Confesso que não percebi ainda o porquê de tanta indignação causada pelos textos de João Querido Manha e Miguel Góis. Tratam-se de artigos de opinião a que os seus autores têm direito e o seu conteúdo nada terá de muito surpreendente.
Uso este tempo verbal porque não li o artigo do gato benfiquista, não podendo por isso pronunciar-me. Mas vindo de onde vem pouco poderia conter que me pudesse interessar ou surpreender. O humor do autor escorrega em regra para o medíocre certamente porque, na altura da criação, nem gatos nem homens fomos todos bafejados com a mesma classe. E Góis pode respirar o mesmo ar que Ricardo Araújo Pereira mas, por contágio, o mais que conseguirá é apanhar a gripe das aves, se o mais conhecido dos gatos tiver esse azar. Mas o que quer que tenha escrito Góis, bom ou mau, não passa de um texto de um conhecido adepto benfiquista e é nesse âmbito que deve ser entendido, o mesmo é dizer que para o Sporting não interessa nada.
O assunto com Querido Manha é diferente porque, tendo em conta a profissão que exerce, e para lá da sua óbvia costela benfiquista, tem outras obrigações que não as de Góis. O pior do texto de Manha estará não tanto no que escreveu sobre o Sporting porque, para lá de algumas imprecisões, faz algumas referências pertinentes, que são aliás veiculadas por muitos de nós. O pior é não se conhecer do escriba tanto à vontade e acutilância quando se refere aos nossos rivais.
Não se percebe, por exemplo, o espanto de Manha porque o Sporting se reforçou com “oferta internacional de segunda linha” se não se conhece clube nacional que se abasteça da nata dos futebolistas internacionais. Mas enfim, vale a pena tanto burburinho sobre a opinião de um jornalista que é mais conhecido pelas suas estatísticas do que pelo acerto técnico dos seus comentários? Não creio.
Mas talvez o Sporting não fizesse mal em aproveitar a ocasião para reflectir sobre as suas relações com a imprensa. Há dias dizia aqui que o Sporting perdeu espaço na comunicação social, o que é uma verdade indiscutível e preocupante. São muitos os exemplos e transversais aos vários canais de televisão. Por exemplo, no dia da apresentação do plantel, assistia ao jornal da noite da SIC em local onde não tinha escolha e verifiquei com espanto que a noticia mereceu uma brevidade constrangedora. Hoje a partida do Sporting para a Holanda, na RTP1, logrou ainda menos tempo que a opinião de João Alves técnico do Servette, da Suiça. E, seguindo uma norma que parece estar instituída, o Sporting faz sempre o último lugar do espaço desportivo nos canais de televisão. De tal forma que a SporttV parceira do clube e canal dedicado, ignorou o estágio do Sporting na Holanda no que à transmissão dos jogos diz respeito.Nos jornais são mais comuns os cantos e esquinas que as manchetes.
Mais do que a opinião deste ou daquele jornalista incapaz de despir a camisola, são factos como este que me preocupam. Porque se poucos lêem o que o João Querido Manha escreve para o CM – desta vez foram muitos mais pelo foco que a indignação causou, o que devia merecer a pergunta de todos se valeu a pena… - muitos serão os Sportinguistas privados de verem os primeiros jogos da sua equipa. Com isso serão, por exemplo, poucos serão os minutos concedidos aos patrocinadores, isto no principio de uma elencagem de desvantagens muito mais vastas.
Algumas das razões para estes “fenómenos” poderão ser explicadas pela conjuntura económica que afecta todos, incluindo as televisões. Outras encontrá-las-emos dentro de casa, pelo que fomos fazendo no passado e agora queremos mudar. Cabe-nos a todos, em especial à actual direcção, mas não só, obrigar a comunicação social a dar-nos o relevo que é nosso por direito. Não se pense é que ele será entregue numa bandeja, porque a actual bi-polarização do futebol português convém aos interesses instalados. Essa é uma luta que terá que ser travada com muita inteligência, muita paciência mas sem condescendência.
Li algo sobre esse artigo, mas como não leio os jornais desportivos e muito menos colunistas de outros clubes (nem do meu clube quanto mais), não lhe dou muita importância. Mas percebi que gerou uma onde de indignação muito grande. Imagino que a maioria dos indignados sejam putos que ainda não têm idade para pensar.
ResponderEliminarMuito do que é dito por eles é verdade, e voçês sabem que é, não convêm é acreditar que seja.
ResponderEliminarRelva, por alguma razão escrevi:
ResponderEliminar"faz algumas referências pertinentes, que são aliás veiculadas por muitos de nós"
pelos que o teu comentário não faz muito sentido.
Para um adepto é sempre desagradável ler algo contra nós especialmente se no fundo até concordamos com alguns dos argumentos apresentados.
ResponderEliminarQuanto às mudanças elas eram inquestionáveis após duas épocas de desastre completo, se vão funcionar isso é que nos deverá interessar. Se são estes jogadores ou outros, para já não sabemos e para ser sincero ninguém sabe (isto envolve muito de sorte e azar).
Quanto às relações com a imprensa, o aparecimento dos meios web permite-nos transmitir os nosso pontos de vista, ultrapassando uma comunicação social totalmente condicionada pelas relações económicas, e, neste ponto, convenhamos que o nosso adversário da 2ª circular tem maior impacto nas compras que nós.
Subscrevo integralmente, parabéns
ResponderEliminarLdA, um é parvo o outro é só mau profissional, se não me faltam análises e opiniões do mais cáustico que pode existir sobre o Sporting dos últimos dois anos o que dizer dos nossos rivais?
ResponderEliminarSendo que a larga maioria dessa critica é feita por quem de direito, Sportinguistas e não por aves raras sem umbigo.
Não terão essas criaturas lenha suficiente para rachar?
Confesso que começo a gostar dessa posição de outsider que todos menosprezam, será um bom ambiente para o Domingos trabalhar.
Pelo meu lado fico satisfeito por ver Rolando expressar o sentir do balneário em receber tellefonemas do Boas e que o treino de guarda-redes no Seixal continua a dar frutos.
"O pior é não se conhecer do escriba tanto à vontade e acutilância quando se refere aos nossos rivais."
ResponderEliminar(...)
"Não se percebe, por exemplo, o espanto de Manha porque o Sporting se reforçou com “oferta internacional de segunda linha” se não se conhece clube nacional que se abasteça da nata dos futebolistas internacionais."
Tens aqui dois motivos para tanta indignação sportinguista. E se juntares a frase em que ele se refere a não me lembro que jogador como podendo vir a receber o prémio Kardec, mais coisa menos coisa. Ou se juntares o próprio título que ele usou "Romagnolis e Farneruds". Não te chega para te indignares? A sério que não entendes?
Quanto ao Góis, não li. Mas não se deve atacar nem fazer pouco da falta de talento de quem não o tem. Esse a mim não me incomoda mesmo nada.
ResponderEliminarComeço por dizer que não me revejo minimamente neste ambiente de "caça às bruxas" perfeitamente injustificado e que no meu ponto de vista terá mais a ver com a nosso mau hábito de não estarmos habituados a que nos prestem a atenção que desejamos.
ResponderEliminarPessoalmente, e sempre defendi esta ideia, devemos sempre monopolizar a nossa exigencia para o interior e não nos desgastarmos a procurar hipoteticos sabotadores ou maldizentes do exterior quando não ganhamos nada com isso.
Falta de respeito foram as birras do nosso ex-capitão, falta de respeito foram os 12-1 dos oitavos de final da Champions de 2009/10 sem ninguém assumir a respectiva incompetência técnica, falta de respeito foi a total ausência de critério e a forma criminosa como foi desbaratado o exiguo orçamento do clube para aquisições nas ultimas épocas, falta de respeito é o Sporting ter um representante seu numa tertulia clubistica totalmente desinteressante do ponto de vista intelectual, mas de vasta audiência, chamado Rui Oliveira e Costa.
Será que as incorrecções de análise do texto do JQM e a falta de qualidade do mesmo, são mais preocupantes do que termos uma apresentação sobre o futuro orgânico do futebol do nosso clube, adiado "sine" dia, desde 1 de Julho sem uma justificação plausível aos sócios e adeptos?
(pelo menos eu não conheço nenhuma justificação ou designação de data futura)
Ana,
ResponderEliminarDesagradável ou não, justas ou injustas, são as opiniões dele, tem direito a elas, por mais que nos desagradem. É assim que entendo a liberdade de expressão.
Caro LDA,
ResponderEliminarContinuando a felicitá-lo pela excelência do blog, deixo-lhe a minha opinião pessoal:
Miguel Góis é humorista de profissão e tem uma crónica de humor na dita publicação. É, evidentemente, livre de escrever o que lhe aprouver, dentro de limites mínimos, o que lhe confere ampla latitude para procurar o humor - mesmo onde não exista. Em última instância, esta crónica de Miguel Góis está para o humor como o afamado Roberto está para os golos. A ideia está lá; a “baliza” é que está errada.
À semelhança de Miguel Góis, Querido Manha também é livre, dentro dos mesmos limites mínimos, de escrever o que lhe aprouver. Saber se o mesmo se dedica à escrita humorística ou à profissão de jornalista será preocupação do próprio e dos seus editores.
Pessoalmente, a escrita de Querido Manha faz-me sorrir. Não dedicando a isso muito tempo, é sempre simpático verificar que o velho Sporting está a regressar, o que causa os maiores incómodos e alguns desassossegos literários. Folgo em saber que para Querido Manha as contratações do Sporting Clube de Portugal não estão à altura dos seus requisitos, pelo que aguardo com expectativa a análise “jornalística” do mesmo às contratações do clube da sua preferência. Até lá, enquanto Sportinguista, reservo-me o direito e dever de ser autor das minhas próprias críticas, pelo que não tenho quaisquer dúvidas quanto à qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido. À frente se verá se o mesmo dá frutos.
Tudo o mais é manha e preocupação benfiquista... e isso diverte-me. Mais do que Miguel Góis.
Abraços
À boa maneira de intoxicação, para envenenar o ambiente e causar intrigas e divisões, é sempre importante meter algumas verdades, ou meias verdades, juntamente com muitas imprecisões.
ResponderEliminarQuanto aos escrevinhadores estamos a dar-lhes a importância que não merecem. Para essa gente só há uma atitude: desprezo.
Quanto ao fedorento, articulista como adepto, como não é do meu clube, não leio.
Quanto ao manhoso, mesmo dizendo-se analista, e como tal devendo ser isento, há muitos anos que lhe tirei a pinta, e não leio, não ouço, nem vejo as suas opiniões, porque a cegueira vermelha é demasiada.
Caro LdA:
ResponderEliminarComeçando pelo papel de ambos os opinadores, eu detecto diferenças, quer no perfil, quer no conteúdo. No caso do Miguel Gois, o artigo fez-me sorrir. É claramente humorístico, mas obviamente mal conseguido. Não chega para emitir uma gargalhada, mas não passa disso mesmo.
O caso de Manha é diferente. Desde já pela responsabilidade que tem, como opinion maker. Mas também pelo conteúdo marcadamente depreciativo e acintoso. Este sim revolta-me. Por mais revelador que seja da preocupação que o actual Sporting claramente lhe provoca, revolto-me sempre que faltam ao respeito com o meu Clube e este foi claramente um exemplo disso.
Já quanto à ideia de que o Sporting deve repensar as suas relações com a comunicação social, aí estamos em desacordo.
ResponderEliminarAo contrario da maioria, eu não sou dos que achas que a comunicação social é "controlável" ou pode ser manipulada em função de uma qualquer postura institucional ou de um assessor que actue como ponta de lança junto deste mundo.
No limite, o que faz a atenção que a comunicação social nos dedica e, por consequência, o respeito com que o faz, é o valor da marca.
Preocupe-se esta Direcção em revalorizar a marca Sporting, como acho que tem feito e bem, e será o próprio mercado a obrigar a comunicação social a dar-nos outro espaço e outra relevância. Essa é que é essa.
Leão, ele pode dar as opiniões que quiser, sim, mas sem gozar. Para isso, tem lá o Góis. Se ele dissesse que os reforços não valem nada, estaria no direito dele, sim. Não pode (não deve) é acompanhar as suas ideias com "bocas" parvas. A liberdade de expressão não deve servir de desculpa para tudo o que se queira dizer. Ainda mais uma pessoa de responsabilidade, que devia, pelo menos, tentar ter um discurso imparcial. Ele que escreva as piadinhas dele no seu blogue pessoal ou com o Batista antes de a emissão entrera no ar. Para o público em geral, tem mais é de ter tento na língua, porque não está a falar com os seus amigos benfiquistas.
ResponderEliminarE hás-de explicar-me como queres respeito da imprensa se não te deres ao respeito e papares tudo o que escrevem ao abrigo da "liberdade de expressão". Eu chamar-lhe-ia antes "libertinagem de expressão"!
ResponderEliminarLeão Justiceiro,
ResponderEliminarNão estamos tão em desacordo assim. Como é evidente se o nosso registo desportivo permanecer idêntico ao de anos anteriores pouco haverá a fazer.
O que advogo nesta altura é pro-actividade em relação aos média, procurando ganhar o tempo perdido.
Isto nem sequer é dizer que esse trabalho não está a ser feito, porque desconheço.
Creio que a marca Sporting vale muito mais do que o tratamento que tem merecido.
O pior disso tudo, e o que me preocupa mais, é que há pessoas que lêem e ouvem o Querido Manhoso, Sousa Tavares, Rui Santos, Serrão, Leonor Pinhão e afins.
ResponderEliminarE dão valor ao que dizem/escrevem!!!
Não havemos de estar na merda?? (desculpem malta do NORTE, mas falar desta gente tira-me do sério...)
Se aquilo que escrevem ou falam não nos serve para unir e motivar... Se eu fosse jogador só jogava a pensar nessas bestas.
ps: que o Sporting não se esqueça de os deixar entrar em Alvalade à borla.
Na minha modesta opinião creio que estamos a perder tempo e energias com estes 2 caramelos vaquinha.Ao contrário quem lucra ´são os patrões deles,isto pelas mais de 60.000 visitas ao site mencionado. Desprezo,desprezo e mais desprezo conjuntamente com ignorância não lhes rendem euros!
ResponderEliminarO texto do Manha é jornalisticamente uma vergonha, porque baseado numa bola de cristal. É provocação gratuita que deve, tem de ser condenada. E já agora tenho barba que chegue para pensar por mim.
ResponderEliminarMas é também um sinal de que este e outros de semelhante laia nos temem, receiam ver-nos unidos, fortes, querem amansar a malta, instalar as dúvidas de um passado recente. Saiu-lhe o tiro pela culatra: isto só nos vai fortalecer ainda mais!
Já o do góis é só um comentáriozito sem importância vindo de um comediante sem jeito para comédia, e valha a verdade que também agora não vamos dizer Aqui d'el rei! sempre que não escrevem o que gostariámos de ler.
Preocupa-me bastante é o tratamento dos media em geral, nomeadamente isto da Sport TV não transmitir os nossos jogos na holanda. Será que ofereceram menos que o costume e recusámos? Alguém sabe se isto já foi esclarecido?
BOM TEXTO LDA.
ResponderEliminarCOMEÇO A SER CADA VEZ MAIS A FAVOR DA PRIVATIZAÇÃO DA RTP, MEIO DE COMUNICAÇÃO, NA MINHA OPINIÃO, QUE MAIS FAZ POR ESSA BIPOLARIZAÇÃO INDESEJADA. "SERVIÇO PUBLICO" QUE PA MIM PODE ACABAR DE VEZ. NÃO TENHO DEFENITIVAMENTE A MESMA REVOLTA COM SIC E TVI.
ISTO SÓ ABORDANDO TVS obviamente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarPonto 1 – Sobre o texto do Miguel Góis não vou emitir opinião porque para além de não ter lido sequer uma letra da sua crónica, acrescem as razões anteriormente apontadas: humorista, opinião lampiónica (logo compreensivelmente não isenta), etc, etc.
ResponderEliminarPonto 2 – O CM é um pasquim do piorio a tds os níveis. Pq é que as suas páginas de desporto seriam diferentes? Tds sabemos a ligação cofina – lampiursos, pelo que tds as publicações daquele grupo não entram na minha casa nem para embrulhar os restos de peixe que sobram das refeições. O que me desagrada mais nesta estória toda é a publicidade gratuita que se fez / faz ao jornaleco onde o artigo do manhoso foi publicado.
Ponto 3 – O próprio artigo do manhoso não merece sequer tanta celeuma. Primeiro pq o seu autor há mt q deu provas de má vontade com o SCP: longos anos já passaram desde que andou às turras com outra figurinha deprimente do futebol português e que infelizmente passou pelo SCP enquanto treinador principal, um tal de Queirós que enterrou o que lhe restava de prestígio no ultimo mundial de África do Sul…
Ponto 4 – li o artigo depois de me ter apercebido da ‘indignação’ que circulava quase unanimemente pela nossa blogosfera. No final achei que a montanha tinha parido um rato… O artigo é desequilibrado, porque se inclui ideias / opiniões pertinentes, também existe por lá muita tralha que não tem ponta por onde se lhe pegue… A qualidade é a habitual do articulista, ou seja, dúbia. Mas o pior nem é eu discordar absolutamente dalgumas ideias parolas que o Manhoso transmite. O pior é mesmo o final do texto (para além do título infeliz…). Aquele ultimo parágrafo, que parodeia o nome das contratações do SCP é uma criancice pegada. Enfim, o nível rasteirinho não me trouxe indignação, porque falha completamente o alvo e muito menos me provocou qlq surpresa, afinal é um texto manhoso semelhante a mts outros que têm permitido ao autor publicar. O Manha e o Manhã, estão bem um para o outro. Nunca vi um enlace tão coerente. É que a qualidade de ambos assemelha-se.
Caros, o que este texto merecia era um sonoro desprezo. Não merecia que nós perdêssemos o nosso precioso tempo com ele. Muito menos a avalanche de post e comentários que suscitou… Mas uma vez que tomou as proporções que tomou mais um comentário (este meu) não fará gde diferença…
Pedro O:
Mt, muitíssimo bom comentário! O mal que a gestão disparatada de JEB fez ao SCP, por exemplo, é incomparavelmente superior a 1000 textos manhosos e não vi semelhante indignação em mts sportinguistas que agora se manifestam tão veementemente…
SL
É extraordinário o número de comentários acerca deste post, extraordinário e sintomático do impacto que dois artigos de ataque ao Sporting causam aos seus adeptos. No entanto os casos são bem distintos:
ResponderEliminarMiguel Góis - Humorista com uma crónica que se pretende ser de humor mas que falhou o objectivo, não me preocupa muito.
João Querido Manha - Jornalista cujo nome diz tudo; por um lado é querido para os que lhe são queridos, por outro tem a manha para destilar os seus odiozinhos de estimação, e no meio disto tudo baralha-se e esquece-se que é jornalista de um jornal generalista. Fica-lhe mal! A ele e a quem lhe paga!
Estou mais preocupado com a falta de habilidade que as sucessivas direcções do SCP têm demonstrado com a comunicação social. Chega do papel de anjinho que temos vindo a protagonizar!
Esse papel nunca nos trouxe nada de bom, caiu em desuso, excepto nas igrejas de estilo barroco, a nudez com que aparece representado em pinturas e esculturas não abona muito a favor da masculinidade de um Leão e ainda por cima toca harpa, que pode ser agradável durante algum tempo depois cansa e torna-se insuportável.
É preciso uma atitude diferente! Uma atitude reactiva a este tipo de atentados ao Sporting (enquanto instituição), por parte da Direcção do SCP, e proactiva por parte de todos os Sportinguistas através da defesa do seu clube de coração, com orgulho e no âmbito das suas funções, sejam eles dirigentes do Clube, gestores, financeiros, personalidades com artigos de opinião, mas sobretudo todos os Sportinguistas que nos cafés e no trabalho se vêm confrontados com provocaçõezinhas de adeptos de um clube que nos últimos doze anos ganhou tanto ou menos que nós e que até já terminaram em 6º, proeza que nunca fomos capazes de alcançar.
Viva o Sporting!
LDA
ResponderEliminarEsclareço algo que poderá não ter resultado explícito no meu comentário anterior - Não tenho dúvidas quanto à ELEVADA qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido na reestruturação do plantel, face aos recursos disponíveis. E é isto que desassossega, acima de tudo, o Sr. Manha. Para o Sporting, este desassossego alheio é um óptimo indício. Para os Sportinguistas a confirmação da "qualidade" e "isenção" da análise daquele jornalista.
Unam-se os Sportinguistas. Quer a imprensa quer as TVs hão-de querer os "nossos" leitores e as "nossas" audiências. Como tal, o caros amigos leitores. quando amanhã formos comprar um jornal, o que é que vamos fazer pelo nosso Sporting? Vamos comprar o do Manha? Ou vamos unir-nos em torno do nosso Clube?
Abraços
Este manhoso trabalhou na revista do Sporting, no tempo do bigodes.
ResponderEliminarAinda hoje não conseguiu digerir o facto de não ter sido convidado para passar para o Jornal do Sporting.
O que está em causa não é a qualidade do jornalista, é a qualidade do homem.
Digamos que justifica bem o nome que tem....
Uma coisa é fazer humor e outra é denegrir, insultar, enxovalhar a maior Instituição de Portugal.
ResponderEliminarPor isso estou farto dos Góis; Manhosos que aliam às guerras ou ao Guerra
Opinião todos a devemos ter mas não é sectárias
onde posso ler essas cronicas?
ResponderEliminar