segunda-feira, 18 de julho de 2011

O encanto da primeira vez

O Sporting mostrou-se hoje pela primeira vez aos seus adeptos num jogo que marca também o final do estágio na Holanda sendo por isso muito cedo para tirar conclusões definitivas. Mas podem-se perceber algumas linhas mestras do que pretende Domingos do Sporting desta época: uma equipa mais compacta, com sectores menos distantes entre si e menos passiva no que á procura da bola diz respeito. É verdade que o oponente era demasiado frágil para oferecer grandes dificuldades ao teste de hoje mas é sintomático que a baliza do Sporting praticamente não correu perigo durante os noventa minutos.


Aparentemente o treinador, sendo fiel ao seu registo, parece ter-se concentrado na construção de baixo (defesa) para cima (ataque) o que, além de ser o mais aconselhável, é também mais fácil de realizar. Falta-me ainda perceber melhor como se construirá o ataque do Sporting, até porque há elementos considerados nucleares que ainda não se puderam observar, como Aguiar, Bojinov e Matias. Para essa dificuldade de análise contribuiu a forma pouco atenta com que visionei o jogo, agravado pela exiguidade de um streaming que até era de boa qualidade.


Notas: Quando toda a gente parece preocupada com a truta que há-de vir não pude deixar de reparar que dificilmente se pudera contar com muito mais do que vimos o ano passado a Evaldo, um dos pontos frágeis da equipa. Sendo Turam a alternativa que se fala, terá que ser um jogador muito mais maduro que a sua idade pode levar a supor para me deixar dormir tranquilo sobre o lado esquerdo. 

Falando em maturidade achei muito interessante, no pouco que vi, a atitude de Rúbio, que me parece muito mais maduro do que é vulgar ver na sua idade.

Rinaudo pareceu-me ser um 6 que oferecerá muita segurança à frente da defesa e Schaars tenho que rever para perceber melhor. 

Só vi Wolfsvinkel no penalty e Postiga está com a corda toda. 

Prevejo como muito difícil a vida de Rodriguez e Onyewu para roubar a titularidade a Carriço e Polga.

12 comentários:

  1. Um detalhe que não sei se reparaste Leão, mas o Schaars SABE MESMO marcar bolas paradas. Finalmente alguem !!!

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Relativamente à primeira nota... Já nem sei o que posso mais acrescentar.

    Acabei de ver em diferido. O que mais apreciei, para além do Postiga - mais uma gde golo e um remate soberbo ao...poste-, foi de ver, finalmente, uma camisola da puma à SCP... à frente e atrás...

    Concordo que puto Rubio promete...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Primeiro ensaio com direito a transmissão e sinceramente gostei do que vi, em especial da 1ª parte. Pareceu-me clara a intenção de jogar em bloco, um futebol apoiado e colectivo sem aquelas correrias idiotas. Talvez por isso nunca tive aquela sensação da época anterior de permanente angustia de achar que o adversario por pior que fosse podia marcar a todo o instante.

    Aquele livre marcado pelo Schaars é soberbo!

    Isso e aquela imagem do americano ao lado do André Martins lolll

    (Continuo sem conseguir comentar com a conta do google)

    FCS

    ResponderEliminar
  4. Não vi. Estive fora todo o dia e regressei a Coimbra já após o final do jogo. Queria só fazer uma chamada de atenção, falta uma defesa inteira que ainda não se treinou JGonçalves/Arias, Rodriguez, Thuran (se vier...) e o "Amaricano" (dois treinos não contam), falta a criatividade de Aguiar, Matias, Carrillo, Capel (se vier...) e por fim estou a ficar preocupado com o ocaso de Bojinov. Estará assim tão mal fisicamente para ainda não ter dado um ar da sua graça?

    ResponderEliminar
  5. Bem isso do Evaldo concordo plenamente. Seria apenas e só um suplente razoável. Quanto custará o Fucile? :) Quanto à dupla de centrais, parece-me que o Domingos vai claramente apostar no Rodriguez a titular..

    ResponderEliminar
  6. FCS:

    Eh pá... Pareciam o Golias e o David, lado a lado. LOL!

    SL

    ResponderEliminar
  7. FCS:

    Em casa já 'deslarguei' o IE... Passei-me para o Chrome e acabaram os problemas...

    SL

    ResponderEliminar
  8. 2 notas:

    o Sporting apresentou um modelo alternativo que aparentemente não será a regra. Este 4.1.3.2 não me convence, talvez mais pelos interpretes do que pelo modelo.

    A outra nota vai infelizmente para uma negativa confirmação que entronca na primeira ideia e tem a ver com o facto de Djaló, não ter qualidade suficiente para jogar no Sporting. Ainda acredito seriamente que este jogador, no dia 31 de Agosto já não faça parte do plantel do Sporting. Djalo jogou 90 min (julgo) e não teve praticamente uma acção positiva durante todo o jogo, não por má vontade, mas por claras limitações que não vale a pena esconder.

    Claro que houve coisas boas. No global, gostei do que vi!

    ResponderEliminar
  9. Há várias notas a reter, umas boas, outras más:

    - O Ankaragucu pareceu mau, mas foi 13º na Turquia, e provavelmente terá a mesma qualidade de metade das equipas da Liga portuguesa. 3-0, sem eles fazerem um lance de perigo, não me pareceu mau...

    - Pelo que vi dos jogos do Perú, os centrais irão disputar o lugar com Rodriguez. Talvez o Peruano só reapareça em Setembro, mas será titular, acredito que ao lado de Onyewu, cuja altura poderá ser decisiva;

    - Não me pareceu que Evaldo estivesse assim tão mau. E penso que melhorará com a inclusão de um extremo de qualidade, pois na 1ªparte jogou com um rapaz à frente que é tudo menos jogador de futebol;

    - Rinaudo e Schaars vão garantir o lugar neste esquema de Domingos, pois apresentam uma solidez que jamais ASantos ou Aguiar conseguem. E se o uruguaio é mt bom nas bolas paradas, hoje SChaars mostrou que tb o pode ser...

    - continuo a achar que na frente jogarão 2 avançados, um mais fiuxo, outro mais móvel, um extremo e um 10. Para já, Marat, Matias, Postiga e Ricky.

    - Yannick não tem qualidade para jogar a extremo em nenhuma equipa da primeira liga portuguesa. A segundo avançado, numa equipa de contra-ataque ou num campeonato do norte da europa, talvez possa ser util, num 442. Eu pagava uma cota extra para o ver com o 7 do Celtic.

    - Turan poderá ter a sua chance, o mesmo se aplicará ao maduro Rubio, mas os outros miudos (e nunca vi Arias) ainda não serão opções esta época. Martins tem uns belos pés, mas falta-lhe musculo, e experiência, devia rodar a sério;

    - na segunda parte começamos com 2 Yannicks - Pereirinha parece pior a cada jogo que passa;

    - daqui a 10 dias lá estarei para ver a bola em alvalade, de gamebox, de camisola e cachecol (que vai estar fresco!), e se Deus quiser com a minha afilhada de 4 anos, que já está em boa idade para se iniciar nas lides, antes que passe a gostar só de ballet e hipismo!

    Grande Sporting!!!

    ResponderEliminar
  10. Melhores estamos e muito. A ver se chega...

    Pelo desafogo financeiro que atravessam as contas leoninas e apelativa liga portuguesa de futebol, estava eu à espera de ver Messi ou Ronaldo atravessar a porta 10ª, quando não é o meu espanto, me aparece este Capel. Sim, quem teve Figo, Ronaldo, Nani e outros, não se contenta facilmente. Não é qualquer um que nos faz esquecer Angulo ou Cristiano, autênticas flechas a furar pelos flancos.

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/capel-se-ainda-um-burrito-patito-ou.html

    ResponderEliminar
  11. Só não concordo com a análise aos defesas centrais. Apesar de duvidar muito da qualidade do Americano e só porque não o conheço, penso que não será dificil relegar tanto Carriço como Polga para o banco, mais, na minha opinião devíamos mesmno pensar em comprar mais um defesa central!

    Acrescento só mais uma análise ao Djaló: Absolutamente patético!

    ResponderEliminar
  12. Espero que o Postiga consiga transpôr para o campeonato esta veia goleadora da pré-época. Qualidade técnica sabemos que a tem, a eficácia é que tem sido fraquíssima.
    Ah e que se deixe de protestar constantemente.

    Quanto ao Djaló, quer dizer o Tilt, não me vou repetir. ;)

    Alguém que dê uma injecção de sangue e garra ao Pereirinha. Dos jogadores mais apáticos que já vi.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)