quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fome de bola



Acompanhei ontem via site oficial do Sporting a sessão de esclarecimento que decorreu em Alvalade e fiquei bastante agradado com aquilo que vi e ouvi, mais do que aqueles resumos semanais que penso serem impossíveis de manter regularmente esta abertura ao diálogo com os sócios é extraordinariamente salutar.

Há todas as condições para manter este tipo de iniciativa e a única coisa que se estranhará daqui a um ano é o porquê disto não ser executado há mais tempo. Foram prestados esclarecimentos sobre variadas áreas de funcionamento do Sporting, auditoria, pavilhão, revisão de estatutos, associados, futebol, estádio, etc.. O facto que penso ser mais importante referir é a sensação de que os diversos dossiers não estão parados a apanhar pó numa qualquer prateleira mas que estão a ser discutidos e avaliados de modo a serem apresentados aos sócios não como decisões finais “porque sim”, mas como conclusão de processos que avaliação de prós e contras que levaram a uma conclusão de compromisso.

Há pormenores no discurso que são diferentes, por exemplo, a determinado momento da conversa e sobre o tema futebol, Godinho Lopes não deixou de agradecer a Couceiro e Lima a sua disponibilidade para sair dos seus lugares confortáveis e arriscarem assumir o comando técnico da equipa. Independentemente de resultados há palavras que não devem ser caras no nosso vocabulário e é bom ouvir um Sportinguista a agradecer a outro.

Quando tive de interromper a transmissão não me apetecia pensar em VMOC’s, salas dos sócios, instalações para o hóquei em patins, défices, formação, enfim tudo aquilo que temos discutido aqui e noutros lados lançando gritos de alerta desesperados contra aquilo que sentimos ser a cegueira generalizada com que diversas direcções olhavam para o Sporting.

Ontem aquilo que me apetecia era vestir a minha camisola Stromp, amarrar o cachecol ao pulso e sair estrada fora rumo a Alvalade para matar a minha fome de bola, entrar em Alvalade disposto a transmitir à equipa a confiança que ela necessita para tornar as vitórias mais fáceis. Gritar, aplaudir e cantar sem estar a pensar se por estar a fazer aquilo podia ser rotulado de Roquetista, da ruptura, ou do raio que parta os diversos rótulos. Quero ser apenas, com os meus companheiros de bancada, um Sportinguista fiel e disposto a tudo para apoiar o Sporting.

Que boa foi essa sensação e que saudades tenho eu de ir com esse sentimento à bola, gastar as conversas antes do jogo não em fait-divers mas em técnicas e tácticas, na jogada do Matias, no regresso do Izma, na finta do Salomão, na estirada do Patricio. Quero chamar a malta, encher o carro e ir ver o Sporting ganhar!

Para já ganharam mais um espectador no sábado porque é este o sinal que está ao meu alcance dar de que gostei daquilo que vi e que ouvi. Como dizia o Jonas aqui há uns dias aqui na caixa de comentários, sou um ingénuo. Sou e com muito orgulho!

E tu vais ficar em casa?

11 comentários:

  1. Gostei da posta!
    E também acho que a iniciativa para além de meritória em si própria também correu muito bem tendo-se visto regularmente os diversos membros da mesa a tirar apontamentos!
    Aliás a abertura para ouvir os sócios parece-me ser a principal marca deste mês.

    ResponderEliminar
  2. LMGM,

    Nunca mais chega sábado. E já não me sentia assim há muito.

    ResponderEliminar
  3. Frederico, houve mais pontos positivos que não referi. A reunião foi claramente preparada anteriormente pelos membros da direcção, existindo uma resposta para todas as questões, mesmo quando essa resposta não era conclusiva descrevia qual é o sentir da direcção sobre aquele determinado assunto e quais os passos já dados ou que serão dados no futuro, bem como uma previsão temporal sobre a conclusão de diversos dossiers.

    Principalmente, não foi um frete, não foi uma acção de charme, foi uma conversa aberta com sócios.

    ResponderEliminar
  4. Há um jogo importante no sábado, e hoje foi tudo (direcção, jogadores e técnicos) para o Estoril Open.

    Não gosto. Desculpem, mas não há motivos para sorrir nem para andar em locais de elites e vips fraudulentos. Faltam 3 jornadas! Uma época vergonhosa tem de acabar de forma digna (o que nem é o mínimo dos mínimos).

    ResponderEliminar
  5. Cantinho, hoje também houve treino e o próximo será amanhã em Alvalade pelas 17.00, pelo meio foram ao Estoril Open. Se for uma acção combinada é daquelas que só se sabe se teve resultados positivos depois, se vencerem os três jogos que faltam são os maiores, se não chegarem ao terceiro lugar são umas bestas que andam a perder tempo em vez de treinar.

    Vamos aguardar o resultado, a ida em si não me merece comentário, perfiro os resultados concretos.

    ResponderEliminar
  6. LMGM: Ingénuo é realmente a palavra certa.

    Tenho saudades do tempo em que 'VMOCS', 'Auditorias', 'Fundos' e td a restante verborreia contabilistica / financeira não fazia parte do discurso quotidiano do comum sportinguista.

    Eram tempos bem mais ingénuos, mas tb mais felizes. Não sei é se nos podemos permitir voltar a essa condição...

    NOTA: Não vi /ouvi a sessão de esclarecimento, pelo que não me vou pronunciar sobre o evento. Aliás, vou manter o meu voto de silencio em matérias 'politicas'... Acompanho, tiro as minhas conclusões, mas não comento. A ingenuidade já a perdi à muito, mas pelo menos ando mais feliz assim...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. LMGM

    Como eu te compreendo!

    Também eu quero viver o Sporting despreocupado, com prazer, com alegria, só precisar de saber a que dias e horas são os próximos jogos para me poder ir divertir para as bancadas dos estádios e dos pavilhões, para vibrar e comemorar.

    Mas infelizmente os desvarios dos últimos anos não me deixaram viver o Sporting em paz e sossego, antes, qual doença de um ente querido, deixam-me constantemente preocupado e a alegria de ir para o estádio transformou numa espécie de obrigação.

    GL não era o meu candidato preferido, mas este primeiro mês está a mostrar que tem a lição bem estudada, que soube, e está a saber, ouvir as principais criticas e sugestões que os sócios e adeptos têm vindo a manifestar há já bastante tempo.

    Faço votos sinceros que esta atitude se vá mantendo, que continue a unir os Sportinguistas, para que passemos a viver o Sporting com fervor e muitas alegrias, sabendo que o Clube está bem entregue.

    ResponderEliminar
  8. Continua a contentar-te com sessões de esclarecimento de presidente ilegítimo para tentar ganhar popularidade.

    Eu cá hoje só penso no André Villas-Boas, mais um dos melhores treinadores portugueses de sempre que deixámos passar ao lado. E vamos ver o Domingos onde é que vai parar.

    É tentar esquecer, e esperar pelo milagre financeiro que o país, a banca e consecutivamente o sporting precisam, para ver se me dão o prazer de voltar a ver uma equipa de futebol a jogar e ganhar.

    Até sábado. Que seja menos horrível que de costume.

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    Foi feita alguma referência às filiais e à importância de estreitar relações com as mesmas? Parece-me um ponto que merece a atenção da Direcção.

    ResponderEliminar
  10. Virgilio, ainda mais do que do discurso "contabilistico", estou cansado de agressões, desconfiança e más acções, é um conforto enorme vestir outra pele. Aos 12/13 anos teorizava com um bom e velho amigo todas as reformas que fariamos no Sporting com 1 milhão de dólares. Devo ter perdido a ingenuidade lá para os 15/16 onde 5 milhões já não eram suficientes para tudo aquilo que queriamos fazer...

    8 e Pedro S, não será nunca no espaço de um mês poderam ser tiradas conclusões sérias sobre a correcção da acção de qualquer direcção, talvez nem um ano, neste momento quero registar a atitude correcta e responder de igual forma, dar também eu esse sinal.

    Muito mais que sessões de esclarecimento vai ser o acerto das acções que vai ditar o nosso futuro. Por exemplo, continuo a não entender e a não gostar do conceito sócio-adepto, para mim ou se é sócio ou se é adepto. Já existem categorias de sócio que podem (e devem) ser reavaliadas e pensadas numa prespectiva nacional e internacional. Principalmente acho que tem de se valorizar muito mais do que hoje a condição de sócio e a duração desse vinculo.

    Um adepto deve sentir uma certa inveja do sócio, pelas condições que ele usufrui no estádio, no site, no pavilhão, na academia, no acesso a promoções, etc.. Hoje é tudo uma grande salganhada.

    A desconfiança não vai desaparecer por uma boa ideia, tem obrigatoriamente de ter resultados visiveis e palpáveis.

    JVL, os nucleos foram bastante debatidos tendo ficado prometido para breve o anuncio de algumas novidades naquilo que se pretende da relação futura com esses braços armados regionais.

    Das filiais não ouvi qualquer referência. Penso que será uma boa questão para enviar em futuras sessões.

    Penso que não porque não estava presente ninguém do futebol (no caso Luis Duque) e sobre futebol foi apontado 15 de Maio para annunciar o novo organigrama e eventualmente já nomes concretos de treinador e jogadores.

    Não sei se será muito boa ideia aprofundar em "público" estratégias de fundo, elas deveram ser visiveis pela acção e não pelo seu anúncio em conferencia de imprensa ou sessão de esclarecimento.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)