segunda-feira, 18 de julho de 2016

Renato Sanches - Furacão mental

Entre outras, o último campeonato da Europa tratou de engrandecer tanto os elogios como as opiniões desfavoráveis sobre Renato Sanches. Do lado revelador de apreço pelo jogador, além dos naturais adeptos do Bayern e do Benfica, estão também treinadores como Rui Vitória ou Jorge Jesus - R. Sanches é o futuro da selecção, o actual treinador do médio português Carlo Ancelotti, um dos seus mais importantes companheiros de equipa, Philipp Lahm, ou observadores e comentadores que presumivelmente verão qualidades especiais no jogador. Em sentido inverso, reveladoras de pouco apreço, fora de Portugal não conheço ou não estou a par de grandes críticas, mas dentro de portas muitas das que existem têm origem na clubite. Com legitimidade para que se façam ouvir, devemos questionar a sua débil natureza. Destaco-as por se tratarem duma maioria absoluta no universo crítico. De igual modo, poderá o futuro trazer-nos opiniões muito bem fundamentadas que questionem as qualidades do jogador, análise que terá sempre de entroncar nas necessidades das equipas que representa. Para já, até hoje, as qualidades de Renato Sanches encaixaram como luvas tanto no Benfica de R. Vitória como na selecção de Fernando Santos.

Esta discussão poderá conter conclusões ou pontos de partida tão fúteis como os que consideram Renato Sanches um dos melhores jogadores da Europa ou considerá-lo não valendo nada e banal. Julgando nenhuma conter verdade, e importância, recorro à comparação usada em comentário há 2 semanas com um jogador que tal como Renato Sanches actuou no futebol português e que foi (passado) melhor do que Renato Sanches é (hoje), quando em circunstâncias normais Renato Sanches poderá melhorar como jogador assim encontre um contexto favorável no Bayern. Para efeitos de comparação com o jogador em mente, é fácil perceber que a apreciação poderá estar manchada pelo facto de há 10 anos esse jogador enfrentar menor (em qualidade) oposição. Mas se tal é verdade para o campeonato português, recordo que durante o Europeu jogámos frente à Polónia e País de Gales, pelo que a comparação permanece um tanto válida. Esse jogador era Fábio Rochemback, tal como Renato Sanches para o Bayern, percebido como uma das grandes promessas do futebol mundial que lhe permitiu ingresso no FC Barcelona. Mas não é isso que os liga.

O que têm os jogadores em comum?

Tanto Sanches ao serviço do Benfica e da selecção, como Rochemback em 2003/04 ingressado no bom Sporting de Fernando Santos, destacaram-se imediatamente pelo ritmo a que jogavam e pela dinâmica emprestada às suas equipas. A capacidade de jogar mais depressa que os colegas, qualidade associada aos seus perfis físicos mas associada em primeira instância a algo muito mais importante do que isso, algo como exemplo em falta no Sporting de Jesus e que nos ajuda a perceber por que motivo alguns adversários relativamente frágeis nos tiraram na época passada tantos pontos em Alvalade. Essas equipas não nos tiraram nada. Há coisas que só os jogadores podem buscar.
O que significará jogar depressa e a fundamental dinâmica que jogadores como os mencionados emprestam às suas equipas? Não será correr atrás da bola. Não será correr atrás de adversários. Não será correr com a bola só porque sim. Nem será desfazer-se da bola para um colega só porque sim (algo que um excelente jogador como João Moutinho faz muito, por preguiça ou por outros motivos). Nem será rematar à baliza só porque sim. Com bola, jogar depressa é o reconhecimento (mapa mental) do caminho que nos fará chegar o mais rapidamente possível ao nosso objectivo, quando mesmo antes de termos a bola e frequentemente quando já a temos, nos movimentamos em determinado sentido mesmo que o processo de reconhecimento ainda decorra (intuição, aquilo que nos permite agir sem aparente razão). Logicamente, este processo demora poucos segundos e há excelentes jogadores (melhores do que R. Sanches) que não possuem esta qualidade. Mas esta qualidade faz dele um jogador especial e faz dele um muito bom jogador. E há extraordinários jogadores de futebol que fazem o que Renato Sanches tenta fazer de forma nada menos do que perfeita. Esses são de facto os melhores do mundo e de sempre. Jogadores como Messi e Iniesta que à qualidade referida juntam muitas outras. É errado e simplista pensarmos que futebolistas cerebrais jogam devagar. E é errado e simplista pensar que a dinâmica de jogadores como Sanches advém essencialmente da sua capacidade física.

Jogadores cerebrais procuram constantemente soluções, traço que releva a sua inteligência.
Renato Sanches é um desses jogadores.

Daí, olhando o seu futebol, é fácil mas errado deixarmo-nos enganar pelo porte e linguagem corporal sugestiva de um jogador essencialmente atlético. Não é estranha a procura pelo choque já que a mesma capacidade de reconhecimento serve-o nalgo tão simples como recuperar uma bola - vimo-lo na eliminatória que o Benfica disputou frente ao Zenit, equipa que denota capacidade atlética muito acima de média. O contributo de Sanches nessa eliminatória foi admirável. Não nos devemos perturbar quando o virmos rematar à baliza ainda que nalgumas ocasiões não devesse fazê-lo. Não deveremos confundir ímpeto com desnorte e quando nos parecer jogar a um ritmo mais elevado que os colegas, não é por falta de critério. Será porque joga mesmo a um ritmo mais elevado que os colegas. Olhando ainda o seu futebol, temos de prestar cuidado à forma como conduz mas também às boas visão e qualidade no passe, lembrando que o foco numa, ou noutras, é responsabilidade sua (jogador) mas também do seu treinador. Por último, será importante reconhecer não se tratar de um médio de características essencialmente defensivas. Recorrendo novamente à comparação, tal como Rochemback, Renato Sanches é um jogador de rupturas e a qualidade mental acima referida, em associação às qualidades técnicas mas também características físicas que possui, fá-lo-á procurá-las tanto pelo passe como no transporte. Tratar-se-á dum jogador especial? Sim.
Tratar-se-á dum muito bom jogador? Absolutamente.

50 comentários:

  1. Das melhores avaliações futebolísticas que li sobre o "futebol" do Renato. Muito bom.

    ResponderEliminar
  2. É absolutamente lamentável o que o MM está a fazer a este blogue. Num muito curto espaço de tempo mais um artigo sem qualquer interesse para os sportinguistas. Não há matérias sobre o clube para falar, como por exemplo mais um campeonato de atletismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No lugar de dizer nada, poderia com recurso ao texto tentar perceber por que razão Montero nunca deveria ter saído do Sporting e deveria ter-se visto usado em simultâneo com Slimani.

      Estariamos hoje muito provavelmente a lembrar um título de campeão que não chegámos a conquistar.

      Eliminar
  3. Caríssimo senhor "A Norte de Alvalade".

    O reconhecimento de um lampião nojentinho como este aqui acima (que, entre outras coisas, passa muito do seu tempo em blogs sportinguistas de qualidade a desdizer e apenas isso) revela, e bem, aquilo que este sítio da internet se anda a tornar.

    Algo muuuito a Norte de Alvalade... ou deverei dizer "a Leste"? Ou talvez "a Sul" tendo como ponto de referência a 2ª Circular?

    Sei bem que, não querendo, posso não vir aqui. O meu problema é que o melhor blog sportinguista de todos tem sempre os updates dos seus novos posts e, regra geral, abro todos os separadores que lá estão excepto, naturalmente, o "Novo Geração Benfica".

    E a partir de agora, o seu. Cheira-me que, qualquer dia, o seu estará linkado no "Camarote Leonino" e acredito que a si lhe agradará essa associação.

    Li bons posts aqui. Tenho pena. Na ultima época foi-lhe caindo o dedo para pró-croquetices e o contraditório só porque sim. Surpreendeu-me a mim e muitos outros. Quando lhe faltarem clicks talvez perceba que existe um novo Sporting. Um Sporting que precisa de quem goste de ser sportinguista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo Pires,

      Pessoalmente, estou-me nas tintas para se frequenta o «blogue» ou não. Na perspectiva do «blogue», não me atreveria a falar em seu nome. Na perspectiva da associação do «blogue» ao Sporting, faça como apregoa e desapareça. Custa-me que adeptos como o Gonçalo passem uma imagem tão pobre e deficiente dos nossos adeptos.

      Eliminar
    2. Relações públicas sofríveis, ainda por cima.

      O dono do blogue sabe que anda aqui a escrever estas baboseiras? O menino tem autorização para chamar "deficiente" a um leitor?

      Talvez ler o resto dos comentários o ajude.

      Eliminar
    3. E se outro leitor o chamar de deficiente? Fica ofendido?

      Eliminar
    4. Mas será que não se consegue sequer interpretar meia frase?
      O que o MM escreveu foi que "passem uma imagem tão pobre e deficiente dos nossos adeptos".

      Passar uma imagem deficiente não é SER deficiente.
      Ninguém foi acusado de SER algo...mas sim de, com o comentário e o estilo adoptado, passar uma imagem errada dos adeptos.

      Tal como ao usar o adjectivo pobre não fez qualquer avaliação da sua situação patrimonial.

      Fiquem bem.

      Eliminar
  4. sobre o artigo só me ocorre isto....HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    ResponderEliminar
  5. Inacreditável! Mas agora até num blog "supostamente" sportinguista temos de levar com a propaganda do jogador mais empolado dos últimos anos do futebol português? Ainda para mais quando estamos a falar de um jogador com evidentes limitações a nível técnico e táctico (sobretudo no capítulo do passe e ocupação de espaços), não tem visão de jogo, tem pouco "golo" e não é nenhum prodígio técnico. A única característica que o destaca dos demais é a força física e a forma como progride no terreno queimando linhas quando está relativamente fresco. Nos últimos dois jogos do Euro 2016 não fez rigorosamente nada.

    Já não bastava a excitação dos adeptos do rival e da comunicação social em massa, agora até o Sr. MM o mete num pedestal. Confesso que estou surpreendido, Sr. MM, esperava tudo de si menos um artigo deste calibre que mais não é do que leitura para lampião ler (sim, porque independentemente de já não ser do benfica veio de lá). Acho incrível como acaba por ser mais gentil para o Renato do que para o presidente do Sporting Clube de Portugal, o tal presidente que é conotado de incendiário por ousar ir contra os poderes instalados e lutar pela implementação das novas tecnologias no futebol e o fim dos fundos de investimento, entre outras coisas. Mas nada disto interessa para o Sr. MM, o que interessa realçar é o "jogador propaganda" que, provavelmente, dentro de um ano ou dois está emprestado a um Frankfurt ou Mainz.

    E assim continua, impunemente, a saga de destruição do blogue...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "(...) quando estamos a falar de um jogador com evidentes limitações a nível técnico e táctico (sobretudo no capítulo do passe e ocupação de espaços)".

      Este texto visa (só pode visar) as qualidades intrinsecas de Renato Sanches. Nesse capítulo, limitações a nível técnico são fantasias suas. Fantasias ou incapacidade de bem ajuizar o que vê.

      Limitações / deficiências no posicionamento, só bons treinadores ou gente muito conhecedora do funcionamento duma equipa enquanto organismo - relacionamento das 10 peças entre-si (aquilo que chamará táctica), só essa gente poderá reconhece-las. Reconhecer as limitações ou negar que existam. Contextualizando uma ou outra evidência.

      Eu não sou disso capaz. Estou somente a olhar para a peça.

      "Agora até o Sr. MM o mete num pedestal"

      Aprenda a ler. Muito bom jogador com qualidades bem especiais.
      Nem pedestal nem fundo do poço.

      Eliminar
    2. "jogador mais empolado dos últimos anos do futebol português?"

      Claro, claro.
      É tudo tolo, idiota se não partilhar da sua ideia de expert de sofá. Todos os scouts, todos os que o elogiaram ao longo da época, a eleição para melhor jovem do Euro resume-se a marketing e imprensa "lampiona" (ou outra tolice parecida).

      Só por curiosidade, no seu mundinho todos os jogadores empolados são do SLB ou de lá vieram no passado, correcto?

      O próprio Bruno de Carvalho, assim que o rapazola deixou de estar contratualmente ligado ao SLB lá foi deixando sair uns elogiozitos mal disfarçados.

      Eliminar
  6. Renato, jogador cerebral?

    O miúdo é muitas coisas. Mas tal adjectivo não lhe assiste. Nem me lembro alguma vez de ter lido algo parecido.

    MM sempre a inovar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem você nem ninguém.

      Só mesmo o Sr. MM e a sua visão peregrina do futebol.

      Eliminar
    2. Depende do sentido em que usa o termo. Nas palavras do Nuno Bispo não se vislumbra qualquer sentido, coisa típica nos não-comentários. Ou não-opiniões. Dado que me usei do termo no sentido que o texto com clareza transmite, cabe-lhe a si perceber ou não.

      Em todo o caso não se preocupe. Não levarei a mal caso não entenda.

      Eliminar
    3. O Renato será um dos médios mais completos da sua geração. Intenso sem bola, rápido no transporte, e sim, muito bom a temporizar jogo, para quem apenas tem 18 anos. Quando tiver experiência suficiente para conhecer os diferentes momentos do jogo, será imparável.

      A clubite destrói o vosso cérebro.

      Eliminar
    4. "(...) Intenso sem bola, rápido no transporte, e sim, muito bom a temporizar jogo"

      A propaganda aparentemente também lhe destruiu o cérebro. Intenso? Eu diria impetuoso e excessivamente agressivo na abordagem aos lances. Pouco lúcido, até. Bom a temporizar? Não se esqueça de mencionar que é um "prodígio" ao nível do passe, só faltava essa. Não lhe atribuam qualidades que não tem e nem sei se alguma vez terá porque a forma de jogar já vem da formação sendo o passo seguinte o amadurecimento. Há bases que nunca vai perder. Da maneira como fala até parece que com 28 anos será o novo Zinedine Zidane. Meu amigo, isto não é o Pro Evolution Soccer ou o Football Manager onde o Gonçalo Guedes evolui ao nível de um Johan Cruijff. Deixem-se de brincar e, como diria o Sr. MM, comentem com inteligência...

      Eliminar
    5. Obrigado pelo comentário Jorgen.

      "Temporizar", não vi tantos jogos do Benfica quanto isso. Jogos na Luz, penso, onde o Benfica se deverá impor com naturalidade. Vi os jogos de grau de dificuldade elevada.

      Se será imparável não sei. O tempo no-lo dirá.

      Algo que é importante notar: Renato não encontra sempre o melhor caminho. Se o fizesse vê-lo-ia como um dos melhores da Europa, tivesse 18 ou 38 anos. Mas Renato encontra frequentemente bons caminhos, ou muito bons caminhos, e consegue-o por justamente procurar o melhor caminho.

      Nem todos os bons jogadores têm este atributo, capacidade de reconhecimento, qualidade 100% cerebral. É isso que o texto evidencia.

      Eliminar
    6. Onde andava o Zidane aos 18 anos, Bruno... onde andava...foi um jogador que nas camadas jovens, nem titular indiscutível era. Podemos dizer que se afirmou tarde, como o Iniesta que apenas aos 24 anos, se afirmou por completo como jogador de elite. E com isto, não estou a dizer que Renato será Zidane porque são de "génios" diferentes e porque o francês e o espanhol são dos melhores de sempre.

      Quando falo em temporizar, refiro à capacidade de reter a bola, em momentos de pressão, e ter tranquilidade suficiente para tomar a decisão certa, mesmo que a taxa de sucesso dos seus passes ainda não seja a melhor. Isto é, a visão, a tranquilidade está lá. Falta-lhe aprimorar o nível de passe num jogador que pensa o jogo sempre com os olhos na baliza e que por isso assume muitos riscos no passe.
      É ver o jogo do Renato contra o Bayern, na Alemanha, e verão como ele sabe ser, não só agressivo na condução, mas também frio quando tal é necessário. Com 18 anos, demonstrar aquele desplante frente a figuras como Vidal ou Thiago, não será para qualquer um.

      Bayern com Vidal, Renato e Thiago será qualquer coisa de astronómico. Infelizmente devido À vossa clubite, não irão ser capazes de observar um meio-campo que poderá marcar uma era. Ou mesmo na seleção, com William, Mário, Bernardo e Renato. 4 génios no trato de bola.

      Eliminar
    7. jorgen80,

      Continuo a afirmar que o Renato tem falta de lucidez na definição dos lances, a nível do passe é - e tem que concordar comigo - horrível, e não tem grande técnica logo não faz sentido sequer falarmos em jogadores de elite e de elevado nível técnico como Zidane ou Iniesta. Concordo consigo quando diz que, fazendo uso da força física, segura bem a bola e em frescura física queima linhas e transporta bem a bola mas define grande parte das vezes mal porque não tem lucidez táctica e, lá está, no capítulo do passe é mau. Mas acredito que no Bayern, rodeado de jogadores de grande valia, as suas deficiências até podem ser mascaradas e de quando em vez até pode marcar um golo ou contribuir para um golo transportando a bola em força e queimando linhas (a sua grande e única característica que o difere dos demais).

      Agora, volto a repetir, não lhe vamos atribuir qualidades que não tem e nem sei se alguma vez terá. Tem é muita sorte de ter sido formado no rival, onde a comunicação social - que já tinha tentado uns meses antes fazer do Guedes o novo Robben - frustrada que estava, empolgou-se e excitou-se de tal maneira com as tranças do rapaz que nunca mais o largou dando-lhe a propaganda que precisava para dar uns quantos milhões ao rival. Nunca vi tamanha propaganda quando o Gelson apareceu a época passada. Porque? Porque não era do rival. Isto é um facto.

      Eliminar
    8. Jorgen,

      Zidane apareceu para a Europa do futebol porque teve a sorte de se cruzar com Toni no Bordéus. Estou a brincar.

      O seu excelente comentário fez-me recordar algo; quando Edgar Davids teceu rasgados elogios a Carlos Martins. "Gostei do jogo, diverti-me. Gostei muito do jogador que jogou no meu raio de ação. Carlos Martins, não é? Excelente jogador, gostei muito dele. Foi sério, desafiou-me e eu gosto de jogadores que me desafiam. Dá-me mais entusiasmo."

      http://www.record.xl.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/davids-carlos-martins-e-um-excelente-jogador-768345.html

      Carlos Martins, infelizmente para o Sporting e para o próprio, jogava ainda mais depressa que o Rochemback, equilibrados na altura, 2004/05, pelo excelente futebol do João Moutinho e pela qualidade ímpar do Pedro Barbosa e do Hugo Viana (a propósito, que idade tinha o Moutinho?).

      Jogadores inteligentes que andam sempre com as antenas no ar e que por isso jogam depressa, fazem os adversários penar. Tiro e queda, chamem-se Davids ou P. Vieira. E também fazem os própriso colegas penar por jogarem a um ritmo muito mais elevado que o normal.

      E tal como o Jorgen diz, longe de comparar Renato Sanches a jogadores como Zidane ou Iniesta. Não acho que o Bayern antecipe ter contratado o Iniesta, ou desiludir-se-á tremendamente. Antecipará ter contratado um excelente (e humilde) jogador de 18 anos que aprenderá muito e que pela qualidade que tem pode (com efeitos imediatos) encontrar lugar numa equipa como o Bayern.

      Eliminar
    9. O Martins podia ter sido muito mais. Enorme talento técnico. Num dia bom, era fantástico ve-lo jogar.

      Eliminar
    10. Bruno Nogueira

      Ter técnica ou não ter, não é o mesmo que fintar 3 ou 4 e voltar para trás para fintar mais 2 ou 3, chama-se isso saber driblar, e Sanches no que diz respeito a técnica de drible ainda pode evoluir e muito...
      Já no que diz respeito ao capitulo da decisão, ele no que diz respeito à decisão, ele decide bem, o problema é os posicionamentos, quando atua numa posição "hibrida" como ele atua na seleção em que não é extremo nem é médio centro obriga a certos perfis de decisão que como é lógico um miudo de 18 anos, que fez toda a sua formação a jogar por zonas interiores do terreno, ainda não consegue "ler", dai que o puto quando o Fernado Santos o mandou a encostar à linha, o puto agarrou-se mesmo à linha como se não houvesse amanha, mas por exemplo o puto quando passava para o sua zona de conforto, fazia jogar e jogava e por exemplo o João Mário era o jogador que mais beneficiava disso, tanto com Sanches em campo e a jogar no centro João Mário era dos que tinha mais bola, porque Sanches sabia que metendo a bola em João Mário o jogo saia seguro, em contraste sabia que metendo em Nani na mesma zona o lance possivelmente perdia-se numa ação individual ou a equipa não iria esticar...

      Sanches tem um perfil de decisão neste momento que procura potenciar as ações da equipa jogar curto e seguro, os passes que falha normalmente são aqueles passes frontais em busca de linhas de ruptura, algo que no Benfica não havia tanto.

      Sanches é um monstro fisico, é baixo mas o que lhe falta em altura tem em raça e capacidade de sofrimento, com ele podes contar sempre com um homem que mesmo nos limites das forças irá conseguir esticar sempre o jogo, ele é um miudo e sabe as suas limitações, mas que culpa tem ele que os treinadores que lhe peçam para arriscar, se ele arrisca em coisas que mais ninguem arrisca é lógico que estará mais susceptivel ao erro..

      Contra o Bayern vi o Sanches disputar lances com Vidal (jogador que tb é muito fisico mas mais requintado) com Xabi e com Thiago...e nenhum deles mas nenhum mesmo conseguiu acabar ambos os jogos a dizer que tinha levado a melhor sobre o puto, porque foi tudo muito equiparado...aliás até mesmo contra o Zenit o Hulk, o Witsel e o Javi Garcia sentiram na pele aquilo que é jogar contra o Sanches......Atenção não estou a dizer que o puto é um fenomeno, nem um novo Zidane ou whatever, o que estou a dizer é que o puto devido ao impeto que tem, à sua capacidade de "arrastar" a sua equipa para a frente e o adversário para trás, devido à sua forma simplista de jogar olhos nos olhos contra qualquer um, estará ele sempre mais perto da evolução do que um jogador que se encolha..

      Sanches agora vai para o Bayern, aprender com um senhor que ajudou a "moldar" um rapazinho desconhecido chamado Pirlo, que tinha sempre sido um nº10 e que se transformou num nº8 mais evoluido do que havia no futebol mundial.....

      Gelson não teve boa imprensa, oh Bruno, como é que dás boa imprensa a um miudo que jogava aos bocejos na equipa.....ele transborda qualidade, é verdade, eu adoro o Gelson...tem aquele cena de extremo venenoso sempre pronto a cair em cima do lateral, mas que culpa tem o puto se o seu treinador não lhe dá "espaço", repara que o puto estava a ser dos melhores no arranque da época e o treinador assim que teve que mexer na equipa ...quem saiu.....?

      Queres outro....olha o Mané, para mim um jogador que bem enquadrado é um perigo para qualquer defesa adversário.....no entanto nem espaço teve para jogar....e depois contratas mais avançados e mais avançados mas o jogador mais importante da equipa pelo que dava à equipa em termos de inteligência deixaste sair em Janeiro .....

      A boa imprensa é o reflexo do que se vê nos clubes, o Benfica como teve este impeto da formação com as apostas da Youth Champions e nas competições para jovens...

      Eliminar
  7. Em relação a esses pormenores técnicos, pouco percebo. Mas que está ali diamante para lapidar, disso não tenho duvidas. Não são todos que aos 18 anos jogam aquele nível, e é só a questão do Bayern gerir bem a sua carreira, para que daqui a uns 5 anos ser de top-mundial.

    Tenho a lamentar a pequenez que alguns ditos sportinguistas têm demonstrado - inclusive aqui nos comentários. O Sporting não merece que lhe passem essa imagem de inveja e mesquinhez.

    Enfim, um fraco rei faz fraco forte gente. E esta gente está cada vez mais burra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele nem é jogador do Benfica.

      Acho que do Benfica a única individualidade que elogiei de forma destacadíssima foi o Jorge Jesus. Assim de repente em mais do que 10 ocasiões, enquanto era treinador do Benfica. Mas isso foi no meu antigo «blogue». Aqui elogio-o como treinador do Sporting.

      Este texto elogia o Renato Sanches, jogador do Bayern. (Estou-me um bocadinho nas tintas para o seu contributo na selecção. Pelo menos enquanto a selecção não mudar de vida.)

      Eliminar
    2. Estimado Profeta,

      Enquanto via o jogo dei uma vista de olhos pelo «blogue» e em 2013 também elogiei Rui Costa, pela coragem demonstrada de segurar J. Jesus na sequência da derrota no Jamor. Na altura, muitos benfiquistas pediam sangue novo.

      O tempo (não eu), ou Jorge Jesus porque o tempo sozinho não faz nada por nós, trataram de recompensar a coragem do director desportivo do Benfica, coragem na tomada de uma decisão que poderia ter-se revelado perniciosa, em virtude de não ser claro naquela altura o tipo de química que existia entre Jesus e o seu plantel. Não interessa que ele seja um treinador ao nível do melhor que há no mundo (que o é), "nada" do que faça interessa se os jogadores o rejeitarem ou não tiverem paciência para aturá-lo.

      (No Jamor vimos a forma como Cardozo reagiu à derrota.)

      Eliminar
  8. Este blog é uma m***a. Aposto que se trata de um sportinguense que ficou sem tacho e anda amuado com o BdC. Tem mais respeito por alguém que está a levantar o Sporting sendo que agora é olhado com respeito e não como um mero clube simpático. E além de mais, está a ter a coragem de lutar contra o polvo encornado que está instalado no futebol português. Mas continua a acreditar em contos de fada e achar que algo está bem no nosso futebol...que sonsinho fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que não seja adoptar postura de carneirinho e se limite a dizer "méeeee" à linha oficial doo clube são sportinguenses?

      Bons são os Milhafes Orlandos, os Filtros e blogues afins. Esses é que defendem bem o SCP, enquanto chafurdam num humor básico e brega (com direito a TV do clube) em invenções e polémicas de trazer por casa.

      Eliminar
  9. Sim sr. MM. Aos seus olhos estamos a falar de um autêntico prodígio técnico, um jogador com finta, capaz de arrasar defesas contrárias. Não brinque, sr. MM, limite-se a afirmar que é um jogador forte nas transições fruto da sua força e impetuosidade, não iluda os leitores, que estão saturados de propaganda vermelha, dando a entender que o jogador em questão se trata da "next big thing".

    Sugiro-lhe um artigo sobre a entrada bárbara do seu novo ídolo sobre o nosso Bryan Ruiz que ainda hoje deve ter pesadelos quando se lembra.

    Pode também falar do Daniel Podence, se bem que imagino que para si não deve ter grande interesse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Um jogador com finta".

      Lol.

      Eliminar
    2. Presumo que tenha compreendido a expressão, mas como quer implicar decidiu mais uma vez gozar com os leitores. Isso acontece quando não se tem capacidade de argumentação, habitual em si. Para o deixar feliz eu aplico outras expressões: jogador fantasista, de elevado calibre técnico, com bons pés (esta também deve ser estranha para si...).

      Eliminar
    3. Jogador de rupturas. Deixe assim que melhor é impossível.
      Médio de transporte releva a forma muito boa como queima linhas, também pode usar essa embora tenha de evidenciar não ser a sua única qualidade.

      Eliminar
    4. Em Portugal alguns, não todos, sportinguistas falam mal do Renato, inventando defeitos que ele não tem e minorando características únicas que possui. No estrangeiro, as pessoas não sendo geridas pela mesquinhos e pela inveja, idóneas e com conhecimentos de futebol muito superiores pensam de maneira diferente.

      Guardiola:
      “He’s far and away one of the best young players in Europe. He has abundant quality and character and covers a huge amount of ground. He has a great future ahead of him".

      Karl-Heinz Rummenigge, diretor executivo do Bayern Munique:
      «É extraordinário que alguém jogue num Campeonato Europeu como ele jogou com a tenra idade de 18 anos. Quando eu tinha 18 anos, não estava nem perto do nível que ele apresentou. É um jogador que parece ter um extraordinário talento".
      «O Bayern não teria dinheiro para comprá-lo se avançássemos depois do Euro-2016. Por esta altura, estaríamos a falar de uma quantia absurda e ele não estaria, certamente, a jogar na Bundesliga na próxima época», concluiu.

      Ancellotti:
      “Renanto Sanches é o melhor jogador do Europeu. É fantástico!”
      “Eu falei com o Bayern sobre o Sanches há 3 meses e concordámos que ele é exactamente aquilo de que necessitamos”.

      Há citações de jogadores ingleses e alemães que dizem o mesmo. Será defeito reconhecer o mérito dos outros?

      Eliminar
    5. Anónimo,

      Excelente. Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  10. Quem é o Renato ... não conheço :).

    Já não basta ouvir e ler tanta m... a tentarem emprenhar o renato pelos ouvidos que já tenho de ler tb emblogs do SCP ... qual o interesse deste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta. Só o Sr. MM pode responder. Artigos sobre os jovens do Sporting (Podence, Matheus, Iuri, Gelson) é que nada...

      Eliminar
    2. Sérgio,

      Falei no Renato em duas ocasiões, ambas aqui. A primeira num comentário para exprimir concordância com o LdA pelo facto de ser um jogador muito bom, mesmo comentário / mesma ocasião em que o comparei a Fábio Rochemback. E falo no Renato pela segunda vez neste texto, socorrendo-me da mesma comparação, explorando-a.

      De resto, admito a hipótese de que o Sérgio possa estar enjoado, por motivos aos quais ou literatura à qual sou alheio. Os jornais frequentente abusam de tópicos, ao passo que nada de relevante afirmam. Não posso fazer nada quanto a isso.

      Eliminar
  11. Abusam sempre para o mesmo lado, a propaganda está sempre habilidosamente direccionada. E o Sr. MM para isso contribui com este artigo.

    Imaginem o que falariam e que capas de jornais teríamos se a base da selecção nacional que recentemente se sagrou campeã europeia tivesse sido formada noutro clube...

    ResponderEliminar
  12. Há muita coisa que se pode discutir à cerca do Renato e até inclusive sobre o que o MM escreve no presente post. O que fica para lá da minha compreensão é negar-lhe o valor e a forma como se faz. Pensei que o facto de agora ser jogador do Bayern anulasse a "aversão" habitualmente manifestada contra um jogador de apenas 18 anos. Provavelmente pelos mesmos que exigem o reconhecimento ao valor dos nossos jogadores da formação e do trabalho aí realizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão de Alvalade,

      Não é isso que está em causa. O jogador em questão ainda é associado ao rival e com tantos temas que há para abordar sobre a universo sportinguista, considero inadmissível este artigo sobre um jogador que nada representa para o Sporting clube de Portugal. No fundo, acaba por ser uma clara provocação aos sportinguistas leitores deste blog.

      Há matérias que se podem evitar, Leão de Alvalade, ainda para mais quando com a sua conivência o Sr. MM tem vindo nos últimos tempos a deixar este blog de rastos. E o pior é que já são várias as pessoas que partilham desta opinião, e quando muita gente diz algo com insistência é sinal que esse pensamento deve ter uma razão de ser.

      Eliminar
  13. "Considero inadmissível este artigo sobre um jogador que nada representa para o Sporting clube de Portugal. No fundo, acaba por ser uma clara provocação aos sportinguistas leitores deste blog."

    Caso não o tenham feito, convido todos os nossos adeptos, irmãos de armas, amigos, companheiros do grande Sporting Clube de Portugal a ler o que aqui está escrito:

    http://diadoclube.blogs.sapo.pt/o-renato-e-os-saloios-85415

    ResponderEliminar
  14. MM,

    Repito o que disse antes de RS se estrear no Euro2016, aquando da sua transferência, mas que a sua participação veio confirmar: é um jovem valor com muito potencial, mas nada de extraordinário, para já. Ao nível do passe, por exemplo, tem muito por onde melhorar. Há uma coisa que tem e eu gosto muito de ver em jogadores assim tão jovens: não se intimida e arrisca. Mostra grande carácter. Sem isso, nunca seria alguém no futebol. Renato Sanches tem esse carácter, veremos o que consegue fazer com ele, agora num dos campeonatos mais exigentes do mundo.

    A todos os que vêm para aqui com ameaças, deixo o repto: ponham-se a monte. E depressa! A ver se de uma vez por todas desentopem a nossa caixa de comentários. O que não falta é sitio pela blogosfera afora para partilhar os seus comentários ignorantes e mesquinhos... Garanto que nesses sítios serão muioto bem-vindos. Aproveitem.

    Mas pronto lá diz o ditado que "cão que ladra não morde" e essa maltinha nunca mais desampara a loja. Irra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo Virgílio, em todas as alíneas.

      Muita muita personalidade - aquela fome e vontade de jogar à bola própria dos jogadores especiais, algo que não poderei acrescentar ao texto mas não é preciso porque tanto os comentários de Jorgen como o teu realçam de forma perfeita.

      Um abraço.

      Eliminar
  15. Realmente já cá faltavam os paladinos da desgraça. Ficámos agora a saber que quem tem uma opinião contrária à dos autores do blogue deve pôr-se "a monte" pois os nossos comentários não passam de "ignorantes e mesquinhos".

    Grande sr. Virgílio, o defensor da liberdade de expressão, também a contribuir activamente para calar as vozes críticas deste blogue que está cada vez mais, com muita pena minha, pró-croquete. E claro, apoiado pelo sr. MM que não olha a meios para agradecer aos poucos comentários que tem a seu favor.

    Bom mesmo era não haver diferenças de opinião e termos uma caixa de comentários cheia de "croquetes". Desta forma já não aborreciamos o sr. Virgílio que anda uma pilha de nervos com toda esta situação.

    Valha-nos o Leão de Alvalade que ainda tenho esperança que mude o rumo de destruição que este blogue está a levar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Nogueira,

      Um conselho: vá aprender a interpretar o que lê. Sabe o que são ameaças? O que digo (e repito) tem como alvo os "comentadores" que vêm para esta cx a ameaçar ridiculamente que se vão embora pq não concordam com o que aqui se escreve! Onde é que isto corresponde a uma "opinião contrária" à dos posts aqui publicados? Esta atitude é sim mesquinha.

      Já sobre ignorância o senhor é bem o paradigma dela pelo que percebo bem a sua reação ao meu comentário: assentou-lhe a carapuça. E é ignorante não qd emite uma opinião diferente mas sim qd acusa de "pró-croquete" alguém que, comprovadamente, sempre combateu esse período do SCP (basta consultar o histórico do blogue).

      Mas não deixa de ser engraçado e ternurento o Bruno preocupar-se com o "destino" deste blogue ou com o seu numero de leitores. Tal como engraçados e ternurentos (para não lhes chamar patéticos), são os seus constantemente ignorados apelos ao LdA... Fique pois, bem ciente duma coisa: os seus comentários não me aborrecem, apenas me divertem e... enternecem...

      Passe bem e apareça sempre que quiser. Pelo menos contribui com diversão.

      Eliminar
  16. Ainda bem que se diverte comigo, sr. Virgílio. Porque eu e outros que o lêem também se têm divertido muito consigo. Você sabe bem o que escreveu, se acha que devemos subentender outra coisa então seja mais claro na forma como escreve. Agora, uma coisa é certa e todos já nos apercebemos disso: é que você e outros paladinos da desgraça não convivem bem com a crítica, não são capazes de contra argumentar e, quando apertados, descem o nível e chegam a insultar.

    Relativamente aos apelos ao Leão de Alvalade, como já lhe disse uma vez e repito, foi pela escrita dele que comecei a frequentar o blogue e é pela escrita dele que cá continuo. Se ele me dá importância ou não, pouco me importa, porque tenho perfeita noção que ele sabe muito bem o caminho que o blogue está a tomar e, se realmente preza este espaço, não pode estar satisfeito.

    Quer você queira ou não, sr. Virgílio, já é muita gente a dizer a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  17. Subentender?

    Está lá escrito muito claramente: "A todos os que vêm para aqui com ameaças, deixo o repto." Td o que escrevi a seguir tem destinatários perfeitamente identificados!

    Agora, se o Bruno subentende outra coisa qlq que não o que está escrito, o problema é seu.

    Mas de onde é que vc conhece as pessoas, no caso o LdA, para saber o que sentem ou deixam de sentir? Caia na real. Ganhe noção do ridículo.

    Folgo em saber que já sou apenas "arauto" ou "paladino da desgraça". O "pró-croquete" já não consta dos meus atributos... Nada mau, pelo menos estamos a evoluir. LOL!

    ResponderEliminar
  18. Sublime este post, o meu pai que tem mais de 50 anos de futebol chama ao jogador em causa "barata tonta" e cada vez concordo mais com ele. O Renato Sanchez que até me parece ser bom moço, poderá continuar a ser jogador da selecao como foi o Oceano devido às suas excepcionais capacidades físicas (espero que naturais) não mais do que isso, tudo o resto são devaneios, problemas oftalmológicos, ou parte das comissōes (Ancelotti)...
    P.S. Só de pensar que este blog pessoal era o único do género que fazia parte dos meus favoritos há dois anos atrás, até me dá vontade de gritar Ivan Cavaleiro para a seleçäo já...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente. Continue a discutir futebol com o seu pai.

      Não duvido que serão conversas proveitosas :)

      Eliminar
  19. MM,
    o senhor é o M. Humberto? Não lhe reconhecia tanta provocação.

    Leão de Alvalade,
    realmente só falta mesmo um post no "a Norte" sobre a foto do Eusébio junto à taça dos campeões europeus, para não ofendermos a sua memória.

    Virgilio,
    você faz-me lembrar uma personagem do blog Centuria Leonina com o nick "MAF". Mas essa personagem era mesmo virtual, criada para apimentar o blog pelos seus autores. Espero que o Virgilio seja "real", para levar as suas opiniões a sério.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)