O fim do silêncio
Como dei conta no último post, era minha intenção fazer uma moratória na publicação do blogue, ficando a sua continuidade dependente do posicionamento dos restantes elementos. Essa decisão, a de não voltar a escrever no imediato, tomada em vésperas das eleições, pareceu-me ainda mais se justificar no que sucedeu a seguir. Pedi apenas a todos os elementos do blogue que nos remetêssemos ao silêncio, até ao dia de hoje, tendo em conta o excesso de ruído pós-eleitoral.
As razões desse auto-afastamento são claras: sinto, pela primeira vez, que o clube está num ponto de viragem, que pode ser em qualquer sentido, correndo mal pode-nos afastar por muito tempo do Sporting que conhecêmos até hoje. E já passei pela saída de JR, das direcções de Amado de Freitas, JGonçalves e finalmente JEB. A forma como sairmos desta crise definirá o futuro a médio e longo prazo. Julgo que hoje, mais do que nunca, o sucesso do clube está entregue mais à vontade dos adeptos do que apenas à boa gestão, que é obviamente indispensável.
A única razão que me levaria a interromper a minha reclusão, e que dei conta antecipadamente aos restantes elementos, seria a interposição de uma providência cautelar, no decurso das ameaças entretanto deixadas por BdC. A simples impugnação das eleições, mesmo parecendo-me excessiva, face a tudo a que aqui escrevi, teria de ser analisada nos termos em que seria proposta, para me merecer reacção ou não. A providência cautelar está aí, o meu silêncio terminou.
A luta de Bruno de Carvalho
BdC diz que vai lutar pelo Sporting. Não sei quem lhe outorgou os direitos para tal, que, por ora, não são mais nem menos que os de qualquer associado. Mas não deixa de ser revelador que BdC escolha precisamente o dia de hoje para espalhar pelos média o fragor da sua “luta” pessoal, justamente hoje, que o Sporting joga uma cartada decisiva para a manutenção do 3º lugar, num campo difícil como é o de Guimarães. É um pormenor, dirão uns, é um pormaior suficientemente revelador das reais preocupações que afligem BdC, digo eu. Lembro que BdC não pôs GL em tribunal, acabou de por o Sporting em tribunal, com consequências que estão ainda por apurar.
Era isto um presidente para o Sporting?
O excerto da entrevista no DN é um excelente exemplo do que seria uma presidência de BdC. Do seu conteúdo à postura do ex-candidato. Já não nos bastava o “houveram inconformidades”, temos que agora ouvir os “mia culpa”. O Sporting não é um blogue, é um clube centenário! Nesse excerto BdC continua a atirar a pedra e esconder a mão. Ou “houveram inconformidades” ou “houveram fraudes” e BdC continua a querer correr com os dois cavalos em simultâneo, certamente porque lhe dá jeito.
O ridículo mata
Não contente, BdC gora adiciona-lhe a “pressão” aos mais variados níveis, terminando com um sintomático “pessoas de bem e honradas obrigadas a assinar comunicados”. Talvez entre mim e BdC haja uma concepção diferente entre “bem” e”honra” e não vejo como pessoas de honradas possam assinar comunicados nos quais não se revêem. Fala ainda de ameaças físicas, não escapando ao ridículo de se considerar em perigo de vida, como se lê no "OJogo":
Eu era para nem estar vivo! Por sinal, até agora,
as únicas ameaças que se conhecem são à integridade fisica do presidente recém eleito, por parte dos seus apaniguados, e as que vão ficando nos mails, blogues e Facebook. E o que dizer do
"Se eu tivesse vencido, não estava aqui. Era para me encherem de petardos no palco."? Pouco, muito pouco a dizer, senão perguntar a BdC
porque é que alguém poria petardos num palco onde ele não subiria porque, segundo a sua própria teoria conspirativa, as eleições estavam "afinadas" para ser outro o vencedor?
Irei ler hoje atentamente as entrevistas de BdC à comunicação social. Há domingos penosos, mas quem já teve que passar fins-de-semana a ler manuais em inglês, quem sobreviveu ao inglês técnico de Barroso, Sócrates, e ao francês de Soares, certamente que também sobreviverá aos disparates de BdC. E amanhã, se possível, deixarei aqui a debate o que me parece ser uma cruzada populista contra o Sporting, sob a capa do amor ao clube. Há questões de direito e outras que já descambam para o foro psiquiátrico, mas a todas procurarei chegar, mesmo não sendo um especialista em nenhuma dessas áreas.Não tenho dúvidas que as consequências de tudo isto são demasiado graves para poderem passar em claro.
Saúdo o regresso e o post.
ResponderEliminarFui um apoiante de BdC mas estas ultimas atitudes não me têm agradado nada, e como disse no post, o timing para a entrevista só tem uma leitura: prejudicar a equipa de futebol.
Quando diz que a sad vai continuar a trabalhar normalmente só gostava de fazer uma pergunta: quem é que quer vir para um clube em guerra civil? Domingos não estará a pensar duas vezes?
SL
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarVou arranjar uma providência cautelar para que este blog não volte à vida. Com base nos seguintes factos:
- Tinhas prometido não voltar a escrever;
- Fizeste-nos crer que aquele seria o teu último post e consequentemente houve muita a gente a despedir-se de ti, logo, gerando um sentimento de pena, que agora mandas-te às couves;
- A contagem de votos neste blog teve uma inconformidade porque não bateu certo com o que eu tinha no meu pc;
LOL
Bem-vindo de volta.
Não percebo o que pretende BdC. Sai de umas eleições com 40% dos sócios a apoiá-lo, com força para influenciar o clube (pela Mesa da AG) num sentido mais democrático e transparente e com a aura de inevitável futuro presidente do Sporting - e vai deitar tudo a perder com uma cruzada absurda nos tribunais!
ResponderEliminarO que se passa na cabeça dele? Este será um processo lento e, mesmo que um tribunal decida a seu favor - o que, se os argumentos da impugnação forem apenas os já conhecidos, parece muito díficl - teriam de ser realizadas novas eleições. E o que é que lhe garante que será eleito após o intenso desgaste de uma batalha jurídica que será, não tenham qualquer dúvida, pinta na comunicação social como BdC vs. SCP? Vai uma aposta que um simples "deixem-nos trabalhar!" da parte de Godinho Lopes lhe daria um "score" eleitoral bettencourtiano?
Que grande desilusão! E que grande favor que está a fazer a Godinho Lopes e à continuidade!
LdA
ResponderEliminarQue as "houveram" acho que "houveram". Veja-se a diferença do nº de votantes nas várias mesas para cada órgão (excepto na mesa 22). Pode ser possível, mas não deixa de ser estranho..
Se eu na posição dele colocava o Sporting em tribunal?Acho que não tinha coragem. Mas também a questão não é por o Sporting em tribunal. A questão é impugnar um acto que foi (mal) organizado pelo Sporting. Não concordo com a carga que se tem dado a isto. Vamos aguardar a decisão do juiz e ver se sempre há matéria que justifique a impugnação. É uma questão de convicções e na vida há um conjunto de valores que estão acima do nosso amor pelo Sporting.
A verdade deve ser um deles.
SL
Pedro, nem mais ...
ResponderEliminarO que lhe vai na cabeça? Imaturidade, ingenuidade. Muita ingenuidade, porque é mais ou menos óbvio que na perspectiva do próprio só precisaria de esperar, querendo, para ser presidente do Sporting daqui por 3 ou 4 anos, a partir do momento em que a maioria dos sportinguistas deu-lhe uma intenção e expressão de voto.
Ingenuidade. A mesmíssima ingenuidade que não faz dele um mafioso porque os mafiosos são calculistas. Caso ele tivesse intenções maldosas ou duvidosas, não as poria certamente em causa quando aquilo que o separaria da "oportunidade" para praticar os ditos actos mafiosos, seriam somente 3 ou 4 anos ...
Está a desbaratar porque está a ser ingénuo. Quer muito uma coisa e está a fazer por tê-la. Essa, seria precisamente uma das qualidades que emprestaria ao Sporting, caso fosse seu presidente. Não digo que seria um "Pinto da Costa" mas teria tiques de Pinto da Costa, com tempo, porque o tempo refina muita coisa.
No dia do jogo com o guimarães, discute-se as eleições, o carvalho conseguiu, prejudicar o sporting!
ResponderEliminarEngraçado, ninguém fala no processo movido pelo Sporting na pessoa do Nobre Guedes a mando do Godinho...ou seja, se o Bruno é eleito presidente, o clube tinha um processo contra o próprio presidente.
ResponderEliminarBem, esta entevista confirmou os meus piores receios - expressos aliás antes de eu próprio ter votado nele - quanto a BdC:
ResponderEliminarUm demagogo puro, ao melhor estilo - e vou diz-lo apenas no que ao estilo concerne e não em termos de honorabilidade, que essa não ouso, por desconhecimento, por em causa - de Vale e Azevedo.
Os mesmos chavões, o mesmo tom, o mesmo registo, ao ponto de apostar que hoje voltou a perder concerteza mais apoiantes do que aqueles que granjeou.
Está a surfar os últimos resquícios de uma onda gerada por gente, na sua maioria imatura, que com facilidade e, igual dose de ingenuidade, consegue olhar para ali e ver em BdC o líder de qualquer coisa. Mas em breve essa onde se transformará em espuma e BdC cairá no esquecimento.
SL
Com muita pena minha o extenso comentário que escrevi não ficou registado, por qualquer anomalia estranha.
ResponderEliminarAssim não vou escrever tudo outra vez.
Deixo só a pergunta que deixava no fim.
Será que a maioria dos sócios que votou BC , se rreve neste tipo de discurso e será que voltaria a votar nele?
O Restante do outro post era falar do momento inoportuno ou oportuno consuante se queira para apresentar estas entrevistas. Tendo em conta a conjuntura do futebol. E se será uma tentaiva de capitalizar descontentamentos para o jogo com Briosa.
Se estará a fazer mais bem a si próprio que ao clube e se não acha que arrastar esta luta por meses não virá a ferir o clube de morte, pois haverá recursos e até ao limite da lei, ou seja isto pode durar muitos meses.
Fábio
ResponderEliminarJá nem me lembrava disso!Muito bem recordado!
SL
mais um grande texto que reflecte bem o que os Sportinguistas inteligentes pensam desta situação..
ResponderEliminarainda tive esperança que o homem fosse um futuro bom dirigente, hoje temo pelo nosso Sporting porque nem vale e azevedo vi fazer figuras tão tristes.
alguém tem de pôr cobro a isto, ele manipula muita gente que não tem instrução pa perceber a estirpe do bicho que se quer a si proprio bem remunerado á nossa custa.
SportingSempre
ResponderEliminarTemos um problema.
É que eu acho que "há muita gente que não tem instrução pa perceber" o que se passa no Sporting. Não se trata de ser o GL ou BdC que ganha. Trata-se do Sporting e trata-se de direito.
SL
Carlos, a partir do momento em que 3 candidatos e todos os delegados dão as eleições como legais e limpas e aparece o sr.Carvalho completamente lunatico com demagogia barata e hipocrisia ridicula, quem tem o minimo de instrução não apoia este vigaro..
ResponderEliminar"eu hoje não tava vivo", "deixo lá o Duque", "Petardos no palanque"..sorry mas o homem perdeu o juizo de vez..a unica pessoa que temeu pela sua propria integridade fisica foi GL com os animais dos apoiantes dele que todos dispensamos como Sportinguistas.
e ele fazer clamramente de proposito pa destabilizar em dia de jogo?! apenas mais uma prova das suas intenções. só não vê quem não quer.
Por ultimo ninguem mais do que eu quer verdade e um presidente legitimo e com força e estes desenvolvimentos provam bem que a verdade anda bem longe da ânsia de poder do sr.Carvalho
Caro LdA, saúdo o seu regresso. O Sporting precisa de vozes como a sua para poder voltar ao lugar que merece.
ResponderEliminarDe resto, tudo isto era provavelmente inevitável no caminho para a mudança de paradigma que (quase) todos desejámos, e que parece estar em andamento. Nesse sentido, julgo que talvez tenhamos de vir a agradecer a BdC pelo papel que desempenhou: pelo seu fervor sportinguista que não lhe nego e que agitou as consciências; pelo seu populismo que faz eco das frustrações acumuladas, por todos; e pela sua inconsequência, que o está a queimar em lume brando.
Ao interpor o pedido de providência cautelar, BdC está a fazer um enorme favor ao Sporting. Clarificação precisa-se!
Na verdade, parece-me que a acção principal de impugnação das eleições é absolutamente irrelevante, até porque só poderia produzir efeitos daqui a vários anos. A providência cautelar, por seu lado, terá de ser decidida num prazo curto (julgo que 30 dias após a dilação de 10 dias para que o visado e outras partes interessadas se possam defender).
Se o tribunal não lhe der razão, o que parece ser quase certo, BdC terá acabado de deitar ao lixo todo o crédito que muitos sportinguistas lhe concederam. Nem como oposição terá credibilidade, caso a direcção eleita saiba continuar a interpretar correctamente os sinais de mudança que se impõem, desde logo ao nível dos estatutos do clube, regulamento eleitoral, auditoria externa, proactividade e capacidade de comunicação, promoção da competência e mudança de atitude competitiva (confesso que GL tem sido uma surpresa para mim).
Se, por outro lado, a decisão do tribunal lhe for favorável, julgo que não restará ao Sporting nenhuma alternativa à repetição das eleições a breve trecho. Serão tempos perigosos, dada a génese do fenómeno, mas aí parece-me que BdC terá muito poucas chances de vencer. O sportinguista desiludido médio que nele votou terá aprendido a lição, e dificilmente repetirá o erro. Conheço vários casos, e acredito que haverá muitos mais.
Viva o Sporting, rumo ao futuro!
MTP
Edu,
ResponderEliminarJá tinha falado sobre essa questão. Esta providência cautelar pode até nem produzir efeitos em termos legais mas a sua apresentação pura e simples pode ter efeitos desastrosos na futura época desportiva e não apenas no futebol.
Mike,
Não precisas de ir tão longe, basta que o BdC demonstre ter mais juízo do que tem demonstrado.
Pedro,
BdC demonstra desespero e a falta de estratégia típica de quem não tem nada a perder em termos pessoais e completamente alheado das consequências que a sua acção terá sobre o clube de que queria ser presidente.
Carlos,
amanhã falarei sobre a questão das convicções e sobre a estratégia de BdC para este caso,pelo que não adiantarei muito mais do que dizer que a impugnação das eleições por si só me parecia ser suficiente.
Se o que BdC pretende com esta providência cautelar é impedir que a direcção tenha plenos poderes enquanto a impugnação não for julgada acho que não é preciso dizer mais nada.
Quanto às inconformidades que "houveram" serão razões suficiente para impugnar um acto eleitoral com pretexto subliminar de que houve batota? Não creio, e parece-me que é isso que é o centro da questão.
Sou obviamente pela legalidade dos actos, mas parece-me inaceitável fomentar uma luta legal que não só já pôs em causa o bom nome do Sporting, como ainda por cima nos ameaça hipotecar o futuro próximo.
Votei em Bruno Carvalho mas não me revejo nesta postura.
ResponderEliminarO Sporting precisa de paz, tranquilidade, para que possa deitar para trás o consulado Bettencourt e o tumultuoso ciclo eleitoral.
Pessoalmente, acho que a confirmar-se que no acto eleitoral há mais de 3000 votos do que era suposto BDC corre sérios riscos de impugnar esta eleição. Mas isso interessa o Sporting?
No imediato - e atendendo a que Providência sem a acção Principal fará cair a litigância - parece-me mais uma forma de pressão para se conseguir algo.
De uma coisa não tenho dúvidas: "Servir o Sporting" ( frase usada mtas vezes por GL)implica não levar o clube para os tribunais.
Uma nota positiva: Esta semana senti que voltámos a ter direcção no clube!
Uma nota negativa: vou sofrer muito este mês ao ver os nossos adversários a competir em várias frentes e nós entretidos a lutar pelo 3º lugar
MM,
ResponderEliminarDivergimos,há muito mais de desespero do que ingenuidade, a campanha de BdC é a prova de que ele não o é.
SportingSempre, José Alvalade (faça copy antes de postar para qq eventualidade, é 1 problema do bloguer que tb me acontece)
Concordo que há muita gente que gravita à volta de BdC que julga que quem grita mais alto é quem tem razão. Infelizmente esse parece ser um fenómeno que veio para ficar por muito tempo no Sporting.
Mas há também entre muita gente que apoiou BdC que mais do que ter grandes esperanças no candidato tinha vontade de acabar com o "regime". Estou convencido que serão esses que saberão agora, além de tomar as devidas ilações, agir em conformidade.
A batalha legal que BdC agora quer empreender dependerá essencialmente dos que o suportam. Mas não creio que se fique por poucos meses se se quiser ir até ao último apelo.
O Sporting, que tantas vezes tem azar não se pode queixar da sorte...
Manecas
Não podia concordar mais, resta-me associar ao seu final:
Viva o Sporting, rumo ao futuro!!!
Leão de Sta. Engrácia,
ResponderEliminarNão consigo ser tão optimista. A ofensiva de BdC nos jornais hoje revela intenção de ir até ao fim, signifique lá o que isso possa significar.
E tem à sua volta gente que é capaz de fazer muito mais barulho do que a sua representatividade deveria permitir,o suficiente para tornar Alvalade irrespirável. Veremos o que sucede com a Académica.
MHenriques,
Fossem apenas esse os nossos problemas. Hoje a 2ª parte em Guimarães foi penosa,há ali gente a ganhar mt dinheiro sem categoria para tal, há muito trabalho para fazer sem haver tempo, há vicios que vieram para ficar e voltar ao 3º lugar vai ser muito dificil
Pois é por isto é que o Sporting está como está as eleições foram a uma semana e já toda gente se esqueceu de o mal feito por estes senhores que lá estão neste momento, mais para quem fala que o bruno devia estar calado e daqui a 4 anos falar é doido porque não sei se existirá Sporting daqui a 4 anos depois de duque e freitas roubarem o pouco dinheiro que existe no Sporting e construírem maus planteis quero ver o que sobra do clube, prefiro adiar a vida do clube 6 meses do que deixar andar e morrer de vez!
ResponderEliminarP.S. Tavas melhor calado!
será que GL vai ter o tal Domingos ???
ResponderEliminarA grande pergunta é mesmo esta, porque como está a correr as coisas só mesmo um Paulo Sergio qualquer que vir disputar o Campeonato Nacional , Taça e Taça da liga como treinador, no Braga teve ter uma melhor montra .Triste cina a nossa
welcome back LDA e o blog
Está a perder grande parte do capital que conseguiu arrecadar nas eleições.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarParece obvio que a pretensão desta Providência cautelar é limitar ao máximo esta direcção. Colocar o clube numa espécie de banho-maria ou melhor um Governo de Gestão. Cada vez mais o SCP se assemelha ao país.
Agora a decisão cabe ao juiz, que terá um prazo de dez dias para se pronunciar,não é uma decisão fácil, a de Bruno de Carvalho, todavia se este avançou, quero crer que exista base legal para o ter feito. Se a providência cautelar for diferida, Bruno partirá para a impugnação do acto eleitoral. Ninguém o pode negar, aquela noite eleitoral em Alvalade, não correu da melhor forma e um clima de suspeição ainda paira no ar. Como sportinguista, agradeço ser informado e esclarecido, até porque não gostaria de voltar a ver o que vi na noite do dia 26 passado em Alvalade. Os sportinguistas, querem a verdade e nada mais do que a verdade. Aguardemos pela decisão então, faca-se justiça. Saudações Leoninas.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarFico muito contente pelo regresso neste momento particularmente delicado, todos somos poucos.
Esta postura de BdC é intolerável. O Sporting, como o conhecemos, está verdadeiramente em perigo: num cenário de catástrofe económica no país, em que sabemos que o clube luta diariamente para manter as contas em dia, com inúmeros problemas ao nível do plantel de futebol, que passam pela falta de qualidade de alguns, à falta de empenho de outros e à descrença de quase todos, a desmobilização dos adeptos e a divisão dos sócios criou um cenário propício ao acantonamento de "tropas" sob a
bandeira de uma "cruzada", que cada vez mais me soa a uma "cunning takeover" em que o interesse subjacente à mesma é eminentemente pessoal.
Aparte as banalidades de que "houveram inconformidades", até ao momento não li, nem ouvi nada que justifique a impugnação da assembleia eleitoral.
Mais, ouvi colocar em causa os funcionários, muitos deles pessoas dedicadíssimas que já deram mais ao clube do que muitos atletas principescamente bem pagos e que não merecem o anátema de falsários.
Esta "cruzada" devia acabar hoje. Não sendo assim, espero que o Tribunal se apresse e julgue o procedimento cautelar com a máxima brevidade e com a máxima extensão e clareza possíveis.
LdA,
ResponderEliminarTambém eu me tenho remetido ao silêncio depois do "boom" que foi impulsionado pelo resultado eleitoral.
Como sabes, estou à vontade para falar já que nem votei nem em quem venceu nem em quem foi o suposto principal derrotado.
Nunca estas eleições iriam proporcionar ao Sporting a liderança e a força que o nosso clube necessitava ora pela desconfiança ora pela má língua, ora pelo que fosse.
Estive nas eleições e nas contagens e naturalmente assisti a situações que merecem melhorias. Daí a conseguir com toda a "certeza" e "cagança" justificar uma derrota, vai uma grande distância...
SL
Em suma, o LdA considera que as irregularidades (a terem ocorrido) depois de consumadas são... validas! No caso de o Sporting acabar em 4.º ou em 5.º lugar está visto que a culpa será do Bruno de Carvalho, já agora, a culpa de só haver um verdadeiro avançado no plantel é de quem? alguém se lembra?
ResponderEliminarCaro LdA,
ResponderEliminarExiste uma coisa que independentemente da oportunidade, juízo de valor, processo de intenção ou coisa que valha, temos de considerar como primado. O direito à indignação.
Quanto ao resto das considerações que tece e comparações que desenha do ponto de vista pessoal acerca deste ex candidato, gostaria que, em podendo, fundamentasse os considerandos.
É que, com todo o respeito, a tendência parece estar a toldar-lhe o raciocínio.
SL
Primeiro que tudo saudo a retoma deste blogue de amigos. Não desistam de pensar, discutir e querer Sporting.
ResponderEliminarQuanto ao Bruno de Carvalho apenas uma nota. Estou triste com a sua postura. Não é este o Clube que eu quero.