terça-feira, 12 de julho de 2016

A prece, o milagre e a obra. Sugestão para leitura. 2 em 1.

Na final frente à França, enquanto Rui Patrício empurrava a selecção portuguesa para novo prolongamento, 25 minutos antes do belo golo de Éder que coroou de glória um percurso marcado por incapacidade e pelo acaso, reparou certamente como no banco de suplentes o seleccionador português rezava. Por tudo o que espero e desejo seja para glória de seu nome, afirmou o muito legitimamente emocionado Fernando Santos.
Penso por isso no campeão Europeu por selecções Fernando Santos (por quem sinto estima), e penso também no quase esquecido e persona non grata, Carlos Queirós (por quem sinto muito estima), principal responsável pela reformulação duma modalidade que em tempos nos permitiu crescer como nunca, através dos brutos conhecimento, inteligência e método. Tanto trabalho teve o Professor Carlos Queirós, naquela altura, quando o impressionante pulo qualitativo que promoveu poderia ter-se visto alcançado pelo meio de 1 terço, 2 ou 3 dentes de alho e a reza de meia dúzia de versos criados há 21 séculos por ignorantes em desertos do Médio Oriente, ou a relação com instituições e suas derivadas, desses divinos cancros provindas ...

Evidentemente, não presumo que a fé do seleccionador português tivesse prejudicado, ou prejudique, a sua prestação. Sinto-me no entanto com liberdade para comentá-la a partir do momento em que a torna pública, e a partir do momento em que tantos jornais tentam impingi-la. Reservo-me o direito a não ser incomodado.

Ou neste caso protestar pelo incómodo causado.

Em sentido inverso, recordo o porquê de treinadores como Cândido de Oliveira, Carlos Queirós, José Maria Pedroto, José Mourinho, Jorge Jesus, e/ou outros, ocuparem lugares ilustres na história do futebol em Portugal, lugares cuja reserva não se vê substituída pelo esquecimento nem pela ingratidão.
Conhecimento, inteligência e método.

Regressando à fé ...


Como sugestão de leitura, relevo também o artigo da autoria do presidente do Sporting publicado no semanário (presumo) católico 'Agência Ecclesia', Promoção de «valores e ética» é legado tão importante quanto o dos títulos.

Valores e Ética, não ria.
No artigo, perceberá de que forma Bruno de Carvalho se estabeleceu como agente-motorizado para que em provas da UEFA e da FIFA o vídeo como auxílio aos árbitros se visse introduzido, acrescentando essa a outras profissões de fé tantas vezes incluídas nas certezas que normalmente possui sobre qualquer tema.

Poderá ainda, ou não, encontrar versos de colaboração do presidente do Sporting nos portais 'Evangélico', 'Dominus', 'Fé Religiosa, comendo gelados com a testa', 'Ide, Sem Medo, Para Servir', o muito popular entre moderados e fundamentalistas muçulmanos 'Como violar mulheres com permissão divina. E como condená-las à morte pelo crime de terem sido violadas', ou o muito aclamado entre círculos religiosos católicos 'Guia do Vaticano para a sexualidade: os bispos e as crianças'.

51 comentários:

  1. Que bela amálgama de hipocrisia que o MM aqui escreve - mais uma. Um "autêntico" idiota, de facto...

    ResponderEliminar
  2. Não vejo motivos para rir. A ética no desporto não passa certamente por dar a outra face após termos levado um estalo. E muito menos quando os estalos são sucessivos, ano após ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não passa certamente por caluniar e rebaixar tudo e todos, e no final do ano convidar uma miúdos para irem comer ao McDonalds, só para manter as aparências...

      Eliminar
    2. Conheço uma sócia do Sporting que se socorre desse argumento quando tenta sugerir os benefícios, ou expressar mero agrado, na / pela acção do presidente do Sporting ou o contributo que este tem para dar ao Sporting a partir do cargo que ocupa.

      Sem lhe faltar ao respeito, rio-me.
      E não é pela sócia em questão ser minha mãe.

      Eliminar
  3. Quer se queira quer não, Carlos Queiroz falhou como treinador principal ao longo da sua carreira. Teria feito muito mais falta dentro da estrutura da Selecção, mas não como técnico principal.

    Quanto à fé de Fernando Santos, acho que deve ser respeitada. E não confundir fé e as escrituras que refere como "versos", com seitas religiosas. É importante distinguir as coisas, e até analisa-las. Mas isto é só uma aparte.

    Mas voltando à fé de Fernando Santos, também é preciso dar o mérito pela forma convicta com que afirmou que só voltaria a Portugal no dia 11 de Julho, sendo recebido em festa. Mesmo a disputar uma fase de grupos em que nada jogava, teve a confiança para o afirmar. Tiveram sorte, é verdade, mas nesse aspecto está de parabéns!

    Na minha opinião, se o MM pretende não fazer esquecer a importância de Carlos Queiroz, também não deveria misturar o Azevedo no mesmo artigo. Mas é claro que já ninguém o leva a sério! Essa suposta luta pela "verdade" tem sido um bom chavão para os mais incautos (carneirada, vascaria).
    Como pode o xôr Azevedo ser levado a sério, quando é actualmente o maior foco de polémica e crispação no futebol português? Como pode a personagem ser levada a sério na sua luta contra os fundos e comissionistas, quando anda a enriquecer um Costa Aguiar e a ajudar a pagar dividas ao comissionista que foi despedido do Vaslui (Augusto Inácio); e ainda anda a recorrer a "fundos" como o Recreativo de Caála, sendo que só através do Leaks soubemos de tais práticas "transparentes"?!? Como pode ele ser levado a sério quando não trouxe os FUNDOS prometidos da Rússia e os EUA?

    Para finalizar, e voltando ao mais importante neste artigo, percebo o seu sentimento actual. Quando se olha para a geração de ouro, e quando são estes que ganham um europeu, também fico com aquela sensação que não foi feita justiça. Mas o futebol é mesmo assim, e é por isso que ele é tão seguido em todo o mundo. Porque é fértil em surpresas e na imprevisibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado Profeta,

      Sim, Carlos Queirós falhou como treinador principal. Teve muitos sucessos mas também falhou.
      A questão dos fundos é uma das muitas contradições de Bruno de Carvalho, concordo com o que diz. Não é difícil cair em contradição quando o objectivo é o de angariar apoio, sem olhar a meios. Foi o caso em 2011. Recreativo de Cáala, idem, subscrevo. Por limitação ou desatenção desconheço o que refere sobre Costa Aguiar (não sei quem é).

      Sobre a chamada 'geração de ouro' não existe sentimento de injustiça. Nem existe sentimento de injustiça no sucesso de Fernando Santos por oposição ao de Carlos Queirós. Espero que não fique com essa impressão.
      Concordo ser o futebol fértil em surpresas, não sei se gosto ou não dessa face do futebol - teria de pensar sobre o tema - e sim, imprevisibilidade, qualidade basilar do jogo. Justamente um dos muitos atributos em falta na selecção portuguesa no torneio que disputou. Quem nos deu imprevisibilidade? Somente Renato Sanches, nem sempre do melhor modo. E Nani, em quantidades muito pequenas infelizmente.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. O Costa Aguiar foi o comissionista que lucrou com o Bruno César, e até para indicar a morada do Jorge Jesus ganhou cerca de 100.000€. Empresário esse que em 2014 dedicava-se às carnes, e do nada surgiu no futebol. Pesquise sobre o assunto.

      Eliminar
  4. E quando nada mais existe para escrever e o tema "campeões da Europa" começa a ficar saturado, nada melhor do que cuspir veneno na direcção do presidente do Sporting.

    A cada dia que passa fica claro que o objectivo do Sr. MM é aniquilar o que de bom este blogue tem afugentando os seus leitores e, quando criticado, tratando-os com ironia patetas na caixa de comentários.

    Compreendo a falta de tempo do Leão de Alvalade, mas por amor de Deus, antes uns dias sem artigos no blogue do que meter um profeta da desgraça a destilar ódio diariamente.

    Se quer temas para abordar fale da pré época, do estágio na Suíça, dos jogadores contratados, de jogadores a contratar para posições em que estamos carenciados, expectativas para a época que aí vem, etc. Não nos brinde com palermices de fé religiosa ou como comer gelados com a testa. Caso queira continuar a sua saga de ódio sugiro-lhe um tema para um artigo: "Como destruir a essência de um Blogue, reduzir drasticamente o número de pageviews e repelir os seus leitores".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Nogueira,

      Não estou a par do seu historial de comentário mas no caso de ser familiar ao blogue, já deveria ter percebido que essa conversa não o levará a qualquer lado. Pode perseverar, não faço intenções nem está ao meu alcance impedi-lo, mas o tema morre aí. Escolha cansar-se ou não.

      No mais obrigado pelas sugestões de temas a abordar. Prometo levá-las em consideração se o Bruno Nogueira prometer começar a comentar com mais inteligência.

      Eliminar
    2. Não interprete inteligência como expectativa de que escreva o comentário A, B, C ou D. Pode comentar o que quiser, argumentar o que desejar, concordar ou discordar as vezes que lhe apetecer, no formato que quiser. Lê-lo-ei em qualquer circunstância com toda a atenção. De igual modo não precisa de gostar de mim. Precisa em todo o caso de um bocadinho de humildade para que não procure constantemente condicionar-me. Muito menos fazê-lo com recurso a chantagens bacocas.

      Eliminar
  5. já não é blog que leia muito, uso o Norte de Alvalade para usar os links da leitura recomendada. Não era muito mas sempre contribuia para uns pageviews.

    Hoje foi o ultimo dia, usarei a partir de hoje os links do "O Artista do Dia: Futebol Português", sempre é mais honesto intelectualmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação e manifestação de intenções. Não se esqueça também de vir avisar-nos sempre que ligar ou apagar a luz, abrir o frigorífico, trocar de sapatos ou dar água ao cão. Esperamos ansiosos.

      Eliminar
    2. Eh pah, Vlad... Que tormento...Estou mesmo revoltado, menos page views, merde! Se acha que quem aqui escreve anda atrás de page views, então mon chér ami: Bonne voyage! Ups... Pardon, mas gosto muito de francês. Desde domingo acho um idioma trés engraçade. Merci e au revoir (isto é: até nunca).

      Eliminar
    3. Vlad,

      o único contributo que aqui se busca é o registo da opinião exercida de forma livre. Já as pageviews são-me completamente indiferentes e o facto de nunca aqui terem sido mencionadas confirmam-o. Mas, embora não verifique as estatísticas há algum tempo, elas sempre foram surpreendentemente superiores às minhas expectativas.

      Eliminar
  6. Post profundamente injusto para o Fernando Santos, homem que nunca escondeu a sua fé, mas também nunca fez alarde desse facto.

    Trata-se de um treinador com uma carreira sólida, que nada deve ao Queirós em termos de "conhecimento, inteligência e método", como aliás acaba de demonstrar cabalmente. Aliás, se tivesse que descrever a vitória de Portugal no Euro 2016, poderia perfeitamente socorrer-me de tais adjectivos.

    Já o Queirós tem sido, ao nível dos seniores, um desastre. Foi assim na super equipa do Sporting de 93/94, no Real Madrid dos galáticos ou com a selecção de 2010 que, convenhamos, estava até uns furos acima da que foi guiada pelo Fernando Santos.

    Quanto ao resto, só tenho pena que ainda haja alguém se sinta incomodado com o exercício de um dos direitos mais fundamentais de uma sociedade democrática.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jô,

      Tal como respondi ao Profeta, lamento se o texto passar essa impressão. Não é de todo correcta. Fernando Santos não me merece qualquer desconsideração - bem pelo contrário. Hoje de manhã em comentário no post anterior escrevi tratar-se (na minha opinião) de um bom treinador. Neste texto reafirmo a estima que sinto por ele.

      Quanto a Carlos Queirós, não subscrevo a opinião que tem dele.

      Eliminar
  7. Estou como tantos outros. Ainda contribuia com pageviews mas hoje acabou-se. Lamento o meu comentario "pouco inteligente" mas se quiser ler um blog escrito por gente que so sabe destilar odio sobre o presidente do Sporting Clube de Portugal, vou ler o Camarote Leonino. Uma coisa e' criticar e apoiar, outra e' criticar por criticar. Aprendam com o Leoninamente, superiormente escrito e intelectualmente honesto...pena pelo Leao de Alvalade, que gostava muito de o ler...ate' um dia e Saudacoes Leoninas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David,

      Não sei o que é mais inconsequente: a sua não-opinião ou pressentir que o seu incómodo tem pouco a ver comigo, tem alguma coisa a ver com o presidente do Sporting, e muito mais a ver com seres invisíveis criados por povos tribais.

      Vá ler o Camarote Leonino que vai muito bem.
      Leio-o todos os dias com imenso gosto.

      Eliminar
    2. MM,
      O mais inconsequente e' constatar que na ansia de dizer mal, nao tenha entendido, nem ao de leve o que lhe disse, ou escrevi. Isso sim e' inconsequencia.
      Talvez devesse escrever no Camarote Leonino pois o estagio aqui esta' muito bem feito.
      SL

      Eliminar
    3. Finalmente um elogio implícito ao 'A Norte de Alvalade', para si menos mau quando comparado ao 'Camarote Leonino'.

      Realmente, tanta saúde respira o Sporting ...

      Eliminar
  8. Um post que é exemplo de uma das características do português...

    Sempre que alguém consegue algo de bom, há sempre meia dúzia de palermas, que para tentar ser especial e aparecer, ou por simples dor de corno, inventa alguma teoria especial para tentar tirar o mérito a quem conseguiu ter algum sucesso.

    Este post, é uma das maiores trampas que alguma vez aqui li.

    "Pense por isso" no campeão Europeu por selecções Fernando Santos, que o é por mérito.

    "Pense por isso" no Presidente Bruno de Carvalho, que o é porque foi eleito para isso, pelos sócios do clube a que preside.

    Pense por isso você, porque enquanto eles são campeões, e Presidentes, você não passa de uns anónimo que pelo que tenho visto na maioria das vezes, curto e grosso, só diz é merda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PedroC,

      O povo português tem tanta coisa boa e consegue tanto de bom. Não me atreveria reduzi-lo a um troféu conquistado pelo acaso.

      A não ser que quisesse parecer parvo, óbvio.
      Tu não quiseste, mas pareces.

      Eliminar
  9. MM, discordar de posts seus é sinónimo de falta de inteligência, certo? Bom, vá lá, eu não discordo, apenas não percebo o sentido. Fernando Santos, Queirós, a fé, BdC...ok, já sabemos que gosta de falar mal do homem, mas será preciso falar dele a propósito e a despropósito? Não será melhor arranjar outro bei de Tunes?

    Perdoe a falta de inteligência da minha parte, mas deixe que lhe diga que está a fazer o possível para transformar um bom blogue crítico da actual direcção, num pasquim de ataque pessoal porque sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. HY,

      "Discordar de posts seus é sinónimo de falta de inteligência, certo?"
      Errado. Essa é fácil.

      Eliminar
  10. Sou do tempo de posts do Malcato, do Bruno Martins,do LMGM, do JVL.

    Bons tempos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho saudades. Se não escrevem é simplesmente porque não querem ou porque se desinteressaram!...

      Talvez o FCS os consiga convencer, pah! Já que comentar o FCS não faz, pode vir cá todos os dias a manifestar as suas saudades. Pode ser que consiga. Boa sorte!

      Ah! E eram realmente bons temps! Tempos em que se podia criticar as direcções e presidentes no SCP na blogoesfera! Saudades...

      Eliminar
    2. E eu tenho saudades do Virgílio :)

      Um abraço enorme.

      Eliminar
    3. E vais continuar a ter, MM :)

      Que, a partir de determinada altura, sentia que os meus post's apenas se repetiam e fartei-me disto. Não tenho nem a paciência nem, há que admitir, o talento do LdA ou o teu para escrever. Dito isto, vou lendo e comentando o que a parelha resistente publica sempre que posso. E já não é nada mau! ;)

      Abç e SL.

      Eliminar
    4. Virgílio,

      Como isto do "responder a responder" cria desordem entre a cronologia dos comentários e e local onde ficam expostos, só agora vi esta resposta. Espero que ainda vás a tempo de ler quão errada é essa noção:

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/09/deus-ex-maquina-ou-os-herois-tambem.html

      Leste nessa altura mais alguém defender o Manuel Fernandes no modo em que o fizeste?

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Sr. MM, constato que optou orgulhosamente por prosseguir a sua saga de maledicência e de destruição do blogue. Ninguém é menos inteligente por o criticar, nem você o é por responder, mas tenha um pingo de decência e deixe-se de ironias palermas na caixa de comentários. No fundo ninguém o quer condicionar, as pessoas apenas querem a essência deste blogue de volta e não um espaço de ataque pessoal e gratuito ao presidente BdC.

    Apenas lamento que o Leão de Alvalade, que tanto prezo ler, não tenha uma palavra a dizer - e sobretudo um sonoro Basta - relativamente à falta de nível e fraquíssima qualidade dos artigos redigidos por este senhor que se acha o máximo por, anonimamente, mandar umas graçolas aos assíduos leitores que comentam no blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Nogueira,

      Foram impostas duas condições aos colaboradores do blogue quando foram convidados: escrever o que quiserem, quando quiserem. Até agora todos têm cumprido escrupulosamente, pelo que não vejo razões para qualquer tomada de posição.

      Nem sempre concordo ou até gosto do que é publicado, o que me parece normal quando constato o mesmo sobre os meus próprios artigos.

      O que sempre existe até agora é consideração pessoal, estima, que a diferença de opinião não impede.

      Da mesma forma os leitores têm a caixa de comentários para expressar a sua opinião, nas condições expressas.

      É o exercício normal da liberdade de expressão que todos deveríamos defender para de igual modo o podermos exercer.

      Eliminar
    2. Bruno Nogueira,

      Está tão encharcado no seu próprio pessimismo que não vê o óbvio. Partilhei o texto do presidente do Sporting e achei piada ao título do mesmo, "Valores e Ética". Desculpe-me pelo crime de não achar que "Bruno de Carvalho", "Valores" e "Ética" sejam termos que liguem bem uns com os outros.

      É só isto que lá está. Por algum motivo, o Bruno Nogueira encontra uma saga de maledicência e ataques pessoais e gratuitos. Sabe o que é mais interessante?

      Se eu fizesse um 'post' a insultar o presidente do Sporting, chamando-o alguns nomes, o Bruno Nogueira porventura encontraria aí um mal bem menor. Se no lugar de Bruno de Carvalho fizesse um 'post' a insultar um jogador do Benfica, do FCP, da selecção Francesa ou outra coisa qualquer, chamando-os de palhaços ou filhos d'algo, o Bruno Nogueira não encontraria aí qualquer mal.

      " (...) relativamente à falta de nível e fraquíssima qualidade dos artigos redigidos por este senhor que se acha o máximo".

      O Bruno Nogueira conhece a forma ou adivinha como me vejo. Não duvido por um segundo que conheça. Se consegue reconhecer, ver, ouvir, porventura comunicar com o criador de galáxias, há-de ser tarefa bem fácil saber o que uma singular pessoa pensa sobre si mesma.

      Emprestar-me-á um dia essa maravilhosa capacidade.

      Eliminar
    3. Leão de Alvalade,

      Sou da opinião que um blog deve seguir uma linha de opinião. Deixar toda a gente escrever o que quer e quando quer destrói por completo o blogue e a essência do mesmo.

      Nem sempre concordo com o que o Leão de Alvalade escreve, mas a maneira equilibrada e bem estruturada que aplica nos seus artigos faz-me sempre regressar para ler o próximo. O Leão de Alvalade não acha estranho que haja mínima polémica (vulgo críticas na caixa de comentários) nos seus artigos, e tanto descontentamento e indignação relativamente aos artigos do sr. MM?

      É que neste momento já se torna maçador as tentativas de levar a sério um senhor que fala de criadores de galáxias, violações de mulheres com permissão divina ou que chama parvos a alguns leitores e os acusa de comentarem sem inteligência. Isto num blogue cujo principal tema deve ser o Sporting Clube de Portugal.

      Não acha que algo deveria ser feito para serenar os ânimos? Ou vai continuar a basear-se na livre expressão dos autores e deixar um indivíduo implodir este espaço de opinião que tanto lhe custou a dinamizar?

      Eliminar
    4. "Sou da opinião que um blog deve seguir uma linha de opinião."

      Hmmm, parece-me que és mt opinativo, caro Bruno. Mas, já agora, alguém te pediu a opinião?

      Este blogue existe há muitos anos. Muitos mesmo. Desde o tempo em que o presidente do SCP era uma mistura de "ameba com girafa"... E quem assim classificava o gigantone recebia quase exclusivamente elogios. Hj, ng destrata BdC da forma como se fazia (erradamente, e contra mim escrevo) com FSF ou mais tarde com JEB, e é o que se vê... Essa tua conversa de "preocupação" com a "dinâmica" do blogue já eu leio há muito... E apesar dos anos, a coisa cá continua a funcionar... Vão uns, vêm outros, regressam outros tantos. A dinâmica é essa sem que dependa das vontades do LdA ou de outro qlq redactor deste blogue. Como tal, não é muito saudável precocuparmo-nos com aquilo que não se controla.

      Agora, não perceber o que lhe foi explicado é, das duas uma, ou teimosia sua ou, desculpe que lhe diga, parvoíce. O LdA convida quem acha merecedor de aqui escrever, essencialmente por ter opinião própria que pode, ou não, coincidir com a que ele próprio defende... É isso que ficou acordado com todos, e são 9, os potenciais redactores. E só assim um blogue com nove 'cabeças' poderia funcionar: livremente! Se a intenção do LdA, ao convidar outros sportinguistas para escrever no blogue que criou, era a de repetirem as suas ideias, mais valia escrever sozinho, julgo eu e qualquer pessoa com o mínimo de senso comum.

      Um conselho: serene você os seus ânimos e seja mais tolerante com as opiniões alheias de que não concorda. Não espere que alguém o faço por si, seja onde for, aqui ou noutro lado /espaço qualquer. Verá que irá obter muito melhor resultado.

      SL! Não precisa agradecer.



      Eliminar
    5. Sr. Virgílio,

      O meu comentário não foi dirigido a si mas sim ao Leão de Alvalade. Foi por ele que comecei a frequentar este espaço e é por ter esperança que ele mude o estado de coisas que me estou a dar ao trabalho de responder a si, Sr. Virgilio. Opinativo? Posso dizer o mesmo de si por se estar a armar em paladino da paz respondendo a um comentário que não foi a si dirigido.

      A minha ideia mantém-se, vale o que vale é um facto, mas um blog tem de ter uma linha de opinião, uma determinada ideologia se assim lhe podemos chamar. Ter 8 ou 9 indivíduos a comentar o que bem entendem, quando bem entendem não faz qualquer sentido e retira identidade ao blog. É como um partido político defender ideias de direita, centro e esquerda ao mesmo tempo. Não está em causa a liberdade de expressão mas sim a coerência de ideias.

      É lamentável que tantos leitores decidam abandonar este espaço porque um individuo lhe deu na real gana de incendiar o blogue fazendo do mesmo um espaço de ataque pessoal à pessoa do presidente do Sporting com o apoio de alguns arautos da desgraça em que você também se inclui. E porque razão? Muitas vezes no meio daquela retórica palerma nem se entende. É criticar por criticar, puro bota abaixismo, simplesmente porque sim.

      Eliminar
    6. Caro,

      O que não faz qlq sentido é aparecer aqui a dar palpites de como o principal autor e fundador do blogue deve ou não deve gerir o seu próprio espaço.

      Qd entra na casa dos outros manda palpites sobre o que observa e não aprecia? Diz ao dono da casa como deve gerir aquilo que é dele? Espero bem que não, pq passa por ser mal educado e inconveniente...

      O LdA já lhe tinha respondido e vc insistiu. Daí eu ter intervido no sentido não de apaziguar o que quer que fosse, mas tentar explicar a mesma coisa doutra forma para ver se compreendia. Já vi que fui pura perda de tempo. Passe bem.

      Eliminar
  12. "lugares cujas reserva não se vê substituída pelo esquecimento nem pela ingratidão"

    o esquecimento e a ingratidão substituiram a reserva? não percebo o que isto significa.

    ResponderEliminar
  13. Qual o objectivo deste post?
    Simplesmente ridículo...

    ResponderEliminar
  14. O meu comentário não foi publicado porquê? Foi ofensivo ou apenas ficou esquecido?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ÓH FCS... Até tiveste direito a resposta! Para veres como consideramos os nossos leitores..

      Eliminar
    2. Sempre com a mania da perseguição... Cada qual com os seus defeitos, taras e manias. É a vida!

      Eliminar
  15. Por muito que discorde ou concorde com o teor dos posts aqui escritos, sempre houve uma linha crítica com razão de ser por parte dos outros escribas deste blog que tenho (tinha?) por boa referência.

    Este post falhou por completo, MM, uma vã tentativa de sabe-se lá o quê, porque a mensagem que está a passar é criticar por criticar, e isso é embirrações que não interessam a ninguém.

    ResponderEliminar
  16. Já eu gosto muito de ler este blog, e agradeço aos autores pelos anos de leitura diária. Concorde ou não com o que leio, não li nenhum insulto dirigido ao que quer que seja. As unicas ofensas que vejo estão na caixa de comentários pelas virgens do costume que querem silenciar pessoas que escrevem sobre o Sporting. Tão triste ver o fanatismo e a intolerância que tomou de assalto estes meios.

    SL,

    JCM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JCM,

      Ao nosso nível (adeptos), há quem conheça intimamente a diferença entre realidade e demagogia. Esses são ofensivos e histéricos por opção. E depois há muitos que continuararão a carregar nos chavões e navegar ao sabor da maré independentemente de mais nada.

      Nesta caixa de comentários encontramos exemplos de ambos.

      O fanatismo e a intolerência já não são um perigo. São mesmo a realidade que se instalou. Como é lógico, onde quer quer exista gente a empurrar existirá sempre gente que se deixa empurrar. Efeito perverso, mas normal. Esse é um dos nítidos contributos da acção de Bruno de Carvalho. Em cima de um clube há décadas embaraçado por uma crise de identidade, não só nada faz para resolve-la como premeditadamente a agrava.

      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  17. É deprimente verificar que apenas há comentários aos posts que atacam (as mais das vezes, como hoje, a despropósito) o presidente do SCP. Os outros posts, que me parecem ter a ver mais com futebol (e, acho eu, são muitíssimo mais interessantes, como a primeira parte do post de hoje, com que, salvo alguns exageros, concordo), e esta caixa fica às moscas. Sendo evidente o cariz pavloviano destes comentadores, é legítimo presumir que o pessoal deste blogue, cada vez que tem saudades de alguma animação, agita a sineta do "Azevedo de Carvalho". Só para saber que quem os lê está vivo, atento e a salivar. JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPT,

      Obrigado pelo comentário construtivo.

      Tal como sugere, também a mim desagrada que textos bem ricos em conteúdo como é por exemplo a análise do Leão de Alvalade à vitória de Portugal no Europeu, textos com mais do que suficiente matéria para debatermos ideias, tem no espírito de muitos menor importância do que qualquer coisa que se diga a envolver o presidente do Sporting.

      Reconheço sem hesitar a limitação ou falha que a sua última linha sugere. Neste caso pouco cuidado na forma como se diz qualquer coisa e pouca atenção ao momento. Igualmente, pouca (nenhuma) preocupação pelas facilmente previsíveis consequências ou reacções ao que é dito.
      O problema é o de não possuir qualquer "agenda" (termo em voga pelos blogues do Sporting), ou sequer à partida intenções. Na maioria do tempo limito-me a abrir o Record online e qualquer coisa que me chame a atenção é por norma o rastilho para um 'post', 'posts' aos quais não atribuo qualquer importância ou desígnio. O facto de prever algumas reacções não equivale evidentemente a que essas reacções sejam em si o propósito dos 'posts'. São ideias, coisas em que se pensa, nada mais.

      Eliminar
    2. JPT, só para clarificar ainda mais com socorro a um exemplo: este 'post' esteve aí 2 dias ou dia e meio na folha de rascunhos do blogue. Sem tirar nem pôr, tal qual como está aqui, e sem qualquer pressa de se ver publicado por não ter rigorosamente nenhuma importância ao pé duma análise ao Europeu que o LdA entretanto fez. Fez e generosamente partilhou com os leitores, leitores esses (alguns) que ainda acham que ele deveria pedir-lhes desculpa por qualquer coisa.

      Eliminar
    3. MM

      Se achas que o Sporting está a passar por uma crise de identidade e mais, actualmente e premeditadamente está a ser agravada, é meu desejo que nunca mais termine. Enquanto assim for as minhas cotas e dos meus familiares continuarão a ser religiosamente pagas.
      AMF

      Eliminar
  18. Eu como adepto de um clube rival considero este o melhor blog para ser lido.
    Porque existe isenção e capacidade de raciocínio. Porque se questiona. Porque não se limitam a deitar abaixo porque fica bem para a fotografia.
    Em Portugal temos um pouco o estigma de quem manda é quem tem razão. Mas quem ama um clube tem de perceber que o clube é que tem razão e está acima de qualquer personalidade.
    Eu amo o meu clube, mas vejo a direcção fazer coisas boas e coisas más e digo que fixo mais assustado com as coisas más que alegre com as boas, porque o que fica manchado é a imagem do clube e isso é muito difícil de lavar. Veja-se o caso da porta 18, que sendo verdade ou não, é para sempre uma mancha na história e enche qualquer Benfiquista que se preze de vergonha só pelo simples facto da notícia.
    Sejamos adeptos,mas sejamos críticos. Não há dúvida que Bruno de Carvalho ama o Sporting, muito mais que o Vieira ama o meu Benfica... Mas cuidado que o amor de BdC pode dar num caso de "violência doméstica ".
    Desculpem o desabafo.
    Saudacoes.

    JD

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)