terça-feira, 20 de maio de 2014

Questões centrais na contratação de Paulo Oliveira

Paulo Oliveira foi já confirmado ontem como nova contratação do Sporting.

Quem é então Paulo Oliveira?

Nome: Paulo André Rodrigues de Oliveira
Naturalidade: Famalicão
Data de nascimento:  8 de Janeiro de 1992
Altura: 1,87
Peso: 80 kg
Posição no terreno: Defesa central.
Clubes que representou: Famalicão, Penafiel (empréstimo), Vitória (clube que representa desde os 13 anos)
Titulos: Internacional sub-21 e vencedor da Taça de Portugal época 2012/13.

Apreciação pessoal
Paulo Oliveira é um nome interessante por se tratar de um jovem promissor e internacional sub-21. Este ano não acompanhei o seu trajecto, mas imagino que não tenha sido um ano fácil porque, como qualquer outro jogador, dificilmente consegue emergir acima da impressão geral da equipa de que faz parte, especialmente quando o ano não foi bom, como foi este para o Vitória. Mas a impressão que me ficou aquando da sua chegada à titularidade ao Vitória, quando o acompanhei mais de perto, é a melhor

Não seria a minha primeira escolha dentro do lote de centrais acessíveis de que faz parte. Um jogador como Marcelo (Rio Ave), por exemplo, por deter características que não existem entre os actuais titulares (capacidade de sair a jogar, lançar o jogo, boa leitura de jogo) parecia-me mais natural.

Características que existem em Dier, mas que, vai-se lá saber porquê, não estão ainda ao serviço da equipa. Atendendo a que tem apenas contrato até 2016, situação em tudo semelhante à de Ilori o ano passado, com os resultados que se conhecem, tornam pouco provável a sua utilização sem renovação de contrato. Antes de se diabolizar a posição que o miúdo inglês venha a tomar no futuro, convém perguntar se o Sporting valorizou devidamente e criou condições para frutificar a vontade expressa do jogador em vingar de leão ao peito.

Sem colocar em causa o valor actual e o que possa vir a ter no futuro Paulo Oliveira, a quem desejo as maiores felicidades, pergunto se este era o perfil de central que o plantel tinha em aberto para uma época de Liga dos Campeões. Não era essa a minha ideia quando há dias escrevi este post

E sendo este o perfil - pode ser que Paulo Oliveira esteja a ser encarado como terceiro ou quarto central - será que Nuno Reis não o preenche, o que tornaria desnecessário o gasto envolvido na presente aquisição?

25 comentários:

  1. Nuno reis foi para a espanha, e não foi emprestado, em tempos pensei que poderia ser mas não foi e qual carriço, passou.
    Dier está a perder o tempo, de renovar está claro e não de potencial, que até poderá ser melhor que o Paulo Oliveira.
    Também gosto muito do marcelo, mas a envolvencia, do mendes, e do clube que representa, não torna tão fácil, como foi a contratação deste ao guimarães.
    Por vezes os negócios são, não os ideais, mas os melhores possíveis, dentro do preço, pelo que esta contratação e a do búlgaro, para mim, dentro das possibilidades, e pelo modo que foram feitas, um tiro em cheio. deseja-lhes as melhores felicidades.

    ResponderEliminar
  2. Texto absolutamente patético. Com que então o Marcelo seria melhor escolha do que o Paulo Oliveira??

    ResponderEliminar
  3. Pessoalmente prefiro Paulo Oliveira a Marcelo. Internacional Português, mais jovem 2 anos, mais alto e mais rápido. Será assim tão inferior ao Marcelo a "sair a jogar"? Não sei...

    Quanto a vir para 4º central ou se teremos de apostar definitivamente em Dier, lembro apenas as expectativas relativamente ao Maurício no começo da época que findou. Espero que não haja 3º nem 4º centrais, nem apostas por decreto, jogam os melhores e os que mostrarem mais rendimento e comprometimento com o clube. O SCP sai a ganhar.

    Neste momento temos 4 centrais que dão garantias e com muito futuro. Excelente.

    SL

    ResponderEliminar
  4. O Dier tem 20 anos -- feitos em Janeiro -- e foi titular em 8 jogos do campeonato.
    No total, fez 11 jogos a titular pela primeira equipa e foi utilizado em mais 5 jogos.
    Isto é pouco? No ano passado, fez 12 jogos a titular e 3 como suplente utilizado.
    Repito, tem 20 anos.

    A referência ao Marcelo é interessante.
    É interessante principalmente se formos ler os textos sobre o Maurício, quando o Maurício foi contratado.
    São jogadores diferentes? São. Mas não percebo o que recomenda o Marcelo. Duas épocas no Rio Ave? Ou ter vindo do Ribeirão e do Rio Preto?

    Faltam 3 meses para fechar o mercado... é no mínimo imprudente escrever um texto em que se comenta o facto de Paulo Oliveira ser -- ou não ser -- o 3º ou 4º central do plantel e ser -- ou não ser -- o central para entrar de caras na Champions.

    ResponderEliminar
  5. Caro Leão de Alvalade,

    Parabéns pelo teor do post. Partilho a sua opinião que o Paulo Oliveira é um jogador interessante, mas que é - pelo menos neste momento - inferior ao Marcelo, que me parece ser outro jogador interessante. A evolução de ambos dependerá dos ambientes que cada um encontrar e não há razão para que dois jogadores relativamente jovens não possam progredir ainda na carreira.

    Dito isto, queria também deixar os parabéns pela capacidade de - dia sim, dia sim - pensar pela sua própria cabeça e não se deixar influenciar pelos insultos com que retribuem o seu trabalho, um trabalho que engrandece o clube, porque um clube só é grande se for constituído por pessoas da natureza do LdA.

    ResponderEliminar
  6. chirola,

    incomoda-me pouco as considerações insultuosas ao meu texto. Mais do que o qualificar definem-te como pessoa. A ti e a todos os que escolhem o insulto para resolver diferenças de opinião.

    Mais do que comparar os jogadores o exemplo, repito, o exemplo que dou faz distinção entre perfis. O Sporting tem vários centrais, mas o único que sabe sair a jogar com bola não joga. Seria por isso que escolheria um jogador de perfil diferente, quem sabe se vem aí ou não. Isso em nada coloca em causa o valor do jogador, como aliás vem expresso no texto, onde lhe reconheço valor. No mais e até prova do contrário não te tenho no lote de pessoas que disponham de autoridade ou qualquer credencial para que a tua opinião tenha qualquer supremacia sobre a minha.

    kovacevic,
    Compráz-me o teu apreço pelo histórico deste blogue.
    O Dier com 20 anos é muito mais jogador que alguma vez o Mauricio será e do que Rojo é neste momento e muito melhor do que este era quando chegou. É essa a minha opinião.

    Não vejo qual seja a imprudência questionar qual será o lugar que se estima Paulo Oliveira venha a ocupar no plantel do próximo ano. Admitindo que não sai ninguém ficaríamos com Mauricio, Dier, POliveira e Rojo. Do que conheço da dupla titular este ano, parece-me pouco para a CL. Veremos se Dier conta e que acrescenta POliveira. Dúvidas? Muitas. Onde está a imprudência? Alguém deliberou definitivamente sobre o que vai ser o futuro?

    ResponderEliminar
  7. Ia escrever a mesma coisa que o Kovacevic. Dier fez 20 anos em Janeiro.
    Qtos jogadores de 19/20 anos podem afirmar ter feito mais de 10 jogos a titular numa equipa que vai disputar a Champions!? E isto sem jogar jogos europeus...

    Depois esta fixação com o N.Reis. Não foi titular no Olhanense, na equipa B este ano nos jogos que vi (que foram 3) não fez exibições por ai além e espera-se que seja titular no Sporting!?

    Paulo Oliveira já tem quantos jogos de primeira divisão?

    Comparando para os rivais, quanto custaram Lisandro Lopez ou Reyes? Serão assim muito melhores que Paulo Oliveira?

    ResponderEliminar
  8. Há pessoas para quem, em teoria, o Dier é o nosso melhor central. Na prática, quase sempre que foi chamado a jogar neste ano que passou, tive saudades do Maurício (o que para mim era impensável no início da época). O Jardim pelos vistos também tem (ou tinha...) a minha opinião.

    Essas afirmações de que "X" é melhor central que alguma vez será "Y", principalmente quando "X" tem 20 anos e pudemos ver (com olhos de ver) os jogadores em acção, valem muito poucochinho.

    SL

    ResponderEliminar
  9. PLF,
    Obrigado. Obrigado por se chegar à frente.

    Sei que não partilhamos exactamente da mesma ideia sobre o valor actual de POliveira, porque na minha lista de centrais ele estaria numa posição mais adiantada do que na sua e isso é ainda mais importante para mim.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Sinceramente, é um nome que não me diz nada. Fico contente, porém, de ser "pescado" no nosso campeonato, com o acréscimo de experiência que isso teoricamente implica. Espero que seja mais utilizado que o Vítor que, se não erro, foi dos poucos a ser contratados dentro de portas (exceto o Cissé que desapareceu em combate).

    Quem refere o Nuno Reis, refere o Rúben Semedo e outros centrais da Academia. Sinceramente, espero que este Paulo Oliveira acrescente relativamente ao que temos em Alcochete, senão, mesmo barato, é um desperdício.

    A margem de risco não é só o que ele custa e vai receber de ordenado, é mesmo a desvalorização do que já temos e que tanto custou a formar. Mas para já aguardemos.

    ResponderEliminar
  11. Então pq não apostar no Kikas em vez de promessas búlgaras ou no ano passado pq nao apostamos no Mica Pinto em vez de Jefferson?
    Se começarmos a pensar no que só vem da Academia, vamos começar a criar um problema em vez de encontrar a solução.
    Há que ir com calma, sabendo que um plantel não poderá ser 100% Alcochete.

    Neste ano, J.Mário e Esgaio quase de certeza que vão integrar o plantel principal. R.Semedo e Tobias Figueiredo (vai ser interessante ver este torneio de Toulon) ainda têm um passo mais para dar antes de aspirarem a serem titulares do Sporting, assim como Walyson, Chaby ou Medeiros.
    Talvez Dramé seja a única dúvida....

    ResponderEliminar
  12. J.
    Que me pareça estás apenas a representar a tua opinião e não a minha. Estou longe de achar que tudo o que vem da Academia é bom. Por exemplo, o Kikas dificilmente alguma vez será titular no Sporting. O Mica Pinto também, provavelmente. Porém quase todos eles sabem o suficiente para cumprir e elevam a fasquia na hora de contratar. Quem vier tem que ser suficientemente melhor para valer o investimento feito nele e o que se perderá por falta de retorno do investimento feito no jogador de formação.

    Os minutos que Paulo Oliveira tem sobre Dier querem dizer o quê sobre o valor de cada um?

    O Dier não seria titular indiscutível no Vitória, não lhe tiraria o lugar?

    O Paulo Oliveira alguma vez teria o percurso que teve se fosse jogador do Sporting?

    Sar,
    O Jardim também deu anuência ou pediu o Cissé, o Welder e o Magrão. Jogadores que nunca pediria. O Betinho, o Esgaio e o João Mário não só eram melhores como não significavam custos acrescidos. Falta saber quanto o Sporting perdeu por um ano mandado às malvas. Eu fico muito mais confortável com a minha opinião do que em concordar com o Jardim ou inverso.

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao jogador bulgaro(que não conheço), tendo em conta joao mario,adrien,william,rinaudo,zezinho,andré martins, fokobo...ja nem falo nos mais novos...realmente pode-se interrogar o porquê da contratação.

    Claro que se o homem se vier a tornar num "jogadorzão"...estas duvidas esquecem-se todas.

    Quanto a Paulo Oliveira, acho-o uma excelente contratação. Como não vejo Rojo a ficar, e penso que ele é superior ao mauricio(que é bem melhor do que todos esperava-mos) vejo-o a fazer dupla com Dier brevemente, e acho que é do centrais com mais potencial neste momento em Portugal. Não sei os valores envolvidos...não devem de ser 5 milhoes de euros certamente.

    Vamos a ver. Até agora, atendendo ao dinheiro aplicado, penso que o saldo das contratações desta direcção é extremamente positivo(conto já com a pré-época passada). Flops vão haver sempre...só que antes custavam 8 milhões de euros...



    ResponderEliminar
  14. De qualquer forma hoje é facil dizer que o cissé,welder ou magrão eram perfeitamente substituidos por betinho, esgaio ou joão mario...eu também concordo.

    Se a uns anos atras me tivessem pedido para apostar em Agosto, que o Porto ia ser campeão europeu no final da época com jogadores do setubal, leiria, e dispensados do Sporting e Benfica, eu ia chamar esse pessoa de maluca...mas lá que eles foram...foram...

    É mais facil analisar o passado, do que adivinhar o futuro...

    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  15. Já tivemos aqui esta discussão anteriormente.
    Acho que falar da época passada e não considerar as premissas da altura, não faz qualquer sentido.

    Vamos por partes. Defesa direito, tinhamos cédric, não podemos suportar o contrato de M.Lopes e fizemos algum dinheiro com Árias (talvez o pior negócio desta direcção).
    Da Academia tinhamos talvez um Riquicho com 17/18 anos, Esgaio só mais tarde foi usado nessa posição (e por iniciativa de R.Jorge) e considerando que tinhamos primeiro que rescindir a bom preço para ter que contratar depois, Welder creio mesmo ter sido das opções mais baratas para preencher o lugar (e tb acho que alg lhe deve ter dado algum valor).

    Acho que com João Mário, se tivesse ficado no Sporting (nem era titular da B, mas isso são outras histórias) iriamos estar com a mesma conversa do Dier. Que não tem minutos e que assim não progride. Foi emprestado ao Setúbal e fez a época que fez. Não hajam dúvidas que volta para Alvalade, mais jogador. Não haverá hoje Magrões ou Vitor´s que lhe roubem minutos.

    Cissé e Betinho não consigo comparar. Gosto mais do segundo claro, mas ambos tiveram o mesmo (in)sucesso nos empréstimos a clube e ambos marcaram golos quando passaram na B.

    Por fim, Dier. Quem te ouvir parece que tenho qualquer contra o jogador inglês? E é precisamente antes o contrário. Tem qualidade e valor, mas ainda um longo caminho a percorrer. Pressionar agora uma possivel renovação com a condição de ter que jogar mais (quando já fez um terço dos jogos da equipa a titular quando ainda tinha 19/20 anos) é que já não faz parte do guião.

    ResponderEliminar
  16. LdA,

    O post levanta questões interessantes, não conheço o Marcelo para tecer uma opinião sobre o mesmo mas do que vi P.Oliveira jogar parece-me também um jogador bastante interessante.

    Acho que relativamente ao Dier também sou da opinião que é o nosso melhor central, independentemente da maior experiência acumulada dos outros penso que a sua qualidade fala mais alto e que já deveria ter sido uma aposta mais regular. Penso que ainda vamos a tempo disso mesmo, de se tentar renovar com ele dizendo-lhe claramente que vai ser aposta vai jogar com regularidade, não acredito que não se consiga um bom negócio por Rojo após o Mundial, pese a evolução demonstrada, ainda é um jogador caro mas aparentemente com mercado infelizmente o facto de só determos 25% do passe irá fazer com que a direcção peça bastante dinheiro pelo passe o que dificultará o negócio.

    Isto para dizer que apostava nos centrais P.Oliveira, Dier, Mauricio, Semedo/Tobias (Reus?! a sério?!). Se me parece pouco para atacar campeonato e boa prestação na LC? Talvez mas de qualquer maneira não me parece que exista dinheiro para um super central.

    SL

    PS: PLF não pensa reabrir a Bancada? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. PedroC,
    pois é. Mas o histórico do blogue atesta que não o digo apenas agora mas desde que os jogadores chegaram. E na maior parte das vezes que falei deles fui até benevolente, atendendo a que não foram eles que pediram para vir e enquanto cá estivessem eram nossos jogadores.

    ResponderEliminar
  18. Pedro C,

    hoje é facil? meu caro, não é muito mais facil do que era no momento em que os foram buscar.
    Estava na cara e só não via quem não queria.
    Tb é valido para o cissé e o enoh.

    ResponderEliminar
  19. Ontem, por breves segundos, A Bola anunciou a ida de João Mário e Wilson Eduardo 1 ano para o Vitória como contrapartida do negócio Paulo Oliveira.

    ResponderEliminar
  20. Não conheço nem Paulo Oliveira (não acompanho o Vitória de Guimarães e nos jogos com o SCP não me chamou a atenção) e claro, muito menos conheço o puto búlgaro. O que sei é que o SCP já foi mt feliz a pescar na Bulgária... E era msm fixe pescar um peixe tipo Balakov... :D

    Oxalá Paulo Oliveira tenha 'aquilo' que o SCP não vê na fornada de centrais que vem formando e... desaproveitando. Aqui chegados, resta-me opinar sobre Eric Dier... Ou muito me engano ou o "dossier renovação" apresta-se a seguir por um caminho cheio de... Bruma. Outro central, o Tiago Ilori, já deu de 'frosques'.

    Dito isto, ora aqui fica um exemplo de como ao analisar-se o passado se tenta descortinar o futuro. Há quem arrisque. E depois há quem critique quem o faz...

    SL

    ResponderEliminar
  21. Lamento só ter apareçido o segundo comentario que fiz, e não o primeiro.

    Nós temos que ver uma coisa. Já é facil cometer argoladas quando se tem muito dinheiro(e nós somos prova disso). Quanto mais quando não se tem.

    É obvio que a probabilidade de se comprarem "craques" a 1 milhão de euros é muito reduzida. Mas da mesma forma que falam em Cissé e companhia, porque não também falar em montero, em jefferson, em slimani, ou até mesmo no Mauricio.

    Se com esta politica de contratações aparentemente incompetente, nós fizemos a melhor classificação dos ultimos 5 anos, então gostava de ver esta direcção com as mesmas armas que outros tiveram em tempos, e que usaram tão bem...

    E deixar nas mãos dos "putos" todas as decisões, é condena-los quase a nascença. Nem todos têm a maturidade suficiente para isso, nem todos são williams. Mesmo o Dier, que sim para mim é o melhor central do Sporting, sofreu a bom sofrer na Comunicação Social, e mesmo entre alguns adeptos do sporting, depois do nó cego do Enzo Perez na luz.

    Neste aspecto o ano passado foi diferente devido às poucas expectativas que toda a gente tinha. Quando apareceram os miudos, era impossivel fazerem pior que os mais velhos tinham feito.

    O que eu acho é que toda a gente, e incluo o Presidente, está a esperar de mais da próxima época. E se calhar a culpa é dele, pelo que tem dito. Na minha opinião o que se tem de tentar fazer é o melhor possivel, tal como neste ano que passou. Tentar contratar jogadores jovens, baratos e com margem de progressão, fazer crescer os da casa, e criar um nucleo duro que sustente a equipa no rumo das vitorias durante muitos anos. Criar um ciclo sutentado. E isso leva tempo.

    Toda a gente fala dos Dortmunds, e afins. Mas ninguem tem paciencia para aceitar o tempo que as coisas demoram a apareçer. Mas provavelmente quando o Dortmund contratou o Reus, o Lewandoski, ou o Hummels, também deve de ter apareçido muita gente a criticar essas contratações. E este é um bom exemplo de um caso de sucesso.

    ResponderEliminar
  22. "Dito isto, ora aqui fica um exemplo de como ao analisar-se o passado se tenta descortinar o futuro. Há quem arrisque. E depois há quem critique quem o faz..."

    E não poderia deixar de fazer esta ressalva....houve muita gente(onde eu me incluo) que fez este exercício no dia em que Godinho Lopes ganhou as eleições. Analisou-se o passado, e infelizmente acertou-se no futuro...

    Naquela época quem se atrevia a fazer esta analise era apelidado de terrorista...com a diferença que na altura a equipa perdia mais jogos...e gastava mais dinheiro....

    ResponderEliminar
  23. "Naquela época quem se atrevia a fazer esta análise era apelidado de terrorista"

    Desculpe? “Quem se atrevia”?

    Hummm, olhe que não, olhe que não... Insultos e “perseguições” funcionavam mais ao contrário, Pedro C... Pelo menos na blogosfera... A maioria dos sportinguistas (na blogosfera) desde o início que foi bastante hostil para com GL. Aliás, no dia em que GL foi eleito qs que estripavam o homem em pleno Estádio.

    E olhe... recordo-me bem dos 'terroristas', fui um dos mais activos, mas isso era mais no tempo de JEB, não era?... Ai essa memória...

    Mas "terroristas" é coisa de meninos. A mim já me apelidam de coisas bem piores desde 2006... e olha, por cá ando, feliz e contente, a vender saúde, Graças a Deus.

    ResponderEliminar
  24. Não percebo! Há aqui quem diga que não conhece o Paulo Oliveira?!?
    Querem compará-lo com quem?!? Dier? Maurício? Marcelo?
    Que grande molhada!
    O Maurício ninguem dava nada por ele?!?
    Agora perguntam a quem é que o P. Oliveira vai tirar o lugar?!?
    A minha modesta opinião é a seguinte:
    O Mauricio foi o titularíssimo da defesa (dupla de centrais) porque, o Dier e o Rojo são melhores do que ele, é pena é jogarem menos á bola do que ele. Conhecem futebol de 11?!Confusos?!?
    Pois é! Os outros são uns craques lindos, espectaculares, mas é o Mauricio o único que sabe comandar uma defesa.
    Por isso, para qualquer treinador, ele é o melhor central que está no Sporting.
    Então, agora pergunto; no V. Guimarães quem é que comandava a defesa?!? Era o Freire? O Abdoulaye? O Kanu? o Josué? Não, não era nenhum deles! Era o Paulo Oliveira.
    Já perceberam por que é que foi ele que aos 22 anos foi o escolhido?

    Pedro F

    ResponderEliminar
  25. Claro que foi. A maioria analisou o passado, e previu um futuro de que não gostou. E depois cada um(infelizmente alguns pelo caminho da violencia), disseram o que achavam. Infelizmente concretizou-se...Mas eu como não insulto ninguem, estou a vontade. E tenho memoria por isso sei bem o que fui lendo e ouvindo por aí.

    Os "terroristas" é so uma forma de expressão, nem me lembrei de JEB. Alias até faço questão de esquece-lo.

    As pessoas queriam algo de diferente, viram em BC o que desejavam, e votaram nele. Felizmente até agora, acho que fizeram bem. Até agora...

    Defendo nesta situação a direcção, porque acho que com poucos recursos fizeram um excelente trabalho. Para quem não ia durar um mês...2º lugar logo na primeira época não é nada mau. E é um resultado que causa muita azia a muita gente...não tenho duvidas. Para as dificuldades financeiras que tinhamos, e principalmente para o buraco onde estavamos enfiados(ate os rafas preferiam o braga), o saldo na contratação de jogadores foi positivo. E se reparar-mos bem os piores já foram hoje todos recambiados...creio eu sem grandes custos. Não consigo criticar isto.

    Critico o discurso de BC sobre a alteração do projecto inicial e a candidatura ao titulo. Não nego que o homem tem uma certa arrogancia, e se calhar esta-se a deslumbrar um bocado...mas pode ser que me surpreendam. Não espero o titulo este ano, nem se calhar para o proximo. Espero um Benfica na mesma, espero um Porto bem melhor, um Braga bem melhor, uns arbitros bem piores, e o buraco onde nos enfiaram é tão fundo que não espero sair-mos dele em 1 ou 2 anos...principalmente porque agora com a saida do Leonardo Jardim(primeira grande derrota da direcção), temos de começar quase tudo do zero.

    Tenho espectativas muito baixas...mas esperança que me façam mudar de opinião.



    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)