|
Yannick bisa em Toronto |
Esta madrugada decidiu-se muito do futuro próximo e a longo trecho do SCP.
Cá, no Pavilhão Atlântico, decorreu a AG que define o novo regime estatutário que regerá o funcionamento do clube enquanto organização associativa e desportiva para os próximos anos. A médio - longo prazo, portanto.
Lá, em Toronto, Canadá, do outro lado do oceano Atlântico, a equipa de futebol defrontou o adversário mais sério da pré-época, permitindo uma primeira impressão de como será o futebol do SCP durante a próxima temporada. Perspectiva do futuro próximo, no que à modalidade rainha diz respeito, claro está.
Da AG, que não assisti, apenas me limito a registar as ‘notícias’. Se se confirmar a rejeição da delegação de poderes (e aumento do número de membros) da AG para o Conselho Leonino, diria que correu bem. As outras alterações, serão, no meu entender, mais ou menos pacíficas.
E o futebol? Também correu bem, nomeadamente a primeira parte (sem as substituições e quebras constantes do ritmo de jogo). Seguem as primeiras sensações pessoais. Umas sobre os comentários que já tive a oportunidade de ler noutros sportinguistas, outras sobre o jogo propriamente dito:
Um Pereirinha “apagado” e “assim-assim”? Discordo absolutamente. Combinou excelentemente com João Pereira no flanco direito, ajudando a dinamizar o ataque do SCP que funcionou sempre muito bem por aquele lado... Com uma Juventus obrigada a defender em bloco baixo, queriam o quê do Bruno? Loucas correrias? E espaço para isso? Menos bem que Postiga esteve o Ricky... Mas há ódios difíceis de perceber... É como o Yannick: até quando é a figura do jogo se encontra algo para o criticar. O Rinaudo e Shaars parece que jogam juntos há anos. Quando se tem inteligência, cultura táctica, qualidade técnica e se a estas qualidades se lhes junta a RAÇA (como ambos demonstram ter) até parece fácil. O Oniewu faz uma boa dupla com Carriço: complementam-se nas suas características. O SCP demonstrou estar mais permissivo defensivamente pelas laterais. Este, pareceu-me ser o aspecto menos bom do jogo de ontem. O melhor: um colectivo coeso, com forte carácter, que mostra que sabe o que quer, para onde que ir, quando e como vai… Nota para a atitude após o golo sofrido: a boa reacção da equipa ao empurrar novamente a “Vechia Signora” para o seu meio campo e acabar o jogo em cima dos italianos.
Individualmente, destaque para Rinaudo. Este é daquele tipo de jogadores que se impõe naturalmente. Um verdadeiro líder raçudo, que contagia colegas, impõe respeito a adversários dentro do relvado e conquista adeptos nas bancadas. Shaars tem um notório sentido pragmático e objectivo do jogo. Ontem tivemos a primeira amostra de que não era à toa que estes dois homens capitaneavam as suas ex-equipas...
O SCP promete. E a esperança, mais uma vez, renasce.
Para mim, Pereirinha foi dos melhores, tal como já disse no vosso post anterior, mas receio pelo seu futuro, ainda mais por esta frase do Domingos, onde ele não está.
ResponderEliminar"Yannick vai fazer parte de um leque de quatro jogadores que podem jogar nas alas. Tal como Marat, Capel e Carrillo, terá de lutar por um lugar." - Domingos, 24/7/2011
Concordo com a tua leitura do jogo, menos no destaque que dás ao Yannick, que jogou apenas meio jogo, na minha opiniao. Acrescentaria Schaars como figura do jogo, pêndulo, sempre à procura de linhas de passe e a ordenar os companheiros. Construtor numa equipa ainda coxa de fantasia, já que faltam 3 elementos cuja principal funçao é criar jogo.
ResponderEliminarSobre a AG, muitas expectativas sobre a quantidade de sócios que se unirao e começarao a participar na vida do clube como resultado desta alteraçao de estatutos e da consequente reformulaçao da relaçao de forças que vai resultar daí.
saudaçoes leoninas,
tiago
Cantinho:
ResponderEliminarLi o teu comentário do post anterior e concordo totalmente com as ideias que aí e agora aqui expressaste.
Tiago:
Obrigado pela tua opinião. É verdade que Yannick baixou de produção na segunda parte. O jogo foi mais 'confuso' durante esse período. Mas, quem marca dois golos à Juventus, um dos quais (o segundo) da forma como ele o fez merecerá sempre destaque. Na 1.ª parte esteve cheio de iniciativa.
Qt à AG, aguardo com renovada expectativa o aumento de participação dos sócios do nosso SCP na vida do clube e nas suas AG's tb, claro.
Abraço e SL
E faltam Marat, Matias, Rodriguez e Capel, tudo jogadores com capacidade para o 11. Uma equipa de qualidade iremos ter...Dá para ganhar já? É outro assunto!
ResponderEliminarhttp://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/juventus-e-bruno-de-carvalho.html
enganaram-me bem enganado.ja a uma semana que andavam a dizer que nao havia bilhetes e afinal nem metade.a que proposito sairam essas noticias e porque?
ResponderEliminarO problema do Djaló é que se engana de vez em quando. Mas para suplente não me importo de o ter lá, ainda nos pode ajudar.
ResponderEliminarDe resto, Rinaudo é craque daqueles que já não se via há muito em Alvalade. Parabéns pela contratação
Foi uma primeira parte de nós deixar com água na boca. Mais que uma contratação sonante, e que venda camisolas, o que verdadeiramente cativa os adeptos são vitórias e bons jogos, nomeadamente com históricos como a Juventus. Concordo no geral com tudo o que foi dito, nomeadamente em relação aos patrões que temos no meio campo...fantásticos.
ResponderEliminarSó tenho peno de ainda não ter visto o Ricky van Wolsfwinkel a mostrar-se... tenho muita fé nele!
Cumprimentos
Tenho, em primeiro lugar, agradecer o esforço feito pelo(s) responsavel deste blogue. Sou um novo leitor que promete estar atento no futuro.
ResponderEliminarNão sendo um "entendido" do desporto, sou apesar de tudo um adepto do Sporting, devo dizer que com a nova direçao, equipa e treinador, tenho prestado mais atenção ao clube este ano... espero finalmente ver bons resultados, que nós como adeptos certamente merecemos.
Gostei do jogo, e com a minha opiniao muito menos educada, gostei de ver Rinaudo e gostei de ver Oniewu (parece ter "caido" bem na equipa), gostei de ver Yannick, apesar de o achar pouco consistente, acho que com algum alinhamento das estrelas este ano, ele será sem duvida titular... gostaria de ter visto mais de Ricky.
Continuação de bom trabalho.
Virgilio,
ResponderEliminarPelo que percebi foram poucas as propostas rejeitadas entre as quais está a delegação de poderes. Sinceramente não me parece uma boa decisão, proposta muito à luz do que é hoje o CL, que como sabemos, nem sempre teve uma constituição tão alargada.
Quanto ao futebol propriamente dito já não via o Sporting jogar de forma tão prometedora desde que 2006/07 e 08.Já lá vão uns anitos, não é?
Quanto aos desempenhos individuais o destaque natural para Schaars e Rinaudo, que não conhecíamos e obviamente para Djaló pelos golos e jogo que fez contrastando com o jogo fraco que fez na Holanda. Estamos ainda no inicio e Djaló lembrou que quer entrar nas contas.
Eu gosto do Pereirinha, acho-o um jogador dotado técnicamente e importante num plantel,pelas opções que representa. Se é para passar grande tempo no banco o melhor é sair para jogar mas não com o Machado ou equivalente.
Anónimo (das 20:49h):
ResponderEliminarBem-vindo e apareça mais vezes a comentar. Se possível com o seu nome, ou, querendo manter-se anónimo, com um nickname, sigla, etc. É mais fácil em caso de 'diálogo'. Agradeço-lhe os elogios em nome de todos os que contribuem com post's, aqui no 'ANorte'. :)
LDA:
Essa, a da pouca representatividade que normalmente (e ao contrário da sua configuração actual) o CL apresenta é uma das razões para que tb ache a reprovação da delegação de poderes naquele Órgão uma boa decisão. Continuo a achar que cabe aos sócios decidir em sede de AG sobre assuntos fundamentais na vida do Sporting.
Concordo ctg sobre a qualidade do futebol que ontem nos foi dado a assistir pelo nosso SCP. Consistente, personalizado, descomplexado. Oxalá se confirme e, se possível, melhore esta tendência. Já suspeitava da qualidade (apenas analisando os respectivos perfis) de que Rinaudo e Shaars seriam as contratações mais certeiras. Ontem confirmaram-no.
O Yannick é inconsistente, até ao longo de um mesmo jogo, mas a sua velocidade e a maneira como estica mts vezes o jogo ofensivo do SCP é útil. Noto-lhe tb evolução no que diz respeito à preocupação nas recuperações defensivas e no apoio ao lateral que vem demonstrando. São aspectos que não são tão 'visíveis', mas que têm muita importância no futebol 'moderno'. Um atacante não serva apenas para atacar. Mas isto já tu estás farto de saber... hehehe.
Por fim o Bruno Pereirinha: acho que chegou o tempo de ficar no plantel e safar-se (ou não). Confio que perdendo alguma timidez, não foi o caso de ontem, mas ainda se lhe nota, ele vai conseguir mostrar a qualidade técnica que possui. Curiosamente, acho que o Pereirinha até tem respondido melhor nos chamados jogos grandes...
Gde abraço.
Boas,
ResponderEliminarAs alterações aos estatutos foram importantíssimas para o futuro do Sporting e fiquei muito contente com isso e com o ambiente cordial que segundo os relatos se passou (apesar de um episódio com Dias Ferreira mas que desvalorizo pois já o vomito só de o ver..)
Quanto ao jogo, devo ser o menos entusiasmado dos Sportinguistas que aqui e em todo o lado me têm manifestado a opinião.
Não estou especialmente entusiasmado apesar de achar que o Sporting este ano vai dar um grande salto qualitativo. Mas também não era difícil tal a mediocridade do futebol do ano passado. E não me cansarei nunca de chamar cretino e incompetente ao burro do P.Sérgio. Claro que só podíamos melhorar muito e já melhoramos do dia para a noite.
Mas estou como o Domingos, há muito trabalho a fazer. Alguém escreveu aqui algo que partilho, temos fraquezas nas laterais e eu adoro ver bons laterais. O Evaldo é banal e burro. O J.Pereira é bom para o campeonato português, mais nada. Gosto muito do João Gonçalves e espero que ele este ano revele todas as capacidades que lhe reconheço. Espero que o Francês que vem para o lado esquerdo seja mesmo um jovem com muito potencial porque precisamos muito de melhorarmos essas posições.
O sector central da defesa também me deixa comedido. Que pena não termos um central de categoria. Só me lembro do André Cruz e do Luisinho por exemplo. Era um descanso. Não fiquei esclarecido com o Americano. E ele teve um falhanço monumental que me deixou em estado de choque. A lentidão dos defess centrais preocupa-me muito. A jogar assim é preciso muito cuidado. Classe já vejo em Tiago Ilory e ele é bem rápido. Com experiência vai ser um senhor defesa.
No meio campo Schaars é titular e Rinaudo promete muita capacidade de luta mas custa-me muito que tire o lugar a André Santos de quem sou um enorme fã e que acho que é muito mais completo que o argentino. São diferentes e o argentino é melhor em alguns aspectos mas como não podem jogar todos custa-me que André Santos perca a embalagem do ano passado.
Pereirinha é para mim um jogador muito útil no plantel. André Martins devia ficar também porque é muito bom.
Na frente preocupa-me que Bojinov não se revele ainda decididamente como um matador porque quanto a mim é o único com as características certas para o ser.
Preocupa-me também o estado físico de Izmaloz do qual nao se tem muitas noticias porque acho que o Russo é o nosso melhor jogador, se tiver em condições fisicas e mentais.E seria uma enorme perda se nao tiver bem.
Obviamente gostei da atitude e da disposição táctica.
Espero que a defesa nao nos atraiçoe porque de resto temos matéria para sermos muito fortes.
Positivo:
ResponderEliminarO chumbo da Delegação de Poderes na Conselho Leonino - Entendo a pretensão dos proponentes querem agilizar a gestão do clube ao nível decisório tirando da AG algumas competências e delegando-as num forum mais restrito e onde, a discussão de questões por vezes bastantes complexas, pode ser feita com maior tranquilidade e de maneira mais produtiva, no entanto ainda é muito cedo ( o processo de auditoria externa ainda mal se iniciou ) para que os sportinguistas possam confiar a um grupo tão restrito e composto por algumas pessoas que, não raras vezes, pelas atitudes que tomam e declarações que proferem nem parecem sportinguistas, poderes tão relevantes como aqueles que se pretendia ver-lhes concedidos e que diziam respeito por exemplo à possibilidade de endividamento do clube acima de determinados limites ou da alienação de património.
Não deixa aliás de ser curioso que sendo a questão de tão grande importância as cadeiras destinadas no Pavilhão Atlântico aos Conselheiros Leoninos, estivessem...quase vazias. Sintomático.
Negativo:
O chumbo da alteração estatutária que permitiria à Direcção negociar os direitos de naming do Estádio e tomar a decisão final nesta sede.
Estou certo que é muito difícil para qualquer Direcção negociar com um parceiro um contrato de naming nestes termos pois nenhuma empresa envidará esforços sérios nesse sentido correndo o risco de ver depois o nome por si proposto chumbado pela Assembleia Geral.
É verdade que era uma alteração não isenta de riscos, pois como um sócio bem lembrou na sua intervenção, no limite podíamos ficar com um Estádio WC Pato, por exemplo, no entanto quero acreditar que 1) a Direcção encarregue desta negociação teria algum bom senso e não aceitaria que fosse dado um nome exótico ou humilhante ao Estádio José de Alvalade ( sim, porque o Estádio teria sempre este nome mais o nome adicional contratado ) e 2) os patrocinadores que se movimentam nesta área de negócio são normalmente grandes grupos ligados à Banca, aos Seguros, aos Transportes, à Indústria Alimentar, etc ( vejam-se os casos da Allianz Arena; Emirates Stadium; Veltins Arena; etc ) pelo que as possibilidades de acabarmos com uma Tampax Arena, ou um Estádio Ginjinha de Óbidos eram diminutas.
No final de contas penso que o processo foi positivo, pois decorreu de uma forma bastante cordial ( nada a ver com as duas últimas AG´s ) e se saldou por um passo em direcção ao futuro, e quando assim é estão todos de parabéns: Comissão de Revisão, Conselho Directivo e Sócios.