quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Taça, o autocarro e a identidade

O Real Madrid viveu ontem o seu “momento Sporting”: ao fim de 18 anos matou o borrego da Taça do Rei. Não deve haver clube grande que não tenha sido já sujeito à dura prova de uma travessia do deserto, saber superar esses momentos sem perder a identidade é talvez tarefa mais difícil do que voltar simplesmente a ganhar, seja de que forma for.




Mourinho conseguiu ontem o que treinadores a fio falharam de forma rotunda - já tinha também superado o trauma da Champions - mas mesmo assim não está livre das críticas. As mais sonoras foram as de Di Stéfano, o que não deve ser tido como um acaso. O mítico argentino é a figura maior de um Real Madrid que saiu do anonimato para se tornar um dos maiores clubes do mundo, pelo que lhe deve custar ver o seu Real jogar com o Barcelona como o faziam a generalidade das equipas que então, aterrorizadas, se cruzavam no seu caminho.


A taça já ninguém a poderá tirar ao Real mas acabou por ficar ofuscada pelo autocarro, não o que se deslocou à Cibeles e a trucidou, mas o que o Real Madrid acabou por ter que se socorrer na segunda parte para impedir o famoso tika-taka catalão de chegar à sua baliza. O Barça desta vez não ganhou mas a forma como o Real Madrid se lhe opôs não deixa de ser uma homenagem ao futuro campeão espanhol. Talvez hoje Di Stéfano já não dissesse hoje o mesmo porque o Real ganhou, mas ter-se-á contorcido várias vezes nos seu cadeirão ao ver o seu Real remetido no último quarto do relvado de Mestalla, como faz o Levante ou o Mérida no Santiago Barnabéu.


Já ouvi dizer que o futebol do Barça é monótono. E de facto assim é, não pela baixa qualidade, mas pela forma avassaladora como domina e por vezes abalroa os seus adversários, fazendo do resultado final uma incógnita apenas nos números finais com que arrecadará a vitória. E é também fastidioso ver o Barça jogar porque os adversários não fazem mais do que remeter-se à defesa e esperar que o relógio corra para o minuto noventa. O Barça ontem não ganhou mas advinha-se que vai voltar às vitórias a qualquer momento. É essa a consolação para os seus adeptos.

É esse o grande mérito de Mourinho. Tal como no ano passado com o Inter, é o único que parece ser actualmente capaz de travar o actual Barça. E também me parece que, depois dos embaraçosos 5-0 da primeira volta, já terá conseguido diminuir a distância que o separava do futebol de Nou Camp.

Não termino sem lembrar que ontem, nos dois jogos tão mediatizados, 5 jogadores (Beto, Varela, Carlos Martins, Moutinho e Ronaldo) saíram das escolas do Sporting a que acrescerão mais 5 (Hugo Viana, Custódio, Miguel Garcia, Emídio Rafael, Nani) saídos da formação do Sporting e que estarão envolvidos nas meias-finais das competições da UEFA. 

Que Ronaldo e Nani não joguem hoje no Sporting não será objecto de estranheza para ninguém. Mas é-o com certeza que os outros jogadores deste lote de 10 sirvam os nossos adversários, tendo, na sua maioria, e pelas mais diversas razões, saído pela porta pequena, para na próxima semana andarem nos "halls of fame" da europa futebolistica. E é bom lembrar que o que se dizia desses jogadores quando estavam no Sporting é mais ou menos o mesmo que hoje se diz de alguns que, ainda por cá, estão na fase inicial das suas carreiras...

15 comentários:

  1. Curiosamente esses 5-0 embaraçosos foi porque ele se "atreveu" a tentar jogar mais ao ataque, não colocando o autocarro.

    Qualquer equipa que tente jogar com o Barça sem ser com o autocarro, tem maior probabilidade de perder o jogo. Mas a questão não se resume apenas ao autocarro. Tem muito a ver com o que o autocarro é capaz de fazer quando precisa de atacar e aí o Mourinho tem um bom trabalho feito.

    ResponderEliminar
  2. LdA, não sei se é justo falar de autocarro no jogo de ontem. Foi um jogo dividido e a primeira parte foi toda do Real com diversas oportunidades para criar um resultado tranquilo.

    Há mérito do meu Barça na forma como reage na segunda parte, mas também houve uma quebra fisica muito grande dos jogadores do Real. O prolongamento acabou por ser decisivo com o Real a resolver num dos vários contra-ataques que ensaiou.

    O dominio do jogo após os primeiros 45 min. foi sempre do Barcelona mas este jogo foi muito mais disputado do que a segunda eliminatória no ano passado com o Inter esse sim um verdadeiro crime que foi efectuado ao futebol.

    P.S.- Devo ter sido das poucas almas ontem que viu o Tottenham-Arsenal, que grande jogo de bola, arte, espectáculo e emoção até ao fim. Muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Mike Portugal concordo plenamente, esta máquina Catalã não pode ser enfrentada de frente senão o mais provável é uma goleada.

    Mourinho está aos poucos a arranjar um antídoto cada vez melhor e a primeira parte de ontem foi um grande exemplo disso, o Barcelona não fez um único remate à baliza.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    Estou totalmente de acordo com o post e acho que há mais lições, para o Sporting, a retirar do jogo de ontem. Dizem sobretudo respeito à identidade de um clube e à forma como se deve jogar e comportar, na vitória e na derrota.

    O Barcelona foi igual à imagem cívica e desportista que procura passar (no outro dia, no meu blog, criticavam-me por chamar à liça o espírito olímpico, ora aqui está um bom exemplo): não foi clube para manguitos nem pisadelas nos calcanhares, assumiram a sua tristeza pela derrota e a convicção no caminho percorrido e na estratégia escolhida.

    É também uma lição para aqueles que, no desporto, medem o mérito pelos resultados e não pelo força dos princípios. Todos aqueles que criticam os jogadores que referem que, depois uma derrota, há que levantar a cabeça e continuar a trabalhar - para que o mérito desportivo acompanhe a qualidade no trabalho - deveriam pôr os olhos em declarações como esta:

    http://www.sport.es/es/noticias/barca/20110421/hay-que-levantarse/980650.shtml

    Seria fácil ao Guardiola disparar contra o autocarro ou o anti-futebol permitido pelo árbitro. Mas não o fez. E há aqui três lições a retirar: que o respeito (pelo desporto e pela identidade) cresce quando se sabe perder e se sabe ganhar, que há maus árbitros em todo o lado e que um árbitro não deve "proteger o espectáculo" quando uma das equipas apenas o tenta destruir.

    Há ainda uma última lição para os totobolistas da 2ª-feira, esta de mais difícil apreensão: os resultados não justificam todas as estratégias e geralmente o elogio de determinada estratégia resulta num exercício unidimensional. Quem elogia a estratégia (abjecta) do Real Madrid não faz uma crítica negativa à do Barcelona: se calhar seriam estes últimos quem teria errado na abordagem estratégica ao jogo e não o "deusMourinho" a acertar na sua. Pensar, por exemplo, que o Real Madrid tem armas iguais às do Inter de Milão parece-me absurdo. E se há uma equipa por esta Europa que poderia disputar um jogo - em vez de disputar simultaneamente a bola e as canelas do adversário - com o Barcelona seria o Real. Lamentavelmente, para o futebol, decidiu remeter a uma estratégia elucidativa do talento táctico do seu treinador mas não condizente com o talento técnico-táctico dos seus jogadores.

    No fim os mais fortes vão prevalecendo. Mas isso não quer dizer que ganhem sempre. A bem do futebol espero que ganhem mais vezes, para acabar de vez com um futebol que envergonha. Porque ao contrário do que disse Mourinho, o futebol do Barcelona não é só posse - e isso viu-se da forma esmagadora como recuperava a bola na 2ª parte - e esta equipa do Barcelona é a equipa mais colectiva da história do futebol. Se os passes (e não a posse!) são disso indicativos, são-no de longe.

    ResponderEliminar
  5. Ah!... e Lda, sobre os 10 jogadores que estarão daqui por uma semana a disputar um lugar numa final, era bom que não fosse um lírico e que percebesse que nem todos os que saem de Alcochete têm valor para jogar no Sporting...

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    Não vi a primeira parte mas pelo que li, e o LMGM confirma, foi o Real Madrid que a dominou completamente. Já a 2ª parte, a que vi, fez lembrar o jogo do ano passado das meias-finais da LC.

    Em relação aos 10 jogadores mencionados, acho que é tempo de se deixar de incluir o Carlos Martins no lote de "jogadores não-aproveitados" ou lá o que se pretenda chamar. É que se há um responsável por isso, esse é o próprio jogador. Falhou com vários treinadores e se nunca vingou no SCP, a culpa é dele.

    LMGM,

    Fui espreitando o derby londrino e deve ter sido um jogaço!! 2-3 aos 43 minutos é algo de extraordinário. Pena o resultado final, reduz bastante a possibilidade do Arsenal chegar ao título.

    PLF,

    Quanto ao comportamento do Barça, não é preciso irmos muito atrás para concluirmos que nem o Barça é impoluto. Basta lembrarmo-nos do jogo da LC contra o Inter o ano passado, quando ligaram os aspersores.

    http://www.youtube.com/watch?v=zxaoHx4sb1Y&feature=player_embedded

    Ontem podem não ter feito manguitos mas o comportamento dos jogadores do Barça também é tudo menos irrepreensível.

    ResponderEliminar
  7. Mike,

    "Tem muito a ver com o que o autocarro é capaz de fazer quando precisa de atacar e aí o Mourinho tem um bom trabalho feito."

    Daí não me ter esquecido no post de mencionar em parágrafo especifico o mérito de Mourinho.

    LMGM, JVL,
    A 1ª parte do jogo - foi o único jogo que segui - foi surpreendente pela quantidade de oportunidades criadas pelo Real, pelo número de bolas recuperadas e pela coragem de defender alto, anulando grande parte do melhor do Barça.

    Mas dizer que foi dominada pelo Real é manifestamente exagerado, o que quanto a mim resulta do efeito surpresa, uma vez que todos esperavam o que acabou de acontecer no 2º tempo.

    E por isso adivinhava-se que seria impossível o Real ter disponibilidade física para manter aquela postura.

    PS- A questão do Carlos Martins: pode ser que seja por aí, acontece também que ele só falhou verdadeiramente no Sporting, em especial no tempo de PB, pelo que não seria tão taxativo na atribuição das culpas.

    ResponderEliminar
  8. PLF, ia acabar o post precisamente pelo lirismo de pensar o que seria o Sporting se pudesse contar com alguns dos 8 - Nani e Ronaldo excluídos - e que estaria perfeitamente ao nosso alcance ter podido mantê-los.

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao Carlos Martins tenho uma opinião. Esteve a maior parte do tempo lesionado devido a problemas nas pernas e devido a abuso de algumas "drogas leves", pelo menos é o que constava.

    Umas quantas vezes foi visto no Indochina até às tantas quando devia estar a dormir. Sinceramente acho que não faz falta nenhuma ao SCP, nem nunca fez.

    ResponderEliminar
  10. Haver alguém que elogie este futebol do Madrid é, ele próprio, um adversário ao que é (ou deveria ser) o futebol.
    Ainda assim, o jogo da final nem foi dos piores ao nível do anti-futebol madrileno ou mourinhiano. Até foi dos mais equilibrados, embora a 2ª parte do Barça tenha sido avassaladora (e não é preciso falar em chances de golo para argumentar a favor desta posição).

    Tal como o PLF, custa-me ver que este Madrid tenha que se remeter assim a uma partida de futebol. Pelo seu historial, pela sua (suposta) identidade e pela qualidade dos jogadores.

    Acredito que o Madrid será mais vezes feliz este ano, mas nada me levaria a trocar o futebol de o Barça pelos títulos do Real. Para mim há muito mais do que títulos e esse "Mais", está no Barça (como eu gostaria que estivesse no Sporting).

    ps: dos 8 jogadores, creio que só o Miguel Garcia é que não tinha lugar no nosso plantel. E creio mesmo que o Domingos não gostava de o ter em Braga.

    ResponderEliminar
  11. Cantinho do Morais,

    Eu posso debater o mesmo ponto. Jogar apenas para dar espectaculo também não pode ser um grande motivador. Ganhar títulos é a força de um clube e isso o Mourinho sabe fazer como ninguem.

    Alem de que esqueces-te que o Real só joga mais fechado contra o Barça, porque contra todos os outros joga um futebol mais agradavel ao olho. Como os jogos contra o Barça não são assim tantos durante uma época, eu diria que na grande maioria das vezes o Real joga um bom futebol.

    ResponderEliminar
  12. Mike,

    Eu também nunca gostei muito ou pouco do CMartins, deixei de apreciar o Moutinho depois da rábula do Everton e nunca tinha ouvido falar do Emidio Rafael até o ver jogar o ano passado na AAC.

    Mas não estamos a falar de eleger os nossos preferidos, os jogadores que mais gostámos, ou de que gostaríamos de ser amigos. Como estou certo que perceberás trata-se de defender os interesses do Sporting, coisa que não aconteceu nem por parte de quem tinha poder de decisão nem por parte dos adeptos em muitos dos casos.

    Quanto ao jogar para dar espectáculo discordo em absoluto. Parece-me que o Barça joga para ganhar e ao mesmo tempo dá espectáculo. Por isso ganha mais vezes que o Real Madrid nos últimos anos e se tem sagrado campeão e vencido inúmeras provas. Da forma que dizes parece que reduzes o futebol catalão a um número de circo, o que me parece injusto.

    Cantinho do Morais,
    Também me parece que Garcia seria o menos útil dos 3.

    ResponderEliminar
  13. Não reduzo coisa nenhuma. O Barça joga da maneira que joga e isso traz-lhe bons resultados. Aqui a critica feita era contra o Mourinho e limitei-me a observar factos. Mourinho ganha títulos e pratica bom futebol, ao contrario do que dizem. Só não consegue praticar um tão bom futebol contra o Barça, mas isso é apenas numa pequena percentagem de jogos durante a época, logo a frase "As equipas de Mourinho jogam um futebol feio" é mentira.

    ResponderEliminar
  14. Mike,

    eu mencionei sempre "este Real". referia-me, somente, ao Real dos jogos com o Barcelona.
    E não tenho dúvidas que assim será se chegar à final com o Man United.

    ResponderEliminar
  15. Comentários à imagem dos jornaleiros desportivos de Portugal.

    Quando o Professor Neca, Raul Aguas e similares vinham a Alvalade, à Luz e às Antas com um autocarro se tivessem Ronaldos, Casilas, Ricardos Carvalhos, Mariazinhas e Cª, em vez de empatarem 0-0 tambem ganhariam por 1-0 e já seriam os melhores do mundo.

    Enfim... diz-me o resultado do jogo que eu faço o comentário.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)