segunda-feira, 4 de julho de 2011

Qual o real valor de Rinaudo?

Não sei quantos Sportinguistas tiveram a oportunidade de ver jogar Rinaudo para poder emitir uma opinião fundamentada sobre o seu valor. Mas não haja dúvidas que, das contratações anunciadas, é aquele que me parece estar a gerar mais entusiasmo. Às vezes há jogadores assim, não precisam de fazer nada para cair no goto dos adeptos e o argentino, pela sua forma de estar em campo, é um jogador que tem tudo para agradar aos adeptos, como ontem muito bem lembrava Carlos Freitas na hora da sua apresentação.

Confesso que ainda não consegui entrar na “onda Rinaudo” embora não deixe de reconhecer que, pelo preço que se anuncia, é um investimento de muito baixo risco. Para assim concluir basta lembrar que há já alguns anos o Tiuí nos custou mais de 600 mil euros por 50% do passe, logo mais caro que Rinaudo, que sempre é internacional argentino, valha isso o que valer.

Não posso, no entanto, deixar de relacionar a chegada de Rinaudo com a saída de Pedro Mendes. É verdade que o médio de Guimarães esteve pouco tempo disponível para a equipa, por força de lesões musculares consecutivas e isso deve ter sido um dos factores que mais concorreram para a ponderação da sua dispensa, juntamente com o facto de ser um dos jogadores de topo da folha salarial. Porque se fosse apenas o seu valor que estivesse em causa estou seguro que a mesma não ocorreria.

Com tudo isto é óbvio hoje que nem Pedro Mendes nem o Sporting se encontraram no melhor momento para que a relação fosse tão frutuosa como se podia esperar. E, sendo dos que não sabe quanto vale Rinaudo, termino concluindo que, se durante a época as suas actuações não me fizerem perguntar onde anda o Pedro Mendes o Sporting terá feito uma boa aquisição.

15 comentários:

  1. Pois parece-me que se está a criar uma expectativa muito elevada para o Rinaudo. Vamos ver se corresponde. Penso que a troca de Rinaudo com Pedro Mendes e, pelos vistos, Bojinov por Valdés, tem a ver com a idade e com a possibilidade de gerar mais-valias.

    ResponderEliminar
  2. Numa lógica de clube formador, clube com grandes problemas de dívidas e de um clube que se apresentava com grandes dificuldades em alcançar títulos (devido a lacunas de ordem técnica dos seus últimos 4 treinadores e de alguns jogadores), as contratações de Pedro Mendes e Valdés foram um erro.

    Dar 1,5 milhões por alguém com 31 anos, operações, para vir em Janeiro onde não se iria ganhar nada e, depois, dar 3 milhões por alguém com 29/30 anos e entregá-lo a alguém como Paulo Sérgio (que é o mesmo que dizer que não se vai ganhar nada) é, simplesmente, estragar dinheiro.

    E, acrescido a isto, os prémios de assinatura e ordenados, estaremos a falar de quanto?
    E, além disto, a sua presença no plantel obrigou a saídas como a de Adrien, detendo este, hoje, um valor de mercado de quanto? O valor de metade do passe de Rinaudo? E quanto custou este ano meio sem jogar?

    Agora, entrando em contradição, quer um quer outro (Mendes e Valdes) são excelentes jogadores e, em condições físicas, seriam excelentes para este novo Sporting.
    Seria bom que se esclarecesse o motivo das suas saídas, pois nem Rinaudo, nem o búlgaro (joga como Derlei mas "usa" a cabeça como o Vukcevic), são, neste momento, melhor que eles.

    Já que são quadros do Sporting e não havendo retorno financeiro com a sua saída, tinham que cá ficar, mesmo que com isso, não se contratasse ninguém.

    ResponderEliminar
  3. Não vão fazer nenhum comentário as declarações dos 15 milhões gastos por Godinho?

    A sério que me faz uma confusão tremenda como as pessoas aceitaram declarações daquela gravidade com a maior naturalidade possível.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço Rinaudo e também não entrei na euforia com a sua vinda.
    Um amigo meu dizia-me há tempos que um dos problemas do SCP era não ter um trinco puro. Se analisarmos o plantel do ano passado, verificamos que tem razão pois todos os outros são adaptações ou não têm a disponibilidade física necessária para a posição.
    Parece-me que ao contrário de outros anos, estamos a contratar com critério e a resolver lacunas existentes no plantel.

    Vasco,

    Eu também gostaria que o GL explicasse muito bem explicado, onde foram gastos os 15M€, tendo em conta que tirando o Wolfswinkel, não houve nenhuma contratação onde se tivesse despendido uma verba avultada.

    ResponderEliminar
  5. Estive a ver no jornal desportivo argentino OLé, as opiniões dos adeptos do Gimnasia...adoravam o Rinaudo, por tudo o q dizem dele: dedicação, esforço, garra, solidez! É isso q espero dele, entrega, que é o q tem faltado ao SCP nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  6. Cantinho do Morais,

    Concordo com a generalidade da análise. Aquando da vinda do Pedro Mendes disse isto,

    " Esta movimentação no mercado fica marcada por uma certa “dislexia”, contratando-se ao contrário das necessidades identificadas como mais prementes. Há um novo lateral-direito quando a lateral-esquerda está muito mais necessitada. Chegou Pedro Mendes quando existem no plantel pelo menos 3 jogadores capazes de executar a sua função, sem esquecer que Polga já fez de 6 na canarinha, ao tempo de Scolari. "

    "aqui"

    Quanto a Valdés e PM não deixa de ser verdade que o ano passado foi para esquecer na parte fisíca e não apenas para eles. Devem ter sido poucos os jogadores que não tiveram lesões musculares, o que não pode ser considerado um acaso.

    Quanto à sua dispensa o LMGM já aqui havia defendido o mesmo. O problema está em gerar receitas para pagar a todos ao fim-do-mês, para além de que não é fácil treinar grupos extensos.

    ResponderEliminar
  7. Vasco como disse ontem, a seu tempo.

    Convém lembrar que isto não é um projecto profissional, há neste momento muitos temas a merecer debate e confesso ser pouco motivador estar a voltar sempre à conversa do dinheiro e das finanças, embora acabe por ser incontornável abordar as declarações de GL à Lusa tornadas públicas este fim-de-semana.

    Mas a caixa de comentários está disponível para quem quiser comentar, mesmo que seja fora do tópico da discussão.

    JVL,
    tal como disse em post anterior, mesmo tendo algumas dúvidas em relação a algumas coisas, percebe-se uma linha de raciocínio, coisa que há muito estamos desabituados.

    Leão das Ilhas,
    Não duvido da empatia de Rinaudo com os adeptos mas isso não é sinónimo de classe. Veremos.

    ResponderEliminar
  8. O Pedro Mendes já não é o Pedro Mendes. A vontade e a qualidade estão lá, mas o corpo já não deixa. Faz dois jogos, pára dez, não pode. Não me choca que saia. O Rinaudo pelo que nos é dado a ver em vídeos, pelo estatuto internacional e de pré-convocado para a Copa América, pelo que dele falam, será um belíssimo reforço. E parece ter algo que a nossa equipa precisa como de pão para a boca: raça!

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    Bem sei que partilhavas dessa opinião relativamente à contratação do Pedro Mendes.
    Tem sido um clube tão "contra natura" que, no meio de tantos jogadores incapazes (Grimi, Evaldo, Vuk, entre outros) estejamos todos de acordo quanto à falta de visão da contratação de Pedro Mendes. E isso demonstra bem a ausência de visão e estratégia que (des)norteou o futebol do Sporting nos últimos anos.

    Tenho pena que saia. Mas tenho mais pena que, em ano e meio de leão ao peito, o pouco que fica na memória é um golo ao Everton...

    Mas se é dos quadros, e não o podendo vender, tinha que ficar, mesmo que não se contratasse o Rinaudo, ou outros. Quem não tem dinheiro...

    ResponderEliminar
  10. O JVP chegou a custo zero ao Sporting mas teve um chorudo prémio de cinco milhões de euros. Não é assim tão difícil perceber, e com naturalidade, que as restantes contratações possam ter chegado aos 15 milhões no total. O Schaars custou 850 mil euros e teve prémio de assinatura, o Onyewu teve prémio de assinatura, o Marcelo Boeck também custou alguma coisa.

    ResponderEliminar
  11. Não esquecer que as rescisões de contrato também custam dinheiro. Parece-me perfeitamente plausivel já terem gasto €15M.

    Quanto ao Rinaudo nunca o vi jogar. Pelo que vou lendo e ouvindo parece ser bom jogador, mas isso só se vê quando começarem os jogos de pré-época.

    ResponderEliminar
  12. Pelo que eu percebi ontem, o SPorting comprou a totalidade do passe do Rinaudo. Sendo assim, terá custado mais de 1 milhão de euros. O Gimnasia tinha vendido em 2010 o passe dele ao empresário Marcelo Simonian por 1,5 milhões de dólares.

    ResponderEliminar
  13. Mike,

    E que rescisão de contrato já houve? Até agora, que se saiba, nenhuma.

    ResponderEliminar
  14. A pedido do Virigilio Bernardino

    "Malta:

    A questão que coloco é: se é tão plausível porque é que não se explica para onde foram (ia escrever voaram...) os quinze milhões?

    É melhor andarmos para aqui a atacarmo-nos uns aos outros e a ouvir ou ler especulações sobre o destino do ‘carcanhol’?

    Sem deitar mais achas para a fogueira e começar a duvidar das palavras do nosso presidente, diria que GL mais uma vez espalhou-se (sim, já não é a primeira vez). Pode ser muito bom rapazinho, estar cheio de boas intenções, mas não sabe comunicar com clareza. E se não consegue ser claro, mais vale ficar caladinho. Falta-lhe carisma e falta-lhe assertividade.

    A bem da transparência que tanto se apregoa, é bom que venha alguém esclarecer estes números. De preferência rápido para não deixar alastrar o diz que disse, ó sff... Tinha preferido um arranque de época sem estas assombrações...

    Aliás, o exemplo aqui dado (nesta caixa de comentários) da transferência de JVP é bem elucidativo da minha pressa em perceber o que se passa. Não quero aguardar uma porrada de anos para saber das tramóias que se andaram a fazer nas transferências deste ano… Pode ser? Agradecia.

    SL

    (NOTA - começo a ficar mesmo f*d*d* com o c*r*lh* do blogger)"

    ResponderEliminar
  15. Gostava de esclarecer que não apoiei, não votei e nem fiquei maravilhado com GLopes. E só por isto darei a minha opinião sobre a 'questão 15M€'.

    A minha 1ª questão coloca-se sobre a obsessão dos gastos, ou se quiserem, porque raio para muitos o que interessa é o dinheiro dispendido em contratações, e não o valor das mesmas?

    Eu tb não gosto que GL diga que já gastou 15M€ - gostaria que me dissesse que tinha gasto ZERO €, e que tinha feito as mesmíssimas contratações.

    A 2ª questão é questionar-vos se Wolfswinkel é de longe a melhor contratação (a aferir pelo valor da contratação do mesmo!). Aqui apetecia-me perguntar o que se ganhou no passado com Tello ou Pongolle, grandes e caras contratações, mas vou evitar fazê-lo.

    A 3ª pergunta tb é agradável. Alguém acredita que, por exemplo, Rodriguez veio para Alvalade sem receber um prémio de assinatura? Alguém ainda é assim ingénuo?

    A 4ª pergunta (de 1M€) é a mais simples (e está longe de querer glorificar o trabalho de CF, que só merecerá uma avaliação mais tardia...): Acham que é fácil convencer jogadores de créditos firmados para jogarem num clube de uma Liga Portuguesa, que ficou nas 2 ultimas épocas em 4º e 3º, que mudou de treinador 4 vezes, e 3 de Presidente? E acham que ter 15M€, ou 30M€ ou 50M€ faz a diferença?

    Porque não vai Ronaldo para o City? Porque não consegue o Málaga contratar um único jogador de créditos verdadeiramente diferenciadores, taco a taco com, por exemplo, Real e Barça? Porque não constrói o Málaga a equipa em torno de Fabregas?



    Embora não considere GL um orador de qualidade, e ainda falte muito para que possa considerar positivo o trabalho desta direcção (onde pululam várias pessoas que estão longe de me agradarem...) deve registar que para já me está a surpreender pela positiva.

    Ah, e a camisola oficial desta época parece-me bem gira.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)