quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Rescaldo de Madrid: Aprender para crescer, porque não há lugar no museu para vitórias morais

Por muito cruel e amargo que tenha sido o resultado de ontem há algumas atitudes/posturas em que não podemos cair:

- Contentarmo-nos com a exibição, indiscutivelmente de grande nível, mas sem perceber que ela não foi imaculada, tendo os erros cometidos, mesmo que poucos, contribuído para o desfecho final.

- Individualizar em excesso o foco nos erros cometidos, sem assentir que o resultado final é o somatório de todos, bem como o produto do confronto com uma grande equipa, por sinal a titular da competição.

- Atribuir importância excessiva aos erros de terceiros, como o árbitro, sem olhar para os nossos.
- Menorizar o que foi feito em Madrid, que equipas com outros pergaminhos não têm conseguido, ignorando o crescimento colectivo para um nível do qual temos estado afastados há muito tempo.

- Não enquadrar o que foi já alcançado num processo de crescimento que não acontece de um dia para outro, e quando ainda se integram os últimos reforços.

Para reflectir:

Bruno de Carvalho: A dado momento da transmissão há uma imagem brutal dele, sozinho no banco, de braços cruzados, já com o resultado em 0-1. Não é preciso ser adivinho para pelo menos pressentir o turbilhão de pensamentos e emoções que lhe estariam a ocorrer naquele momento. Algumas dessas emoções acabaram por ser verbalizadas na comunicação feita à imprensa após o jogo. O excessivo enfoque dado à arbitragem parece-me um erro. Não que não lhe reconheça razão no essencial, mas porque nem a arbitragem tem erros assim tão claros e só para um lado para lhe sustentar a narrativa. E ver os árbitros serem simpáticos com o Real Madrid, seja em casa ou fora, é já tão natural como as noites se sucederem aos dias.

Tendo o Sporting estado tão bem dentro e fora das quatro linhas, conseguindo a atenção e o espanto de muitos, teria sido mais útil capitalizar esses momentos aos microfones para afirmar pela positiva o nome do clube, com afirmações do género:

"Há três anos, quando chegamos, estávamos arredados dos contactos internacionais, algo de impensável e inadmissível para um clube que tem estes adeptos ferverosos que vocês viram hoje. Ninguém o diria, quando nos viram hoje aqui. Este é o Sporting que queremos e que estamos a construir e que queremos que a Europa do futebol se habitue novamente a pronunciar".

Certamente muito mais construtivo para a imagem do clube e até para a própria equipa. Isto quando sabemos que a UEFA não aprecia particularmente estes puxões de orelhas e que lhe evitaria a comparação indesejada com Pinto da Costa por parte da comunicação social espanhola. Pior mesmo só, já sem a desculpa de estar a falar quente, virmos insistir na mesma tecla, via comunicação do director de comunicação. Querer fazer crer que o Sporting perdeu ontem por culpa exclusiva da arbitragem é não querer ser melhor, não querer crescer.

Jorge Jesus: é pacifico afirmar que grande parte da responsabilidade pela bela exibição de Madrid tem que lhe ser imputada. Depois do jogo é muito fácil afirmar que deveria ter mexido ali, tirado aquele, naquele determinado momento. Falarei em pormenor mais abaixo de algumas das mais comentadas, mas a única critica que me parece justa e que lhe devia merecer reflexão advêm de uma constatação feita pelo próprio : "teria sido muito mais difícil para o Real Madrid se eu estivesse ali nos minutos finais". Alguém em quem confiamos a tarefa de nos resgatar da ideia de "jogar como nunca, mas perder como sempre"e que não é propriamente um novato, tem de ser mais contido e perceber o contexto onde se movimenta para depois não ter que se lamentar.

Laterais: fazer um enorme esforço para construir uma equipa forte e esquecer as laterais da nossa defesa, é ter as portas abertas a todas às correntes de ar e depois estranhar por se ter apanhado um resfriado. Quer à direita quer à esquerda venha o diabo e escolha. Ontem isso ficou mais evidente com o cansaço de todos e depois de perdidos os auxílios e compensações de Gélson, quando saiu, e  de Ruiz e Bruno César quando estoiraram.

Substituições: Antes de deliberar em definitivo sobre a qualidade e utilidade dos jogadores que entraram (Elias, Markovic e Campbell) e sobre a justeza das opções, há que considerar que todas ocorrem no melhor momento do adversário. Como agravante há que ter presente que o lhes foi pedido era de elevada exigência para as suas circunstâncias particulares: pouco tempo de identificação com a equipa e o elevado ritmo de jogo, que equivale a algo semelhante a tirar o carro da garagem directamente para uma autoestrada de grande circulação.

Bas Dost: Temos que nos habituar à ideia de que Slimani já não mora aqui. Provavelmente, se morasse, a história de ontem teria um epílogo diferente. E, embora valha a pena lembrar o que era o argelino quando chegou, e que o holandês está já em patamares mais elevados, não deixa de ser ainda um corpo estranho nesta equipa. Mas talvez seja melhor começarmos a interiorizar a ideia de que será tão útil ou ainda mais, mas num registo completamente diferente. No imediato, veria como muito útil jogar com algum apoio mais próximo e não de forma tão solitária.


Lado A e lado B: A exibição de chamou à atenção de todos, ouvindo-se os mais rasgados elogios. Se isso é indiscutivelmente bom para o prestigio do clube e a tão necessária valorização dos nossos jogadores, para os jogos que restam nesta fase da competição deixamos de contar com a possibilidade de surpreender, o que ainda vai tornar ainda mais exigente os próximos compromissos.

Ronaldo: É um grande profissional, algo que também aprendeu a ser connosco. Sendo uma das nossas maiores bandeiras, seria no mínimo absurdo aliená-lo porque fez o que lhe competia.

12 comentários:

  1. Não percebo as críticas a Bas Dost. Fez o seu trabalho muito bem. Pressionou os defesas, fez inúmeras tabelinhas com sucesso, segurou quando foi preciso. Era o que se pedia dele. Chegou atrasado a dois lances, sendo que no primeiro não tinha qualquer hipótese de chegar.
    Tenho muitas dúvidas que o Sporting conseguisse trocar a bola da mesma maneira se lá estivesse o Slimani. O argelino era excelente mas Dost também pode ser... Jogadores distintos

    ResponderEliminar
  2. Nesta concordo com LdA.

    Ele não está a criticar o Bas Dost, está a dizer que não é, e nunca será, o Slimani e que está uns furos acima ao Slimani aquando esse chegou. Apesar disso nunca será o Slimani, mas tem potencial para noutro registo fazer tb a sua história no Sporting e ser muito útil.

    ResponderEliminar
  3. O director de descomunicaçao em grande a culpar o árbitro. Estava a ver quanto tempo mais aguentava sem ser calimero.

    ResponderEliminar
  4. Bruno de Carvalho encarou o jogo com o Real como uma oportunidade excelente não para enaltecer o Sporting mas tentar promover a sua própria imagem. Isto na semana que antecedeu a partida e no próprio dia do confronto. No fim do jogo, falando sobre o jogo, mostrou aquilo que é: um verbo-de-encher sem qq capacidade para perceber o que se passou.

    Mesma coisa para o Saraiva, desconhecedor se falou por sua iniciativa ou se se limitou a reproduzir o que lhe disseram para reproduzir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que até em Espanha já perceberam a personagem. Andrés Palop, antigo guarda-redes espanhol, não foi de modas:
      "És o presidente, o dono, o fanático. Conseguiste o que querias: PROTAGONISMO. Deixem trabalhar os profissionais".

      Eliminar
  5. LdA,

    muito bom, mais uma vez.De facto estamos cheios de vitórias morais mas infelizmente todo o folclore que se seguiu ao jogo indica que uma parte muito grande dos adeptos do meu clube fica satisfeita com estes arrufos de quase ganhar sem perceber que ao fim e ao cabo o que aconteceu foi deixarmos passar entre os dedos uma vitória e sem elas não há prestigio nem dinheiro. Chega de quases!

    O mesmo se aplica ao Jesus, é preciso ter muita lata e muito pouca consideração pelo seu adjunto para dizer uma atoarda daquelas sem perceber que era a ele que estava a incriminar. E é absolutamente lamentável a forma de actuar do novo director de comunicação, que não perde uma oportunidade para nos deixar ficar mal. Às vezes parece-me que ele deu a palavra passe ao BdC...

    ResponderEliminar
  6. Tanto odio ao Bruno de Carvalho.Porque sera?Doi assim tanto ver o Sporting ao fim de tantos anos a apanhar bones,fazer frente aos maiores clubes da Europa?Doi assim tanto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, não percebi se o seu comentário era para quem o antecedeu ou para oy pelo que está escrito no texto. Não me parece que o que está escrito no texto justifique o seu comentário mas, pelo sim pelo não, sempre lhe adianto ódio é uma palavra que não existe para mim a não ser no dicionário.

      Eliminar
    2. Anónimo, não percebi se o seu comentário era para quem o antecedeu ou para oy pelo que está escrito no texto. Não me parece que o que está escrito no texto justifique o seu comentário mas, pelo sim pelo não, sempre lhe adianto ódio é uma palavra que não existe para mim a não ser no dicionário.

      Eliminar
    3. O ano passado então, na Liga Europa, os maiores clubes da Europa até tremeram. Mas nessa altura não vi o Carvalho a tentar promover-se ...

      Eliminar
  7. O Raul José é o maior herói do futebol tuga. Há tantos anos a aturar uma besta.

    ResponderEliminar
  8. Esta gente diz-se sportinguista? Sempresa, sempre a dizer mal do Bruno de Carvalho e do Jorge Jesus! A quem se deve a equipa estar a jogar muito bem? De certeza que não é pelos que aqui só dizem mal! Contenham-se.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)