quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O Sporting em primeiro lugar!

Imagem Armazém Leonino
Um conjunto de declarações inconcebíveis e inaceitáveis caíram com estrondo no seio do do clube, marcando a semana, ainda esta não tinha chegado a meio. Um jogador com menos de meia-dúzia de meses de clube atreve-se a dar lições de Sportinguismo. Um empregado do clube, cuja folha de serviços recomendaria humildade e recato, arroga-se o direito de lhe dar lições de vida e, não satisfeito, o ameaçar. Um ex-jogador e confesso sportinguista, perante a eliminação na Taça de Portugal, declara que o Sporting merece o castigo pesado que vem sofrendo. O presidente entende  que "a eliminatória e o resultado foram desagradáveis."

Sobre as declarações de Maniche e Costinha já foi dito quase tudo. Ficam as reacções ao sucedido, reveladoras da mais que sabida divisão existente na nação leonina. Houve quem se indignasse com a arrogância de Costinha, houve quem pusesse em causa a legitimidade de Sousa Cintra. Retenho que os mesmos que habitualmente entendem que os  actuais corpos sociais estão mais que legitimados, até para cometer disparates, não reconhecem o direito de opinião a um ex-presidente eleito e reeleito, mesmo tendo este dito apenas o óbvio.

Não pude ignorar também as declarações de Aguiar Matos, que me desiludiram. O ex-dirigente preferiu deixar falar o ódio figadal que o une à sombra de Sousa Cintra, do que entender o que realmente era relevante no afrontamento protagonizado por Costinha.

Paulo Torres acha que o Sporting merece ser punido como tem sido. No mesmo acto, declara a sua satisfação pela manutenção em prova do grande Manel, pela sua qualidade de Sportinguista mas, imediatamente a seguir já pede que seja Manuel Machado a ganhar a taça de Portugal por aquele ser o treinador que o acabava de derrotar. Depressa se esqueceu de Manuel Fernandes e do Sporting. Não me espantaria que este discurso absurdo radique no melindre que lhe provocou o fechar das portas de treinador adjunto, para que terá sido sondado no inicio de época. Seria capaz de fazer o mesmo diagnóstico se estivesse integrado na estrutura técnica? Não creio.

Não são necessários mais exemplos para ilustrar o efeito de estufa que torna quase irrespirável o ar verde-e-branco. Os interesses do Sporting como instituição são permanente remetidos para segundo plano nas palavras e  nos actos poluídos pelas conveniências dos indivíduos ou de grupos de interesse ou pressão. O aquecimento global onde definha o clube é o meio propicio para a vaidade pessoal,o orgulho desmedido, a ambição cega, a inveja e o expediente proliferarem. As faltas de respeito pela história do clube, pelo esforço dos que nos precederam, a depreciação do associativismo florescem.

O que devia estar agregado está retalhado. Mesmo entre os que se opõem e reconhecem necessidade de mudança vivem em trincheiras cada vez mais fundas, de reduzidas perspectivas, não hesitando, aqui e ali, de forma mais evidente ou discreta, trocar tiros entre si. Hoje, no Sporting as boas ideias "são as minhas" e as de quem comigo concorda. A avaliação de qualquer proposta  é feita em função de quem é o autor e não apenas pelo mérito que a mesma encerra. Não surpreende por isso que a teoria de "ou nós ou o caos" renda grandes dividendos eleitorais. Mesmo que do caos já se vejam mais do que apenas sinais.

Tenho dúvidas que assim germine em algum Sportinguista a vontade de avançar com ideias e força para fazer a mudança que é, por hoje, talvez a único facto que nos aproxima do consenso. Para o Sporting voltar a ser primeiro, temos que voltar a por, a cima de tudo, de todos e de cada um de nós, o Sporting em primeiro lugar.

7 comentários:

  1. Este acaba por ser o principal problema ... quem tem tempo de antena quem mais fala acaba por ser aqueles que vivem ou gostavam de viver à pala do SCP.

    Poucos são aqueles que comentam sem segundas intenções .... isto mais parece um partido politico do que propriamente um clube de futebol.

    Será que não existem SPORTINGUISTAS com capacidade para liderar um projecto que tenha como objectivo único elevar o nome do SCP !?

    Cada vez tenho mais dúvidas que isso possa acontecer.

    Por outro lado já vimos que uma direcção "profissional" também não é grande alternativa.

    Precisamos de um projecto sólido e desinteressado para o nosso clube.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. "Tenho dúvidas que assim germine em algum Sportinguista a vontade de avançar com ideias e força para fazer a mudança que é, por hoje, talvez a único facto que nos aproxima do consenso."

    Bom post, só não concordo com parte do ultimo paragrafo. Com a contestação que se tem sentido no ultimo ano e meio...na minha opiniao, é mais facil alguem avançar, visto que tem boas possibilidades de ganhar!

    SL

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    "Para o Sporting voltar a ser primeiro, temos que voltar a por, a cima de tudo, de todos e de cada um de nós, o Sporting em primeiro lugar."

    Isso era o que deveria ser feito mas basta ler as últimas declarações de Aguiar de Matos, para vermos que o que interessa, é o ajuste de contas e pequenas vinganças.

    ResponderEliminar
  4. Gigantes:
    Старши-треньорът на Левски Ясен Петров говори днес пред представителите на медиите на брифинг преди утрешния двубой от груповата фаза на Лига Европа срещу португалския гранд Спортинг (Лисабон).
    "Coach of Levski Yassen Petrov spoke today before the media at a briefing before tomorrow's match of group stage of Europe League against Portuguese giants Sporting."

    Agressiva, flanqueadora, enorme poderio de fogo de meia distância, causam sensação, jogo agressivo nos flancos (reitera), uma equipa que controla a bola de modo perfeito e um Clube que é dos mais respeitáveis do mundo:
    "Не мисля, че може да се отличи само един футболист на Спортинг, целият им отбор е много силен. Доста мачове сме им гледали, играят изключително агресивно, търсят фланговете, стрелят силно отдалеч, един отбор, който играе добър футбол. Сега да се впуснем в подробен анализ на отбора на Спортинг, това ще го оставим за нас. Прави обаче впечатление агресивната игра по фланговете и много добрия контрол на топката. Един отбор, който заслужава уважение", коментира Петров играта на противника.
    "I do not think you can distinguish only one player of Sporting, their whole team is very strong. Many games have seen them play very aggressively looking for flanks, firing heavily from afar, a team that plays good football. Now let launch a detailed analysis of team Sporting, this will leave it to us. Makes an impression, however, aggressive game in the wings and much better control of the ball. One team that deserves respect" said Petrov opponent's play.

    http://www.firstrow.net/webmaster/Live-Football-Stream/41774/1/watch-levski-sofia-vs-sporting-lisbon.html

    E não, isto não está no sítio do Sporting, está mesmo no sítio do adversário. É o que ele pensa de nós. E já agora:

    Шампион на България (26):
    1933, 1937, 1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1953,1965, 1968, 1970, 1974, 1977, 1979, 1984, 1985, 1988,1993, 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2006, 2007, 2009

    Купа на България (26):
    1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1956, 1957, 1959,1967, 1970, 1971, 1976, 1977, 1979, 1982, 1984, 1986,1991, 1992, 1994, 1998, 2000, 2002, 2003, 2005, 2007

    Суперкупа на България (3): 2005, 2007, 2009

    26, 26, 3. Palmarés impressionante de campeonatos e taças domésticas. E ocupam o 2º lugar do seu campeonato, hoje, à frente que estão do Lokomotiv. Levski em 2º, Lille em 1º e os Belgas também em 2º no seu campeonato, pelo menos no dia em que jogámos com eles. Quer isto dizer que no meio de tanta tristeza a Liga Europa - essa pelo menos, e essa só - tem de nos deixar orgulhosos.

    E seremos cabeças-de-série nos 16/avos.
    Força Sporting, rumo à final de Belfast.
    "Oh the bricks they will bleed and the rain it will weep. And the damp Lagan fog lull the city to sleep. It's to hell with the future and live on the past. May the Lord in his Mercy be Kind to Belfast."

    ResponderEliminar
  5. O Evaldo hoje vai fazer 2 golos.

    E claro ... NAC. É o jogo perfeito para ele. Um batatal cheio de neve é o terreno talhado para fazer o gosto ao pé, a 37 metros da baliza.

    ResponderEliminar
  6. É rigorosamente por isto que eu acho que é inutil actualmente trocar ou deixar de trocar de direcção.

    Já perdeu o timing, mas continuo a pensar que não é tarde para Bettencourt, tomar a iniciativa de reunir à porta fechada com o maior numero de seus criticos/opositores/grupos e grupelhos e tentar um qualquer minimo denominador comum.

    ResponderEliminar
  7. Acompanho à distância e com enorme preocupação o que se está a passar no Clube. Tenho tantos anos de sócio como de vida e já passei as quatro dezenas, e nunca assisti a nada como o momento que vivemos.
    Assisto e leio, todos os dias, opiniões que apontam todas no mesmo caminho: a Direcção vale zero e todas as suas opções são erradas - escolheram mal os gestores do futebol, a equipa técnica e os reforços. Têm uma politica de comunicação (?) suicida e manifestam uma falta de rumo aterradora. A conclusão de todos é óbvia! Rua...
    O que me assusta é a falta de sensibilidade ou convicção denotada por estes ineptos para ouvir e contestar este estado de coisas. Não percebem o que se está a instalar? Não querem ver o "desamor" pelo clube que estão a permitir? Não falam porque não querem ou porque não sabem o que dizer?
    Esta direcção foi eleita por mais de 90% dos votos. Aquando das eleições, sentiu-se uma união que permitia ter esperanças. Finalmente tínhamos à frente do clube um gestor com créditos que gostava e percebia de futebol - tinha sido dirigente desta área com agrado e resultados em equipas anteriores. O que os sócios estão a fazer é expressar a sua indignação pelo abandono que sentimos existir relativamente ao clube. Precisamente por aqueles que tiveram tamanho voto de confiança há um ano atrás.
    Não sei como dar a volta a isto, talvez a saída dos dirigentes seja boa (não tenho a certeza...), mas alguma coisa tem que ser feita. Se navegarmos pelos blogs e facebook podemos ver a força que temos, a insatisfação que sentimos, a ambição a que nos obrigamos. Como é que esta força não tem uma condução positiva?
    Vivo em Espanha presentemente. Vivo uma realidade clubística que nada tem a ver com a escala dos nossos clubes (refiro-me ao RM e Barça) e desta experiência retiro uma conclusão: o que faz este clubes grandes, maiores que os demais, não é o passado, nem as glórias passadas. O que os faz enormes é a ambição, a intransigência com a mediocridade e falta de profissionalismo. Se não tivermos esta cultura de vitória no clube o que é que estamos aqui a fazer? Se aceitarmos esta miséria, mais vale mudarmos de clube.
    Olhemos para as palavras dos nossos fundadores. Não façamos as coisas por menos.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)