terça-feira, 26 de abril de 2011

30 dias com Godinho Lopes

Cumpre-se hoje 1 mês após a eleição de Godinho Lopes como presidente do Sporting e importa reflectir o que foram até agora estes 30 dias. Trata-se, como é óbvio, de um período demasiado curto para operar transformações substanciais mas o suficiente para determinar uma tendência.

Tendo passado o período eleitoral com o rótulo de “continuidade” na testa a primeira sensação que GL tem transmitido é que tem sabido descolar o rótulo com medidas pontuais mas suficientemente claras para permitir acalentar a esperança de que não vai ser mais do mesmo. Há uma clara ruptura com o passado recente no que diz respeito à valorização do sócio, essa era uma matéria prioritária que não carecia de fundos mas apenas de bom senso e parece-me que, no essencial, se está a ir no bom sentido. As medidas estão aí, parecem-me válidas e merecem muito mais do que ignorância que a generalidade da blogosfera lhes concedeu. Julgo até que se foi mais longe do que alguma vez se imaginou, com a audição dos sócios, já amanhã em Alvalade. Esta é uma medida sem precedentes no nosso clube ( e julgo que em todos os outros) demonstrativa de que o actual elenco directivo percebeu bem as circunstâncias difíceis em que foi eleita e que, GL em particular, não quer ser apenas presidente de pouco mais de 30% dos sócios que votaram nas últimas eleições.

GL não é um comunicador por excelência mas tem-se esforçado por comunicar, dando conta das medidas que vem tomando e do que projecta para o imediato. Prestar contas aos sócios é uma diferença substancial em relação ao hábito instituído no clube e deve por isso ser também assinalado. Neste âmbito, e quer na comunicação interna quer com o exterior há questões a merecer análise e ponderação. Ao nível interno as comunicações no site deveriam ser mais curtas e incisivas, sob pena de se perder o essencial. Ao nível externo há que perceber o que é deve ser dito pelo presidente e o que deve ser dito pelos vices, bem como o exacto timming em que  o deve fazer, sob pena de se confundir o tão importante que é quem perder-se a oportunidade e a relevância do que se quer transmitir. O caso da arbitragem no dragão pode servir de balão de ensaio para afinar a estratégia.

Ainda sem resultados evidentes na equipa de futebol é também notório o acompanhamento de proximidade ao plantel. Esta é uma medida tão óbvia que só merece referência por ter sido desprezada no passado. Os planteis de futebol têm a sua idiossincrasia que difere em muito do que é considerado normal no acompanhamento dos recursos humanos de uma empresa. Perceber as dinâmicas de um balneário é por vezes o primeiro alicerce de uma boa época.

É ainda cedo também para apreciar a coesão da equipa que acompanha GL, apesar de ter obviamente aparentado união por força do difícil começo, resultado do momento pós-eleitoral. Veremos como reagirão à erosão provocado pelo tempo e pelas dificuldades.

Mas há promessas que GL fez durante a campanha eleitoral algumas promessas que não o estou a ver em condições  cumprir. À cabeça ocorre-me logo a questão dos 100 milhões. E cometeu um erro de palmatória ao nomear ou deixar-se colar a promessas de jogadores com nome certo, como Alex Silva, Garay, Bobô e Hugo Almeida, por exemplo. Obviamente que tendo sido eleito os empresários (e até os próprios jogadores) e clubes a que os atletas estão ligados se sentirão tentados aproveitar a circunstância para inflacionar os custos de uma eventual assinatura. O caso de Alex Silva é o mais evidente, parecendo-me que o jogador se tem até servido do nome do Sporting para inflacionar o  seu contrato futuro com o S. Paulo, clube onde parece querer ficar. A questão dos jogadores não me parece dramática porque existem muitos no mercado de valor técnico idêntico e até superior (Hugo Almeida é o caso mais evidente) e de custos menos inflacionados que uma boa prospecção poderia encontrar. Mas, até pelo que se percebe últimas das palavras de GL sobre fundos, a aposta do Sporting no mercado vai ser em “valores seguros” e é aqui que o actual presidente terá a seu primeiro grande teste. Conseguir criar à volta do próximo plantel um capital de esperança que se transforme em confiança na próxima época é uma tarefa crucial. Veremos mais adiante, quando se completarem os primeiros 100 dias.

Ficam também por avaliar as consequências da "requisição civil" de antigas glórias do clube. Trata-se de uma medida tomada em desespero de causa, paradoxalmente há muito pedida por aqueles que agora a criticam. Do  meu ponto de vista insisto no que sempre disse: lugares no Sporting dão-se por mérito e competência. Não se deveriam arranjar lugares para para pessoas mas colocar as pessoas nos seus devidos lugares.

Como dizia acima GL não parece ser um comunicador nato e aponta-se-lhe falta de carisma para lidar com multidões. Pessoalmente não preciso de discursos inflamados, nem pontuados com violinos de fundo para me sentir identificado ou mobilizado.  Já me daria por satisfeito se o visse encaminhar o Sporting para um futuro próximo mais forte e também mais unido. Isso depende em muito do seu papel como presidente, sem dúvida,  mas em igual medida dos sócios. Não espero milagres mas essencialmente o bom senso que tem faltado nos últimos anos.

23 comentários:

  1. "Ainda sem resultados evidentes na equipa de futebol é também notório o acompanhamento de proximidade ao plantel. Esta é uma medida tão óbvia que só merece referência por ter sido desprezada no passado."

    Imagino que te estejas a referir ao passado que não o recente, porque no início do mandato de JEB, também era normal vê-lo junto do plantel.

    Apesar de ser cedo para avaliar GL, há que destacar, como o fazes, a tentativa de aproximar o Clube dos seus sócios e adeptos.
    Depois de anos a ver-nos meramente como clientes, parece que se aperceberam que não é dessa maneira que gostamos de ser tratados.

    Um bom teste será verificar o que acontecerá em relação às contratações e verba disponível para as mesmas.
    Dos nomes avançados, nenhum me cativa particularmente, sendo que o de Hugo Almeida é possivelmente o pior.

    Ainda relacionado com a questão das aquisições, será também importante ver como serão resolvidos os dossiers das dispensas. Veremos se continuamos a entregar passes na mão ou se temos engenho para colocar jogadores que já não nos interessando, têm mercado.

    ResponderEliminar
  2. "Tendo passado o período eleitoral com o rótulo de “continuidade” na testa a primeira sensação que GL tem transmitido é que tem sabido descolar o rótulo com medidas pontuais mas suficientemente claras para permitir acalentar a esperança de que não vai ser mais do mesmo."


    Então no último jogo para o campeonato aquelas confraternizações todas com os corruptos mor foram fruto da minha imaginação?

    Não há nada que "grite" mais continuidade que esta amizade podre.

    Certamente já se esqueceram do Moutinho ou do Kleber(só para falar de casos recentes).


    "Julgo até que se foi mais longe do que alguma vez se imaginou, com a audição dos sócios, já amanhã em Alvalade. "

    É de facto saudar a iniciativa.

    Contudo gostaria de saber como a selecção das pessoas presentes foi efectuada.

    Eu devo ter sido dos primeiros a inscrever me(assim que a medida foi anunciada),infelizmente não foi seleccionado.

    Esperemos que se tarte de uma medida honesta e não algo para puro show off.


    É muito arriscado fazer analises com um só mês de mandato,recordo que por esta altura também com Bettencourt tudo era muito bonito.

    Quanto a promessas algumas já foram quebradas (não sei se omitiu por esquecimento...).

    Contudo eu não sou ingénuo o suficiente para acreditar em metade do que foi prometido(nem para Godinho nem para os restantes candidatos).

    É óbvio que não tem 100 milhões para investir,nem sequer metade disso(quanto muito deve ter verbas que o aproximam dos orçamentos de direcções anteriores).

    Mas também não será isso que verá as minhas criticas,quando se precisava votos tudo vale.

    O que eu vou avaliar e não vou ser tolerante é com os resultados da equipa.

    Quando começar a nova época ai será altura para fazer avaliações.

    ResponderEliminar
  3. JVL,

    Quando me refiro a acompanhamento de proximidade não me refiro apenas ao acompanhamento presencial mas também à existência de uma estrutura de suporte ao plantel. Parece-me que aí se avançou no bom sentido.

    Jonas:
    Pessoalmente não sou favorável a relações institucionais trauliteiras, tipo SLB/FCP. O Sporting não se deve deixar arrastar para esse tipo de jogo.

    A nossa forma de estar no desporto não colide com a defesa dos nossos interesses. O Sporting deve dizer as coisas certas nas alturas certas, defendendo os seus direitos.

    Se o fizesse como fez o FCP no caso do Moutinho e no do Kléber eu ficaria contente, como ficaram os portistas. Se há alguém que não esteve à altura do que se lhes exigia, não foram eles, foram os nossos.

    No entanto não faltam exemplos melhores do que esses para vincar que PdC não é digno de confiança e por isso o Sporting deve saber até onde pode e deve ir com gente dessa estirpe.

    "Quanto a promessas algumas já foram quebradas (não sei se omitiu por esquecimento...)"

    A caixa de comentários não é objecto de censura, salvo em casos extremos. Se eu me esqueci voluntária ou involuntariamente só tem é que me lembrar. Porque também não basta só dizer que "foram quebradas promessas", convém dizer quais...

    ResponderEliminar
  4. Em entrevista ao Jn :


    E as cadeiras do estádio?
    GL - As cadeiras verdes é um fait divers, eu quero é encher o estádio. O nosso objectivo é voltar a vender gamebox na ordem dos 34 000. Estou mais preocupado em investir na equipa de futebol. Se os concertos deixarem de ser uma opção, pois só rendem cerca de 125 000€ cada e não compensa, podemos, sim, pensar em fechar o túnel, mas temos de ver se é prioritário. E neste momento a prioridade é o investimento no futebol.


    Caso ainda não esteja senil eu recordo me que isso foi uma das suas promessas eleitorais.

    Contudo como disse não sou ingénuo,pois nestas eleições só faltou alguém apresentar como trunfo o Messi e o Ronaldo.

    Tudo valeu.

    Mas o que eu quero são resultados.

    ResponderEliminar
  5. Todas as medidas e acções que visem valorizar a condição de sócio são de saudar. No mesmo patamar coloco todas as medidas que visem valorizar o Sporting.

    Não gosto dos videos de esclarecimento no site ou melhor, espero que não se prendam a uma qualquer regularidade mas que sejam feitas em momentos que exigam uma palavra da figura máxima do clube.

    Há duas questões decisivas para mim, o futuro treinador e a coesão da direcção.

    Mais do que este Presidente não gostava desta direcção e os sinais não têm sido os melhores, Carlos Barbosa continua na mesma linha das eleições a dizer o que lhe passa pela cabeça, comprometendo assim quer a direcção, quer o Presidente.

    Não deve faltar muito para alguém o mandar calar e ir tratar dos assuntos do seu pelouro.

    Sobre os 100 milhões que foram explicados e reexplicados durante a campanha eleitoral já nem digo nada, se ainda há quem não entenda é porque não quer entender...

    ResponderEliminar
  6. Bom post.
    Concordo com quase tudo.
    saudações

    ResponderEliminar
  7. "Sobre os 100 milhões que foram explicados e reexplicados durante a campanha eleitoral já nem digo nada, se ainda há quem não entenda é porque não quer entender..."

    Foram assim tão escrutinados?Devo ter assistido então aos debates de eleitorais de outro clube...

    Vai uma aposta que o orçamento da próxima época pouco maior vai ser do que o da época em vigor?

    Os bancos ate estão uns mãos largas...

    ResponderEliminar
  8. Jonas e onde é que foi dito que existiam 100 milhões para gastar em reforços ou que esse valor seria o orçamento da próxima época?

    Olhe 30 já foram gastos só para cumprir com compromissos anteriores.

    ResponderEliminar
  9. 30 milhões já foram gastos?Essa é boa.

    Elucide me então quanto isso sff.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Mesmo no mandato anterior, essa estrutura de suporte existia na pessoa do Costinha. Pelo menos, e se bem me recordo, foi isso que foi transmitido. Falhou redondamente mas isso é outra conversa.

    LMGM,

    A mim o que me causa surpresa, é que se tenha tido que usar uma fatia desses 100 milhões este ano, quando na campanha eleitoral foi-nos assegurado que havia €€€ até ao fim da época.

    ResponderEliminar
  11. Jonas deixo dois links publicados aqui no "A Norte" com entrevistas aos candidatos (pode pesquisar outras) onde refere sem qualquer dúvida que dos 100 milhões, 40 eram para reforço da equipa e o restante (60 milhões) para cobrir défice de exploração e a antecipação da verba da próxima época (coisa que nunca entendi e para a qual não encontro qualquer explicação) e o orçamento de próximas épocas.

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/03/dias-ferreira-godinho-lopes-e-bruno.html

    https://lh3.googleusercontent.com/-NoQGp1DS1dc/TXIuEBnIKwI/AAAAAAAACqA/DgWkx8bvJbE/s1600/dn.jpg

    Jvl, e há dinheiro para esta e para a próxima, está incluido nesses 100 milhões. Os 100 milhões, e isto foi dito e repetido várias vezes por Godinho Lopes em debates e entrevistas são o valor que ele calculava que o Sporting necessitava para fazer face às suas despesas e reforçar a equipa para a próxima época. E garantiu que tinha essa verba disponivel, para já está a cumprir ainda ninguém se queixou de ordenados em atraso.

    ResponderEliminar
  12. LMGM,

    Quando se dizia que havia dinheiro para "acabar" esta época, era - e foi isso que foi transmitido - sem recorrer a qualquer % dos tais 100 milhões. Isto pelo menos numa primeira fase. Depois, começou a ouvir-se falar nos 60-40.

    E preparamo-nos para libertar o Polga sem sequer se fazer um esforço em arranjar um negócio que permita ao SCP conseguir uma verba pelo seu passe. Já com o Romagnoli foi a mesma história...

    ResponderEliminar
  13. LMGM,

    a informação que disponho diz-me que os 2,5millhões de que se falava há dias para necessidades de curtíssimo prazo chegaram com avales dos membros da direcção, com GL à cabeça.

    JVL,
    Quando os sportinguistas exultam com a noticia do despacho do Polga e com o que dizem dele há anos é de estranhar que alguém o queira receber sem cobrar...

    Quanto ao Romagnoli foi um grande negócio. Para ele e para o clube argentino que ficou com ele, apesar das lesões contínuas: vendeu caro e voltou a tê-lo já com rodagem feita

    ResponderEliminar
  14. O Caro LMGM retirou me as dúvidas,faz parte dos ingénuos :) (dos que acreditam em russos e cem milhões).


    Obrigado pela explicação no entanto.

    ResponderEliminar
  15. LdA, acho isso natural, essa verba devia ter como garantia o aval de alguém da direcção anterior e passou a ter da actual, é o normal quando se mudam de orgãos dirigentes.

    Jonas, eu não disse que acreditava que esse ou qualquer outra verba seja real, eu disse que nunca foi dito que os 100 milhões eram para investir na equipa.

    Mas tem razão, relativamente ao Sporting serei sempre ingénuo.

    ResponderEliminar
  16. LdA,

    E no caso do Pipi até havia interesse nele só que o SCP não o quis vender na altura para passado pouco tempo, o deixar sair com o passe na mão.

    Apesar de haver Sportinguistas satisfeitos com a saída do Polga, não significa que os "gestores de activos lavem as mãos" e o despachem à Pipi.

    ResponderEliminar
  17. Bom post, infelizmente a grande maioria das promessas que se fizeram eram apenas eleitoralistas.
    É de saudar atitudes que se tem vindo a tomar de aproximação aos adeptos e sócios.
    Mas dos nomes apontados nenhum me cativa e até duvido que venha algum... espero muitas alegrias nesta área... pois não adivinho grandes ventos de mudança...espero surpresas. E até tenho medo do nome do treinador.

    http://camisolaoito.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Caros,

    Não é surpresa para ninguém que tudo isto é bonito... até a bola deixar de entrar.

    GL terá o benefício da dúvida por estar a trabalhar com algo que não é seu, mas quando for o momento de se chegar à frente, aí é que se calhar vai ser mais complicado - sinceramente, acho que todos esperamos que não e desejamos a vitória do Sporting.

    Efectivamente, há que louvar um sem fim de iniciativas que no entanto vão cair no vazio se não tiverem continuidade. Visitas a núcleos, conversas com sócios e sessões de esclarecimento, dinamização do site são sempre passos bonitos que se tomam mas que aos poucos vão "morrendo" com o tempo.

    Vou aguardar "pacientemente" a ver até que ponto esta é uma estratégia de curto-prazo, de longo-prazo ou mera areia para os olhos.

    Mas numa coisa não caio: a impaciência de querer ver A,B ou C a assinar. O campeonato ainda não terminou... E da mesma forma, melhores oportunidades podem surgir.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Vender o Polga com contrapartidas?!?

    Acho piada que nós queiramos comprar bom e barato, se possível jogadores novos, talentosos, e com potencial de revenda, mas que simultaneamente queiramos vender o Polga (32 anos feitos...) e ainda receber algum.

    E a seguir, o milagreiro que venda o Saleiro por 10M€... ...

    ResponderEliminar
  20. Concordo com o post, só me admira que ainda haja um ambiente eleitoral em alguns comentários, até quando? O sucesso do godinho será o sucesso do sporting, ao contrário de alguns desejarem o contrário.

    ResponderEliminar
  21. LdA,
    Os passos de GL têm sido dados com muito cuidado, ele sabe que assim que escorregar caem-lhe mil adversários em cima, com muitos, muitos sócios à cabeça. É o resultado de um clube profundamente atacado, ferido e fracturado.
    Acho que muitos passos têm sido na direcção certa, mas há questões que me inquietam muito, como a "requisição civil" de que falas. Será que vamos entregar os escalões de formação aos "requisitados" na próxima época? Será que uma das ideias do BdC que mais me desagradou acabará por ser implementada pelo GL, colocando antigos jogadores à frente desses escalões, quer tenham experiência como treinadores, quer não?
    Depois há a questão da comunicação que levantas, precisamos de estabelecer regras claras e coerentes na defesa do clube de modo a readquirirmos o respeito de todos.

    ResponderEliminar
  22. PI,

    Quer se queira quer não, o Polga é um jogador com mercado no Brasil, como o era o Romagnoli na Argentina.

    O ciclo de Polga já terminou no SCP - é notório que passou a ser um mal-amado - mas porque é que não se há-de tentar colocá-lo no seu País, onde tem alguma reputação? É preferível baixarmos os braços?

    ResponderEliminar
  23. http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Godinho-Lopes-quer-um-leao-e-nao-um-leaozinho.rtp&article=436548&visual=16&layout=55&tm=27

    "Godinho Lopes pretende, conforme afirmou, fechar o fosso do estádio, criando, assim, "mais três mil lugares sentados" e mudar as cadeiras todas para verde."

    Então era fait divers e agora já "pretende" fazê-lo? Então, pá?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)