A lista
Timo Hildebrand, Leandro Grimi, Anderson Polga, Abel, Marco Caneira, Simon Vukcevic, Cristiano, Sinama-Pongolle, Pedro Mendes, Maniche, Nuno André Coelho, Carlos Saleiro, Alberto Zapater e Salomão são alguns dos nomes, num total de 17, que a Lusa aponta como dispensados do plantel actual, e entre dispensas definitivas e empréstimos. Não passando de um rumor sem confirmação, pode-se no entanto afirmar que a lista, a ser verdade, não constituiria nenhuma surpresa. Nela constam jogadores cujo rendimento tem sido aquém do esperado, sendo a sua maioria constituída pelos jogadores mais caros do plantel. Dela constam também jogadores, como Salomão, André Coelho e Saleiro, que necessitam de tempo de jogo para evoluir. Do lado surpresa talvez Pedro Mendes, pelo valor indiscutível que tem e pela relevância que se lhe atribui no balneário. Mas, tendo em conta a sua propensão para lesões musculares e seu salário, até posso compreender uma decisão como essa.
Há alguns aspectos sobre a divulgação dessa lista que me merecem alguns comentários:
A veracidade da notícia
Embora seja uma lista verosímil, já o mesmo não me parece que ela possa ter sido comentada em sede de CL como informação vinda do interior do clube, por razões óbvias e como é dado a entender
na notícia do JN. A partilha deste tipo de informação é obviamente um erro estratégico que não me parece possível de ser cometido a este nível. As aquisições e dispensas não são um relatório e contas.
O objectivo da notícia
Poder-se-á pensar que este tipo de rumores – têm sido muitos do género - é propositadamente largado nas redacções tendo como propósito ir preparando os jogadores e auscultando a opinião dos adeptos. Se o é é um erro de palmatória. Na véspera de um jogo importante uma noticia como esta é uma bomba num balneário que até já foi suficientemente fustigado ao longo do ano. Algo assim é mais útil aos nossos adversários directos do que para nós.
Segundas linhas
Adrien Silva, João Gonçalves, Nuno Reis, Renato Neto, Vítor Golas, Mexer, Ricardo Batista, André Marques, André Martins, Pereirinha, Diogo Rosado, Wilson Eduardo, Rui Fonte, Owuso, Baldé não estão todos ao mesmo nível para serem considerados opções para o plantel do próximo ano. Desconheço o que tem feito o trio de emprestados ao Cercle Bruges, a não ser que têm acumulado tempo de jogo, pelo que não consigo perceber se poderiam constituir uma opção válida para o próximo plantel. Não tenho dúvidas que Adrien Silva, Pereirinha e Marques o seriam. Wilson Eduardo, pelo pouco que lhe vi em Aveiro, precisa de continuar a evoluir e talvez fosse bom para ele fazê-lo num plantel onde pudesse jogar com regularidade e o mesmo deverão fazer Baldé e Martins. Rui Fonte é um jogador livre desde Janeiro e não sei se permanecerá ligado ao clube, o que se me afigura difícil. Rosado seria, pelo valor que se lhe aponta e depois da 2º época consecutiva a marcar passo na sua evolução, sempre marcada por lesões prolongadas, um jogador para reter em casa e perceber onde estão as razões do seu falhanço. Golas e Baptista um deles deve continuar fora, sendo que o 2º está a contas com um pesado castigo por doping, razão para reflectir onde e como devemos fazer
evoluir os nossos jogadores.
Amanhã pelas 12.30 o Sporting continua a cumprir o seu destino quando disputar a final da
Uefa Futsal Cup:
falta apenas 1...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDe todos os nomes que falas acho que Timo Hildebrand, Leandro Grimi, Anderson Polga, Abel e Cristiano deveriam sair.
ResponderEliminarMarco Caneira - deveria ficar mais 1 época
Alberto Zapater - deveria ficar mais 1 época
Simon Vukcevic - reconheço-lhe valor mas só quando joga no centro perto da área. Não percebo porque não apostam nele nessa zona. Tem boa capacidade de finalização
Sinama-Pongolle - emprestar ou tentar vender por algum dinheiro
Pedro Mendes - deve ficar porque garante alguma qualidade
Maniche - deve ficar porque tem qualidade embora nunca aguente os 90m
Nuno André Coelho - Dever-se-ía apostar nele mais, ou então emprestar a um clube da 1ª liga
Carlos Saleiro - a mesma coisa que o NAC
Salomão - este reconheço-lhe qualidade para ficar no plantel. Tem que se ter mais confiança pois é bastante inteligente
Sinceramente acho que é um pouco disso mesmo.
ResponderEliminarO raciocinio que fizemos aqui durante algum tempo, os nossos dirigentes tambem o devem ter feito. A juntar a isto a necessidade de uma cara nova para a nova época juntou a fome à vontade de comer... E ainda para mais com as condições financeiras para isso acontecer reunidas fácil será de entender que vai haver muita gente nova na próxima época.
No meio disto tudo tenho duas certezas Renato Neto fará parte do plantel na proxima época mas Adrien nao terá essa sorte.
Por fim, gosto muito da atitude e da importancia de Pedro Mendes mas olhando para todos os medios centro do clube todos têm a mesma caracteristica... São todos a "gasoleo", não conseguem mudar o ritmo do jogo. Por esse factor e porque Andre Santos e Renato Neto têm lugar garantido compreendo esta decisao de "dispensar" Pedro Mendes, Maniche e Zapater (os 2 primeiros com ordenados muitissimos elevados).
Ahh e claro Domingos continua a ser para mim o treinador do clube na proxima temporada.
Leão Revisor,
ResponderEliminarporque tem a certeza que o Renato Neto integrará o plantel?
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarA especulação ou veracidade deixará o Sporting perto de onde (no capítulo das saídas) terá de ficar, sem grande surpresa ... Estas notícias têm fundo de verdade, sempre. Podemos e devemos questionar o seu propósito mas o facto é que quase nunca se enganam e o tempo acaba por dar-lhes razão. Só no passado recente temos 2 exemplos bem grandes: Villas-Boas esteve quase no Sporting, havia pré-acordo. Não foi invenção. Paulo Sérgio foi para o Sporting, confirmando o rumor que já circulava pela imprensa ou blogoesfera. Também não foi invenção. Podemos deduzir o mesmo para o Domingos. Não é para nós (adeptos) certo que venha, nem sabemos tão pouco se sê-lo-á para os dirigentes do Sporting que desejam que ele venha. Se calhar estão a negociá-lo, se calhar o Domingos não tem a certeza - ainda - daquilo que quer. Podem estar a tentar. Podem até já ter esquecido o Domingos e partido para outro mas estas notícias têm sempre um fundo qualquer de verdade.
E ao nível dos jogadores, é a mesma coisa. Não serão 17 - clube algum consegue indicar a porta de saída a 17 jogadores, numa só pré-temporada - mas se calhar serão 10, 11, 12, 9. Será um número considerável, disso temos a certeza (Luís Duque está lá é para isso mesmo, arrumar a casa).
Capítulo das saídas então: não consigo perspectivar desilusões nesta matéria, desilusões que não sejam pontuais. Muito muito importantes mas que no contexto global de todo o universo de saídas não serão mais do que 1 ou 2: Saleiro, Adrien, esperemos que não se confirmem. Esperemos que não sejam sequer equacionadas. Adrien, enfim, seria muito muito mau. Muito mais do que o foi Custódio. Isto remete directamente para o que o PLF diz sobre o André Marques. Não é uma questão muito evidente: as dezenas de Andrés Marques do Sporting. Há que notar que o Porto (por exemplo) não tem melhor aproveitamento de jovens talentos Portugueses do que o Sporting, sejam eles formados em Gaia ou do Douro para baixo. Tem pior, bastante pior. O Varela não está no Porto porque um director-geral do Porto assim o entendeu; está lá porque o Jesualdo o chamou. Mesmo coisa para o Emídio Rafael, foi Villas-Boas, não foi a estrutura do Porto. Quaresma, Moutinho, Maniche e outros não entram nesta categoria porque já eram conhecidos, jogadores mais-ou-menos reputados (aqui o "mais ou menos" alva o Maniche apenas, à data, 2002). Para onde vão os jovens talentos de Gaia? Vão para o mesmo sítio que vai o André Marques. E vão em quantidades bem maiores ... acho que podemos afirmá-lo sem grande verificação.
Agora isto não serve para desculpar os erros do Sporting na comparação com outros. Serve apenas para o seguinte: é razoável esperarmos que Luís Duque - ou alguém que ocupe o seu lugar - possua os conhecimentos que lhe permitam avaliar com exactidão o potencial ou talento do jovem jogador A, B ou C? Julgo que não. Seria maravilhoso que sim, mas não seria vulgar. E por isso, um mimo seria antes que amanhã o Luís Duque ou alguém dentro do Sporting pegasse no telefone e perguntasse ao PLF, «ajuda-nos a resolver isto? Ao longo dos próximos 4, 5, 8 ou 15 anos?» São competências técnicas, muito particulares. Não é algo que o Luís Duque tenha de evidenciar ao nível dos tais "Andrés Marques". Há aqui planos diferentes: Luís Duque tem a obrigação de não se enganar quanto ao Saleiro, Adrien ou Djaló, porque são jogadores já conhecidos, se qualquer adepto o percebe mais obrigações nesta matéria terá ele de também saber bem julgar este tipo de casos. O plano dos Andrés Marques não é no entanto esse, é um que obriga a que se possuam outro tipo de conhecimentos.
Essa gente existe no Sporting? Sim.
ResponderEliminarFazem parte do círculo de Luís Duque (adivinhamos)? Não. Provavelmente estarão na Academia, quase de certeza, porque é impossível que um Clube da natureza do Sporting não tenha por lá 2 mãos cheias de indivíduos que saibam muitíssimo de futebol. É um bocadinho como uma empresa ou o Estado e aquela senhora que trabalha numa secretária qualquer de uma repartição de finanças e que sabe muito mais do assunto e do funcionamento da casa do que 30 directores de serviço acima dela. É normal. Não devia ser mas infelizmente é. Esse papel, portanto, não cabe ao Luís Duque (Andrés Marques). Devia, mas não é razoável que o esperemos, afirmação esta cheia de reservas e pontos de interrogação uma vez que não tenho sobre ela grandes certezas.
Leão de Alvalade, a solução mais prática e descomplicada de todas: treinador. O Sporting precisa de um treinador que tome essas opções todas, e um treinador que naturalmente diga que conta com o Adrien, o Pereirinha, o André Marques, o João Pereira e outros porque interessa-lhe ter bons jogadores.
Um abraço forte, e façamos votos para que no fim (processo contínuo, este fim) e com a certeza absoluta que não faremos tudo bem, consigamos no entanto acertar muito mais do que aquelas em que nos enganarmos.
Para mim neste momento só se procura desestabilizar o clube com estas notícias. A CS não sabe o que se está a passar no clube e então inventa.
ResponderEliminarPor agora o que é importante é ganhar daqui a pouco. Depois espero que o trabalho de preparação da nova época esteja a ser feito e seja dado espaço à direcção para o fazer.
Um abraço,
MM,
ResponderEliminarO Adrien não está equacionado para ser dispensado mas para fazer parte do plantel....
Abraço
Por muito duro que pareça, esta lista está próxima do que devia ser a lista real de dispensas, faltando apenas aí o Postiga (ainda não acredito que vamos ter de levar com esta nulidade mais um ano...). A verdade é que apenas um terço do actual plantel tem qualidade mínima para um verdadeiro candidato ao título e deste terço, apenas cinco têm qualidade suficiente para serem titulares - assim de cabeça, só Patrício, J.Pereira, Carriço, Izmailov e Mati.
ResponderEliminarO problema desta notícia é que, obviamente, não temos dinheiro para substituir 16 ou 17 jogadores num só Verão, por muito que fosse isso que necessitássemos. Alguns deles vão ter de ficar pelo menos mais uma época e o futuro treinador vai ter de tirar o melhor deles.