quarta-feira, 7 de setembro de 2016

É só novidades!

Markovic, Lazar de quem? 
Agora que um já foi e o outro já está do lado certo da Segunda Circular já o posso confessar abertamente: Nico Gaitan e Lazar Markovic foram os jogadores não nacionais que mais me encantaram nos últimos tempos. Ao sérvio infelizmente só tive oportunidade de ver um ano, antes da sua saída precipitada para Liverpool.

Confesso que, depois de ter visto Brendan Rodgers - chega de insultar Mourinho, considerando o irlandês seu discípulo -  a colocá-lo a defesa-direito preferi perder-lhe voluntariamente o rasto. Ao que parece o sérvio também terá passado ao lado do sucesso  no ano passado, com Vítor Pereira também na Turquia, saldando-se por uns magros 1.196 minutos de utilização em 24 aparições nas três competições em que o clube turco esteve envolvido. Lesões musculares recorrentes obstaram a maior participação.

Markovic, conseguindo resolver os seus problemas físicos, trará algo que muita falta nos fez no ano passado: velocidade de execução, capacidade de demolir linhas defensivas com acelerações vertiginosas com a bola controlada, abertura de espaços nas muralhas defensivas, complementada por uma definição letal na hora de assistir. No seu melhor, o sérvio trará o perfume do improviso do futebol de rua, que as linhas de montagem das academias têm forçado à extinção pela obsessão do controlo permanente de todos os momentos do jogo. 

Markovic pode ser a sorte de um treinador que o perceba e o azar dos restantes que tenham que o defrontar. Nesse lote obviamente se incluem os defesas que encontrará pela frente. Markovic pode ser um extremo, em qualquer dos lados, bem como jogar atrás do avançado de referência. Com ele e Campbell as transições para o ataque podem ter combinações tão improváveis e imprevisíveis como um mix de Goran Bregovic com ritmos calientes caribeños.

 O que nasce torto tarde ou nunca indireita
Tenho-me abstido de comentar a sequência de acontecimentos relativos aos processos movidos a ex-presidentes do processo. Tenho-me ficado pela vaga consideração de que se trata de um erro, parecendo-me que grande parte do que foi feito foi mal feito e tem tudo para correr mal, sobretudo ao clube. Do ponto de vista legal parece-me até uma aberração, com sucessivos atropelos de direitos e uma colecção de más práticas. 

É minha vontade ficar por aqui para já porque falar antes do tempo e contra a corrente tem custos e é especialmente desgastante. Mas não posso deixar de manifestar a minha incredulidade pela manchete do Jornal I, que julgo não demorar muito a ser desmentida. A ser verdade a convocação das claques para um pretenso "julgamento dos presidentes" estamos cada vez mais perto de nos parecermos com uma qualquer república das bananas e alvo de chacota. Isto é dar ideias a Nicholas Maduro!

Não se pense que a informação anterior é desdenhar das nossas claques, de quem sou admirador. Nem sequer vou discutir a legitimidade da preferência daqueles sobre outros sócios. Mas, a ser verdade, sugiro que se convoque o Conselho Leonino e o Conselho Fiscal para substituir as claques nas bancadas enquanto os elementos daquela se inteirem dos processos e assim se possa celebrar a disfuncionalidade como inovação. Espero que esta noticia seja apenas mais um expediente do referido jornal e vender mais uns clicks que, ao que parece, bem precisos são.

6 comentários:

  1. "Espero que esta noticia seja apenas mais um expediente do referido jornal e vender mais uns clicks que, ao que parece, bem precisos são."

    Tenho de concordar com quase tudo o que disse, mas principalmente com esta última frase.

    Há já bastante tempo que estou inserido numa claques referidas, não interessa qual, e nunca me passou pelos ouvidos tal coisa.
    Aliás, na claque onde estou sempre se apregoou, e bem, a total independência em relação a qualquer direcção. E há lá muitos que não são carneiros nenhuns apesar de a maioria até gostar d que o Presidente tem feito.
    Este fds vou andar mais atento.

    O que não concordo é com o "Ao sérvio infelizmente só tive oportunidade de ver um ano". Eu diria que FELIZMENTE só o vimos um ano por cá.

    ResponderEliminar
  2. Markovic, partilhamos o mesmo. Sempre lhe antevi um futuro de top, sempre me fascinou a facilidade com que rasga, mas também a forma como sempre procura a melhor opção, raramente se perdendo em dribles inconsequentes.

    Segunda parte, nem quero acreditar que seja verdade. A ser, será das maiores vergonhas que terei como Sportinguista.

    Quanto ao tema das claques, há muito - tanto - para debater; desde logo, e ficando-me por aqui, uma legalização que poderá ter-se tornado perversa.

    SL

    ResponderEliminar
  3. O problema não é as claques... mas pessoas das claques escolhidas a dedo.
    Já agora, o Saraiva podia lançar um comunicado a negar o que o Rui Santos disse ontem sobre o salário de Jorge Jesus. Ele, o Bruno, o Jorge, o Octávio, o Croquetes ou o ex-director de Relações Internacionais (e com Igrejas Universais). Podiam negar que Jesus recebe hoje o dobro (8 milhões) do que recebia no seu anterior clube (4 milhões).

    ResponderEliminar
  4. Markovic jogador não me diz nada, foi uma contratação que me deixou amorfo, não vi suficiente dele para me recordar de méritos que me entusiasmem nem defeitos (para lá das frequentes lesões) para à partida rejeitar. Estou amorfo, pronto para ser surpreendido pela sua qualidade de jogo.

    Já o Markovic homem não vai conseguir que o aprecie muito, não gramo estes jogadores que batem no peito juras de amor e admiração a um clube e depois vão fazer o mesmo para rivais, pode seguir viagem depois do empréstimo e ir cantar loas a outra camisola, é o que ele faz e o trabalho dele que o faça bem e adeus até um dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting pede-lhe para gravar um vídeo a dizer "sou verde e branco", ele tem de fazer isto, não tem mal nenhum, e não desrespeita ninguém.

      Quanto a ter "amado" o slb, também não vejo mal nenhum. E pode até sair no final da época com dois clubes em Portugal, o scp e o slb. Para nós adeptos pode parecer uma aberração, mas para quem é profissional, se for bem tratado em ambos os clubes, se os adeptos de ambos o reconhecem como bom profissional, o mais normal é que goste dos dois.

      SL

      Eliminar
  5. Markovic jogador não me diz nada, foi uma contratação que me deixou amorfo, não vi suficiente dele para me recordar de méritos que me entusiasmem nem defeitos (para lá das frequentes lesões) para à partida rejeitar. Estou amorfo, pronto para ser surpreendido pela sua qualidade de jogo.

    Já o Markovic homem não vai conseguir que o aprecie muito, não gramo estes jogadores que batem no peito juras de amor e admiração a um clube e depois vão fazer o mesmo para rivais, pode seguir viagem depois do empréstimo e ir cantar loas a outra camisola, é o que ele faz e o trabalho dele que o faça bem e adeus até um dia.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)