domingo, 10 de julho de 2011

O retrocesso de Pereirinha

Inesperadamente Pereirinha seguirá juntamente com o restante plantel para o estágio que amanhã se inicia na Holanda. Irá substituir o azarado João Gonçalves, a conta com “dores no joelho”. Tendo sido já dado como emprestado ao Olhanense o jogador vê-se subitamente confrontado com a possibilidade de “mostrar serviço” a Domingos Paciência que, ao que se disse, queria contar ele no Sporting de Braga na época passada.

Que significado atribuir a esta chamada? É de facto uma porta que se abre a um jogador que já deu provas de talento, mesmo que não de forma consistente ao ponto de ainda não se ter afirmado? Ou é mais um passo a concorrer para o adiamento da sua afirmação, e, atendendo ao tempo que lhe resta de contrato, o entreabrir da porta de saída de Alvalade?

Antes de mais é necessário contextualizar a chamada tardia do jogador. Vem para substituir um colega lesionado que teria que disputar o lugar de defesa direito com João Pereira. Isto é Pereirinha chega como terceira opção e para um lugar ao qual foi adaptado, lugar esse que, na minha opinião, nem é o que melhor desempenha.*  Acresce ainda a indefinição quanto à chamada: depende da evolução da situação de João Gonçalves que, a ser favorável, significará o bilhete de regresso a Olhão ou é definitivo?  Não sabendo o que sabe o jogador, convenhamos que não é propriamente um cenário promissor para o atleta.

Acontece que, tal como afirmei acima, este é um ano importante para Pereirinha. Com apenas mais um ano de contrato, poder passar a época à sombra de João Pereira que, com justiça face às disponibilidades, se viu promovido a titular da selecção nacional, não é propriamente o cenário ideal. Passar mais um ano sem jogar significará o recrudescer das análises rudimentares em que o futebol é fértil: se não joga não presta. A sua ida para Olhão, trabalhando com um treinador como Faquirá, e num plantel que lhe permitiria brilhar, parecia-me uma oportunidade interessante, mesmo que em contradição com o que penso sobre o valor do atleta que, com uma melhor gestão da sua carreira por parte do clube, já poderia estar do lado dos valores seguros.

Aparentemente este regresso inesperado a casa tem tudo para ser um retrocesso para Pereirinha, agravado pela forma errática com que o clube gere a ligação mútua. Há contudo um lado favorável nesta conjuntura que é o da resposta do atleta. Olhando a ocasião pelo lado da oportunidade, Pereirinha pode contrariar o destino pouco auspicioso. O futebol está cheio de acasos como este que acabaram por redundar em sucessos inesperados contra as poucas probabilidades de sucesso.

* A propósito das qualidades de Pereirinha


E isto:

13 comentários:

  1. Aqui está um razoável suplente de izmailov a extremo direito. Precisa de trabalhar mais porque nestes dois ultimos anos o seu desenvolvimento como jogador parou. Pereirinha precisa de ser emprestado ao olhanense. Precisamos de o observar em Portugal e aí tomamos uma decisao

    ResponderEliminar
  2. Que grande golo. 70% do Pereirinha. E o cruzamento de pé esquerdo não foi fácil. E depois daquela correria o gajo teve discernimento para tirar aquilo mais ou menos bem.

    Relembro um golo semelhante (uma assistência para golo) frente ao FCP. O gajo nesses jogos transcendia-se realmente.

    Quanto ao resto, independentemente do que o Pereirinha mostre agora ao Domingos já vai mesmo emprestado para Olhão e não há volta a dar não é?

    Marado. Não deve ser muito motivador.

    ResponderEliminar
  3. Não considero que Pereirinha tenha capacidade para jogar a ala direito ou 10 numa equipa como o Sporting.

    Já a defesa direito,com características semelhantes às de JPereira, ou Coentrão, Pereirinha podia ter mostrado outras capacidades - o exemplo de Miguel é óbvio.

    Mas o erro maior de Pereirinha esteve no empréstimo ao Vitória. O Vitória jogava com Alex a defesa, e não procurava um DD com as características de Pereirinha. O jovem jogador devia ter ido para um clube da 2ªdivisão em que pudesse jogar para subir (na posição de defesa direito!), ou então num clube de 1ª que jogasse de forma ofensiva, ou com laterais ofensivos, que não era o caso do Vitória, nem mais ou menos...


    Independentemente da situação, esta oportunidade é provavelmente a última da vida de Pereirinha. Caberlhe-á a ele mostrar o que merece no futuro.

    ResponderEliminar
  4. Ser um retrocesso ou uma excelente oportunidade dependerá sempre do Pereirinha. E ele é um ala puro.

    Para mim falta-lhe apenas uma coisa: AMBIÇÃO.

    Tem de ser menos humilde e comedido e como demonstra esta jogada, no 1x1, não ter medo de errar. Com a sua velocidade e poder de finta, será bem sucedido na maior parte das vezes.

    ResponderEliminar
  5. Deixem-me ver se eu percebo o reciocínio:

    Quando foi emprestado, houve críticas porque devia ter ficado e disputado o lugar o João Pereira.

    Agora que foi respescado para disputar o lugar com o João Pereira isso já é considerado um retrocesso.

    Haverá alguma forma desta malta ficar contente?

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    teria sido a minha 1ª escolha para integrar o plantel, conforme referi noutras paragens. Percebo as dúvidas manifestadas acerca da sua integração, que imagino que se prendam com a própria dúvida acerca da disponibilidade do João Gonçalves a curto/médio prazo.

    Não encontro outra explicação, porque tanto o Edgar Ié como o Ricardo Esgaio têm muita rotina de defesa direito, pelo que se o objectivo fosse apenas "preencher" durante um curto período de tempo, o Pereirinha não teria sido chamado.

    Sou também da opinião que as suas características, sobretudo a forma como procura o espaço, o critério que empresta à equipa e a velocidade com que pode explorar os corredores, mais do que merecem esta "oportunidade", ainda que muito bem lhe fizesse jogar 90min sobre 90min.

    A sua escolha acaba também por encaixar na necessidade de contratar um extremo, o que permitirá explorar as duas soluções...

    Enfim, talento não lhe falta. Faltou-lhe, durante muito tempo, um enquadramento colectivo em que ele pudesse explorar as suas capacidades - em vez de carregar a cruz de entrar para "mudar alguma coisa no jogo", o que para a generalidade das pessoas significa jogadores fortes no 1x1 e com capacidade de resolver.

    ResponderEliminar
  7. Aquele nó no Sidnei é inesquecivel...

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/sera-manha-o-farnerud-do-comentario.html

    ResponderEliminar
  8. Assino por baixo o que o Ed disse: o problema do pereirinha é que isto de procurar o 1 para 1 eatacar a linha de fundo deve ser um exclusivo deste lance com o benfica, não me lembro de ele ter feito isso qualquer outra vez. Falta-lhe garra, ousadia, coragem. É demasiado comedido e nem no Guimarães aguentou mais do que alguns meses. Considero que esta chamada é um acaso feliz que lhe dá a últimna oportunidade para singrar no clube, mas pessoalmente acho que ele vai fazer carreira em clubes de pouca expressão por falta de mentalidade vencedora - à semelhança do hugo viana que vem caíndo a pique apesar de lhe reconhecer qualidades inatas bem superiores às do pereirinha.

    ResponderEliminar
  9. Rui Coelho,

    "à semelhança do hugo viana que vem caíndo a pique"

    Não vimos a mesma época o ano passado...

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    O Rui Coelho tem alguma razão no comentário dele, porque o Hugo Viana, tal como o Maniche, embora não saibam jogar mal e deem bom seguimento às bolas que lhes chegam, são jogadores que não aguentam os 90m em campo, forçando assim, uma substituição cada vez que jogam.

    ResponderEliminar
  11. Lda,

    Para mim o Pereririnha trata-se de um caso claro de EXPLOSÃO ou EXPULSÃO.

    Não creio que volte a ter uma tão boa oportunidade para se revelar e agarrar de vez a chance de jogar no SCP.

    Espero que Domingos consiga sacar o melhor dele pois valor não lhe falta, mas aquele espírito de sacrifício, aquela confiança e aquele querer que distinguem os jogadores banais dos simples jogadores é algo que Pereirinha tem de mostrar ter de uma vez por todas, senão...kaput.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Leão de Alvalade, acabei de ouvir no Bola Branca o presidente do Olhanense dizer que o Pereirinha vai ficar no Sporting. O que significa que terá mais tempo que apenas o estágio para mostrar o que vale. Eu tenho esperança que ele tenha crescido e aumentado os seus níveis de confiança, e tal como tu, acredito que tem qualidade para ganhar o seu espaço no plantel do Sporting.

    ResponderEliminar
  13. Leão de Alvalade,

    é possível que não.

    Eu cá vi um Hugo Viana metade da época no banco e a só ser importante no Braga a partir do momento em que o luis aguiar saiu de cena na reabertura do mercado. Fez uma ponta final de época interessante mas nem por isso suscita o interesse de alguma equipa. Entre aquilo que prometia há dez anos no Sporting, logo transferido para o Newcastle, e o que hoje apresenta em Braga acho que não ando longe da precisão se disser que a carreira dele tem sido uma desilusão. Por algum motivo o domingos pediu o uruguaio e não um jogador que é da casa. Pelos mesmos motivos (falta de atitude competititva, raça, ambição) acho que o pereirinha fará um trajecto sempre a descer, embora dele nunca tenha esperado muito. Tem agora uma oportunidade de ouro para provar o contrário.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)