser possível o cenário de demissão do Paulo Sérgio. Ao contrário do que alguns dizem creio que numa situação extrema (resultados ou "ondas que pairem acima dele" que o façam sentir não-querido) ele apresentará a sua demissão. Não será preciso o Sporting despedi-lo. Haverá sempre o pagamento de qualquer coisa mas a saída será de mútuo acordo, julgo.
    Resta saber é quando acontecerá tudo isto, caso aconteça. Não sabemos se o Couceiro coabitará com o Costinha, não sabemos se somos amigos, se têm excelentes relações, se o Costinha foi parte envolvida na vinda do Couceiro ... não sabemos nada disso, por isso só podemos mesmo esperar para ver.

    ResponderEliminar
  27. Tiago
    Quim Berto
    Beto
    Marco Almeida
    Pedrosa
    Vidigal
    Pedro Martins
    Oceano
    Gimenez
    Pedro Barbosa
    Leandro

    Este foi um 11 do Carlos Manuel na recepção ao Campomaiorense num dia de muita chuva em Alvalade em que ganhámos por 1-0 com um golo do Marco Almeida, na sequência de um pontapé de canto.
    Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  28. 11 do Carlos Manuel que derrotou o Porto por 2-0 em Alvalade, em que ele ao festejar o 2ª golo escorrega e cai no chão, perto do banco de suplentes:

    Não lembro.
    Não lembro.
    Beto.
    Não lembro.
    Não lembro.
    Não lembro não lembro e não lembro.
    Edmilson, autor do 1º golo, em remate fora da área.
    Leandro, autor do 2º golo.

    ResponderEliminar
  29. Lembram-se nessa época do jogo em casa com o Marítimo?

    Fazia sol e o Sporting estava muito renovado. Havia uma onde de esperança no ar, fé na retoma. O jogo foi a um domingo de tarde e o Sporting apresentava em campo os 3 reforços de uma assentada: Renato, Leão e Ivo Damas.
    Começamos a ganhar 2-0.
    Mas terminámos empatados a 2-2.
    As esperanças numa época jeitosa morreram naquela tarde.

    Nesse jogo, na marcação de um livre directo o Oceano atira a bola à trave, alguém se lembra?

    ResponderEliminar
  30. 11 que perdeu em casa com o Benfica por 1-4, nessa época. Jogo em que o Vale e Azevedo viu o jogo nas bancadas, junto das galinhas que lá foram ao estádio.

    Aliás, não lembro do 11, mas lembro da marcha do marcador.
    0-1, 0-2. Jogo morto.
    Mas depois 1-2, Gimenez devolve alguma esperança.
    1-3 e 1-4, ambos pelo Brian Deane salvo erro. O treinador do Benfica era o Graeme Souness, aquele que disse mais tarde "Vale e Azevedo é uma pessoa muito perigosa, mente enquanto olha nos olhos". Isto disse em Lisboa, ainda. Já em Ipswich reforçou, "O Benfica é uma merda, compreendem?", disse exclamando enquanto se dirigia a um grupo de mineiros daquela cidade reunidos para a pausa do almoço, e depois prosseguiu, "A sério, o Benfica é a maior merda que existe à face da Terra, eu estive lá e sei. É que não valem mesmo nada, valem 0, galinhas ridículas e absurdas que são goleadas por tudo o que é equipa europeia".

    Palavras do Souness, não minhas.

    ResponderEliminar
  31. Virgilio

    Concordo contigo, mas o artigo desmistifica um bocado aquela frase que se ouve muitas vezes do "estarmos refem dos bancos"...e qual clube nao está???

    LMGM

    Não acho que essa conclusão seja assim tão linear...Pela logica do endividamento, o hen-hica tem de gerar 4 vezes mais receitas que nós. Num ano que sejam campeões, até admito essa hipotese, tirando isso, não vejo assim dessa forma.
    Mas concordo que enquanto o hen-hica não pode crescer muito mais, nós temos (imenso) espaço para crescer.

    SL

    ResponderEliminar
  32. Correcção:

    Na vitória sobre o Porto por 2-0 os golos foram do Assis e do Edmilson. E não de Edmilson e Leandro. O do Edmilson foi portanto o 2º golo, e não o 1º. Não se vê o Carlos Manuel escorregar mas ficam aqui as imagens. Golo fabuloso do Assis, nem sei como não me lembrava do golo:

    http://www.youtube.com/watch?v=0kcfiBDbBvw

    Já agora, ninguém se lembra disto mas vá:
    Aqui há muitos muitos meses numa caixa de comentários deste blogue quando falava do Pedro Barbossa eu referi um lance que guardo na memória para sempre: o cruzamento para o golo do Leandro no 3º golo contra o Mónaco. Nesse comentário falei também de um 2º lance que por algum motivo nunca mais me sairá da memória. Hoje, por acaso, encontro esse lance. Magia. Vendo agora as imagens confesso que na minha mente o lance parecia melhor, não era assim que eu o lembrava mas não deixa de ser um pormenor delicioso do Pedro Barbosa. Classe pura, sobre o Secretário.

    O Pedro Barbosa foi uma benção. E tivemo-lo durante 10 anos. Sintamo-nos agradecidos por isso.

    Aos 01:05 desse vídeo, o lance é esse:

    Mesmno link, ponham nos 01:05 e façam pause. Têm de fazer isso porque o lance passa muito depressa na imagem. Vejam o Secretário todo partido. Triste. Essa imagem não dá para ver muito bem porque o lance começa muito de trás. Ela só mostra o nó.

    http://www.youtube.com/watch?v=0kcfiBDbBvw

    E já agora, e ainda no mesmo link.
    Façam pausa aos 00:43, e leiam a tarja. Leiam a tarja e sintam, e sentindo tenhamos fé. Fé que um dia o Sá Pinto regressará a Alvalade. O Sporting precisa de gente como o Sá Pinto, lá dentro. Precisa muito. O Sporting eu eu, já agora.

    ResponderEliminar
  33. Leão de Alvalade,

    será que ninguém avisou o Nuno Dias para fazer a transmissão via web da conferência de imprensa do José Couceiro (como fizeram na semana passada para o João Silva)?

    ResponderEliminar
  34. PLF:

    A menos que haja uma justificação, é um esquecimento infeliz e um mau sinal.

    ResponderEliminar
  35. LMGM,

    Espero que o treinador que fales, seja um dos Martins. ;)

    ResponderEliminar
  36. Só para complementar.

    Foi o Carlos Manuel que escolheu os jogadores a serem dispensados pelo Sporting(Peixe e Costinha) e foi ele que escolheu os 2 que depois vieram (Rui Jorge e Bino).

    Isto quando é o Couceiro o Director Desportivo e por varias vezes, algumas delas bem recentes, o próprio Couceiro garante que não foi dele a escolha de Carlos Manuel, mas se preferem acreditar no Carlos Janela, este sim um incompetente, que teve o tal desaguisado com o Couceiro porque foi quando ele saiu do clube.

    Onde está a verdade? As tantas algures no meio das 2 versões, o que quero frisar é que Couceiro teve más decisões e boas decisões, acho que pode acrescentar algumas coisas boas ao Sporting, se resolver apostar naquilo que é a nossa vocação tem todo o nosso apoio, se ele não renegar o que somos, a nossa cultura, se apostar na formação como nossa funçao primordial terá todo o meu apoio.

    Esta história de não haver dinheiro não me convence, quem tem a formação que temos não precisa de grandes contratações, apenas pontuais, nós não somos como o fcp ou os de carnide, não precisamos contratar porque nós os formamos. Podemos ser a maior potencia portuguesa desportiva e financeira. Saibamos é trabalhar para isso.

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  38. Diz o Algoncalves:

    Esta história de não haver dinheiro não me convence, quem tem a formação que temos não precisa de grandes contratações, apenas pontuais, nós não somos como o fcp ou os de carnide, não precisamos contratar porque nós os formamos. Podemos ser a maior potencia portuguesa desportiva e financeira. Saibamos é trabalhar para isso.

    E com muita razao.
    So falta mesmo o saber trabalhar!
    Ninguem que os conheca quer por isto num postalinho de Natal para a direccao?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)