quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Guerras de alecrim e mangerona

Foi ontem mais evidente o protesto da Juve Leo em Alvalade. Além das tarjas ao contrário e da entrada tardia no estádio, foi exibida uma frase bem elucidativa do actual estado de espírito no seio da claque: “preparem as malas”.

Parecem assim estar criadas as condições para mais uma novela que tem todos os ingredientes para se tornar em mais um capítulo lamentável na história do Sporting como o foram todas as anteriores em que a claque mais antiga do clube saltou da bancada para se assumir como intérprete da vontade dos associados. Não se lhes conhecendo qualquer pensamento consequente ou visão estratégica para o clube a única coisa a esperar será a criação de vazio e o habitual alinhamento com quem esteja na disposição de lhes prestar vassalagem. Apesar da conta em que se têm, e, ao contrário do que querem fazer crer, eles é que precisam do Sporting para serem quem são. O Sporting já existia antes e sobreviver-lhes-á. O Sporting não precisa de golpes inconsequentes com motivações duvidosas, precisa de visão estratégica e de uma mensagem de ânimo e inclusão.

O último que se poderá lamentar do que venha a suceder é precisamente o presidente. Colherá o resultado da relação promíscua que, desde o inicio do seu mandato, mantém com os ultras do clube. Tanto uns como outros estão longe de estar à altura de muitos que os precederam nos lugares que hoje ocupam. Tardam em perceber que o seu tempo já passou e que, ao invés de soluções, representam um contrapeso para o clube.

O Sporting precisa de todos, obviamente. Uma boa forma de o servir pode ser a humildade de reconhecer que está na altura de voltar a ser o que sempre somos: apenas mais um.

19 comentários:

  1. Esta guerra definitivamente aberta poderá ser, a meu ver, intensa.

    Por um lado temos esta claque, sempre impulsiva e agressiva nas suas ideias. Ainda mais depois de ter sido "traída" e enxovalhada no seu orgulho perante tudo e todos, principalmente uma claque rival.

    Por outro lado temos um presidente egocêntrico, sem visão, sem diplomacia. Um presidente que "comprou" o apoio e o silêncio quando precisou dos mesmos e que depois cuspiu e ignorou os seus servidores.

    Não sei se este presidente tem tomates para trilhar uma guerra contra esta claque. Parece-me que ele ladra muito mas na hora da verdade mete o rabo entre as pernas.

    Poderá tentar novo suborno para calar as hostes. Poderá fazer-lhes frente com o pretexto dos terroristas e da estabilidade. Tudo serão hipocrisias. E até poderá usar uma oposição forte contra si para bater com a porta.

    Tudo dependerá de quem fraquejar neste braço de ferro. Mas parece-me que haverá sempre um perdedor. Além do Sporting que antes disto tudo já está a perder há muito com estes senhores todos.

    Eu tirava-lhes o apoio. Acabava com as regalias da claque e dos seus membros. Mas também punha este presidente a andar. E fazia uma auditoria independente e se a mesma provasse incompetências de gestão punha esse senhor em tribunal e exigia a devolução dos salários. Isto sem falar na incompetência desportiva evidente mesmo sem auditorias externas..

    ResponderEliminar
  2. Quem boa cama fez nela vai ter de se deitar.

    Agora aguentem !

    Foi muito agradável de facto ser enxovalhado pelos Super-Morcões em nossa própria casa com bandeiras gigantes e tarjas jocosas.

    Bye-bye, vão cair sem pena nem glória apenas e só por serem muito mauzinhos naquilo que fazem pois conseguiram meter os adeptos uns contra os outros e todos contra o clube.

    Quando é assim o único que se perde são os minutos que lá permanecerem após esta constatação e para ser sincero...já passou demasiado tempo.

    ResponderEliminar
  3. Gosto deste blog mas nao consigo perceber qual e' o criterio dos autores, por um lado estao contra o presidente, mas por outro nao aprovam que a claque esteja contra...
    Penso que devia ser aproveitado este momento para contar espingardas e fazer eleicoes para bem do clube e dos Sportinguistas!
    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  4. Paulo P:

    Não vejo onde esteja a contradição. O presidente foi eleito pelos sócios e não pela JL. São por isso os sócios que se devem pronunciar.

    Mais ainda quando há elementos na JL que nem serão sócios do Sporting o que ainda torna menos legítimo esse movimento.

    Depois porque entendo que,pelo menos aparentemente, a razão da contestação a JEB nada tem a ver com divergências substanciais na direcção do clube, antes sim pelo episódio do jogo com o FCPorto. Ora a censura no Sporting é apenas um de muitos males. Se não mexessem no queijo da JL a sua consciência critica continuaria a hibernar, como tem estado nos últimos tempos.

    ResponderEliminar
  5. Paulo P,

    A questão é esta: a claque consegue mandar o JEB embora? E a seguir? É que se não houver uma alternativa forte e credível, virá outro da mesma linha. É isso que se pretende?
    A JL só está a colher aquilo que semeou. Agora "que la chupén!!".

    ResponderEliminar
  6. Para já ainda só estranho a Juve ter aceite censura. Se lhes tiraram as faixas, não lhes meteram mordaças, nem coletes de forças.

    De resto são conhecidas as capacidades da Juve para CEO do clube. Como já disse antes, estão reunidas as condições para uma bela guerra civil, vamos ver o que sobra no fim e o que é possivel construir desse momento por diante.

    Quando li, por várias vezes, pessoas a reclamar uma revolução, pensava para mim, para se fazerem revoluções são precisos revolucionários. Parece que já existem...

    Para baralhar ainda mais o caro Paulo P., termino a dizer, nunca o Sporting precisou tanto de apoio...

    ResponderEliminar
  7. Paulo P.

    Não faço parte da direcção deste blog mas resolvi responder ao seu comentário.

    Não me parece que este blog esteja contra o presidente como missão pensada. Nem me parece que estejam contra a posição da claque neste caso.

    Parece-me que não percebe que este blog, acima de tudo e sempre, está a favor do Sporting e aí sim, como missão delineada! Este blog apenas defende as ideias que acha serem as que são para o bem do Sporting. Se são contra o presidente, o treinador, o guarda-redes, o extremo esquerdo, o roupeiro, o jardineiro, a claque ou o segurança, azar de quem é o visado! Mais nada!

    Portanto, se um dia calha ao presidente e noutro ao adjunto é porque as tomadas de posição não visam nada mais do que os interesses do Sporting segundo a visão de quem escreve os artigos.

    E em relação a este artigo, parece-me clara a posição de quem o escreveu. Esta claque, para servir os interesses do clube, devia preocupar-se em ser coerente e constructiva em relação às suas acções e tomadas de posição.E deviam deixar de usar o Sporting e de degradar a imagem do Sporting.

    Portanto, como pode ler, os interesses do Sporting estão acima de tudo referenciados e não quaisqueres interesses pessoais.

    E ainda, segundo o que leio e que me parece claro, assume-se sem meias palavras que este presidente poderá colher os frutos da sua incompetência na relação promiscua que manteve com a referida claque.

    Portanto o seu comentário é completamente despropositado!

    E quanto às eleições não percebo onde é que se encaixam essas medidas. Há um presidente eleito que apesar de medíocre foi eleito pelos sócios. Senão ainda se aproveita duma situação qualquer para abandonar o barco sem assumir a sua responsabilidade no buraco.

    ResponderEliminar
  8. A Juve Leo acordou agora? o presidente devia era interditar a entrada no estadio ás claques, para não haverem maçãs e very lights nas mãos de alguem, e a colocar em perigo quem apenas quer seguir o seu clube a jogar.
    Contra o presidente por isso e a porcaria que tem feito ao longo deste mandato será que não interessa á JuveLeo?
    Tenham vergonha e deixam-se de birras apoiem a equipa, critiquem o presidente por prestar um mau trabalho no clube e não por prejudicar uma corja de arruaçeiros que o que mais faz é enxovalhar o bom nome do clube.

    ResponderEliminar
  9. Fiquei esclarecido relativamente 'as vossas opinioes.

    Mas o que esperam que seja feito para o Sporting ficar numa situacao condigna?

    A JL forcou a saida do Paulo Bento, forcou a saida do Peseiro e consequentemente a do Dias da Cunha...

    Portanto nao se pode menosprezar o que ai' vem e muito menos achar determinados comentarios despropositados.

    Aquilo que se esta a assistir e' uma situacao de rutura entre a principal claque do Sporting e a Direccao, que como ja' foi demonstrado no passado pode levar a demissoes e mudancas...

    ResponderEliminar
  10. Penso que o Paulo P. colocou o dedo na ferida (se calhar sem querer) quando diz e passo a citar "A JL forcou a saida do Paulo Bento, forcou a saida do Peseiro e consequentemente a do Dias da Cunha...". É um facto! No caso especifico de Peseiro/ Dias da Cunha foi criado um clima de guerra civil absolutamente extremado. Apetece perguntar: porquê? E com que intenções? E ainda perguntar: a mando de quem?

    ResponderEliminar
  11. Isto é que está aqui um caldinho!!!!!!!

    E o nosso Sporting a sofrer com a Belenização.

    E ainda se paga a gente desta para fazer o triste trabalho que tem andado a fazer (oh prá minha cara de espanto, choque e vil tristeza).

    A família Sportinguista tem que começar a falar a uma só voz para correr com quem faz tão mal a um clube centenário que é "o nosso grande amor".

    ResponderEliminar
  12. JG, e Roquette saiu porquê? E Mourinho? E Robson? E...

    ResponderEliminar
  13. Já não percebo nada, mas a JL não ia para as assembleias intimidar os que falavam mal da direcção? Não estavam vendidos a esta direcção?

    E gostava de desvendar outro mistério e peço a ajuda de alguem que saiba mais sobre a questão...no jogo contra o fcp, o Sporting, no inicio do jogo, escolheu campo, e normalmente ataca sempre a 2º parte para a sul, mas desta vez escolheu atacar na 1º parte para a sul. É que ouvi dizer que isto foi combinado, para o efeito do lançamento das maçãs produzir mais efeito????? Teria mais impacto na 1º parte do que ja depois do intervalo.

    Gostava de saber esta história por completo, porque acho isto tudo muito estranho.

    Mas gosto da JL (por isso me sento perto deles na nossa casa), são irracionais, são descontrolados (como se canta nos jogos), mas agradeço-lhes a presença nos estadio por esse país fora. É que se não fossem eles, em vez de termos lá 500 teriamos só 100. É claro, que como claque, não são nenhuns meninos de coro.

    SL

    ResponderEliminar
  14. Paulo P e JG:

    Situações como as que relatam só se verificam porque as lideranças são fracas. No caso do Dias da Cunha o Sporting deve ter, mais uma vez,inovado uma vez que deve ter sido o primeiro presidente que sai por tomar uma decisão com a qual não está de acordo.

    O que aconteceu depois com PB/Barbosa/MRT foi o que o povo caracteriza com o adágio "quem com ferros mata com ferros morre". O bicho que andaram a cevar para lhes servir de braço armado foi o mesmo que os haveria de engolir.

    ResponderEliminar
  15. Tudo é fraco quando não se ganha!

    Tudo se branqueia e portanto está bem, quando se ganha!

    Nem 8 nem 80.

    Conclusão: Temos que aprender a conviver uns com os outros quando se perde e ter lucidez para encontrar as melhores soluções.

    É o que se pede (exige) a todos nas próximas eleições (sejam lá quando for).

    ResponderEliminar
  16. Dezperado,

    Quanto ao que fizeram na AG, não tenhas a mínima dúvida que foi intimidar quem estava contra a Direcção.

    ResponderEliminar
  17. Por motivos sociais e não necessariamente políticos, não gosto da ideia do poder na rua. Por algum motivo a democracia é o pior de todos os regimes políticos, exceptuando todos os outros. E uma coisa é discordar-se do rumo que as coisas levam, outra é governar-se a partir da bancada.

    É por isso que não vejo contradição naquilo que o LdA escreveu. Mas, tudo pesado, se tivesse que escolher, preferia a JL de hoje do que a JL de há um mês atrás. Julgo que a insatisfação e revolta são sentimentos legítimos nos sportinguistas, e sinceramente prefiro isso ao absorto conformismo que por vezes se sente em Alvalade depois de um mau resultado.

    Os quase 35 anos da JL fazem com que seja muito grande. Os responsáveis pelo que sucedeu na AG (sim, sucedeu mesmo) não são os responsáveis por estas iniciativas mais recentes, nem os responsáveis pela mobilização que levou muita gente à curva sul, por exemplo, no jogo com o Paços, esse jogo com uma assistência que ficará para sempre como uma vergonha inapagável e um sinal do estado actual das coisas.

    Acho que muitos dos nossos comentários, pensamentos e discussões em torno do Sporting são enfermados por aquilo que o Hugo Malcato identificou muitíssimo bem: uma espécie de superioridade moral, quase um orgulho na posse da verdade absoluta que muitos sportinguistas ostentam. É isso que faz com que cada opinião contrária seja automaticamente vista como um repto para discussão, para contagem de espingardas, para um debate do qual nada de bom costuma sair. Acho que todos devemos ter mais humildade intelectual, porque só isso nos permite discutir com elevação, e, consequentemente, contribuir com qualquer coisa; quanto mais não seja, contribuir para que nos sintamos bem a conversar e estar entre sportinguistas, que é uma sensação cada vez mais rara.

    ResponderEliminar
  18. Bruno Martins,

    Gostei muito e concordo com tudo o que escreveu.
    Parabéns!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)