quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Selecção a verde reluzente, mas nem tudo é ouro

Portugal puxou dos galões de uma das melhores equipas europeias dos últimos anos e apurou-se para o torneio de verão a leste onde estará "la creme de la creme" do continente na modalidade. Conseguiu assim fazer vingar a regra de que o torto nasce tarde  ou nunca endireita, ao ocupar a última vaga disponível. 

O mérito deve ser distribuído acima de tudo a uma geração de jogadores que está a atingir o seu zénite, físico, técnico e emocional, nos quais a formação do Sporting é um ponto incontornável. Ontem, além de Patrício, que ainda joga de leão ao peito, Miguel Veloso, João Moutinho, Carlos Martins abriam alas ao genial Cristiano Ronaldo, muito bem acolitado por Nani  e Quaresma que, estou convencido, pode ser muito mais importante e decisivo na fase final do que foi no apuramento. 

Não vale a pena olhar para trás e pensar o que poderíamos ter sido, quanto mais poderíamos ter ganho em dinheiro e troféus porque nada poderíamos mudar. Mais profícuo será perceber o que poderemos fazer no imediato e no futuro próximo para aproveitarmos os recursos que temos. Parece-me importante perceber que o facto de não poder haver Ronaldos a sair em todas as fornadas, não deveria contribuir para desdenhar os que  não possuindo o seu génio, são de acção fulcral para o equilíbrio de uma equipa. Nesta matéria julgo que os adeptos podem fazer muito e melhor.

O mérito do apuramento deve ser também atribuído de forma incontornável a Paulo Bento como o seria se tivéssemos falhado. O que não me impede de questionar a sua forma de relacionar com os jogadores e na forma como administra a disciplina. Há um traço comum na sua passagem pelo Sporting e agora pela selecção que me obriga a essa interrogação. E se no caso Carvalho foi o próprio jogador que fechou a porta a qualquer regresso ao errar consecutivamente - abandono do estádio e entrevista subsequente desastrosa - no caso Bosingwa foi Paulo Bento o responsável pela ignição da entrevista incendiária, ao afirmar que João Pereira e Sílvio eram mais fortes mentalmente. 

Obviamente que estes episódios que fragilizam a selecção e o próprio seleccionador. É impossível escamotear que chegamos ao Europeu menos fortes do que poderíamos ser. Episódios destes, comuns em todos os grupos, e mais ainda em selecções onde abundam grandes jogadores e grandes egos, dificilmente aconteceriam se houvesse uma estrutura dirigente digna desse nome, capaz de prevenir e que soubesse remediar, sem abdicar do exercício auto-critico interno. 

Até aqui encontro algum paralelismo com o que Paulo Bento viveu em Alvalade. Sempre senti que, apoiado numa melhor estrutura, ao invés de ter cristalizado poderia ter evoluído e com ele também o clube. O mesmo pode acontecer agora na selecção, até porque, com todos os defeitos e virtudes, ninguém tem sempre razão, como por vezes se parece crer em relação a Paulo Bento. A sua conferência de imprensa ontem e a forma como se referiu a Bosingwa e Carvalho deixou-o pior do que no cartaz da publicidade à TDT...

9 comentários:

  1. Longe de mim parecer um ultra nacionalista ou algo parecido, mas ontem reparei nisso durante a transmissão e esta fotografia relembrou-me!
    Como é que numa grande maioria das vezes agarram na bandeira "de costas"! E algumas ainda a põem de cabeça para o ar!

    Parece que só tendo um "mastro" a conseguem pôr direita...

    ResponderEliminar
  2. Frederico,

    Já é uma sorte o Rolando não estar com uma bandeira de Cabo Verde...

    PLF

    ResponderEliminar
  3. Sabe, que a sorte desses jogadores todas foi presisamente deixar o SCP... se não? coitado deles...
    Obrigada aos clubes onde eles jogam por lhes dar formação a serio, e não a escola primaria com a mania que são os criadores do futebol em Portugal!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    provavelmente tem razão, de ter sido "presisamente" isso que aconteceu. Já precisamente foi algo um pouco diferente.

    ResponderEliminar
  5. Frederico, PLF,

    Pois... Mas ontem não foi apenas isso que me chamou à atenção.

    Dei comigo a concluir que os adeptos da selecção sofrem de males comuns aos males que nos afectam como adeptos particulares do Sporting, pelo menos alguns de nós:

    1- Já sabíamos que ninguém respeita hoje^o significado de um minuto de silêncio, substituído agora por um minuto de palmas quando estas deviam ocorrer apenas no final do dito minuto. Agora já não se respeita o hino nacional dos países adversários, apesar de na Bósnia ter havido silêncio quando o nosso hino foi tocado. Achei muito feio da nossa parte.

    2- Passa-se rapidamente do olé ao silêncio e daí ao assobio.

    3-Se houvesse memória e algum pudor não se incluiriam os golos do Postiga no rol dos "golos do Sporting".

    ResponderEliminar
  6. perdesse portugal e não faltariam "paineleiros" do FCP a deitarem foguetes sobre o fracasso do "parolo"...
    .
    os minutos de silêncio são uma coisa estranha na festa do futebol (as homenagem podiam ser feitas de forma e em locais diferentes).
    os hinos não fazem sentido; as selecções são das Federações.
    jmc

    ResponderEliminar
  7. Ao anónimo, igual a tanto acéfalo que vem com essa lengalenga de os nossos jogadores se terem desenvolvido noutros clubes, tenho a dizer que se o Sporting não tivesse apostado neles na equipa principal, nunca teriam tido visibilidade para os grandes clubes os virem buscar. Tivessem sido eles formados no seu clube, e provavelmente andariam emprestados a um qualquer Cascalheira FC do nosso país. Pode ter a certeza de que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é a maior fonte de grandes jogadores do nosso futebol. Não é mania. É facto.

    ResponderEliminar
  8. A unica cena de jeito que os jogos de selecções têem são os hinos, se tiram isso passa a ser outra merda qualquer. Mas sinceramente, não ligo puto à selecção, só consigo sofrer um bocadinho nas fases finais.

    ResponderEliminar
  9. Depois de reparar com tristeza na triste figura que demos com os assobios a um hino que representa um povo, uma nação independente, os cidadãos de um País recente, que terá (como todos têm sem excepção) rufias e gente desrespeituosa, mas também muita gente integra e decente, depois de reparar na fraquíssima exibição arbitral (principalmente dos árbitros auxiliares), depois de reparar na festa final com (e mt bem) o hino cantado em coro entre tds e a bandeira ao contrário (e mt mal) colocada pelos nossos compatriotas jogadores, sem que os nossos compatriotas dirigentes da fpf os alertassem, depois de reparar (sem surpresa) na inflexibilidade, na intolerância, na rteimosa rigidês do PB na CdI, para mim, a questão fulcral que se seguiu à goleada foi: o que seria da selecção nacional se não fosse o SCP?


    E o 6 - 2 poderia ter sido mt mais saboroso se: não tivéssemos tido um comportamento ainda pior que os bósnios (eles foram agressivos e mal educados, nós fomos isso e ainda uns vingativos rancorosos), se a arbitragem não tivesse influencia no resultado, transformando um 7 a 1 num 6 a 2, impedindo-nos de recordar um resultado maravilhoso uns e festeja-lo pela primeira vez outros, se nos festejos a nossa bandeira stivesse correctamente colocado e, finalmente, se o PB tivesse ou soubesse ser superior, misericordioso e muito mais superior que tudo e todos ao dar margem de manobra ao perdão dos invíos pecadores... Afinal tb ele admite que errou. Só pq pediu desculpa logo a seguir, não é melhor que os outros que podiam pedir perdão (e mostrar-se verdadeiramente arrependidos) mais tarde. Mas para o PB as pessoas que não têm a mesma postura que ele já não prestam para nada. Foi pela não ter sido perfeito, mas não deixou de ser bom.

    Por fim, sempre confiei no apuramento e com relativa facilidade como se acabou por vereficar na eliminatória. Já na Bósnia não ganhámos pq a 'bóstia' do relvado fez uns truques na altura do remate (vide lance do CR7 isolado pelo calcanhar de Nani)e algum desperdício durante a primeira parte. Depois com o jogo msm no fim a coisa podia ter ficado mais perigosa, mas como cá se fazem cá se pagam, o jogador da casa atirou para fora daquele 'estádio' em Zenica.

    Venha de lá então o Euro para o próximo Verão!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)