quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O enjaulamento da direcção do Sporting no derby


Foto Record
Podem ser feitas as mais diversas considerações sobre a jaula para acantonar os adeptos adversários mas há pelo menos uma ilação a tirar do timing escolhido pela direcção do SLB: a sua construção tinha como objectivo muito concreto o derby e os adeptos Sportinguistas como cobaias para o teste da solução. Nesse sentido parece-me adequada  a resposta encontrada pela direcção, ao recusar-se a ocupar os lugares que habitualmente lhe estão destinados na tribuna do estádio.

Esta atitude, que carece ainda da indispensável confirmação oficial e que muitos podem acusar de populista, marca um corte com o passado em que os dirigentes permaneciam mudos e quedos perante a sorte dos adeptos. E, a ter lugar, constitui em si mesma uma forte declaração para LFV e que pode ser entendido como um aviso aos demais: não há boas relações com o Sporting quando os seus adeptos são desconsiderados. Porque estes é que são o clube e não apenas as direcções que o representam.

A medida constitui também uma forte mensagem interna. Longe vai o dia 27 de Março de 2011, em que o Sporting acordou à beira de uma implosão que atomizaria o clube. Pontuado com o bom-senso que quase sempre faltou aos seus antecessores e com muita dedicação e trabalho, o Sporting actual, os seus dirigentes entenda-se, percebem que não há Sporting grande com lideranças distantes e encerradas nos seus castelos. 

Há também outro factor que me parece merecer menção e que não é despiciendo no contexto desta deslocação ao estádio do rival. A presença de elementos da direcção na já tão famosa jaula contribuirá para o aliviar de tensões e comportamentos, contribuindo assim sensatamente para o desanuviamento de uma situação que cuidava em primeiro lugar aos anfitriões prevenir.

27 comentários:

  1. Esse raciocínio faria sentido se a área de adeptos visitantes no estádio da luz fosse feita especificamente e exclusivamente para o jogo do Sporting, o que é falso.

    Espero é que muitos dos adeptos que na noite das eleições prometiam porrada e vingança a GOdinho Lopes (apelidado de ser protagonista de golpe de estado no sporting) estejam calmos e não aproveitem a oportunidade para malharem no homem em pleno estádio da luz.

    Mas até é positivo a direcção do Sporting juntar-se aos adeptos. Assim, se alguns destes tiverem um mau comportamento a direcção poderá junto com as autoridades identificar e denunciar os adeptos mau comportados.

    Cumprimentos,
    @rfam

    ResponderEliminar
  2. @rfam,

    Aqui não se discute se a jaula é só para os adeptos do SCP ou para todos. Discute-se o timming. Isto deveria ser feito no inicio da época e não de propósito para o derby.


    Leão de Alvalade,

    Acho esta atitude da direção, uma atitude com coragem e que mostra verdadeiro espirito de liderança. Acredito tal como tu, no teu último parágrafo. A presença deles lá deverá gerar menos atrito.

    ResponderEliminar
  3. Dificilmente Godinho Lopes estará presente por estar a recuperar de uma cirurgia. A representação do Sporting fica a cargo de PPC, se a ele se juntar o PMAG, espero que as claques os consigam controlar...

    A presença dos dirigentes junto dos adeptos é uma excelente resposta, só espero que não sirva para ilibar actos menos dignos.

    Interpelei uma vez um professor que pedia aos estudantes que fossem irreverentes mas que mantivessem o respeito para me explicar como é que isso é possível de efectuar. Ainda não consegui resposta.

    A melhor resolução para este caso é estar a ganhar por 0-3 aos 10 minutos, Hala Sporting!

    ResponderEliminar
  4. melhor que haja uma gaiola, assim ficam as galinhas todas no seu lugar

    ResponderEliminar
  5. Sou do Benfica e sei que este é um tema sensível... Mas Mike... Muito sinceramente...

    Querias que o Benfica experimentasse com quem! Com os 12 adeptos do Paços? Ou com os 5 do Marítimo? Isto apenas vai ser utilizado em 4 ou 5 jogos do campeonato e em jogos europeus!!!

    ResponderEliminar
  6. Os avermelhados já esta época receberem no seu estádio o poderoso Man United. Um dos maiores clubes do mundo, campeão inglês, que arrasta milhares de adeptos pelos estádios onde joga, e são de um pais onde o Hooliganismo impera.
    Posto isto, porque é que a jaula não foi experimentada neste jogo?!

    Abram os olhos sff, enjaular adeptos de futebol é irracional, desumano e eticamente inaceitável num pais que se quer civilizado. O Timming escolhido é claramente de provocação á maior instituição desportiva portuguesa que nada tem a ver com questões de segurança.

    Não sei nem quero saber se noutros estádios por esse mundo fora, este sistema exista ou deixa de existir, o que eu não admito é que em Portugal se pratique actos vergonhosos destes.

    Se o estádio da luz não tem condições de segurança para receber adeptos dos clubes visitantes então feche-se o estádio e poupem-nos a esta vergonha nacional.

    A nossa historia, os nossos antepassados, o nosso adn não nós fez nem nos faz selvagens ao pondo do adepto Português ser encarado como animal selvagem que tenha de ser enjaulado num qualquer recinto desportivo.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Ginha,

    O teu clube em vez de corrigir a porcaria das acessibilidades que tem no piso inferior, para os adeptos visitantes poderem estar na bancada ao nivel mais baixo, vai criar esta cena.

    Se o teu presidente tivesse coragem, tinha usado isso quando o Manchester lá foi.

    ResponderEliminar
  8. Este enjaulamento dos adeptos da equipa adversária, como se tivesse lepra, é uma decisão discriminatória e racista, um verdadeiro apartheid, vindo de um clube que ainda muito recentemente andou a propalar aos 4 ventos que não era racista.
    Mais que as palavras importam os actos, e, nesta matéria, esse clube de arrogantes demonstrou, para quem quiser ou souber ver, quais são os seus princípios.
    A melhor resposta para isto vai dá-la o SCP em campo!

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  9. É PAAAAHHH. Eu concordo totalmente com beifica e a sua jaula.

    Ora reparem, Portugal é um país ULTRA violento no que toca o futebol, todos os anos há feridos graves a torto e a direito, mortos, tudo e mais alguma coisa. Somos todos uns selvagens nos estádios, claro que precisamos de jaulas para proteger os adeptos e jogadores das nossas casas...

    Já para não falar nos adeptos dos outros países, eu pessoalmente ja estou farto desses adeptos que vem para ca vandalizar tudo e partir cabeças e cenas, chega disso.

    Para finalizar, acho bem que haja jaulas. Acho bem porque desta forma, lá bem em cima no anel superior dos stadiudahluz também já se vai poder ver o jogo aos quadradinhos, muita bom. Aqui ninguem considerou os ganhos tácticos, o Domingos tmb deve estar sentado na jaula e numerar os quadrados que incidem no campo, transmitindo para o seu adjunto valiosas informações de jogo, "Carriço, toca a fazer pressão na zona dos quadrados C2 até F8, linhas de passe para o B1".

    ResponderEliminar
  10. descobre-se mais depressa um mentiroso que um coxo..assim se vê que este blogue era invadido por lamps que destabilizavam

    ResponderEliminar
  11. Acho muito bem que nos separem do resto dos benfiquistas. Mas alguém aqui consegue conviver com o cheiro emitido pelo resto do estádio? pelo menos num lugar do estádio vai existir uma atmosfera respiravel.

    Em relação a direcção ver o jogo com os Sportinguistas acho muito bem e muito natural, devem ter pensado que finalmente existe um espaço no estádio que se pode ver o jogo com qualidade e com boas pessoas, com certeza antes iam para os camarotes porque era o local mais respirável de toda a lixeira. agora que vão ter um lugar tão bem frequentado nada mais natural do que estar num lugar assim.

    ResponderEliminar
  12. Esta será (a confirmar-se, como tudo indica) a melhor decisão de dirigentes do SCP nos últimos (largos) anos:

    Uma decisão que os eleva ao nível dos adeptos! Uma atitude que deve ser enaltecida e elogiada por todos nós, sócios e adeptos comuns.

    Gostaria ainda de agradecer ao 'ventuinhas' aka 'orelhas' e apaniguados o grande contributo que deram na unificação da nação leonina, ainda por cima em vésperas de um derby que pode ditar a liderança / ultrapassagem de um rival. O extra de motivação que essa enormidade da 'jaula' confere ao ânimo sportinguista. Era mesmo duma qlq cena destas que precisávamos para reforçar a nossa força, a nossa crença, a nossa determinação em alcançar a vitória. Tudo se conjuga para sairmos mais reforçados após a jornada do próximo sábado. Hoje estamos todos (ainda mais) sintonizados e por isso, independentemente do resultado que se verificar no final do jogo, já ganhámos por antecipação: ganhamos uma nova alma e vontade de lutar em torno / prol daquilo que nós todos amamos: o Sporting Clube de Portugal!

    PELO SPORTING SEMPRE!

    ResponderEliminar
  13. O carnide jogou ontem na patria do futebol e do holiganismo e que eu saiba a sua claque não foi colocada numa jaula ou numa gaiola. Realmente é fantastico a capacidade do glorigozo em ter ideias peregrinas. No campeonato nacional em quantos jogos vão utilizar esta bodega da jaula? Depois dizem que é porque querem colocar os adeptos contrarios no 2 anel.. e pk? Porque não dois aneis ? E de todos os jogos que queriam estrear esta bodega tinham logo que fazer o esforço de ser contra o Sporting. Pode ser que se lixem, o primeiro derbie do novo estádio da luz foi ganho por nós 1-3 pode ser que na estreia da jaula quem se liberte para os 3 pontos seja o Sporting.

    Quando a atitude da direcção só posso louvar. Os actos contam muito mais que palavras e este é um de coragem e sobretudo de orgulho e solidariedade para com os restantes adeptos.

    SL

    Miguel DAmas

    ResponderEliminar
  14. Estou para ver se um dia o vosso clube for ao Parque dos Príncipes, ou San Siro, Camp Nou e outros, se a direcção do vosso clube também vai para junto dos adeptos... Ca estaremos!

    ResponderEliminar
  15. Faço minhas as palavras do Virgílio.

    ResponderEliminar
  16. Discretamente esta direcção tem-me deixado orgulhoso pelas suas decisões.

    Muito me revoltei pelas anteriores que brindavam champanhe junto do porco-mor para depois o Sporting ser roubado em campo e eles nada falarem.

    Excelente post, está lá tudo dito. O Sporting são os adeptos e esta direcção sabe tratá-los e elevá-los.

    Quanto à jaula, é uma vergonha e as justificações dos porcos são de hipócritas sem coragem. Fica-lhes bem tudo, condizente com o carácter porco e hipócrita que sempre tiveram.

    Somos o Grande Sporting!!!

    *gostava de ler aqui a entrevista do Enorme Hilário ao nosso jornal em resposta ao porco-preto. Aqui também se nota a diferença de filosofia em relação a outras direcções. Os porcos historicamente fazem propaganda falsa com encomendas a jornaleiros e palhaços para contarem histórias falsas. Desta vez tiveram uma resposta à altura de um senhor, repondo a verdade, a justiça e lembrando umas histórias que desmontam o ídolo lampião..uma resposta que me parece pensada e propositada. O preto calou-se, não respondeu. Gostava de ler porque nao tive oportunidade de a ler toda.

    ResponderEliminar
  17. O Populismo é o opio do povo.
    No entanto sentam-se, comem e bebem ao lado do homem das escutas que vos chamou de atrasados mentais.
    Em Manchester que eu saiba não há historial de adeptos benfiquistas arremessarem cadeiras para o relvado.

    ResponderEliminar
  18. Eu só acho que a jaula, deveria ter ar condicionado, para não sentirmos tanto o cheiro a merda que vem das outras bancadas...

    Como ontem li e muito bem, a jaula vai servir para nos proteger dos bimbos...é mais facil fazer uma jaula para 5 mil leões, do que para 50 mil bimbos.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Caro Dezesperado, a jaula tem ar condicionado e tem isolamente de som.
    Como diz o salema garçonette, os canticos vao ser totalmente abafados, batem na rede e voltam pra trás. Os canticos e as escarretas.

    ResponderEliminar
  20. Este Ginha é mesmo anormal...

    Rapaz, os clubes que referiste terão as suas razões para ter implementado esses sistemas, o problema é que o Benfica não as tem e errou no timing.

    Uma coisa era esta acção ser concertada entre a Liga e os clubes e a partir de determinada data todos os clubes que quisessem ter este sistema, desde que aprovado, poderiam ter.

    Neste caso não aconteceu nada disso... O Benfas lembrou-se desta "maravilha" isoladamente, e com a concordância da Liga (que gosta muito de dizer que a Liga Inglesa é um modelo mas depois aprova merdas destas sem um debate colectivo prévio, como seria desejável) decidiu implementar isto num jogo desta importância.

    Sabes, para mim o grande culpado nem é o Benfas, mas sim a Liga, que autorizou esta merda sem uma consulta aos clubes.

    O Benfas fez aquilo que é habitual num clube arrogante: vamos colocar os gajos bem longe, vamos apagar as luzes, etc... etc... É o quero posso e mando habitual de um clube que da essência do desporto percebe muito pouco.

    No entanto há uma coisa positiva: uma vez mais confirmam e reforçam que o Benfas é um clube de merda - uma valente merda, aliás, cada vez mais mal cheirosa! Hipócritas do caralho!

    ResponderEliminar
  21. Colocar os gajos bem longe ? O nosso estadio nao tem fosso a separar as bancadas, ainda estão a uma distancia muito boa se se quiserem fazer ouvir.
    Apagar as luzes? Mas isso nao foi em Braga? Mau...

    ResponderEliminar
  22. Hipócritas são os que são gozados em escutas e fogem para o Brasil para nao enfrentarem o pinto rei. Hipocritas são os que se sentam na tribuna ao lado do pinto rei. Hipocritas são fazerem-se fortes com as costas protegidas pelo pinto rei.
    Hipocratas foram quando se calaram quando o pinto rei vai a alvalade e proíbe-vos de usar adereços com mensagens ofensivas ao Papa.

    ResponderEliminar
  23. Um pau de cabinda no teu cu era pouco anormal do caralho!

    ResponderEliminar
  24. Oh cabindolas....hipocritas??!! Queres falar de Hipocritas? O teu presidente andou de braço dado com o tal Pinto rei. Fernando Martins foi o primeiro a abrir-lhe as pernas no intuito de aniquilar João Rocha e um Sporting que era vigoroso. Aliaram-se a eles e alimentaram o bicho papão. E quando nos sentamos pela primeira vez a mesma mesa (para grande tristeza minha) já outro teu presidente , Manuel Damasio tinha tambem aberto as pernas ao pinto rei adoçado na boca pela presidencia da liga de clubes. Por isso meu caro se quer falar de hipocrisia fale correctamente , porque vcs , o grande glorigozo que fizeram quando Dias da Cunha lutou contra o sistema? Calaram-se porque serviam se dele com o benaplacito do pinto rei.

    Hipocrisia é toda sua meu caro ao tentar deturpar factos. Quanto a jaula , no jogo de retorno podem ficar no fosso.....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  25. Sim, o Vale e o Damasio fizeram muito mal ao clube, claro. Mas isso já foi há 20 e 30 anos atrás.
    Estamos a falar do presente ou de um passado recente que ainda se repercute actualmente.
    Eu não gosto da jaula e nem isso vai resolver eventuais problemas entre adeptos fanáticos de ambos os lados.
    Lamento apenas que em circunstâncias bem mais lesivas para o clube, nomeadamente quando se andou a pagar a árbitros para o Sporting perder (segundo vós proprios), ou o Presidente desse clube chamou de anormal a um funcionário do clube e ridicularizou o do Sporting, a direcção leonina da altura nunca tenha tomado medida tão dura e se tenha continuado a sentar na tribuna presidencial com os Presidentes lado a lado, o que me leva a crer que o problema não será a caixa de segurança mas sim o clube que a coloca.

    ResponderEliminar
  26. Caro Mike,
    "... grande glorigozo que fizeram quando Dias da Cunha lutou contra o sistema? Calaram-se porque serviam se dele com o benaplacito do pinto rei.", isto não é verdade. Não se calaram.
    O seu actual presidente disse na altura que, ou Dias da Cunha provava o que dizia, ou teria de se demitir. Repito, foi o actual presidente que disse isso e não algum presidente de há 20 ou 30 anos atrás.
    Quanto a continuares a argumentar com esta gente, parece-me que é dar pérolas a porcos, literalmente.

    ResponderEliminar
  27. eu quero mas é ver quem é q da direcção do sporting vai para a bancada?

    falar é mto bonito, mas só quando os vir na nossa casa junto da maralha é q vou acreditar, pq os viscondes são sempre dirigidos por betinhos q se baixam na Luz ou no estádio do ladrão lá em cima!

    e para que fiquem já calmos, Cardozo 2 - Patrício 0.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)