segunda-feira, 25 de julho de 2016

Apresentação: João Mário, o público, o relvado, os reforços, o jogo, a esperança e a apreensão


Público 
Não surpreendeu ninguém que a apresentação aos sócios contasse apenas com cerca de sessenta por cento da lotação do estádio. Os resultados negativos até agora coleccionados, a falta de reforços e a excessiva indefinição do plantel, a par das férias e calor estival certamente a assumirem aqui a responsabilidade pelo grosso das ausências. Muito longe portanto do momento de grande entusiasmo vivido o ano passado com contratação de Jorge Jesus.

Relvado 
Um dos artistas da noite não jogava mas tem importância primordial no sucesso da equipa, nos jogos em casa: o relvado. As primeiras impressões deixadas são positivas, registando-se muito menos levantamentos no relvado do que normalmente se verificavam no anterior, sendo que este ainda não terá o nível de enraizamento que ocorrerá no futuro próximo.

Não havendo alterações de monta tudo indica que a aposta vai ser ganha, o que vem de encontro ao que sempre afirmamos aqui: com o conhecimento e tecnologia hoje disponível os problemas crónicos no relvado não se justificavam de todo. Mais ainda porque no novo estádio já havíamos jogado pelo menos uma época inteira com um relvado de referência, que acabaria destruído num concerto.

João Mário
Pelo menos até à próxima quarta-feira se há "caso João Mário" tal se deve exclusivamente à comunicação da SAD. Se de facto ele se encontra de férias em local remoto e se de facto o comunicou  aos responsáveis, muito do "diz-se, diz-se" que desde o jogo circula não aconteceria se tal tivesse sido comunicado antecipadamente. Um erro que se repete, já depois da "constipação de Teo" ser afinal o "luto de Teo" pelo falecimento da avó. Falhas que resultam de incúria e inabilidade, perfeitamente evitáveis, portanto.

Reforços
É ainda cedo para nos pronunciarmos sobre a qualidade dos recém-chegados Ruiz e Petrovic. Mas as indicações até agora são díspares. Ruiz vai dando indicações de possuir técnica apurada, mas está nitidamente acima do peso indicado, consequência de longa paragem, que em futebol profissional se paga sempre caro. Isto agravado pelo facto de ainda não conhecer bem as movimentações dos seus colegas e as que lhe serão exigidas para conquistar a titularidade.

Petrovic é um caso diferente. Até ao momento está muito longe de justificar a contratação. É certo que sofre dos mesmos problemas apontados a Ruiz, pelo facto de ser tudo novo. Muita dificuldade em posicionar-se correctamente, passe sem grande qualidade e definição, denotando um certo atordoamento por tudo que se passa à sua volta. Caso para perguntar se era para esta palha, já não estávamos servidos com Palhinha?

Daí que, pelo que é sabido até agora, os grandes reforços já cá estavam. É o caso de Podence, que poderá ser um caso sério, caso JJ assim o entenda. Estou convencido que o mesmo se poderá dizer de Gélson, Palhinha e Medeiros. Embora se deva considerar que dificilmente veremos jogar Podence, Gélson e Medeiros em simultâneo. 

Qualidade de jogo
Com tão poucas mudanças estruturais aparentes, é de alguma forma surpreendente a quebra de qualidade do nosso jogo, especialmente do que foi visto no último terço do campeonato. Mas, como é inegável, a ausência dos campeões europeus, é mesmo uma alteração estrutural. Sem a sua presença ou, em caso de saída, com a devida substituição, é natural que se registe um rendimento menor.

À ausência dos europeus há que acrescentar a mediania geral de uma grande parte dos elementos que foram titulares. Os laterais são sofríveis, o que a abnegação de Schelotto não é suficiente para o contrariar. Defende um pouco melhor que Marvin, que demonstra precisar de aprender depressa para não perder o comboio. As dúvidas sobre os efeitos que instabilidade emocional de Semedo produz no eixo da defesa continuam a justificar-se, e a presença do hesitante Petrovic pioram consideravelmente a resposta defensiva da equipa.

Esperança e apreensão
Jorge Jesus acabou por confessar que no primeiro jogo da época apenas um par dos jogadores titulares na apresentação manteriam esse estatuto. Atendendo à produção geral tal é motivo de esperança, por ser notória a mediania acima aludida, que pode ainda ser contrariada, enquanto o mercado estiver aberto. A apreensão é natural por não se vislumbrar como será possível, no curto espaço de tempo que falta para o primeiro compromisso a doer, o Sporting conseguir adquirir e integrar os jogadores que nitidamente lhe estão a faltar. Não falo obviamente dos europeus, com menos de um mês para se aproximarem da melhor forma, mas dos reforços que nitidamente faltam ainda. Isto remete-nos para o que foi a planificação da pré-época, que inevitavelmente tem que ser objecto de artigo a propósito.

11 comentários:

  1. João Mário

    parece-me ser um caso crónico de quem controla a imprensa neste momento e de quem nao controla. A pressao sobre o scp interessa, e nao se vao coibir de a exercer. O que para outros é normal, para nós sera sempre um caso. Esperemos que o scp nao se ponha a jeito, como ja aconteceu no passado. Neste caso, nao me parece que nos tenhamos posto a jeito.

    Reforços

    Os nossos miúdos têm todos talento indiscutível, podence parece ter sido mais uma boa invençao do JJ (com aquela qualidade jogar a extremo era pouco), o iuri (meu jogador de eleição, contudo, tarda em mostrar aquela intensidade que tem de ter no processo defensivo, sao N as vezes em que perde a bola e baixa a cabeça etc...espero bem poder vê-lo por aquele pé esquerdo a levantar alvalade.

    Petrovic ainda anda atarantado, é verdade. Mas jogava a central e parece-me que com o Lyon esteve bem melhor do que nos outros jogos. Alan Ruiz cheira-me que no nosso campeonato vai dar-nos muitos pontos. (tenho dúvidas para grandes jogos).

    Qualidade de jogo

    "sem" meio campo tudo é mais difícil. Discordo das críticas ao schelotto pois considero que tem crescido. Defensivamente ainda comete falhas (aquelas correrias atrás do adversário....) mas parece-me que será um jogador importante assim esteja no ponto (e as melhorias têm-se notado). A lateral esquerda será um problema sério este ano, sendo que me cheira a que o BCesar fará um sem fim de jogos nessa posição.

    SL

    ResponderEliminar
  2. O maior reforço é o Saraiva. Mais um grunho! Quanto ao planeamento da pré-época e apesar de jogar contra boas equipas ser sempre bom, a maior parte dos jogadores ainda anda de gatas.

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Os comunicados saem numa dinâmida de defesa da imagem de uma pessoa. Não para defender os interesses do clube nem informar os adeptos, tranquilizando-os. É o que há ...
    Subscrevendo o que diz o texto, chamaria em matéria de qualidade do plantel / reforços, atenção para a psicologia do clube. Chegam alguns ao ponto de desresponsabilizar aqueles que formam os plantéis, atribuindo o que se faz e não se faz à infelicidade de BC não se relacionar com Jorge Mendes.

    O Sporting é o único clube que conheço capaz de se esquecer da sua história recente. Eu lembro-me de ver há muito poucos anos Jorge Mendes no campo de treinos do Sporting. E também me lembro do que foi feito nessa altura. Lembro-me como exemplo dum comunicado que dizia tal qual como segue, «Hugo Viana não será um dos reforços. O Sporting está a preparar o futuro com equilíbrio e dentro da realidade que tem neste momento. Além disso, nunca discutiremos contratos ou negociaremos com jogadores através da Comunicação Social ...»

    Verdade seja dita, nessa altura os comunicados viam-se escritos de forma perfeita. Mas o «sound bite» é o mesmo. Nessa altura, fez-se um comunicado insinuando a mentira de que H. Viana não queria baixar o salário, para justificar a sua não-contratação. O que fizeram então Costinha e Jorge Mendes? Assinaram com o Maniche, lol. Presumo por valores parecidos ou admito até inferiores mas não por muito ao que teriam de se comprometer com Hugo Viana.

    O Sporting nessa altura agradeceu muitíssimo. Mas o de Braga.

    Lógico, lembro-me também dos 30 jogadores que saíram e dos 40 que entraram durante o reinado "Jorge Mendes / Costinha". Quem não se lembra de nada são os 90% de sócios (finja que cada um tem um voto) que elegeram Bettencourt. Esses estão hoje todos debaixo das saidas da Carmen Miranda da Aragão Pinto.
    Leão de Alvalade, como sempre no nosso clube, responsabilidades ninguém tem. É "infelicidade" como sugere RG ou é "difícil de evitar" como dizia um estimado leitor há dias. Realmente é. Subscrevo que é extremamente difícil descartar André Martins e Montero para agora andar a penar à procura de jogadores que serão provavelmente inferiores e custarão ao clube mais do que os mencionados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MM,

      o que acho mais assombroso é verem-se repetidos os mesmos erros por pessoas tão diversas, inclusive aquelas cujo discurso critico augurava - e obriga! - a uma prática bem diferente.

      Quanto ao resto se o director de comunicação se preocupasse com o que tem em casa para resolver ao invés de estar a olhar para o lado não havia problema nenhum com o João Mário.

      Quanto ao resto advinham-se tempos difíceis com tanta indefinição. Vamos ver como vai ficar tudo resolvido. Há todos os anos demasiados casos para se perceber que o problema está em quem lida com os jogadores e com os empresários.

      Eliminar
    2. Presença de espírito com ausência de corpo é do mais fácil que há. Arranje o MM um tempinho para ir gerir aquilo, se fizer a fineza. Ansiamos todos por, finalmente, ter uma gestão que preste. Mas, no meio tanta facilidade quase óbvia, não se esqueça de arranjar votos suficientes ...

      Eliminar
    3. "Arranje o MM um tempinho para ir gerir aquilo, se fizer a fineza."

      Obrigado por me considerar apto mas se viu (seguramente viu) pelo menos 2 das 3 últimas presidências merecedoras do seu voto, desculpará que não me sinta lisonjeado pela sua sugestão.

      "Ansiamos todos por, finalmente, ter uma gestão que preste."

      Não se iluda. O caro ansia - sempre ansiou - por quem lhe cante ao ouvido e condescenda, para que assim se sinta seguro e protegido. É por isso os padrões decrescem e a bitola é tão baixa.

      Eliminar
  4. Sobre o João Mário, nunca pode equacionar a saída enquanto for dos jogadores mais perdulários à frente da baliza. Acontece que na hora de assinar um contrato e até podia ser por 100 anos, não se aborda só o vencimento e a cláusula de rescisão. Por escrito e muitas vezes verbalmente também se fala de prémios sob algumas condições. Inclusive sob determinadas ofertas. Só que as promessas do Vasco...

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Concordo com o teor do post. Embora não comente já há algum tempo aqui, gosto sempre de ler as tuas análises. Não concordando sempre, é raro não concordar com vários aspectos que expões. Para ser sincero, neste teu blog, só leio os teus posts.

    Com gamebox renovada ainda não fui a Alvalade este fds por estar fora de Lisboa mas no próximo sábado lá estarei.

    Sobre a pré-época não me preocupam tanto os resultados (lembro-me aqui há anos de termos ganho 2-0 à Juventus com Paulo Sérgio como treinador e da época desastrosa que depois se seguiu) porque acho que os adversários escolhidos já tinham claramente outro ritmo competitivo e estruturação da equipa. E por isso parece-me que a escolha dos adversários não terá sido a mais acertada para integrar novos jogadores na dinâmica da equipa.

    Claro que ninguém pensou que Portugal fosse Campeão Europeu e os que os jogadores que foram à seleção ainda não se tivessem treinado por esta altura. Mas ainda bem que fomos, claro!!

    A qualidade até agora introduzida veio de Alan Ruiz e da prata da casa. Alan Ruiz tem bons pormenores e tudo para ser uma boa opção no lugar de Teo. Podence entrou muito bem, sem medo de arriscar e com grande atitude. Espero mais de Iuri (tem muita classe!) e Palhinha que ainda me parecem um pouco envergonhados.

    Agora as críticas:
    1) Não percebo como se contrata um jogador como Petrovic. Não percebo mesmo. O que viram nele? Não havia melhores opções, mesmo no nosso campeonato? É que não o vejo acrescentar nada. O Braga por exemplo tem Vukcevic e foi buscar Bakic (Fiorentina/Belenenses) que mostrou potencial na época passada. O Benfica foi buscar o Horta ao Setubal, mesmo o Porto foi buscar a custo zero João Carlos Teixeira, jogador que formámos.

    2) Não percebo como não se foi buscar o Bonatini (4º melhor marcador do campeonato apenas atrás de Jonas, Slimani e Mitroglu) e agora estamos aflitos com a frente de ataque, já que Teo e Barcos parece que estão mais fora do que dentro e Slimani tem a CAN.

    3) Não percebo como ainda não se foi buscar um GR suplente. Salin por exemplo não saiu a custo zero do Marítimo para o estrangeiro?

    4) Aquilani ainda cá está?

    O nosso scouting está vivo? Eu sei que é preciso dinheiro (e ter uma ou 2 grandes vendas é fundamental) para não se ir ao mercado de fisga na mão...mas é preciso ter mais olho!

    Saudações leoninas





    ResponderEliminar
  6. Alan Ruiz e Podence são de longe os melhores reforços para este Sporting 2016-17. O novo relvado não é luxo nenhum para um clube que vai competir na Liga dos campeões. Já deviam ter-lo renovado há muito tempo na minha opinião.
    Quanto ao JJ, há de lembrar-se que com o Benfica só sagrou-se 3 vezes campeão em 7 anos, apesar de ter a sua disposição super-equipas. Portanto, apesar de ter melhorado o nível da équipa, não pensem que ele é algum deus que vai fazer milagres. Se a temporada não decorrer bem, vão haver muitas tensões entre ele e o Bruno.
    Uma Benfiquista

    ResponderEliminar
  7. O «caso» João Mário não existe, logo não pode ser obra da «comunicação da SAD» nem se lhes pode imputar as «notícias» sobre a sua presumível ausência, que está para breve, segundo as «fontes». Continue a bater no Sporting e na presidência de Bruno de Carvalho, pois contribui para que o Sporting fique cada vez mais forte e atento a quem lhe quer mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Continue a bater no Sporting e na presidência de Bruno de Carvalho"

      O Leão de Alvalade continuará a pensar e a discutir o Sporting. Felizmente, para o Sporting, continuará também a partilhá-lo com todos. Independentemente da sua comichão.

      Sobre isso não tenha a mais pequena dúvida.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)