sábado, 23 de julho de 2016

O melhor pontapé de saída na história do futebol português.

Foi dado pelo Francisco.
O mais perfeito executante a subir ao relvado do estádio José Alvalade.

No jogo, se algum objectivo cumprimos (além de ganhar uma derrota), terá sido confirmar aquilo que já se suspeitava: Daniel Podence, Iuri Medeiros e Gelson terão de 'colmatar os reforços contratados para a nova época'. Só espero que o façam em todos os jogos, para todas as provas. Por reponsabilidade de terceiros (quem os contratou) e não dos próprios (jogadores contratados que certamente tentam dar o melhor que têm), ninguém desejará perder tempo com opções que já se percebeu não constituírem mais-valias, somente pela necessidade de justificar o dinheiro com eles gasto.

Deixemos Podence e Medeiros começar o mais rapidamente possível.



Serei o único a estranhar a ausência de Juninho sempre que o Olympique de Lyon joga?
Tenho impressão que daqui a 10 anos continuarei ainda a estranhá-la.

24 comentários:

  1. Gosto muito do Iuri,os outros ainda nao os vi o suficiente para dar a minha opiniao.Portugal tem o futuro assegurado com todos os jogadores que ai estao a surgir.Em vez de discussoes de quem tem a melhor formacao,devemos estar contentes que o Benfica e o Porto agora tambem formam bons jogadores como o Sporting sempre formou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Em vez de discussões de quem tem a melhor formação, devemos estar contentes que o Benfica e o Porto agora tambem formam bons jogadores como o Sporting sempre formou".

      Por manifesta ignorância não tenho opinião formada embora olhando os "cabeçalhos" certos (isso até eu sei fazer) há muito que o Sporting ter-se-á visto infelizmente ultrapassado pelo seu clube. Pelo menos pelo seu clube. Haverá muita gente capaz de por A + B explicar os porquês; tarefa que não está ao meu alcance.

      Em sentido lato o futebol português e de modo particular a selecção nacional (as várias selecções nacionais) beneficiarão muito dessa realidade. O Sporting também deveria dela beneficiar. Mas só poderá faze-lo quando adquirir a capacidade introspectiva de perceber o que fez de errado. E então partir para a correcção.
      Evidentemente, além das selecções os bons clubes formadores são os primeiros beneficiários das suas próprias competência e esforço na área. Como disse Aurélio Pereira há uns dias não são gastos, mas bem-vindo investimento.

      Eliminar
  2. De facto, o jogo podia ter terminado depois dessa bonita festa que o Sporting possibilitou ao Francisco. Os únicos (e grandes) aplausos que este jogo mereceu.


    Mais do que o jogo, só uns dados relativos à pré-época e que deveriam deixar qualquer sportinguista preocupado:
    - o que andou a fazer a equipa técnica, especialmente a de GK, para se esperar até esta pré-época, sem ter um 2º GK? Foi uma novidade para todos a falta de qualidade do esloveno (contratado há 1 ano) e de Stojkovic?
    - que critérios futebolísticos levaram à contratação de Marvim (há 7 meses atrás)?
    - que critérios futebolísticos levaram à contratação de Barcos (há 7 meses atrás)? A "troca"com Montero, além de ter servido para perder a Liga, foi para seguir a história e colocar Barcos ao nível de um Koke, Motta, Ribas e Purovic? Já sei, a sua contratação serve para elevar uma outra (a de Teo) e, até, sentirmos muito a sua falta.
    - como é que uma estrutura, dita profissional e muito bem paga, contrata um jogador (por mais de 5M), que não consegue ver os pés? Alan Ruiz tem muita técnica, mas recuperar aquela forma física não é o mesmo que recuperar alguém que, nas do Verão, perdeu o ritmo de jogo. Inadmissível.
    - Petrovic... sem palavras. Ou então anda a jogar com pesos nos tornozelos. O Ciani de 2016. Uma tradição que se vai consolidando.
    - Porquê que Slimani não joga uma parte inteira? Haverá algum jogo em que o Sporting vai jogar sem ponta de lança, jogando Alan Ruiz e Podence?

    Uma coisa parece certa, o Sporting abordou muito mal este mercado e preparou uma pré-época que vai gerando desconfiança e desmotiva jogadores e adeptos. Até 31 de Agosto, BdC e JJ vão fazer aquilo que mais gostam: contratar, contratar e contratar. Seguindo a regra, cerca 1 ou 2 jogadores serão válidos, o resto, daqui a 6 meses ou 1 ano já se está a concluir que devem sair. Isto não é gerir. A balela das "contratações cirúrgicas" é isso mesmo, uma balela.

    Daqui a 5 semanas já estarão jogadas 3 jornadas da Liga, sendo uma delas contra o FCP. Mesmo tendo JJ do nosso lado (o nosso maior triunfo, para a parte técnica), sinceramente, pelo que tenho visto (e o que ainda falta vir), não me posso sentir confiante.
    Maio acabou em alta, jogando-se um futebol de grande qualidade. Era por aí que nos tínhamos de alicerçar. Maio já vai longe, em tempo e em futebol.

    Com o que há (e contando com venda de, pelo menos, J. Mário e castigo de Slimani), este seria o meu 11 para o Marítimo:
    Patrício
    Pereira; Coates; Semedo; B. César
    William; Adrien
    Iuri; Gelson; B. Ruiz;
    Barcos

    dia 30 lá estarei, novamente, para ver a evolução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      Subscrevendo de alto a baixo o que afirmas, Jorge Jesus reconhecia ontem que "do 11 da minha cabeça se calhar jogaram um ou dois". O Sporting anda no mercado. Ainda existe algum tempo (não muito, mas existe). Não se existirá mais alguma coisa para além de tempo ...

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Julgo que o Slimani pode cumprir o castigo pelo Sporting B evitando assim falhar o primeiro jogo do campeonato.

      Eliminar
    3. Cantinho,

      Sobre o 11 que sugeres, com William e Adrien o Sporting poderá muito bem jogar com Iuri e Podence em simultâneo. E com Ruiz, claro. Aliviaria até o costarriquenho e quem sabe exporia menos Podence ao erro, embora Podence prefira (presumo) jogar ao meio. Pelo menos contra a grande maioria das equipas com quem jogamos seria até bem-vindo. Mera opinião.

      Eliminar
    4. O Cantinho coloca a questão de fundo, a deficiente preparação da pré-época. A questão dos guarda-redes é chocante. Não podem ser jogadores do Sporting. Falta-lhes qualidade. Os reforços, meu Deus. Petrovic mostrou ontem que é muito pior que Palhinha. Quando recupera perde quase de seguida, desde que pressionado. Ruiz, tal como na Argentina, joga a duas velocidades: devagar e parado. Bem observado o facto de não conseguir ver os pés. Tecnicamente é muito bom, mas para tirar partido disso é necessário impôr um limite de velocidade ao jogo.
      Gostei do Iuri -jogou pouco tempo, depois de muitas alterações - que fez coisas parecidas com as que ele costuma fazer. Decidiu mal algumas vezes, mas fez alguns bons passes a rasgar para o interior da área para a zona de finalização, com outra companhia poderia ser fatal. Tem jogado pouquíssimo. O onze proposto pelo Cantinho é o melhor possível atendendo às limitações.

      Eliminar
    5. MM,

      jogaram 1 ou 2 titulares? Bem, estamos mal... Para mim, jogaram 4 (os centrais, B. César e Ruiz).
      Estou certo que, entre 6 a 8 jogadores, ainda serão contratados. As tais "cirúrgicas", que tanto se apregoa. No total, menos de 10 contratações "é derrota".

      Jogando Podence, Iuri e B. Ruiz, tiravas o Gelson, é isso?
      O Sporting não pode iniciar o campeonato com um jogador que só tem II Liga nas pernas a titular. É muita pressão. Se não jogar o Iuri, sim, agora Iuri e Podence é muito. Alvalade ontem não reagiu bem às jogadas dos homens atrás de Slimani. O argelino cometeu erros atrás de erros e foi sempre aplaudido, já os outros... o costume.

      Bruno Nogueira,
      e o Slimani, quer jogar o 1º da Liga pelo Sporting?

      Eliminar
    6. Anónimo, subscrevo muitíssimo do que diz.

      Cantinho, foi o que (Jesus) disse. Sim jogava sem o Gelson. Tens de me ajudar - qual deles tem apenas jogos na II Liga? O Podence (vimo-lo ontem) está-se um bocadinho "nas tintas" para o público.

      "O argelino cometeu erros atrás de erros e foi sempre aplaudido, já os outros... o costume."

      Típico ...

      Eliminar
  3. Continuamos sem ganhar, sem convencer e, sobretudo, sem apresentar a dinâmica de jogo da época passada. Esta pré época tem sido um pesadelo e, apesar de termos feito uma exibição um pouco melhor, ainda só vencemos o Sporting B e o Nyonnais da 3ª divisão do campeonato suiço. Muito pouco para uma equipa que aspira grandes conquistas para este ano.

    Notas que retiro deste jogo:

    - Urgente adquirir um segundo guarda-redes, alguém que ofereça garantias numa eventual ausência do Rui Patrício: Jug parece padecer de uma falta de qualidade gritante e com 24 anos já não é propriamente um garoto; Stoijkovic ainda é muito "tenrinho".

    - Precisamos de um lateral esquerdo: o Marvin Zeegelaar não parece ter andamento para estas andanças; o Jefferson que há um ano atrás parecia indiscutível, agora parece amuado, sem intensidade competitiva e já nem a atacar faz a diferença. Neste momento o Bruno César parece-me a opção mais viável.

    - Tenho observado com atenção o Petrovic mas, do que tenho visto, parece que por alguma razão foi despachado da Ucrânia. Jogador sem intensidade, lento, decide mal a maior parte dos lances, incapaz de construir jogo, quando recupera uma bola raramente consegue ter o critério de a meter jogável. Neste momento o Palhinha parece-me mais alternativa ao William, mas ainda assim insuficiente. Em relação ao Aquilani, a sua gritante falta de intensidade serve para os Aroucas e para os Moreirenses mas em jogos de alto grau de dificuldade (tipo Champions League) é impensável (parece-me que o Sporting o quis despachar mas não o conseguiu "engrupir" a nenhum clube)

    - O Alan Ruiz de facto veio com excesso de peso mas, quando recuperar a forma e bem trabalhado, parece-me que será um caso sério pois a qualidade é evidente.

    - Não sei até que ponto o Iuri Medeiros e o Matheus Pereira são, neste momento, reais mais valias para o plantel. Relativamente ao Matheus nota-se claramente que tem bons pés, é craque, gosta de aparecer em zonas de finalização e rematar, mas precisa de continuar o seu processo de amadurecimento. Já o Iuri parece que não chegou com aquela "fome" que vimos a época passada no Moreirense, o que é pena pois era a grande oportunidade da sua ainda curta carreira. Se algum ficar, opto pelo Matheus, mas o ideal será emprestar ambos e adquirir um extremo.

    - Também me questionei do porquê de Slimani nunca entrar de início e não jogar 45 minutos. A justificação de ter integrado o estágio mais tarde já lá vai. É provável que o jogador tenha ficado frustrado pois meteu na cabeça que ia jogar na Premier League e, na verdade, todos os indícios apontavam para a sua saída. Veremos que Slimani teremos durante a época (se não sair até ao fecho do mercado). Se vier a sair temos um sério problema, especialmente se tivermos em consideração a lesão do Spalvis (e nem sequer se sabe se vai ser mais valia), a falta de comprometimento do Teo, a banalidade que parece ser o Barcos (estarei a ser injusto?) e a dificuldade que poderemos ter para garantir um ponta de lança que faça para cima de 30 golos por época (Van Persie seria uma bomba, mesmo com 32 anos faria sérios estragos num campeonato como o nosso - marcou 22 golos pelo Fenerbahçe - mas só faria sentido numa eventual saída de Super Slim). Faria falta também um segundo avançado (Markovic? Complicado.)

    - A não apresentação de João Mário (apenas foi anunciado) é um pau de dois bicos: por um lado, a primeira coisa que me ocorreu, foi que o jogador estaria num destino de férias que não lhe permitiu estar presente; por outro lado os jogadores devem marcar presença na apresentação aos sócios, logo acaba por ser desrespeitoso da parte do João Mário que, a ser verdade a tese das férias, deveria ter marcado as mesmas tendo em conta que teria de estar em Alvalade ontem. Ou será que já está a ser negociado e vai sair? Não acredito que esteja amuado e a "bater o pé", não me parece o tipo de jogador que faça isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Neste momento o Bruno César parece-me a opção mais viável."

      Bruno César é dos melhores jogadores que temos. Aliás se nada for feito para injectar qualidade no Sporting não seria má ideia desencantar um defesa-esquerdo qualquer e jogar com o B. César na sua posição de origem. Ao contrário de outros, esse sabe o que anda a fazer. Mas em circunstâncias normais, ele será o nosso melhor lateral esquerdo. Sequer "opção viável" - ele é de facto muito bom.

      "A banalidade que parece ser o Barcos (estarei a ser injusto?)"

      Eu gosto de pormenores do Barcos, mas para o Sporting se calhar não chega. Beto Acosta também tinha pormenores bons mas tratava-se fundamentalmente dum jogador muito completo, muito bom tecnicamente e conhecedor de tudo. Lugar garantido numa equipa grande tivesse 24, 29 ou 35 anos. Barcos, dependerá daquilo que ambicionarmos. Não valerá certamente a pena descartar Barcos por alguém um bocadinho melhor do que Barcos. Isso deixar-nos-á no mesmo sítio.

      "A dificuldade que poderemos ter para garantir um ponta de lança que faça para cima de 30 golos por época (Van Persie seria uma bomba)"

      Jesus ontem afirmou que para Van Persie vir o Sporting teria de vender o estádio. Jesus não sabe que o estádio está hipotecado aos credores, pormenor que em boa verdade não interfere com a mensagem. Será verdade que V. Persie não está ao nosso alcance.

      "(Markovic? Complicado.)"

      Imagino que sim, tal como Van Persie. Se Markovic viesse teríamos muitos dos nossos problemas resolvidos.

      "A não apresentação de João Mário (...) será que já está a ser negociado e vai sair?"

      Imagino que esteja a ser negociado há muito. Se calhar até antes do campeonato da Europa. Se sairá ou ficará, o tempo no-lo dirá.

      Eliminar
    2. Concordo que o Bruno César tem muita qualidade e QI futebolístico. Oferece soluções e dá garantias tanto do lado esquerdo da defesa como no ataque. Já para não falar que é um rematador compulsivo.

      Em relação ao Barcos questionei se estaria a ser injusto porque realmente simpatizo com o jogador. Acho que é um tipo esforçado, que joga relativamente bem de costas para a baliza, noto que é trabalhador e quer muito marcar, mas parece-me limitado sobretudo tecnicamente. Obviamente que estaríamos mais bem servidos com um Robin Van Persie, mas esse vai no mesmo pacote do Benzema e do Podolski.

      Em relação ao Markovic é diferente. Não é um jogador consagrado como Van Persie, falhou no Liverpool e aparentemente não conta para Klopp. É apenas um bom jogador da qual guardamos boas memórias de o ver jogar no rival e que ganha um ordenado chorudo ao nível da BPL. Claro que num campeonato como o nosso e treinado pelo JJ certamente faria mossa, mas sinceramente não acredito que venha.

      Em relação ao João Mário, o meu receio é que esta situação se trate de uma birra porque o interesse do Inter é efectivamente real a julgar pelas palavras do Mancini. O que não me parece é que estejam dispostos a dar os tais 60M (se calhar nem perto disso) e, sendo o Bruno de Carvalho um negociador implacável, o negócio deve estar em banho maria a aguardar desenvolvimentos. Não acredito que saia por 60M mas vejo o negócio a fazer-se por 45M ou 50M. A possibilidade do nosso João Mário ficar parece-me escassa.

      SL

      Eliminar
    3. B. Nogueira,

      Subscrevo muito do que diz.

      Só sobre Markovic: por norma os bons jogadores são muito caros, independentemente das momentâneas situações por que passem na carreira. O mercado engana-se quase sempre para mais. Raramente para menos. Não sei se o Sporting poderia tentar o empréstimo mas sim, com Markovic teríamos uma boa parte dos nossos problemas resolvidos.

      Sobre João Mário: não julgo que deverá alimentar esperanças irrealistas. 45M ou 50M são isso mesmo.

      Eliminar
  4. Em suma, parece-me lógico que precisamos de reforços de qualidade e é pena que os mesmos já não estejam integrados no plantel porque, como sabemos, alguns jogadores precisam de mais tempo para assimilar os processos e toda a metodologia do Jorge Jesus que não se aprende do dia para a noite. Assim de repente, diria que o planeamento para a nova época não está a ser feito da melhor maneira e toda a estrutura ficou demasiado confiante (com a qualidade demonstrada no final da época) de que não seriam necessários grandes reforços desde que os jogadores fulcrais não abandonassem o clube. Infelizmente esta pré época demonstra o contrário.

    ResponderEliminar
  5. Apenas para comentar a tirada:

    "Por manifesta ignorância não tenho opinião formada embora olhando os "cabeçalhos" certos (isso até eu sei fazer) há muito que o Sporting ter-se-á visto infelizmente ultrapassado pelo seu clube".

    Se calhar convém mesmo começar a ler os cabeçalhos certos. Não só o SCP ainda não foi ultrapassado, como em algumas gerações ainda tem no seu plantel os mais talentosos jogadores das respectivas gerações!

    Tudo o resto, como olhar para convocatórias das selecções jovens ( como de certo é um dos cabeçalhos que o meu caro lê ) são, como diz o actual treinador da equipa sénior, "piners"!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda este ano fomos campeões no escalão de juvenis.

      Em relação a esse "complô" que são as convocatórias nos dias de hoje basta ver os jogadores seleccionados para o último Europeu sub-19. O benfica foi sexto classificado na fase final do campeonato de juniores atrás de Porto, Sporting, Rio Ave, Guimarães e Belenenses. Na convocatória para o Europeu (pasmem-se!) o benfica levou oito jogadores (sim, os mesmos jogadores que na fase final do campeonato de juniores se arrastaram ficando a 10 pontos do Sporting e a 11 do Porto), o Sporting e Porto dois jogadores, o Guimarães levou um jogador e o Rio Ave e Belenenses nenhum.

      SL

      Eliminar
    2. "Se calhar convém mesmo começar a ler os cabeçalhos certos."

      Se lhe disse que já leio alguns dos cabeçalhos certos (entre dos vários que leio, alguns muito afastados da verdade mas que nos ajudam a ter uma boa noção de verdade), a sua sugestão não faz sentido.

      "Tudo o resto, como olhar para convocatórias das selecções jovens".

      As selecções nacionais jovens não fazem parte dos meus interesses. Se fizessem poderia ser que fosse (eu) menos ignorante sobre o tema. Em todo o caso é quase garantido que nunca farão (parte dos meus interesses).

      Eliminar
  6. "No jogo, se algum objectivo cumprimos (além de ganhar uma derrota)..."

    Estás a insinuar que a derrota era um objectivo??? (Pergunta retórica, óbvio que estás)
    Onde já chegou o vosso mal estar...

    Se não me falha a memória, só contratámos 3 jogadores para a nossa equipa:

    Petrovic: ainda não mostrou nada, verdade, mas nem sequer ocupa a posição de nenhum dos meninos por ti referenciados.

    Alan Ruiz: não é reforço?

    Spalvis: julgo não ser necessário fazer qualquer comentário.

    Recordar ainda que não saiu ninguém da equipa do ano passado, sendo que jogadores como o Gelson e o Semedo (não só, mas com estes à cabeça) começarão a época muito mais fortes do que aquilo que começaram na última, e deverão acabar a época em patamares superiores ao final da época transacta, bem como ao início desta mesma época. Falamos da equipa que bateu o recorde de pontos do Clube e do campeonato, tendo sido apenas superada pela equipa do Rui Vitória, do Eliseu, do Vieira e do Vítor Pereira.
    Curiosidade: essa mesma equipa fez 85 pontos em 90 possíveis contra os "pequenos", os 5 pontos que lhes fugiram foram logo no início. Curioso, no mínimo.

    ResponderEliminar
  7. Interesses lúdicos, bem entendido.

    (Só para o caso do RG ter alguma dificuldade em compreender alguma coisa.)

    ResponderEliminar
  8. A mim parece me que o alto nível dos adversários está a por os adeptos demasiados pessimista.

    Todas os jogos nesta pré época tem sido contra adversários de LC que tem ainda em comum estarem numa fase de preparação mais adiantada que nós.

    Não temos qqr desculpa para não atingirmos o excelentes nível da época passada mas temos de dar algum tempo.

    Óbvio que foram cometidos erros com a contratação de alguns jogadores (Jug, Marvin, aquilani e barcos) não mostram ser mais valias e na minha opinião os miudos da academia ainda não tem estaleca para serem titulares indiscutíveis.

    Sinceramente sem saír alguém custa perceber aonde o SCP vai arranjar dinheiro para contratar mais gente mas veremos o que vai acontecer até porque continuo a acreditar que tanto João Mário como slimani vão sair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adversários têm sido muito fortes é verdade.

      O excelente nível da época passada resultou do impacto de Jesus na equipa do Sporting mas a sua enorme / soberba influência não chega para tudo porque ele não joga, além de que o impacto nesta época será em determinada perspectiva menor porque muitos daqueles jogadores já o conhecem. É muito mais fácil e entusiasmante lidar com o "novo" do que com aquilo com que já se priva. Desejo muito enganar-me mas o nº de pontos alcançado na época passada dificilmente será imitado.

      Eliminar
  9. JJ apenas diz o que qualquer adepto percebe. Da equipa titular contra o Lyon, muitos deles serão suplentes.

    Logo, esses suplentes não têm qualidade para serem opções.

    Dos reforços e retornos, apenas Ruiz poderá ser reforço efectivo. Petrovic não constrói e não destrói…ainda é cedo mas é difícil perceber o que acrescentará.

    O SCP precisa de reforços para a equipa titular (Defesa Central, Defesa Esquerdo, 2º Avançado).

    Precisa de alternativas aos titulares da cabeça de JJ (alternativas de qualidade para Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, João Mário, Bryan Ruiz e Slimani).

    Neste processo de reforço da equipa, terá de arranjar espaço no plantel. Ontem foi fácil perceber que Barcos não é uma alternativa a Slimani, que Iuri Medeiros não é (ainda) jogador para o SCP, Podence está a ser preparado mas não terá oportunidades portanto rodar seria a melhor opção, Aquilani não tem a intensidade que JJ gosta nos médios portanto terá que sair, Ewerton/Naldo/Paulo Oliveira só um ficará, Matheus Pereira ganharia com rodagem noutro clube da 1º liga, Esgaio e Mané serão para dispensar.

    Algumas opções:

    GR: Neto/Juventus (tem interesse em jogar mais, quer sair da Juventus e opção se RP sair), Carrizo/Inter Milão ou Andujar/Napoles (ambos com experiência e já na temporada passada foram emprestados para clubes na argentina).

    DC: Douglas (porque JJ o deseja). Rolando (ex-FCP), Doria (sempre a ser emprestado pelo Marselha) e Vezo (dispensado do Valencia). Outras opções: Arturo Mina (Independiente Del Valle), Gustavo Gomez (lanus), Gaston Campi (Racing), Gustavo Henrique (Santos)

    DE: Maxwell (PSG). Única solução que garante qualidade e experiencia

    6: Walace (Gremio), Danilo Barbosa (dispensado do Valencia), Guido Pizarro (Tigres) e Jucilei (Shandong)

    8: Tino Costa (sem clube), Colazo (dispensado do Boca Juniors), Ruben Botta (ex-Inter agora Pachuca) ou Gabriel Cortez (independiente del Valle)

    Alas/Extremo: Markovic está reservado para o Shalke04. Wellington Nem (Shaktar), Bryan Cabezas (Independiente del Valle), Younès Belhanda (D.Kiev)

    Avançado: Jonathas era o indicado. JJ tentou o ano passado mas não consegui. Outras opções: Mitrovic (Newcastle), Diagne (Tianjin), Blandi (san Lorenzo, com passe partilhado e a querer sair), Caraglio (Tijuana), Cyle Larin (Montreal) ou Vucinic (Al Jazira)

    2º Avançado: Kenedy (Chelsea), Piatti (Montreal), Gustavo Bou (Racing e quer sair), Campbell (Arsenal). Foi pena o Levante ter emprestado Cuero ao Santos Laguna.

    Está pré-época está a deixar nervosos muitos Sportinguistas. Estamos a contar com os campeões mas será que ficam? Queremos reforços ou precisamos de segundas linhas? Só espero que não seja como o ano passado, queríamos o Douglas e compramos Naldo, Coates e resgatamos Ruben Semedo. Precisávamos de um defesa direito, ficamos com o JPereira e só em Janeiro o Schelloto pode jogar.

    Será que está tudo em sintonia entre Bruno de Carvalho e JJ? Das contratações do ano passado, só Coates e Schelloto, curiosamente na segunda janela de transferências, são aparentemente os únicas contratações com lugar em 2016/2017. Da que pensar!!! Será a janela de transferências até Agosto uma oportunidade desperdiçada pelo Sporting, já que prima pelo experimentalismo vs qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,

      Imensos perdões por não ter visto este comentário quando o publicou. Calculo que o tenha feito quando entretanto «posts» mais recentes se viram escritos. Falha minha no entanto.

      Subscrevo inteiramente o que diz, exceptuando a parte dos reforços que sugere por não conhecer esses jogadores que menciona.

      "Da que pensar!!! Será a janela de transferências até Agosto uma oportunidade desperdiçada pelo Sporting, já que prima pelo experimentalismo vs qualidade."

      Não será complicado presumir que misturados problemas de natureza diferente complicam a acção do clube no mercado. A falta de liquidez não será, presumo, o único. Ver vamos Nuno. Esperemos que o plantel se veja de facto reforçado.

      Obrigado pelo excelente comentário.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)