domingo, 12 de dezembro de 2010

Hoje é domingo mas tenho olheiras até à nuca

Já não são as derrotas, como a de ontem e a consequente eliminação, que me tiram o descanso. Há muito que a minha alma leonina se habituou a senti-las e a pressenti-las, o que, convenhamos, no actual estado de coisas, nem pode ser considerado grande façanha, ou acto visionário. Este ano em particular, antecipar o nosso destino tornou-se mais fácil do que reconhecer as estações do ano, com ou sem as alterações climáticas. O nosso insucesso é agora um valor seguro para qualquer apostador, mas paga pouco, como é óbvio.

É óbvio que é preocupante ter hoje no Sporting um treinador que, ao contrário das evidências, é capaz de dizer que "jogamos bem" ou "estamos a viver um bom momento"com o clube a 13 pontos do primeiro lugar. Ou um director desportivo incapaz de agir, preferindo manter os erros do que corrigi-los, porque não sabe mais ou por orgulho. Ou um presidente inerte perante o fim da época sem a termos sequer iniciado verdadeiramente. Como também é preocupante que eles decidam agir: o seu histórico não nos dá descanso de não serem ainda capazes de fazer pior. Mas já nem é isso que me tira o sono.

O Sporting vive o seu segundo mais longo inverno, mas quiçá o mais duro de sempre. Há em torno do clube uma atmosfera de fim de tempo, de resignação e conformismo. Nesta longa e gélida travessia, que muitos desistiram já de acompanhar,  são inúmeros os problemas que se adensam no ar, retirando dos Sportinguistas a mais ténue linha de esperança no horizonte.
O Sporting vive da inércia da grande instituição que foi. Nessa conformidade é fácil de perceber que antes de alguma coisa melhorar, ainda vai ter que, de forma inevitável, ser pior. O que é pior é não sabemos o que será esse pior. É isso que me tira o sono. E por isso, mesmo sendo hoje Domingo e dia de descanso, tenho olheiras até à nuca.

26 comentários:

  1. E és só tu LdA?
    Cadê todos os outros leões desencantados?

    Feliz Natal amigo

    ResponderEliminar
  2. Eu por mim para safar a época ia buscar o scolari que já conhece e bem o futebol português está livre e quer voltar a portugal..todos sabemos que os jogadores gostam dele e era capaz de inverter esta crise de resultados...E além disso é um CAMPEÂO...por iso tém estatuto para pôr meninos mimados nos seus lugares..agoar ir buscar outro que não conhece a realidade portuguesa nem o nosso futebol é mais um tiro no escuro...E eu estou farto...mas não desisto..de apoiar..lá no estádio...

    ResponderEliminar
  3. Para safar o Sporting, há que acordar os sócios e adeptos.

    Massa crítica não falta por todos os quadrantes, uns mais radicais e outros mais idílicos, mas há que combater o conformismo e a desistência que paira sobre o nosso clube. Criou-se uma neblina em torno do que é o Sporting Clube de Portugal deixando a maioria dos seus seguidores à espera de um "Don Sebastião". Há muito que vi que o primeiro que apareceu não corresponde ao que nós - sportinguistas - precisamos...

    A questão não é o jogador A ou o treinador B, nem mesmo o Director ou o Presidente, é sim um aspecto de estratégia, neste caso, de uma estratégia que o SCP não tem ou se terá, parece evidente que não resulta.

    Prossegue um ciclo de mediocridade e rumo pouco definido. Talvez o melhor seja a deriva e os passageiros conformem-se que o barco há de chegar a algum lado, já que o comandante mesmo que não seja competente, é pessoa de bem.

    Enfim... Triste sina meu rico Sporting...

    ResponderEliminar
  4. Como seria de supor não aconteceu nada, afinal foi só apenas mais um derrota, mais um eliminação, algo cada vez mais normal, pelo menos para alguns.

    Estamos na fase da resignação em breve virá a fase da naturalidade.

    ResponderEliminar
  5. Eric Gerets - um treinador que onde pega é campeão: Lierse, Brugge, PSV, Galatasaray, Al Hilal.
    No Marselha pegou na equipa que andava no fim da tabela e acaba em 3º. No ano seguinte acaba em 2º a 3 pontos do campeão Bordéus. De todo não será estranho o ressurgimento do Marselha posteriormente à sua passagem por lá.

    Um treinador com o currículo e perfil que precisamos. Experiente e ganhador.
    Joga preferencialmente em 4-3-3 mas está na selecção de Marrocos..Adicionalmente tem a vantagem de ter passado por países formadores como Bélgica, França e Holanda.

    ResponderEliminar
  6. Carlos, a linha lógica normal diz, Paulo Bento, Carvalhal, Paulo Sérgio... Ulisses Morais.

    ResponderEliminar
  7. LMGM

    Eu apostava no Luis Campos.....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  8. LMGM e Miguel:

    Porque não o Luis Campos? Tem 46 anos e treinou o
    U.Leiria
    Esposende
    Leça
    Penafiel
    Setúbal
    Varzim
    Gil Vicente
    Beira-Mar

    O azar dele foi que nem o Costinha nem o Bettencourt mandavam na altura. Porque senão não sei não...

    ResponderEliminar
  9. LdA

    ;-)

    Tem todo o perfil necessario....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  10. Outro nome interessante: Preud'Homme.

    Fez do Standard campeão ao fim de não sei quantos anos e neste momento vai em 2º na Holanda com o nosso conhecido Twente. Obviamente, tem a vantagem de conhecer bem o campeonato português.

    ResponderEliminar
  11. Eu mantenho o que disse no ultimo post. Muricy ramalho é o treinador que nós precisamos. É campeão 4 vezes nos ultimos 5 anos e fala a nossa lingua.

    ResponderEliminar
  12. Ontem aconteceu-me uma coisa estranhíssima...fui passar o fim de semana à zona da Serra da Estrela com uns amigos que vivem lá. Fomos todos jantar e a sala não tinha televisão mas no local onde eu estava sentada via-se a televisão da outra sala que estava a transmitir o jogo. Quando vi o Vitória marcar não senti nada...continuei a jantar como se nada de anormal tivesse acontecido. Quando Liedson marcou também não senti nada, nem sequer uma leve esperança de que ainda conseguissem empatar.
    Acreditem que não fui só eu que tive essa reacção, havia outros sportinguistas na mesa e nenhum conseguiu ter grandes reacções, fossem de tristeza ou alegria.
    É preocupante. Quando deixamos de sentir seja o que for...o caso é grave.

    ResponderEliminar
  13. LMGM...ULISSES MORAIS????????????

    Tem pena de mim...olha que eu já não tenho idade para grandes sofrimentos...e não quero que os meus netos passem por isso. As minhas filhas viram tão poucas vezes o Sporting ser campeão (a mais velha tem 30 anos e a mais nova 27, por isso é fácil fazer as contas) e tu queres que os meus netos tenham ainda menos oportunidades?
    ULISSES MORAIS????????
    Eu não mereço!!

    ResponderEliminar
  14. Mike Portugal

    Julgo que o seu curriculo fala por si...Mas com esta estrutura.....Temos que reformular tudo....com outra estrutura até paulo sergio seria melhor.....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  15. Mike, antes do Luis Campos ainda temos o Rogério Gonçalves, sendo que eu aqui balaçava, acho que o Paulinho se recusava a tratar dos equipamentos para estes dois treinadores.

    Dina, eu não sou maluco, mas estão a ver se dão comigo em doido. Ontem depois do primeiro golo ainda disse "Se calhar até é bom sofrer tão cedo pode ser que acordem e comecem a jogar à bola.", mas não, não vi nada de melhor que uns remates de longe um dos quais deu um golo excelente. Nem do imbativel Olarápio quero falar, estivemos a um nivel inferior ao dele.

    Vi foi muitas "jogadas do eucalipto", o desenrolar dela é simples, depois de ultrapassar a linha do meio campo, passas a bola para um jogador qualquer e toda a restante equipa foge dele, não interessa para onde, tem é que ficar o mais distante possivel do que tem a bola, depois o jogador que tem a bola (o eucalipto, porque secou tudo à sua volta) tem três hipoteses, tenta fintar todos os jogadores adversários que tem pela frente até perder a bola (o Vuk é fantástico neste movimento), manda um bico para a zona onde se esconderam mais companheiros (se acertar em algum colega este passa a ser o eucalipto) ou manda um bico para a baliza (por vezes vai à barra, galo...).

    ResponderEliminar
  16. Mike Portugal,
    Seria tambem essa uma das variaveis que usaria na escolha de um treinador. Nao basta ter qualidades tecnicas. Nao basta ter carisma. Nao basta ter perfil de lideranca. Nao basta ter ganho 1 ou 2 vezes. E necessario ter tudo. Tambem nao embarco em nacionalismos bacocos de que nao e preciso sair de Portugal para achar alguem que reuna todos esses requisitos. Pode nao ser preciso, mas se o fizermos so temos a ganhar porque como e evidente e sempre mais confortavel escolher de entre muitos, do que escolher entre apenas alguns.
    De forma simplista em Portugal estamos reduzidos a um universo maximo de 16 nomes, numero de equipas da I liga, quando sabemos que nem sao 16 mas sim 5 ou 6 so, no maximo. Se sairmos de Portugal estamos a ampliar o universo de escolha desses 16 para 16 / 18 / 20 vezes 27, mais 15 brasileiros, mais 15 argentinos e mais uns quantos de outras nacionalidades cujo estatuto e por todos reconhecido, como 1 ou 2 chilenos, por exemplo.
    A oferta e maior e sendo maior fica mais facil escolher porque estas escolhas nao devem ser feitas por criancas. As criancas e que e muito mais dificil escolher de entre muitos, agora caso encaremos um processo de escolha com um perfil daquilo que se quer, pois so temos a ganhar se tivermos mais por onde escolher.
    Retirar-se-iam (possivelemnte) desse universo principal de 27 os campeonaros de Leste, porque seria a partida muito dificil a um russo, servio, ucraniano ou croata comunicar em Portugues mas ficariamos ainda assim com muito por onde escolher> Espanha, Franca, Italia, Romenia, Brasil, Argentina, Inglaterra e restantes paises das Ilhas Britanicas, Belgica, Suica et cetera.

    Preud' Homme por exemplo, e porque nao? Se for bom. Confesso que nao estou bem a par dos seu percurso e tudo o mais mas se for um treinador que va apresentado resultados bons e alguem cuja competencia tecnica possa ser avaliada por alguem com capacidade para o efeito seria uma opcao a considerar, claramente. Tem qualidades humanas evidentes e raras, todo um percurso como futebolista que "obriga" quem estiver na sua frente a respeita-lo demasiadamente e de forma natural, sem esforco, fala Portugues mas mesmo que nao falasse nao haveria problema porque alguem que fale Frances aprende Portugues bem depressa, conhece minimamente o Sporting e o campeonato portugues, tenho uma pequena ideia que no Standard promovia muita juventuda na sua equipa, por isso ... podia ser um nome a considerar por quem teria de exercer a escolha. Agora claro tudo isto obriga a pesquisa, nao e feito desta forma que nos adeptos fazemos.

    ResponderEliminar
  17. Vamos a outros campeonatos> Temos ja um perfil do que queremos. Vemos quem colecciona o habito de ganhar. Vemos quem colecciona o habito de apresentar bom futebol. Vemos os que estao disponiveis. Falamos com A, B, C ou D que possa dissertar sobre quem nos despertar "curiosidade", reduzimos as opcoes para um conjunto pequeno de 3 ou 4 nomes. Vamos ter com eles para os conhecermos. E decidimos.
    Aposto que foi assim que veio o Jozic. O Boloni. O Co Adrieense. O Erikson. O Malcolm Allison. O Robson. E muitos outros.

    Se nos quisermos ficar por Portugal e nao quiseremos andar a espera que outros nos ajudem despedindo alguem que nos servisse: temos o Domingo, e mais? Jesualdo?, nunca jamais em tempo algum. Peseiro? Podia ser, mas ha escolhas melhores e virgens de Sporting. Enfim nao faco ideia. Mas e muito pequeno o universo. Por isso sim: sair de Portugal. Temos mais de meia epoca para encontrar uma solucao muito muito boa. Eu tenho a certeza que sendo um perfeito normal adepto a encontraria tendo tanto tempo pela frente. Os incapazes que gerem o Sporting, esses duvido que o conseguissem, tenham muito pouco, pouco, algum ou muito tempo.

    Um abraco.

    ResponderEliminar
  18. MM,

    "Jesualdo?, nunca jamais em tempo algum."

    Completamente de acordo.

    ResponderEliminar
  19. JVL e MM:

    Comparando o Jesualdo com o PS só posso entender como um passo em frente, embora não fosse essa a minha opção.

    Como dizia a acima o PS, o Luis Campos o Ulisses Morais e outros que tais merecem-se uns aos outros e o PS está no Sporting como podia estar qualquer um deles. Quem nomeou PS podia ter escolhido qualquer um deles, bastava que tivessem feito uma boa época num Paços qualquer.

    ResponderEliminar
  20. LdA,

    Quase todos os que queiras comparar com o Paulo Sérgio serão melhores que ele. Como o que eu quero é um bom treinador, e não um treinador melhor que o PS, obviamente descarto o Jesualdo.

    ResponderEliminar
  21. Concordo JVL, nunca gostei muito dele.
    Leão de Alvalade, pior não faríamos certamente porque o Jesualdo Ferreira por exemplo no Braga (clube com menos recursos do que nós) tenho a certeza (sem verificar) que não teve durante 1 ou 2 épocas um registo de resultados pior do que este do Paulo Sérgio. O problema é que já conhecemos o Jesualdo e o Jesualdo não é particularmente brilhante, nunca fez nada de especial. É certinho mas não é mais do que isso e mesmo este "certinho" é interrompido por coisas chocantes como eliminações caseiras com equipas de escalões inferiores na Taça de Portugal. Benfica, Porto e Braga: o Jesualdo presenteou sempre os seus adeptos com episódios atípicos como este, sempre, por onde passou. As suas equipas não jogam bem nem jogam mal, e é um treinador que nos encontros decisivos e de níveis de exigência elevados costuma perder: finais de Taças, imensas; clássicos, muitos; e jogos das competições europeias em que foi goleado 3 ou 4 vezes por vezes contra o mesmo adversário (Arsenal) ou onde nunca conseguiu confirmar alguns teóricos favoritismos (Shalke).

    Acho que a resposta para o problema do Sporting - a este nível, de treinador - está mesmo no estrangeiro. O Domingos vê-lo-ia com agrado no Sporting mas é o único a nível doméstico que me satisfaz, não há mesmo outro, por isso não vejo porque é que o Sporting há-de limitar-se à escolha de alguém melhor do que o Paulo Sérgio (Jesualdo, que livre está), ou alguém possivelmente melhor do que o Paulo Sérgio e Jesualdo (Domingos, justamente). Fáquira ou Faquirá, Jorge Costa, Manuel Machado, Carvalhal e mais uns quantos para mim nenhum deles serve. O PLF por exemplo gaba muito o Carvalhal e isto é por si só suficiente para termos como certa a sua competência ao nível técnico mas, isso não chega. O Carvalhal pode saber muito, pode ter as ideias certas, pode conhecer as metodologias todas, pode versar muito bem no seu site mas é um treinador incompleto, porque para ser-se treinador do Sporting é preciso ter-se todo um conjunto de características pessoais que o Carvalhal não evidência. Dito de forma algo simplista e injusta porque à primeira vista depreciativa, quando não é esse o meu intento: o Carvalhal é mole, é muito mole, e por isso se vamos ter de escolher alguém vale mais optar por alguém que tenha um perfil forte em todos os planos, e não apenas alguns. O Paulo Bento e o Paulo Sérgio têm a mentalidade mas faltam-lhes os atributos técnicos.

    ResponderEliminar
  22. O Carvalhal tem os segundos mas não tem a primeira e entre as 2 situações prefiro sempre os do primeiro grupo mas ... vamos buscar alguém que tenha as 2 coisas. Não é difícil, as escolhas são muitas mas, precisamos de sair de Portugal, isso precisamos. Há muita gente melhor do que o Carvalhal, tão ou mais capacitada que o Domingos, melhor do que o Villas Boas, melhor do que o Jesus e neste processo selectivo temos sempre - em caso de dúvida - um farol que nos ilumina: os resultados. Mais não seja podemo-nos cingir à procura de alguém que recorrentemente apresente resultados.

    Não é difícil e não temos que tentar descobrir a pólvora. Basta sermos assertivos e possuidores de bom senso. O bom senso que quem lá está dentro notoriamente não tem, ou não teriam ido buscar o Paulo Sérgio, não teriam deixado fugir o Jesus, não teriam pago 6.5 milhões de euros pelo Pongolle quando esse dinheiro daria para comprar 1, 2 ou 3 internacionais sub-21 de muitas selecções de muitos países diferentes, não teriam vendido o Moutinho ao Porto, não teriam trocado o Veloso pelo Zapater e mais meia dúzia de milhões de euros e não fariam muitas mais coisas que todos os dias fazem.

    Nós aqui discutimos e com o mínimo de entendimento vemos o óbvio. Eles lá dentro não são disso capazes, e por isso como muita gente diz e bem não vamos esperar milagres. Eles não vão acertar nas escolhas e nos métodos, porque nunca acertam, e nós mais não podemos fazer do que ir comentando, discutindo.
    É a vida.

    ResponderEliminar
  23. *
    Prefiro sempre alguém do 2º grupo. Não do 1º, como é evidente. Nada substitui a competência técnica.

    ResponderEliminar
  24. MM:

    "o Carvalhal é mole, é muito mole, e por isso se vamos ter de escolher alguém vale mais optar por alguém que tenha um perfil forte em todos os planos, e não apenas alguns. O Paulo Bento e o Paulo Sérgio têm a mentalidade mas faltam-lhes os atributos técnicos."

    Considero injusta essa apreciação que é mais ou menos recorrente entre os Sportinguistas, que se lhe colou por razões que não percebo.

    É óbvio que nunca vimos CC a bater no peito e em conversas do género " até à morte". O que não me parece correcto é exigirmos aos treinadores aquilo que deve ser o papel dos dirigentes.

    Mas enfim muitas vezes a percepção que se tem da realidade, resulte ela de um boato ou de uma impressão, acaba por ser mais importante do que a realidade em si mesma.

    No fundo estas questões entroncam sempre numa raiz: quando há sucesso ninguém questiona as lideranças. Veja-se o que sucedeu o ano passado com Jesus e que se diz dele este ano, questionando-se se tem o balneário na mão.

    E a CC não competia mais do que treinar o que nas condições que lhe deram, não posso dizer que se saiu mal. E nunca o ouvi queixar-se dos azares.

    "O Paulo Bento e o Paulo Sérgio têm a mentalidade mas faltam-lhes os atributos técnicos. O Carvalhal tem os segundos mas não tem a primeira e entre as 2 situações prefiro sempre os do primeiro grupo"

    Isso para mim seria válido se estivéssemos a falar de sargentos ou de uma companhia de escuteiros. Já de um treinador o saber é fundamental e a sua liderança surge com naturalidade quando os jogadores se sentem crescer e são valorizados.

    ResponderEliminar
  25. Sinceramente e espero que não me batam por isto (lol) mas eu acho o Jesualdo pior treinador que o Paulo Sergio. O Jesualdo teve foi um conjunto de jogadores muito bons à sua disposição e acredito que com esses mesmos jogadores (e estrutura já agora) o Paulo Sergio fosse campeão.

    MM e Mike Blitz,

    Estamos de acordo que é preciso mudar mais do que o treinador, mas por agora e para não criar uma grande desestabilização, eu optaria apenas por mudar o treinador. Talvez com muita relutância mudasse já também o director desportivo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)