quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pintura borrada, noite azarada

Se há sinais de que as coisas vão correr mal estes não faltaram no jogo de hoje na Roménia. Ainda antes de decorridos os primeiros 10 minutos de jogo o Sporting via-se amputado de uma das suas peças fulcrais, Rinaudo e provavelmente para o resto da época. Quase em simultâneo Bojinov ficava nitidamente inferiorizado, aparentemente ressentindo-se dos problemas que o afectaram no inicio da época.

Não há derrotas boas para um clube como o Sporting, em especial quando elas são sofridas ante um adversário localizado nas profundezas ignotas dos rankings europeus. Mas esta já ninguém nos tira e há, por isso, que saber (i) saber tirar a devidas ilações e (ii) conter os danos. Por outro lado este era um jogo em que perder não significaria perder muito.

Não vejo razões para deitar as mãos à cabeça, apesar da pálida imagem que deixamos de nós próprios. No jogo de hoje vincamos a traços mais fundos e durante mais tempo algumas das limitações da dinâmica colectiva que eram já evidentes no nosso jogo mesmo quando íamos construindo uma deliciosa série vitoriosa. E se então não tínhamos razão para triunfalismos não me parece que se justifique agora qualquer desespero. Fica porém o aviso pois o que o nos Valui nos fez está perfeitamente ao alcance de grande parte, para não dizer todas, das equipas mais modestas do nosso campeonato.

Concretamente em relação ao jogo foi penoso constatar a nossa incapacidade para penetrar nas últimas linhas dos romenos, muito porque o treinador percebeu que para isso bastaria recuar as linhas e tapar as laterais, que é por onde fomos timidamente atacar. Acabamos o jogo praticamente sem rematar com perigo à baliza, fazendo penar de frio o guarda-redes do Vaslui. Diga-se que Boeck esteve praticamente em situação semelhante, sofrendo um golo resultante de uma série de ressaltos. E também não convém esquecer 1 penalty claríssimo que nos daria um empate.

Confesso a minha desilusão com a leitura feita por Domingos, traduzida na última substituição, ao retirar Matias colocando Rúbio no seu lugar. É certo que Matias não estava muito feliz (e com ele os outros 10...) e que Rúbio muito menos é réu nesta causa. Mas foi aqui que o Sporting se foi de vez do relvado romeno, uma vez que, se a bola não chegava a Wolfwinkel de forma jogável, não era pela linda cara de Rúbio que ela se encaminharia mais docilmente para os pés dos avançados. E assim borramos uma pintura que até estava a ser muito bonita de apreciar.

FICHA DE JOGO

Estádio: Ceahlaul, em Piatra Neamt (Roménia).

Vaslui – Sporting, 1-0. Ao intervalo, 1-0 Marcador: 1-0, Pereirinha (p.b.) 30'.

Vaslui: Cerniauskas, Milanov, Papp, Farkas, Milisavljevic, Zmeu, Pavlovic (Costin, 79), Neagu (Jovanovic, 44), Adailton, Sanmartean (Gheorghiu, 89) e Bello. (Suplentes: Puia, Gladstone, Costin, Jovanovic, Gheorghiu, Balaur e Buhaescu).

Sporting: Marcelo, Pereirinha, Daniel Carriço, Rodriguez, Evaldo, Rinaudo (André Santos, 12), Schaars, Matias Fernandez (Diego Rubio, 65), Carrillo, Capel e Bojinov (Wolfswinkel, 46). (Suplentes: Tiago, João Pereira, Onyewu, André Santos, André Martins, Wolfswinkel e Diego Rubio).

Árbitro: Kristinn Jakobsson (Islândia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carrillo (28), Papp (41), Sanmartean (56), Milanov (90) e Diego Rubio (90+3).

P.S.- Os meus agradecimentos à Bancada de Leão, que me informou do sucedido com o Rinaudo, estava eu entretido a pensar o que escrever sobre este jogo tão triste.

10 comentários:

  1. O Rinaudo e o Wolf são os únicos jogadores verdadeiramente fulcrais e insubstituíveis.

    Quero continuar a acreditar que se trata apenas do tornozelo.

    FCS

    ResponderEliminar
  2. Noite péssima em todos os aspectos.
    Então se se confirmar a gravidade da lesão do Rinaudo, as minhas esperanças numa boa época vão pelo cano abaixo...

    ResponderEliminar
  3. Calma pessoal,não só Rinaudo ainda vai jogar esta época como o André Santos vai fazer um grande campeonato e vai definitivamente dar o salto.
    Hoje tivemos azar com uma dose de raça a menos em alguns jogadores.
    Não gosto,mas acontece.

    ResponderEliminar
  4. Foi preciso ir aos confins da Roménia para acontecer uma desgraça... Não, não falo da derrota, falo da (possível) dupla fractura (tíbia e perónio)do Fito.

    Era difícil o jogo correr pior. Ainda nem vi as imagens, mas segundo os comentários que ouvi na radio a caminho de casa a 'coisa' foi mesmo mt feia.

    FORÇA RINAUDO!

    ResponderEliminar
  5. O Sporting, mesmo tendo jogado com muitos jogadores que não são primeiras opções, não pode jogar com esta falta de intensidade, jogar assim com um adversário tão modesto é uma tristeza, revela uma falta de ambição tremenda.

    Mas, mais grave que o resultado, que para mim foi vergonhoso, é a lesão do Rinaudo.

    Eu, que sou treinador de bancada, não consigo vislumbrar um substituto minimamente á altura do Rinaudo numa zona tão importante do meio campo.

    Espero que não se confirme o pior cenário.

    O André Santos substituir o Rinaudo ... é para rir, eu até gosto dele , é produto da nossa academia, mas isso por si só não é suficiente, talvez Elias possa ser a solução, no entanto obriga o Matías a fazer muitos jogos o que para ele já se sabe que não dá.

    Vamos ver que soluções encontrará Domingos.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Os gajos podem ser uns abéculas mas não duvidem que defendem muito bem!
    O DEUS rinaudo foi um duro golpe até porque a andrezinha santos não passa de um mole que devia ser emprestado ao feirense para aprender a ser rijo e a meter o pé à bola!

    ResponderEliminar
  7. O André Santos não "vida" para substituir o Rinaudo até pq o André Santos não é trinco.
    Tal como quiseram fazer do Adrien, tb querem à força colocar o André Santos à frente da defesa.
    Não tem perfil nem agressividade para isso.
    Colocar o Elias a trinco é andarmos coxos,até pq o Matias não aguenta 3 ou 4 jogos seguidos.Temos definitivamente um problema e Janeiro ainda está longe.

    ResponderEliminar
  8. Estou triste. Pensava que era desta. Continuemos unidos! "Vão vir" tempos difíceis no imediato, e nós temos de dar a resposta já no domingo. Temos de ir todos a Alvalade e gritar pelo Rinaudo e pelo resto da equipa.

    ResponderEliminar
  9. domingo é para voltar às vitórias, hoje foi erro de percurso. quem quiser espreitar:

    http://cuatidiano.wordpress.com/2011/11/04/derrota-sem-mudanca-de-rota/

    ResponderEliminar
  10. Caros amigos Sportinguistas,
    Nem as anteriores vitórias nos transformaram em super equipa/clube, nem esta derrota nos transformou em equipa/clube medíocre!
    Há males que vem por bem, colocando todos com os pés na terra e percebendo que é preciso tempo para construir!
    A partir de agora a união é ainda mais importante, os jogadores aptos e o treinador vão enfrentar novos desafios, e a forma como os superarem dirá muito deles. Que eu saiba de insubstituíveis estão os cemitérios cheios.
    Mas o desafio principal é a nós apoiantes, só estamos lá nos 6-1 ou vamos estar neste momento difícil, não faltando com a nossa solidariedade a jogadores menos rodados e com mais dificuldades?
    Soluções? Angariarmos mais 40 milhões para irmos buscar mais jogadores, que irão necessitar de meses a se adaptar a outros que ainda estão em período de adaptação!
    Nortadas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)