domingo, 27 de novembro de 2011

Ódio gera o quê?



Amor?

Respeito?

Amizade?

Tolerância?

Ou ainda mais ódio?

Ontem os adeptos do SCP foram tratados de um forma desrespeitosa, inimiga, intolerante, odiosa. De uma forma nojenta e, como não seria muito difícil de imaginar, reagiram MAL. Reagiram com ódio ao ódio com que foram tratados.

Somos diferentes? Sim, e somos humanos. Passíveis de errar. Da indignação à revolta basta um pequeno rastilho e erramos ao incendiar as cadeiras 'enjauladas' do Estádio da Luz. Mas depois do tratamento recebido julgo que seria praticamente sobre-humano esperar beijinhos e abraços da nossa parte. Somos diferentes, não somos santos. A verdade é que os dirigentes do Benfica tiveram tempo para pensar, reflectir nos prós e contras e em função disso, decidir. E decidiram… muito mal, já se viu, ao encontrarem uma solução abjecta. Já aos adeptos do Sporting foi-lhes imposta essa decisão com a agravante de se verem confrontados com umas condições indescritíveis, desprezíveis mesmo. Depois destes factos é fácil perceber a origem do caos, e o grau de responsabilidade com que ambas as partes contribuíram…

“A Jaula”, também conhecida como “A Gaiola” ou, no cúmulo da hipocrisia e cinismo de alguns, “A Zona de Conforto”, este tristemente polémico e já famoso episódio de pioneirismo lampião, teve as consequências espectáveis: desprestigiou, denegriu, degradou o desporto e o futebol. Não há que fugir das constatações: “aquilo” ou “aquela coisa horripilante”, como eu acho justo chamar-lhe, é uma VERGONHA que espero jamais ver repetida no nosso Estádio… A "gaiola" ficará para sempre associada ao slb e ao seu estádio. Um estigma, uma nódoa que lhe está associada desde ontem. Espero que em exclusivo. Será nessa decisão, de não adoptar outras soluções semelhantes com “aquela coisa horripilante”, que poderá confirmar-se, realmente, a nossa diferença.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, 105 anos a dignificar o desporto.

22 comentários:

  1. Nós poderíamos fazer outra coisa. Era tapar o fosso todo menos na zona das claques adversárias. Embora isso fosse um abaixamento de nivel igual ao deles.

    ResponderEliminar
  2. Incriveis as declarações de uma Srª da PSP que ouvi esta manhã na televisão... Diz a srª que a 'caixa de conforto' foi prevista para cerca de 1000 adeptos e que foi ocupada por mais do dobro da lotação!!! Mas, não foi a policia e a organização do jogo (SLB) quem emcaminhou os 3000 bravos Sportinguistas para a dita 'caixa'? Diz quem lá esteve (eu sou alérgico a galinhas e porcos e por isso não entro naquele antro) que nem sequer se podia ir ao wc tal era o excesso de lotação, e que se algo sucedesse (um desmaio, doença súbita, etc.) era impossivel alguém sair ou ser assistido.
    E já agora, nós que nunca matamos ninguém com um very-light, nem agredimos árbitros assistentes no nosso estádio somos revistados 4 vezes à entrada, e os galináceos levaram todo o tipo de engenhos pirotécnicos, eles, que têm 'cadastro' e nem sequer estão legalizados... Enfim, fair play à moda do slbosta...

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  3. E já agora, para as virgens ofendidas, os anjinhos que a nimguém fazem mal, os imaculados e exemplares adeptos e dirigentes do slbosta deixo aqui uma imagem captada durante a última visita do slbosta ao Alvalade XXI

    https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc6/183903_1444970743182_1800541772_819047_2970933_n.jpg

    SL
    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  4. Pois eu acho que não há desculpa para o vandalismo. Nenhuma justificação serve. Há outras formas de reclamar, por exemplo preencher a ficha de reclamação que há em todos os estádios. Gostava de ver 3.000 reclamações no estádio da Luz. Isso sim era civilizado e faria-nos justiça. Queimar cadeiras é tão errado como as condições em que nos colocaram. Por mim espero que quem o fez seja castigado de acordo com a lei. Para terem uma ideia a pessoa que apontou o laser ao Cristiano vai ter de pagar uma multa de €4.000 ... E sabem no que isto se vai traduzir? Numa conta para o SCP pagar ao SLB, além de não ser correcto nem justificado não é inteligente. Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que o Sporting devia fazer uma coisa parecida. Não por vingança ou ódio, mas apenas por lógica.

    As vantagens são muitas. Adeptos visitantes ficam mais longe do relvado, sente-se menos a sua presença. Os lugares que passam a ocupar são indubitavelmente mais baratos, pelo que se podem vender lugares anuais bem mais caros, que antes estavam ocupados pelos visitantes.

    O único lamento é o facto de condições de WC e Bar não estarem disponíveis. Isso é ridículo e de baixo nível. Mas estando isso assegurado não vejo qualquer problema com a jaula.

    Quanto às duas pessoas por lugar, quem utiliza esse argumento NUNCA tinha ido ao estádio da luz. Sempre foi assim. E em Alvalade também é assim na zona das claques.

    Sejamos superiores a sério. E isso envolve pensarmos com lógica e não com ódio.

    ResponderEliminar
  6. Boas, será que podem adicionar o meu blog ao vosso?

    leaorei.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. "A verdade é que os dirigentes do Benfica tiveram tempo para pensar, reflectir nos prós e contras e em função disso, decidir. E decidiram… muito mal".

    Será que decidiram mal? A mim, parece, que o plano correu às mil maravilhas. E ainda ganharam o jogo!!

    Eles queriam era aquilo que se passou! Para justificarem, ainda mais, a "jaula".

    Mas Virgílio, tu e outros são seres inteligentes (tal como foram os dirigentes do SLB), mas e os acéfalos de muitos adeptos vermelhos? E a comunicação social? E a polícia? Porque os temas deviam ser: 1000 lugares para 3000 pessoas; 5 revistas a pessoas enjauladas à entrada do estádio; 30 minutos sem ver o jogo; sem acesso a WC e Bar;

    Mas não. O tema é o fogo, as cadeiras e, dizem eles, a azia.
    E os carneiros seguem o que diz/faz o Cabrão (não estou a insultar ninguém, vejam o dicionário).

    Até já tive que ouvir o Rui Santos a dizer que os dirigentes do Sporting é que foram os irresponsáveis!! Eu só queria um Benfica-Porto para daqui a uns dias...

    A reacção (mal, sempre mal, pois violência não a solução, pelo menos para mim) foi a que o Benfica, a Polícia, a Liga e a Comunicação Social queriam. Só que ninguém diz que foram eles a criaram. E nós caímos na armadilha.

    (e ainda ganharam o jogo...)

    ResponderEliminar
  8. Daniel Sociedade Sporting27 de novembro de 2011 às 19:27

    A situação que aconteceu ontem só é bem analisada por quem lá esteve e não por jornais, porque hoje é possível ler algumas interpretações congeminadas por quem não percebeu nada do que ontem aconteceu - o jornal do Benfica, A Bola, atribui os problemas pós-jogo à falta de visão provocada pela rede.

    A caixa é ridícula, abriu um precedente, mas dificilmente será emulada por outros, porque nos outros estádios não existe ora logística, ora capacidade.

    Mais do que cobrir o fosso, eu espero que as cadeiras sejam trocadas, porque são elas que tornam o estádio do Sporting num recinto simpático para o rival. É preciso tornar aquele estádio todo verde, mais nada.

    E é preciso que alguém de direito se insurja contra a forma animalesca que define as entradas dos adeptos do Sporting naquele estádio, um autêntico atentado contra o corpo.

    Eu que sou jovem aguento, mas outros, principalmente mulheres, sentem dificuldades sérias.

    Pessoal, é preciso receber duas vezes pior os benfiquistas em Dezembro, quando estes forem eliminados na eliminatória da TP que se realizará nesse mês.

    ResponderEliminar
  9. Cantinho;

    Mantenho: decidiram mal. Decidiram contra a dignidade e contra o respeito que deve imperar no desporto. "O Desporto como escola de virtudes"... Eu sei que esta sociedade perde valores a cada dia que passa. Mas qd perdermos a dignidade o que é que nos resta?


    Nada. Acredita. Ontem perdemos. Dentro do campo, com muita dignidade e merecedores do respeito de todos. Até dos nossos adversários, mesmo que não o admitam. Ontem eles tremeram no relvado. Mais do que esperariam... E perdemos também fora do rectângulo de jogo, qd tivemos quase a vencer em toda a linha, a dar mais uma lição a este País, cada vez mais podre. Foi por pouco e a falta de inteligência, como dizes, não permitiu que aguentássemos aquelas condições até ao fim. Mas mt pior que a nossa falta de inteligência em mantermo-nos superiores a tudo aquele ardil montado pelos lampiões, foi a falta de dignidade patenteada naquela espelunca de “gaiola” e estádio e promovida pelos lampiões. A gaiola, bem vistas as coisas, faz todo o sentido ter nascido ali. E podem mantê-la lá por muitos e vergonhosos anos. Aquilo é o símbolo da falta de dignidade, da selvajaria em que se transformou o benfica. É, no fundo, a imagem do benfica e dos seus actuais dirigentes. Que lhes faça bom proveito. Qt ao que alegam orelhas e apaniguados, a psp, a liga de clubes, a CS vermelha, pouco me importa. Podem gastar as palavras todas, podem usar todos os subterfúgios que para mim (e estou convicto, milhares de outras pessoas), aquilo continuará a ser “aquela coisa horripilante”.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Quanto a mim o melhor que poderíamos ter feito era ter deixado a Zona de "desconforto" completamente vazia.
    Mesmo que já tivessem sido vendidos a direcção do Sporting deveria ter feito um apelo nesse sentido e reembolsado os adeptos que os devolvessem. Não seria por não terem lá adeptos que a equipa não jogaria...e quem sabe até poderia ter servido para os incentivar a dedicar a vitória aos que não estiveram lá.

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente acho que se està a fazer uma tempestade num copo de agua com esta historia. O Pedro S. sublinhou argumentos logicos para tudo isto. Parece-me que muitos sportinguistas estão agora agarrados a isto para não terem de pensar no facto de terem perdido a jogar contra 10.

    ResponderEliminar
  12. O problema é que esta "tempestade num copo de água" vai ser aproveitada e empolada de forma a nos agrupar num cantinho do futebol português como terroristas, como violentos.

    Para variar, esperam águas turvas e pouco aconselháveis para a navegação institucional do Sporting. Não podemos cair, como instituição, no caminho fácil da retaliação - somente porque não temos qualquer importância no poder mediático plenamente conquistado pelo sistema bipolar e autocrático, e como tal seríamos crucificados e apresentados como o pior exemplo de comportamento.

    Não será fácil respeitar quem nos persegue e provoca, mas a nossa história e os nossos ideais assim o exigem.

    ResponderEliminar
  13. Sobre o aqui também comentado assunto Laser: as imagens do jogo mostram vários jogadores do Sporting a serem atingidos por um laser verde, e num canto o Oneyw a ter de pôr a mão à frente dos olhos para ver a bola - espero que isto não passe em claro! Em relação à jaula penso assim: se vou a casa de um colega almoçar e ele me dá espinhas como almoço e ele come bife, eu quando o convidar para minha casa - vou-lhe dar uma bofetada de luva branca - ou seja como bife e dou-lhe bife também a ele. mas se noutra ocasião ele fizer o mesmo aí ele nem espinhas merece da minha parte! Temos de nos dar ao respeito, temos de tratar os outros como eles nos tratam a nós! Ou então somos uns tótós, uns coitadinhos! Isto do futebol português não é para Fracos ou tótós! S.leoninas.

    ResponderEliminar
  14. sao eles que fomentam este nosso odeio e antibenfiquismo. e esta cada vez maior!

    http://cuatidiano.wordpress.com/2011/11/28/coisas-que-odeio-3/

    ResponderEliminar
  15. Todos, mas todos a irem na cantiga da Direcção do Sporting !

    ResponderEliminar
  16. Mais uma vez digo, uma tempestade num copo de agua. E o curioso é que, como o dosul disse, està tudo a ir na cantiga da Direcção.

    Enquanto pensarem na "forma injusta como foram tratados" (mesmo se efectivamente houve problemas de organização, é inadmissivel entrar no estadio com 30 minutos de jogo) e no discurso do acessor de imprensa do Benfica, não pensam no facto de terem perdido contra 10, de terem jogado pîor contra 10 do que contra 11, de não terem conseguido marcar a uma defesa onde jogaram Emerson e Jardel e onde o Maxi estava roto.

    Por outras palavras, não pensam na imaturidade (é normal, equipa jovem) da equipa que em vez de continuar a meter dificuldades ao Benfica pelas alas (estavam a dominar nesse aspecto) começaram a enviar bolas longas para as girafas (Garay, Jardel, Witsel, Javi) do Benfica. Uma imaturidade que significa provavelmente que não é este ano que são candidatos, mas para o proximo ano com certeza.

    Ou seja, em vez de pensarem na optima ocasião perdida de vencer o Benfica 3 anos depois, estão distraidos com outros temas que finalmente vos dão a "vitoria moral". Mas isto é normal. Finalmente, depois de anos e anos perdidos, o Sporting, com o Godinho e com o Domingos, voltou a ter unidade e essa unidade é preciso manter-se para o Sporting tornar-se mais forte.

    ResponderEliminar
  17. Ó David:

    Mas quem é que quer encobrir o quê e a quem?

    o jogo acabou, ganharam, com sorte, faz parte, parabéns pelos 3 pontos. Mas a jaula continua, ainda lá está... à espera das próximas vítimas.

    Mas eu percebo, que alguns queiram é falar de um jogo que já está mais do que debatido e analisado... E não de um 'fenómeno' que veio contribuir para a escalada de violência no desporto em vez de o atenuar...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  18. Este fenomeno veio contribuir para a escalada de violência... sim, estou de acordo. Não era preciso pensar muito para saber que os sportinguistas iriam sentir-se injustiçados com esta medida. Mas hà que ter cabeça fria e pensar o porquê desta medida e não partir directamente para a mania da perseguição.

    O Benfica quis mudar a disposição dos adeptos das equipas adversarias, reservando-lhes uma parte do quarto anel. A partir do momento que tal foi decidido, a rede era indispensavel para impedir que objectos sejam tirados para os adeptos benfiquistas em baixo. Isso é compreensivel e não é tratar os adeptos sportinguistas de violentos. Idiotas que lançam moedas, por exemplo, existem em todo o lado. Jà os muros são desnecessarios.

    Agora dois pontos: 1° isso não legitima a acção de alguns adeptos sportinguistas que meteram uma parte do Estadio a arder; 2° num momento em que o Sporting finalmente encontrou união e moral, este caso serve, e tenho profunda convicção disso, para "encobrir" (palavra utilizada por si) um péssimo jogo do Sporting que face a um adversario que nesse dia foi efectivamente fraco (basta olhar para a composição da defesa do Benfica e adicionarmos a isso meia-hora com 10 jogadores) não apenas perdeu como nem 1 golo conseguiu marcar.

    Pensar na jaula e não na infantilidade dos jogadores do Sporting (como referi no meu comentario anterior) e na falta de reacção do Domingos face à disposição da equipa do Benfica feita por Jesus apos a expulsão é muito mas confortavel.

    Mas como disse, tudo isto teria sido evitado se a direcção do Benfica tivesse tido mais "tacto". Isso não nego.

    ResponderEliminar
  19. "Mas como disse, tudo isto teria sido evitado se a direcção do Benfica tivesse tido mais "tacto". Isso não nego"

    ESTAMOS CONVERSADOS.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  20. Atenção ao túnel e ao balneário da lixeira..andam por lá muitas ratazanas e uma delas é da damaia..eles são do piorio que existe no futebol..desde que eles chegaram a carnide que nunca mais houve paz no futebol..é preciso eliminar essas ratazanas para haver paz no futebol..

    ResponderEliminar
  21. Mais de 1 ano depois e o único problema ocorrido com a dita "jaula" foi só e apenas neste jogo.
    Curioso ou algo a reflectir?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)