segunda-feira, 18 de abril de 2011

É fácil bater (n)o Sporting

É fácil bater no Sporting
O Sporting ter perdido ontem no Porto não é propriamente uma surpresa mas esta até podia ter chegado a metade, caso o árbitro não fosse selectivamente míope. Não vale a pena escalpelizar os lances e fazer deste espaço um esgoto parecido com a coluna do “Jogo”. Basta apenas constatar que o árbitro quando se “enganou” enganou-se sempre contra o Sporting para dizer tudo sobre o Soares Dias. A miopia selectiva, se um dia for objecto de estudo, tem nas actuações deste senhor razões mais que válidas acreditar que a doença pode ser de  transmissão  ser genética. E não deixa de ser estranho que um dos “Sportingues” mais frágeis dos últimos tempos tenha que ser  prejudicado para o campeão poder continuar a sua saga de vitórias. Mas no futebol português nada do que parece é e, neste momento é mais do que legitimo interrogarmo-nos se este serviço dos homens a Dias foi um acto religioso: compraram-se as indulgências do papa ajudando simultaneamente o amigo Salvador.


É fácil bater o Sporting
Mas a actuação do árbitro não é razão para não olharmos para a sucessão de erros que caracteriza a época em curso, para o colapso do departamento de futebol,  e cujas as consequências se estenderão pelo menos à próxima época. Torsiglieri, Evaldo Zapater e Valdés, dados como reforços no inicio de época não passam de 2ª´s linhas (demasiado onerosos os 2 últimos, seguramente), mesmo considerando que todos os jogadores do plantel estão em sub-rendimento. O lado esquerdo da nossa defesa ontem, como em jogos anteriores, foi de uma fragilidade confrangedora, permitindo a Falcão ensaiar em jogadas consecutivas a melhor forma de marcar golos. No meio-campo Zapater faz de André Santos um gigante. Valdés é de uma inconsequência e fragilidade perturbadoras. E colectivamente uma equipa que não sabe procurar a bola, quando a tem não sabe o que fazer com ela é uma equipa exposta à sorte e ao adversário que, diga-se, ontem estava perfeitamente ao alcance desta mesma equipa se esta fosse minimamente competente.

Esperança e realismo
Quero olhar com esperança para a próxima época, até porque parece ser difícil ser pior do que esta, mas isso já se dizia o ano passado. Mas também olho com realismo e vejo como óbvio que o Sporting partirá mais uma vez de um nível muito próximo do zero absoluto. É urgente (des)revolucionar o Sporting. Mas o Sporting precisará de pelo menos mais uma pequena revolução no plantel e de se reencontrar com aquilo que nós orgulhávamos de chamar “futebol à Sporting” e que nas últimas 4 épocas foi paulatinamente demolido, descaracterizando-nos. O futebol do Sporting não tem alma nem chama e aí os jogadores, mesmo os piores, estão longe ser os culpados.

Fácil bater nos Sportinguistas
Mais uma vez ontem a bancada destinada aos Sportinguistas foi alvo de uma carga policial. Do local onde me encontrava não me apercebi das razões que a motivaram, mas não ficaria surpreso que tivessem tido origem em picardias entre as nossas claques e os adeptos portistas. Se os responsáveis pelo policiamento do jogo não estivessem ao nível ou até abaixo do comportamento das claques, a carga policial deveria ter sido feita nos camarotes do FCP, onde estavam os responsáveis pela organização do jogo, e que, na ânsia de encher as bancadas, optaram pela irresponsabilidade de colocar os adeptos de ambos os clubes em proximidade pouco cautelosa.O que tem a Liga a dizer sobre isto?

É fácil os sportinguistas baterem-se
Mas o mais confrangedor foi constatar novamente o processo de desagregação daquela que é considerada a maior claque do Sporting e, convém lembrar, a precursora nacional do seu género de organização. Grande parte dos jogos, como o de ontem, são passados à procura de um pretexto que permita o exercício da violência mas, pasme-se, entre elementos da mesma claque, obrigando à intervenção quase sempre negligente da policia (não confundir com carga policial de que falei anteriormente). Ora nos jogos fora os restantes adeptos não têm outra opção senão conviver com este tipo de gente e, em consequência assistir aos jogos em permanente sobressalto e com receio de dizer algo que possa ser interpretado como menos conveniente.

Isto tem custos para o clube aos mais diversos níveis. Ontem atrás de mim, estava um miúdo dos seus 7/8 anos que tinha “obrigado” os pais, que nem gostam de futebol soube-o, a acompanhá-lo. Após diversas escaramuças eles e outros nas mesmas condições foram forçados a abandonar o jogo mais cedo, ante a desilusão dos pequenos, aterrorizados e perplexos com o que sucedia poucos degraus abaixo. Provavelmente estes miúdos só voltarão a um estádio de futebol quando forem adolescentes e, provavelmente também, às escondidas dos pais, se o gosto pelo Sporting prevalecer.

Infelizmente para nós a evidência da degeneração não se limita apenas à Juve Leo. Há quem diga que o Sporting precisa de ser campeão depressa para expurgar os seus problemas, parece-me a mim que não ganharemos tão cedo enquanto não resolver os seus problemas internos. O das claques é apenas mais um.

10 comentários:

  1. Leão de Alvalade, touchée ...
    Subscrevendo toda e qualquer palavra ou vírgula do texto, chamo apenas atenção para o parágrafo que cruza a Esperança e o Realismo.
    Foi o que senti ontem, também, e mais uma vez. É um clássico claro e é fácil durante e nos dias que se seguem a um clássico acharmos mais relevo naquilo que vemos, ou pensamos, sobre o Sporting.
    Em concreto: nada muda. A esperança permanece a mesma e temos fé de que lá dentro estão já a trabalhar para a próximo época e as 2, 3, 4, 5 e 10 que aí vêm, mas, ao mesmo tempo ... custa. Custa ver o Sporting jogar e sentir impotência. O Sporting fez a espaços um jogo agradável mas a sensação que fica é que precisamos de mais qualidade. Muito mais qualidade. Não a temos, neste momento ... e por mais voltas que se dê se não resolvermos esta parte do problema, estaremos sempre mais longe do sucesso.
    Treinador e Jogadores. Alguns, como diz o post.
    Alguns jogadores, e um Treinador.

    ResponderEliminar
  2. A questão é que até mesmo para bater o SCP na situação em que está, foi necessário roubarem-no. Está-lhes no DNA, não há hipótese.

    Há dois argumentos bastante utilizados como justificação para o SCP não se poder queixar: a falta de qualidade do seu futebol e a distância pontual (sendo que esta deriva da 1ª).

    Não é porque nos encontramos à distância que nos encontramos, que deveremos ficar calados quando uma arbitragem manhosa, como a de ontem, é feita. No Dragão então, é recorrente.
    Ao menos ontem ouvi um responsável do SCP, para além do treinador, queixar-se da mesma. Que tem ainda mais significado por ter sido onde foi.

    E depois as justificações dadas para o não assinalar o penalty, são ridículas. Desequilibrou-se!! Não teve intenção de jogar a bola. FODA-SE!!! O Caralho é que não teve!!!

    Deixo uma sugestão: de agora em diante, antes de se assinalar o penalty, perguntem ao jogador em causa se teve intenção de cometer a falta e assinalem apenas quando a resposta for afirmativa.

    ResponderEliminar
  3. LdA, tens tanta razão que até doi...

    Nos vários pontos que referes há diferentes cruzamentos a fazer.

    Dizes "É fácil bater no Sporting", é verdade, é muito fácil, é fácil demais mas temos de cruzar isso com o teu último ponto "É fácil os sportinguistas baterem-se" sem resolvermos este problema que é aquele que depende de nós e do nosso trabalho nunca vamos ter força suficiente para denunciar as agressões de que somos alvo.

    Não esquecer que hoje teremos uma actuação do simbolo máximo da orquestra do apito nacional.

    "É fácil bater o Sporting", falta simplesmente competitividade, este grupo de rapazes que até jogam à bola melhor do que aquilo que têm mostrado são uns anjos. Continuo a ver lançamentos laterais junto da área do adversário, transformados em contra-ataques perigosos para a nossa baliza. Sem saber sequer o alfabeto é dificil saber ler e escrever...

    Apesar da enorme desilusão com Evaldo de todos os reforços o pior até agora é Zapater, não acrescenta nada, nem erra tal a seu posicionamento amorfo durante o jogo é o único do qual não espero qualquer evolução.

    Independentemente da fraca prestação defensiva a lacuna maior é ofensiva e não é de agora já soma muitos anos de fraco rendimento.

    "Esperança e realismo", a quantidade de trabalho que há para fazer é tão grande que só peço uma equipa competitiva a quem não seja "Fácil bater" e que pelo menos dê algum troco em brio profissional.

    Estou mais preocupado com as vendas do que com as compras, porque o nosso contexto tem sido vender o sofá para comprar cadeiras e neste momento a sala está despida de móveis, com uns artefactos chilenos, uma obra pós-moderna montenegrina e uma peça de madeira russa cheia de caruncho. Lá andam também as porcelanas made in academia a correr de um lado para o outro feitas baratas tontas a tapar buracos nas paredes.

    A equipa precisa de reforço o que é algo diferente de estragar o que está bem para comprar novo por catálogo. O nosso adversário de ontem é um bom exemplo, bastou um reforço (made in Sporting) para transformar uma manta de retalhos num campeão imbativel.

    ResponderEliminar
  4. Jvl, não vais agora contrariar juizes que disseram que o Porto não necessitava de corromper árbitros para vencer o Beira-Mar!

    É claro que como nós estamos fracos tinhamos de perder! É original, mas a única coisa que estranhei foi o Polga não ter sido expulso por agressão ao Helton!

    Por acaso até concordo que o lance é casual, agora sei quantos jogos o Porto venceu só este ano por 1-0 graças a lances casuais idênticos, assim se faz crescer uma equipa e um treinador.

    Também sei que nasceu o novo Baia, de seu nome Rolando e que apenas difere do outro por poder jogar a bola com a mão como entender dentro da área que nunca é penalty, independentemente do árbitro, ainda no último jogo com a Académica tiveste mais um episódio da saga das mãos do Rolando.

    Mas nada disto indigna ou revela o lado animalesco do "menino especial"... esse está mais interessado em insultar jogadores, árbitros e colegas de profissão.

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo os vários comentários e queria deixar um elogio ENORME ao post, pela lucidez, clareza e sentido crítico.

    Parece-me que é hora de todos assumirmos a responsabilidade. Temos de pensar e propor, não apenas de constatar e criticar. E parece que os órgãos sociais estão dispostos a apresentar-se aos interessados para ouvir o que têm a dizer, pelo que é necessário que todos saibamos merecer essa honra e responsabilidade.

    Eu sei o que irei pedir: a transparência e clareza que se vêem neste post. Quero uma delimitação concreta de objectivos: desportivos, financeiros e outros. Quero saber como se projecta a próxima temporada, mas quero ter a certeza que a seguinte não é pior e que na temporada a seguir o Sporting não tem a corda na garganta.

    Quando se constata aqueles que mais brilharam ontem é impossível não ter a certeza que o futuro é do Sporting e que basta saber agarrá-lo.

    ResponderEliminar
  6. LdA,
    Concordo com todas as ideias que expressas aqui, desde as que se referem ao que se passa dentro de campo como as que abordam temas fora dele. Gostava de referir brevemente três questões, de certa forma complementares ao que escreves:
    1 - Ontem confirmei pessoalmente as boas referências que tinha de Godinho Lopes enquanto líder.
    2 - Gostei das declarações de Carlos Freitas e de Couceiro: conteúdo (adequado ao contexto) e assertividade. De resto, surgiram em sequência de uma boa comunicação de Couceiro durante a semana.
    3 - A desproporcionada carga policial na bancada há-de ser o preço a pagar pela "impertinência" do derby de Alvalade. Desconfio que ainda vamos andar a saldar essa conta mais algum tempo.

    ResponderEliminar
  7. Cuidado com as revoluções no plantel. O dinheiro não abunda e as revoluções normalmente são caras e não dão granes resultados. Alias houve uma linha comum a todos os candidatos às ultimas eleições, á excepção eventualmente de SAM - a promessa de que para o ano seremos campeões - que além de utopica, é perigosa. É preciso fazer o trajecto todo de novo e para o ano a unica coisa que peço é um salto qualitativo - de pontos, mas também na qualidade do futebol jogado.

    Na defesa, claramente alguma coisa tem de mudar. Os centrais são autenticos passadores e chega a dar aflição tamanha falta de qualidade! No ataque também faltará certamente um jogador com capacidade de fazer golos. No resto, há que ver para o que dá o nosso dinheiro e não entrar em loucuras.

    Ontem, com uma defesa minimamente decente nunca perderíamos auquele jogo e se calhar até o ganhavamos!

    Quanto ás claques, de facto é preciso fazer alguma coisa! Até para podermos levar as nossas crianças á bola sem nos sentirmos inseguros e pais irresponsáveis!

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Apenas uma referência aos teus últimos quatro parágrafos, que são para mim muito mais graves do que o Sporting ficar mais um ano sem ganhar nada.

    Quando me desloco ao futebol, seja em ALvalade ou fora, gosto de me sentir em segurança.

    Não gosto de me sentir ameaçado.

    Hoje em dia, assistir a um clássico é de facto perigoso.
    Com expecepção do Benfica-Sporting e Sporting-Porto, todos os restantes jogos grandes tiveram episódios tristes de violência.

    Violência essa que devia deixar as autoridades e responsáveis do desporto apreensivos mas aparentemente nada se passa...

    Já tivemos casos com mortes no passado e julgo que não faltará muito para termos novamente situações destas porque pura e simplesmente ninguém toma a medidas que se impõem, ou seja, punir exemplarmente aqueles que estragam um desporto tão bonito como o futebol é.

    Em Inglaterra fizeram-no depois de Heysel.
    Será necessário acontecer o mesmo aqui também?

    Essa gente que vive da violência não tem lugar em recintos desportivos.

    A forma como relatas o horror vivido pelas crianças e pelos seus pais no Dragão ontem apenas me leva a perguntar até quando as autoridades vão fechar os olhos como se nada se passe?

    E até quando os clubes vão continuar a sustentar a corja que está à frente das claques e que apenas servem para semear violência (veja-se a última AG do Sporting)?

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    "Por acaso até concordo que o lance é casual, agora sei quantos jogos o Porto venceu só este ano por 1-0 graças a lances casuais idênticos, assim se faz crescer uma equipa e um treinador."

    A questão é que a causalidade do lance ou qualquer outro factor / argumento que se queira utilizar, esbarra nisto: as faltas são para serem marcadas. E ontem, nesse lance, o que assistimos foi mão na bola, logo, penalty.

    Queres um exemplo de como o fcp ganhou um jogo com lances destes? Aliás, pior porque o lance nem sequer foi de mão na bola mas sim bola na mão: Naval - fcp 1ª jornada!! PRIMEIRA!

    ResponderEliminar
  10. Alem do penalty não marcado, o lance que origina a lesão do helton é irreal. Nenhum jogador do Sporting toca nele, é um tripeiro que cai contra ele... e o boi preto marca falta???!!!???

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (6) 40anosdisto (4) 8 (68) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (94) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (3) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (22) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (106) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (29) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)