Dizer como disse aqui, aquando da sua contratação, que Rinaudo ia cair no goto dos adeptos leoninos não é muito meritório. É muito fácil de perceber que jogadores que jogam como o argentino o faz facilmente são os escolhidos pela massa adepta, que gosta de ver traduzida na atitude dos jogadores em campo a paixão inquebrável e o empenho sem limites que os liga ao clube do coração. Estes jogadores são como os delegados ao jogo dos adeptos, aqueles que os representam em campo, não sendo por isso de estranhar a frustração, a dor e alguma descrença que se abateu sobre grande parte dos adeptos que já se pronunciaram sobre a mais que provável longa ausência de Fito dos relvados. Como se os adeptos perguntassem, e agora quem jogará por nós?
Antes de ir à resposta à pergunta faço um parêntesis para dizer que, acima de tudo, este é o momento de lembrar o infortúnio do jogador e do calvário que vai viver. Lesões com a gravidade que se estima que esta possa ter deixam de imediato em causa a carreira do atleta. (Devo dizer que temo mais os problemas ligamentares associados normalmente a lesões deste tipo do que as fracturas). O estado em que se encontra tem que ser totalmente superado e revertido para que possa voltar a jogar e, nos piores cenários, isso nem sempre acontece. Ao contrário da equipa e do clube, que prosseguirão na senda das vitórias, como estimamos, o jogador está impedido de fazer o que mais gosta e que, simultâneamente é fonte de rendimento e dos seus familiares. Que o momento delicado que vive seja ultrapassado sem sequelas, é o que todos desejamos.
Estando obviamente preocupado com a ausência de Rinaudo, não partilho do fatalismo como ela parece estar a ser encarada. O Sporting não deixará de jogar com onze jogadores, contando com Domingos para encontrar a melhor solução, que no imediato, até Dezembro, passa pelos recursos internos, e que pode ser colmatada em Dezembro no mercado. Lembro que o nosso treinador teve que se desunhar quando, no golpe dos túneis, se viu privado de um jogador provavelmente tão nuclear para o Braga de então - Vandinho - como pode ser Rinaudo para o Sporting de hoje. O cliché que os problemas são oportunidades não existe por acaso: quantas vezes se resolveram com ganhos problemas que pareciam insolúveis?
A lesão de Rinaudo, sendo sem dúvida nenhuma inoportuna, em particular quando se avizinham os jogos teoricamente mais difíceis, é também a oportunidade para um toque a reunir interno. Que a equipa que seja chamada ao relvado honre a camisola de Rinaudo, emulando a sua vontade e querer na disputa dos lances. Que Rinaudo, na sua ausência, olhe para equipa no relvado e sinta que ali também joga um bocado dele e por ele.
A nós adeptos cabe-nos não acreditar fatalismos ou conformarmo-nos com os destinos que nos apontam. O pouco que vimos esta época permite a esperança de acreditar que a sentença de morte proferida sobre o nosso estatuto de grande é nitidamente desajustada. Ao contrário do que por vezes se pensa, o que temos por certo em cada jogo é a derrota. A história do Sporting, ao longo de mais de cem anos, é a história do inconformismo contra esse destino certo, que tem sido superado com distinção em muitos recintos desportivos. Rinaudo é muito importante mas NÓS TODOS SOMOS O SPORTING!
Em frente Sporting!
Bom post.
ResponderEliminar"Estes jogadores são como os delegados ao jogo dos adeptos..."
Excelente esta frase.
Não é uma fatalidade mas eu não tou a ver substituto á altura do Rinaudo.
Provavelmente teremos que jogar para resultados magros e mais em contenção.
Força Rinaudo, Domingos mostra do que és capaz.
O substituto natural do guerreiro Rinaudo serão os 11 jogadores leoninos que entrarão em campo que irão correr e lutar como equipa e dessa forma ultrapassar os obstáculos que se lhes oponham.
ResponderEliminarForça Rinaudo Força SPORTING !!!
Parabéns pelo excelente post! Parabéns pela data grande sportinguista!
ResponderEliminarVitor
Unam-se.. Se todos derem mais um bocadinho de si poderão compensar a falta do nosso guerreiro. Mas vai fazer muita falta!
ResponderEliminarVamos criar um face ou coisa do genero no apoio ao rinaudo
ResponderEliminarque acham da ideia?
É realmente uma perda muito importante para o SCP e já senti também os sinais de fatalismo que falas.
ResponderEliminarApesar de como tu não entrar nessa "onda", não vejo no plantel uma solução à altura pelo que o caminho é aquele que dizes no post: cada um dar um pouco mais de si de modo a que não lamentemos a ausência do Rinaudo.
Que recupere bem e que venha em condições de ajudar a equipa como até aqui, é o que desejo. E não nos esqueçamos que acima de qualquer jogador, dirigente, adepto, está o SCP!
FORÇA REINAUDO!
ResponderEliminarEnooooooooorme post!
ResponderEliminar