quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sporting Clube de África


É aparentemente difícil de entender como é que foi possível o Sporting não se ter deslocado a Angola nos últimos 32 anos mas as razões não andarão muito longe dos problemas sentidos por ambos os lados: Angola esteve envolvida numa guerra civil que terminou há relativamente pouco tempo e o Sporting tem vivido nestas mais de 3 décadas demasiada turbulência para se preocupar com estratégias expansionistas e relações exteriores das quais não deveria nunca ter abdicado. Nestas matérias, como infelizmente em muitas outras, o Sporting trabalhou os dossiers muito pela rama, de forma inconsequente e cujos resultados não passaram de um enunciado de boas intenções e algumas fotografias em jornais.

Com a actual digressão a Angola o Sporting tem agora uma nova oportunidade  de voltar a por nos carris uma ligação emocional que não se extinguiu com a independência daquele grande País africano. Pude testemunhá-lo pessoalmente durante um período recente da minha vida, em que tive oportunidade  de conhecer um ínfima parte deste colosso africano, onde o Sporting possui uma legião de adeptos que, tal como nós aqui mais perto, sofriam a bom sofrer com as desventuras do nosso futebol. Seria até o Sporting o motivo de desanuviamento num incidente em que me vi involuntariamente envolvido e que terminou com o selar de uma vasta relação que me “obrigava” a, sempre que voltava ao País, a ir carregado de um rol de lembranças alusivas ao Sporting, que se estendiam desde pequenos pechisbeques para oferecer, a encomendas personalizadas como camisolas e outros artigos do género.

Mas as oportunidades em Angola não se esgotam apenas no cuidar da ligação afectiva aos seus adeptos. Angola tem necessidade de recursos humanos e conhecimento em praticamente todas as áreas e o Sporting, na actividade desportiva, que não se esgota no futebol , tem o know-how e também a necessidade de diversificar as suas fontes de recrutamento. De ambas as necessidades falta fazer encontrar no mesmo patamar as vontades que contribuam para tornar a relação profícua para as partes envolvidas. Pensar que o Sporting só tem a receber e nada a dar é condenar a um fracasso e um desperdício de energias e recursos, porque tal não será tolerável pelo outro lado. De igual modo orientar a ligação a Angola, em matéria de cooperação, numa perspectiva de resultados no curto prazo é não só uma perspectiva tacanha como irrealista. Fazer nascer e vingar projectos em Angola, como em África em geral, requer uma resiliência muito acima do que é exigido noutros pontos do globo, onde estruturas e recursos humanos estão a um nível superior.

Para fazer vingar o nome do Sporting em Angola, dar e retribuir dividendos, o clube tem que fazer uma aposta séria e a sério. 

A sério porque a meu ver tal implicará a deslocação de pessoal, devidamente articulado com os recursos humanos locais e conscientes da diferente realidade que irão encontrar. Tal pode e deve ser encarado como uma porta que se poderá abrir a antigos atletas que agora abraçaram carreiras técnicas, como Oceano, Venâncio e outros e que de momento se encontram sem exercer qualquer actividade, constituindo assim um alfobre de técnicos com ligação ao clube, contribuindo em simultâneo para a formação de recursos locais.

Aposta séria porque tem que atender às especificidades concretas do meio. Essas obrigam a um planeamento muito especifico , muito diverso do que é feito por exemplo em Portugal para abertura das tradicionais réplicas da Academia. Muitos dos jovens angolanos não têm, como ainda vamos tendo em Portugal, a garantia de poder fazer o número mínimo de refeições, p.ex., o que colide com a actividade desportiva, pese embora, como pude testemunhar pessoalmente, o assombroso espírito de sacrifício e generosidade física com que a generalidade dos praticantes dedicavam à actividade física. Em Angola o modelo de Academia deveria ser repensado. Como mero exemplo a faixa etária deveria estender-se para lá dos 14 anos até ao  inicio da idade sénior e estendido o acompanhamento dos atletas, através de protocolos com clubes, de forma a tornar o crivo mais estreito, tendo em conta que o grau de desenvolvimento físico e intelectual, por forças das circunstâncias, tende a surgir mais tarde.

Falei até agora apenas nas dificuldades para que os leitores pudessem aperceber-se, de forma superficial, através de alguém que conhece um pouco da realidade angolana,  das dificuldades que envolvem o regresso do Sporting a Angola. Mas, tal como tudo o que é raro e delicado, pode gerar lucros substanciais. Basta para tal que numa geração se encontre um diamante como Jordão ou Dinis, por exemplo, que, aos preços que se pagam os jogadores das suas posições, pagariam todo o investimento realizado. Mas mesmo sem lograr pedras desse quilate, o Sporting se for sério e for a sério para Angola, assim como para a generalidade dos Palop´s, pode reencontrar um caminho onde já foi feliz.

6 comentários:

  1. Enquanto a generalidade dos seus congéneres hoje se "divertem" a dar relevo e publicidade a quem não devem e a quem não merece encontro mais uma vez aqui um excelente contributo para o clube. Razões acrescidas para continuar a ler-vos. Sl

    António Matias.

    ResponderEliminar
  2. Excelente, como sempre, o seu artigo. Bom português, ideias claras e sucintas. É um prazer, lêr os seus posts. Bem Haja.

    ResponderEliminar
  3. E Pq não Sporting Club de Portugal em Cabo Verde!
    Eu sou adepto do Sporting, sou de Cabo verde, e gostaria muito de ver o nosso Sporting cá em Cabo Verde.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a todos pelos comentários.

    Iolando Pinto, por isso digo que "para a generalidade dos Palop´s, pode reencontrar um caminho onde já foi feliz."

    ResponderEliminar
  5. LdA, este post é um tratado para aplicar às emoções que vamos sentir logo pelas 18.00H.

    Como dizias no post anterior, ser Sporting Clube de Portugal tem um significado maior do que Sporting de Lisboa (seja quem for este...). Para o Sporting por toda a sua história esse Portugal incluía de forma muito vincada toda a Diáspora Portuguesa.

    Sporting Clube de Portugal era, Timor, India, Macau, Cabo Verde, etc., etc., para lá das ex-colónias somos um país, um Portugal de milhões de emigrantes, Sporting Clube de Portugal é também EUA, Canadá, Venezuela, Alemanha, Suiça, França, enfim uma infinidade de destinos onde existe Sporting.

    Eu nasci em Maputo e comecei a minha carreira de espectador nos pavilhões de Lourenço Marques a ver "derbys" de basquetebol entre a Académica e o Sporting, isto era Portugal.

    Os clubes nacionais foram muito felizes nesses destinos e existem laços que são impossíveis de apagar.

    Descreves bem as dificuldades que há em implementar algo em Luanda/Angola, mas há no Sporting grande conhecimento sobre isso, falo de Manuel Fernandes que trabalhou lá durante bastante tempo e será um conhecedor perfeito de todas as realidades.

    É obrigatório dar esse passo, em Angola, Moçambique, Cabo Verde, etc., mas é também obrigatório não errar, não desiludir será um investimento grande mas África sempre nos devolveu com juros.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)