quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nós, os outros, ideias, saber-fazer, objecto (bola) e objectivos, com classe, Sócrates. Não existindo coerência e nexo entre os elementos, não existe futebol. O exemplo de Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo, coisas pequenas que falam volumes
À medida que colecciona prémios, títulos, reconhecimento e fortuna pessoal, destacam-se em Cristiano Ronaldo algumas características infelizmente impares. Entre outras, o contributo activo para o progresso da modalidade no campo social, como é exemplo o apoio à criação de estruturas físicas e humanas em vários países em vias de desenvolvimento, ou a preocupação demonstrada pelas minorias no universo total de pessoas que acompanha futebol - crianças, mulheres e adeptos sofredores tanto de doenças como de deficiências físicas, grupos minoritários que no caso das mulheres, lamentavelmente, têm na modalidade pouca visibilidade. O respeito que constantemente mostra por estas minorias em particular mas também pela generalidade dos seus adeptos, a forma como os acarinha e protege, a atenção que lhes dedica interagindo e reconhecendo permanentemente as suas presenças, fazem de Cristiano Ronaldo um embaixador não de futebol mas do humanismo evidenciado pelas suas acções fora dos relvados, ainda que em associação a esse mesmo futebol, não contemplando, evidentemente, aspectos da sua vida privada que só a Ronaldo dirão respeiro. Igualmente, aquilo que merece profunda admiração está também no exemplo que oferece como desportista de eleição que seria - presumo - o mesmo tal qual se tratasse de um amador.

Querer sempre mais e melhor, hoje tal como no princípio.

Infinitamente mais importantes do que feitos futebolísticos, são estas as qualidades que merecem reconhecimento e é este um dos motivos, longe de ser o principal, pelo qual os rótulos normalmente relacionados com incapacidade de reconhecer mérito ou inveja, atribuídos aos que não são apreciadores do futebol de Cristiano, nunca farão sentido nem terão lugar num diálogo verdadeiro.
Cristiano Ronaldo, exemplo de degradação do jogo
Cristiano Ronaldo tem na prática de futebol competências que o distinguem. 50 ou 60 golos por época há 7 ou 8 temporadas consecutivas, ao nível a que ele o faz - campeonatos espanhol, inglês e provas europeias, são cartões de visita dificilmente emuláveis, números impressionantes mas de todo o mais louvável. Olhada a forma como se vêem os feitos (golos) alcançados, pancadas e marretadas quase sempre em cima da baliza, dentro da área ou nas suas imediações, não se tratando, na esmagadora maioria dos casos, de finalizações que evidenciem as técnica, classe e a elegância típicas nos grandes futebolistas, há um pormenor que merecerá destaque: a pancada em si mesma. Além da força e do nervosismo que emprega nas suas acções dentro do relvado - algo que só o desgasta e aos colegas mais próximos, além de denunciar um perfil de liderança débil, a força que imprime à bola quando a remata, transformando-se ou adquirindo proporções um tanto brutais deixa perceber quão difícil é encarar adversários com este perfil. Daí, pensemos naquilo que os seus adversários mas sobretudo os guarda-redes enfrentam sempre que apanham o português pela frente, potencial duma máquina que aliada à velocidade, exponencia a violência do 'monstro' para níveis aos quais os defesas e guarda-redes não conseguem frequentemente alcançar. Não veja nisto linguagem metafórica mas aquilo que a realidade mostra: tendo a oportunidade, a distâncias razoáveis do alvo, Cristiano encontrará forma de fazer golo sem que ninguém possa contrariá-lo. A par, Ronaldo também trata a bola por «tu», evidenciando a muita habilidade que possui. Habilidade que no entanto não se traduz num perfil técnico relevante, observável (por exemplo) na forma como bate livres. Tratar-se-á Cristiano dum jogador tecnicamente fraco? Não. Ao mesmo tempo, sim, embora se visse necessário contextualizar e desdobrar o conceito de «técnica» aplicada ao futebol. Em suma, pela competência física e pelo desejo de querer ser o melhor, por guardar esse desejo junto ao coração e nunca esconde-lo, pela notória habilidade e pela marretada, Ronaldo ganhou com inteira justiça um lugar de destaque na história do futebol.

Com honestidade e sem qualquer ponta de ironia, se pensarmos numa lista dos 800 melhores futebolistas de sempre oriundos de todos os continentes exceptuando o sul-americano, Ronaldo terá muito boas possibilidades de nela aparecer. Reiterado reconhecimento por aquilo que em associação ao futebol transparece fora dos relvados, uma vénia, pela transformação e especialização num perfil físico que te permite competir, ombrear e em muitos casos superar aqueles que verdadeiramente sabem jogar futebol.


Perguntaram-te nos juvenis do Sporting qual o jogador da equipa principal que mais admiras. Respondeste na altura, gosto muito do João Pinto e do Pedro Barbosa. A pergunta agora é outra, Cristiano. Em que momento decidiste que não querias ser jogador de futebol?

41 comentários:

  1. Como se costuma dizer, as opiniões são como [ inserir o que quiserem ]. Cada um tem uma.

    Felizmente Ronaldo conquistou troféus individuais e colectivos que falam por si e que relativizam as preferências pessoais de cada um, por pouco compreensíveis que sejam.

    Tenho é que dizer isto: referir uma lista com 800 ( oitocentos!) jogadores com EXCEPÇÃO dos sul americanos onde Ronaldo tem "possibilidades" de figurar só vejo que possa ter 2 objectivos.

    Ou criar polémica.

    Ou um ataque ao jogador, que é a maior bandeira nacional, o maior símbolo da formação do Sporting e um profissional que marcará para sempre 2 dos maiores colossos do futebol mundial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Felizmente Ronaldo conquistou troféus individuais e colectivos que falam por si e que relativizam as preferências pessoais de cada um"

      Títulos tem muito mais a ver com clubes e "sorte" de integrar contextos onde se podem ver alcançados (treinadores, qualidade do plantel, etc). Deve haver uma centena de jogadores com mais títulos que o Ronaldo e que são bem inferiores. E há uma multidão com poucos ou até nenhuns títulos que são muito melhores que Ronaldo.

      "Ou um ataque ao jogador, que é a maior bandeira nacional"

      Sim, deve ser isso ...

      Eliminar
    2. Só pode ser isso, meu caro. Porque não se percebe de outra forma. 3 Bolas de Ouro ( e vem aí as 4ª ), 4 Botas de Ouro, 3 vezes campeão Europeu por 2 clubes diferentes, campeão nos 2 clubes que representou, em 2 países, após ter saído do Sporting, recordista de golos na Europa e também na Champions. Campeão Europeu de Selecções num país que até então tinha ganho Bola.

      Eu aceito perfeitamente que não se goste do estilo ou do perfil do jogador, cada um tem os seus gostos e são legitimos, mas o MM coloca as coisas de uma forma que caem no campo da surrealidade, quando há uma década que Ronaldo está no top 3 mundial, sempre. Todos os anos? Quantos na história fizeram isto? Messi? E quem mais?

      800 jogadores? Que raio.

      Eliminar
    3. N. Bispo,

      " ... quando há uma década que Ronaldo está no top 3 mundial, sempre. Todos os anos? Quantos na história fizeram isto? Messi? E quem mais?"

      Tem muita muita razão. Admirável, de facto, porque o desejo não chega. Ronaldo trabalha muitíssimo e vem-no fazendo há muitos anos. Não diz nada sobre futebol mas é uma qualidade soberba.

      Eliminar
    4. Mas não é factual que Ronaldo está no top 3 Mundial há uma década, todos os anos? Assim o dizem jornalistas e treinadores/seleccionadores ou lá quem compõe o júri da Bola de Ouro, para onde CR tem sido quase sempre nomeado.Bola de Ouro que é um prémio para o melhor jogador de FUTEBOL do Mundo, não de culturismo ou coisa que o valha.

      Eliminar
    5. "Mas não é factual que Ronaldo está no top 3 Mundial há uma década, todos os anos?"

      Respondi-lhe que sim N. Bispo: é verdade, algo que vai ao encontro das qualidades de Ronaldo que o texto descreve.

      "Bola de Ouro que é um prémio para o melhor jogador de FUTEBOL do Mundo, não de culturismo ou coisa que o valha."

      Não, não é. Basta ver os nomeados. Igualmente, basta ver a lista de vencedores para se perceber que há sempre uma probabilidade grande para que os melhores jogadores de futebol, no seu tempo, não vejam os seus méritos reconhecidos através desse prémio.

      Eliminar
    6. Sim, é. Por vezes com injustiças, nomeados que o não o deviam ser e vice versa e não vejo o prémio como um dogma a seguir, mas quando um jogador está consistentemente no top 3 há uma década, não há margem para grande subjectividade, goste-se ou não do futebol de Ronaldo, por não cumprir determinados pressupostos que entendemos, por gosto pessoal, serem fundamentais.

      Ronaldo é e será uma lenda eterna do United, é e será uma lenda eterna do Real, onde bateu e manterá recordes que não mais serão superados.

      É também uma lenda da seleção portuguesa, outro contexto onde já todos os recordes são e serão seus.

      Nem nos 800? Ronaldo não é apenas um dos melhores futebolistas da história. É um dos melhores atletas da história, um mix de força, velocidade, talento, técnica, resistência e ambição. Um exemplo para todos em termos de ética profissional e capacidade de se redefinir, quer como jogador, quer como um capitão precoce e imperfeito que soube colocar um travão nos ímpetos individuais de um goleador egoísta, para um líder que todos os colegas veneram, respeitam e seguem.

      Eliminar
  2. Sub-continente sul-americano, diga-se.

    Outro aspecto: Ronaldo adora passar tempo no ginásio e gosta de desportos como as MMA. Não tem em si grande valor mas também não tem grande mal a sua procura de perfeição física. São todavia traços reveladores da sua distância para o futebol e sobretudo para bom futebol - capacidade para jogá-lo. É uma pena para a modalidade. Mas não é uma pena para o próprio Ronaldo já que a sua competência física deu-lhe tudo o que tem. Nessa medida, bem-vinda transformação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro aspecto: Ronaldo adora passar tempo no ginásio e gosta de desportos como as MMA. Não tem em si grande valor mas também não tem grande mal a sua procura de perfeição física. São todavia traços reveladores da sua distância para o futebol e sobretudo para bom futebol - capacidade para jogá-lo. É uma pena para a modalidade. Mas não é uma pena para o próprio Ronaldo já que a sua competência física deu-lhe tudo o que tem. Nessa medida, bem-vinda transformação.

      isto é bastante especial. que lirismo.

      ao menos um gajo diverte-se

      SL

      Eliminar
  3. lol

    Vá lá admite querias era escrever para o lateral esquerdo mas não te convidam.

    Relembro as "regras" do blog

    Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.(...) Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

    Vou continuar à espera dum pedido de desculpas, já que não foram rejeitados liminarmente.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Sou um leitor assíduo do blogue há vários anos. Como o LdA poderá verificar e confirmar até costumo comentar com alguma frequência e só não o faço mais vezes pelo actual momento do clube porque não estou para responder a todos os soldadinhos do BdC que enxameiam a blogosfera com insinuações e insultos.

    Como leitor assíduo julgo que tenho o direito de manifestar a minha discordância com este recente desvio editorial recente com este tipo de posts praticamente diários sobre temas de que nada têm a ver com o clube. Como diz alguém acima isto parece uma tentativa de parecer o Lateral Esquerdo, só que sem a qualidade da abordagem tecnica daquele blogue. Com sinceridade, na maior parte das ocasiões nem se percebe bem o objectivo do post, como é o caso hoje.
    Espero que isto seja uma situação transitória e o blogue retome rapidamente o seu papel activo na defesa dos interesses do clube, seguindo a linha independente que o caracteriza. Não faltam neste momento temas sobre o clube para abordar, desde a pré-epoca ao que está a suceder nas modalidades, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que coisa mais estranha falar-se de futebol, do Sporting ou dos seus rivais neste blogue. É que não tem mesmo nada a ver com a temática do blogue ...

      "Espero que isto seja uma situação transitória e o blogue retome rapidamente o seu papel activo na defesa dos interesses do clube, seguindo a linha independente que o caracteriza."

      Subscrevo. Redige o abaixo-assinado e depois tratamos disso.

      Eliminar
    2. Que linda resposta. Se não quer respeitar a opinião dos seus leitores porque publica os seus textos?
      Porque escolheu um blogue com grande leitura, referência para muitos, para os seus delírios pseudo-intelectuais quando podia construir o seu?
      Se não quer respeitar o seus leitores respeite pelo menos o trabalho de quem tornou este blogue numa referência para os sportinguistas.

      Eliminar
    3. Respeito toda e qualquer opinião. O JPM já vai em mais de 20 linhas e ainda não foi capaz de produzir uma. É por isso que tem aí dezenas de «posts» onde poderá dar o seu contributo sobre os temas que referiu no 1º comentário, mas nunca o fez.

      E depois fica à espera que eu me sinta responsabilizado pela sua incapacidade de comentar um tema, qualquer que seja. Veja lá se quer também que lhe mude as fraldas e dê de comer ...

      Eliminar
    4. MM,

      a soberba cega-o. Seja humilde se não por si pelos que gostam deste blogue. Eu exprimi a minha opinião sobre o que aqui vem fazendo.

      Eliminar
    5. E no lugar de exprimir opinião sobre mim, exprima opinião sobre os temas levantados. Ou seja arrogante e acuse os outros da sua arrogância ... ao mesmo tempo que como lhe disse: é incapaz de produzir uma opinião.

      Eliminar
  5. MM,

    O facto de Ronaldo ser um jogador mais físico do que cerebral não faz dele um não-jogador. A quantidade de títulos individuais e coletivos que tem mostra a sua importância nas equipas onde esteve inserido e isso também define um jogador.

    Estamos a falar do melhor jogador Português de sempre. Dificilmente alguém conseguirá tantos títulos como ele. E nem uso a seleção para fazer comparações, pois a seleção é algo muito pontual onde os jogadores raramente conseguem demonstrar toda a sua mais valia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Estamos a falar do melhor jogador Português de sempre. Dificilmente alguém conseguirá tantos títulos como ele".

      Se Ronaldo disputar o título de "melhor português de sempre" já é um avanço relativamente ao "melhor do mundo" ou "de sempre." Mas não, nem aí. E não sei por que razão tanta gente achará que Ronaldo tem muitos títulos. É que nem tem tantos quanto isso ...

      "A quantidade de títulos individuais"

      Esses sim de facto definem-no, pela relação estreita com os golos, razão pela qual Ronaldo teve algum azar em ter jogado na mesma época de Messi. Não fosse o argentino e no lugar de 3 ou 4 botas de ouro Ronaldo teria se calhar 8 ou 9. Pelo menos 3 que foram conquistadas por Messi e mais um par conquistadas por Suárez que também têm uma forte assinatura de Messi.

      Romário um dia disse que venceu a Bola de Ouro porque Laudrup quis que ele a ganhasse. Ninguém alguma vez dirá o mesmo de Ronaldo ... não tem essa capacidade. Romário é um excelente exemplo, 4 000 vezes melhor jogador dentro da área do que Ronaldo. 4 000, por baixo.

      Eliminar
  6. O Cristiano Ronaldo aspirando a entrar numa lista dos melhores 800 não sul-americanos, mas ainda e sempre muito longe de poder aspirar ao top-14 de todos os tempos e continentes, onde estão o Oceano e o Le Tissier, tendo ficado mesmo à porta o Vítor Paneira e o Simon Vukcevic.

    Ou mais um exercício de afirmação intelecto-excêntrica deste mal que vai minando um grande blogue.

    ResponderEliminar
  7. Concordo inteiramente. Se a ideia era matar o blogue demolindo-o aos poucos todos os dias mais um pouco com golpes vindos de dentro está a ser bem conseguido.
    O MM vai conseguir finalmente é com relativo pouco esforço o que muitos tentaram antes e não conseguiram.

    ResponderEliminar
  8. Ler alguns comentários e artigos sobre CR7.. Só mostram a falta de sentido e perceber de futebol!!!
    Não tem técnica mas, faz streetball, chuta de primeira com eficiencia, soberba técnica no remate de cabeça, faz assistencias de 20 ou mais metros de bola rasteira. Etc....
    Más se ele é tão mau assim, porque se preocupam tanto com ele??? Estranho!!!!
    A inveja é uma má conselheira.

    ResponderEliminar
  9. LOL! É só fãs, pah...

    O A Norte está em perigo! As visitas e as tais das pageviwes não sei se aumentam se se reduzem, mas curiosamente, os comentários aos post's do MM são sp à fartazana, nem que seja a ameaçar que vão embora ou que temem pelo futuro do blogue...

    MM,

    Sobre o post, essa dos 800 é mesmo para arrombar a caixa de comentários! LOL.

    O CR7 é uma máquina e é tb humano. Logo, como todos os restantes jogadores que de alguma forma superam os demais, tb tem defeitos, não é só virtudes. Até o Sócrates tinha defeitos, caramba. Como sabes eu sou um gde admirador do CR7! Para mim é o melhor português de sempre, ainda assim o mais completo, e não o digo apenas pela estatística / títulos conquistados...

    Considero CR7 um portento e não é só fisicamente. Mas realmente perde em criatividade para muitos outros futebolistas. Uma característica que sei que te mt relevas. Essa acima de todas as outras. O CR7 com o tempo é cada vez mais pragmático e cada vez vê-se-lhe a fazer menos malabarismos técnicos, mas já vai com 31 anos... e marcar golos (alguns deles bem bonitos) tb é arte.

    Gde abç!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgilio,

      é indiscutível que o blogue perdeu qualidade e foco com a entrada do MM. Como vosso leitor diário e muitas vezes comentador digo-o com pena. De facto os comentários são cada vez mais mas quase sempre de desaprovação. Se a ideia é essa então está a ser um êxito.

      Eliminar
    2. "Até o Sócrates tinha defeitos, caramba. Como sabes eu sou um gde admirador do CR7! Para mim é o melhor português de sempre, ainda assim o mais completo, e não o digo apenas pela estatística / títulos conquistados..."

      Virgílio,

      Aqui, é só mesmo por ti que me custa não ver no Ronaldo alguma coisa mais do que uma máquina (dentro do campo). Fora dele mas ainda na atmosfera de jogo: impecável.

      Um abraço enorme e sei bem que não te incomodas.
      Sabes o que pretendo dizer com "custa".

      Eliminar
    3. JPM,

      Nada é indiscutível, meu caro. Mas no que concerne à sua opinião sobre a pretensa redução de qualidade eu não a vou discutir. É a sua opinião.

      No que diz respeito ao n.º e teor de comentários volto a repetir: não fazem sentido todos aqueles que são feitos em tom de ameaça ou aviso, porque pura e simplesmente, como já foi repetidamente explicado, cada redactor é LIVRE de escrever sobre o que entender, quando o entender, desde que não fuja do tema óbvio num blogue deste tipo: desporto, futebol, Sporting. Metam uma coisa na cabeça: essa liberdade não vai acabar só porque existem leitores que não gostam do MM. Se fosse assim, já há muito que tínhamos fechado o blogue! Qts já por aqui passaram a queixar-se dos post do LdA????? Oo dos meus, quando os publicava, p. e.?

      No dia em que o MM dissertar aqui sobre cinema ou politica, em exclusivo, pq até esses temas se podem misturar com desporto..., aí sim, entenderia as queixas.

      O MM tem o seu estilo, uns gostam, outros nem por isso. Eu gosto e não tenho pinga de receio em o demonstrar. Faço mesmo questão de o ler. Faz-me pensar, mesmo quando dele discordo e já aconteceu muitas vezes. Como neste post, por exemplo. Mas o MM está no seu direito de não apreciar o CR7 e poder aqui manifestá-lo. Apesar de que lendo o post, a visão que me fica até é contrária à da generalidade dos leitores, uma vez que é que este é mais elogioso do que critico para com o CR7...

      Um abraço.

      Eliminar
    4. "uma vez que é que este é mais elogioso do que critico para com o CR7..."

      -> uma vez que este até é mais elogioso do que critico para com o CR7..."

      (assim é que está correcto e faz sentido).

      Eliminar
    5. Virgílio

      Não me parece que quando o LdA e os outros contribuidores - onde se inclui - que partilham as suas ideias o fazem para ter "page views", no entanto mais que as page views e o catano o que interessava neste blog era discutir o Sporting e outros assuntos da sua esfera, civilizadamente.

      Mais uma vez não vejo ninguém a ameaçar a "ir embora", era para o lado que dormiam melhor também (vcs os editores) mas o que é transversal aos postes do M&M é uma incapacidade para ter uma discussão sem que esta caia na critica pessoal e isso era algo que não acontecia aqui.

      Sinceramente não sei se essa ideia do "ameaçar ir embora" era dirigida a mim - acho que não pois sei que o Virgílio não se importava muito com esse facto - mas o que eu disse anteriormente não foi que me ia embora foi que deixava de comentar porque o blog ficou muito pouco heterogéneo na sua orientação e que não valia a pena comentar. Não me parece que me tenha enganado.

      A verdade é que o "A Norte" era visto como espaço para uma critica ponderada algo que, no meu entender não acontece nos posts do M&M.

      Também faltava ao blog uma pluralidade de opiniões, que agora tem de facto mais, mas são muito fracas e sinceramente não têm ligação aos conteúdos anteriores do blogue.

      Eliminar
    6. Virgílio, sim, por sentir muita admiração por ele. Os únicos momentos onde não a sinto são em boa verdade os menos importantes: futebol - onde existem milhares de jogadores e milhares de equipas e diversidade que nos permite "escolher" - e também algo sem qualquer relevância como a sua vida privada.

      Em tudo o resto, Ronaldo é maravilhoso.

      Virgílio, iria tão longe quanto afirmar que ele está em condições de no pós-futebol assumir um estatuto semelhante ao de personalidades como Cassius Clay, Maradona ou Pelé. O Ronaldo pode fazê-lo, se quiser, justamente pelo reconhecimento granjeado ao longo da carreira. Uma vez nesse papel, poderá fazer uso da tal face humana que mencionas.

      Eliminar
    7. PTM,

      Só para esclarecer e não deixar a dúvida a "marinar". Essa minha afirmação sobre o "ameaçar ir embora" não era para si, como bem infere.

      "Ameaçar ir embora" como já aconteceu ou "ameaçar / avisar com a morte do Blogue" como continua a acontecer... Ou comentar apenas e só a manifestar falta de qualidade do post… Esses comentários em tom de aviso, que se notam em mts comentários, é que não fazem sentido. E não fazem sentido pelo que já se explicou anteriormente: só perdem tempo. São ineficazes. Como tb não acrescenta mt o tom de comentário gozão, mts vezes preconceituoso para com o mensageiro… mais do que discordância com a própria mensagem.

      Já agora, pq comentar o que se acha irrelevante? Pq comentar apenas com o intuito de denegrir, diminuir a opinião do autor? Se o tema não interessa, se o post não presta, passem à frente. Ou então contribuam, expliquem o porquê de não acharem interesse ao post, mas sem sarcasmos…

      Mais, será que custa muito fazer uma seleção? Se gostam de autor A e, comprovadamente, não do B, leiam o A e deixem o B para quem gosta, ou não gostando e ainda assim pretendem rebater, repito, façam-no sem rebaixar, sem ameaçar com a qualidade do blogue que fica afectada, sem esse tipo de argumentário que não vem acrescentar nada… Pq insisitir qd não se aprecia o estilo de alguém? O MM não muda, é assim mesmo… Eu não mudo, o LdA, não muda.

      Assim contribuímos todos para evitar que se instale esse tom desagradável que, lá está, apenas aumenta a tendência para que ocorram os tais ataques pessoais de parte a parte. Já agora, reparou que esses ataques partem sempre de leitores e não do MM? Meu amigo, qd assim é, quem sou eu para criticar a resposta ríspida a uma abordagem ríspida? Na minha terra diz-se que “Amor com amor se paga”. Admito outras abordagens a comentários rudes, posso estar errado, mas é precisamente assim que eu respondo. Querem discordar, estão à vontade, façam-no é nos termos e da forma correcta.

      Abç.

      Eliminar
    8. MM,

      Eu não só acho o CR7 um excelente futebolista, como tenho a certeza de que é boa pessoa... Fora do futebol já deu vários exemplos disso. Se após terminar a carreira irá ter o carisma desses mosntros que exemplificaste não sei... Veremos!

      Fogo à peça! :)

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    10. Virgílio

      Ameaçar ir embora" como já aconteceu ou "ameaçar / avisar com a morte do Blogue" como continua a acontecer... Ou comentar apenas e só a manifestar falta de qualidade do post… Esses comentários em tom de aviso, que se notam em mts comentários, é que não fazem sentido. E não fazem sentido pelo que já se explicou anteriormente: só perdem tempo. São ineficazes. Como tb não acrescenta mt o tom de comentário gozão, mts vezes preconceituoso para com o mensageiro… mais do que discordância com a própria mensagem.

      Os comentários reflectem a opinião das pessoas que passam pelo blog, se prefere como já disse anteriormente ficar a falar para as mesmas pessoas do costume é consigo, já eu acho que quantos mais comentários com qualidade houver melhor fica o blog. Repito, se o blog não é para os visitantes, que se feche o blog e aí podem controlar quem tem acesso à caixa de comentários.

      Já agora, pq comentar o que se acha irrelevante? Pq comentar apenas com o intuito de denegrir, diminuir a opinião do autor? Se o tema não interessa, se o post não presta, passem à frente. Ou então contribuam, expliquem o porquê de não acharem interesse ao post, mas sem sarcasmos…

      Foi o que fiz, recebi insultos pessoais e o melhor argumento deles todos, um pueril "lol".

      Mais, será que custa muito fazer uma seleção? Se gostam de autor A e, comprovadamente, não do B, leiam o A e deixem o B para quem gosta, ou não gostando e ainda assim pretendem rebater, repito, façam-no sem rebaixar, sem ameaçar com a qualidade do blogue que fica afectada, sem esse tipo de argumentário que não vem acrescentar nada… Pq insisitir qd não se aprecia o estilo de alguém? O MM não muda, é assim mesmo… Eu não mudo, o LdA, não muda.

      Continuo sem perceber para quem é que vocês escrevem, e mais uma vez dizer que um post não tem qualidade não é uma ameaça é uma opinião o que reflecte muito do valor que dão à opinião contrária. Está enganado eu não quero que mudem aquilo que escrevem, quero é que o M&M seja capaz de levar a critica àquilo que escreve sem responder de forma condescendente e agressiva.

      Já agora, reparou que esses ataques partem sempre de leitores e não do MM? Meu amigo, qd assim é, quem sou eu para criticar a resposta ríspida a uma abordagem ríspida? Na minha terra diz-se que “Amor com amor se paga”.

      Manifestamente está a distorcer a realidade para esta dar jeito à narrativa que quer, basta ver esta caixa de comentários. A agressividade e a falta de argumentos vem sempre do mesmo lado. Se quiser peça ao Bruno Nogueira o print screen da resposta que não foi rejeitada por parte do M&M numa troca de argumentos.

      Eliminar
    11. PTM,

      Isto realmente começa a ser repetitivo…

      “já eu acho que quantos mais comentários com qualidade houver melhor fica o blog”

      Eu também. Daí não perceber qual o objectivo de se produzirem comentários que nada têm a ver com o que está escrito nos post… São esses que eu critico.

      “Foi o que fiz, recebi insultos pessoais e o melhor argumento deles todos, um pueril "lol".”

      Nem sequer vi respostas do MM aos seus comentários, quanto mais insultos…

      “e mais uma vez dizer que um post não tem qualidade não é uma ameaça é uma opinião o que reflecte muito do valor que dão à opinião contrária”

      Misturou tudo. Repito: pode-se contrariar os posts, o que não entendo é dizer que não existe qualidade sem depois concretizar o porquê da falta de qualidade. Larga-se a bomba e vai-se embora. Uma espécie de guerrilha blogosférica… O género de comentários: “ah e tal o post não presta, isto antigamente é que era bom”, mas nem uma linha de argumentação a afirmar o porque de o post não prestar. Afirma-se que não presta e pronto. Para que serve esta opinião? Para nada. Que benefícios retira o autor duma opinião destas, caso pretenda melhorar? Zerinho…

      “quero é que o M&M seja capaz de levar a critica àquilo que escreve”

      Caro, não sei de quem fala, não conheço nenhum M&M. Agora a sério: e diz você que não é sarcástico…

      “Manifestamente está a distorcer a realidade para esta dar jeito à narrativa que quer, basta ver esta caixa de comentários”

      Eu estou a distorcer a realidade? Mesmo nesta caixa de comentários? A sério… Ora veja lá então os comentários imediatamente acima do primeiro que eu publiquei ou outro mais abaixo com um acrónimo em inglês… às tantas são comentários que apenas eu leio… Olha, até logo, que eu vou ali à esquina apanhar uma trip e já venho.

      SL

      Eliminar
    12. "... pode-se contrariar os posts, o que não entendo é dizer que não existe qualidade sem depois concretizar o porquê da falta de qualidade. Larga-se a bomba e vai-se embora. Uma espécie de guerrilha blogosférica… O género de comentários: “ah e tal o post não presta, isto antigamente é que era bom”, mas nem uma linha de argumentação a afirmar o porque de o post não prestar. Afirma-se que não presta e pronto. Para que serve esta opinião? Para nada."

      Virgílio,

      Basta ler os comentários todos, para este ou qualquer outro texto e fazendo-o, é muito fácil de perceber quem aqui vem com o único propósito de criar mau ambiente, à falta de vontade, bom senso, conhecimento ou sequer habilidade para emitir uma opinião, qualquer que fosse.

      Quando assim é, embora pessoalmente não me perturbe, temos de lamentar pela perda de oportunidade de debate, debate esse que existe e é feito por alguns intervenientes (tu, eu, o LdA e leitores que tal como nós e em muitos casos mais do que nós contribuem para as boas discussões, debate que estimo e que pela minha parte agradeço muito), mas debate que nunca é aquilo que poderia ser se o mau-ambiente que alguns fomentam não existisse. E quando além da pura procura de mau ambiente, fazem questão de com orgulho exibir-se radicalmente vazios de conteúdo e imbecilóides, então só resta mesmo ignorar.

      Não existe outra forma de olhar para isto. O hábito instalado já que muito disto apesar de não parecer tem a ver com o Sporting, nomeadamente com o seu presidente e a mentalidade que não só adopta como difunde, de incessante tentativa de censura de opiniões e pessoalização, contagia quase todos. Sinto pena que assim seja porque isso sim - e não os textos publicados - penaliza a qualidade deste ou de qualquer outro blogue.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. RIP Anorte! Até que enfim!

    ResponderEliminar
  11. Uma coisa que já deu para perceber é que o MM está convencido que sabe mais disto do que toda a gente e gosta de distinguir-se pela originalidade das suas opiniões. Por isso não vejo nisto qualquer ataque ao Sporting, ele aliás só ataca o Bruno e companhia...

    É pena é não estar à altura das suas ambições. Outro dia explicava que a selecção do Telé Santana é que era é que Portugal vencedor do euro não será mais do que as dezenas (sim, dezenas!!!) side seleções vencedoras que caíram no esquecimento ou na ignominia de vencerem sem convencerem. Mas não indicava sequer dez, quanto mais dezenas ( mundiais e euros juntos não dão duas dezenas de selecções vencedoras). Que a selecção do Telé tivesse um nível táctico baixíssimo e jogadores suficientemente burros para entregarem bolas ao adversário da lateral para o centro à saída da área e partissem todos para a frente mesmo quando em vantagem deixando o Luisinho desesperado aos berros com os colegas, isso não conta. Agora é o Ronaldo, só pedrada, que horror, já os remates do Eusébio deveriam sair da mais fina ourivesaria da Matola. E força, nada de técnica, aquele golo de cabeça ao Gales é só pedrada, o de calcanhar um choriço, mas vá lá, o rapaz tem lugar nos 800 (não percebi se eram do mundo ou de Portugal). Se ele estivesse de mau humor talvez o visse nos 34 684 melhores de sempre, assim meteu-o nos 800.

    Felizmente, o MM tempera a sua presunção com muito humor. Assim ficamos sempre na dúvida se não está a mangar connosco.

    Só espero que este comentário não tenha o destino infeliz dos últimos que fiz...perdem-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Só espero que este comentário não tenha o destino infeliz dos últimos que fiz...perdem-se..."

      Não tenho quaisquer responsabilidades na aprovação ou desaprovação de comentários, mas tenho a certeza que nenhuns se veriam censurados. Os seus ou os de qualquer outra pessoa.
      Quanto ao que aqui traz, o HY fala de presunção e faz bem. A sua presunção e a sua arrogância não são aliás novidade, algo que lhe permite perceber, sem que eu o diga, aquilo que penso sobre mim mesmo. Formidável. Nunca duvide de si próprio.

      "Bruno e companhia, Eusébio, palavras e mais palavras" e opiniões ou ideias: zero.

      Obrigado pelo comentário mas com aquilo que me dá não posso fazer muito mais.

      Eliminar
  12. Eu sei que não há censura, perderam-se porque é difícil, pelo menos para mim, comentar no vosso blogue. Muitas vezes não consigo.

    Quanto ao resto, se acha que não há ideias, leia outra vez, talvez encontre qualquer coisinha. Nem que seja a ideia de que a seleção do Enzo Bearzot mereceu ganhar o mundial de 82, pese embora as fantásticas individualidades do Brasil, que o Ronaldo é muito mais do que pedrada, etc. O problema é que o MM se acha tão sabedor que as ideias de quem o contraria não podem sequer ser ideias... Sendo os seus posts e comentários normalmente redigidos a partir de uma posição de superioridade intelectual e moral (afinal a maioria dos sportinguistas são labregos, não é?), fica melindrado quando alguém lho faz notar? Veja lá bem quem de nós os dois terá mais dúvidas sobre si próprio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não preciso de ler outra vez, obrigado. E este seu comentário é mais do mesmo. Continue a presumir a partir dum texto sobre Ronaldo que me acho A, B, C ou D. E eu continuarei a dizer-lhe que é parvo. Assim talvez já perceba.

      "Afinal a maioria dos sportinguistas são labregos, não é?"

      Está a ver como gosta de ser tolinho. Ou estará de facto a perguntar se a maioria dos sportinguistas são assim, ou assado? Como se lhe pudesse responder a isso. HY, emancipe-se. Fale do Ronaldo, se quiser. Se não quiser, não fale. Se desejar, fale de si próprio. Não estou interessado mas estando aqui a caixa de comentários, use e abuse.

      Se quer falar de mim sem me conhecer, passará sempre por parvo.
      Fácil.

      Eliminar
  13. Não se faça tonto MM. Nem eu o conheço nem você me conhece a mim. A única coisa que sabemos um do outro é a imagem que transmitimos ao escrever na net. Ninguém se referiu a si, mas sim ao que você escreve. E você escreve com arrogância bem visível no facto de achar que quem discorda de si não tem opiniões. Va lá um pouco de modéstia, diga lá uma dezena das tais selecções que ganharam sem o merecerem. Diga lá que é tão legítima como a sua, senão mais, a opinião segundo a qual a Itália de Bearzot era melhor do que o conjunto de individualidades de Santana. Admita que o Ronaldo é muito mais do que matracada e nunca deixou de ser jogador de futebol. Diga lá se escreveu ou não sobre os "labregos", esses sportinguistas que discordam de si na apreciação que fazem da actual direcção. Admita lá que usar os mecanismos que o Estado de direito por ao dispor de cada um de nos para defender o seu bom nome não é ser totalitário (há bons livros que explicam diferença, caso seja demasiado jovem poder ter percebido no dia a dia o que é o totalitarismo). Admita que deitar abaixo a gestão do BdC e dizer que ele desvia dinheiro do clube para pagar a sua nova casa não é exactamente a mesma coisa, tal como a crítica"política" é a difamação são coisas diferentes. E por fim, admita que não gosta nada que se lhe dirijam a si no mesmo tom com que você se dirige aos outros.

    Ah, e já agora, cure um bocadinho mais do português, alguns posts seus estão podem parecer muito inteligentes e profundos de tão incompreensíveis, mas na verdade não o são....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Nem eu o conheço nem você me conhece a mim."

      Razão pela qual não me vê escrever sobre si ou escrever a pensar em si. Retribua a gentileza / indiferença e não venha para aqui com esse tom imbecilóide escrever sobre alguém que, como lhe disse e pelos vistos concorda, não conhece. Quando eu um dia for a sua casa dizer-lhe que o acho A, B, C ou D, o HY poderá retribuir ou castigar a minha ousadia. Até lá, cubra-se de humildade e não espere que eu demonstre respeito ou consideração por si.

      Quer que o trate de forma diferente, trate primeiro de mudar.

      Você é tão imbecil e estreito que vem para aqui falar de coisas que certamente lê noutros sítios quaisquer (casas do Bruno de Carvalho?) como se eu tivesse alguma coisa a ver com isso. "Desminta, admita", "escreva assim, não escreva assado". Cérebro infantil.

      Cure-se, HY. E se não gosta do que escrevo tem boa solução e sabe qual é. Sou mero contribuidor neste «blogue» por isso não o convido a ir dar uma volta mas pelo menos nos meus textos, sugiro-lhe que não os leia porque acredito piamente não encontrar algo do seu agrado. Não gosta do conteúdo do que escrevo e acha que escrevo mal: maravilha, HY. Como ninguém o força a ler, não leia.

      Deliberadamente, procuro afastar-me do que não gosto. Experimente um dia. Tem nos meus textos um belo sítio por onde começar. Manifesto pesar porque como calcula sentirei muito a sua falta mas compreendo que se afaste.

      Passe bem, HY.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)