terça-feira, 27 de dezembro de 2011

"Pinto da Costa é o melhor dirigente do futebol português"

A afirmação obviamente não é minha, é sim da autoria do presidente cessante da FPF, Gilberto Madaíl e foi proferida no âmbito da entrevista que concedeu à RTP. Em forma  de balanço, Madaíl abordou os temas que marcaram a sua passagem pela Federação, como os casos Baía e Carvalho e sem faltar as passagens de Scolari e Queiroz pelo comando das selecções. A frase, de todo infeliz, escolhida para o titulo do presente post caracteriza oportunamente o mandato de Madaíl à frente daquele que devia ser a autoridade máxima do futebol nacional, papel que sempre se esquivou a desempenhar.

A acumulação de títulos por parte de Pinto Costa está para o futebol nacional como o enriquecimento ilícito para a generalidade da nossa sociedade. Um presidente da FPF não deveria esquecer os efeitos perniciosos que a sua actuação teve no futebol português, criando divisões, minando a credibilidade da modalidade e fomentando conflitos com praticamente todos os clubes, assim como com muitos dos seus agentes.

Ao escolher o nome de Pinto da Costa como o melhor dirigente do futebol português, Madaíl faz o que sempre fez: olha apenas para o lado conveniente das questões, fechando os olhos aos problemas e primando pela ausência nos momentos de maior necessidade e embaraço. Sendo certo que foi sob os seus mandatos que a principal Selecção Portuguesa conheceu o seu período de ouro, é também evidente o declínio das suas congéneres da formação, onde continua a faltar um plano director. O recente vice-campeonato em sub-20 parece um acaso face ao sucedido nos restantes escalões e em muitos dos anos que têm passado.

11 comentários:

  1. É escandalosa a absoluta falta de vergonha destes sujeitinhos que orbitam à volta dos relvados.

    Ora um sujeito que se assumiu como corruptor num processo (embora do ponto de vista prático, tal como de costume, isso não tenha tido consequências), juntamente com as escutas que estão à disposição de todos para ser ouvidas e do que se sabe nos "mentideros" do futebol, ser louvado pelo entrevistado é vergonhoso e só confirma a falta de coluna vertebral deste, mesmo depois de sair.

    "Mutatis mutandis" era a mesma coisa que um ministro da economia enaltecesse os resultados e capacidade de gestão de um chefe de uma qualquer organização criminosa.

    Lamentável.

    ResponderEliminar
  2. A mim não me causa espanto. Madail foi um dos que durante todos estes últimos anos serviu os interesses da máfia nortenha, dai ter ficado tanto tempo.
    Agora sai e entra para o seu lugar um ex-administrador azul e branco, mais do mesmo? Claro que sim, só não vê quem não quer ou for tripeiro.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Vale o que vale, mas a namorada/servidora de champagne desse dito dirigente não afirmou que quando Portugal perdeu com a Grécia se abriram garrafas de champanhe em sua casa? Duvidam?
    Não foi também este enorme dirigente que fabricou uma pseudo-renuncia de Deco à seleção com o intuito de lhe aliviar a pena de uma agressão com uma bota a um árbitro?
    E só estou a falar de episódios relacionados directamente com o sr Madail. Se isto é o melhor não quero imaginar o pior
    Mas este é o país dos Isaltinos e das Fátimas Felgueiras...qual o espanto?

    ResponderEliminar
  4. Fora de Gilberto Madaíl, ou não necessariamente no mesmo sentido: melhor constituição de equipas ao longo de quase 30 anos, plantéis; melhores escolhas de treinadores ao longo de quase 30 anos, equipas técnicas; sucesso ímpar ao nível da criação e manutenção de uma identidade para uma estrutura ou para um clube obrigada/o a ganhar.

    Não lhe chega criar as condições para.
    Embora ninguém as crie melhor do que ele.
    O foco é ganhar, sempre.

    Claro que é o 'melhor' (sentido A) dirigente do futebol Português, de longe, embora não seja o melhor (sentido B), ao nível da amostra mais visível uma vez que dirigentes e clubes há muitos e não conhecemos nem 1/20 de todos. Não é o melhor dirigente para o futebol Português, nem é o dirigente que mais bem faz ao futebol Português, mas num quadro de 3, 15 ou 30 (clubes) em que todos competem contra todos ele é o 'melhor' e é por isso que o seu clube ao nível de futebol é em 90% do tempo melhor do que os outros.

    Quem mais? Os rídiculos dirigentes do Carnide que são tão maus quanto ele mas para além de profundamente incapazes usam a maldade em proveito próprio no lugar do clube que servem?

    Ou os dirigentes do Sporting?, que sendo bastante melhores não possuíram ao longo de 30 anos nem um décimo da sua inteligência e competência desportiva.

    O Sporting tem os melhores dirigentes. Ao nível dos 3 'grandes' é o único que - desde há muito - tem bons dirigentes. Mas não são os mais competentes.

    O FCP entre 1982 e 2012 aumentou o seu património, tem mais adeptos, mais nome, construíu o melhor currículo no futebol Português. Os outros, fizeram o quê? Claro que é o 'melhor'. Tão evidente e à vista de todos quanto a última época que acabaram de fazer.

    Se os dirigentes do Sporting igualarem a sua competência desportiva (aquilo que faz dele o 'melhor'), vencerão, ou farão o Sporting vencer. Não precisam sequer de fazer 'melhor', basta fazer igual, porque como são melhores, o clube no cenário de 'melhor' igualdade sairia vencedor ...

    ResponderEliminar
  5. E o 'melhor' é tão somente algo: Elias, Carrillo, Capel, Acosta, André Cruz, Schmeichel, e coisas deste tipo.

    Ou Deco, Falcão, Lisandro, e coisas deste tipo ...

    Com Mourinhos, Co Adriaanses, Villas-Boas, e coisas desse tipo ...

    Se pensarmos um pouco nós não fomos ao longo do tempo apenas mais incapazes, fomos bem pior do que isso, porque temos muito melhor capacidade para arranjar bons jogadores (formação) e nem assim conseguimos lá chegar. Temos mais ferramentas, mas menos inteligência. Ou fomos tendo, já que falo numa perspectiva alargada de tempo.

    ResponderEliminar
  6. Plenamente de acordo...:

    O melhor em...

    Vigarices...

    Corrupção...

    Falta de vergonha...

    Sem escrúpulos...

    Crápula...

    Ainda haveria mais...mas confesso que de momento até gastei ..."os elogios"...!!

    Disse o Madaíl...??

    Para este até fico calado...é que palavras para quê...??

    É "outro artista" português...!

    ResponderEliminar
  7. MM, o FCP aumentou o seu patrimonio,adeptos e curriculum mas foi a custa de q tipo de manobras? Entre agressões, corrupção, contas marteladas, camisolas de adversarios rasgados, houve um pouco de tudo e é uma vergonha um presidente de uma selecção dizer o q ele disse.

    ResponderEliminar
  8. Sim mas falava só de PC, independentemente do que Madaíl disse ou não disse.

    Tudo isso é verdade, mas não chega.
    Equipa ou clube algum ganha o que ele ganhou em 30 anos à custa do lado lunar. O problema (para nós) é que ele é desportivamente muito muito bom. Melhor do que qualquer um dos que tivemos.

    Vejam-se os plantéis.
    As listas dos treinadores.
    Os nossos, e os deles.

    Não é necessário irmos à Carolina Salgado ou ao YTube: isso é matéria que diminui os dirigentes do Porto, o seu clube, e o laxismo dos seus adeptos.

    A nossa vida tem de ser igualar a (sua) competência desportiva. O problem é sobretudo esse. Em 1999 fomos a Liége (salvo erro) recrutar André Cruz. Em 2000 fomos à Capoeira "recrutar" o João Pinto, e em 2001 fomos a Istanbul recrutar o Jardel. É assim que se ganham títulos. Se forma houvesse, iria à cidade do Porto recrutar-lhes os olheiros, porque vender Lisandro (que poucos conhecem) e 'remendar' a equipa com um Falcão (que poucos conhecem) ou Hulk ( que ninguém conhece) não é para qualquer um.

    Não é PC que o faz, por exemplo. Sabia lá ele quem era o Hulk ou o Belluschi. A verdadeira virtude de Pinto da Costa é saber ler pessoas, e saber optar perante as hipóteses que tem em cima da mesa. Uma extrema inteligência que nada tem que ver com o se dorme com prostitutas ou envia uma troop para bater no seu treinador. Agostinho da Silva chamava-lhe o charme dos grandes criminosos: algo que se percebe. Charme, inteligência, faro.

    Os nossos não tiveram nada disso, mas o exacto oposto. Se coisa fizemos foi faciliar-lhe durante muito tempo a vida.

    ResponderEliminar
  9. Mas isto em boa verdade nem 'interessa muito' porque PC nasceu no mesmo ano em que Peyroteo chegou a Lisboa. Mais um par de anos e o grande (único) motor do FCP retira-se. Pode achar outro de igual qualidade, mas é improvável.

    Resta saber de que côres se irá pintar o próximo ciclo de domínio em Portugal.
    Verde e branco, é a minha aposta.

    Jogamos com o Daniel Carriço no lugar do Rinaudo ao mesmo tempo que o Paulo Sérgio enviou o Adrien para Coimbra, e ao mesmo tempo que ninguém há um trio de meses procedeu ao resgate: falar da Carolina Salgado para quê nesse caso?

    Coisas assim. Mas várias, muitas.
    É isso que nos penaliza.
    Bater palmas ao Renato Neto (que quase ninguém conhece, cheira-me), ao mesmo tempo que temos o Adrien em Coimbra. Mais: pedir que se vá buscar o Adrien, só porque marcou uns quantos golos.

    Isto é qualquer coisa de muito medíocre, e tenho a certeza que Pinto da Costa a 300 km´s de distância do Sporting também o percebe.

    ResponderEliminar
  10. lol, seus lagartos aziados, o pinto da costa n precisou d maipular as leiçoes como fez o vosso gordinho lopes. lolllllllllllll
    dia 7 vao levar. PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)