segunda-feira, 5 de março de 2012

Haja Porrada



Feio, porco e mau, com muita porrada e interesses mesquinhos pelo meio. Salvo raras excepções, é quase sempre assim o futebol em Portugal. E o Sporting, definitivamente, não se dá neste ambiente. Passa o tempo a levar, literalmente, porrada dentro de campo e, metaforicamente, fora dele.

No sábado foi ligeiramente diferente: não foi mau, foi péssimo. Um péssimo relvado. Uma péssima arbitragem. E um Sporting ainda pior que o costume. Um jogo miserável e violento do Vitória de Setúbal. Aliás, a violência que se permite a todos os nossos adversários não tem descrição… (analisando este facto não causa tanta estranheza a permanente onda de lesões).

As gralhas do Gralha: um critério disciplinar absurdo. Noutra Liga, Suswam tinha distribuído castanha durante 20 minutos, não mais do que isso. E a ‘agressão em movimento’ do loiro da foto aqui de cima que quis partir as pernas ao Capel? Obviamente não teria sido sancionado com a mesma punição. Outros lances de grotesca permissividade foram evidentes. Depois de concluído o massacre soube, apenas domingo de manhã, que o ‘mestre André’ do apito acabara o servicinho a expulsar um jogador do SCP… Ao absurdo disciplinar juntou-se-lhe um critério técnico incompreensível. À terceira marca um penalty inexistente, depois de perdoar dois, um dos quais de bradar aos Céus… Na dúvida, achou que surripiar três penalties já seria demais... Mas em 90 minutos nalguma coisa a equipa de arbitragem tinha que acertar: num lance que suscita muitas dúvidas e extremamente difícil de ajuizar, validaram o golo aos sadinos. Sem quaisquer hesitações.

O futebol português é farto: temos os autocarros e os motas. As televisões e os comentários manhosos, repetições / resumos selectivos e painerelirices durante toda a semana... Os pasquins com as suas épicas matreirices e encomendas. O abuso de autoridade das cargas policiais em forma de cacetada aleatória. Os Órgãos da LIGA e da FPF, cujas trapalhadas e incongruências dispensam apresentações (note-se o recente caso Boavista como exemplo). E, depois como corolário de tudo isto, temos a APAF. Provocatória. Gozona. Para com o Sporting, claro. Submissa, complacente, cortês, para com os todo ‘poderosos’. Sim, o Sporting Clube de Portugal está fora do lote dos ‘poderosos’. O SCP não manda NADA no futebol português. Não passa de um peão nas mãos de quem põe e dispõe neste tabuleiro cinzento e negro. Por culpa própria também. Há muito que o SCP não impõe respeito. Basta seguir o caso do momento: a arbitragem do clássico e declarações posteriores.

No início da época, Godinho Lopes ousou falar. E levou porrada. Agora, o Orelhas insultou... O Jesus acusou. Mas vão baixar-lhes as calcinhas. Como antes, noutras situações, baixaram a vermelhos e azuis. E nós? Perante esta dualidade de tratamento? É como se vê: Calados e a enfardar.

Por falar em calados… Vá lá saber-se porquê, há sportinguistas que ainda acham que quando a nossa equipa joga mal não temos legitimidade para apontar aos erros arbitrais que objectivamente nos prejudicam. Podemos comentar, classificar e analisar ao pormenor e até à exaustão o mau trabalho realizado pelos nossos, mas não podemos apontar erros alheios que contribuíram para a tristeza que vimos dentro do relvado. Qual é a lógica disto? Não sei… Como se uma coisa invalidasse a outra. Parece que quando o SCP joga mal, os árbitros ficam isentos de realizar condignamente o seu trabalho. Pergunto-me se quando esses tais sportinguistas têm um mau dia de trabalho, por culpa própria mas também alheia, se vergastam forte e feio apenas a si próprios e esquecem os demais ‘factores’ que os atrapalharam…

É tudo muito mau, a começar na falta de qualidade de jogo do Sporting, mas o que mais revolta é a porrada que levamos e que pior que passar impune foi ter-se tornado banal. E se querem saber, eu é que começo a estar farto de tanta banalidade e de ver o SCP a enfardar com tanta porrada.

NOTA: Muito do que escrevo neste post já foi, de certa forma, transmitido e escrito por outros sportinguistas, nomeadamente na nossa caixa de comentários. Mas a sucessão de artigos no “ANorte” provocou o adiamento da publicação deste. Ainda assim, resolvi não deixar de partilhar aquilo que penso e aquilo que sinto relativamente à actualidade do Sporting e do futebol português. 

37 comentários:

  1. Touché! Totalmente de acordo! Nós somos assim, somos diferentes: levamos porrada de todos e ainda nos flagelamos que é para sofrermos mais um bocadinho, que isto o pessoal não sabe ser feliz. Ou tentar sê-lo, pelo menos. E isto deve dar um gozo tããão grande a quem nos continua a bater...

    ResponderEliminar
  2. Quanto muito, mudaria uma vírgula de sítio!! SL

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. É preciso um novo Góis Mota no Lumiar.

    ResponderEliminar
  5. os arbitros ao benfas obedecem! por isso não existirão nem boicotes nem castigos

    ResponderEliminar
  6. Virgilio,

    Nem mais!

    Só 1 pormenor: marcar um penalty quando faltam menos de 10 m de jogo é bem diferente de o fazer na 1ª parte ou no inicio da 2ª...

    ResponderEliminar
  7. Virgilío,

    Tudo verdade! Mas...

    - Depois das entradas de Leão no inicío da temporada, onde está hoje a defesa dos interesse do SCP perante a agremiação da APAF? Foi apenas fogo de vista?
    - Depois da posição da agremiação da APAF perante as queixas do SCP, onde está a resposta desta agremiação aos dislates do SLB? E o SCP não aproveita para vir para a praça pública demonstrar, de forma inequívoca, a diferença de tratamentos e, o que é mais importante, apresentar um argumento indiscutível de reforço das suas queixas?
    - E a comunicação social, é só o Sobral? e o Manha? e os outros? Porque não tomamos uma atitude mais dura com os CS?

    Não confundamos a desgraça do jogo que apresentamos com tudo o resto. Isto é o que os amigos da APAF e da CS pretendem.
    Somos prejudicados e diminuídos todas as semanas e tirando as iniciativas particulares na net, nada vemos de institucional em defesa do clube. Que organização é a nossa?
    Se não tivessemos sido ludibriados estaríamos lá em cima, mas quem nos dirige parece não um Leão, mas sim um Sendeiro!

    Não ao lema "quanto mais me bates mais gosto de ti". Eu não sou masoquista!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Virgílio,
    Foi por todas as razões que exemplarmente referiste no post que o único comentário que fiz ao jogo com o Setúbal no vosso blog foi que estava farto do futebol português. Há trinta anos que vejo sempre as mesmas óperas bufas, só mudam os "artistas".
    É degradante o espectáculo, pois a impunidade é total para os que enlameiam o jogo. É nauseante a falta de coluna vertebral de algumas figuras que ainda por cima se dão ao luxo de fingir que são sérios e é escabrosa a inépcia da justiça ao lidar com estes mânfios de pacotilha.

    Bem haja!

    ResponderEliminar
  9. AMendes,

    O post anterior não foi uma resposta em exclusivo ao seu comentário, foi motivado por 2 razões:

    Pelo medo que parece ter-se instalado nos adeptos em geral

    E um apelo aos que possam para estarem presentes.

    SL

    ResponderEliminar
  10. O Carrillo foi expulso por mandar um murro num jogador do Setubal, penso eu. Vamos ficar sem ele no proximo jogo o que é bastante mau. Não percebi porque é que a equipa tecnica não levou os jogadores para fora do relvado à força, ja que viu que havia problemas.

    Falando do jogo violento, curiosamente, o nosso jogador que sofre mais faltas é o Rinaudo. Esse, que a comunicação social apelida de caceteiro.

    ResponderEliminar
  11. @Aurelio Estorninho

    de facto os árbitros obedecem ao "benfas" como tu escreves e com isso conseguimos ganhar um campeonato de 5 em 5 anos e uma tacita de vez em quando!
    Enquanto o SCP e o SLB não perceberem que têm de trabalhar juntos para vencer a máfia do norte, nunca vão ganhar nada! Não esquecer que o Salvador do Braga é um poderoso aliado do clube da fruta e neste momento não interessa que o SCP volte a ficar um clube competitivo e a fazer sombra ao "novo grande"!
    Mas o que interessa é que os árbitros obedecem ao benfas.....para rir!

    ResponderEliminar
  12. A mim não me interessa minimamente a quem os arbitros obedecem. Se a equipa jogar um bom futebol regularmente, não há muito que os árbitros possam fazer mesmo se estiverem contra nós.

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    Acho bem, e que o medo nos permita trancender!

    SL

    ResponderEliminar
  14. Completamente de acordo com o post..

    ResponderEliminar
  15. o SCP tem que perceber uma coisa, em controlar a comunicação social controla o fubebol em portugal.

    este caramelo que arbitrou se tivesse toda a semana os seus juizos BEM avaliados e repetidos em TVs e Jornais, como acontece com outros clubes, era pressionado e da próxima vez que apitasse o SCP fa-lo-ia com "outra predisposição"


    Até quando os nossos dirigentes continuarão a dormir?!

    ResponderEliminar
  16. Virgílio, o SLB não controla arbitragens nenhumas. O SLB não tem poder absolutamente nenhum. Os resultados falam por si.

    O que disse LFV sobre o árbitro que mereça castigo? O que ele disse é que se o Proença se sente condicionado, então que recuse apitar os jogos do SLB. Não sei se te lembras, mas houve já árbitros que se recusaram a apitar jogos do SLB.

    LFV não disse absolutamente nada que mereça castigo.

    Quanto a JJ, de facto disse que o fiscal não marcou porque não quis, numa declaração que todos os fins de semana se repete, em todos os campos.

    Contudo, parece-me que será castigado, vamos esperar.

    Outra coisa, quem dera ao SLB que estes árbitros corruptos se recusassem todos a apitar.

    ResponderEliminar
  17. Virgilio integralmente de apoio. Experimentem jogar futebol a sofrer faltas a cada três passes. Esta agressividade nos adversários do Sporting chama-se entreajuda a "arte de bem defender" como diz o Mota. O jogo com o Paços já tinha sido um festival mas nas palavras de Paraty não houve nada de estranho.

    Silva Resende durante um dos seus mandatos como presidente da FPF convidou um dos responsáveis da arbitragem europeia para ver um jogo em Alvalade. O homem ficou estarrecido, o jogo acabou um 50 faltas, disse ele que assim era impossivel jogar futebol e tem toda a razão.

    Ontem como hoje quando o Sporting reage, investe, cresce, se tudo o resto falhar a porrada funciona sempre e não vale a pena comprar uma equipa de Rinaudos, vão todos para a rua e com o rótulo de violentos na testa.

    Não é só do castigo de Jesus e Vieira que estou a aguardar, no final do jogo de Barcelos Vitor Pereira e Pinto da Costa tiveram afirmações do mesmo calibre. Já aconteceu alguma coisa? Como diria o Paraty, tudo normal.

    Aliás o cerco a Sá Pinto continua, este bandido violento, enquanto dirigentes do Porto são castigados com um mês de suspensão e Rui Costa se diverte a ameaçar pessoas da Liga. Os jogadores de Braga e Porto são castigados por agressão em tuneis, Jesus agride em pleno campo, mas Sá Pinto é que tem direito a cobertura jornalistica dos seus tiques violentos no banco.

    Estamos na berlinda, não podemos quebrar.

    ResponderEliminar
  18. AMendes:

    Como pessoa inteligente que demonstras ser, fazes as pertinentes perguntas que se impõem e que os nossos dirigentes deveriam fazer. Aguardo, sem gdes expectativas, confesso...

    10A:

    Eu li esse teu comentário e partilho 100% do teu sentimento. Daí a minha nota, no final do post. Tenho perfeita noção de que outros interpretam e sentem o mesmo que eu. E manifestaram-no antes deste post.

    Mike:

    Não tenho a certeza se terás percebido a intenção do post na sua totalidade. Não está em causa a justeza das decisões aos erros dos nossos jogadores. Está em causa a sua ausência nos erros dos nossos adversários. Se o Carrillo reagiu a bocas do Miguelito e respondeu com uma chapada, foi bem expulso. O que digo é que as agressões perpetradas pelos jogadores sadinos ficaram sem igual punição... Por exemplo.

    Se estás convencido que podemos ganhar sempre (mesmo jogando bem) tendo os árbitros contra nós, estás muito bem engado. Temos 'n' exemplos disso. Repara que até jogando mal, como no sábado, poderíamos perfeitamente acabar o jogo com outro resultado. Bastava que o Gralha expulsasse justamente Suswam e sinalizasse um dos penalty mais cedo no jogo (bem visto, LdA), para hj estramos mt possivelmente com um discurso completamente diferente, do estilo: "eh pá não jogaram nada na primeira parte, mas na segunda foi completamente diferente e conseguiram dar a volta ao jogo...". O SCP empatando cedo e, consequentemente, os seus jogadores acalmando os ânimos, dificilmente não conseguiria um resultado positivo. Como vês, faz toda a diferença.

    De resto, acho que o SCP não tem que estar à espera de ng nem de fazer 'alianças', seja com o benfas ou outro clube qlq, para agir na defesa da justiça no futebol português. Tenatar não custa, custa e mudar alguma coisa. Mas se vamos estar à espera do próximo jogo em que o benfica se sinta prejusdicado, os anos vão passando e nadas... Como diz o 10A, já passaram 3 décadas e não se motam diferenças nenhumas...

    Como não se notam diferenças avanço com a sugestão de contratações para a próxima época. À atenção do Carlitos Freitas e scouting do SCP:

    - Jean-Claude Van Damme
    - Vin Diesel
    - Jackie Chan

    e os veteranos:

    - Sylvester Stallone
    - Arnold Schwarzenegger
    - Chuck Norris

    Para auxiliar nas 'limpezas' dos bastidores, podemos ainda contactar o detective Dirty Harry...

    SL

    ResponderEliminar
  19. Luis:

    O que me parece é que Benfica e Porto podem criticar à 'vontadex' que a APAF não reage...

    Afirmas que LFV não merece castigo. E o GL e consequentemente o SCP no inicio da época mereceram? Então pq a reação corporativista que temos vindo a sofrer? Sim, continua, como se viu na semana passada com o exemplo da greve ao treino...

    Como sabes eu acho que o slb tem justificadas razões para se queixar da arbitragem do clássico. Nem sequer me leste alguma afirmação de estilo (mt utilizados pelos benfiquistas, diga-se de passagem): "perderam o jogo e a culpa é do árbitro, os calimeros". Qd objetivamente existem erros graves que alteram resultados acho que é obrigação dos dirigentes dos clubes atingidos manifestarem-se. Mas tds devem sofrer as mesmas consequências e não é isso que vê em Portugal.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. LMGM:

    Mais uns bons exemplos a juntar ao jogo do passado fim-de-semana. É sempre bom manter a memória fresca, não é?

    Gde abraço.

    ResponderEliminar
  21. Rosa Santos, Veiga Trigo, Garrido, Jorge Coroado, Isidoro Rodrigues, Mário Leal, Vitor Pereira, Lucilio Baptista, Soares Dias (pai), Paraty, Martins dos Santos, Carlos Calheiros, Carlos Valente, António Rola, José Prates, António Costa, Paulo Baptista, José Leirós, Paulo Costa, Jacinto Paixão, Bruno Paixão, Cosme Machado, Xistra, Elmano Santos, Duarte Gomes, Soares Dias (filho), Olegário, Proença, Augusto Duarte, Gralha, etc.

    É seguir o rasto do dinheiro e aqui está a face da MERDA que é o nosso futebol.

    E andam todos (menos os mortos, que é só um) de cabeça erguida na rua.

    "Não se importa como se ganha, desde que se ganhe".

    ResponderEliminar
  22. Foi uma vergonha...mas ninguem fala disso....não interessa...mais como é que os comentadores sem verem a repetição dizem logo que é golo?o lateral direito devia ter sido expulso...o miguelito ameaçou de punho fechado o carillo durante o jogo...quando é um jogador do sporting qq falta é logo amarelo...assim é impossivel ganhar...os outros grandes a jogar mal qts pontos já ganharam ou com expulsoes ou penalties...o orelhas e o jesus criticaram os arbitros tou pra ver se alguem vai faltar ao jogo....palhaçada

    ResponderEliminar
  23. Virgílio, no início de época escrevi num post do Peyroteo que o SCP estava a ser empurrado para baixo, assim como no ano passado o fizeram com o SLB.

    Não tenho problemas nenhuns em admitir que o SCP é, como dizer, "maltratado", porque é cada menos influente.

    Os próprios dirigentes descredibilizam o Clube.

    LFV, para o bem e para o mal, sempre credibilizou um pouco mais. Mas nem é por aí, porque ambos os clubes têm os mesmo títulos nos últimos 20 anos, por isso, não faz sentido falar-se em poder do SLB.

    Eu diria que nem uma nem outra declaração merecem castigo, vá. São merdas sem importância. Mas o SLB foi castigado, porque servem sempre para ser exemplo daquela classe que o outro apelida de "heróis".

    Resumindo, ninguém quer saber do SCP Mas no fundo, também se estão a cagar para o SLB.

    ResponderEliminar
  24. Confesso que o titulo do artigo me tinha deixado de pé atrás porque vinha de uma volta pela "blogoestérica" leonina temia aqui a continuação do vomitório das lutas e insultos internos, sempre à procura de imolações pelo fogo.

    Mas no final até me vejo obrigado a concordar com o titulo, provavelmente isto só lá vai quando houver porrada.

    ResponderEliminar
  25. Cantinho,
    Essa lista é a "nightmare-team" da arbitragem nacional. Dessa lista ficou-me particularmente vincada a inenarrável arbitragem de Mário Leal numa eliminatória da Taça contra o fcp na época 91/92. Foi dos maiores shows de roubalheira a que tive o desprazer de assistir ao vivo, deu azo a uma carga policial brutal com Sportinguistas a fugir de agressões e pedradas de sujeitos fardados. Consequências? Nada. Tudo normal.

    Quando vi o Dias da Cunha na célebre entrevista em que chama os bois pelos nomes, tive a ligeira esperança de que algo podia mudar. Breve ilusão, o polvo foi e continua a ser muito forte.

    ResponderEliminar
  26. Cantinho de Morais,

    Esses são apenas os mais recentes, porque a verdadeira lista já começa a ter dimensões de lista telefónica.

    Preocupante para nós Sportinguistas é que se esta lista é atual, as das gerações anteriores é da mesma magnitude.

    E se hoje é o Porto que domina o sector anteriormente era o Benfica.

    10A

    Casos por casos, o maior roubo que assisti foi na Luz (nem me lembro do ano) com o Inácio de Almeida.
    O artista virou as costas à bola com a mesma em jogo e o Bento sem querer atira a bola para os pés do Manuel Fernandes que não se faz rogado e marca golo.
    Nós do Sporting fazemos a festa e o Inácio de Almeida ao ouvir o bruá, vira-se e...

    ...anula o golo. Ninguém percebe (ou percebe, mas...).

    A escandaleira foi tal que desta vez o artista acabou reformado.

    Enfim, devem ser às centenas estes casos contra o Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  27. AMendes, ninguém percebe não, o Humberto Coelho percebe e contou essa história numa recente homenagem póstuma ao Bento dizendo que tinha sido ele como capitão de equipa a mandar o árbitro não validar o golo. Referia isto com saudosismo do tempo em que a palavra do capitão do Benfica era lei dentro do relvado.

    Tinha-lhes dado jeito na sexta passada...

    ResponderEliminar
  28. LMGM,

    Não sabia dessa douta explicação, mas assim percebe-se o que sucedeu e muito mais!

    Mais ainda quando vemos o Humberto Coelho na FPF como dirigente.

    SL

    ResponderEliminar
  29. Haja porrada e contem comigo, um post com amor ao Sporting!

    PSM

    ResponderEliminar
  30. 10A,

    é a minha lista e nem foi preciso puxar pela cabeça e ir a sites de referência. Lembro-me deles todos.
    Esse jogo do Mário Leal é o que mais me marca. Golo de Kostadinov (quem mais) e depois foram penaltys, agressões, anti-jogo, tudo era permitido. Tava no topo Norte com o meu pai. Um jogo à tarde. Ainda estou a ver o Kostadinov a marcar o golo nessa baliza, de cabeça. E o festival de Mário Leal que na TV ainda foi mais escandaloso.

    AMendes,

    são os mais recentes mas eu também "só" tenho 31 anos.

    Humberto Coelho? O grande defesa vermelho que bastava levantar o braço que era logo assinalado fora-de-jogo ao adversário do Benfica. Isso é que eram tempos...

    FPF e Liga? Outras escórias e antros. Quem não se lembra de João Rodrigues? E Cunha Leal?
    Realmente o Benfica pode-se queixar muito....

    ResponderEliminar
  31. Faltou só falar do comentador Valdemar não sei quantos da TVI. Deve ter um pó ao Sporting. Enervante.

    ResponderEliminar
  32. AMendes
    E o caso da expulsão de Caniggia, há 15 anos num SLB 1-SCP 2 , por ordem do árbitro Jorge Coroado, que motivou trocas e baldrocas e até um jogo de repetição (2-0 para o Benfica, bis de Edilson, no Restelo, a 14 de Junho), promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e anulado pela FIFA.

    ResponderEliminar
  33. Tiro bem certeiro,Virgílio.No entanto eu ainda acrescentaria que o "eco" do calar todas estas situações ou aumentá-las depende sempre das estações radiofónicas e televisivas e da côr das camisolas.Viram o festival de locutores a meter o microfone à frente de qualquer cão ou gato das apafes desta vida quando dos casos com o Godinho Lopes?E agora com o JJ e o orelhas?A verrobeia mental e oral desses senhores acabou-se,ou foram por acaso solicitados a fazê-lo? Creio bem que foi a 2ª hipotese que aconteceu para que o "eco" se fosse esbatendo até cair no eaquecimento!Está tudo mancumunado nesta podridão em que se transformou o futebolzinho deste país!
    PS:Aproveito para relembrar sobre Gois Mota que um dos fiscais de linha desse tão falado jogo,ainda vivo,desmentiu na TV a versâo que por aí tem corrido propalada sobretudo pelos adeptos do clube que comemora o seu aniversário bem antes da sua existência.
    PS2:Como há 2 clubes a pretender ter existência antes de realmente terem existido esclareço que os maiores,que não ùnicos,a usarem a mentirola são os de um clube com nome de bairro de Lisboa.

    ResponderEliminar
  34. Óbviamemte que queria dizer cair no esquecimento

    ResponderEliminar
  35. Este post está certissimo.
    Basta seguirem as arbitragens com atenção nos jogos do Sporting e verem os critérios na marcação de faltas e amostragem de cartões.
    Depois pelo meio dão-nos uns rebuçados para nos calarem.
    O Sporting não voltará a ser campeão com esta corja de arbitros e seus dirigentes.

    ResponderEliminar
  36. Eu acho que todos os lagartos estão doentes de espírito. São osgas com febre...Força Zportem, rumo ao 5º lugar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)