terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Sporting e o mercado: ir ou não ir eis a questão

Antes de responder à questão se o Sporting deve ou não ir ao mercado talvez deva previamente ser colocada outra questão: o Sporting pode ir ao mercado, isto é, está financeiramente confortável para o fazer? Sobram-me muitas dúvidas, pois não creio que a liquidez abunde ou que a conjuntura aconselhe o agravar do passivo. Pode custar a muito bom sportinguista mas antes de desatarmos a pedir, (há quem exija...), prendas ao pai natal este é um exercício responsável inevitável para os que não querem abdicar de um Sporting com futuro.

O que não oferece muitas dúvidas é que o plantel parece ser curto, como o provaram as últimas semanas e o anormal número de lesões, que se vieram juntar a 3 saídas que não estavam nos planos iniciais da época: Aguiar, Djaló e Postiga. E se o número de lesões foi anormal neste período como o será a partir de agora, que parece que o inverno antecipou a sua chegada?

São tantos os casos clínicos em jogadores de quem muito se espera - Jeffren, Izmailov, Rodriguez e Rinaudo à cabeça - que o parecer do departamento médico sobre eles é também um ponto imprescindível. Rinaudo sofreu uma lesão muito grave e a sua total recuperação bem como o tempo necessário são uma incógnita. No mesmo plano, e face aos antecedentes podemos colocar os outros 3 atletas, o que torna qualquer planeamento difícil de efectuar.

A procura de soluções internas, em jogadores que neste momento rodam por empréstimo noutros clubes seria talvez a solução mais aconselhável e mais racional, parecendo como parece que pelo menos um central (Rodriguez para mais do que joga) e um médio número 6 (para o lugar de Rinaudo) seria mais do que aconselhável incorporar. 

A utilização do condicional é perfeitamente consciente, uma vez que me sobram muitas dúvidas se não seria contraproducente retirar Nuno Reis da titularidade assegurada que goza na Bélgica, para ter cá o banco ou a bancada como mais certos. O mesmo se aplica a Adrien, com a agravante de não me parecer que pudesse ser o 6 que precisamos. Desconheço a evolução de Renato Neto (o mesmo espero que não suceda em Alvalade) mas as poucas vezes que o vi jogar pareceu-me sempre pesadão e com pouco nervo para actuar à frente da defesa. Várias vezes se tem falado na possibilidade de adaptar Carriço ao lugar, as vezes que o vi jogar aí recomendam muito mais do que um simples jogo para a obtenção de resultados. Falta saber o que o jogador pensa sobre a matéria, porque será difícil obter sucesso neste processo contra a vontade do jogador. 

Já quanto ao mercado propriamente dito, muitos nomes têm sido atirados paras as primeiras dos jornais ligados ao nome do Sporting. Muito curiosa foi a operação dos jogadores do Brescia, que até honras de Gaurdiola na bancada tiveram direito. Não há dúvidas que eles estão no mercado, falta saber é se o Sporting é o seu destino ou apenas um apeadeiro para chamar à atenção. 

Geromel volta a ser falado embora me pareça fazer pouco sentido que o Sporting o queira agora com o terá que lhe pagar quando não o quis quando foi para  a Alemanha. Labyad pode ser um caso diferente, a vinda de Shaars e Wolfs tem tido repercussões na Holanda e, ao contrário do que há pouco sucedia, o Sporting volta a ser olhado como um clube onde a valorização e a evolução são possíveis. Essa tem sido quanto a mim uma das melhores aquisições desta época, talvez a par do regresso do entusiasmo a verde e branco. A sua situação contratual com o PSV pode ser uma porta para um bom négócio, mas qual é o real valor deste jogador?

7 comentários:

  1. Vamos por partes, a questão financeira não me interessa (que coisa tão irresponsável de se dizer), explicando melhor. No quadro actual o Sporting pode recorrer ao mercado sem ser obrigado a despender grandes verbas contando para isso com outros parceiros.

    Vamos portanto à questão desportiva. As épocas para mim dependem do grupo formado no inicio do campeonato é a qualidade inicial que vai determinar se compensa ou não fazer algum ajuste a meio da época (para ganhar) ou deixar como está e reservar fundos para a construção da nova época.

    Os próximos 5 jogos do Sporting são decisivos para avaliar as nossas possibilidades de vencer a liga, os nossos dois adversários directos, Nacional, Sp. Braga e Académica. Até 15 de Janeiro vai ser sempre a abrir.

    Há poucos jogadores que o Sporting possa contratar que entrem directamente na equipa e façam a diferença nomeadamente nos dois últimos jogos (estádio do Ladrão e Braga).

    Consideraria para já apenas o regresso de Adrien para o lugar de Rinaudo.

    Se a 15 de Janeiro estiver em primeiro ou no máximo a 7 pontos desse lugar, nesse momento sim investia porque este ciclo terrível vai repetir-se na recta final do campeonato e ai não há folga para recuperar eventuais pontos perdidos.

    Geromel era de caras, Adrien também e talvez outro jogador que substitua a saída de Luis Aguiar.

    P.S.- Não vejo nada em Labyad que não veja em Salomão, com este ano de rodagem talvez até com vantagem para Salomão.

    ResponderEliminar
  2. LMGM,

    Adrien não pode vir fazer o lugar de Rinaudo, porque não é nem nunca será um 6. Adrien é um 8. É um erro pensar que pode fazer de Rinaudo. Seria contraproducente faze-lo regressar.

    ResponderEliminar
  3. Mike, a primeira previsão para regresso do Rinaudo era exactamente Janeiro, eu concordo que Adrien é melhor a 8 do que a 6, mas iria durante um mês (se tanto) caçar com gato... e posteriormente Adrien pode participar na rotatividade do meio campo colmatando a saida de Luis Aguiar e o descanso de Schaars/Elias.

    Há opções a tomar na próxima época, nomeadamente envolvendo, Adrien, Renato Neto, Cedric, Salomão, Nuno Reis e já agora André Santos e Carriço.

    De todos estes apenas não vi jogar Renato Neto que provavelmente é o mais indicado para esta posição. Como acho a posição 6 fundamental no futebol actual numa equipa que lutar para ser campeã algo tem que ser feito e não estar dependente de um único jogador (Rinaudo).

    P.S.- Não sei se o regresso de emprestados está previsto nos acordos com os clubes onde estão a rodar.

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    Alinho muito pelo que diz excepto eventualmente na questão financeira. Não conheço a facilidade com que o Sporting possa captar apoios para a contratação de mais jogadores neste momento. Mas suspeito que não seja famosa.
    Adrien não é um trinco. Já devíamos ter aprendido que temos que ter dois trincos, eventualmente um deles que consiga fazer outras posições. O contrário não funciona consistentemente. Para além de que, se viesse, teríamos demasiados médios centro para um só médio defensivo lesionado.

    Em Janeiro, quando as próximas jornadas tiverem corrido bem ou muito bem, deveríamos se possível contratar um médio defensivo. Pode ser suicida mas se conseguirmos recuperar física e animicamente Polga, Onyewu e Carriço (e mantê-los "recuperados" - acho mais difícil Rodriguez), estou convencido que chega.

    Ou então que venha um central já rodado, com alguma experiência (tipo Geromel, porque não), para precaver a saída veranil de Polga.

    Mas se me dessem a escolher entre obter financiamento para o pavilhão e um central (admitindo recuperação de pelo menos três), preferiria fechar aquela ferida primeiro.

    ResponderEliminar
  5. Só algumas notas...

    LMGM: O Adrien não é, nem nunca será, um 6. Seria uma solução de remendo, como o é o André Santos. Quanto muito, poderia ser um substituto do Aguiar...

    O Labyad tem 18 anos, o Salomão 23.

    Leão de Alvalade: O Renato Neto é tudo menos pesado. Está um jogador mais ofensivo, que apesar de ter uma grande estampa física, é um atleta esguio, rápido e de boa técnica. Por lá, tem sido praticamente um nº10, pelo que não fará qualquer sentido considerá-lo para 6.


    Infelizmente, o Torsiglieri não tem, segundo se diz, cláusula que permite a sua chamada em Janeiro. Parece-me que era a melhor solução para jogar ao lado do Oguchi a curto e médio prazo.

    ResponderEliminar
  6. reflexivoleonino, em Janeiro já estão definidas quais as equipas que passam a fase seguinte da champions, as que derivam para a liga europa e as que abandonam as competições europeias.

    Neste ultimo grupo haverá jogadores detidos por fundos a quem interessa que os seus activos continuem a participar nas "montras".

    O Sporting pode negociar essa posição de "montra" para ter alguns atletas de boa valia sem qualquer investimento financeiro.

    ResponderEliminar
  7. VeDrlx, já concordei que prefiro, Adrien a 8 do que a 6, mas não deixa de fazer a 6 num momento de aperto e com maior qualidade (para já) que André Santos e Carriço.

    O Bruma tem 17, o Labyad 18, o Salomão 23...

    No pouco que vi de Labyad não lhe vi nada, técnico, táctico ou físico que represente mais valia em relação a outros jogadores dos quadros do Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)