domingo, 17 de julho de 2016

Com os russos do Zénit um Sporting ainda no fundo

Mais um jogo, mais uma derrota por números expressivos neste inicio de temporada. Razões para grandes preocupações? Não, atendendo ao momento em que nos encontramos. Mas algumas, mesmo que não muito relevantes para já.

Pode-se dizer que para que uma parcela substancial da factura se deve ao nível elevado de adversários e frequência dos jogos alinhados para a pré-época. O elevado grau de exigência pode no entanto compensar no curto prazo. Fica porém a dúvida sobre os efeitos que estes maus resultados possam ter a nível anímico, quer entre jogadores quer entre os adeptos, porque as derrotas, mesmo que a feijões, não proporcionam a confiança e estabilidade sempre necessárias para a construção de uma equipa.

O que se viu ontem foi um pouco a linha de continuidade do que se observou em jogos anteriores: uma atípica desorganização nos vários momentos do jogo, sendo mais notória até agora a registada nos movimentos defensivos. E aqui saliência para uma estranha amnésia no entendimento entre os centrais, que estão muito longe do que exibiram no final de época, agravada por erros de cariz individual de palmatória. Mas não são apenas os centrais a merecer reparo, nestes jogos foi notório que Petrovic está muito longe de estar integrado e completamente identificado com o papel que se lhe exige.

Ainda no sector recuado é obrigatória a referência a Abze Jug, cujas actuações deixam a maior preocupação e perplexidade. Preocupação pelas limitações exibidas e perplexidade ao tentar perceber as razões que levaram à sua contratação, uma vez que se trata de guarda-redes que praticamente não contabiliza tempo de jogo num já longo período. 

Ressalve-se porém que já foi notória uma maior intensidade, com os jogadores progressivamente a denotarem maior disponibilidade física, essencial para responderem ao que Jesus pretende deles. Destaque obrigatório para o menino Gélson que, para lá de uma já muito apreciável forma física, deixou promessas  muito reais para uma época de afirmação plena.

Como nota final as várias ausências e indefinições ainda existentes no plantel, e que de cuja resolução se escreverá muito do que será a resposta da equipa no campeonato. Como é evidente, um Sporting com os campeões europeus já integrados será uma equipa muito mais capaz. E falta ainda saber como e quem será os elementos mais adiantados na frente de ataque.

15 comentários:

  1. Sempre fui contra a transmissão televisiva de jogos de preparação. Estes não correspondem a um plano de trabalho que se faz sempre que existe um jogo oficial. JJ não observou o Zenit, não treinou em função deste, etc.

    Por outro lado, as vitórias e derrotas levam sempre ao exagero. Se perdes, está tudo mal, se ganhas, está tudo bem. E este estado de espírito nunca tem em conta o adversário (e a sua qualidade).
    A título de exemplo, como se exibiria o Sporting se jogasse, ontem, contra o 5º classificado da 2ª divisão inglesa? Ou como se exibiria o SLB se jogasse contra o Zenit, que daqui a 6 dias vai disputar a Supertaça russa?

    Agora, há algo que não se pode esconder. Há jogadores no plantel que não têm qualidade para tal. E, pior, estes correspondem a contratações bem recentes.
    Jug, Marvim, Schelotto (será o nosso Grimi e Miguel Lopes - é tão óbvia a sua falta de qualidade - foi útil no fim da época porque tinha mais disponibilidade física que os adversários - não jogava há meses... - veremos como será com adversários de físico idêntico ou a jogar de 4 em 4 dias), Jefferson, Petrovic e Aquilani. Desculpem, mas não servem.

    Esta direcção sabe contratar treinadores, já jogadores...
    Da lista (enorme), quantos foram/são grandes jogadores?
    1ª época - Montero e Slimani
    2ª época - Nani e Ewerton
    3ª época - Bryan Ruiz, Bruno César e Coates (as férias com Schelotto fizeram-lhe mal...)
    4ª época - ainda é cedo

    Entretanto, tudo se fez para que Cédric, Martins, Carrillo, Dier e Montero saíssem, eles que seriam titulares de caras neste Sporting e que não saíram para jogar em colossos mundiais, logo podiam estar cá.

    Parece-me óbvio que o Sporting precisa de um (bom) Director Desportivo.

    ps: Schelotto é melhor que Esgaio, Cédric e J. Pereira?
    Petrovic será melhor que Wallyson, Martins e Geraldes?
    Jug é melhor que qualquer Gk da equipa B?

    ps2: um 2º guarda-redes não pode ser um jovem que ainda não jogou. Tem de ser alguém "batido". Durante muitos anos vimos Rui Correia, Pedro Espinha, Silvino a rumarem ao FC Porto quando a referência era Baía. Precisamos de alguém assim. Um Peçanha, Cássio, Salin, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      Se no ano passado já tínhamos pior plantel que o Benfica, este ano então nem se compara. O Rui Vitória não tem metade da qualidade do JJ mas com trutas daquelas só é preciso não estragar...

      Acho que temos que vender mas torna-se difícil quando os sportinguistas (incluindo o o presidente) acham que os nossos jogadores já são os melhores do mundo. Eu compreendo que se queira usar a venda do Renato Sanches (provavelmente a melhor venda da história do Benfica em termos de qualidade/preço) como base mas não podemos esperar que ande tudo maluco com os nossos jogadores para baterem as cláusulas a pronto (até porque não temos a mesma propaganda de outros).

      Por mim, antes de nos preocuparmos com a qualidade dos suplentes, precisávamos de reforçar o nosso 11. Os nossos laterais são muito fracos e na frente precisamos de um jogador que tenha facilidade em causar desequilíbrios (Markovic, por exemplo, seria excelente).

      PS: Concordo em tudo em relação à qualidade das contratações que temos vindo a fazer.

      Cumps,
      RMSCP

      Eliminar
    2. Completamente de acordo.

      Cantinho, no Benfica, nem mesmo Rui Costa que sabe naturalmente muito de futebol, em simultâneo com Jorge Jesus, evitaram um nº bem razoável de tiros ao lado. Com a ressalva muito importante de que todas as épocas chegaram sempre ao Benfica 1 ou 2 jogadores soberbos que devidamente valorizados (por Jesus e excelentes campanhas europeias) renderam com uma frequência anual muito bons encaixes.

      No Sporting quem está lá (com Jesus) a decidir sobre quem vem, fica e sai? Bruno de Carvalho. Alguém achará que seja Octávio? A esse propósito (ou despropósito), lembro-me do nosso Octávio em todo o seu esplendor na época em que nos arrumou a casa (1996/97) deixar claro que enquanto ele estivesse no Sporting ninguém de fato e gravata entrava no balneário.

      Que é feito do meu Octávio?

      E claro, ninguém se admiraria que Bruno de Carvalho também andasse a opinar nos plantéis de andebol, futsal, rugby e tudo isso. Na volta é por isso que andamos a desfazer equipas séniores. Era demasiada supervisão e assim ele pode concentrar-se nas 3 ou 4 modalidades que considera mais importantes.

      Eliminar
    3. RMSCP,

      é assustador perceber que podem sair 3 a 4 titulares da época passada.
      O plantel é muito limitado.
      Temo que com a Champions a capacidade anímica e física do plantel seja bem notada na Liga.
      Passámos de ter 2 laterais direitos muito bons (Cédric e Esgaio) para 2... um é mau e o J. Pereira que estava a ser bom saiu sem se perceber porquê.
      Na esquerda, só rezo para que Bruno César se mantenha por lá.
      Markovic era excelente. Também gostava do Bruma, mas em Alvalade não há essa capacidade para "engolir sapos".

      Quanto às vendas, há algo que é importante: William, Patrício e João Mário são jogadores feitos e Campeões da Europa. Se o "potencial" paga-se, então a qualidade "certa" tem de ser mais cara.


      MM,
      muitos pontos em comum da tua opinião. Mas cuidado com o conhecimento desportivo de Octávio. Ainda tenho pesadelos com aquele meio-campo a 3 (Oceano, Lang e Pedro Martins).

      Norton de Matos e Janela? os 2 juntos em Alvalade? Porra, como é que o Sporting ainda existe?

      Eliminar
    4. Entendo Cantinho. Tempo presente, imagina que até tínhamos um decisor (B. de Carvalho) perfeitamente capaz, conhecedor e soficientemente intuitivo nas mais diversas áreas de futebol ou doutras actividades desportivas a que o Sporting se dedica. Nem aí seria bem-vindo o cenário de termos uma só pessoa a tomar tantas decisões em tanta coisa diferente. É uma ausência de modelo condenada ao fracasso.

      Como dizes, a muito boa escolha de treinadores no futebol - mérito indubitável de Bruno de Carvalho - alimenta a ilusão de que o Sporting está bem. Quando não está. Mas mesmo aí a sua gestão dos treinadores é francamente pobre. Não só, as decisões que toma prejudicam objectivamente o seu (treinadores) trabalho e os resultados que estes em condições normais poderiam obter.

      Cantinho, quero pelo menos acreditar que é a escolha de treinadores e relativa pujança da nossa equipa de futebol a responsável pela ilusão. No entanto, admite-se a hipótese de que ainda que tudo ruísse - inclusive equipa de futebol, existiria uma maioria de sportinguistas perfeitamente alheada da realidade porque domesticada e drogada pelos encantos do presidente do Sporting. É este tipo de relação que Bruno de Carvalho estabelece com os adeptos - domestica-os com a sua demagogia, inábil retórica e com o seu bacoco e permanente paternalismo, empobrecendo-nos como clube.

      (Salvo erro na sinistra final da taça que tirou a vida a um pai de família entrámos de início com Vidigal, Pedro Martins e Oceano. Na época seguinte perceber-se-ia que o perfil de treinador de Octávio levar-nos-ia só até certo ponto. Ainda assim julgo que o Sporting deverá sentir-se grato pelo muito bom trabalho que Octávio fez em 1996/97, arrumando a casa e devolvendo-nos rumo.)

      Eliminar
    5. MM,

      vamos deixar a avaliação a Bruno de Carvalho lá para o fim do mandato. Embora tudo que hoje, aqui, avaliamos e criticamos (bom e mau), ele é o responsável máximo. Indirectamente, estamos a avaliá-lo também.
      Há muita coisa que não gosto e não me revejo nesta Direcção. Por outro lado, há acções que compreendo tiveram de ser tomadas porque este futebol é "podre" de "loucos" e "mentiroso" e isso não começou há 3 anos atrás, como muitos entendem (ou querem que os outros achem que isso é a Verdade).

      Vamos ao Octávio.
      Quando pegou nos "cacos" deixados por Queiroz e Waseige, Octávio tornou-se uma referência para mim, pois uma equipa fraca fez frente a um FCP tri-campeão (e que seria Penta) e fomos, pela 1ª vez, à Champions. É isso mesmo, devolveu-nos um rumo que seria arruinado com a criação da SAD e com os poderes de Nortons e outros afins. Estive em Alvalade com o meu pai e muitos desses percursos: as meias finais da Taça com o FCP (golo de Afonso Martins), os jogos do Campeonato, a Champions com Mónaco, Bayer e Lierse (este já com Cantatore).
      E este 11, embora fraco, jogava "à Octávio", e isso safou-nos muitas vezes:
      De Wilde
      Luís Miguel; Naybet; M. Aurélio; Nelson
      Vidigal e Oceano
      Barbosa; C. Xavier; Amunike
      Sá Pinto

      ainda com as importantes participações de Dominguez, Paulo Alves, P. Martins, Afonso Martins e Pedrosa.

      (realmente, com este leque de jogadores, queríamos ganhar o quê?)

      Eliminar
    6. O rol de comentários a este artigo é apenas e só deplorável. O Schelloto é o Grimi, comparações a políticas de contratações e scouting de tempos do Norton de Matos, ladainha de plantel fraco. Nem Cantinhos, nem o raio que parta. Estamos na pré-época a um mês do início oficial, com cargas bidiárias de apronto físico, mesmo em dias de jogos com adversários em momento mais avançado de pré-época. Anda tudo parvo ou quê? Ninguém consegue entender que os jogadores comentem erros e falham posicionamento por fadiga física? Ninguém considera que estamos sem quatros jogadores que são determinantes tanto no processo ofensivo quanto na cobertura e processo defensivo? Para que tanta especulação? Só poderei concordar que o Sporting precisa de um guarda redes de segunda linha que dê garantias e que permita ao Rui trabalhar com qualidade assente numa competitividade sadia com um colega com nível para discutir a posição. É a velha ladainha dos sportinguenses e dos donos da verdade absoluta, que na pré-época já andam a vaticinar fracasso. Tempo ao tempo e deixem que a qualidade que existe seja optimizada.

      Eliminar
    7. Anónimo,

      Tenho dificuldade em responder a quem releva iliteracia e, óbvias, dificuldades em ler e interpretar um texto.
      Mas visto que me incluiu no seu comentário, vou dirigir-me a si.

      A minha avaliação ao Schelloto não é de agora e não vem da observação dos 2 jogos treino que ele fez agora (aliás, repare que eu desprezei o valor desses mesmos jogos, logo no início do meu comentário). Aquilo que penso do italiano vem da observação directa em Alvalade (todos os jogos que lá fez) e no que vi na Tv, na época que findou. E repito: não joga nada!

      Eliminar
  2. "Enquanto ele estivesse no Sporting ninguém de fato e gravata entrava no balneário", referindo-se evidentemente a Simões de Almeida e Norton de Matos. E olha que Norton de Matos é bem capaz de saber um bocadinho mais de futebol que Bruno de Carvalho ...

    ResponderEliminar
  3. Mais do que estes jogos treino, o que mais me preocupa é a indefinição no plantel.

    O plantel do ano passado não foi suficiente para ganhar o campeonato. Dos reforços apresentados, apenas o Ruiz parece ter categoria para lutar pela titularidade. E a minha preocupação é perceber se JJ e BdC estão satisfeitos com isso.

    É certo que o mercado começa muito antes desta altura, mas este é o tempo de ver oportunidades de mercado (avaliar dispensados de outros clubes como fizeram com Lucas Lima). Mas apenas vejo o presidente na Suiça, a tirar selfies, ver jogos amigáveis, a visitar museus... Na minha opinião, é importante o que está a fazer mas não garante o trabalho de reforço do plantel que precisamos. A menos que tudo esteja assegurado e esteja apenas em estágio com a equipa.

    Pela entrevista de ontem ao Record, o presidente parece satisfeito com as soluções da Academia. Mas serão suficientes? O Gelson é excelente mas na época passada conseguiu substituir e fazer esquecer o Carrillo? Espero que este ano o faça, mas estará o Palhinha apto a substituir o William? Ou Luis Maximiano e Vladimir Stojkovic a substituir o Patrício de forma imediata? Esperava ver nestes jogos essa realidade, mas apenas o Podence está a querer mostrar que está preparado.

    A esta aparente acalmia e segurança transmitida pelo presidente, continua indefinição e constante ruído no plantel:
    1. Campeões Europeus: o dinheiro fala mais alto e se saírem, já teria sido tempo de garantir soluções de qualidade, verdadeiros reforços. Podemos correr o risco de ficarmos sem meio-campo e está tudo tranquilo.
    2. Teo ( sai/não sai/oferece-se a clubes e mais a presença nos JO Rio2016)
    3. Barcos a nada mostrar neste inicio de época desportiva (a não ser a vontade de ir jogar para o clube do coração)
    4. Lesão do Spalvis (que não ajudará à sua integração)
    5. Slimani tem um preço de mercado atractivo (corre agora o rumor do interesse do Napoles) e está sempre pronto a fazer o contrato da vida
    6. Lucas Lima será reforço? Se não é para ser, porque não esclarecem em comunicado que não virá? E alternativa?
    7. Defesa... Nos ultimas 3 temporadas, contratámos 15 defesas (Rabia, Mauricio, Ewerton, Sarr, Jonathan silva, Piris, Weldinho, Sejou King, Schelloto, Paulo Oliveira, Naldo, Zeegelaar, Jeferson, Coates e Sambinha). Não seria tempo de termos uma estabilidade neste sector? A comunicação social fala ainda de mais um central e lateral esquesrdo a entrar?
    8. Alas... O sistema de jogo do JJ privilegia desequilibradores, mas fora o Bryan, o Gelson e as movimentações de João Mário, falta qualidade no banco. Precisamos de agitadores, de soluções e já deviam estar connosco.


    A pré-época é o tempo de preparar a época (fisicamente) e testar o plantel. Mas também é integrar novos jogadores e trabalhar a base de jogadores. Sinto que o nosso SCP está a perder tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Alas ... O sistema de jogo do JJ privilegia desequilibradores"

      Nuno, é por isso que Jorge Jesus à chegada ao Sporting estava legitimamente encantado pela possibilidade de treinar o Carrillo. E não o escondeu. Infelizmente para o Sporting essa possibilidade foi-lhe negada.

      Eliminar
  4. Não vamos dramatizar. Compreendo que alguns sportinguistas também gostassem de erguer a altamente prestigiada Algarve Cup depois de se gladiarem com dois colossos como o Setúbal e o Derby County, mas a verdade é que - exceptuando a equipa da terceira divisão da Suíça - tanto o Mónaco como o Zenit apresentavam um estágio mais avançado de preparação comparativamente ao Sporting (o Zenit já ia, salvo erro, no sexto ou sétimo jogo de preparação).

    E com isto não estou a afirmar que tudo está bem e que estou impressionado com o reforço da equipa. O Bruno de Carvalho afirma que o clube não está vendedor e a verdade é que até à data ainda não saiu nenhum dos jogadores fundamentais da época anterior. Exceptuando o João Mário, não estou a ver mais ninguém crucial a sair e acredito que as movimentações em termos de mercado dependam sobretudo da manutenção das peças chave. Ou seja, se alguém sair, por certo que até ao fecho do mercado entrará alguém.

    Em relação aos reforços já conhecidos devemos dar tempo ao tempo. Todos sabemos como a metodologia do JJ e todos os processos ofensivos e defensivos que acarreta são complicados de interiorizar. Recordo que jogadores como Enzo Perez, Gaitan ou Matic não pegaram de estaca de imediato no rival.

    Sr.MM, acredita mesmo que é o Bruno de Carvalho que decide o reforço da equipa? Presumo então que o departamento de scouting do Sporting é inexistente e não tem opinião. Ou o JJ, que passa horas a ver jogos da América do Sul, também nada opina sobre os jogadores que o tirano BdC observa e decide assinar. O Sr. MM ainda não percebeu que o Sporting está unido e funciona como um todo, sobretudo no que toca ao reforço da equipa? Não é apenas uma pessoa que decide. Eu sei que o sr. MM e os restantes arautos da desgraça sonham com o regresso ao Sporting de figuras do calibre de Luís Duque, Carlos Freitas, Janela ou o lampião Norton de Matos, mas o Sporting subserviente que alimentava esses "Pokémons do futebol", para sua infelicidade, já acabou há muito. O Sporting de agora tem personalidade, não presta vassalagem a ninguém, não colecciona desaires em série nem vende jogadores para pagar salários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Nogueira,

      Luís Duque e Carlos Freitas foram duas das razões pelas quais em 2011 apoiei Bruno de Carvalho. E longe de terem sido as mais importantes, quando Luís Duque até tinha / tem notórias qualidades.

      Não se sinta ofendido mas começo a sentir pena de si. O caro acredita realmente no que diz, tal a cegueira. Não tire a trela, claramente não precisa.

      Eliminar
  5. Acredito tanto eu nas minhas convicções como você nas suas. Eu defendo a minha dama, você defende a sua. Pontos de vista diferentes. Contudo, ambos sportinguistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhuma dúvida sobre isso Bruno, razão pela qual não deveria atribuir-me aquilo que o seu comentário tenta atribuir-me: desejos para que as coisas corram mal. Além de que não tenho evidentemente nenhuma dama.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)