quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Este é o clube que queremos

Ontem o Hugo formulava retoricamente a pergunta de quem era a culpa do actual estado do Sporting Clube de Portugal. Obviamente que a culpa é nossa, como ele muito bem respondeu na altura. E por nossa entendo os sócios, os adeptos e sobretudo os dirigentes.

Dos sócios, por que sufragam sucessivas direcções em quem confiam cegamente, abstendo-se de acompanhar os respectivos exercícios com sentido critico, escolhendo a via mais fácil que é: “aqui tens o meu voto, faz favor de não aborreceres com relatórios de contas, AG´s e outras maçadas”. No fundo os sócios têm baseado as suas escolhas na confiança que lhes merece o curriculum vitae dos seus dirigentes, que, por norma nos últimos anos, são nomes distintos e distinguidos nas suas categorias profissionais.

Acontece que aqui há desde logo um equívoco. O clube que os elege tem regras de gestão muito diferentes das empresas onde se distinguiram. É que o Sporting Clube de Portugal é uma associação que tem uma grande empresa (Sporting SAD) e não o contrário. Nas empresas de onde são oriundos fazem uma gestão de proximidade e quando subdelegam competências e ou responsabilidades, delegam-nas em pessoas da sua confiança e com aptidões profissionais sujeitas a rigorosa análise, e em competição com diversos candidatos. No Sporting esse rigor tem ficado à porta de entrada, com as competências a serem delegadas em pessoas que ninguém conhece ou reconhece pela habilitação para o cargo. E como não são eleitas, sobrevivem entre os pingos da chuva, o mesmo é dizer entre as mudanças provocadas pelos resultados eleitorais sem que o seu trabalho seja avaliado. E ao que parece nem a preferência clubista tem servido de critério de admissão. É também verdade que nos últimos anos não tem havido alternativa eleitoral, ou quando ela existiu os sócios preferiram a continuidade.

Dos adeptos, porque acham que merecem um clube melhor, mais competitivo no futebol, a ganhar nas modalidades, tendo atletas olímpicos medalhados, mas encontram sempre uma desculpa para não fazerem a mudança por dentro. Porque não percebem que para sermos melhores também é preciso sermos maiores, isto é aglutinarmo-nos, criar massa crítica.

Mas quem tem um peso decisivo por acção e também por omissão são os dirigentes. Mais do que os sócios e adeptos é acção deles que conta. E é por isso que o estado actual do clube é um manifesto da incompetência da sua gestão e acima de tudo da deslealdade para com os que neles depositaram confiança. E essa inépcia pode ser comprovada em números, sem ter que saber de contabilidade ou analisar fastidiosos relatórios. Basta olhar para as bancadas de Alvalade, para a falta de troféus nas modalidades, para a falta de uma equipa competitiva na modalidade mais representativa. Se há algum sucesso digno de realce nas sucessivas direcções dos últimos anos ele é terem-nos feito falar de passivos, deficit´s e balanços em vez de títulos e de vitórias.

Este é afinal o clube que temos querido e é também o que temos merecido. Quando quisermos realmente algo melhor e maior saberemos como o fazer. Mas quando mais tarde nos decidirmos, mais difícil será de conseguir.

PS: Já depois de editar este artigo, fui apanhado de surpresa pela noticia de que JEB havia tocado a antecipação do jogo da Taça da Liga a troco de 30% da capacidade do estádio de Alvalade. Não pode ser verdade, claro.

28 comentários:

  1. Entreguem o clube a gente fanática do Sporting a gente jovem..Eu já sou cota e estou farto de ver o clube ser humilhado e goleado..Por isso está na altura da gente jovem tomar conta do clube e correr com a velhada que por lá anda com gente que não sente o clube como o Mil homens e outros iguais..acabem com o coselho leonino gente velha que manda no clube gente da monarquia.Se queremos um clube com garra é só com gente jovem..Eu votei no JEB mas já estou arrependido..Preferia o PPC pois queria ver o fosso do estádio sem aquele buraco.Queria ver um pavilhão junto do estádio. Queria ver o Sporting quando joga fora com as camisolas as riscas e calções pretos.Queria ver bons jogadores na equipa em vez da sucata que tém vindo.Queria ver o estádio só com cadeiras verdes e brancas. Queria ver o antigo emblema que sempre me habituei a ver desde que nasci .Está na hora de vermos gente nova a dirigir o nosso clube em vez dessa monarquia que nos tém espoliado ao longo dos anos..Falo assim porque estou revoltado porque vivo o Sporting porque respiro Sporting..

    ResponderEliminar
  2. Renato: sem palavras! Mesmo bonito o sportinguismo do teu comentário.

    Um grande abraço de leão para ti!

    Sporting SEMPRE!!!!

    JONHY GREEN

    ResponderEliminar
  3. Leão: é mesmo isto...
    «Se há algum sucesso digno de realce nas sucessivas direcções dos últimos anos ele é terem-nos feito falar de passivos, deficit´s e balanços em vez de títulos e de vitórias.»

    É a verdadeira táctica do balanço e balancete... foram-se os jogadores, vieram os project managers e afins. Em vez de Sportinguismo, respira-se a folha de cálculo e em vez de espectáculo em campo, temos o reinado do power point...

    Saudações Leoninas a todos

    ResponderEliminar
  4. O Pedro Mil-Homens está a fazer um óptimo trabalho com a Academia, não percebo o pq de estar ser visado aqui com tantas criticas,acho mesmo que já é criticar por criticar...
    Candidatem-se.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que há gente jovem com capacidade para se candidatar-se e também acho que o Pedro Mil homens só foi criticado aqui por ser lampião..Acredito que esteja a fazer um bom trabalho na academia mas também acredito que haja gente com capacidade que sinta o clube como nós e que também faça um bom trabalho na academia..uma delas ela fomentar o sportinguismo lá na academia pois faz muita falta..Sinto saudades em que éramos a maior potência desportiva do país movimentávamos 15.000 atletas com fervor sportinguista a correr nas veias..Hoje somos metade e com uma grande maioria desses jovens a irem para os treinos nas nossas instalações com a camisola vermelha por baixo vestida..EU TENHO PROVAS..DE QUEM È A CULPA?? Será o pedro mil homens??? Não admito que jovens frequentem as nossas instalações com a camisola do slb por baixo do nosso equipamento

    ResponderEliminar
  6. LdA

    Bom post e totalmente de acordo com o seu conteúdo.

    O último parágrafo é revelador daquilo que estamos a viver, é também um excelente alerta para o futuro.

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Aos sócios critico o fraco associativismo, não quem elegem mas as poucas alternativas que criam no seu seio para posteriormente serem sujeitos a assembleia eleitoral, não o acto da eleição de quem assumiu essa responsabilidade.

    Às direcções critico as falhas sucessivas naquela que é a sua especialidade, a gestão empresarial. Não culpo Soares Franco, por exemplo, por perder um campeonato, mas sim por deixar arrastar-se um processo imobiliário. Critico os permanentes erros de avaliação sobre evolução económica, o pouco empreendedorismo, o fraco marketing e comunicação.

    Aos adeptos... aos adeptos não critico nada. Mas devia...

    ResponderEliminar
  8. O que se entende por excelente trabalho na Academia?

    Quais são os objectivos, que processos são aplicados e que resultados são atingidos?

    É possível responder a isto?

    ResponderEliminar
  9. Em 1º lugar convido o anónimo a mostrar onde o trabalho de Pedro Mil Homens na Academia é criticado. O que critiquei, não aqui,mas no post anterior foi quem permitiu que o Sporting fosse representado ao mais alto nível por um elemento cooptado da Academia para a SAD que não é Sportinguista. Sobre o trabalho dele não me pronuncio uma vez que não o conheço.

    Em 2º lugar abro a minha boca de espanto ao que vem descrito no Publico, em que o slb alega um acordo com JEB para lhes conceder 30% da lotação do estádio para o jogo da próxima 3ª feira.

    ResponderEliminar
  10. A quem tiver a oportunidade, lanço novamente o repto para que visitam o Mundo Sporting. Assim talvez se recupere a noção do que é o Sporting Clube de Portugal...

    ResponderEliminar
  11. ENCHER ALVALADE DE ADEPTOS DO SPORTING

    é a única resposta possível dos verdadeiros Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  12. Hugo já visitei o Mundo Sporting como bom sportinguista que sou e também aconselho a quem ainda não o visitou. Para além do espaço estar bem trabalhado é com orgulho ver aqueles troféus todos.Acho que uma das medidas que o JEB deveria de fazer era fazer passar por lá todos mas todos que fazem parte dos 10.000 atletas que o Sporting tém actualmente e dar uma dose de sportinguismo no final..Para ver se a pouca vergonha acaba naquele clube.Não gosto de falar nas gaivotas mas pelo que oiço os meus colegas lampiões eles trabalham bem nesse aspecto e facturam muito lá com a gaivota vitória e as suas fotos.Outro erro mais um que o nosso clube cometeu foi não ter posto a loja verde no final do MUNDO SPORTING além dos tantos erros que sabemos..È estes pormenores que falha no nosso clube

    ResponderEliminar
  13. O Sporting que eu ambiciono e sonho é aquele vivido na minha infância com o Sr. João dos Anjos Rocha. Eramos "apenas" o clube mais eclético e ganhador da Europa a par do Barcelona, tinhamos "apenas" cerca de 15 mil atletas, fomos "apenas" pioneiros na criação das claques com o aparecimento da Juve Leo, e ambicionávamos "apenas" ganhar em tudo o que fosse modalidade em que estivéssemos representados.
    Hoje APENAS somos geridos por profissionais pouco ambiciosos e pouco apaixonados pelo Clube e ainda presididos por um Sportinguista como nós mas que se tem revelado um fiasco na arte de liderar, como o atestam vários factos ao longo deste curto mandato, em que a cereja no topo do bolo são estas faustosas férias no Brasil. Haja decoro!

    ResponderEliminar
  14. Pior...pelos vistos não eram 10% eram 30%. Esta figura sabe que Clube preside certo? Ou a bebedeira da noite das eleições ainda não lhe passou?

    ResponderEliminar
  15. Será que eu li bem? 30% da lotação do Estádio para aqueles que na época passada foram apedrejar e vandalizar a Academia???

    ResponderEliminar
  16. Acho que não devemos ver as coisas pela via da culpa... De quem é a culpa de termos uma dívida pública elevadissíma? De todos os Portugueses ou só dos políticos?

    A culpa não é de quem votou em JEB ou de quem já tinha votado em Soares Franco. As pessoas votaram com a melhor das intensões, portanto aos sócios apenas podemos apontar o dedo de com o voto, vonforme dito no post, delegarem completamente a gestão do clube e absterem-se de participar nos momentos chave em que devem intervir.

    O Sporting, não me canso de dizer, precisa de uma reforma estatutária que depois se reflicta a nivel organizacional, porque neste momento, a nomenclatura leonina organiza-se de forma muito multifacetada e isso corta a coesão.

    Com Sportinguistas a liderar o Sporting, não havia murros, nem mercenários, nem delapidações do patrimonio e da alma do Sporting.

    Os erros de gestão a todos os niveis, são mais que muitos e não é apenas de agora. Neste momento, o Clube é uma manta de retalhos, a começar no proprio balneário. Moutinho, não tem espirito de capitão nem garra suficiente e força para evitar murros e outras coisas, para além de não conseguir fazer respeitar-se nem unir o grupo. Mas também não foi ele que disse que era lampeão?

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  18. De JEB, já nada me espanta...

    Amigo Juvenal: sinceramente não acredito que JEB seja um sportinguista como nós. Estou certo q um sportinguista como tu, jamais iria de férias num altura destas. Precisamente qd o clube mais precisasse de ti.

    Sem falsas modéstias dou-te este exemplo:

    Eu, na empresa em que trabalho vai já para nove anos, prescindi de férias variadíssimas vezes, nomeadamente pq qd chegou a altura das gozar, a empresa precisava de mim. No meu sector de actividade os picos de trabalho são imprevisíveis, e não ficava bem com a minha consciência sair calmamente de férias numa dessas situações, deixando colegas à rasca e a terem que se, desculpa-me o francês, ‘desenmerdar’ sozinhos…. Deixá-los para safarem a onça a eles e à empresa. Por uma questão de solidariedade, de companheirismo, de profissionalismo, de sentido de responsabilidade.

    E apenas se pedia isso ao presidente profissional do SCP: sentido de responsabilidade, solidariedade, profissionalismo...

    Já nem falo em sentido de missão, amor, paixão, devoção...


    Depois de tantas atitudes erradas em tão pouco tempo, estou convicto de que JEB não é, infelizmente, o nosso homem.

    Esta dos 30% aos lamps, depois do q tão recentemente esses ranhosos nos fizeram, é só mais uma pinga. Mais uma para uns, a ultima para outros. Confesso que para mim já não faz gde diferença, uma vez q o meu copo já transbordou anteriormente…

    SL!

    ResponderEliminar
  19. "A quem tiver a oportunidade, lanço novamente o repto para que visitam o Mundo Sporting. Assim talvez se recupere a noção do que é o Sporting Clube de Portugal..."

    Hugo: E q falta está a fazer!

    Olha, e q tal tu (q eu sei q já visitaste várias vezes) publicares um post sobre o assunto? Qd e se tiveres disponibilidade para tal, claro!!! hehehe...

    Eu e mts outros 'leões' que ainda ñ tivemos a portunidade de visitar o Mundo Sprting' bem q agradecíamos. Fica feito o desafio... :)

    Nem que fosse para desanuviar e perceber que afinal ainda se fazem coisas bem feitas no SCP. Caraças, fazia cá um bem ao ego...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Boa noite a todos.

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog e obrigado por partilharem os vossos pontos de vista.

    Como gosto particularmente de ler os vossos comentários, assertivos e elevados, gostava de ouvir a vossa opinião em relação a três perguntas:

    1) Quem são as referências actuais do departamento de futebol do Sporting?
    2) Na vossa opinião que mensagem/imagem devem essas referências transmitir aos seus colegas, subordinados e demais? Qual o sucesso que pensam estar a atingir neste momento?
    3) Fará sentido e haverá espaço no departamento de futebol do Sporting para as chamadas "velhas glórias" do clube, ex-jogadores que viveram, ganharam, amaram e amam este clube? Poderão co-existir estas figuras com os profissionais que gerem o departamento?

    Muito obrigado,
    Pedro Carvalho

    ResponderEliminar
  21. Há uma grande conclusão a tirar do post: de facto faltou-nos ao longo de muitos anos capacidade critica, faltou-nos ser exigentes, faltou-nos responsabilizar que elegemos, faltou-nos pedir responsabilidades, faltou-nos tudo o que deve ser o "cimento" do associativismo.

    Comemos, calamos, confiamos até ao limite da insanidade!

    Somos todos culpados...

    Sermos diferentes não significa sermos cegos, sermos totós (desculpem o termo). Sermos correctos, ordeiros e gente de bem não significa sermos otários e comermos tudo, só porque é "o senhor Presidente" ou o "Senhor Presidente do Conselho Fiscal"! E infelizmente os conceitos de correcção e de submissão têm-se misturado no Sporting de forma perigosa. Criminosa, mesmo!

    ResponderEliminar
  22. Descubras as diferenças entre Jorge Gonçalves e JEB

    Ambos prometeram mundos e fundos... um teve 1 ano e tal, o outro já está na direcção há 10 anos e tem sido cúmplice na morte lenta do Sporting Clube de Portugal! Agora como presidente é o que todos vemos...
    De palavras bonitas já estamos todos fartos!

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Continuo com o mesmo espirito de ontem quando postei no Sector b32.
    Algo precisa de ser mudado sim, mas não comparto a grande parte estas criticas.
    Pedro Mil Homens!?era o responsavel pela Academia e acho que se há coisa que nos orgulhamos hoje em dia é da academia. Ainda há pouco recebemos um certificado a atestar a qualidade da infraestrutura.
    Dizem que é benfiquista. Sabem se não há sportinguistas na estrutura do Benfica?Pelo que ouvi, há lá um e que por sinal está a fazer um excelente trabalho.
    Defendo JEB na presidência do clube. Não por concordar com a sua gestão até agora,pq acho que tem estado mal. Mas pelo simples facto de que uma eleiçao com 90% dos votos merece mais crédito do que se lhe anda a dar.Eu espero que JEB encontre o rumo para o Sporting. Estou na expectativa de ver quem escolhe para director desportivo e treinador para a próxima epoca.
    Acho que a crise do SPorting é desportiva e não institucional.
    Os discursos que aqui tenho visto são sentidos e apaixonados e por isso merecem todo o meu crédito.
    Mas acho que no fundo andamos a desvalorizar o que esta gestão de banqueiros conseguiu no clube.
    Numa década de gestão, consguimos 2 campeonatos, 3 ou 4 taças, e umas supertaças. Sem ser a nossa melhor década, nao foi decerto a nossa pior.

    ResponderEliminar
  24. J:
    Infelizmente não partilho da tua visão, mas crê-me que desejo que ela esteja correcta. No fundo estou mais perto da visão partilhada no S32 do JPS quando ele diz:

    "Nos últimos 10 anos, o Sporting perdeu base social de apoio (de forma assustadora), endividou-se para lá do sustentável, alienou património e perdeu influência na sociedade civil.

    É por isso que os últimos anos são curtos em termos de sucesso desportivo. É por isso que a análise só pelo lado do futebol é curta e redutora.

    O futebol do Sporting é hoje uma consequência, quando devia ser A Causa.

    Urge mudar de estratégia enquanto organização, sob pena de poder vir a não haver futuro. Pelo menos à dimensão que os Sportinguistas pretendem."

    O SCP tem tido um problema continuado de liderança, consubstanciada em gestão sem estratégia para nenhum sector vital para o clube, da área económico-financeira à desportiva. Quando o Presidente do clube diz em AG que não revela os números reais do passivo por uma questão de segurança que mais faltará dizer? E o pior é que passado uns meses não mais nos quisemos lembrar disso. Mas varrer o lixo para baixo do tapete não é resolver os problemas como sabemos.

    Mas dando de barato (e rezando para que seja apenas uma crise desportiva) tens confiança que irão ser tomadas medidas concretas que permitam a reestruturação do nosso Dep. de Futebol?

    ResponderEliminar
  25. Caro Pedro Carvalho,

    Atendendo às suas questões, procurarei dar resposta assim que me for possível.

    SL

    ResponderEliminar
  26. Eu acho que o endividamento é um problema comum entre todos os clubes.Sporting, Benfica e Porto. Há tempos saiu uma noticia revelando clubes como o Manchester United que chegaram a um ponto em que a actual dívida é insustentavel.
    O que muda, e falando apenas em clubes nacionais, é a forma como se lida com esse Problema.
    Nas AG´s do Sporting fala-se do Passivo como um problema real do clube e tendo em conta esse problema tentou-se sucessivamente medidas que impedissem um maior aumento(a falta de investimento no clube) e ao mesmo tempo redução desse mesmo passivo(Alvaláxia, terrenos, Acções SAD, etc).
    Nas AG´s dos outros clube chama-se piratas á oposicao ou aplaude-se corruptos. E estão todos felizes, querem lá saber do Passivo.
    Ainda assim, o Porto através de uma politica de vendas impar na Europa consegue resolver os seus problema.O Benfica antecipa receitas e endivida-se mais e mais, á espera de num futuro proximo rentabilizar isso com vendas milonarias e titulos.
    Podemos discutir se a nossa estrategia foi acertada ou nao. Epá, mas havia estratégia e foi pensada e discutida entre os sócios. Acho que nao podemos censurar a administracao por ter feito isso, nao!?

    ResponderEliminar
  27. Pedro Carvalho,

    1) Quem são as referências actuais do departamento de futebol do Sporting?

    A resposta do Hugo será mais indicada neste aspecto por conhecerá melhor se há ou não referências no departamento de futebol. A minha noção é que há e sempre houve podem é ser mais ou menos conhecidas e de maior ou menor agrado dos adeptos.

    2) Na vossa opinião que mensagem/imagem devem essas referências transmitir aos seus colegas, subordinados e demais? Qual o sucesso que pensam estar a atingir neste momento?

    A mensagem/imagem para mim deveria ser de defesa permanente e incondicional do Sporting, algo que acho impossivel de existir hoje, a facilidade de atacar é tanta que todos procuram somente defender-se a si próprios.

    3) Fará sentido e haverá espaço no departamento de futebol do Sporting para as chamadas "velhas glórias" do clube, ex-jogadores que viveram, ganharam, amaram e amam este clube? Poderão co-existir estas figuras com os profissionais que gerem o departamento.

    Claro que sim, sempre existiu, mas quem for desempenhar qualquer papel no departamento de futebol tem de levar uma couraça e ser surdo ou vai como foram todos os anteriores ser destruidos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)